Licitações: nova lei traz penas mais severas para gestores públicos

                                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Nova lei traz penas mais severas para administradores públicos

O blog republica hoje parte de uma matéria de ontem, 23, do jornal Valor Econômico onde alguns especialistas avaliam que a nova lei de licitações vem acompanhada de regras de governança em licitações, que poderão reduzir corrupção:

Administradores públicos passaram a estar sujeitos, com a nova Lei de Licitações, a penalidades mais severas por crimes em contratações. O aumento das penas, considerada medida mais simbólica do que efetiva por especialistas, vem acompanhado de novas exigências de governança e controle interno, previstas na norma que vai substituir a clássica Lei nº 8.666, editada em 1993.

Segundo advogados, procedimentos de governança e de planejamento de contratações têm, de fato, o potencial de ajudar a conter casos de desperdício de dinheiro público e de corrupção. “Compreendendo o problema, o próprio legislador se preocupou mais com prevenção”, afirma Marçal Justen Filho, sócio-fundador do escritório Justen, Pereira, Oliveira e Talamini Advogados.

As penas mais severas para crimes licitatórios já estão valendo, ao contrário das outras previsões da lei. Estas, por força de medida provisória editada pelo governo federal, entrarão em vigor apenas em 30 de dezembro. Essa prorrogação atende a pedido de prefeitos que quiseram mais tempo para adaptação às novas regras – mesmo após prazo inicial de dois anos.

Punições

Com a nova lei (nº 14.133, de 2021), as punições foram aumentadas em oito de dez ilícitos licitatórios. Em alguns casos, dobraram. No crime de fraude à competição da licitação, por exemplo, a pena passou de detenção de dois a quatro anos para quatro a oito anos de reclusão.

Aumentou, ainda, nas contratações diretas ilegais, em que o administrador dispensa a licitação de uma obra ou serviço fora das hipóteses em que a lei autoriza. De detenção de três a cinco anos passou para reclusão de quatro a oito anos.

Segregação de funções

Outra inovação da lei, segundo o advogado Marçal Justen Filho, foi a incorporação da necessidade de segregação de funções. De acordo com o especialista, a norma faz uma espécie de separação de poderes interno na administração.

“Há uma distribuição fragmentada de poder e um é responsável por verificar a atividade do outro”, explica. “O que reduz o risco de corrupção, que normalmente ocorre quando há um único sujeito ou poucas pessoas envolvidas na atividade.” Toda matéria aqui.

 

Posse do novo superintendente da Codevasf está prevista para 05 de junho O blog foi informado que a posse de Thomas Jefferson França da Costa como novo superintendente da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, em Sergipe, está prevista para ocorrer no dia 05 de junho. A data foi escolhida pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, que estará presente no ato oficial de posse. A partir desta quarta-feira (24), o novo superintendente já estará assumindo suas funções na Codevasf em Sergipe.

Professor de história, sem experiência em gestão, indicado por Candisse e Rogério, assume  superintendência GEAP/SE. Tendência do PT enaltece apenas nomeação da coordenadora, também nomeada, que, pelo currículo, está preparada para o cargo Pelo jeito o senador Rogério Carvalho e a esposa Candisse, estão a cada dia mais distantes do que pensam os petistas em Sergipe. Indicaram para a superintendência do GEAP/SE (Grupo Executivo de Assistência Patronal) que cuida do plano de saúde dos servidores federais. Diversos servidores do órgão questionaram a indicação de um professor de história, Jeferson, sem experiência na gestão pública para superintendência e ao mesmo tempo uma mulher com um currículo preparado para a gestão assumir apenas a coordenadoria. Ou seja, qual critério utilizado? Será uma questão de gênero?  Ou porque Jeferson hoje é uma espécie de secretário particular do casal?

Nota de Felicitação da Tendência Avante, do PT A Tendência Partidária Petista Avante Sergipe, que é coordenada no Estado pela militante petita e socióloga Dandara Vieira emitiu uma nota de felicitação. Leia aqui:NOTA DE FELICITAÇÃO LÍDIA CASTELINO

Já Dandara fez questão de postar nas redes sociais o vasto currículo de Lídia Castelino na área da saúde: “Lídia é uma profissional na área da saúde com Pós-Graduações e MBA na área de Gestão Pública e Hospitalar, incluindo Epidemiologia. Além do Mestrado em Saúde e Meio Ambiente e por sua aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe – UFS. Destacamos ainda, a seus 22 anos de atuação na Gestão da Saúde no Estado de Sergipe em cargos importantes como Diretoria Geral do CAISM, antigo Centro de Referência da Mulher, Diretoria do CASE – Centro de Distribuição de Medicamentos do Estado, por ter sido Coordenadora da Rede Especializada em Sergipe, Superintendente do SAMU Estadual/SE em 2017/2018 e Diretora de Planejamento da Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA/SE no período de 2019 à 2022.”

Continua a dirigente Dandara: “Destacamos, também sua filiação ao Partido dos Trabalhadores – PT/SE e atuação nas causas sociais desde a adolescência, ajudando e tendo como inspiração sua mãe, Candelária, pelas causas sociais de apoio à Profissionais do Sexo e Grupos LGBTQIA+, tendo não somente o apoio da Tendência Partidária Petista AVANTE SERGIPE, a qual está vinculada politicamente, como também sua indicação ao nosso Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que se sensibilizou com sua história de vida e militância social acatado a indicação, a convidando a ocupar um espaço no governo genuinamente popular e sensível as bandeiras de lutas das minorias. Dessa forma, sua dedicação, responsabilidade e determinação trouxeram grandes impactos positivos para muitas vidas, culminando nessa posição de destaque. Agora chegou a hora de mostrar que a confiança que temos em você foi e é válida. Por isso, desejando SUCESSO no desempenho do exercício dessa importante missão, com votos sinceros de alegria por esta conquista almejando um período de trabalho fértil de realizações, que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses dessa prestigiosa organização, em prol do desenvolvimento econômico-social de nosso Estado e do nosso país”.

15ª Edição da Revista Advogados: jornalismo de qualidade e referência para a advocacia no BrasilSerá lançada oficialmente amanhã, 25, a 15ª Edição da Revista Advogados na versão impressa (tem também a edição digital que vai para todo o país e, principalmente, setores ligados a advocacia brasileira). A revista é produzida pela Remacre Comunicação que tem à frente o publisher Clóvis Munaretto referência nesta área em Sergipe.

Uma revista informativa com temas variados  A capa da nova edição é o primeiro coworking exclusivo para os profissionais que não dispõem de um escritório. Trata-se de um espaço entregue OAB/SE e representa uma aquisição histórica para a categoria, pois possibilita condições dignas de trabalho para advogadas e advogados.

Novo presidente do TJ/SE Além disso, na entrevista oficial, a revista apresenta o desembargador Ricardo Múcio Abreu Lima, novo presidente do TJSE, que foi empossado para o triênio 2023-2025. Ao assumir o mais alto posto do Judiciário sergipano, o magistrado destaca que pretende comandá-lo para que se torne um instrumento célere e eficaz.

Artigos Entre os artigos desta edição, a homenagem ao conselheiro do TCE/SE, Carlos Pinna de Assis, que faleceu em abril deste ano, feita pelo doutor em Sociologia Igor Salmeron, que, além de pupilo, era amigo do já saudoso decano. O jornalista e escritor Gilfrancisco Santos também faz uma homenagem nas páginas do espaço ‘História’ ao contar um pouco da rica trajetória de Gumersindo de Araújo Bessa. Um dos mais respeitados juristas de Sergipe, ele também foi jornalista e político, e tinha a verve de um polemista nato. Era um agitador no melhor sentido da palavra.

Artigos II Tem ainda artigos Rodolfo Siqueira e Rafael Martins sobre os “Dois Anos da Nova Lei de Improbidade”. Já o renomado advogado Eduardo Ribeiro escreve sobre “Acordo de Não Persecução Cível na Ação de Improbidade e a evolução conciliatória do processo brasileiro – II”. “A advocacia em metamorfose: inteligência artificial e ChatGPT em foco”, é o tema do artido do advogado Cristiano Barreto. Já o experiente empresário da área de tecnologia, fundador da Infox  Tecnologia de Informação, Jorge Santana, escreve um texto bastante lúcido e didático com o tema “Aplicações do ChatGPT para operações do direito.” E tem muito mais.

Indústria sem chaminés Visando cada vez mais consolidar Sergipe como um importante destino turístico do país, o governador Fábio Mitidieri assinou o Termo de Cooperação que estabelece a parceria entre o Governo do estado e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE). “O turismo é a nossa indústria sem chaminés, que gera retornos imediatos. Somos parceiros e agentes impulsionadores do desenvolvimento, buscando não apenas trazer alegria, mas também empregos para o povo sergipano. Sergipe é conhecido como o país do forró, mas também possui belezas naturais que podem ser promovidas pelo nosso setor durante todo o ano”, disse o governador.

Indústria sem chaminés II Por meio da parceria firmada com a ABIH/SE, o governo destina R$ 3 milhões para divulgação e fortalecimento das atividades promocionais do Destino Sergipe em todo o Brasil. Essa iniciativa visa impulsionar não apenas a indústria hoteleira, mas todo o setor turístico, incluindo empresas de receptivos, restaurantes, bares e toda a cadeia produtiva do turismo, gerando um impacto positivo na economia estadual. Além do governador, também assinaram o Termo de Cooperação o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, e o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Melhor momento O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, destaca que o turismo de Sergipe vive hoje o melhor momento, após os anúncios das programações do Forró Caju, 30 dias de forró no Arraiá do Povo, lançamento do calendário de eventos, negociação do Governo com as companhias áreas para a ampliação de voos para o estado, o convênio com a Prefeitura de Aracaju, e agora mais um convênio com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Governo de Sergipe. “Este é um momento ímpar que estamos vivendo aqui, com a Prefeitura de Aracaju, o Governo do Estado, e o trade turístico representado pela ABIH, unindo esforços e trabalhando para trazer mais turistas para o nosso estado”, expressou Antônio Carlos.

Projeto de Laércio que destina mais de R$ 300 milhões para a conclusão de escolas é aprovado A Comissão de Educação aprovou  ontem (23) o PLP n° 48/23, apresentado pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE), que permite redirecionar os recursos parados em programas inativos coordenados pelo Ministério da Educação para outras finalidades, como a conclusão de escolas e creches. Os chamados recursos “empoçados” são verbas liberadas pelo governo federal paradas nas contas de estados e municípios, que não foram utilizadas por questões burocráticas, como falhas de projeto, problemas de gestão e prazos vencidos.

Combate ao desperdício Laércio Oliveira justificou que o projeto busca combater o desperdício de recursos e melhorar a qualidade do ensino no Brasil. “O dinheiro público mais mal-empregado é o da obra inacabada. Isso mostra como a falta de planejamento pode fazer mal à nação e atrapalhar o desenvolvimento do país”, argumentou.

Capacidade de investimento Laércio detalhou na justificativa que, em abril de 2022, havia R$ 308,4 milhões de saldo em programas inativos na educação, ao mesmo tempo em que estados e municípios carecem de recursos para diversas obras e ações educacionais. “Trata-se de um volume significativo, ainda mais em tempos em que os poderes públicos têm demonstrado baixíssima capacidade de investimento. A incorporação deste projeto ao nosso ordenamento legal permitirá que essas obras sejam retomadas em proveito da população”, argumentou Laércio.

Senadores defendem urgência Para a relatora do projeto, senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), a proposta pode ajudar a superar a crise de financiamento da educação dos últimos anos. Ela citou um levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos que mostra uma queda nos repasses de verbas do Orçamento para o setor nos últimos anos. No caso das creches, por exemplo, houve uma diminuição de R$ 470 milhões para R$ 187 milhões entre 2019 e 2022. Professora Dorinha explicou que os gestores de estados e municípios têm dificuldades em aplicar os recursos e elogiou a iniciativa.

Remanejamento No mesmo sentido, o presidente da Comissão de Educação, Flávio Arns (PSB-PR), cobrou pressa na aprovação do projeto e defendeu a possibilidade de remanejar essas verbas bloqueadas, sem a criação de novas despesas. “Seria uma reprogramação dentro da área da Educação. Tenho absoluta certeza que o Ministério da Educação é amplamente favorável. E concordo com a sugestão da senadora Damares. Vamos falar com os líderes dos partidos e com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para que paute a matéria o mais rápido possível.

Breno Garibalde: “O problema não é da chuva, é do modelo de cidade adotado há décadas” Os impactos causados pelas fortes chuvas na capital sergipana foi tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde, na Câmara de Aracaju na terça-feira, 23. “Hoje não tem como subir nessa tribuna, sem falar sobre as fortes chuvas que estão afetando a nossa cidade nos últimos dias. Porém, é importante ressaltar que o problema não é da chuva, mas sim, do modelo de cidade que vem sendo adotado há muito tempo, desde que Aracaju foi fundada. É uma cidade que foi criada em cima de áreas alagadas, e hoje toda a população sofre as consequências disso. A gente precisa se alertar e tomar providências o quanto antes.”, pontua o parlamentar.

 Necessidade de revisão do PDDU Pauta constante no mandato do vereador, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju, está diretamente ligado à todos os problemas que a capital sergipana enfrenta no período chuvoso. Por isso, a revisão do PDDU se faz cada vez mais necessária. “Os rios estão cheios, e a chuva influencia na alta da maré. Isso é muito preocupante porque não existe área permeável na cidade, para que a água possa escoar. Além disso, a população muitas vezes não tem consciência e joga o lixo na rua. Consequentemente, esse lixo vai acabar entupindo bueiros e complicando ainda mais todo o nosso sistema de drenagem. Então, é necessário que haja conscientização da comunidade para que a gente possa fazer uma cidade melhor para viver”.

Preservação margens dos rios Breno falou ainda sobre a necessidade de preservação das margens dos rios que permeiam a cidade de Aracaju. “Muitas moradias são criadas nas periferias, e muitas dessas comunidades estão localizadas nas margens do rio. Mas, esses locais deveriam ser preservados, porque são áreas de transbordo natural do rio”, disse Breno, citando alguns locais da capital sergipana mais afetados com as chuvas.

Exemplos “A avenida Airton Teles é um exemplo de via que tem grandes problemas nesse período. O canal transborda com a maré alta e com um grande volume de chuva, deixando a via completamente alagada, causando transtornos para quem transita no local. O Porto do Gringo, situado no bairro Soledade, está na margem do rio, e quando chove muito, a água escorre toda para a comunidade. O Jabotiana também, é um bairro que eu sempre falo aqui na tribuna e que foi construído sem a revisão do plano diretor, fato que causa diversos problemas para os moradores. Existem investimentos da prefeitura para poder resolver o problema, mas a gente não pode deixar que essas coisas continuem acontecendo! Precisamos cobrar soluções do poder público, e esse é meu papel como parlamentar, alertar a gestão sobre como tornar a cidade melhor para todos os aracajuanos”, finaliza Breno Garibalde.

Dra. Paula Saab participa como convidada do maior evento de pesquisa em câncer de mama do Brasil A 12ª edição do Brazilian Breast Cancer Symposium (BBCS), organizado por professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio, em Pirenópolis- GO, teve como convidada especial para compor o projeto inovador em saúde pública, a Médica Mastologista Dra. Paula Saab. “Esse foi o maior evento de pesquisa em câncer de mama do Brasil. Como cidadã sergipana, tenho me empenhado em melhorar a assistência das mulheres do nosso estado, sempre buscando o que há de mais moderno em tratamento para elas”, enfatiza. Durante o congresso, 91 pesquisas foram apresentadas. As premiadas serão publicadas na Revista Mastology. Parabéns! Sergipe agradece.

 

 

 

Mês Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neuro imunológica rara em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. As lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. A Esclerose Múltipla causa muitos sintomas diferentes, desde a perda da visão, dor, fadiga, comprometimento da coordenação motora e entre outros. A duração dos sintomas variam de pessoas para pessoas. A Esclerose Múltipla ainda não há cura, mas há tratamentos (medicamentoso e não medicamentoso) que possibilita uma melhor qualidade de vida para as pessoas que possuem a EM. Lembre que o diagnóstico da doença deve ser feito por médicos especialistas. Conheça mais sobre o CADNI Sergipe – ONG que atua como Centro de Apoio as Pessoas com Doenças Neuro Imunes de Sergipe – aqui e veja também como ajudar: https://www.instagram.com/cadnisergipe/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

  

No Sergipe rural deste sábado, Estancia é o quarto município a receber o projeto Sergipe é Aqui, em Canindé produtores de goiabas investem na renovação dos pomares, Banese inaugura terceira agência Mais Agro, médico veterinário traz dicas para evitar vermonose nos ovinos, e destaca os 50 anos da Embrapa. Sábado as 7 horas e transmissão simultaneamente no YouTube – https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE       – reprises domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipe.

Mutirão de crédito e renegociação de dívidas começa nesta quarta Dentro da programação da Semana do MEI, o Sebrae promove hoje, 24, e amanhã, 25, mais um mutirão de crédito e renegociação de dívidas empresariais. A ação busca auxiliar empreendedores que precisam renegociar seus débitos com instituições financeiras e facilitar o acesso dos desse público às linhas de crédito para investir em seus negócios.

 Público alvo O atendimento acontece sempre das 8 às 13h e é voltada exclusivamente às pessoas jurídicas (microempreendedores individuais, donos de microempresas e de empresas de pequeno porte), ou seja, pequenos negócios com CNPJ.  Durante o mutirão, os empreendedores terão a oportunidade de conversar, em um só espaço, com representantes de cinco instituições financeiras (Banese, Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sicoob) e conhecer as linhas de crédito mais adequadas às suas necessidades.

Renegociação Os empresários também poderão renegociar dívidas de capital de giro, cheque especial, cartão de crédito, recebíveis e financiamento de ativos fixos com condições especiais, como ampliação do prazo para pagamento, rebate de juros de dívidas vencidas há mais de 60 dias e carência para o pagamento das primeiras parcelas. Para ser atendido, basta o empreendedor comparecer à sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América, indicar o banco com quem deseja conversar e aguardar o atendimento.

Capacitações Além do mutirão, o Sebrae promoverá até sexta-feira atendimentos, orientações técnicas e consultorias, além de palestras, rodas de conversa sobre temas relacionados ao universo empresarial.Na quarta, dia 24, a partir das 15h, será realizada uma palestra sobre os benefícios da formalização como MEI. Às 18h30, o bate papo será ‘Saúde mental e Direito Previdenciário’, com a presença do analista do INSS Márcio Lima e da psicóloga Luciana Castro.

 Palestra Na quinta, 25, a partir das 9h, acontece a palestra sobre o MEI. Já às 18h30, o encontro abordará os controles financeiros para pessoa física e pessoa jurídica, com as presenças de Rodrigo Dias Rosa, consultor do Sebrae, e da analista técnica Manuella de Oliveira. As inscrições para essas atividades podem ser feitas pelo site se.lojavirtualsebrae.com.br.

Apoio Um outro foco da Semana é oferecer apoio para os MEI entregarem a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. Todos aqueles formalizados até o dia 31/12/2022 precisam realizar o procedimento este ano. Em Sergipe, cerca de 100 mil pessoas necessitam prestar contas ao Fisco. Quem não realizar o procedimento no prazo, que vai até o dia 31 de maio, fica sujeito ao pagamento de multa e de ter o CNPJ suspenso. Além da capital, a Semana do MEI promove atividades em outros 33 municípios. A relação completa das atividades está disponível no perfil do Sebrae Sergipe (@ SebraeSergipe) nas redes sociais.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avenida Chanceler Osvaldo Aranha em Aracaju: comerciantes e quem circula na região reclamam que quatro postes estão com a iluminação totalmente apagadas. Será que roubaram os fios elétricos? É preciso uma solução para acabar com a escuridão.

Atenção MPE! Promotoria de Salgado precisa ouvir o pleito da comunidade do povoado Quebrada 3. Antes mesmo das chuvas dos últimos dias as condições de trânsito na comunidade eram péssimas. A comunidade afirma que o prefeito Givanildo abandonou o local e estão fazendo um abaixo assinado com fotos e vídeos para entregar as autoridades fiscalizadoras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Arraiá do Lar de Zizi O Lar de Zizi realiza no próximo sábado, dia 27 de maio, a terceira edição do Arraiá Solidário, com o objetivo de arrecadar recursos e alimentos para atender as crianças assistidas pela instituição. A festa começará às 18h e terá como atrações o Grupo Pé Quente, Antero dos Oito baixos, Caçula do Forró, Messias dos Acordeon e Domingos Vassoral. As mesas estão sendo comercializadas por R$ 100 mais dois quilos de alimentos e a individual por R$ 25 mais um quilo de alimento. O forró será da sede do Lar de Zizi, localizada na Rua Diácono Atanázio Alves dos Reis, 175 (antiga Rua da Integração), no Bairro Luzia. Mais informações através dos tele/zap 79 99811-0278 / 99939-5734 / 99994-1540.

  PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO  – De um leitor que pediu para não se identificar. Como não cita, nem acusa ninguém, o blog publica o texto.

 QUEM USA VERMELHO NÃO QUER QUE DESBOTE

 É fato que a política sergipana sempre passa por percalços, mudanças e outras “cositas” mais, mas algumas coisas insistem em não mudar. Tem gente por aí que achava que estava surfando em uma onda hegemônica de dominância para um público interno que, ao que parece, não está tão alinhado assim com os rumos adotados pelos dirigentes de determinado partido.

 Para além do já famoso comportamento destemperado e, por vezes, descontrolado, estende-se o fato a seus asseclas e sua consorte, imaculada e colocada em um pedestal que não lhe coube, não lhe cabe e nunca caberá, vide a fama que já recebeu em um ministério (dizem por aí). Tic tac, tic tac.

 Por falar em consorte, se o problema fosse só a fama, perfeito. Mais que isso. Humilhação é o sobrenome. Quem teve a honra de trabalhar com profissional de tamanha envergadura, sabe pelo que precisou passar (o pão que o “diabo” amassou, no dito popular). Dizem, também por aí, que até choro a digníssima provoca nos funcionários. Que pesado.

 Voltemos ao honrado político que sustenta a corja. Verdadeiros lacaios o acompanham. Não podem ser contrariados e, se forem, prepare-se. Você não terá mais espaço, quiçá, será relegado ao limbo da história (para eles). O digno político tem defeitos, o que não é problema, todos tem, mas não aceitar a derrota é um dos erros mais crassos que um homem público pode cometer. Saber aceitar uma derrota é virtude dos bons e sinal de serenidade e hombridade. Está faltando isso neste político.

 Houve, no passado, e em algumas situações ainda hoje, uma tentativa deliberada de apagar a história de um verdadeiro estadista que governou nosso estado em um passado não tão distante. Mas basta que rapidamente qualquer cidadão vá à rede social desse político (in memorian) e descubra -pasmem- as traições pelas quais passou e para qual grupo interno sempre esteve inclinado. É fácil compreender porque tentou-se apagar essa história.

 Não deixemos que isso seja esquecido. Há uma ala que esquece dos malfeitos de alguns. Há quem esqueça dos jantares com bolsonaristas (nós não esquecemos) e há quem faça de conta que não gravou -sem querer, será?- uma conversa reservada da maior liderança política da América latina, quiçá, do planeta Terra, e divulgou ao bel prazer. Não esqueçamos, sejamos lúcidos.

 Não está em jogo uma posição de oposição, mas tão somente a birra de quem não sabe perder. Novamente, não nos esqueçamos.

 A carapuça serve na cabeça de quem melhor se inclinar.

OPINIÃO

DOM BRANDÃO COMBATEU O BOM COMBATE

ROTULADO DE SUBVERSIVO PELA DITADURA DE 1964-1985

“Um guerreiro de batina que não se curvou aos canhões, aos fuzis, às bainonetas e aos arrufos autoritários dos golpistas e carrascos dos 21 Anos de Chumbo.” Por Clarkson Moura

24 DE MAIO — COMEMORAÇÕES —

– 104 anos do nascimento de Dom José Brandão de Castro;

– Um octênio (8 anos) da edição da encíclica papal “Laudato si” (louvado sejas), de Sua Santidade, o Papa Francisco.

A tal “Guerreiro de Batina” — Dom José Brandão — eu tive a honra e a satisfação de conhecê-lo, bem como de interagir com ele, por inúmeras vezes, seja atendendo-lhe a pedido de ocasionais leituras litúrgicas em cerimônias religiosas, por Sua Excelência, celebradas e/ou concelebradas, na Paróquia de Gararu (minha Terra natal); seja absorvendo-lhe lampejos de conhecimento e saber em diversos bate-papos informais.

Singularmente inteligente, multidisciplinarmente culto, deslumbrantemente eloquente, racionalmente persuasivo e fisicamente de baixa estatura, Dom José Brandão de Castro foi escolhido, em 25 de junho de 1960, pelo inesquecível Papa João XXIII, para integrar o Colégio Apostólico, recebendo a ordem episcopal em 21 de setembro desse ano, como 1° bispo da Diocese de Propriá – SE, sendo empossado no elevado cargo eclesial, em 16 de outubro do mesmo ano, cujo exercício se estenderia a 1987. Mineiro de origem, natural de Rio Espera, nascido em 24 de maio de 1919, e sergipano de coração, esse “Pequeno Notável” ousou se haver como destemido e combatente para com os poderosos, e meigo e defensor para com os necessitados, durante todo o seu marcante e longevo Episcopado, que perpassou os tenebrosos e truculentos 21 anos da Ditadura Militar de 1964-1985, apropriadamente denominados “Os Anos de Chumbo”.

Aliás, dantes, por capricho do destino, um não menos ilustre propriaense e dignitário da Igreja Romana, Dom Antônio dos Santos Cabral, nascido em 5 de outubro de 1880, tinha sido bispo de Natal – RN, e, depois, 1° bispo e, a seguir, arcebispo de Belo Horizonte – MG. Esse insigne filho de Propriá (SE) criou a Universidade Católica de Minas Gerais, o Seminário do Coração Eucarístico de Jesus e fundou, à época, o jornal católico “O Diário”.

Sem exagero de linguagem, Dom Brandão — como era carinhosamente chamado — soube ser, ao mesmo tempo, pastor, evangelizador, defensor dos oprimidos, pobres, miseráveis e injustiçados das mais de duas dezenas de paróquias integrantes da circunscrição eclesiástica da então recém-criada Diocese de Propriá, sob sua revolucionária assistência espiritual e direção episcopal, a partir de 16 de outubro do mesmo ano, data em que se deu a instalação canônica, até 1987, quando, com a saúde combalida, retornaria, de uma vez por toda, à Terra-berço.

Que falta insuprível esse legítimo servo de Deus, apóstolo da Igreja de Roma, nos faz.

Sou-lhe admirador confesso, assim como testemunha ocular e auditiva do histórico e social legado desse imortal e fidedigno sucessor de Pedro da Igreja Católica Apostólica Romana.

No dia de hoje (24/5), em que se celebra um octênio, ou seja, 8 anos da encíclica “Laudato si” (louvado sejas) — que, sobretudo, trata das atualíssimas questões ambientais, e que fora editada por Sua Santidade, o Papa Francisco, em 24 de maio de 2015 — impõe-se aos católicos da operosa Diocese de Propriá, por um imperativo de gratidão, a comemoração dos 104 anos de nascimento do inolvidável Dom José Brandão, pastor da Igreja Romana, consoante bem-lembrado pelo reverendo Frei Enoque Salvador de Melo, destacado e reconhecido religioso octogenário, que — diga-se de passagem, com o hodierno estado de saúde bastante debilitado — esteve recentemente hospitalizado durante alguns dias, nesta Capital. Como inativo partícipe da referida Diocese, esse dignitário emérito detém, no seu polivalente currículo, um extenso rol de serviços de alcance social e de interesse público, bem como uma ampla assistência espiritual, prestados à circunscrição diocesana e, mormente, ao Município de Poço Redondo, de que fora prefeito por mais de uma vez.

Salve! S.S. Papa Francisco!

Viva! Frei Enoque Salvador!

Parabéns! saudoso Herói Social, patrono dos desassistidos, dos sem-terras, dos sem-tetos, e modelar religioso!

(Por Clarkson Ramos Moura)

 PELO TWITTER

www.twitter.com/vinijr

 Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta.

Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir.

Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto

RACISMO

 O caso Vinícius Júnior comprova: todo racista começa como discípulo de Lúcifer e termina como professor.

 www.twitter.com/mc_jornalista

 Há 10 anos, uma decisão do CNJ estabeleceu que nenhum cartório poderia recusar a celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso foi possível porque, em maio de 2011, o STF igualou uniões estáveis homoafetivas às heteroafetivas.

www.twitter.com/pedalmario

 Quão imprevisível é a vida…

Como canta Toquinho:

“E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo, nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença, muda a nossa vida

E depois convida a rir ou chorar…” (Aquarela)

 www.twitter.com/jorginhoaraujo5

 Sergipe tem sido atingido por chuvas intensas, previstas para todo estado durante esta semana. A população deve estar alerta, principalmente em áreas de risco. Em casos de emergência – rachaduras em paredes, deslizamentos e situações de risco –, comunique a Defesa Civil pelo 199.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.” Santo Agostinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os jovens e as vocações, as finanças e as ideologias, o ministério dos sacerdotes e os seminários, a paz, o meio ambiente e a preocupação com a caridade. Uma característica, essa última, da Igreja italiana, pela qual demonstrou grande estima. Foi um diálogo franco e sereno, na tarde desta segunda-feira, 22 de maio, entre o Papa Francisco e os mais de 200 bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI), reunidos para a 77ª Assembleia Geral no Vaticano. Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-05/papa-francisco-bispos-italianos-cei-vaticano-perguntas-respostas.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais