Iguá troca presidente. Por enquanto em SE, não passa de “Iguanação”

                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde maio deste ano que a concessionária Iguá assumiu a responsabilidade pela distribuição de água e a coleta e tratamento de esgoto em 74 municípios sergipanos (exceção apenas Capela). De lá para cá, muitos sergipanos sentiram saudades da Deso, mesmo com tanto problemas. 

A questão é que prestes a completar 4 meses comandando os serviços de água e esgoto a Iguá mostrou muito pouco. Por enquanto não passa de uma “Iguanação” e muitos questionam se valeu realizar uma PPP para um serviço tão essencial à população. O blog não leu o contrato de concessão mas questiona: o governo se cercou de garantias mínimas de que o serviço de água e de coleta de esgoto seria melhor do que àquele prestado pela “saudosa” Deso? Inclusive com dezenas de denúncias na Promotoria de Defesa do Consumidor no MPSE. Já a Agência Reguladora, a Agrese, pouco faz, mero cabide de empregos para apadrinhados políticos.

Ontem, 14, o jornal Valor anunciou que a operadora de saneamento Iguá acaba de trocar seu comando, com a saída de Roberto Barbuti e a entrada de René Silva, executivo que chefiava a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), do Pátria, e que já atuou como diretor de operações da Hidrovias do Brasil. A chamada diz que a Iguá busca mais eficiência e prevê cautela em novos leilões.

Fica outro questionamento: Iguá mudou comandante! Será que agora o “calo” do governo Mitidieri será “tratado”?  Ou continuará rimando com “Iguanação”?

 

 Mesmo demorando muito, justiça seja feita: Iguá apareceu na Rua Humberto Levita E por dever de justiça, depois de muita espera os moradores da Rua Humberto Levita, 200, conjunto Brisa Mar – Zona de Expansão/AJU – tiveram a grata surpresa de uma equipe da Iguá no local onde o  esgoto a céu aberto há 30 dias. Agora é esperas as chuvas para comprovar se o serviço foi bem feito mesmo, já que antes as águas da chuva estavam alagando a rua misturada com o esgoto.

Reativação O governador Fábio Mitidieri está no Rio de Janeiro e ontem, 14, juntamente com a primeira-dama Érica Mitidieri, participou de reunião com o coordenador-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, para tratar da dragagem da foz do Rio Sergipe, que visa reativar o Estaleiro do Estado situado no município de Santo Amaro das Brotas.

Reativação II A reativação do estaleiro após 17 anos possibilitará novamente ao Estado a fabricação de embarcações, produção de peças e realizar reparos, com potencial de atender o processo de descomissionamento de plataformas e o projeto Sergipe Águas Profundas. O projeto prevê investimentos de cerca de R$ 150 milhões e a criação inicial de 1.000 empregos diretos, podendo alcançar até 20 mil postos diretos e indiretos.

Câmara em crise A Câmara Municipal de Carmópolis aprovou projeto-de-resolução que reduz as suas atividades legislativas para uma jornada de apenas uma sessão plenária, por semana. Um absurdo. Em entrevista, ontem, à rádio SIM FM, a presidente Luzia da Saúde disse que está sendo pressionada por forças políticas para cometer atos incomuns, irregulares ou até ilegais. Prometeu contar tudo hoje em entrevista ao radialista George Magalhães. Quem acompanha de perto o dia-a-dia daquela Casa diz que a situação é realmente grave e que as revelações da vereadora-presidente podem gerar uma grave crise política e moral no município.

 Lagarto: prefeito Sérgio Reis e vice-prefeita Suely se licenciam por 12 dias; presidente da Câmara assume a gestão O prefeito Sérgio Reis transmitiu o cargo ontem,  13, em ato realizado em seu gabinete, ao presidente da Câmara Municipal de Lagarto, vereador Washington da Mariquita. O chefe do Executivo Municipal se licenciará do cargo e se ausentará da cidade pelo período de 12 dias. Washington assume a gestão do município, uma vez que a vice-prefeita, Suely Menezes, que seria a substituta imediata do prefeito, também se ausentará no mesmo período.

 Licença sem vencimentos “Esta foi uma decisão pensada com responsabilidade e tranquilidade, como parte de um gesto de gratidão e compromisso com o nosso grupo e com a população. Este afastamento é uma licença sem vencimentos, não remunerada, e não se trata de uma viagem a passeio. É um ato pensado para cumprir minha palavra e demonstrar reconhecimento àqueles que trabalham por Lagarto, garantindo que a gestão siga seu bom andamento, com seriedade e dedicação ao povo”, destacou Sérgio Reis.

 Relação respeitosa entre o Executivo e o Legislativo O prefeito ressaltou ainda a boa relação entre o Executivo e Legislativo, a sua confiança no presidente da Casa e no bom andamento da gestão, durante o período em que ele e Suely estarão ausentes. “Tenho total confiança no trabalho do Legislativo e na capacidade de Mariquita, que assume a Prefeitura com dedicação, honestidade e lealdade. Este gesto reforça a importância de conduzir a administração com seriedade e compromisso com a população, seguindo o exemplo daqueles que sempre estiveram ao nosso lado. Também quero destacar o apoio da vice-prefeita Suely, cujo desprendimento e colaboração tornaram possível essa transição de forma transparente e responsável. É a demonstração de que, quando há confiança e trabalho conjunto, a Prefeitura segue firme e eficiente, beneficiando toda a comunidade”, reiterou.

 Continuidade do projeto  Da mesma forma, a vice-prefeita Suely Menezes também falou sobre o gesto que ela e o prefeito tiveram e reforçou a confiança na continuidade do projeto que tem sido tocado por Sérgio Reis. “Estamos muito felizes e honrados em poder dar esta oportunidade a Washington, que assume a Prefeitura durante esses 12 dias. Ele é uma pessoa do campo, que cuida do povo e demonstra grande responsabilidade e carinho pela nossa comunidade. Tenho certeza de que fará um trabalho brilhante, conduzindo a gestão de forma ética, responsável e seguindo a agenda do nosso prefeito”, frisou.                        

 Continuidade do projeto II Ao assumir o cargo, Washington da Mariquita agradeceu pela confiança do chefe do Executivo. ”É um orgulho para mim, filho da terra e de um povoado, assumir a Prefeitura de Lagarto pelos próximos 12 dias e dar continuidade ao excelente trabalho do prefeito Sérgio Reis. Tenho plena consciência da responsabilidade que assumo e quero honrar a confiança dele, cuidando da população, da zona rural e dos bairros da cidade com ética e dedicação. O prefeito sempre foi um homem de palavra, honesto e fiel à sua gestão, e meu compromisso é seguir seu exemplo, mantendo a administração em funcionamento e garantindo que os serviços à população não sejam interrompidos”, afirmou.

Prefeitura de Itabaiana lança programa de valorização dos mototaxistas O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o Programa Moto Táxi Parceiro, com o objetivo de apoiar e valorizar os mototaxistas licenciados do município. O programa prevê a concessão anual de um kit contendo colete de identificação e camisas de proteção UV, proporcionando maior visibilidade, segurança e proteção à saúde dos profissionais que atuam expostos ao sol e às condições climáticas adversas.

Valorização de uma categoria O fornecimento do kit estará condicionado à renovação do Alvará de Funcionamento e à regularidade do profissional perante a Administração Municipal, garantindo que o benefício seja destinado apenas a quem exerce a atividade de forma legal. Segundo o prefeito Valmir, “a medida valoriza uma categoria fundamental para a mobilidade urbana e para a geração de renda, ao mesmo tempo em que reforça a segurança e a organização do serviço no município”.

“Concurso público a gente não pode ter dúvida e o TAF do concurso da PM/SE deixou”, diz Georgeo Passos No grande expediente da sessão ordinária de ontem, 14, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) voltou a falar sobre as denúncias relacionadas ao Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar de Sergipe. O deputado pediu ao Governo do Estado que esclareça essa situação, defendendo a lisura no concurso e expondo provas de pessoas envolvidas na avaliação do TAF.

Treinadores são avaliadores da prova “Nos traz muitas preocupações. Se realmente esse TAF foi isento, se realmente os avaliadores tinham condições de estarem ali (alguns). Antes da realização do TAF uma empresa estava treinando os candidatos. E nos chama atenção que alguns desses treinadores passaram a serem avaliadores da prova”, comentou Georgeo em pronunciamento.

Questionamentos O deputado disse que concurso público não pode deixar dúvidas. “Será que esses avaliadores estavam ali determinados para fazer o que realmente deveria ser feito? Então, surgem dúvidas. E concurso público a gente não pode ter dúvida! No concurso público tem que ter a máxima isenção, para que as pessoas que tenham as melhores notas (e nesse caso, as melhores capacidades) sejam os aprovados. E não porque fiz um contrato com determinada empresa, que me treinou; depois está ali me avaliando”, ponderou.

Esclarecimento Georgeo entende que é preciso um esclarecimento por parte do Governo do Estado, através da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Administração, diante dos indícios de irregularidades, denúncias formalizadas na justiça e dúvidas na aplicação do teste. “A gente só quer o esclarecimento. Ter a certeza que o concurso da Polícia Militar transcorreu com segurança e dentro da legalidade”, frisou o parlamentar.

“Conflito de interesses” Quanto ao envolvimento de funcionários da empresa que realizou treinamentos para candidatos e foram avaliadores do TAF, Georgeo comentou: “A empresa pode fazer esse treinamento. Não vejo problema algum. O que não pode é depois quem treinou ser avaliador dos candidatos no dia da prova. Esse é o “conflito de interesses” que me chamou a atenção”.

Mão Amiga Laranja A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) prorrogou até o dia 31 de agosto o prazo de inscrições para a edição 2025 do Programa Mão Amiga Laranja. A ação é destinada a trabalhadores rurais que atuam na colheita de laranja e oferece apoio financeiro durante o período de entressafra, quando a renda costuma diminuir.

Mão Amiga Laranja II “Decidimos ampliar o prazo para que nenhum trabalhador fique de fora. O Mão Amiga Laranja é um programa que leva segurança, dignidade e estabilidade às famílias que vivem da agricultura familiar, ajudando-as a atravessar a entressafra com mais tranquilidade”, destacou a secretária da Seasic, Érica Mitidieri.

 

 

 

 

 

 

 

 

Onco Hematos e Clínica Homo representaram Sergipe no Congresso Oncologia Américas Profissionais das equipe das Clínicas Onco Hematos e Homo representaram Sergipe no Congresso Oncologia Américas, realizado pela Rede Américas de 07 a 09 de agosto no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O evento que marcou um novo capítulo na história da instituição, reforçou seu compromisso com a pesquisa científica, a educação médica continuada e o cuidado de excelência.

Comitiva A programação voltada a médicos e profissionais da saúde, com mais de 100 especialistas nacionais e internacionais discutiu as principais inovações em oncologia, hematologia e pesquisas clínicas. A comitiva sergipana foi composta por Dr. André Peixoto, Dra. Paula Saab, Dra. Giselia Tavares, Enf° Carlos Bomfim, Dra. Erijan Andrade, Dr. Nivaldo Farias, Dr. Thiago Costa e Dra. Leilane Barreto.

Programação Os painéis sobre biópsia líquida, ADCs (conjugados anticorpo-droga), oncologia de precisão e novos métodos de imagem foram uns dos destaques. A programação também contou com 12 módulos temáticos abrangendo pulmão, mama, TGI, ginecologia, sistema nervoso central, sarcomas, hematologia, em uma imersão clínica que promoveu integração entre especialidades e troca de experiências multidisciplinares.

Trabalhadores do setor lojista discutem novas ações na luta para o fechamento da convenção coletiva 2025  Os trabalhadores e as trabalhadoras do setor lojista e suas entidades sindicais estão definindo novas ações a serem implementadas para que avancem as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2025. Esta semana foi destinada a uma série de reuniões dos dirigentes sindicais e também da assessoria jurídica, que culminarão em uma assembleia da categoria para deliberar sobre as ações que serão desencadeadas.

Descaso do patronato É importante lembrar que a data-base do segmento é janeiro, mas há falta de interesse e descaso do patronato nas negociações, como explica Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse). Segundo ele, contatos vêm sendo mantidos com a classe empresarial desde o ano passado, sem nenhum avanço. “Estamos falando de dívidas que o setor patronal tem com os trabalhadores, não é nenhum favor. Os salários estão defasados, perdemos o poder de compra, o piso da categoria, conquistado há mais de 40 anos, hoje não existe mais por causa da exploração patronal que impõe só perdas – é vergonhoso o que os ricos fazem com seus trabalhadores. Eles reclamam para não aumentar seus empregados, mas ao longo do tempo abriram novas lojas às custas da mão-de-obra barata. Fora os excessos de jornadas, uma vergonha o que se vê”, argumenta Ronildo Almeida.

 Prática nociva Para se ter uma ideia, a pauta de reivindicações foi entregue ao setor patronal desde o ano passado e até o momento só os lojistas do Estado de Sergipe vêm criando dificuldades para a classe trabalhadora.  “Segmentos de outras áreas do nosso comércio já fecharam suas negociações com a classe trabalhadora, a exemplo de supermercados, material de construção e outras. Os empresários só não estão pagando menos do que o salário mínimo, porque a legislação não permite. Nem na pandemia aconteceu essa situação humilhante. A sociedade tem que tomar conhecimento dessa exploração que ocorre no comércio do Estado de Sergipe, uma prática desrespeitosa e nociva dos empresários contra os trabalhadores”, protesta Ronildo Almeida.

Prejuízos financeiros e sociais O presidente do Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Aracaju e Abrangências, Luan Almeida, explica que a situação é bastante crítica, com acúmulo de prejuízos financeiros e sociais nos últimos anos. ”Precisamos urgentemente recompor as perdas econômicas da classe trabalhadora, que enfrenta todo tipo de dificuldade e salários defasados, mas continua dando a sua contribuição e tem um papel determinante no crescimento e na consolidação das empresas. É necessário também avançar a discussão sobre as condições de trabalho, que inclui hoje a luta pelo fim da jornada 6X1”, argumenta Luan Almeida.

Luta e pauta Segundo o dirigente da Fecomse, o canal de negociação pelos trabalhadores e seu sindicato continua aberto. “Permanecemos na luta para que as nossas necessidades e os nossos pleitos sejam respeitados. Esperamos que o patronato, representado pelas lideranças lojistas Gilson Figueiredo, Max Andrade e Paulo Scariz, tenha de fato interesse em avançar nas negociações e pagar o que deve aos trabalhadores”, argumenta Ronildo Almeida. Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a manutenção de todas as cláusulas das convenções coletivas vigentes, recomposições salariais e discussão de algumas cláusulas novas que se fazem necessárias para que haja avanços para a categoria.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História Sergipe – Deu no Ribeirópolis em Fotos  – https://www.instagram.com/ribeiropolisemfotos/

“Foto histórica. O senhor Antônio Passos e Dona Josefa Passos, ele filho de Chico Passos e ela filha de Josué Passos.70 anos após o assassinato de Josué Passos em Ribeirópolis (assunto que ainda abordaremos), a filha e o neto retornam a Sergipe para celebrar a Missa em sua memória. Um reencontro com as raízes, em meio à saudade e às lembranças. Após sua morte em 1955, a viúva e os filhos seguiram para São Paulo, levando consigo a história e a força dessa família ribeiropolense. Foto acervo da família Passos. Obrigada pelas informações @gabrielapassos01″

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“A família é o contrato mais ambicioso que existe e, ao mesmo tempo, o mais maravilhoso. São João Paulo II. “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu.” Mt 19,6.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cessar-fogo e acordo de paz na Ucrânia, resolução da crise humanitária e da fome e libertação dos reféns israelenses em Gaza. Esses são os objetivos da “soft diplomacy” da Santa Sé para problemas que “não podem ser resolvidos com a guerra”, e é isso que o Papa Leão XIV pede e deseja, segundo afirmou na noite desta quarta-feira a alguns jornalistas à sua chegada a Castel Gandolfo, onde passará um segundo período de descanso de verão, até 19 de agosto. Enquanto cumprimentava as muitas pessoas que aguardavam sua chegada, em frente ao portão da Vila Barberini, que será sua residência nestes dias, o Papa respondeu às perguntas de alguns repórteres sobre a atualidade internacional.

Aqui:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-08/papa-basta-armas-ucrania-fome-em-gaza-libertem-refens.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais