Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E ontem, 02, o blog foi informado que não se cogita a possibilidade de criar uma Secretaria Metropolitana pelo governador Fábio Mitidieri para contemplar o aliado Edvaldo após a saída da prefeitura. E o aliado analisou conscientemente algumas questões.
A primeira é que Edvaldo já está sendo contemplado com uma das maiores pastas, a Secretaria de Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura – Sedurbi, que comanda as obras em todos os municípios.
A segunda é que não seria bom politicamente e eleitoralmente para Fábio querer confrontar uma prefeita eleita, cujo leque de aliados dela, pode estar ao lado dele em 2026. E em Sergipe del Rey, tudo é possível. Criar uma pasta do “Paraguai” para um ex-prefeito que passou 8 anos (mais 6 anteriormente) e deixou a desejar é um tiro no pé, eleitoralmente.
A terceira é uma realidade eleitoral cruel para o prefeito Edvaldo. O rapaz é um péssimo cabo eleitoral. Nunca elegeu um sucessor, nem mesmo um vereador para chamar de seu. Pelo contrário, traiu o professor Bittencourt, um líder e aliado de verdade, para tirar lideranças e apostar na ex-secretária da saúde, Waneska Barbosa. Um fiasco eleitoral. Em 2022 apostou em Luiz Roberto para federal e, coitado, amargou uma suplência. “Eitá pé frio do cabrunco”, como se diz lá no pé da Serra da gloriosa Itabaiana.
Edvaldo entregará uma Aracaju abandonada com diversos problemas
Edvaldo Nogueira, após oito anos de mandato deixará uma Aracaju abandonada para a Emília Corrêa. De Norte a Sul são problemas e obras inacabadas.
A Praça da Bandeira, por exemplo, que já teve um Museu da Bandeira inaugurado por Déda (e Edvaldo era o vice), em 2004 está entregue ao tráfico de drogas e completamente abandonada com os moradores da região não podendo usufruir do espaço de lazer. Já no Bairro Treze de Julho, onde as moradias têm um IPTU dos mais caros, o que se vê é o calçadão com todos equipamentos abandonados. Uma vergonha!
Já a Orla da Atalaia era feliz com a gestão do governo estadual e não sabia. Desde o início de 2020 o comando foi passado para a Prefeitura e as calçadas estão sem manutenção, os ambulantes tomaram conta dos espaços públicos, sem contar a falta de uma manutenção adequada. As quadras de tênis na orla estão em estado de abandono, assim como diversos outros espaços que nunca receberam manutenção adequada. Para os turistas, a impressão é de descuido e negligência. Para o aracajuano é a incompetência de Edvaldo cujo recado foi dado nas urnas.
Edvaldo queria ser candidato a uma das duas vagas ao Senado em 2026, mas Luiz de Edvaldo perdeu. Para as oito vagas da Câmara a disputa será acirradíssima. Ele não terá coragem nem cacife eleitoral. Disputará uma vaga na Assembleia? Há controvérsias. Uma derrota seria cair mais fundo, no limbo que ele já se encontra.
Acordo, desacordos e uma pulga atrás da orelha. Valmir de Francisquinho e o imbróglio jurídico que parece que vai acabar e recomeça. Ninguém entendeu No último dia 27 de novembro a imprensa sergipana noticiou a homologação de um Acordo de Não Persecução Cível – ANPC, segundo informações o único homologado pelo TJSE, e ontem, 02, a decisão da juíza em primeiro grau foi derrubada, ou melhor, desqualificada. Ficaram no ar diversas perguntas: foi um armadilha para que Valmir assumisse a “mea culpa” e depois ser novamente condenado? Quem foram os autores do acordo? E depois do desacordo jurídico? O blog resolveu muitas informações ontem, muitas mesmas, porém está analisando para não cometer injustiças.
Fábio Mitidieri reassume governo após período de afastamento previsto em comunicado à Alese O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reassumiu o cargo na tarde de ontem, 2, seguindo o período previsto na licença comunicada oficialmente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no último dia 25, como determina a lei. O ato foi realizado remotamente, uma vez que o governador se encontra em Brasília, onde cumpre agenda administrativa em busca de benefícios para o estado de Sergipe. Da mesma forma, o vice-governador Zezinho Sobral retorna para suas funções à frente da vice-governadoria e da Secretaria de Estado de Educação.
FAMES realiza primeiro dia do Encontro de Novos Gestores Ontem, 2, aconteceu o primeiro dia do Encontro de Novos Gestores “Caminhos para uma gestão eficiente”, promovido pela Federação dos Municípios do Estado Sergipe (FAMES). O evento reuniu autoridades do Estado e prefeitos e prefeitas eleitos, além de suas equipes técnicas. O objetivo do encontro, que segue até esta terça-feira, 3, é promover a capacitação técnica e a troca de experiências e conhecimentos entre os gestores, para uma gestão pública eficaz e alinhada às necessidades da população. A vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, manifestou alegria ao receber a adesão dos novos gestores ao evento, cerca de 400 participantes. “A FAMES promove esse grande encontro dos novos gestores, um momento de integração, que a gente está discutindo com os órgãos de controle e debatendo a gestão como um todo. Todos os municípios do estado de Sergipe estão aqui, representados pelos seus prefeitos e suas equipes técnicas, para juntos, fortalecermos a luta pelo municipalismo, por uma gestão mais eficiente”, pontuou Mamlak.
Importância Presente no evento, a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, transferiu importantes informações sobre o trabalho do TCE junto às prefeituras, e ressaltou a importância da capacitação dos gestores no tocante à Nova Lei de Licitações. “Precisamos de mão de obra qualificada, de pregoeiros, de pessoas que entendam que a lei nº 8.666/93 ficou para trás”, frisou Susana. O procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, disse que os prefeitos eleitos têm nos próximos quatro anos, desafios já mapeados pelos órgãos de controle. “Precisamos ter um alinhamento, precisamos ter uma união de todos e de muita capacitação. A FAMES tem feito um trabalho muito interessante através da Escola de Gestão, realizando eventos e capacitando os gestores”, declarou Bandeira.
Filiação Durante o evento, o vice-prefeito eleito de Aracaju, Ricardo Marques, pronunciou a filiação da capital à FAMES. “Gostaria de reforçar nosso compromisso com o fortalecimento do movimento municipalista. A partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Aracaju estará assinando seu ingresso na FAMES. Este gesto simboliza nossa dedicação em unir forças para enfrentar os desafios comuns e buscar soluções que beneficiem todos os nossos municípios. Acreditamos que, juntos, somos mais fortes e capazes de promover mudanças significativas para o bem de todos”, anunciou Marques.
Presença Além dos prefeitos e prefeitas eleitos, estiveram presentes o governador em exercício, Zezinho Sobral; o senador Alessandro Vieira; representando o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), o subprocurador-geral de Justiça, Paulo Lima Santana; o deputado estadual Cristiano Cavalcante; o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Sobral; o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, e o diretor de Novos Negócios da Iguá, Gabriel Montagnini, que realizou uma apresentação institucional esclareceu a operacionalização da empresa nos municípios.
A lucidez clara e objetiva do vereador Breno Garibalde, sobre a disputa Aracaju/São Cristóvão: “O pertencimento das pessoas precisa ser respeitado” “O povo se sente pertencente a Aracaju. Isso é nítido e eu constatei em todas as vezes que estive naquela comunidade. Já existia um entendimento firmado e infelizmente, devido a interesses alheios à vontade do povo, esse debate foi retomado e a população novamente se encontra angustiada, afirmando que se sente pertencente à Aracaju. Estamos falando de gente, da história dessas pessoas e é isso que a justiça precisa entender”. A declaração do vereador Breno Garibalde, foi dada na Alese na última sexta-feira, 29.
Voz e vez para a comunidade Cumprindo seu papel como parlamentar, Breno garantiu que vai continuar trabalhando para que a comunidade tenha voz e vez. “Tenham certeza que a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa estão ao lado da população, e faremos de tudo para defender os interesses do povo, que quer continuar continuar pertencendo à capital. Então, contem comigo para essa luta, em que o povo vai sair vitorioso com certeza!”, concluiu o vereador.
Prato do Povo O Programa Prato do Povo é mais uma das políticas públicas de sucesso do Governo de Sergipe, que garante a segurança alimentar e nutricional da população. Atualmente, o programa atua em 21 municípios e já distribuiu mais de 800 mil refeições. Nesta terça-feira, 3, o governo autoriza a expansão para mais oito cidades: Amparo de São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Cedro de São João, Divina Pastora, Riachuelo, Rosário do Catete, Brejo Grande e Pirambu. O ato acontece na sede da Seasic, a partir das 13h30.
Aracaju: presidente da CMA destaca emendas impositivas para melhoria da saúde pública e anuncia tratativas para construção de nova sede do parlamento municipal O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos, usou a tribuna durante o grande expediente para abordar temas relevantes, incluindo a destinação de emendas impositivas para melhorias na saúde pública e a construção de uma nova sede para o parlamento.
Emendas impositivas Em sua fala inicial, Ricardo mencionou sobre a destinação das emendas impositivas para o Hospital Universitário de Aracaju. “Ontem tivemos a realização de uma audiência pública de minha autoria para tratar da nova realidade do Hospital Universitário em nosso município e algumas problemáticas. Ultrapassando os problemas, procuramos apontar soluções. Dentre várias situações que tratamos ontem, vimos que podemos ajudar muito mais aquela instituição. Nos foi apresentado o plano de investimento para os próximos meses e eu queria pedir a vocês que, neste ano, ajudem o hospital universitário a comprar um mamógrafo digital 3D para que as mulheres possam fazer exames de rotina e prevenção do câncer de mama. Comprar, também, equipamento para hemodinâmica. São equipamentos que vamos colocar no HU de Aracaju por meio das emendas impositivas, que vão ajudar muito nossa população”.
Parceria com a prefeita eleita para otimizar ações Ricardo Vasconcelos também informou que tem conversado com a vereadora e prefeita eleita, Emília Corrêa (PL), para alinhar, com os demais parlamentares, ações mais eficientes no tocante às emendas impositivas com a prefeitura de Aracaju. “Vamos analisar o que está faltando para que, em pouco tempo, possamos dar uma resposta. Precisamos verificar como o Hospital Cirurgia, por exemplo, pode ampliar serviços que hoje representam um gargalo; como o Hospital São José pode atuar como parceiro e, também, como o Hospital Universitário pode contribuir. Temos que deixar as vaidades de lado e nos concentrar em cuidar ainda mais do povo, apontando soluções.”
Consórcio Metropolitano O presidente da Câmara declarou, em seguida, que foi questionado como chefe do parlamento municipal, a respeito de nomeações para Consórcio Metropolitano da Região Metropolitana do Transporte Público da Grande Aracaju sem consultar a futura gestão, que assume em janeiro de 2025. Segundo Ricardo, o ato pode interferir na eficiência da futura de Emília Corrêa.
Derrubar novas nomeações “Este parlamento está estudando a possibilidade de sustar o ato e derrubar, por meio de decreto, essas novas nomeações. Não pode ser feito dessa forma política. Não estou julgando a competência das pessoas nomeadas, mas acredito que, talvez, tenhamos que tomar essa decisão mais dura para mostrar que o parlamento tem, sim, legitimidade. Atuaremos para equilibrar as forças e garantir paz à gestão futura.”
Nova Sede para Câmara Municipal de Aracaju Por fim, Ricardo Vasconcelos informou aos vereadores presentes que se reuniu com o governador Fábio Mitidieri (PSD), a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) e a prefeita eleita Emília Corrêa (PL) para tratar sobre a viabilização de recursos para construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju.
Recursos através de emendas “Em reunião com os três, foi assegurado o aporte de recursos do Tesouro Estadual, por meio de emendas, para a construção da nova sede. Estou trabalhando nisso e vou precisar que os senhores me ajudem. Vamos destinar parte das emendas individuais para a EMURB e alocar recursos para a construção. Uma obra tão grande como essa, que pode ultrapassar R$ 50 milhões, não pode ser realizada apenas com os recursos do parlamento ou das emendas da bancada federal. Quero comunicar que o governador Fábio Mitidieri, em um gesto de apreço a esta Casa, comprometeu-se a ajudar com recursos estaduais. A deputada Katarina Feitosa está articulando com a bancada federal, e a prefeita Emília Corrêa estará conosco para restaurar o Palácio Inácio Barbosa e, no terreno dos fundos, erguer a nova sede da Câmara”.
Obras O governo estadual informou que o Programa Acelera Sergipe tem avançado nos 49 municípios contemplados. Com um orçamento de R$ 200 milhões, a previsão é que cerca de 100 obras sejam executadas, abrangendo uma ampla gama de projetos. Até o momento, uma obra foi concluída, cinco estão em execução, seis obras foram licitadas e estão em fase de concessão da ordem de serviço, 15 em processo de licitação, 14 em elaboração de projetos e 59 sob análise.
Obras II “O planejamento é fundamental para o sucesso do programa. Trabalhamos em estreita comunicação com as equipes municipais para garantir que cada projeto avance conforme o planejado, respeitando todas as etapas necessárias para a execução eficiente e transparente das obras”, destacou o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto.
Rede Primavera firma parceria com Hospital Universitário de Lagarto para aperfeiçoamento de médicos residentes Foi com o propósito de capacitar, auxiliar, treinar e aperfeiçoar o conhecimento, que no mês de agosto/2024, a Rede Primavera firmou um acordo de cooperação técnica celebrado entre o CEP – Centro de Ensino e Pesquisa e o Hospital Universitário de Lagarto, para proporcionar que o profissional residente tenha como premissa o aprimoramento das habilidades técnicas e práticas.
Realidade A diretora assistencial da Rede Primavera, Aline Bastos, ressalta que esse ciclo é como um treinamento para o profissional que, sob supervisão de um médico com mais experiência, entra em contato com a realidade que encontrará dentro da área de atuação que escolheu: os desafios, as condições de trabalho e os obstáculos. Um aprendizado prático que lhe permite conhecer aquele que será o seu dia a dia durante a carreira naquela determinada especialidade”, concluiu.
Monitoramento O estágio terá duração de um mês e será aplicado apenas na área da pediatria, sob o monitoramento técnico de supervisores que atuam na Rede Primavera. “Esse trabalho em parceria qualifica o atendimento, melhora a eficiência e a qualidade do serviço, criando novas rotinas, além de propiciar condições mais amplas para o ensino”, enfatizou a coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa, Ana Paula Aragão Santos.
Divisor de águas A primeira residente a dar início ao estágio obrigatório, foi Cláudia Mara, que está tendo a oportunidade de treinamento prático e especializado após a conclusão da faculdade de medicina. “O estágio está sendo um divisor de águas para mim, com enriquecimento tanto profissional quanto pessoal. Uma oportunidade única estar aqui no Hospital Primavera que é referência no nosso estado e aprender diariamente com profissionais tão renomados”, concluiu Cláudia bastante emocionada.
Oportunidade Estão abertas as inscrições para os cursos de ‘Culinária Natalina’ pelo programa Qualifica Sergipe, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Os interessados podem procurar o setor de Economia Solidária até 16 de dezembro para garantir uma das 90 vagas disponibilizadas. A capacitação do Qualifica Sergipe acontece dentro da programação do Natal Iluminado, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, onde a carreta está localizada.
A Codevasf convida para a abertura do 20º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. O evento será realizado na sede da 4ª Superintendência Regional e irá reunir, de 6 (próxima sexta-feira) a 8 de dezembro, dezenas de artesãos e produtores do interior sergipano para comercializar seu trabalho, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da economia criativa. Contamos com sua presença!
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia