Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
A deputada afirmou que, desde maio, os agentes culturais aguardam o pagamento referente aos editais 7 e 9, voltados à formação cultural e à circulação artística. “Essa demora provoca desajustes nas agendas dos profissionais, compromete cronogramas e orçamentos previamente aprovados e gera grande frustração entre os artistas sergipanos”, considerou.
Linda também criticou a ausência de novos editais. “Já deveriam ter sido lançados, considerando que já existe verba liberada. A quem interessa essa morosidade nos repasses das verbas públicas da PNAB aos artistas?”, questionou. Durante o discurso, a parlamentar reforçou o seu compromisso com a defesa de artistas e fazedores de cultura e cobrou responsabilidade dos gestores na execução das políticas públicas voltadas ao setor cultural em Sergipe.

Integrantes do movimento pró-moradias de Barra dos Coqueiros denunciam possíveis abusos e excessos em ações da Polícia Ambiental no complexo de ocupações do povoado Jatobá, em Barra dos Coqueiros (SE) Moradores do Complexo de Ocupações do povoado Jatobá, especialmente da comunidade Recanto do Park, denunciam que vêm sofrendo abordagens abusivas, supostos excessos de autoridade e constrangimentos ilegais praticados por uma equipe da Polícia Ambiental durante incursões na localidade. Segundo relatos e registros fotográficos apresentados pela Associação de Moradores do Recanto do Park, agentes da Polícia Ambiental têm entrado nas comunidades sem mandado judicial, cortando cercas de arame farpado que delimitam os lotes dos ocupantes, abordando moradores que realizavam limpeza, manutenção ou pequenos reparos em seus imóveis, e conduzindo-os à delegacia para prestar esclarecimentos.
Direitos constitucionais Os moradores denunciam ainda que, ao chegarem na delegacia, não estão sendo devidamente informados sobre seus direitos constitucionais, o que caracteriza violação ao art. 5º, LXIII, da Constituição Federal, que assegura ao conduzido o direito de ser informado sobre seus direitos, inclusive o de permanecer em silêncio e de ter assistência jurídica. Além disso, os integrantes relatam que os agentes justificam as ações alegando que os moradores estariam dentro da área do Parque Estadual Marituba, apesar de não haver decisões judiciais, mandados de busca ou qualquer ordem específica que autorize esse tipo de intervenção coercitiva. Diversos ocupantes afirmam ter tido materiais recolhidos, recebido ordens de não retornar aos seus próprios imóveis e, em alguns casos, recebido ameaças de prisão e multa.
Assistência jurídica Segundo os moradores, tais condutas, se confirmadas, configuram possível violação: o art. 5º, XI, da Constituição Federal, que determina a inviolabilidade do domicílio, salvo ordem judicial ou flagrante delito; ao art. 5º, LIV e LV, que asseguram o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa; à Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade), especialmente nos artigos que tratam de: abuso em abordagens, restrição ilegal de liberdade, invasão ou dano a propriedade sem respaldo judicial e constrangimento ilegal. A Associação de Moradores do Recanto do Park afirma que está prestando assistência jurídica aos moradores para buscar a devolução dos materiais e garantir proteção aos direitos das famílias que vivem há mais de 15 anos na região, tempo superior à própria criação do Parque Marituba.
Ocupação anterior a criação do parque A comunidade lembra que: a ocupação é anterior ao decreto estadual que instituiu o Parque, publicado em 2020; existem processos em tramitação, incluindo: ações de usucapião coletivo, nos termos do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001);ação de reintegração de posse; e ação que pede a anulação do decreto que criou a Unidade de Conservação, por ausência de atualização dos estudos socioambientais. O decreto que criou o Parque Marituba se baseou em levantamentos de 2008/2009 uma realidade completamente distinta da atual. Hoje, a área abriga cinco comunidades consolidadas, fato que jamais pode ser ignorado pelo Estado.
“Vamos resistir” Para a liderança comunitária Joza, “nossos integrantes não são criminosos. Não estavam cometendo nenhum tipo de delito que justificasse essas abordagens. O que pedimos é o cumprimento da lei e o respeito ao devido processo legal.” As comunidades do Jatobá reiteram que não aceitarão ações arbitrárias do Estado, nem permitirão que medidas coercitivas avancem sem que haja trânsito em julgado dos processos que discutem a posse, a regularização fundiária e a legitimidade do decreto que criou o Parque. “Temos direitos e exigimos que eles sejam respeitados. Não aceitaremos que o Estado passe por cima das comunidades como um rolo compressor. Vamos resistir.”
Educação e agricultura familiar Sergipe é referência no país na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar na rede estadual de ensino. Nesta terça-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri foi recepcionado por agricultores que fornecem alimentos à Secretaria de Estado da Educação (Seed) e celebraram o alcance do Estado, que atualmente adquire mais de 60% dos alimentos fornecidos nas escolas estaduais dos produtores locais.
Educação e agricultura familiar II A meta do Estado de superar em 60% o total de itens adquiridos da agricultura familiar é duas vezes maior do que o percentual mínimo recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em 2025, que é de 30%. Em outubro, o Governo Federal atualizou a normativa, recomendando a ampliação no Brasil, a partir de janeiro de 2026, do percentual mínimo para 45%, ainda abaixo do que já vem sendo praticado em Sergipe. A celebração do feito de Sergipe ocorreu durante a entrega da reforma do Colégio Estadual Francisco Portugal, no Augusto Franco
Projeto AME A prefeita Emília Corrêa enviou à Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que institui um abono natalino no âmbito do Programa de Transferência de Renda Auxílio Municipal Especial – AME. O PL 470/2025 propõe que o benefício financeiro mensal seja pago em dobro em dezembro, passando de R$ 300 para R$ 600 no último mês de cada ano.

A Emsurb pintou o canal do Bairro Industrial na Avenida Visconde de Maracaju. Sem contar o mal gosto da pintura o problema maior é a conscientização da comunidade que, infelizmente, enche o local de lixo de todos os tipos.
Laranja O programa estadual de transferência de renda para o trabalhador rural durante o período de entressafra, o Mão Amiga Laranja, esteve em Cristinápolis para entregar mais 82 cartões aos novos participantes da política estadual de proteção social, totalizando 413 beneficiários no município. Além do apoio financeiro, foram distribuídas 362 sacolas para a coleta da laranja. “Buscamos entender as necessidades de cada região e eles pediram sacolões”, disse a secretária Érica Mitidieri, da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), pasta responsável pela execução do programa.
Prefeitura fortalece Rede de Assistência Farmacêutica e amplia presença de profissionais nas unidades de saúde A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem promovendo um amplo processo de fortalecimento da Rede de Assistência Farmacêutica e de Insumos (REAFI). As ações, iniciadas ainda no primeiro semestre da gestão, resultaram em avanços na cobertura farmacêutica, na regularização técnica das farmácias públicas e na ampliação do acesso seguro aos medicamentos. No início do ano, o cenário encontrado revelava graves limitações como déficit expressivo de profissionais, unidades funcionando em horários reduzidos e até fechadas em alguns períodos, como as Unidades de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, Elizabeth Pita, Renato Mazzé Lucas e Antônio Alves, além de equipes sobrecarregadas e atendimentos tumultuados nas unidades de referência para dispensação de medicação controlada. Apenas nove farmacêuticos atuavam em toda a Rede de Atenção Primária, e muitos profissionais não possuíam capacitação adequada para a liberação de medicamentos.
Trabalho conjunto Diante da necessidade de reorganizar a Assistência Farmacêutica, a SMS iniciou um trabalho conjunto com o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) para estruturar medidas prioritárias e a expansão da presença de farmacêuticos. A parceria resultou na regularização das farmácias públicas, entre elas 10 de USFs, quatro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a farmácia do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR). Essa ação fortaleceu a segurança e a conformidade técnica na dispensação de medicamentos, além de garantir bases mais sólidas para a ampliação da cobertura e na qualificação do atendimento oferecido à população. Com o reforço profissional e a reorganização dos fluxos internos, a SMS ampliou de 9 para 17 o número de farmácias de referência para medicamentos controlados. A chegada de 25 novos farmacêuticos e 25 técnicos de farmácia, entre outubro e novembro, consolidou um salto histórico de 9 para 37 farmacêuticos em menos de um ano. É a primeira vez que a rede passa a contar oficialmente com técnicos de farmácia para dar mais segurança na dispensação correta de medicamentos e suporte às equipes das USFs.
Objetivo central A coordenadora da REAFI/SMS, Cristiane Trindade, destacou que o objetivo central de todo o processo é garantir atendimento digno e seguro à população. “A reorganização da rede deu mais estabilidade ao serviço e ampliou a capacidade de resposta das unidades. A presença dos farmacêuticos qualifica o cuidado e reduz erros, garantindo que cada usuário receba seu medicamento com orientação adequada, pontuou. Ela enfatizou, ainda, que “a recuperação estrutural da Assistência Farmacêutica é fruto de esforço coletivo e contínuo para entregar um serviço mais humano, organizado e acessível”. Além da expansão, a SMS reorganizou o atendimento das unidades que atuam com medicamentos controlados e promoveu capacitações voltadas ao fluxo de dispensação, registro adequado e diretrizes do Componente Básico e do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Com mais profissionais e processos revisados, foi possível ampliar o horário de funcionamento das farmácias, reduzir filas e garantir maior segurança no atendimento.
Fala, Mulher! O Governo do Estado lançou nessa terça-feira, 25, o programa Fala, Mulher!, uma política pública intersetorial para fortalecer a promoção de ações de equidade de gênero e assegurar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, saudável, diverso e inclusivo no âmbito da administração estadual. A iniciativa foi desenvolvida pelas Secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), da Administração (Sead) e da Transparência e Controle (SETC).
Fala, Mulher! II“O combate à violência contra mulher é uma pauta que todo o Brasil trabalha e obviamente não podemos deixar de falar na violência que pode ocorrer no âmbito da administração pública. Então, o ‘Fala, Mulher!’ foi pensando exatamente para isso, para proteger essas mulheres que dentro do ambiente de trabalho podem vir a sofrer assédio moral, assédio sexual, importunação sexual ou qualquer tipo de violência. Neste sentido, o Governo de Sergipe, por meio da junção de várias secretarias, cria um mecanismo de controle e de cuidado para essas mulheres”, afirmou a secretária de Estado de Política para as Mulheres, Danielle Garcia.


Salvar-SE garante controle profissional para cada produto disponibilizado Mesmo já com muitos dos seus efeitos conhecidos cientificamente e com várias histórias de sucesso propagadas em noticiários e programas de entrevistas, a Cannabis Medicinal continua despertando a curiosidade de pessoas que não têm o conhecimento técnico sobre o seu uso, seja de forma geral ou individual. Vale salientar que cada organismo é único e é por este motivo que o tratamento precisa ser acompanhado por um médico. Apenas um profissional da saúde é capaz de prescrever os produtos com suas diferentes proporções e doses. A Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa da Cannabis Medicinal, Salvar-SE, disponibiliza os produtos apenas mediante receita médica. Além disso, todos os medicamentos são produzidos sob vigilância de um farmacêutico responsável.
Passo a passo Caio Correia Nery é o farmacêutico da Salvar-SE que acompanha o passo a passo da produção. Ele detalhou como são produzidos os medicamentos a base de Cannabis Medicinal e para que fins é possível contar com esta planta no tratamento. O profissional explicou que a Salvar-SE busca sempre atender às necessidades individuais de cada associado. Por isso, existe uma variedade de produtos produzidos para cada patologia ou condição dos pacientes. “A gente hoje trabalha com duas genéticas, que são duas do quimiotipo 1, as concentradas em THC, e uma quimiotipo 3, que é concentrada em CBD. E a partir delas, a gente faz alguns produtos, que variam com suas fórmulas farmacêuticas, desde a flor in natura até os óleos feitos a partir do extrato dela. Estamos também fazendo análises com cremes para uso tópico”, contou.
Quimiotipo é a variação na composição química de plantas da mesma espécie Elas são estruturalmente idênticas, mas produzem diferentes quantidades de componentes em seus óleos essenciais. É preciso saber qual é o quimiotipo para destinar ao uso correto. Com este conhecimento, o médico pode identificar qual a necessidade do paciente para sua melhora de saúde e de qualidade de vida. “Fica a escolha do médico qual o tratamento ideal para cada patologia, porque cada ativo é mais indicado para determinadas patologias. CBD, por exemplo, é muito bom para a ansiedade, para dores crônicas, entre outros. Os pacientes podem usar tanto em formas farmacêuticas de uso oral, como os óleos e cápsulas, quanto o creme. O THC também é muito bom para dor, para depressão e tantas outras doenças e condições. Para Parkinson, por exemplo, muitos pacientes que vêm utilizando têm ótimos resultados, com diminuição, quase que completa dos tremores. A gente tem uma associada, que se associou há pouco tempo, que é professora, e ela tinha muita dificuldade de escrever no quadro por conta dos tremores, que é já de família, e aí através de um colaborador nosso, teve contato com o produto e se interessou, ficou curiosa e, com o uso, teve uma melhora excelente”, falou.
São várias formas de uso, mas o óleo costuma ser o mais buscado Caio explicou que as gotas de óleo apresentam grande adesão e, desta forma, é um produto muito procurado pelos associados de forma geral. “Por conta do veículo da Cannabis, o óleo é mais utilizado. O insumo farmacêutico ativo da Cannabis é um extrato lipossolúvel, então ele tem a afinidade com veículos oleosos. A gente dilui o extrato em um veículo oleoso, que é o azeite de oliva, mas também pode ser o óleo de coco. A ação do óleo é mais rápida por ser de uso sublingual, tem uma ação quase que imediata. Mas o extrato tem um sabor próprio que algumas pessoas não são muito adeptas, então a cápsula dá essa opção das pessoas que não têm muita afinidade pelo sabor de fazer uso do produto. A gente usa cápsulas vegetais e ela tem um efeito rápido também, mas não tanto quanto o óleo”, detalhou.
Os medicamentos a base de Cannabis são produzidos a partir das flores da planta Contudo, em alguns tratamentos é preferível utilizar a flor in natura para obter melhores resultados, como explicou o farmacêutico. “É possível ainda utilizar as flores, que no caso de dores tem praticamente ação imediata porque é vaporizada. Para algumas patologias, como o câncer, por exemplo, que tem muita dor, em poucos minutos a vaporização da flor acessa a dor. Além disso, muitos pacientes têm prescrições com essa indicação de uso de SOS em crises de ansiedade e de pânico e que cessa a crise de imediato”, falou.A Cannabis Medicinal pode ser usada em diversas formas para tratamento de incontáveis dificuldades. A ciência tem feito descobertas que mostram como é possível garantir saúde e qualidade de vida através desta planta e que é preciso abrir este caminho rápido e não apenas como última opção nos tratamentos de difícil resolução.
Inscrições A Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), publicou o Edital de Chamamento Público nº 01/2025, convocando entidades da sociedade civil para participarem do Fórum Eleitoral que elegerá novas representantes para o colegiado no triênio 2026–2028. As inscrições estão abertas até 1º de dezembro tanto por e-mail quanto presencialmente na sede do CMDM, é necessário a documentação para a efetivação da inscrição. O edital está disponível na página da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

Curso reúne sindicalistas
Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros, o dirigente Raimundo Nonato está participando do Curso Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais, PCDA 2025, do DIESE, em São Paulo SP, com João Pedro Stedile de 23 a 27 de setembro. O curso reúne sindicalistas das centrais sindicais de todo o país, CSB, CUT, FORÇA, UGT, CESP, CONLUTAS, CTB, NOVA CENTRAL. “Em sua apresentação João Pedro Stedile, comentou que “Lula está bem acompanhado de quem puxa o seu saco e dos inimigos dele.” Ele também acha que o Kassab com o seu PSD vai indicar o vice-presidente de Lula, que pode ser o Ratinho Junior, ou o Eduardo Leite, também pode ser um do MDB”, informou Raimundo Nonato.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
ESPECIAL

Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega em Aracaju com programação gratuita
Visitantes podem experimentar jogos interativos, tecnologias de IA e criar fotos personalizadas, tudo para aproximar o público do futebol feminino
A Petrobras vai promover a popularização do futebol feminino em Aracaju. A companhia está trazendo para a cidade a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, uma exposição itinerante que estará entre os dias 21 a 27 de novembro, no Parque das Sementeiras – Av. Jornalista Santos Santana, s/n – Jardins, Aracaju – SE.
A visitação é gratuita, conta com um caminhão estilizado e diversas atividades para o público, como ativações digitais e presenciais, ações de comunicação digital e iniciativas em escolas, praças e projetos sociais.
Confira a programação da Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Aracaju.
Até dezembro de 2025, o projeto itinerante percorrerá 24 municípios, em 12 estados e no Distrito Federal, promovendo o esporte com atividades digitais e presenciais por onde passar. A ideia é mobilizar a população para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, propagar o futebol feminino, aproximando o público dessa modalidade e incentivando as meninas a se inserirem no esporte. A Petrobras é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. A Caravana contempla passagens pelas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília, onde está previsto o encerramento em dezembro. A previsão é impactar mais de 30 mil pessoas presencialmente.
Sob o lema “Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe”, a Caravana leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte. Em cada parada haverá eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras.
“O futebol feminino brasileiro tem uma história riquíssima que está acontecendo agora. A Petrobras acredita que aproximar o público do esporte e das atletas é essencial para posicionar o futebol feminino brasileiro no patamar que ele deve ocupar. A Copa do Mundo de 2027 será, sem dúvida, um impulsionador importante, mas entendemos que a verdadeira transformação virá com a
formação de uma nova geração de torcedores apaixonados, que acompanham as jogadoras e os campeonatos. Estamos investindo nessa conexão emocional, de forma a contribuir com um destaque ainda maior da modalidade no país”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.
Para dar ainda mais visibilidade ao esporte, o projeto será recebido em cada cidade por atletas e influenciadoras locais. A ideia é celebrar a diversidade e mobilizar pais, educadores, moradores e a sociedade em geral em prol da força do futebol feminino brasileiro, incentivando meninas a participarem do mundo do futebol e inspirando as que já vivem do esporte ou as que um dia sonham entrar futebol e inspirando as que já vivem do esporte ou as que um dia sonham entrar em campo.
Um grande atrativo da Caravana do Futebol Feminino Petrobras é a estruturatecnológica e interativa, desenvolvida pela SuperUber, empresa que mistura arte, tecnologia, arquitetura e design, oferecendo experiências imersivas e educativas para todos os públicos.
Serão desenvolvidas as seguintes atividades:
Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.
Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.
Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.
Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.
Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.
ESPORTE, CULTURA E INOVAÇÃO
A Caravana do Futebol Feminino Petrobras é uma iniciativa que une cultura e esporte, com apoio da Lei Rouanet, realizada pela D+ PROJETOS, uma produtora especializada em eventos de grande impacto, com forte atuação no universo esportivo. Desde 2008, combina excelência em planejamento estratégico com execução de alto nível, criando experiências que conectam marcas, público e paixão pelo esporte.
Com um portfólio que inclui os FIFA Fan Fest™ em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, o Sorteio Oficial da Copa das Confederações 2013, e o Lançamento do Emblema da Copa do Mundo 2014 na África do Sul, a D+ é referência em projetos globais.
Nos últimos anos, assinou festivais como o AGORA (3 edições) e o recém-lançado HOCA Fest, reforçando sua presença no cruzamento entre esporte, cultura e inovação.
FUTEBOL FEMININO NA MÍDIA
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da TV Brasil, soma forças à Caravana do Futebol Feminino Petrobras como parceira estratégica de comunicação.
Reconhecida por sua atuação na valorização do esporte nacional e na democratização do acesso à informação, a TV Brasil apoia a Caravana na amplificação de sua mensagem e na cobertura de suas ações, reforçando o compromisso de levar ao público de todo o país o protagonismo do futebol feminino e a importância de incentivar novas gerações de atletas.
PETROBRAS: LÍDER NO INCENTIVO AO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL
A Petrobras está ampliando seu apoio ao futebol para mulheres, para que a modalidade continue ganhando espaço dentro e fora de campo. A companhia é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. Além da Caravana do Futebol Feminino Petrobras, a companhia possui outros projetos de incentivo à modalidade, como a maior parceria já firmada na história do futebol feminino paulista e o fantasy game Cartola Feminino Petrobras.
As iniciativas da companhia contribuem para o fortalecimento da modalidade, a formação de novas atletas, a melhoria de infraestrutura e a realização de ações de conscientização contra o preconceito, promovendo o empoderamento feminino.
Esse esforço reflete a crença da Petrobras na importância de criar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo dentro e fora dos campos.
Mais informações:
Instagram oficial: @caravanadofutebolfeminino
Site: www.caravanadofutebolfeminino.com.br
Contato para imprensa: imprensa@caravanadofutebolfeminino.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A generosidade é como a árvore que dá frutos”. Antonio Ros de Olano.