Itabaiana: desesperada, oposição agora quer a prefeitura no “tapetão”

                                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

 

 

 

 

 

 

 

 

Tem gente em Itabaiana que tem a certeza que o povo é besta e que as autoridades constituídas como o TJSE e o MPSE não têm discernimento suficiente para descobrir em pleno período eleitoral a a cara de pau, os interesses escusos de tentar ganhar no tapetão uma eleição, já que pelo voto popular o povo, sabiamente, lembra de como estava Itabaiana há quase 12 anos: estado de terra arrasada fruto da desastrosa gestão de Luciano Bispo que tinha como principal aliado Galeguinho da Roupa, que hoje tenta retornar a mandar na Prefeitura através de um familiar.

Primeiro, a oposição tentou encontrar um “novo velho” processo para impugnar a candidatura de Valmir de Francisquinho. Quando viu que não teria respaldo na arapuca desastrosa e deu com os burros n`água, inclusive com afronta aos poderes constituídos,  agora resolveu denunciar a gestão de Adailton Sousa, prefeito que não é candidato à reeleição no MPSE.

 Sem pé nem cabeça a oposição denunciou uso eleitoral da máquina pública logo contra quem: Adailton Sousa um prefeito que nestes quatro anos foi e é parceiro do TCE e do MPSE, que nunca se furtou a ir pessoalmente levar suas contas e tirar qualquer dúvida quando necessário.

 

Queria a oposição ter 10% da seriedade da gestão de Adailton Sousa. Pelo contrário, os itabaianenses sabem muito bem o que vocês fizeram no verão passado, ou melhor, nos anos que comandaram a prefeitura e Itabaiana retrocedeu como munca. Hoje é referência não só para o Sergipe, mas em todo país.

Um verdadeiro tiro no pé para uma oposição que deixou a prefeitura em terra arrasada com dezenas de processos e dívidas. É muita cara de pau! Ainda bem que o MPSE é composto de promotores e procuradores sérios comprometidos em primeiro lugar com o bem público, a seriedade e o respeito a democracia.

Respeitem o desejo da população. Como se diz aí mesmo em Itabaiana: vá procurar o que fazer “fio de um canso”, “fio de uma porteira” de taquara rachada. Voto que é bom não tem!

 

Luiz Carlos Focca destaca pesquisa em Lagarto com liderança de Sérgio Reis Deu no instagram de Luiz Carlos Focca: Pesquisa registrada no TSE sob o número SE-04671/2024, realizada pela Lobby Pesquisa e Assessoria Estatística (CNPJ: 37.950.673/0001-12), entre os dias 6 e 10 de setembro com 660 entrevistados, com margem de erro de 3,8% e 95% de nível de confiança. No cenário induzido os principais candidatos, Sérgio Reis tem 43,33% e Rafaela Ribeiro tem 35,76%. Na rejeição Rafaela tem 34,09% e Sérgio, 26,67%. Aqui todos os números divulgados por Focca.

Pânico na base governista Os últimos acontecimentos políticos em Aracaju incendiaram a base governista e criaram um cenário de crise à vista. As pesquisas estão mandando  Emília Correia (PL) e Yandra Moura (UB) para o segundo turno. O ardiloso projeto “pré-Caju” do zabumbeiro Edvaldo Nogueira e outros empreendedores festeiros parece estar indo mesmo para o beleléu. Pressionaram, chantagearam o governador Fábio Mitidieri e não se deram bem. Fábio é, na atualidade, um dos raros políticos com perfil de firmeza, coragem e integridade. Convive, mas não se mistura. E também, diga-se de passagem, o povo de Aracaju não é nada besta. Às eleições 2024 já vão passar, as eleições de 2026 estão logo ali e essas encrencas de hoje já estão moldando um novo cenário político para Sergipe. Líderes como Rogério Carvalho, Valmir de Francisquinho, Edvan Amorim e André Moura estão em alta e abertos a todo tipo de entendimentos políticos.

 OAB ecológica A advogada Robéria Silva acaba de assumir a Procuradoria Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Sergipe. O protagonismo da entidade nessa área é positivo e agora deve avançar ainda mais com a combativa doutora Roberia Silva em ação. O que se tem de crimes, infrações e mazelas na área ambiental de Sergipe, nesse momento, é um absurdo. A OAB pode ajudar muito na limpeza desses casos de sujeira ambiental.

 Jiboia voadora Um morador do Condomínio Aquarela, que fica situado defronte à UNIT, na Farolandia, criava uma cobra jiboia de 5 metros em seu apartamento. Ninguém sabia, mas o inquilino tinha até uma autorização do IBAMA para criar a serpente e outros bichos. A Jiboia foi brincar na janela do seu apartamento no 8º andar, escorregou e caiu no jardim. Susto geral para todos. Vários moradores, principalmente crianças, ainda estão em pânico. Notificada, a polícia vai apurar o caso.

 

Um absurdo, município de Poço Verde bem próximo ao Rio Real um lixão a céu aberto capitaneado pela Prefeitura que manda tocar fogo toda semana. Moradores próximos estão expostos a um crime contra a saúde deles além do crime Ambiental. Até Quando? SOS MPSE!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

General Maynard: Ministério Público Eleitoral impugnou registro candidatura Marcones Melo. Vinculo da figura do pai socioafetivo como o atual prefeito  E através da promotora eleitoral da Comarca de Maruim, Joelma Soares Macedo, o candidato a prefeito de General Maynard, teve a candidatura indeferida. Segundo a decisão, o candidato apresentou alguma documentação que apontou irregularidade para a Justiça Eleitoral. Segundo a decisão o atual prefeito, Valnir de Nira, é comprovado o vinculo socioafetivo da figura paterna com Marcones Melo, o que gerou a impugnação.

 

 

 

 

 

Repercussão positiva da 18ª Edição da Revista Advogados E ainda repercute no meio jurídico, político e empresarial de Sergipe a qualidade, não só da impressão, mas também dos conteúdos da 18ª Edição da Revista Advogados lançada na última quinta-feira, em edições impressa e digital. Além da inovação com duas capas a revista tem informações das mais variadas do meio jurídico e também artigos assinados por profissionais renomados. “Os temas variados, explanados de maneira clara e concisa, fomentam mais conhecimento para a advocacia sergipana”, reforça Clóvis Munaretto, publicher da revista no editoral. Já o jornalista e historiador Gilfrancisco conta a história de Alceu Dantas Maciel, bacharel em Direito, que foi presidente do TCE/SE e que abraçou o jornalismo.

 Trajetória de Márcio Dória é pautada nos direitos trabalhistas Uma das capas desta edição da Revista Advogados é o renomado advogado Márcio Dória. Da advocacia à política, Márcio Santana Dória tem  uma história de luta pelos direitos trabalhistas. Sócio-fundador de um dos mais importantes escritórios de advocacia trabalhista de Sergipe e da Região Nordeste, ele tem mais de 30 anos de experiência nessa seara, defendendo trabalhadores e empregadores. Em 2024, aos 57 anos, o advogado se impõe um desafio: ser eleito para o cargo de vereador por Aracaju, a fim de legislar em prol desses e de outros direitos para a população da capital sergipana. Leia aqui a toda as revista e a entrevista: Revista Advogados ed. 18 – Márcio Doria

Energy Legal Talk A Revista Advogados, mais uma vez, foi além de suas prerrogativas comunicacionais e desenvolveu um novo evento com o objetivo de promover conhecimento para a advocacia em Sergipe. Desta vez, a publicação da Remacre Comunicação realizou o Energy Legal Talk e reuniu especialistas, representantes governamentais e líderes jurídicos para discutir os desafios e oportunidades no mercado de energia renovável, óleo e gás, colocando em foco o futuro energético do Brasil e o importante papel da advocacia nesse processo. O evento aconteceu no dia 25 de julho, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. Aqui toda matéria: Revista Advogados ed. 18 – REVISTA – Energy

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O estranho precatório de Carmópolis Lá no início deste novo milênio, um dos filhos do então prefeito de Carmópolis Volney Leite, estava à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Carmópolis (SAAE), que agora surge como uma peça importante e possivelmente complicada no processo de concessão da Deso à iniciativa privada. No entanto, o foco aqui é outro: Edi Leite, cujo nome de batismo é Welber Andrade Leite, foi reconhecido pela Justiça como credor de um precatório no valor de R$ 173.990,43, referente a valores não pagos durante o período em que atuou como diretor do SAAE. A decisão judicial, abrangendo o período de fevereiro de 2004 a março de 2007, determinou o pagamento retroativo de salários não recebidos. Com a correção, o valor pode ultrapassar a marca dos R$ 200 mil.

 O barato que saiu muito caro ao Erário O precatório devido a Edi Leite originou-se de uma ação judicial movida por ele, após a Justiça comprovar que ele não foi remunerado conforme o cargo que exercia à época. O curioso é que, por meio de documentos, Edi Leite havia renunciado à sua remuneração, num gesto de “apreço” pelo serviço público. No entanto, parece que ele se arrependeu da renúncia e buscou reparação na Justiça, vencendo a causa contra o SAAE. Anos depois, de volta à diretoria do SAAE, o destino sorriu para Edi Leite, que, ironicamente, foi o próprio responsável por autorizar o pagamento do precatório a si mesmo, algo que para muitos demora uma eternidade. Que sorte!

 Nem tudo são flores, diz o ditado popular Ao mesmo tempo em que recebia a boa notícia do precatório, Edi Leite foi condenado, por improbidade administrativa, à suspensão de seus direitos políticos por oito anos – cabe recurso! Além disso, está proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, inclusive por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, também pelo período de oito anos. Edi Leite foi ainda condenado ao pagamento de multa civil correspondente a 10 vezes o valor da última remuneração recebida como agente público. As condenações estão relacionadas a irregularidades cometidas por ele durante a gestão de seu pai, Volney Leite Alves.

 

 

 

 

 

 

 

Comerciantes e empresários denunciam a demora do DAT do Corpo de Bombeiros de Sergipe na expedição de documentos  Deu no Blog Espaço Militar: Comerciantes e empresários encaminharam áudios para o blog Espaço Militar, denunciando a demora do DAT (Diretoria de Atividades Técnicas) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), na expedição de documentos necessários para suas empresas, informando a deficiência de material humano para dar o devido andamento em tais documentações, o que vem prejudicando em muito e questionam: “e minha empresa, faço como? Vou perder o contrato? Importante salientar que é paga uma taxa ao DAT para a expedição de tais documentos.

Pedido ao MPSE Comerciantes e empresários esperam que o problema seja equacionado, pois caso contrário, disseram que irão procurar o Ministério Público, pois estão se sentindo prejudicados com a corriqueira demora do DAT do CBMSE, tendo que ir diversas vezes para tentarem viabilizar suas documentações. Importante que o setor público se aperfeiçoe para não prejudicar comerciantes e empresários que geram empregos e que são importantes para alavancar a economia do nosso estado. O blog está em poder dos áudios, mas preservará os comerciantes e empresários, que temem sofrer ainda mais com a demora para conseguirem seus documentos.

 Mortalidade materna Sergipe apresentou a menor taxa de mortalidade materna do Nordeste no ano de 2023, com o registro de 37,92 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos. Em comparação com os demais estados do país, Sergipe ficou na 6ª colocação. Em 2022, o estado havia ficado na penúltima colocação no país. Os dados são do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Quando considerada a série histórica, que avalia dados a partir de 2006, Sergipe apresentou uma redução significativa. Em 2009, por exemplo, o estado registrou um pico, com 102,54 mortes de mães a cada 100 mil nascidos vivos.

 Mortalidade materna II “O cenário da mortalidade materna é uma preocupação contínua do governo. A queda dos indicadores também reflete a eficiência na realização das ações, para que, cada vez mais, possamos melhorar a resolutividade da atenção básica em nosso estado, com investimentos em leitos de maternidade e treinamento das equipes de saúde que estão na ponta”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.

Por unanimidade, TRE/SE decide: Júnior de Dr. Carlos Milton é candidato a prefeito de Capela Na manhã do sábado,  14, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) deferiu, por unanimidade, a candidatura de Júnior de Dr. Carlos Milton (MDB) à Prefeitura de Capela para as eleições municipais de Capela em 6 de outubro. O relator do processo, juiz Breno Bergson Santos, entendeu que o pedido de impugnação apresentado não reuniu provas suficientes para se sustentar. “O impugnante não conseguiu lograr êxito nas provas dos autos, e no evento referido (a inauguração do Parque Aquático), o impugnado sequer foi visualizado entre os munícipes que acompanharam o evento, demonstrando que sua participação foi discreta”, disse o relator.

Justiça foi feita Para Júnior de Dr. Carlos Milton, essa vitória não foi apenas pessoal, mas de todo o povo de Capela, que acredita em uma cidade melhor. “Agradeço a todos que torceram por nós e ao nosso corpo jurídico, que fez um grande trabalho. A justiça foi feita, nossa candidatura foi deferida, e vamos seguir mais fortes do que nunca rumo à vitória no dia 6 de outubro”, disse Júnior, ressaltando a importância das eleições municipais de Capela.

“Nossa oposição é suja e tem à frente um psicopata”, afirma Júnior de Dr. Carlos Milton durante ato histórico em Capela Ainda no sábado, foi realidade a Grande Caminhada do 15 em Capela, comandada pelo candidato a prefeito Júnior de Dr. Carlos Milton (MDB) e contou com a presença de diversos políticos, como  o governador Fábio Mitidieri. “Queremos o bem de Capela e que o povo continue tendo orgulho de ser capelense. O lado do bem é o lado do 15. Vimos hoje a maior caminhada da história da cidade. Nosso desejo é libertar Capela de um sujeito que insiste em não largar o povo, mas o povo já o largou”, afirmou Mitidieri, referindo-se ao ex-prefeito Manoel Sukita. Já o candidato Júnior de Dr. Carlos Milton critica oposição em Capela: “Estou pronto e preparado para cuidar do povo de Capela e continuar o trabalho que nossa prefeita fez. Nossa oposição é suja e tem à frente um psicopata. Eu queria que ele fosse o candidato, para enterrar de vez esse mal em Capela”, frisou.

 Resultados positivos A última sexta-feira, 13, foi de importantes anúncios feitos pelo governador Fábio Mitidieri no Café Ponto Gov. Após um mês e dez dias do encerramento dos festejos juninos, Fábio fez um balanço dos investimentos e do retorno gerado para a economia sergipana. “Investimos R$ 27 milhões, sendo R$ 7 milhões captados com patrocínio, e o retorno foi expressivo, com R$ 80 milhões circulando na economia local. Isso trouxe emprego, renda e alegria para a nossa população”, disse o governador.

 Resultados positivos II Fábio aproveitou a oportunidade para lançar o calendário de eventos do Estado até março de 2025. “Em outubro, teremos a ‘Vila da Criança’, um evento voltado para o público infantil. Em novembro, durante o Pré-Caju, traremos dois trios elétricos, um dedicado ao Verão Sergipe, com Durval Lelys e Alinne Rosa, e outro ao Arraiá do Povo, com Natanzinho Lima e Ramon e Randinho. Em dezembro, voltamos com o nosso Natal Iluminado, e em janeiro e fevereiro, o Verão Sergipe, com muita cultura e esporte para todos”, completou o chefe do executivo.

 Sérgio Góes disputa uma vaga na Câmara de Aracaju O ex-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Sérgio Góes resolveu sair dos bastidores da política e colocou,mais uma vez, seu nome à disposição para para ocupar uma das 26 cadeiras do Parlamento Municipal da capital sergipana. Filiado ao Podemos, Sérgio Góes é patrulheiro rodoviário aposentado e já foi vereador por cinco mandatos.

Contribuição Já no seu primeiro mandato, iniciado em janeiro de 1989, ele se somou aos colegas parlamentares da época para extinguir a aposentadoria especial para vereadores, igualando os parlamentares a qualquer outro trabalhadores. Agora, 16 depois, ele coloca mais uma vez seu nome à disposição. “Quero contribuir para a aplicação do dinheiro público em áreas essenciais para a população da nossa Aracaju”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum Local Observatório das Metrópoles: “um outro futuro é possível para a Região Metropolitana de Aracaju” Na próxima sexta-feira, 20, das 8h às 19h, na Universidade Federal de Sergipe o Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles realizará o “Fórum Local Observatório das Metrópoles: um outro futuro é possível para a Região Metropolitana de Aracaju”, com foco no cenário social, urbanístico e ambiental da Região Metropolitana de Aracaju, bem como o lançamento de um livro de diretrizes e propostas para um outro futuro possível na Região Metropolitana de Aracaju.

Evento gratuito O evento é aberto a pesquisadores, gestores públicos, movimentos populares, sociedade civil organizada, candidatos às eleições municipais e demais interessados na efetivação de cidades mais justas e democráticas. As inscrições são gratuitas, para participar acesse o https://www.instagram.com/observaracaju/?locale=ko-KR&hl=am-et  e clique no link da bio.

9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 “Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.

 Como vim? Onde Estou? Quem Sou? Para onde vou e como vou?

Convidamos você a viver uma experiência que visa a compreensão dos processos do espírito em sua jornada evolutiva tendo o Mundo Espiritual como tema de estudo.

Palestras com oradores do Brasil;
Arte espírita;
Conforto, segurança e estacionamento.

  Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 
 
Coragem e Reconhecimento O vídeo envolvendo Yandra destaca a complexidade das emoções humanas em situações de pressão, especialmente quando se está sob ataque constante de figuras influentes como Emília, Luís Roberto, Daniella Garcia e Candisse. No calor do momento, Yandra cometeu um erro, mas sua reação é compreensível, considerando o desgaste emocional que enfrentou por meses. O ato de pedir desculpas demonstra uma grandeza e maturidade dignas de estadistas, refletindo uma capacidade de reconhecer falhas e aprender com elas. Curiosamente, a resposta nas redes sociais foi mais de compreensão do que de crítica, o que sugere que o público reconhece a natureza humana de reagir quando se sente acuado. No entanto, as críticas mais ferozes têm vindo de homens, levantando questões sobre a resistência à força e à voz das mulheres na política. É essencial valorizar e respeitar todas as candidatas (Yandra, Emília, Danielle, Candisse e Niully) independentemente de suas correntes, pois elas trazem diversidade e novas perspectivas ao debate democrático.
 
 

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 PELA Bluesky  https://bsky.app/

 https://bsky.app/chicogente.bsky.social  

 “Sua riqueza não está nas coisas que você possui, mas naquelas que você jamais trocaria por dinheiro.” (Cecília Meireles)

 https://bsky.app/ze104.bsky.social

 Não vote no “amigo do vizinho da tia”, pois mesmo sendo uma pessoa íntegra, jamais vai ser eleito, apenas vai puxar votos de legenda para uma coligação, onde um político corrupto, que vc jamais votaria, será eleito com seu voto. Ou seja, vote no candidato forte alinhado com programa que você aprove.

   https://bsky.app/blogclaudionunes.bsky.social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

A lei da mente é implacável.

O que você pensa, você cria;

O que você sente, você atrai;

O que você acredita

Torna-se realidade. Desconhecido (Segundo a obra de Bodhipaksa, acredita-se que o trecho seja uma mistura de pensamentos de Joseph Murphy e Adèle Basheer).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais