Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Atenção aracajuanos. Estão tentando tirar o Forró Caju da praça dos mercados para levar para a orla da Atalaia. Querem elitizar uma festa popular com interesses puramente empresariais e politiqueiros.
Justiça seja feita: quando nasceu, em 1993, o então prefeito Jackson Barreto, desejou criar uma grande festa para os festejos juninos que não segregasse a classe mais pobre, já que, naquele momento, as grandes festas e shows no período junino estavam concentradas em alguns municípios do interior e o povão não tinha acesso.
A orla hoje tem um evento nos festejos juninos que é referência: a Vila do Forró que é montada anualmente pelo governo do Estado, atrai os turistas e famílias sergipanas. Com shows, apresentação de quadrilhas e tudo mais. Ou seja, está comprovado que o interesse de mudar o Forró Caju não é cultural.
Este espaço, que tem vários amigos e leitores publicitários, pede o apoio de alguns deles para preparar uma campanha para manutenção do Forró Caju no mercado central. É preciso mobilizar a sociedade aracajuana. Os interesses empresariais não podem sobrepor os interesses culturais e o bem estar da coletividade.
Prefeito prometeu, mas não implantou gestão sustentável na orla. O espaço é de domínio da União. Socorro MPF
O que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deveria se preocupar é em cumprir o que disse no início de 2020, quando recebeu a gestão da orla que passou da SPU para a Prefeitura. Ele prometeu uma gestão sustentável e pouca coisa mudou.
A manutenção continua fraca e capenga. A Guarda Municipal que deveria estar presente no local aparece pouco. Na verdade, tudo na orla é feito de maneira atabalhoada, só se preocupam em liberar espaços para permissionários. Nos lagos da orla para o frequentador encontrar lixeira somente na parte que fica os patos. Quem passeia ao redor dos lagos sabe da dificuldade de encontrar lixeiras ou bancos com condições de sentar.
A orla continua sendo privatizada em cada canto. Até calçadas estão sendo invadidas prejudicando os pedestres, ciclistas e atletas.
As fotos ao lado mostram um absurdo. Foram tiradas pelo titular deste espaço no último domingo, 18. Em um dos lados da orla, a Prefeitura permitiu que um (ou uma) apadrinhado (a) instalasse diversos brinquedos infláveis tomando conta da calçada e do gramado. Uma gambiarra foi colocada passando pela calçada e pela via com os carros passando por cima até chegar a um poste. Será que a Energisa autorizou? E se autorizou, qual o motivo da Prefeitura não ter liberado para colocar os brinquedos no lado onde está o poste, que é maior e não prejudicaria os pedestres e quem faz caminhadas e corridas no local?
O blog vai levantar esta bandeira da campanha contra a mudança do local do Forró Caju como também cobrará semanalmente ao MPF que chame o feito à ordem e pare a ânsia da Prefeitura de privatizar o espaço público. Parece que o prefeito esqueceu que a orla ainda é de domínio da União e não um bem particular dele.
A lucidez de quem iniciou o “Amo Aracaju” Desde a década de 70 que o ex-vereador e ex-deputado estadual Jorge Araújo é um baluarte do sentimento de amor a Aracaju. Foi o primeiro candidato a colocar um coração nas peças eleitorais reverenciando o amor a Aracaju. Aposentado, Jorge Araújo enviou à imprensa nota discordando da opinião do vereador Fabiano Oliveira ao sugerir a transferência do local do Forró Caju da Praça do Mercado para a Orla da Atalaia.
Prejuízo para a comunidade Na opinião de Jorge Araujo, o Forró Caju já é uma tradição naquele local. Até porque privilegia toda a comunidade da zona norte de Aracaju. Lógico, diz Jorge Araujo, talvez eu não seja a pessoa mais preparada para discutir questão de eventos com Fabiano Oliveira, mas fica aqui minha opinião: transferir o Forró Caju para a Orla da Atalaia não me parece uma boa ideia. Prejudica a comunidade da zona norte de Aracaju, que tem acesso mais fácil às praças do Mercado Central. É preciso também lembrar que na Orla da Atalaia o Estado já promove há alguns anos a VILA DO FORRÓ.
Secretariado E hoje, 20, a partir das 7h, no Palácio Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso, o governador eleito e diplomado, Fábio Mitidieri, anunciará o futuro secretariado.
Por 6 votos a 5, STF derruba orçamento secreto. Acabou a imoralidade. Em Sergipe, ninguém duvide que o “padrinho” do orçamento secreto anuncie que estava torcendo pelo fim. Leia aqui.
Show de constrangimentos A cada dia que passa, a situação do arcebispo de Aracaju, d. João Costa, vai se agravando por causa do cordão de puxa-sacos irresponsáveis da arquidiocese de Aracaju. Ontem, na paróquia nossa senhora do Rosário, localizado na av. Pedro Calazans, no centro de Aracaju, no início da missa em ação de graças pelos 25 anos de ordenação presbiteral do pe. Jadson Ramos, o arcebispo causou mais um constrangimento e foi motivo de chacota das pessoas presentes. O arcebispo, que anda com um comportamento muito estranho, talvez por causa de problema mental, disse que era o aniversário de ordenação do pe. Dácio.
Forte reação Por causa da troca de nome de Jadson para Dácio, o público presente reagiu fortemente gritando o nome de Jadson. O arcebispo tentou remendar, mas piorou ainda mais a situação. Um outro fato parecido ocorreu recentemente, no último dia 8, na missa da padroeira de Aracaju. Mesmo diante desses vexames constantes, o pior é saber que um grupo de padres, comandado pelo pe. Dácio, o mais novo todo-poderosos da arquidiocese, preocupados unicamente com os seus cargos, está manipulando a situação para que o representante do papa Francisco não tome conhecimento do confuso comportamento mental do arcebispo. Não adianta, pois o vídeo já viralizou para todo o Brasil. (assista o vídeo)
Carreiristas irresponsáveis O blog faz um apelo ao clero e aos leigos e leigas de bom senso de Sergipe que façam algo para que alguma providência seja tomada o mais rápido possível. Já passou da hora desses carreiristas irresponsáveis do clero de Aracaju serem desmascarados, pois não pensam no bem da igreja, mas apenas em se manterem nos cargos e funções para amaciarem o ego das suas vaidades. Os carreiristas serão responsabilizados por cada constrangimento causado pelo arcebispo, pois estão expondo ao ridículo a imagem desse homem que precisa urgentemente ser afastado e submetido a algum tratamento.
Ausência percebida Ontem, nas rodas de conversa dos padres e leigos da arquidiocese, antes e após a missa do pe. Jadson Ramos, o comentário geral foi sobre a notícia divulgada em primeira mão por este espaço sobre os desaforos ditos pelo arcebispo d. João Costa ao pe. Genivaldo Garcia, nomeado recentemente bispo de Estância. Por causa da ausência do pe. Genivaldo na missa, o fuxico rolou solto. Crendeuspai.
Laranjeiras: Juca inaugura obras que vão levar mais desenvolvimento e qualidade de vida No último sábado, 17, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), inaugurou novas obras no município, proporcionando infraestrutura, mobilidade, lazer, segurança e saúde para a população. “A Prefeitura está dando mais dignidade e todos nós. Agora, além de ficarmos livres da lama, da poeira e do esgoto, temos acesso a ambulâncias, carros de polícia e transporte coletivo. Antes, isso era difícil, mas a realidade mudou. Só temos que agradecer”, afirmou a moradora do bairro Mussuca, Valéria Rosa Bispo.
Obras A região foi uma das contempladas com as obras entregues. Na comunidade, a gestão municipal realizou a pavimentação asfáltica do bairro. Foram executados cerca de 10 mil m² de asfalto sobre paralelepípedo, esgotamento sanitário e drenagem. Agora, os moradores não têm mais lama, poeira, tampouco esgoto à céu aberto.
Obras II A Prefeitura também realizou a revitalização do Japuí II, com obras de infraestrutura e urbanização, com pavimentação em paralelepípedo, drenagem profunda, construção de calçadas, nova rede de distribuição de água e melhorias na iluminação. Essa é uma das obras mais esperadas pelos moradores da região por mais de 20 anos.
Felicidade “Aqui entra prefeito e sai prefeito e nenhum deles tirou a gente da lama e da poeira. Somente agora, tivemos esse benefício tão grandioso. Hoje dá gosto de morar no Japuí II”, disse a moradora Luciana dos Santos. Quem também não escondeu a felicidade foi a moradora Marileide Oliveira de Andrade (Galega). “Estamos todos muito felizes e agora não iremos mais sair de casa com as bolsas de plástico nos pés. A gente fazia isso para não atolar os pés na lama e para não chegar ao nosso destino com os calçados sujos de lama”, acrescentou.
Mais obras Ainda em Pedra Branca, a gestão municipal inaugurou as obras de pavimentação asfáltica sobre paralelepípedo, a nova pavimentação em paralelepípedo das ruas Priscila Morgana e David dos Santos, que também recebeu esgotamento sanitário e drenagem. No bairro, a prefeitura também implantou e recuperou as redes de esgotamento sanitário e urbanizou a frente da creche Bruna Hagenbeck.
Saúde Para melhorar os atendimentos de saúde, a Prefeitura inaugurou a reforma e adequação do CAPS José Fernandes Mecena (Pindê), com a aquisição de equipamentos e um novo veículo. A unidade atende pacientes com transtornos mentais severos e pessoas dependentes de álcool e drogas. Para trazer mais melhorias ao bairro Bom Jesus, a Prefeitura entregou à população a reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde e aquisição de equipamentos. Os dois espaços estão mais estruturados e vão oferecer mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais.
Conquistas “É muito bom ver esses locais revitalizados, que agora, vão oferecer melhores condições a todos. Só temos que agradecer ao prefeito por essas conquistas tão importantes”, disse a secretária municipal de Saúde, Gabriela Carvalho. Juca destacou que a batalha diária é árdua, porém incansável. “Levar desenvolvimento e qualidade de vida é gratificante demais para mim, enquanto prefeito da minha cidade. Por isso, mesmo ainda enfrentando consequências de uma crise, não poderia deixar de trabalhar mais ainda para trazer dignidade, qualidade de vida e esperança para nossa população. São obras que proporcionam mobilidade, saúde, lazer, segurança, entre tantos outros benefícios”, enfatizou Juca.
TRE diploma governador, senador e deputados eleitos em SE Infonet: O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) realizou na noite da segunda-feira, 19, a diplomação do governador, senador, além de deputados estaduais e federais eleitos em Sergipe. A cerimônia ocorreu no Teatro Tobias Barreto. Diversos eleitores foram ovacionados no momento em que foram convocados para receber o documento expedido pela Justiça Eleitoral. Aqui: https://infonet.com.br/noticias/politica/tre-diploma-governador-senador-e-deputados-eleitos-em-se/
Renovação política Ao ser diplomado ontem, 19, Jorginho Araujo (PSD), deputado estadual eleito lembrou que a Alese (Alese) protagonizou uma alteração de 62,5% no quadro de deputados. A eleição do governador mais jovem dos últimos 35 anos, Fábio Mitidieri (PSD), reafirma a chegada de um novo ciclo político-administrativo que se inicia em Sergipe.
Jovens “Hoje é um dia muito importante e emocionante. Somos dois jovens em suas respectivas posições, carregando uma singular responsabilidade geracional: enfrentar os desafios que nos foram legados pelos grandes políticos do século XX, que agora finalmente passam o bastão para essa nova geração”, pontua Jorginho.
Virada desenvolvimentista O parlamentar diplomado destaca a responsabilidade dos representantes escolhidos pelo povo. “O governador eleito e seu time dedicarão energia e criatividade para tirar do papel as ações do plano de governo que foi escolhido nas urnas. Seja legislando ou executando, vamos capitanear uma grande virada de chave desenvolvimentista, trabalhando por um Estado mais moderno, conectado e competitivo”.
Estância: Prefeitura realiza V Fórum do Conselho Municipal dos direitos da pessoa com deficiência Na manhã de ontem, 19, aconteceu no auditório Filadelfo Costa, na Câmara Municipal de Vereadores de Estância, o V Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado pela Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e do referido Conselho, visou eleger os novos representantes das entidades não-governamentais para o biênio 2023/2024. Além dos representantes das entidades, estiveram no evento, a secretária municipal da Assistência Social, Gabriela Meneses; a secretária adjunta, Marta Monteiro e a presidente do Conselho, Sisneide Oliveira.
Nova sala de embarque do aeroporto de Aracaju O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, avançou nas obras de melhorias e entrega na terça-feira, 20 de dezembro, a nova sala provisória para embarque de passageiros. O espaço cresce de 950m² para cerca de 1800m², oferecendo mais conforto para os usuários e ampliando a capacidade de atendimento do terminal. Antes localizada no térreo, a área passa agora a funcionar no 1º andar.
Alta temporada A mudança prepara o aeroporto para a alta temporada – de dezembro a março –, e posteriormente para o aumento de capacidade operacional, previsto para a entrega final das obras, no primeiro semestre de 2023. Quando as reformas estiverem prontas, Aracaju ganhará também pontes móveis de embarque (fingers).
Obras A entrega faz parte das obras estruturais que a Aena Brasil vem fazendo nos seis terminais que administra no Nordeste do Brasil: Aracaju, Recife, Maceió, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande. A concessionária investe R$ 1,4 bilhão para implantar o padrão Aena no país, tornando os aeroportos mais seguros, confortáveis, tecnológicos e sustentáveis.
1ª fase De acordo com o diretor do terminal, Wanderson Silva, a inauguração é parcial e está dentro do prazo previsto. “Essa é uma entrega prevista para a primeira fase de obras de requalificação do terminal. O passageiro já vai experimentar um espaço mais a amplo e confortável. Isso também permite que o aeroporto vá se preparando para a alta temporada que se inicia nos próximos dias”, disse. A nova sala de embarque chega com a infraestrutura toda nova e é equipada com bateria de banheiros, cafeterias, wi-fi, climatização, acesso via escada rolante, elevador e também por escada fixa. A previsão é que em janeiro de 2023 ela esteja 100% pronta. Até lá, serão instaladas as novas pontes de embarque e novas escadas rolantes.
Qualidade “O nosso principal objetivo é aliar a qualidade da prestação de serviços da Aena Brasil com o bem-estar dos passageiros. Sabemos dos inconvenientes que uma obra traz, principalmente do ruído, mas que são necessários para prover um novo aeroporto de alto padrão, como o que os clientes vão começar a perceber agora, com a nova sala. Entendemos que entregá-la com 70% da obra finalizada já vai oferecer conforto e também mais qualidade para os passageiros”, concluiu Wanderson.
Sobre a Aena Brasil Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.
Santana do São Francisco: Prefeitura encerra ano com 18 inaugurações A inauguração da Praça da Bíblia, no Conjunto Cohab Velha, foi a 18ª obra entregue pela gestão de Santana do São Francisco durante o ano de 2022. O número é um recorde administrativo, principalmente quando somado com o ano de 2021, quando o município alcançou a marca de 17 inaugurações. São 35 obras entregues para a população desde o início do atual mandato de Ricardo Roriz (PSD). O fato é classificado pelo prefeito como motivo de orgulho e de exemplo para uma boa condução administrativa.
Planejamento “Tivemos muitos problemas no decorrer do ano, mas o planejamento foi cumprido. Inauguramos mais obras que no ano passado e isso é, para mim, motivo de se orgulhar e de celebrar, pois Santana do São Francisco e seu povo vivem dias de felicidade”, disse Roriz. O prefeito santanense tem mostrado apetite administrativo desde o início do seu segundo mandato. As dívidas orçadas em mais de R$ 6 milhões inicialmente atrapalharam, mas com um choque administrativo e muita economia, foi possível elevar o pequeno município do Baixo São Francisco ao nível de grandes cidades sergipanas.
Organização “Hoje Santana é uma cidade bonita, limpa e organizada, que consegue atrair turistas e mostrar todo o potencial que tem. Não tenho dúvida de que avançaremos muito mais, principalmente no turismo, a partir de investimentos privados e iniciativas públicas que se concretizarão”, completou Ricardo.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
CENTRO ESPÍRITA PAZ E LUZ REALIZA MAIS UM NATAL SOLIDÁRIO NO POVOADO BAIXA DO FRIO NO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DO DANTAS E DISTRIBUI 400 CESTAS BÁSICAS À POPULAÇÃO CARENTE E 400 CRIANÇAS RECEBEM CALÇADOS, ROUPA E BRINQUEDOS NOVOS. Do Blog Espaço Militar: No domingo, dia 18, o Centro Espírita Paz e Luz realizou mais um Natal Solidário no Povoado Baixa do Frio no Município de Riachão do Dantas, onde foram distribuídas 400 cestas básicas para a população carente, além de 400 crianças que receberam calçado, roupa e brinquedos novos, fruto das doações dos colaboradores do evento. O Papai Noel se fez presente, chegando no seu “trenó caipira” e fazendo a alegria de todos. Parabéns a todos que fizeram acontecer mais este Natal Solidário, trazendo alegria para população carente e crianças que foram assistidas pelas doações. Um verdadeiro gesto de amor ao próximo. Confiram vídeos do Natal Solidário: http://www.espacomilitar.com/2022/12/centro-espirita-paz-e-luz-realiza-mais.html
ESPECIAL
Cesta de alimentos que carregam a gratidão
Entrega de mais de 5 toneladas de alimentos na capital sergipana, aconteceu nesse último sábado, 10, para atendidos da LBV.
Guloseimas, presentes e cestas de alimentos fizeram o diferencial na vida dos sergipanos atendidos pela Legião da Boa Vontade no último sábado, 10. Ao todo foram entregues na unidade da LBV em Aracaju/SE, mais de 290 cestas de alimentos não-perecíveis, um total de mais de 5 toneladas de alimentos doados às famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar.
Muita música, dança e canto-coral fizeram parte da programação que abrilhantou e emocionou todos que estavam presentes na cerimônia de entrega de cestas de alimentos. Vários elogios foram dedicados aos jovens, crianças e idosos que fazem parte dos programas de fortalecimento de vínculos da LBV.
Ana Lucia Rodrigues Vieira, 81 anos, tem uma filha de 11 anos, a Juliane, disse que a cesta de alimentos da LBV “é muito importante porque ajuda muito no financeiro. Eu também tô desempregada, tenho ela [Juliane] e mais outra filha, e a gente também ajuda outras pessoas que pedem ajuda, então, é muito importante.” Ao segurar a cesta, Ana Lucia sentiu “gratidão, porque tudo o que nós temos é Deus que nos dá, então eu agradeço a Deus e a todas as pessoas da LBV”.
Seguindo para o interior o estado sergipano, chegamos em Capela, mais especificamente nas cidades de Terra Dura e Boa Vista, lugares que entregamos cerca de 360 cestas de alimentos.
Para os moradores da região, a cesta de alimentos da LBV era a garantia de um natal digno, a certeza do alimento a mesa. Como nos contou a beneficiária Ana Maria Santos:
“[Eu] tô aqui pra agradecer por essa cesta porque lá em casa tava precisando e veio agora numa hora boa, num momento bom, porque aqui é uma comunidade que precisa muito dessa doação. [Minha casa] tava faltando umas coisinhas, e com essas coisas já vai ajudar agora pra passar o natal [com] as crianças tudo alegre né? Agradeço muito.”
Visite, apaixone-se. Colabore. Acesse: www.lbv.org.br
Em Aracaju/SE, a instituição está localizada na Rua Reis Lima, 181 – Bairro Industrial. Agende a sua visita, ligando para (79) 3241-4614.
OPINIÃO
ECCE HOMO JURIDICUS!”
EIS, AÍ, O “CARA” PARA TÃO RELEVANTE FUNÇÃO ESTATAL! Por Clarkson Moura
NÃO TENHO ASSOMO DE DÚVIDA DE QUE FLÁVIO DINO SERÁ UM DOS MAIS BEM-PREPARADOS, EFICIENTES E EFICAZES AUXILIARES DO IMINENTE E 3° MANDADO DE GOVERNO LULA.
SEM LOUVAMINHAS PRETENSIOSAS E PASSIONAIS, ESTOU CONVENCIDO DO VINCITURO DESEMPENHO DO “MUNUS PUBLICUM” QUE TE SERÁ MERITORIAMENTE CONFIADO PELO FUTURO GOVERNO DEMOCRÁTICO SOB O COMANDO DO PRESIDENTE RECÉM-ELEITO, RECÉM-DIPLOMADO E PRRSTES A SER INVESTIDO NO RESPECTIVO MANDATO ELETIVO E, ATO CONTÍNUO, A EXERCÊ-LO NA FORMA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO CONSAGRADO NA NOSSA “LEX FUNDAMENTALIS”.
VALEU, PRESIDENTE LULA, PELA ACERTADA E MERECIDA ESCOLHA!
DESEJO-TE ILUSTRE COMPATRIOTA E COLEGA DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS, PLENITUDE DE ÊXITO FUNCIONAL!
SOU-TE CONFESSO ADMIRADOR, ENQUANTO REFERENCIAL DE PRÓ-HOMEM PÚBLICO.
DEITASTE E E ROLASTE NO RODA VIVA DESSA SEGUNDA-FEIRA (19).
PELO TWITTER
Receita para a tristeza do presidente: cloroquina e tubaína. Santo remédio.
www.twitter.com/blogdosakamoto
Passatempo da extrema direita tem sido chamar movimentos sociais de vagabundos por seus acampamentos que reivindicam direito de plantar, de morar, de viver. Agora, a extrema direita acampa em frente a quartéis produzindo golpismo, algazarra e terror. Quem, de fato, é vagabundo?
Um recado para quem insiste em legislar contra a Constituição, pensando apenas em interesses particulares: O ORÇAMENTO SECRETO É INCONSTITUCIONAL! Foi uma luta, mas o Brasil encerra o ano melhor com essa decisão. A relatora Rosa Weber foi fundamental na defesa dos brasileiros.
O orçamento secreto caiu… logo cairá o centenário sigilo público de coisas privadas… A República é coisa pública que não combina com a clandestinidade…
www.twitter.com/brenogaribalde
Grande Vitória! Mesmo depois de manobra de Arthur Lira, supremo forma maioria e DERRUBA o orçamento secreto.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A orla do oceano vive-se com mais doçura.” Tácito.
Santo Padre, para começar agradecemos por este presente a todos os telespectadores da rede Mediaset, mais uma vez, neste Natal. Falaremos sobre muitas questões de atualidade, começando pela guerra, a guerra da Ucrânia, com um povo e principalmente com crianças que sofrem. Por que esses dois países, os líderes desses dois países, não conseguem sentar-se à mesa para dialogar? Aqui:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-12/papa-francisco-entrevista-mediaset-natal-2022.html