Filme velho: Hospital Cirurgia servirá de trampolim eleitoral?

                                                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Repercutiu ontem, 8, em boa parte da imprensa, uma entrevista da enfermeira e servidora pública estadual, Márcia Guimarães, atual interventora do Hospital de Cirurgia, na qual ela fala sobre o que seria um projeto político pessoal. Natural de Aquidabã, ela não descartou, quando foi perguntada pelo radialista George Magalhães, se pode vir a ser candidata a prefeita do município. E sua resposta deixou claro que esse desejo não está descartado: “Como bem disse a nossa mãe, não diga que dessa água nunca beberei. O futuro a Deus pertence”, respondeu.

Como é do conhecimento público, Márcia Guimarães chegou à condição de interventora por decisão judicial, que afastou toda a diretoria à época (novembro de 2018) sob suspeita de prática criminosa, envolvendo improbidade administrativa e desvio de finalidade da instituição. Antes, seu outro presidente, o médico e petista Gilberto dos Santos, já havia sido também afastado, respondendo por outros crimes e acusações.

Até então, o Hospital de Cirurgia vivia cenas de uma novela policial, com operações sendo deflagradas e serviços definhando, com servidores protestando por salários atrasados e outros problemas. Com a intervenção e o aporte do governo estadual, que passou a injetar recursos consideráveis através de repasses fixos, como também apoio na busca por emendas parlamentares, a situação do HC começou a mudar para melhor, o que também é inegável.

Mas o “céu de brigadeiro” passa por uma ameaça. A declaração da sua interventora não é nada positivo para a instituição. O Cirurgia não pode voltar a ser um palanque político para dirigentes. A política partidária deve estar a quilômetros de distância da política pública quando envolve uma instituição filantrópica e que presta relevantes serviços à sociedade.

Mesmo a interventora publicando uma nota no final da tarde negando a pretensão, sempre vem à tona aquele ditado: “onde há fumaça há fogo”. Essa informação de uma candidatura a prefeita de Aquidabã não surgiu do nada, tanto que a enfermeira não negou. Poderia, de imediato, rechaçar qualquer notícia desse tipo, afirmando que seu maior objetivo nesse momento é manter-se na intervenção, cujo período vence em novembro deste ano.

O que a sociedade e o blog mais esperam é que projetos pessoais não superem o interesse coletivo e o Hospital de Cirurgia não volte a frequentar as páginas policiais. 

 

Empréstimo?  Ainda sobre o Hospital de Cirurgia, o blog ontem recebeu algumas informações que prefere aguardar os desdobramentos. Mas ficou assustado com uma em especial que não confirma, mas coloca aqui a pergunta para sua direção. Se é verdade que houve um empréstimo recente junto ao Bradesco no valor de pouco mais de R$ 20 milhões. Um valor que não se justifica diante dos vultosos recursos que o Estado vem repassando desde a decretação da intervenção. Com a palavra a Diretoria.

Setur das visitas e o resultado real Desde que assumiu o comando da pasta do turismo estadual, o ex-deputado estadual Marcos Franco já recebeu tantos parentes que não tem tempo para mais nada. Ontem foi a vez do primo, o ex-deputado Augusto Franco Neto. Aliás, o blog está esperando 100 dias para analisar todas as áreas do atual governo, inclusive o turismo que era um gargalo na gestão anterior e por enquanto…

Ministro Marcio Macedo amplia participação feminina em colegiados da Secretaria-Geral Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria-Geral da Presidência da República determina que a representação feminina nos conselhos e comissões vinculados à pasta deverá ser de, no mínimo, 50% de sua composição. A paridade de gênero é definida na portaria 147, assinada pelo ministro Márcio Macêdo. O texto estabelece ainda que pelo menos 20% dos assentos nos colegiados terão de ser ocupados por pessoas autodeclaradas pretas e pardas.

Respeito às mulheres A norma integra um conjunto de ações do Governo Federal para marcar a data, reunidas sob o slogan “O governo que respeita todas as mulheres”. Conforme a portaria, as organizações da sociedade civil poderão indicar a mesma pessoa como representante em até dois conselhos ou comissões, e os indicados terão direito a até dois mandatos consecutivos ou três alternados.

Pluralidade democrática Órgãos colegiados, como conselhos e comissões, são espaços deliberativos de participação social na gestão pública e desempenham importante papel no ciclo de elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Garantir a representação de diferentes segmentos sociais nessas instâncias é, ao mesmo tempo, uma forma de assegurar espaço à pluralidade democrática e ajudar a superar desigualdades.

Fortalecimento Ao especificar percentuais mínimos de representação em seus colegiados para mulheres, negros e pardos, a Secretaria-Geral visa fortalecer a interlocução entre o Governo Federal e os segmentos sociais considerados minorias políticas, embora alguns componham maiorias numéricas na população brasileira, com significativas contribuições culturais e econômicas ao País. Simultaneamente, reafirma o compromisso de trabalhar pela redução das desigualdades que persistem na sociedade brasileira, como as de gênero e racial.

Em pouco mais de um mês, deputada Yandra Moura, consegue aprovar projeto que garante direito às mulheres E a deputada federal Yandra Moura, pelo jeito está disposta a fazer a diferença na Câmara dos Deputados. Em pouco mais de um mês após a posse ela conseguiu aprovar um projeto que garante à mulher o direito de indicar acompanhante em consultas, exames e cirurgias

Direito O projeto de Lei 506/2023, de autoria da deputada federal Yandra Moura (União) que dispõe sobre o direito da mulher de designar um acompanhante, de sua livre escolha, nas consultas, exames e procedimentos médicos hospitalares, em estabelecimentos públicos e privados de saúde em todo o território nacional foi apensado ao Projeto de Lei 81/22 e aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, na terça-feira (7).

Comemoração A deputada comemora a aprovação na véspera de um dia tão importante para as mulheres. “Estou muito feliz com o resultado do nosso trabalho, pois um dos nossos projetos foi aprovado. Ele determina que agora as mulheres poderão ser acompanhadas por uma pessoa de sua escolha em consultas médicas hospitalares, exames e procedimentos cirúrgicos. Tenho certeza que cada vez que a gente passa aqui e algo tão relevante acontece, temos a certeza que vale a pena”, explica a deputada.

Urgência na Câmara e agora segue para o Senado Depois que apresentou o projeto na Câmara, a parlamentar fez o encaminhamento para a Mesa Diretora do pedido de urgência para a votação em Plenário. “Só tenho a agradecer ao nosso presidente Arthur Lira por ter acatado o pedido de urgência e também a sensibilidade de todos os deputados que votaram a favor da matéria. É isso que queremos em Brasília, trabalhar cada vez mais pela garantia dos direitos e do fortalecimento da mulher brasileira”, conclui Yandra. A matéria agora segue para apreciação e votação no Senado Federal.

Deputadas recebem Medalha Quintina Diniz no plenário da Alese Durante Sessão Especial realizada ontem, 7, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, as deputadas Áurea  Ribeiro (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (PSOL), Drª Lidiane Lucena (Republicanos) e 12 prefeitas receberam a Medalha Quintina Diniz em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Jeferson destaca importância da mulher na política O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSC), parabenizou as mulheres e destacou a importância da mulher na política. “Quero parabenizar as mulheres pelo seu dia, com o desejo de que todas tenham o principal, que é o respeito nessa sociedade ainda machista; destaque em todas as áreas e em todas as situações”, disse.

Vitórias  Jeferson ressaltou que a Alese homenageou as deputadas e as prefeitas sergipanas que se destacam não apenas na política, mas em todos setores. “Nas últimas eleições vimos a presença de mulheres não apenas na Assembleia, mas na Câmara Federal com as deputadas Yandra Moura e Katarina Feitosa. A gente fica muito feliz com isso e pede que as mulheres se filiem, tomem conta dos partidos e sejam essas vozes que faltam na nossa política brasileira”, disse Jeferson Andrade.

Significado De acordo com a Presidente do Conselho da Medalha Quintina Diniz, deputada Maisa Mitidieri (PSC), essa foi a primeira honraria que ela recebeu aqui na Casa e hoje, entrega às colegas parlamentares e gestoras. “E saber o significado do que foi a primeira deputada estadual é muito gratificante entregar essa homenagem às deputadas que chegaram agora e às prefeitas que ainda não receberam, é muito gratificante”, diz.

Mulheres no comando A Mesa Diretora da Alese foi presidida na Sessão Especial pela deputada Maisa Mitidieri, por todas as deputadas homenageadas, pela secretária de Assistência de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, representando o governador Fábio Mitidieri, a juíza da Infância e da Juventude, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio de Abreu, a Defensora Pública, Andreza Almeida Tavares Rolin, representando o defensor público geral, Vinicius Barreto

Piso salarial dos professores: exemplo de Itabaiana é enaltecido na Assembleia  Ontem, 08, o deputado estadual Marcos Oliveira destacou na tribuna da Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar que dispõe sobre o reajuste de 14,95% dos vencimentos dos professores da rede municipal de Itabaiana que a gestão enviou à Câmara de Vereadores.

No passado, greve e paralisações Marcos Oliveira fez uma retrospectiva e lembrou que no passado, antes das gestões de Valmir de Francisquinho e Adailton Sousa o magistério fazia manifestações, greves paralisações para cobrar o pagamento do salário e o cumprimento da lei do piso do magistério. “Esse passado de atraso, desvalorização e desrespeito com a categoria ficou para trás com a chegada de @valmirdesergipe, e nós, com muita responsabilidade, estamos dando continuidade a esse trabalho”, comemorou.

Aracaju: Câmara aprova remissão de débitos do IPTU Na Sessão Ordinária dea quarta-feira, 8, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares analisaram e aprovaram, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 34/2023, de autoria do Poder Executivo, que concede remissão de débitos ao contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e simplifica os procedimentos administrativos correspondentes.

Redução Outra matéria do Executivo, aprovada em 1ª discussão, foi o Projeto de Lei Complementar 4/2023, que altera o caput do art. 2º da lei complementar nº 176, de 28 de abril de 2022, que dispõe sobre a redução, por prazo determinado da alíquota do ISSQN incidente sobre os serviços de transporte público municipal.

Auxílio Municipal Especial Também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei 32/2023, que institui o programa de transferência de renda “Auxílio Municipal Especial (AME)”, voltou a ser analisado e aprovado em 2º discussão, por unanimidade, pelos parlamentares. Para o líder do prefeito no Legislativo aracajuano, vereador Professor Bittencourt (PDT), o auxílio municipal traz uma nova esperança para quem mais precisa. “São mais de 2.500 famílias que não tiveram acesso ao Bolsa Família e, agora, terão R$ 300 para complementar a renda e ter um valor para colocar comida na mesa”, assegurou. 

Autismo A mãe atípica e ativista pelo autismo, Priscila Boaventura, é uma das palestrantes do III Encontro Sergipano de Autismo, que será realizado neste sábado, no Centro de Convenções. O objetivo do evento é disseminar o conhecimento baseado em evidências atualizadas sobre autismo e incentivar a inclusão de pessoas a respeito do tema. Priscila Boaventura falará sobre direitos das pessoas autistas!

Mulheres na Saúde A Secretaria Municipal da Saúde realiza ações de saúde da mulher e de autocuidado durante toda a semana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Para homenagear as servidoras da Secretaria, o perfil do órgão no Instagram tem colocado foto das servidoras no perfil. Todos os dias, uma trabalhadora da saúde passa a identificar o @saudearacaju. Bacana!

Servidora efetiva ocupa Gestão Estratégica na SES A profissional formada em Gestão Pública, Mayra Sousa, integra o quadro efetivo da Saúde e assume a diretoria administrativa da Fundação Hospitalar de Saúde, com foco em gestão estratégica. Especialista em planejamento, auditoria em serviços de saúde e gestão de pessoas, contribuiu em várias áreas da gestão de saúde do Estado de Sergipe, ainda atuou em âmbito nacional na área de gestão e captação de recursos no Governo Federal. Ainda, atuou na gestão estratégica e governança do Fundo Nacional de Educação – FNDE, vinculado ao Ministério da Educação.

O Sergipe Rural de sábado, 11 de março, mostra a primeira edição do “Sergipe é Aqui”, ação de governo itinerante que aconteceu em Boquim. O programa vai mostrar também que o funcionamento do novo laticínio anima produtores de leite do alto sertão. Você vai conhecer a história de um casal que escolheu Sergipe para viver e tem apostado na produção de rosas do deserto e como Gararu tem incentivado a produção de orgânicos. Seu programa agropecuário semanal é exibido aos sábados às 7h pela Aperipê TV e pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE   Assista também as reprises aos domingos e quartas feira às 8h da manhã.

 Equipe do Senac/SE recebe a deputada Linda Brasil para tratar sobre cursos para o público LGBTQIA+ O diretor de Educação Profissional do Senac/SE, Adalberto de Souto, Andréa Figueiredo, da Coordenação Pedagógica e líder do eixo de Moda, Altair Santo, receberam a deputada estadual Linda Brasil, no final da tarde de terça-feira, 7. A reunião, que contou com a participação de parte da equipe técnica, foi para debater sobre a oferta de cursos por parte da instituição, para o público LGBTQIA+.

Estrutura Linda Brasil falou um pouco sobre a estrutura do seu gabinete e os sete Grupos de Trabalho (GTs) que o compõem, sendo três voltados para o Legislativo e quatro que contemplam a população em geral. “Trabalhamos com GTs de Educação, Socioambiental, Direitos Humanos, Cultura e Juventude, voltados para atender as demandas da população em geral e principalmente o público LGBTQIA+. E vimos buscar essa parceria com o Senac, que tem um papel importante de formação para o trabalho, com o olhar humanizado”, enfatizou Linda Brasil.

Demandas Adalberto de Souto ouviu atentamente as demandas, ressaltando que a diversidade foi um dos temas da Jornada Pedagógica do Senac/SE este ano. “Este ano, abordamos a diversidade e como ressignificar as nossas ações em sala de aula, para incluir todos os alunos. A partir deste encontro, vamos preparar um projeto piloto para ver o que o Senac pode oferecer e contribuir para a qualificação do público LGBTQIA+, dentro do catálogo de cursos que oferece. A nossa preocupação é oferecer oportunidade a esse público de ter qualificação profissional e assim conseguirem vagas no mercado de trabalho ou até mesmo empreender”, ressaltou o diretor.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – DESO

A DESO implementou um novo sistema de gestão de clientes no último final de semana.

 Como em todo grande projeto, surgiram algumas dificuldades e inconvenientes para aqueles que utilizam no dia a dia. No entanto, os benefícios do novo sistema compensam esses transtornos e trarão melhorias significativas ao negócio, especialmente para os clientes.

 Entre as vantagens oferecidas pelo novo sistema, destacam-se: 

  1. Diversas opções de pagamento, incluindo PIX;
  2. Uma nova Agência Virtual, especialmente projetada para melhorar a experiência do usuário.
  3. Padronização no atendimento em diversas plataformas como: WhatsApp, Agência Virtual e Chatbot.
  4. Um novo aplicativo para Android e IOS;
  5. Instalação de totens em locais sem postos de atendimento
  6. Além de maior agilidade dos serviços tradicionais (emissão de segunda via, parcelamento, atualização cadastral, pedidos de religação, entre outros)

Devido a instalação deste novo sistema de gestão, as faturas com vencimento entre 03/03 e 08/03, poderão ser pagas normalmente sem a cobrança de juros e multa durante este mês de março.

A DESO está comprometida em fornecer maior conforto, agilidade e transparência ao cidadão sergipano, e o novo sistema é um grande passo em direção a esse objetivo.

Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 CRAM de Capela e as políticas públicas de proteção à mulher vítima de violência   Por Silvany Mamlak*

 

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. (Cora Coralina)

 Nesta quarta-feira, 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Capela, em parceria com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, entrega à população um equipamento importante para a defesa da mulher: o Centro de Referência e Atendimento à Mulher “Zineide de Almeida Melo” – o CRAM.

 Capela terá a honra de inaugurar o centro nessa data tão importante. A nossa terra ganha mais um espaço de acolhimento à mulher vítima de agressão doméstica e familiar, onde estarão disponíveis atendimento jurídico e psicossocial a fim de fornecer todo o suporte que elas necessitam.

 Como mulher e sobrevivente, entendo a importância de combater essa violência e a urgência de se criar um ambiente que apoie a mulher antes mesmo da delegacia e da polícia, por isso escolhi abraçar esse projeto e recepcionar as capelenses que necessitam de cuidado e de um olhar mais sensível.

 Numa sociedade machista, como a nossa, quando um homem comete um crime contra uma mulher, o desejo dele não é simplesmente agredir a mulher, cecear a liberdade dela, sua autonomia, sua voz. Ele acredita que tem o direito de controlar essa mulher e se não consegue, ele destrói, ele mata. Esses crimes não são passionais, são punições.

 O CRAM vem atuar no sentido de oferecer às mulheres um espaço de acolhida e de proteção. Os nossos profissionais estão preparados para oferecer o suporte necessário para que a mulher tenha força para atravessar todas as adversidades.

 Denunciar é importante! Encorajar a mulher a denunciar é fundamental! Em 2022, 18 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado de Sergipe. Estes números nos afligem, nos entristecem. É urgente mudar este cenário. Não merecemos ser atacadas por nossa condição de gênero ou quaisquer outras questões.

 A mulher, vítima de violência, em muitas situações, mantém com o agressor uma dependência afetiva. Ela tem esperança de que aquele homem mude, tem receio de prejudicá-lo socialmente, tem a tendência de se culpar e se sentir responsável por aquela agressão, dependência emocional e econômica, então, é um longo processo para que ela consiga entender o relacionamento abusivo, e geralmente, ela precisa de uma ajuda externa para isso.

 E para mudar este cenário, estamos entregando à mulher capelense um espaço para o seu empoderamento e proteção.

 *prefeita do município de Capela, Estado de Sergipe.

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/AroeiraCartum

 

Na alfândega… https://brasil247.com  

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/chico_pinheiro

 No escândalo das jóias para o capitão Bolsonaro, envolveram-se Almirante, Contra-Almirante, Tenente-Coronel, Sargento… As Forças Armadas bem que poderiam ter sido poupadas. E pasmem: nos meios militares, a maioria ainda tem o Bozo como mito. Vergonhas fardadas!

 www.twitter.com/andre_rochadel

 Em resposta a @chico_pinheiro Convenhamos, absolutamente TUDO que ocorreu no governo Bolsonaro envolvia as FA. Governo mais militar da história do país.

 E eles sempre foram assim, apenas mostraram novamente suas caras que estavam um pouco escondidas desde a redemocratização. O pensamento nunca mudou.

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 Eu não confiaria um real na mão de Bolsonaro.  E você?

 www.twitter.com/SenadorRogerio

 É um desrespeito à democracia o que está acontecendo em Boquim! O autoritarismo tardio que anda em alta em Sergipe, agora se manifesta através do despejo praticado pelo prefeito Eraldo. Minha solidariedade ao companheiro e vice-prefeito, eleito pelo povo, Chicão Almeida.

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.” Textos Judaicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe: Dia Internacional da Mulher: um olhar criativo e um coração terno – Vatican News

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais