Isolamento político de Rogério pelo governo federal é nítido

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É cada vez mais nítido o isolamento político dado ao Senador Rogério Carvalho (PT) pelo governo federal.

Em suas postagens no dia de ontem, 10, onde o governo Lula celebrou o sucesso dos cem dias de seu terceiro mandato, o senador sergipano sequer tinha uma foto ao lado do presidente, nesse período de reconstrução, nem desde o resultado eleitoral, que deu a vitória a Lula e a derrota a Rogério, nem desde o dia 1º de janeiro, quando o petista tomou posse como presidente.

A assessoria do senador teve que recorrer a montagem de fotos para postar nas redes sociais. Como é dura a vida de quem em novembro de 2011 escolheu ir de encontro ao partido e dar o voto decisivo ao orçamento secreto como divulgou toda imprensa nacional. Aliás, novembro de 2021 o blog não esquece uma tentativa de censura sem precedentes.  

O blog já escreveu aqui sobre o tratamento a filha de Lula, Lurian que mora em Aracaju há algum tempo e queria participar da eleição do ano passado. O tratamento dado a Lurian, inclusive no gabinete em Brasília, reflete hoje neste isolamento do senador sergipano. Isso passa não só por Lula, mas pela presidente nacional do PT e vários parlamentares (Por favor, não venham com negativas porque o blog não deseja expor conversas desagradáveis em grupos oficiais do PT. Seria lamentável para alguns).

Por outro lado, o presidente Lula não esconde para seus assessores mais próximos a simpatia com o governador Fábio Mitidieri. A cada encontro entre eles, o presidente rasga elogios e afagos ao governador sergipano a quem sempre gosta de adjetivar aos correligionários como “simpático e leve”.

 

Missa de 7º dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liberal demais e bem a Fundo Numa campanha majoritária do ano passado, quem trabalhou não comeu e quem “comandou” se lambuzou a Fundo. O chefão tinha um testa – de – ferro, um famigerado cara – de – pau capaz de tudo. Dentre tantas peripécias, a conta do restaurante da produtora deu $19 mil e foi tirado uma nota de $56, o chefão mandou pagar, à vista de todos. O testa – de – ferro fez de tudo, enganou os trabalhadores, surrupiou seus valores, deu calote, fabricou notas e notas, correndo o risco de uma monstruosa indigestão contábil. Quem trabalhou quer receber, legitimamente. Por determinação da nacional do partido, o resto a pagar ficou para este abril. A conta não fecha. Alô! Aguardem, em breve mais News.

Exceção no país, Nordeste eleva captação de leite. SE, AL e PE destaques Jornal Valor ontem, 10: A captação de leite recuou no Brasil no ano passado, em grande parte por causa da estiagem no Sul do país, mas uma região do Agreste nordestino, que historicamente enfrenta problemas com a falta de chuvas, foi na direção oposta. As fazendas leiteiras de Sergipe, Alagoas e Pernambuco – uma área identificada por pesquisadores como “Sealpe” – captaram perto de 750 milhões de litros em 2022, um volume quase 15% maior que o do ano anterior. Toda matéria aqui.

Queijo coalho um dos motores da expansão Os investimentos feitos por laticínios locais e o forte consumo de queijo coalho deram impulso à demanda por leite cru no Nordeste. Empresas que atuam na região ganharam acesso a mercados do Sudeste e do Sul, ampliando suas vendas, principalmente de queijos. Segundo Bruno Girão, CEO da Alvoar Lácteos, cerca de 60% do leite que o Nordeste produz vai para a fabricação do derivado.

Queijo coalho um dos motores da expansão II Entre 2017, quando o último ciclo de estiagem chegou ao fim, e 2021, a produção anual de leite (não apenas a captação formal) em Sergipe, Alagoas e Pernambuco cresceu 43%, para 2,3 bilhões de litros, e em todo o Nordeste, o aumento foi de quase 40%, para 5,5 bilhões de litros, segundo a consultoria Prestige. No Brasil, o crescimento foi de 6% nesse mesmo período, para 35 bilhões de litros, de acordo com o IBGE. Aqui toda matéria do Valor o queijo coalho.

 

 

 

Acolhendo e sendo acolhido na doença de Parkinson. É hoje, 11, a partir das 14h, no Lapene (UFS) Roda de Conversa: Acolhendo e sendo acolhido na doença de Parkinson. Público alvo: pessoas com doenças de Parkinson, familiares, amigos e cuidadores. Local: campus da Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão. Hoje, 11, partir das 14h. Uma realização do Laboratório de Pesquisa em Neurociências – Lapene (UFS). Acesse para conhecer mais: https://www.instagram.com/lapene.ufs/

 

 

 

Cristiano Cavalcante solicita que Teatro Lourival Baptista seja revitalizado Único teatro que atende a região norte e oeste da capital, o Lourival Baptista é reconhecido por ser um dos principais espaços culturais do Estado e palco para a pluralidade das manifestações culturais de Sergipe. Por sua importância, o deputado estadual Cristiano Cavalcante solicitou, por meio da indicação nº 118/2023, que a reforma de suas instalações seja viabilizada pelo Governo de Sergipe.

Importância Inaugurado em 1967, o Lourival Baptista abriga a Sala de Leitura e Pesquisa “Iara Vieira” e a Galeria de Arte “Horácio Hora”. Também se localizava no prédio o Memorial do Teatro Sergipano, que foi transferido temporariamente para o Teatro Atheneu. Como referência de sua importância, em 2015, o Teatro recebeu cerca de 127 espetáculos numa programação intensa, que incluiu Temporadas e Festivais de Artes Cênicas, com ingressos a preços populares, em ações em conjunto com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Uso público “O Teatro Lourival Baptista está localizado no Siqueira Campos, um dos bairros mais populosos de Aracaju. Além disso, é um importante equipamento público para a promoção cultural sergipana que está, atualmente, fechado. Defendo a reforma para que possamos devolver o espaço para o uso da população, como forma de estimular atividades culturais e até mesmo projetos educacionais na região”, explicou o deputado.

 

Somese: nova edição da revista em será lançada na próxima quinta-feira, 13 E a edição de número 161, da Revista da Sociedade Médica de Sergipe, produzida pela Remacre Comunicação será lançada na próxima quinta-feira, 13, no espaço comercial L’Avenue Mall na Avenida Jorge Amado, em Aracaju. A revista tem na capa a conceituada médica Débora Leite, diretora-geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, com uma matéria sobre os desafios enfrentados e as mudanças implementadas na gestão dela, nossa últimos dez meses.

Mudanças na saúde No editorial, o presidente da Somese, Hesmoney Ramos de Santa Rosa, em um texto preciso apresenta a edição da revista destacando os assuntos sobre saúde em Sergipe. Além de registrar a matéria com a diretora-geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite, Hesmoney ressalta as mudanças na saúde estadual capitaneadas pelo novo governo, mostrando quem são os dirigentes que estão à frente da SES, do Ipesaúde e do HUSE.

Médica e deputada de Sergipe na Unale O presidente da Somese destaca também a entrevista com a médica e nova deputada Lidiane Lucena que assumiu a vice-presidência da Comissão de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), importante conquista já no primeiro mandato. Como também diversos artigos dos médicos colaboradores e outras matérias variadas.

 

Voluntários da Votorantim Cimentos reformam fachada da Associação de Moradores do Povoado Machado Laranjeiras (SE), 10 de abril de 2023 – A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, promoveu, na última quinta-feira (06/04), a reforma da fachada da Associação de Moradores do Povoado Machado, em Laranjeiras (SE). Em prol do bem-estar social, a atividade foi realizada por 16 empregados e empregadas da fábrica local, que se reuniram de forma voluntária para fazer a pintura da área externa e a instalação de parapeito para trazer maior segurança a quem visita ou transita próximo ao local. 

Orgulho “É um orgulho para nós os nossos empregados e empregadas atuarem na reforma da fachada da Associação de Moradores do Povoado Machado. A ação teve como princípio o legado positivo e o nosso compromisso com o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura do local. Essa ação também atende os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 que têm como meta engajar 20% das nossas pessoas em iniciativas de voluntariado”, afirma o gerente da fábrica de Laranjeiras da Votorantim Cimentos, Breno Oliveira Martins.

Anseio Para a presidente da Associação de Moradores do Povoado Machado, Lídia Teles de Oliveira, a ação voluntária atende a um grande anseio da comunidade, que participa de cursos e festejos na sede da instituição. “Aqui temos muitos idosos e já tivemos pessoas caindo na escada por falta de proteção para se segurar. A fachada também era um desejo grande, mas que estava difícil, por isso agradecemos a todos da Votorantim Cimentos pela colaboração”, afirma Lídia. 

Sobre a Votorantim Cimentos A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.    

 

Arraiá do Seo Inácio acontece no próximo sábado, em AracajuA temporada junina começa, em Aracaju, já no próximo sábado, dia 15, com mais uma edição do ‘Arraiá do Seo Inácio’. O arraiá mais charmoso da cidade acontece a partir das 22h, no Iate Clube, localizado na Av. Beira Mar, s/n, no bairro Treze de Julho.

Atrações Como de costume, a festa será comandada por atrações de peso.  Nesta edição, quem agitará os forrozeiros serão as atrações: Tuka Velloz & Banda Zé Tramela, Forró Maior e Danielzinho Junior, que estão preparando repertórios exclusivos para o evento, trazendo músicas que fizeram história nos festejos juninos, lançamentos autorais e até os maiores sucessos do momento. Os ingressos já estão à venda, no segundo lote, por R$80, via Sympla ou nos pontos de venda: Seo Inácio (Inácio Barbosa), InPizza (Circus Food Park – Garcia) e na Sensuallity Story (Hermes Fontes). Escolhe o seu look junino, chama aquela galera boa e corre para apertar, oficialmente, o play na melhor época do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Para que não paire dúvidas sobre a falta de manutenção das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, o blog Espaço Militar faz um apanhados das denúncias feitas ao longo dos últimos 8 anos, que mostra tal problema, que pelo que se observa, não tem a devida solução. Cada link abaixo é uma matéria publicada pelo blog, bastando clicar no link para comprovar o fato e a data da denúncia. Confiram aqui:

http://www.espacomilitar.com/2023/04/para-que-nao-pairem-duvidas-o-blog.html

 

 

 

 

 

Atenção corredores dos vales do Cotinguiba e Japaratuba. 9ª Corrida do Trabalhador, dia o1 de Maio. Numa organização de Zé Corredor e Dilza, será realizada no próximo dia 01 de Maio a 9ª Corrida do Trabalhador. A concentração se inicia a partir das 5h na praça da Pedra em Japaratuba com a largada prevista para às 8h. São diversas premiações (confira o print ao lado).  Este ano será homenageado o corredor Edvaldo Dantas, conhecido como Pirambu. Mais informações com Zé Corredor:  (79) 99891 – 22-47 ou 99875 – 0978.

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 FORUM EM DEFESA DA GRANDE ARACAJU*

 Briga por acesso ao rio vai parar no MPF

 O fechamento de acessos históricos às margens dos rios em Aracaju não é algo novo. De há muitos anos as margens dos rios da capital sergipana têm sido fechadas pelo crescimento

Foto: arquivo FDGA

desordenado e devido à fragilidade da fiscalização.

 O mais recente episódio envolve o licenciamento pela Prefeitura de Aracaju de um grande loteamento no bairro Robalo, zona sul da cidade, onde estrada histórica foi fechada e cujo projeto prevê a urbanização da margem do rio.

 Desde que a notícia chegou ao conhecimento dos moradores da localidade que se trava uma disputa pela manutenção do antigo acesso e pela preservação da margem do rio.

 De um lado os moradores, especialmente pescadores artesanais e marisqueiras, além de professores universitários, arquitetos, urbanistas, geógrafos, engenheiros ambientais, que se juntaram aos moradores. No outro polo a construtora, proprietária do empreendimento e a Prefeitura de Aracaju, como órgão licenciador, por meio da Secretária do Meio Ambiente (SEMA).

 Depois de cerca de um ano de idas e vindas, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, juntamente com moradores, protocolou, na última terça, 4, denúncia no Ministério Público Federal (MPF)

 Com a denúncia os moradores e os técnicos do Fórum em Defesa da Grande Aracaju pretendem que o MPF investigue as possíveis ilegalidades no licenciamento e adote medidas visando restabelecer o pleno acesso á margem do rio.

 Uma das alegações é que o licenciamento, da forma como está, não atendeu à Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, o Código Florestal, que estabelece como área de preservação permanente (APP), sejam em zonas rurais ou urbanas, as faixas marginais de qualquer curso d’água natural, perene e intermitente.

 Segundo os técnicos, a área “non aedificandi” no empreendimento, ou seja, que não pode ser urbanizada, deve ser de largura mínima entre 50 e 100 metros, visto que a largura do Rio Santa  Maria no local varia de 40 a 60 metros.

 Além do Código Florestal, os autores da denúncia no MPF alegam que outras normas foram ignoradas, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata sobre povos indígenas e tribais e que se aplica ao caso de povos tradicionais, como os pescadores e as marisqueiras, que tiram o sustento do rio. Reclamam ainda que dispositivos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU), Lei Complementar nº. 42/2000, não foram levados em conta no licenciamento do empreendimento.

 Com a denúncia, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju pretende que as atividades no empreendimento sejam suspensas e que os ajustes legais e necessários sejam feitos, garantindo o livre acesso e a permanência na margem do rio, entre outras medidas requisitadas.

*JOSÉ FIRMO – 9-9916-8606.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Não desanime em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.” Chico Xavier.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-04/papa-francisco-regina-coeli-segunda-feira-do-anjo-abril-2023.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais