Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E todo Sergipe se lembra do famoso caso dos desvios de recursos das subvenções da Assembleia Legislativa, cuja denúncia do MPE gerou uma investigação séria há, aproximadamente, dez anos.
Depois, na Justiça, apenas dois dos envolvidos foram condenados: os ex-deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas. À época, setores da sociedade e da própria imprensa entenderam que os dois serviram apenas como “bois de piranha”, onde alguns outros foram deixados de fora.
No último dia 06/07, o Tribunal de Justiça de Sergipe, através do célere e competente juiz Manoel da Costa Neto, negou recursos de alguns envolvidos, entre eles o atual deputado federal Gustinho Ribeiro, que foi condenado à perda de mandato e à inelegibilidade por 6 anos. Gustinho, quando deputado estadual, destinou recursos para associações comunitárias que não realizaram projetos e o dinheiro depois “sumiu” das referidas contas, conforme os extratos bancários.
Outros que fizeram parte do esquema de desvio de verbas das subvenções também foram condenados nesta decisão, entre eles o ex-deputado Valmir Monteiro, cujas irmãs comandavam uma associação que recebeu recursos das subvenções. Além de Gustinho e Valmir, Zênia Oliveira Nascimento (ex-assessora de Gustinho que abriu uma empresa Distac Consultoria e Locação para receber recursos das subvenções); Álvaro Brito Nascimento Júnior (também ex-assessor que abriu a empresa Distac Cursos), além das empresas Distac Consultoria e Locação Ltda e a Associação Comunitária e Produtiva São José. A decisão ainda cabe recurso.
Julgamento Acontece nesta quarta-feira, 12, o julgamento em 2ª instância do prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, e do vice, César Prado, que já tiveram seus mandatos cassados em 1ª instância na decisão proferida pela Justiça Eleitoral em Sergipe, no mês de setembro de 2022. O processo de cassação foi movido por abuso de meio de comunicação social durante as eleições municipais de 2020.
Da série “Sem cuidar de AJU, Edvaldo dá sinais que deixará a vida pública” Mais descasos da atual gestão E o blog agradece aos leitores a repercussão enorme do texto com fotos sobre o abandono total do calçadão da 13 de Julho. E os leitores continuam enviando informações. Um deles, ainda sobre o calçadão da 13, lembrou que o local serve agora como criatório de gatos, com pessoas alimentando diariamente. E a Praia Formosa, ao lado virou abrigo de drogados e moradores de rua.
No conjunto Leite Neto, praça abandonada com calçamento cheios de buracos E a comunidade do conjunto Leite Neto lamenta o descaso total da gestão de Aracaju com a Praça Poeta Clodoaldo Alencar. Os idosos não podem mais fazer as caminhadas diárias poque o calçamento está cheio de buracos e alguns já caíram. A única reforma foi feita na gestão do prefeito João Alves onde os moradores se somaram e plantaram árvores, pintaram bancos e até a quadra. As fotos acima comprovam o descaso.
Emgetis: bolo encomendado por servidores E o blog foi informado por uma “fonte seguríssima” que depois de 13 anos ocorrerá uma mudança na Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação – EMGETIS. A fonte disse que o secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, já informou ao diretor-presidente Ézio Prata Faro a mudança que ocorrerá. Ele está à frente da presidência há mais de uma década. O burburinho já chegou na empresa e os servidores encomendaram um enorme bolo para comemorarem.
Na era do avanço tecnológico a área de TI estagnada no governo Espera-se apenas que o novo diretor-presidente não seja mais uma indicação política, mas alguém essencialmente técnico para alavancar a TI na área governamental. A Emgetis é a antiga Prodase e pouca gente sabe que ela ainda existe com outro nome. O blog torce que a Emgetis tenha uma nova visão com dinamismo. Um detalhe: a estagnação – a sede da empresa – é logo entre o Palácio dos Despachos e a Agrese.
Sem mulheres. MPSE machista? Deu na coluna “Domingueira” de Narcizo Machado Segundo informações, a lista sêxtupla que será formada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe, para ocupação de vaga de desembargador no Tribunal de Justiça, não terá a presença de mulheres. “Será uma lista machista, o clube do bolinha”, ironiza a fonte. A vaga será em substituição ao desembargador Edson Ulisses.
Mal exemplo do MPSE E finaliza Narcizo: Importante instituição no combate à violência contra a mulher e na luta pela equiparação de direitos, o MPSE estaria prestando um desserviço caso essa situação seja confirmada. Como poderá o órgão cobrar a efetivação de leis e de posturas igualitárias de gênero, se internamente o princípio da igualdade não é cumprido?
Blog torce para que a fonte esteja errada O blog torce para que a fonte do jornalista Narcizo Machado esteja errada e prefere não acreditar que uma instituição como o MPSE faça uma lista com 6 (seis) nomes para ocupar a vaga de desembargador do TJSE e não tenha uma única mulher. É aguardar. E olha que as mulheres do quadro do MPSE orgulham todos os sergipanos.
Valorização do serviço público O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou ontem nas redes sociais o ato de assinatura do protocolo da mesa nacional de negociação permanente, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Um documento que norteia o diálogo com as entidades representativas dos segmentos e das centrais sindicais com o governo”, reforçou.
Valorização do serviço público II Para Márcio Macêdo a valorização do serviço público passa pela abertura ao diálogo com as entidades, objetivando a união e reconstrução do país. Participaram as ministras Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços, Públicos; Nisia Trindade, da Saúde; os ministros Camilo Santana, da Educação; Luiz Marinho, do Trabalho; parlamentares federais e representantes de entidades e centrais sindicais.
Em Feira Nova, cantor Deivinho Novais manda cidadão ir “tomar no ..” O radialista George Magalhães noticiou que o cantor sergipano Deivinho Novais, ao realizar um show no município de Feira Nova, na última sexta-feira, de cima do palco, mandou um cidadão “tomar no ..” O vídeo viralizou nas redes sociais da região. O fato foi confirmado no programa de George Magalhaes, pelo vice-prefeito Jandinho, que também disse não saber se o prefeito da cidade, Jean de Gerino, tomou as devidas providências, já que o show foi pago pela Prefeitura. “Ele não atingiu uma pessoa só não, ele atingiu todos que estavam assistindo a festa”, disse o vice-prefeito.
Gestão sem compromisso O vice-prefeito Jandinho aproveitou a entrevista para dizer que a atual gestão de Feira Nova não tem compromisso com a população da cidade, deixando a desejar em vários pontos, como transporte, saúde e na área esportiva.
Câmara derruba veto do Executivo e mantém emenda aprovada A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em Sessão extraordinária, apreciou o veto total à emenda 1, ao Projeto de Lei 234/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais, ativos e inativos, no âmbito do poder executivo municipal, da administração direta, autárquica e fundacional, além de atualizar o piso remuneratório dos servidores públicos municipais e extinguir cargos.
“Invasão” a competência do legislativo O veto foi analisado pela Comissão de Justiça e Redação da Casa, na qual o relator e presidente, vereador Pastor Diego (PP), votou pela derrubada do veto. No entendimento do relator, o veto do Executivo “invade” a competência do Legislativo aracajuano. “Não cabe veto de emenda parlamentar, por isso encaminho pela rejeição por entender que ele viola a separação dos Poderes, impedindo o Legislativo de exercer a sua função, que é a de legislar”, destacou o relator.
“Invasão” a competência do legislativo II Opinião e voto seguidos pelos integrantes da Comissão: os vereadores Sargento Byron (Republicanos), Anderson de Tuca (PDT), Emília Corrêa (Patriota) e Soneca (PSD). “A gente não pode vetar uma emenda, isso é algo exclusivo do Parlamento, por isso sigo o voto do relator”, ponderou Anderson.
Sem respaldo jurídico Para o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), o veto não tem nenhum respaldo jurídico. “Achei muito estranho o veto porque a Lei foi sancionada e publicada e não tem respaldo jurídico para isso. Nunca imaginei que viria um negócio desses e, diante de uma aberração jurídica dessa, a gente não pode fazer vista grossa”, revelou. Após os votos contrários na Comissão de Justiça e Redação, o veto foi arquivado.
Sem dúvida algo digno de vergonha jurídica nacional O Prefeito Edvaldo Nogueira no seu universo jurídico particular, resolveu criar um novo tipo de veto. É o veto de texto que não existe. Ele vetou o que não existia.
Jeferson Andrade recebe projetos da Secretaria de Assistência Social Na manhã de ontem (11), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSC), acompanhado do subsecretário da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, recebeu a visita da secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri. A gestora fez a entrega oficial de dois projetos que estão previstos para entrar na pauta de votação da próxima quinta-feira (13). O primeiro texto trata do Cartão CMais Fenil (no valor de 200 reais mensais); já o segundo se refere à ampliação do Cartão CMais Permanente, o qual passará a ser chamado de CMais Cidadania, cujo valor é de 130 reais por mês para cada beneficiário.
Objetivos das proposituras O Cartão CMais Fenil visa garantir uma segurança alimentar para as pessoas acometidas por doença resultante do acúmulo da substância fenilalanina, que provoca retardo mental grave, convulsões e hiperatividade, alterando, assim, a fabricação de melanina (principal pigmento da pele), levando pessoas com fenilcetonúria a terem pele e cabelos pouco pigmentados. A segunda propositura se refere à ampliação do Cartão Mais Cidadania, ampliando o número de pessoas beneficiadas, de 6 mil para 7.500, podendo contemplar até 10 mil pessoas.
Jeferson destaca importância Na avaliação do presidente Jeferson Andrade, os projetos apresentados pela secretária da Assistência Social e Cidadania são de extrema importância para dar uma melhor condição de vida à população mais carente. “Após lidos no expediente desta terça-feira (11), serão votados na próxima quinta-feira, antes do recesso parlamentar (que inicia na segunda-feira, 17); são projetos que eu acredito que possam ser aprovados por unanimidade, em virtude da questão social. Em seis meses de gestão a secretária Érica vem cumprindo de forma brilhante a missão confiada pelo governador Fábio Mitidieri, e nós ficamos muito felizes com a vinda dela mais uma vez ao gabinete da Presidência para entregar projetos estruturantes para a nossa população”, enfatizou o presidente.
Tranquilidade e dignidade Durante a entrega das proposituras, a secretária explicou que o Cartão CMais Fenil é muito importante para as pessoas que têm a doença do fenil; gerando mais tranquilidade e dignidade. “Com fé me Deus, se puder ser votado na próxima quinta-feira, a gente vai ficar muito feliz por se tratar de um benefício de uma forma mais imediata e essa é uma busca constante que a gente vem trazendo para a população”, observou acrescentando que atualmente cerca de 40 beneficiários recebem uma cesta básica, e, com aprovação deste projeto, todos passarão a receber benefício no valor de 200 reais por mês; o texto prevê ainda o aumento para até 80 pessoas beneficiadas, as quais estão acometidas pela doença, dando uma margem para contemplar possíveis futuros pacientes.
Extrema vulnerabilidade Sobre o projeto que dispõe sobre o Cartão Mais Cidadania, a secretária disse que tem por finalidade ampliar os benefícios para a população que enfrenta extrema vulnerabilidade. “Estamos visando atender em torno de 7 mil e 500 beneficiários, podendo chegar até 10 mil pessoas, pois entendemos que melhora a vida dos beneficiários. A gente conta com todos que fazem a Alese para poder estarmos juntos pelo propósito do melhor para o povo de Sergipe”, destaca.
Sistema CNC homenageia Laércio por atuação contra o desvio de recursos do Sesc/Senac para a Embratur O senador Laércio Oliveira (PP-SE) foi homenageado ontem (11) em um almoço organizado pelo Sistema CNC-Sesc-Senac, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, por sua atuação contra o desvio de cerca de R$ 450 milhões anuais do orçamento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O repasse milionário estava previsto na Medida Provisória 1147/2022 aprovada pelo Congresso Nacional, mas foi vetado pelo presidente Lula após intensa negociação no Senado.
Relevância “Todo o Sistema Comércio e mais um milhão de brasileiros reconhecem o seu apoio. Essa foi mais uma demonstração de reconhecimento do Parlamento brasileiro à relevância dos Serviços Sociais Autônomos para o País, neste caso do Sesc e do Senac, que corrobora a percepção de grande parte da sociedade sobre o Sistema Comércio ser sinônimo de eficiência e de referência em bons serviços prestados aos trabalhadores e suas famílias”, destacou o comunicado da Confederação Nacional do Comércio.
Alerta Durante o debate no Senado, Laércio Oliveira alertou que os itens estranhos ao tema da MP, os chamados jabutis, eram ilegais e iriam prejudicar os programas de bem-estar social e o trabalho de formação e qualificação profissional do Sesc e do Senac em todo o Brasil. “Isso significava retirar recursos da Educação, saúde e qualidade de vida do trabalhador! Era um penduricalho insensato e improvisado! Esse artifício estava na contramão das necessidades do Brasil! Na busca pela competitividade, o nosso país precisa superar desafios como a elevação da escolaridade, empregabilidade, mobilidade social e avanço de renda, disse o senador ao explicar que a “missão do Sesc e do Senac é valorizar o capital humano”.
Apoio em Plenário Durante a discussão no Plenário, vários senadores elogiaram a posição de Laércio Oliveira e destacaram o trabalho das entidades do Sistema S. “Quero me somar às palavras do senador Laércio e dizer que o mesmo que acontece no Sergipe, acontece no Paraná e de norte a sul do Brasil. Temos que reconhecer o trabalho feito pelo Sesc/Senai, a maravilha que é na formação de mão de obra especializada”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).
Apoio em Plenário II Na ocasião, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) também parabenizou Laércio. “Vou apoiar o senador Laércio, pela sua coragem, sua postura firme em defesa, aqui, de valores importantíssimos do orçamento do Sistema S. A gente sabe do impacto que isso tem na sociedade, lá na ponta, na área da profissionalização, na área da cultura inclusive, e o senhor pode contar comigo integralmente para que a gente retire esse jabuti”, afirmou.
Apoio em Plenário III No mesmo sentido, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) lembrou que fez seu primeiro curso profissionalizante no Senai e Sesi disse que Laércio pode contar com seu apoio na luta em defesa do sistema S. “De tempos em tempos, a gente vê essa tendência, ou alguma ideia brilhante, de querer tirar orçamento do Sistema S. Isso a gente tem que combater, Quem conhece o trabalho sabe que funciona muito bem, que tem resultados excepcionais no nosso país e que precisa ser copiado”, resumiu Pontes.
Polícia Penal O secretário Especial de Governo de Sergipe (Segov), Cristiano Barreto, participou junto com o governador, Fábio Mitidieri, a secretária da Sejuc, Viviane Pessoa, entre outros secretários, de uma reunião com o sindicato da Polícia Penal, que tratou de reajustes administrativos, sendo elas demandas antigas da pasta. Cristiano Barreto, que também é delegado da Polícia Civil, esteve à frente da pasta da Sejuc por seis anos e tem conhecimento sobre o pleito do sindicato. Mesmo fora da Secretaria, continua tendo esse cuidado e olhar para com os policiais.
Vereador Pastor Diego cobra soluções para os impactos da chuva na Zona de Expansão Os impactos provocados pelas chuvas dos últimos dias têm atormentado a população da Zona de Expansão aracajuana. Diante dos problemas de drenagem na localidade, o vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na terça-feira, 11, para cobrar soluções emergenciais que minimizem os efeitos.
Imagens e áudios Munido de imagens e áudios contendo apelos populares, o parlamentar requereu medidas de combate e prevenção aos alagamentos “Tivemos um final de semana chuvoso na cidade e os transtornos decorrentes do acúmulo de água atingiram vários pontos. Em especial, nos bairros do Robalo e Areia Branca. Recebi várias mensagens, áudios e vídeos de moradores queixando-se que estão sem conseguir sair para trabalhar ou levar os filhos na escola porque está impossível de transitar. Até ameaçaram fazer uma manifestação pública. Eu entendo o desespero daquela população, o pessoal está ilhado. As ruas estão alagadas, precisamos de ações emergências”, alertou.
Obras não iniciadas O Pastor Diego reconhece os investimentos da Prefeitura de Aracaju, porém, ressalta que as obras ainda não foram iniciadas. Ele defende que enquanto o cenário local não se transformar em um canteiro de obras, é necessário aplicar ações contínuas para evitar transtornos e dissabores ao cidadão. “Existe um projeto de infraestrutura que ainda não foi colocado em prática. Enquanto isso, as famílias são atingidas pelos transtornos que prejudicam a mobilidade urbana e o cotidiano das pessoas. Os ônibus quebram constantemente na localidade”, ressaltou.
Sensibilidade Diante do exposto, o vereador ainda apela por mais sensibilidade e atenção com o povo da Zona de Expansão. “Que nossos gestores possam colocar o máximo de carros e agentes da Emurb para trabalhar e drenar as águas que estão causando alagamento. A população precisa se locomover com dignidade e se sentir valorizada”, pontuou.
Epidemólise Bolhosa No Cinform Saúde, uma matéria do jornalista André Carvalho conta a história de Luna de Santana Moura, de seis anos, portadora de Epidemólise Bolhosa (EB), uma doença hereditária, rara e sem cura, causada por um defeito genético da fixação da camada da epiderme na derme. A matéria relata as dificuldades iniciais dos pais quando descobriram a doença da filha, até a criação de uma associação que tem como objetivo apoiar outros portadores de EB. A matéria completa aqui:Ed-308 – Toque e leia
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Viva à nossa Gente Sergipana e vida longa à dupla Inguinho e Lulinha, os eternos aboiadores mirins do povoado Curituba na cidade de Canindé de São Francisco Por Dida Araújo
Na trajetória como profissional da televisão vivi momentos que marcaram a minha vida, um desses foi ter idealizado o projeto São João da Gente, quadro exibido na TV Sergipe desde o ano de 2003. O quadro existe até hoje, mas completamente desfigurado da projeto original.
Todo ano, durante o mês de junho, o quadro era exibido no telejornal do meio-dia. Eram 26 filmes e as histórias eu começava a garimpar pelo menos uns dez meses antes do São João. As gravações começavam logo após a quarta-feira de cinzas. Era, para mim, o melhor momento do ano pois, sabia que iria proporcionar aos inúmeros personagens com histórias juninas um momento ímpar, exibir sua arte no horário nobre da televisão.
Num desses momentos eu descobri na cidade de Canindé de São Francisco uma dupla de aboiadores muito famosa na região, Isac e Itamar. Certo dia liguei para Isac querendo saber informações sobre eles para escrever o roteiro do filme. Na conversa fiquei sabendo que os filhos de Isac também já começavam a trilhar o mesmo ofício do pai, queriam ser aboiadores.
Preparei o roteiro e pedi que Isac levasse os dois filhos para fazer parte da gravação. No dia marcado a equipe partiu cedinho para Canindé de São Francisco e lá fomos gravar no local que sugeri, um curral de uma fazenda.
Começa a gravação com Isac e Itamar, as histórias vão surgindo e chega a hora de Isac apresentar os dois filhos e aí entram em cena os dois garotinhos e Pierre Feitosa, o apresentador, pergunta os nomes deles, Inguinho e Lulinha. A timidez dos dois diante da câmera era muita grande, quase não conseguimos extrair nada deles, mas quando pedimos para eles cantarem aí a coisa mudou. A potência dos gogós daqueles aboiadores mirins já sinalizava algo de muito belo para o futuro da dupla.
O tempo passou, chegou 2023, e certo dia ouvi falar de uma dupla de cantores que estava estourada de sucesso pelo país e achei muita coincidência nos nomes, Inguinho e Lulinha. Num show deles, em Aracaju, fiquei sabendo que parte do filme que havia produzido há quinze anos foi exibido num telão durante o intervalo. Soube que eles se emocionaram muito e comoveu a platéia.
Conto isso com o coração radiante de felicidade pois, foram vários artistas invisíveis, iguais a eles, que viviam ignorados pela grande mídia nos quatro cantos desse Estado que eu descobri e mostrei no São João da Gente durante o tempo em que cuidei dele(2003-2010). O São João da Gente virou dissertação de mestrado na PUC de São Paulo. É muita felicidade e sentimento de dever cumprido.
O São João da Gente, daquele tempo, fez tanto sucesso que certa vez recebi um e-mail do amigo e governador, Marcelo Déda, onde ele dizia: “Dida, você é o orgulho da nossa Sergipanidade”.
Viva à nossa Gente Sergipana e vida longa à dupla Inguinho e Lulinha, os eternos aboiadores mirins do povoado Curituba na cidade de Canindé de São Francisco. Deus os abençoe.
Obs: o titular deste espaço reforça a declaração do professor Marcelo Déda que ecoa também em todos os sergipanos que conhecem e referenciam o trabalho do grande Dida Araújo, como editor e produtor sempre preocupado em fortalecer a sergipanidade e resgatar todas as tradições. Já passou o tempo das autoridades constituídas homenagearem a trajetória memorável de Dida Araújo.
PELO TWITTER
Em resposta a @BlogClaudioNun Na primeira eleição prometeu concurso público, botão de assalto, Wi-Fi nas praças… absolutamente nada q foi feito
www.twitter.com/felipevaloisadv
Fora o plano diretor que ele prometeu aprovar lá na campanha de 2016 e até hoje nada!!
Já Katarina se mostrou uma decepção como deputada: votou a favor do inconstitucional PL do “marco temporal” e contra os povos indígenas!!
www.twitter.com/mariozinholago Oxalá!
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.” Rui Barbosa.
“Nunca insuflado pelo conhecimento, mas sempre edificado pela caridade”, o frade dominicano, a quem seus contemporâneos já chamavam de “Doutor Angelicus”, foi “cheio de uma cultura admirável”, sublinha o Papa na carta, datada de 30 de junho. “Ele escreveu muitas obras e ensinou várias coisas, e foi bem qualificado nas disciplinas filosóficas e teológicas. Brilhou com reta inteligência e lucidez, e enquanto investigava reverentemente os mistérios divinos com a razão, os contemplava com fé fervorosa.” Ouça e compartilhe: