Ministro Márcio Macedo elogiado por Lula no RN:Filho político de Déda

                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Presidente destacou seu histórico e o trabalho que vem desempenhando na Secretaria-Geral da Presidência. “Filho político de Marcelo Déda e os dois eram filhos políticos meus então a equipe é a das mais extraordinária que tem”. Ao lado de ministros, o presidente Lula anunciou uma série de investimentos para o Rio Grande do Norte durante uma visita a Natal  ontem ( 16). O presidente esteve acompanhado também da governadora Fátima Bezerra. Os ministros e o presidente assinaram editais para contratação e início de obras como a construção de moradias pelo Minha Casa, Minha Vida em Natal, construção de cisternas pelo interior do estado, além da instalação das defensas na Ponte Newton Navarro.

Lula esteve na capital potiguar também para participar da agenda de campanha da candidata a prefeitura de Natal, Natália Bonavides, no conjunto Panatis, na Zona Norte.

Em Brasília

Ontem também, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, participou da cerimônia de lançamento de dois importantes planos nacionais voltados à segurança alimentar: o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O evento, realizado no Palácio do Planalto, marcou o Dia Mundial da Alimentação e reforçou o compromisso do governo Lula com o combate à fome e à promoção de uma alimentação saudável para os brasileiros.

O ministro destacou a relevância dessas ações para a sociedade e o papel do governo na construção de soluções para a fome e insegurança alimentar. “O combate à fome é uma prioridade nas agendas de desenvolvimento sustentável, inclusive com a criação, pelo presidente Lula, da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A adoção desses planos é uma resposta a uma demanda histórica da sociedade civil brasileira”, afirmou Macedo. Ele ainda ressaltou a participação de movimentos sociais na elaboração das iniciativas, reafirmando o compromisso do governo federal com a inclusão de diversos setores da população, como mulheres, jovens, indígenas e quilombolas.

Os novos planos lançados pelo presidente Lula representam um passo crucial na ampliação das políticas públicas voltadas à produção sustentável de alimentos e à garantia do acesso a uma alimentação saudável. O Planaab, inédito no Brasil, visa fortalecer o abastecimento alimentar por meio de 92 ações estratégicas, que incluem a criação de novas centrais de abastecimento em estados como Sergipe e a ampliação de sacolões populares, facilitando o acesso da população a produtos frescos e acessíveis.

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), por sua vez, é uma iniciativa que envolve diversos ministérios e entidades da sociedade civil, com foco na produção sustentável e na justiça climática. Com a implementação de políticas de apoio à agricultura familiar, o Planapo impulsiona a agroecologia como estratégia para promover a conservação da biodiversidade e garantir a segurança alimentar de forma sustentável.

Para o ministro Márcio Macedo, a implementação dessas políticas gera um impacto positivo não apenas na saúde da população, mas também na valorização da agricultura familiar. “Priorizar a alimentação saudável nesse combate gera um ciclo virtuoso de crescimento da agricultura familiar e melhoria significativa da saúde das brasileiras e dos brasileiros”, afirmou.

A cerimônia também marcou a assinatura da portaria que institui o Programa Arroz da Gente, uma iniciativa voltada ao estímulo da produção de arroz no Brasil, com investimentos previstos de R$ 1 bilhão. A iniciativa busca fortalecer pequenos e médios produtores, garantindo a compra da produção com preço estabelecido previamente.

Com essas entregas, o governo federal reafirma seu compromisso de tirar o Brasil do Mapa da Fome, promovendo um futuro em que todos os brasileiros tenham acesso a alimentos de qualidade.

ESPECIAL 

AJU: vereador Bittencourt e a qualificação parlamentar que fará falta

O leitor diário sabe que este espaço sempre foi critico da atual gestão edvaldiana, por conta de uma série de ações negativas e omissões com os problemas da capital sergipana. Porém, o líder do prefeito, Bittencourt, que não foi reeleito, fez das “tripas coração”, muitas vezes para defender o indefensável. Na semana passada o blog prestou solidariedade ao professor Bittencourt, vereador não reeleito com a seguinte nota:

“Gratidão é um sentimento nobre, não é para qualquer ser humano como, por exemplo, o prefeito Edvaldo Nogueira. O que Edvaldo fez nas últimas semanas para eleger a ex-secretária da saúde, Waneska Barbosa – teve 2.502 votos e ficou como suplente – não foi brincadeira. Amigos servidores de várias pastas relataram a este jornalista as pressões. Waneska não entrou porque na própria saúde, não é querida. Mas o blog quer prestar solidariedade ao professor Bittencourt, este sim merecia um tratamento respeitoso do prefeito, ou melhor, gratidão por tudo que ele fez estes anos, sendo o líder dele no legislativo e dando “a cara para bater”.  Bittencourt teve 1.673 votos.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ontem, 16, o jornalista Anderson Christian, fez uma análise lúcida do trabalho do vereador que é a pura verdade. Por isso o blog o blog posta para o leitor e também assina embaixo tudo que Anderson escreveu:

Vereador Bittencourt não se reeleger é do jogo. O que não é normal é Aracaju perder uma representação qualificada como a dele e o próprio Edvaldo Nogueira ficar sem seu mais fiel escudeiro a partir de 25

Sabe aquele ditado que diz que ‘em fralda de neném, em cabeça de juiz e em urna ninguém sabe antecipadamente o que tem dentro’? Pois é assim mesmo! E não adianta reclamar: eleições sempre apresentam resultados surpreendentes, embora também existam aqueles que são mais do que previsíveis.

Dentre essas surpresas, nas Eleições 24 em Aracaju, está a não reeleição do vereador Bittencourt. Professor, ativista social com forte ligação ao combate à discriminação racial, aos direitos da juventude e a causa animal – isso sem aquele pieguismo característico de algumas figuras que atuam nessa seara –, o parlamentar está em seu segundo mandato e desde sempre é um dos mais produtivos na Câmara de Aracaju.

Quer ver só? Vamos lá: além de destinar recursos para atividades culturais ligadas ao hip hop, por exemplo – o que é algo muito relevante por atender a juventude periférica aracajuana –, Bittencourt é o responsável pela criação do Código de Proteção e Bem-Estar Animal de Aracaju – viu que a defesa da causa animal, no caso de Bittencourt, tem fundamento e não fica apenas nas gritas em redes sociais?

Além disso, o vereador Bittencourt foi o único parlamentar aracajuano que abriu edital para que toda e qualquer entidade aracajuana pudesse pleitear emendas parlamentares oriundas do mandato dele. Quer postura mais democrática e agregadora do que uma dessas?

Bittencourt, com seus discursos qualificados, teve também projetos de grande importância, qualificando também sua atuação legislativa.

Outro ponto humanisticamente interessante: graças aos mandatos de Bittencourt, o Código Municipal Tributário foi alterado para garantir que Terreiros aracajuanos que não possuam regularidade formal possam ter imunidade tributária da mesmíssima forma que igrejas e templos possuem – e aqui, para além da atenção para com quem professa religiões de matizes africanas, o vereador buscou a isonomia entre todas as manifestações religiosas, o que, no seu âmago, é justiça social no talo, né verdade?

E pra fechar com apenas mais um exemplo, dentre as dezenas e mais dezenas de projetos importante de Bittencourt, o acesso a cannabis medicinal no SUS de Aracaju é projeto também do parlamentar. E só quem precisa desse tipo de tratamento sabe o quão grande é esse tipo de projeto.

Além dessa postura legislativa proativa, Bittencourt é um exímio orador e teve embates giga ntescos na Câmara ao longo de seus dois mandatos.

E tem mais uma coisa que, por não ser muito afeito ao oba-oba midiático, ninguém, afora as famílias diretamente interessadas, soube: o mandato de Bittencourt atendeu, ao longo dos últimos anos, cerca de 100 crianças por semana, sendo elas portadoras de diferentes transtornos. Uma verdadeira benção!

Mas é direito do leitor e da leitora fazer o seguinte questionamento: ‘se ele é isso tudo, porque perdeu a eleição?’

Nesse ponto a casa aqui volta a lembrar que surpresas, positivas e negativas, acontecem em todas as eleições. E, na verdade, não se trata avaliar que Bittencourt perdeu sozinho. Na verdade, pelas qualidades de seu mandato, quem perdeu mesmo foi Aracaju.

Explica-se: Bittencourt está num nível de atuação política que não seria de se estranhar que o prefeito Edvaldo Nogueira, também do PDT, o tivesse escolhido até mesmo para concorrer a sua sucessão. E com tantos predicados a seu favor, alguém duvidaria que um homem negro, com vida pública ilibada e com fortes ligações com a cidade em toda a sua trajetória política e de vida, poderia, sim, ser um candidato a prefeito extremamente viável? Aliás, sobre isso este AndeSonsBlog já havia até escrito (leia AQUI).

Aliás, é bom que se frise, ao ser alçado a condição de líder do governo Edvaldo na Câmara, Bittencourt passou por desgaste efetivos e por embates ferozes, inclusive com a própria Emília Corrêa (PL) que, nesse momento, pode se tornar a algoz do próprio Edvaldo, caso vença a eleição do próximo dia 27.

Assim, em última análise, a não reeleição de Bittencourt, pelas qualidades aqui já citadas, é uma derrota para Aracaju e também pra Edvaldo! Afinal, quem mais do que o vereador defendeu e defende o legado ‘edvaldista’ em Aracaju? E lógico que isso consome créditos eleitorais e que isso ‘queima’ pontes que, numa última instância, dificulta uma eleição, por óbvio.

Enfim, a falta que Bittencourt vai fazer na Câmara em 25 será sentida de qualquer forma. Caso Luiz vença – cenário menos provável no momento –, teria em Bittencourt um aliado na vereança que conhece o governo atual de cabo a rabo. E caso Emília vença – cenário mais provável no momento –, teria um opositor a altura que permitiria que a população tivesse acesso a todos os lados em todas as questões da vida público-administrativa aracajuana.

Mas é aquela coisa: não deu pra agora, pode dar pra mais adiante. E, nesse caso, aqui vai mesmo é um toque pra Bittencourt: cabra, não desista de Aracaju e já esteja pronto pra novos embates eleitorais, caso de 26, por exemplo. É que parlamentares da iguala do vereador Bittencourt não apenas fazem falta aos nossos parlamentos, mas também são essenciais para o bom funcionamento deles e para a democracia em si. E tenhamos dito!

 

Em março de 2020, governo passou a Orla AJU p/ gestão de Edvaldo. Péssimo negócio a Orla só piorou. No vídeo o monumento (ao lado dos lagos) em homenagem ao fundador de AJU, Inácio Barbosa, corroído pela maresia e já torto prestes a desabar e causar um acidente. Aqui: https://x.com/i/status/1846660782693491190 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AJU! Absurdo! Continua o Depósito de lixo e entulho ao lado do Constâncio Vieira e da Biblioteca pública E o blog há vários meses denunciou e o MPSE acionou a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju – sim ela existe caro leitor (obs: não é sarcasmo, jamais) – que chegou a autuar dois proprietários de terrenos na rótula próximo ao Constâncio Vieira e da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, além de diversos estabelecimentos comerciais no local, inclusive uma escola de inglês. Com a autuação da Sema, um dos dos proprietários – o do terreno menor – fez dentro do prazo o muro. Porém, o proprietário do terreno maior parece que tem costas quentes na Prefeitura, porque além de não construir o muro, a gestão municipal manda semanalmente a empresa Torre limpar o terreno. Ou seja, gastando dinheiro público quando na verdade deveria acionar judicialmente o proprietário. Porém é Aracaju terra de muro baixo, literalmente….

Quem fiscaliza? Residencial Irmã Dulce entregue há pouco tempo já está sendo utilizado para outros fins O residencial Irmã Dulce, cuja primeira etapa foi entregue às vésperas do 1º turno para 704 família, além dos problemas de acabamento denunciado pelos moradores está com um problema grave denunciado por eles mesmos: alguns já estão fazendo puxadinhos e comércio na área residência localizada no Bairro 17 de Março. Quem fiscaliza? Quando assina o termo de posse o morador não fica responsável por morar no imóvel? Com a palavra os responsáveis…

DNIT continua enganando com a BR-101 Não só trechos em Sergipe onde as obras não avançam. Quem vai de Colégio/AL a Maceió encontra vários trechos abandonados, como em Junqueiro e em São Miguel dos Campos. E olhe que o Ministro dos Transportes é de Alagoas! …

Na Alese O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe ontem, 16, a prestação de contas da pasta referente ao segundo quadrimestre de 2024. Entre os destaques pontuados pelo secretário estão o pioneirismo no tratamento com derivados de cannabis e o lançamento do segundo protocolo de tratamento, os investimentos nas áreas da saúde, bem como o sucesso do programa Opera Sergipe, que já atendeu com cirurgias eletivas mais de 18 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Alese II “O Opera Sergipe tem desempenhado um papel importante para a população sergipana. É um programa que, desde o lançamento, tem promovido saúde e bem-estar. Estamos ainda na primeira fase, e logo entraremos na segunda, que trará novas cirurgias, como endometriose, reconstrução da mama, cirurgia para câncer de próstata, bariátrica e outros procedimentos que estamos avaliando”, informou o secretário.

Na Alese III Na oportunidade, Cláudio Mitidieri também detalhou que a execução orçamentária da SES ao longo desse quadrimestre foi de R$ 1,7 bilhão. Já para a reestruturação das unidades, o Governo do Estado investiu mais de R$ 640 milhões. Em relação às receitas das Fundações Hospitalar de Saúde, Parreiras Horta e Estadual de Saúde os valores ultrapassam os mais de R$ 400 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital de Cirurgia promove III Simpósio da Qualidade e Segurança do Paciente hoje, 17 Com o tema “Governança Clínica: o Pilar Fundamental do Cuidado Eficiente”, o Hospital de Cirurgia (HC) promove hoje, 17, III Simpósio da Qualidade e Segurança do Paciente. Voltado para equipe multidisciplinar e convidados especiais da instituição hospitalar, o evento acontecerá no auditório do Museu da Gente Sergipana, a partir das 13h45.

Segurança do paciente  O simpósio tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança do paciente e as práticas baseadas em evidências no hospital, promovendo discussões sobre a integração do corpo clínico na estruturação de processos assistenciais seguros e eficientes. Nesta terceira edição, o evento traz um diferencial: a integração entre o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o Escritório da Qualidade e a Governança Clínica. Esses três setores do HC desempenham função essencial na qualificação do cuidado prestado aos pacientes do hospital.

 HC Acreditado O III Simpósio também marca o primeiro grande evento do HC após a conquista da certificação Acreditado Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa chancela reconhece a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo hospital. O Cirurgia, que atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a alcançar uma acreditação. No Brasil, apenas 6% dos 7.309 hospitais em atividade possuem algum tipo de certificação, seja pela ONA ou por outras entidades certificadoras, de acordo com dados da Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS).

Temáticas do Simpósio A programação do simpósio incluirá palestras e mesas-redondas interativas, abordando a segurança do paciente nos diagnósticos médicos e o engajamento do corpo clínico na melhoria contínua dos processos assistenciais.

 Maior feira científica Nesta sexta-feira, 18, acontece a 14ª edição da maior Feira Científica de Sergipe (Cienart), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A feira contará com 128 projetos apresentados nas categorias “Bancada” Ciências, Tecnologia, Artes e “Palco”, subdivididas em ensino fundamental (6º a 9º anos), ensino médio, e ensino médio com participação de professores do ensino superior. Dos 250 inscritos, 128 projetos foram classificados, sendo 104 da rede pública estadual de ensino, representando 80% dos projetos. Esse resultado confirma que a rede pública estadual tem se consolidado como um celeiro de iniciação científica.

  PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

SKIBrasil propicia momento histórico para o karatê no Nordeste com evento realizado em Salvador No último sábado, 12, foi realizado em Salvador (BA), Seminário Internacional de Karatê numa realização da SKIBrasil com a participação de 130  karatecas de todas agremiações com pessoas de todas idades treinando com a garotada, “Foi um feito histórico este seminário na Bahia que conseguiu juntar todos as agremiações, toda as famílias, como por exemplo, as famílias Caribé e Rangel que difundiram o karatê na Bahia e vários outros clubes de toda Bahia, Alagoas e Sergipe”, disse o diretor da SKIBrasil no Nordeste, Yoakan Jocelis, que ressaltou a qualidade do Grande Mestre e Hiroshi Ishikawa, 9º DAN que comprovou o nível técnico altíssimo dos caratecas nordestinos num treinamento de quatro horas com todos participantes. “Ficamos feliz em contar sempre com este grupo que fomenta o karatê no Nordeste” ressaltou elogiando também o trabalho realizado pelo presidente da SKIBrasil, Alex Fraklin. O evento realizado no IFS/BA, teve o apoio das Óticas Carol, Viação Progresso, Rede Primavera, Propagtur, vereador Anderson de Tuca, Dalon Alimentos,  Espetinho do Dorea.

OPINIÃO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO 

– 17 DE OUTUBRO –

“Tal qual ‘Zé Gotinha’, sou um vacinista convicto, passional, inveterado e assumido.”  Por Clarkson Moura

SEM VACINA, O QUE SERIA DA HUMANIDADE?

Como já é de conhecimento geral, para além da mera ausência de doenças, a Saúde deve ser descrita como um complexo estado de bem-estar físico, mental e social, que pode ser mantido, quando se adotam hábitos como, por exemplo, boa alimentação, higiene pessoal, sono tranquilo, práticas de exercícios regulares etc. Essa definição foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Hoje mais do que nunca, os problemas relacionados à Saúde afetam todas as pessoas, pois a fome, a exclusão social, as endemias, epidemias e pandemias, que assolam as regiões pobres de nosso Planeta podem influenciar toda a Humanidade, à medida que os agentes causadores e transmissores de doença exsurgem ubiquamente, se alastram cada vez mais vertiginosamente e/ou se tornam mais resistentes aos medicamentos e antígenos.

A Saúde se tornou, portanto, uma questão mundial, e, assim, a responsabilidade pelo bem-estar de todos os povos menos favorecidos é de toda a Humanidade. Nesse contexto, insere-se a OMS, que ajuda os governantes das nações a planejar e organizar seus programas e serviços de saúde pública. Isso determina melhoria nos padrões sanitários, acesso da população à educação, erradicação da fome etc., ou seja, medidas básicas necessárias para se atingirem níveis mais aceitáveis no âmbito da Saúde Pública.

Por um imperativo inevitável e categórico, ainda que não o seja na embaçada visão de um negacionista ou antivacinista — o que não é o caso do modesto autor deste singelo texto — impõe-se-nos reverenciar e, por tabela, decantar a estatura intelectual e amplitude cultural de duas predestinadas pró-mulheres cujo legado fármaco-imunológico, no excepcional e coetâneo momento da Humanidade ante a avassadora e inexorável pandemia da Covid-19, traduziu-se num indelével e histórico achado científico, que a voracidade do tempo não destrói, nem a falibilidade da memória humana esquece.

Em verdade — diga-se de bom lembrete — não fosse a genialidade zenital dessas duas geniais biocientistas, dra. Sarah Gilbert, especialista e professora de Virologia da conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra — a mãe da vacina da AstraZeneca — e, mormente, dra. Katalin Karikó, bioquímica húngara, especializada e precursora no mecanismo do mRNA, vice-presidente sênior da BioNTech, na Alemanha — a mãe da vacina Pfizer/BioNTech e ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 — a Biociência, a Biotecnologia e, principalmente, a Humanidade não estariam desfrutando da mais nova e revolucionária tecnologia de produção de hodiernos, nascituros e vincituros imunizantes — vacinas — e medicamentos contra os mais aterrorizantes, contagiosos, mutantes e letais vírus — já catalogados ou não — que coabitam, conosco, na biosfera, nos infectam e nos ameaçam extinguir a vida na Terra.

Ademais, faz-se, também, oportuno reconhecer a importância e o mérito do Sistema Único de Saúde (SUS), com seus 36 anos de existência — uma das maiores, complexas, gratuitas e eficientes estruturas sistêmicas do gênero no Mundo, suporte garantidor do modelar Programa Nacional de Imunização (PNI) — bem como a ética, o heroismo e a vocação dos profissionais de saúde, o esforço hercúleo e público da maioria dos governadores e prefeitos, dos demais lídimos agentes estatais; integrantes das operantes instituições republicanas, da nossa Federação — constituída em Estado Democrático de Direito — os quais convergiram no sentido de rechaçar as contraproducentes e deliberadas medidas do antecessor “Desgoverno Federal”, de defectivo combate à aterrorizante, devastadora e velocíssima pandemia da Covid-19, na sua fase mais aguda.

Aliás, a Ciência e a Tecnologia brasileiras — a despeito do projeto de ditadura da ignorância e da estupidez implantado, no País, pelo desgoverno anterior — ocuparam, nos translatos quatro anos sombrios, seu merecido lugar no “ranking” científico-tecnológico mundial, graças à genialidade, pujança e perseverança dos nossos preciosos recursos humanos, a exemplo das consagradas pesquisadoras da Universidade de São Paulo, Jaqueline Goes de Jesus (baiana, nordestina e paraíba) e Ester Sabino, que, em tempo recorde, ou seja, 48 horas após o registro oficial, em 26/2/2020, do primeiro caso de um homem infectado no Território Nacional, conseguiram sequenciar o genoma do vírus da Covid–19, quando a média do tempo de tal feito científico, nos países mais desenvolvidos, gira em torno de 15 dias.

E mais, restou-nos comprovado que o então “Desgoverno Federal” procurou, deliberadamente, destruir, ao mesmo tempo, não só o nosso resiliente e combalido Sistema de Ensino Superior, mas também o SUS e o PNI, ensejando, assim, um irreparável e consequente êxodo de emergentes e promissores gênios da comunidade científico-tecnológica e de tarimbados e consagrados profissionais da Saúde deste “Patropi”.

Por remate coroante desta azada reflexão, destaque-se, de bom alvitre, que os maiores pensadores do Planeta, em todos os tempos, têm sido uníssonos em oracular:

“O mal consiste na ignorância; o bem consiste no saber.”

Abaixo! os negacionistas, anticientifistas, misoneístas, sadistas, eugenistas, genocidas, racistas, totalitatistas e fundamentalistas deste País e, por extensão, de todo o planeta Terra!

CIÊNCIA, SIM!

VACINA, SIM!

Parabéns! biocientistas, vacinólogos, imunologistas, infectologistas, tecnólogos, médicos e demais profissionais da área de Saúde Pública e afins do Brasil.

O QUE SERIA DE NÓS, SEM VÓS?!

(Por Clarkson Ramos Moura)
 
 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Santo Agostinho dizia que “se você duvida, é porque você crê”. Essa frase põe a gente no colo. Então creio, tenho fé.” Fernanda Montenegro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo, nesta quarta-feira (16/10), à Pontifícia Faculdade Teológica da Sicília “São João Evangelista” por ocasião do 43º aniversário do início das atividades acadêmicas. “Coloco-me idealmente nas pegadas de São João Paulo II, que visitou a Faculdade da Sicília em 21 de novembro de 1982, por ocasião de sua visita pastoral a Belice e Palermo”, diz o Papa na viodeomensagem. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/papa-francisco-faculdade-sicilia-redes-salvacao-amor-mafia.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais