Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Entrega caixinha”. A declaração – uma verdadeira derrapada – da Secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, ao falar aos vereadores na semana passada causou revolta – com justiça – da categoria dos farmacêuticos.
A manifestação será amanhã, 06, a partir das 7h, em frente a sede da Prefeitura de Aracaju.
A fala ocorreu após questionamentos dos vereadores sobre os resultados do primeiro semestre da secretaria municipal de saúde.
A Secretária informou que a orientação quanto ao uso do medicamento se dá com os profissionais de saúde que são médicos, dentistas e enfermeiros, no âmbito do SUS e que a farmácia apenas “entrega caixinha”, minimizando assim a importância do profissional farmacêutico na farmácia e contrariando o que afirma as leis 5.991/73 e 13.021/14 sobre a importância e atribuições do farmacêutico.
Diante do contexto, os profissionais farmacêuticos, estudantes de farmácia e entidades farmacêuticas exigem uma retratação por parte da Secretária de Saúde e da gestão municipal.
Lamentável, como se não bastasse Aracaju abandonada, cheia de buracos, sem logística para enfrentar as chuvas e a ocupação desordenada na Zona de Expansão, sobrou agora para uma categoria importante que merece todo respeito.
Fica aqui a solidariedade deste pequeno espaço.
Aracaju/Praça Olímpio Campos (pleno centro da cidade ao lado da Rua Arauá): Flor de cor rosa nascendo em pleno buraco no asfalto? Que bom seria, mas foi a maneira de algum aracajuano ironizar a “buracaju” que se tornou a capital de Sergipe neste período chuvoso. Viva a ironia, para rebater a omissão e o abandono de Aracaju. Obs: a flor é de plástico.
Iremos transformar a vida de muitas famílias” diz Adailton sobre a construção do Centro de Equoterapia Proporcionar o desenvolvimento psicológico e social para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência é o objetivo da prefeitura de Itabaiana com a construção do Centro Municipal de Equoterapia. O espaço está em fase de finalização e recebeu a visita técnica do prefeito Adailton Sousa e autoridades locais ontem, 04.
Sonho Para o prefeito Adailton essa é uma das maiores e mais importantes obras da sua gestão. “Essa obra vai atender várias crianças e adolescentes com deficiência. A gente sonhou lá atrás, planejou e hoje estamos realizando. Iremos transformar a vida de muitas famílias em Itabaiana e toda a região”, disse.
Equipe multidisciplinar O centro contará com uma equipe de profissionais multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, fisioterapeutas e Equitadores. Eles passaram por uma especialização na Associação Nacional de Equoterapia, em Brasília. “O prefeito se sensibilizou com a causa, montou a equipe e enviou à Brasília para que a gente pudesse se especializar, cada um em sua área, para atender as necessidades do município. O curso foi enriquecedor, esclarecemos dúvidas e vimos na prática como a Equoterapia funciona e pode transformar vidas”, disse o fisioterapeuta Júnior Alves.
Exemplo de evolução O Equitador da equipe é pai de uma criança autista e sabe da importância do tratamento no desenvolvimento destas pessoas. “Lá atrás eu busquei informações sobre a Equoterapia e apliquei no dia-a-dia do meu filho. Vendo a sua evolução, criei um grupo de pais chamado Anjo Azul. A prefeitura me acolheu, deu apoio e prometeu implementar em Itabaiana. Somos pais de crianças com deficiência e estamos acostumados a ser desacreditados. Hoje posso ver com os meus próprios olhos que a promessa foi cumprida”, disse Antônio.
Emendas O valor total da obra é de 2.499.973,00, fruto de transferência especial do município e de emendas parlamentares (destinadas pela ex-Senadora da República, Maria do Carmo, e pelo ex-Deputado Federal Bosco Costa). A equoterapia é uma atividade que integra as áreas de saúde, educação e equitação para o desenvolvimento psicológico e social de pessoas com deficiência. A atividade reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade para promover um maior equilíbrio físico e psíquico.
Presenças Estiveram presentes na visita o Deputado Federal Ícaro de Valmir e o Deputado Estadual Marcos Oliveira. “Ambiente aconchegante, controlado altamente e preparado para receber nossas crianças e adolescentes Com essa visita, a gente mostra a população como está passo a passo dessa obra que é de interesse de todos”, disse Ícaro. “É uma luta antiga nossa. Quando estava presidente da Câmara participei da aprovação da abertura do crédito para custear a obra e agora vejo ela quase pronta. Motivo de muito orgulho para toda a gestão”, disse Marcos. Também participaram da visita os vereadores Joãozinho do Lagamar, Pedro da Agrovila, Edilene Barros e Roosevelt Santana, além de secretários, líderes comunitários e autoridades locais.
Yandra Moura: “Sanção de três novas Leis garantem direitos importantes para as mulheres” A deputada Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, participou na tarde da segunda-feira (3), na Base Aérea de Brasília, do ato de sanção de três leis pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as leis sancionadas, a que muda a Consolidação das Leis (CLT) para assegurar a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens.
Distorções históricas Para Yandra, a iniciativa reduzirá as distorções históricas que chegam a impor às mulheres uma diferença média salarial de até 80%. “Uma resposta necessária também para aqueles que acreditam que as mulheres trabalham menos que os homens e por isso devem ganhar menos”, disse.
Assédios O presidente sancionou também a mudança da Lei 8.906/94, o Estatuto da Advocacia, para incluir o assédio moral, o assédio sexual e demonstrar entre as infrações ético-disciplinares no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil. “Agora a OAB tem subsídio legal para fazer justiça com mais propriedade e eficácia nos casos que envolvam advogadas e advogados em situações de assédio e qualquer tipo de discriminação”, explicou Yandra ao completar “sou advogada e sei o quanto isso é importante para a nossa classe”.
Bolsa atleta A deputada acompanhou ainda a sanção da lei que garante que as mulheres beneficiadas pelo Bolsa Atleta continuem recebendo o pagamento da bolsa mesmo durante a gestação e o puerpério. “Nossas atletas passam a ter o direito de serem mães também e serão amparadas pela nação que elas representam e defendem”, disse Yandra.
Juca negocia com o SINTESE reajuste do piso dos professores Em reunião na manhã de ontem, 04, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) e apresentou uma proposta para o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria em 2023. O gestor municipal também explanou sobre os avanços e os investimentos em educação, realizados pela Prefeitura nos últimos anos.
Proposta A proposta do gestor é pagar o reajuste de 14,95% em três parcelas, sendo 10% no mês de agosto, 2,5% em setembro e 2,45% em outubro. Após o pagamento das três parcelas, os representantes dos trabalhadores e da gestão municipal voltam a negociar o pagamento do retroativo.
Proposta II A Vice-presidente do SINTESE, Ivônia Aparecida reconheceu e parabenizou o prefeito Juca pelos avanços na Educação de Laranjeiras, mas ressaltou que a proposta será analisada pelos professores, durante assembleia, que acontecerá nesta quarta-feira. “Somente após a assembleia dos professores é que vamos oficializar o acordo coletivo ou dar prosseguimento ao diálogo com a Prefeitura”, afirmou.
Compromisso com o magistério “A minha vontade é pagar logo o reajuste do piso e do retroativo. Porém, as condições financeiras da Prefeitura não permitem e essa é uma proposta que contempla a categoria. A expectativa é que o pagamento do retroativo seja feito já a partir de janeiro de 2024. O meu compromisso é encerrar o próximo ano sem qualquer pendência financeira com o magistério”, disse Juca.
Investimentos O prefeito fez questão de destacar os investimentos realizados em educação. “Nos últimos anos, melhoramos a estrutura das escolas, os índices da educação e implantamos o PAE, em que, cada aluno matriculado na rede municipal recebe R$ 50/mês. Tudo isso é reflexo no aumento do número de matrículas, que saltou de 3200 em 2021 para 5500 em 2023. A nossa meta é chegar a 6 mil estudantes na rede municipal. Esse é um mérito da gestão e do SINTESE, que tem sido parceiro. Por isso, tenho certeza que, juntos, vamos conseguir”, ressaltou Juca.
Honrando e valorizando os servidores O gestor municipal frisou ainda que: “nos dois mandatos enquanto prefeito, nunca deixei de pagar os reajustes do piso salarial do magistério, assim como honrei com o pagamento em dia de todos os servidores municipais, apesar de todas as dificuldades financeiras que encontramos. Sei da importância dos trabalhadores para o desenvolvimento e sucesso da nossa gestão. Por isso, sempre valorizei todos os trabalhadores e tenho certeza que nunca vou deixar de valorizar”, disse Juca.
Hoje, 05: Alese realizará seminário sobre Emancipação Política de Sergipe A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em conjunto com a Escola do Legislativo (Elese), realiza, hoje, 05, às 9 horas, o ‘Seminário sobre a Emancipação Política de Sergipe: Significados do 08 de julho’. O objetivo é mostrar como ocorreu esta independência, além de explicar quais as consequências. Este ano, o estado
completa 203 anos de emancipação política.
Palestra No evento, o professor doutor Saumíneo da Silva Nascimento irá proferir sua palestra com o tema: ‘Significado Sócio-Econômico do 08 de Julho’. Já a professora doutora Terezinha Alves de Oliva, falará com o tema: ‘Significado Político do 08 de Julho’. Por fim, o professor doutor Samuel Barros de Medeiros Albuquerque, abordará o tema: “Significado Cultural do 08 de Julho”.
Objetivo O subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, falou que a intenção é falar sobre esta data na qual Dom João VI, ainda príncipe regente, atendeu a essas solicitações de sergipanos para que haja a separação da capitania de Sergipe da capitania da Bahia, liberando Sergipe de qualquer sujeição da Bahia. A Bahia não aceitou e lutou contra esta independência, que só foi confirmada por um ato de Dom Pedro I.
3 vertentes “Esse evento procurará abordar três vertentes dessa emancipação: política, socioeconômico e cultural. Quando nós falemos sobre emancipação política, nós vemos só as vertentes política e econômica, mas isso também significou uma emancipação cultural para Sergipe, que nos anos posteriores foi se consolidando com a criação de instituições fortes como a Academia Sergipana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e que culminou no conceito do que hoje conhecemos como sergipanidade, no dizer de Luiz Antônio Barreto”, detalhou.
Reflexões Este será o primeiro seminário presencial sobre o assunto após o estado celebrar os 200 anos da emancipação de Sergipe. A Alese realizou eventos apenas virtuais em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Será muito mais que só contar uma história, o Seminário pretende trazer a nós todos reflexões de, além do caminho que seguimos até aqui, porque seguimos esse caminho, a partir dele as perspectivas que se abrem para o futuro de Sergipe, um estado de uma economia pujante e que passa por um momento histórico muito interessante de mudança de ciclo político, então Sergipe está com uma oportunidade muito impar quando os mais experientes passam o bastão para que uma geração mais nova administre o futuro do estado e isso nós temos na chefia dos poderes Executivo e Legislativo com pessoas na faixa dos 40 anos. Tudo isso é muito interessante e representativo”, declarou.
Vitor impulsiona o desenvolvimento e Waldoilson leva experiência à SPU, comemora Nitinho “Aracaju ganha uma grande oportunidade de impulsionamento econômico com a chegada de Vitor Rollemberg à administração municipal. A Superintendência de Patrimônio da União cresce em qualidade técnica com a posse de Waldoilson dos Santos Leite”. As manifestações de otimismo foram feitas pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), ao prestigiar as solenidades de posse do empresário Vitor Rollemberg na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju e do administrador Waldoilson dos Santos Leite na Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Sergipe (SPU).
Dois técnicos “Fico muito feliz por ver o reconhecimento profissional de dois técnicos competentes, abnegados e de alta performance profissional. Sei que os dois, cada um na sua área, trarão resultados extraordinários para Aracaju e para Sergipe”, avalizou o parlamentar, ao parabenizar as nomeações. Nitinho argumentou ainda que, quando o administrador público, como o prefeito Edvaldo Nogueira, prioriza a qualidade técnica e a reputação ilibada, o resultado social é garantido. “Não tenho dúvidas do alto desempenho e da contribuição destes dois amigos para a administração pública”, reforçou.
Histórico Vitor Rollemberg – Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, pós-graduado em Direito Constitucional e professor da Educação Básica há 23 anos. Empresário do segmento educacional, Vitor preside o Lide Sergipe, entidade que reúne os principais líderes com influência direta no PIB do Estado. Waldoilson dos Santos Leite – Tem formação em Administração e é servidor de carreira da Companhia do Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).
Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas até o dia 13 de agosto Promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, o programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas até o dia 13 de agosto. Para ter acesso ao edital e efetuar a inscrição, os interessados deverão acessar o site www.jovensembaixadores.org.br. O JE é um programa que leva estudantes do ensino médio da rede pública para um intercâmbio de duas semanas nos EUA. O intercâmbio está previsto para acontecer no período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024.
Requisitos O aluno deverá estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio de 2023 nas redes públicas estadual, municipais ou federal; ter nacionalidade brasileira; e estar com idade entre 15 e 18 anos. É preciso ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter excelente desempenho escolar; jamais ter viajado para os EUA; ter boa relação em casa, na escola e na comunidade; apresentar um perfil de liderança e iniciativa; ser uma pessoa comunicativa; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter engajamento ativo em iniciativa (s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por seis meses, no mínimo.
Ações O programa busca jovens que querem desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade, independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo, como por exemplo, inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral etc.
Apoio necessário Para a coordenadora estadual do programa, professora Célia Gil, “falar do JE é falar sobre grandes experiências, ampliação dos horizontes, mudança de perspectivas de vida e valorização da autoestima, pois é isso que observamos em nossos jovens quando retornam do intercâmbio. A Seduc, que é a instituição parceira do Programa, não mede esforços para oferecer todo o apoio necessário aos alunos, desde a inscrição na seleção até a conclusão do intercâmbio”. O aluno que desejar obter mais informações poderá ligar para os números (79) 3194-3341/ 99974-2855- professora Célia Gil.
Jovem Embaixadora 2023 A aluna do 1º ano do ensino médio Alanny Grazielly dos Anjos Maia, da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, selecionada em primeiro lugar do estado no concurso do Programa Jovens Embaixadores 2023, foi a última representante de Sergipe no programa e embarcou em janeiro para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América. A jovem é estudante do Centro de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, no município de Nossa Senhora das Dores, médio sertão sergipano. Allany foi orientada pelo professor de Língua Inglesa, José Arimatea, e passou uma temporada na cidade de Pensacola, na Flórida.
No Sergipe rural deste sábado parceria da Emdagro e produtor orgânico de Campo do Brito investe no reflorestamento, Coderse implementa rede de estações meteorológicas, Senar promove curso de inseminação a produtores de leite e ainda criação de Tilapias em caixas D’água sábado as 7 horas com transmissão simultanea no YouTube – https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE – e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipê.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
DO BLOG ESPAÇO MILITAR
A Tenente-Coronel Aline travava uma luta árdua contra o câncer, mas sempre se mantinha guerreira e recebendo toda atenção e carinho dos seus companheiros e companheiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.
Assim que obtivermos informação acerca do local do velório, e local e hora do sepultamento, estaremos divulgando aqui no blog Espaço Militar.
Rogamos a Deus que receba a alma da mesma no Paraíso Celestial e que possa dar o devido conforto aos familiares e amigos por tamanha perda.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26).
Confiram o vídeo de uma emocionante homenagem que tinha sido prestada a Tenente-Coronel Aline Lima aqui:
http://www.espacomilitar.com/2023/07/e-com-profundo-pesar-que-o-blog-espaco.html
PELO TWITTER
Ministério da Justiça acata recomendação do MPF para incluir população LGBTQIA+ em cadastros de segurança pública. Medida visa a assegurar maior visibilidade à violência sofrida por pessoas LGBTQIA+ no país. Saiba mais: https://mpf.mp.br/ac/sala-de-imprensa/noticias-ac/ministerio-da-justica-acata-recomendacao-do-mpf-para-incluir-populacao-lgbtqia-em-cadastros-de-seguranca-publica
ENTREVISTA DA COMANDANTE DO BPATI, MAJOR MANUELA, E DO ASSESSOR JURÍDICO DA ASPRA/SE, MÁRLIO DAMASCENO, AO RADIALISTA GEORGE MAGALHÃES, SOBRE O VÍDEO ONDE SUKITA DESRESPEITA POLICIAIS MILITARES, DURANTE A FESTA DO MASTRO, EM CAPELA – http://espacomilitar.com/2023/07/entrevista-da-comandante-do-bpati-major.html
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“As línguas dos bajuladores são mais macias do que seda na nossa presença, mas são como punhais na nossa ausência.” Textos Hindus.
Milhões de pessoas continuam sofrendo com a miséria e a desnutrição no mundo, devido a conflitos armados, bem como às mudanças climáticas e aos desastres naturais resultantes. O deslocamento em massa, além de outros efeitos das tensões políticas, econômicas e militares em escala planetária, debilitam os esforços para garantir que as condições de vida das pessoas sejam melhoradas em razão de sua dignidade inerente. É o que ressalta o Papa na mensagem aos participantes da 43ª Conferência da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que tem sua sede em Roma. Lançando um olhar para a situação atual, Francisco diz valer a pena repetir mais uma vez: a pobreza, as desigualdades, a falta de acesso a recursos básicos, como alimentos, água potável, saúde, educação e moradia, são uma grave afronta à dignidade humana! Ouça e compartilhe: