Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Será que as digníssimas autoridades não passam pelas avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco, José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e percebem que os usuários do transporte coletivo não sabem onde ficam? Alguns ônibus param no meio no “novo” corredor, outros param no lado antigo.
Essa obra de imaginação de faixa exclusiva para ônibus nessas avenidas está caracterizada como elefante branco. Pode ser considerado também como um crime contra o erário? Foram gastos, segundo a PMA, R$ 20 milhões na obra que foi iniciada em dezembro de 2019 (isto mesmo 2019).
Um gasto absurdo sem efeito positivo algum. Pelo contrário, causa transtornos a motoristas, pedestres e usuários de ônibus coletivos.
E as árvores derrubadas? A população chegou a realizar manifestações e a PMA disse que seriam replantadas e tudo mais. Nem corredor, nem árvores.
O prefeito Edvaldo Nogueira precisa ser responsabilizado judicialmente por essa “cagada” administrativa, mal planejamento e prejuízo visível.
Fato semelhante aconteceu na administração de João Gama, no final dos anos 1990, quando trocou de forma intempestiva o piso do calçadão da Rua João Pessoa, jogando no lixo as pedras portuguesas tradicionais e colocando um piso escorregadio e claro, passível de muita sujeira.
O prefeito seguinte, Déda, foi obrigado a trocar tudo imediatamente.
Perguntar não ofende: ao prefeito de AJU, ao MPE, ao TCE e outros órgão competentes:
Quando vai funcionar?
Ou desistiram depois de gastarem tanto dinheiro?
Existe alguma falha?
Como se planeja e executa uma obra caríssima e não é utilizada?
Quem dará uma explicação à população que paga seu IPTU em dia?
A cidade Inteligente, Aracaju sem mobilidade.
Moradores preparam bolo para comemorar aniversário de “escoramento” de novo ponto de ônibus E moradores da região da Avenida Adélia Franco, preparam uma festa com bolo para comemorar o 4º mês de aniversário de “Escoramento” do novo ponto de ônibus localizado em frente a sede da Cehop. O blog já publicou aqui no mês de agosto, mas parece que a SMTT fechou as portas…
Da pá de cal que foi o “empurra empurra” que implodiu uma candidatura O titular deste espaço confirmou com vários militantes históricos do partido e lideranças que estavam no local no fim de semana, no município de Estância. O “empurra empurra” entre duas lideranças – uma delas candidato majoritário – foi feio e implodiu toda campanha. A campanha que já não decolava, teve o caos instalado.
Os sapos que estavam sendo “engolidos” pularam foram Sobrou até para morador que tinha um candidato ao governo de outro lado, mas o candidato ao Senado do lado de cá. O morador foi esculhambado pelo candidato desesperado.
O estresse tomou conta de todos A comandante de um candidato numa reunião na última segunda-feira chamou outro candidato da coligação de traidor. Outra liderança que entrou no barco da candidatura na prorrogação do segundo tempo foi escanteada e só apareceu numa carreta lá no fundo do carro, só para justificar.
O caos está instalado… Uma liderança que foi traída, inclusive com áudios públicos, já enviou material para gráfica só com o número do presidenciável. O clima é de “salvem-se quem puder”.
Da futura série o “Mau Mau” do mal feito Já disse Goethe: “A ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.” Pois bem, a frase serve para o superintendente “Mau Mau” de uma entidade ligada a empresários que já abandonou o barco de quem lhe deu as mãos e todo o poder atual. Pelo jeito, se o barco mudar em breve, “Mau Mau” vai ficar sem dormir porque será “convidado” a pular na água…
Somese E dando continuidade a rodada com os candidatos ao governo de Sergipe hoje é a vez da participação do candidato Valmir de Francisquinho participar do almoço da Sociedade Médica de Sergipe – Somese ao lado do candidato ao senado, o médico Eduardo Amorim. O “Almoço Somese” já é uma tradição no período eleitoral onde a categoria tem a oportunidade de ouvir e debater com os candidatos majoritários.
Nossa Senhora das Dores: Moção de Aplausos a toda força policial pelo trabalho na Festa da Padroeira E a Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores homenageou toda forca policial que trabalhou na tradicional Festa da Padroeira do município que foi a mais pacifica dos últimos anos, apenas com BO simples e 02 termos circunstanciados. Sem nenhum crime grave o auto de prisão em flagrante.
Diálogo e interação O sucesso da festa foi fruto da ação conjunta da PM, da PM e da Guarda Municipal e ações sincronizadas e em sintonia postas em prática pela Depol de Dores, 10º BPM, CPMI, sob o comando do coronel Ribeiro, Caatinga e demais grupamentos especiais. Um belo exemplo quando o diálogo permanente entre as polícias gera uma festa pacifica juntamente com a interação com a sociedade civil organizada. De parabéns todos os envolvidos.
Desde o último dia 15, morador espera Deso para consertar vazamento no conjunto Inácio Barbosa, em Aracaju Na Rua Padre José de Anchieta, número 66, no conjunto Inácio Barbosa, em Aracaju, um vazamento no esgoto está deixando toda rua com um fedor insuportável e os moradores com problemas de saúde. A Deso foi chamada, confirmou que o vazamento é de esgoto, mas não enviou outra equipe especifica para resolver o problema.
Lugar de mulher é onde ela quiser e a sergipana escolheu o 55″, diz Fábio Um mar de girassóis invadiu as ruas do centro de Aracaju nesta quarta-feira, 21, com a caminhada ‘Elas com Fábio’. O grupo de mulheres apoiadoras do candidato do PSD, Fábio Mitidieri, ao governo do Estado saiu da praça Camerino até a praça General Valadão, apresentando propostas de políticas públicas para Mulheres nas áreas de emprego, inclusão e combate à violência.
Objetivo O movimento feminino ‘Elas com Fábio’, organizado pela empresária Érica Mitidieri, esposa do candidato ao governo, tem como objetivo destacar a força e importância que as políticas públicas destinadas às mulheres têm na campanha do grupo 55 e terão no governo. Em seu discurso, Érica falou sobre representatividade na futura gestão de Fábio.
Construção “Representatividade foi o que fizemos hoje. Nós que somos mulheres sabemos que não é fácil conciliar tantas tarefas. Quero construir políticas públicas que façam diferença na vida do sergipano. É por isso que estou neste projeto. Para construir um Sergipe de amor, de inclusão, de desenvolvimento. Tenho perguntado o que o sergipano espera e a resposta é um governo de esperança. É isso que falo para Fábio. Vamos trabalhar por representatividade, por igualdade”, declarou.
Plano de Governo O Plano de Governo de Fábio traz políticas públicas para Mulheres nas áreas de geração de emprego, saúde, educação e segurança. Entre as propostas, está fomentar o desenvolvimento de programas de estímulos ao empreendedorismo feminino. “Érica foi conquistando espaço, conversando com as pessoas, e tem participação importante na campanha. Sergipe terá uma primeira-dama atuante, focada em políticas públicas para mulheres inclusivas. Estou feliz e agradecido por este momento. Lugar de mulher é onde ela quiser e a sergipana escolheu o 55”, disse Fábio.
Presença Elayne de Dedé, ex-prefeita de Malhador, participou da caminhada e afirmou que está com Fábio porque ele defende a presença da mulher na política. “Fábio é um deputado atuante, trabalhou por todos os municípios sergipanos. Tem projetos para o desenvolvimento de Sergipe e está atento à representatividade feminina. Trabalhará ao nosso lado”.
Em atos de campanha, Francisco Navarro e Luciano Paz fazem panfletagem no bairro Luzia Seguindo com os atos de campanha, o candidato a deputado federal e ex-diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Francisco Navarro (Podemos), juntamente com o candidato a deputado estadual e ex-secretário da Saúde de Aracaju, Luciano Paz (Podemos), estiveram nas ruas do bairro Luzia, Zona Sul de Aracaju, na terça-feira (20). Em mais uma panfletagem realizada com sucesso, os candidatos apresentaram suas propostas e bateram um papo com a população.
Prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, declara apoio a Laércio Uma multidão foi às ruas na noite da terça-feira, 19, em Areia Branca, para acompanhar a “pisadinha” organizada pelo prefeito Alan de Agripino, que marcou a apresentação dos seus candidatos nesta eleição, que tem Fábio Mitidieri ao governo, Zezinho Sobral candidato a vice-governador, Laércio Oliveira ao Senado, Yandra de André deputada federal e Luciano Bispo deputado estadual. Também estiveram presentes no evento o prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza, o prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, além de vereadores de Areia Branca, ex-vereadores e lideranças.
História Ao confirmar apoio a Laércio para o Senado, o gestor disse que ele tem palavra e história no município. “Estamos voltando em candidatos que já ajudaram Areia Branca. Minha palavra na política é sempre gratidão, e eu tenho gratidão por Laércio porque ele fez por Areia Branca e pode fazer muito mais. Ele é o senador do emprego, nós estamos em uma cidade que precisa muito de emprego e ele pode estar trabalhando pra trazer mais oportunidades para cá. Como senador, eu tenho certeza que ele fará muito por nosso município”, disse Alan de Agripino.
Compromisso O ex-prefeito de Areia Branca, Agripino Santos, falou sobre a importância de ter um senador comprometido com o desenvolvimento do município e do Estado de Sergipe. “Laércio é uma pessoa séria, que foi deputado federal e ajudou muito o Estado de Sergipe e com certeza como senador irá ajudar muito mais, não só Areia Branca mas o Estado como um todo. Então, nós aqui de Areia Branca precisamos eleger um senador comprometido com a geração de empregos e com o desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou.
Capacidade O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, enalteceu a capacidade de Laércio para gerar empregos e seu compromisso com Sergipe. “Laércio é um homem de responsabilidade, que tem na sua essência o empreendedorismo para Sergipe, a criação de emprego e renda. O povo sergipano já começou a reconhecer o seu trabalho e vai lhe tornar senador para o bem da política e para o bem de Sergipe”, disse Luciano.
Racismo Religioso será debatido pela Alese hoje,22 A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória vai realizar mais uma edição do projeto ‘Quintas Negras – Xirê do Saberes’. O evento está marcado para acontecer no dia 22 de setembro, a partir das 9h da manhã, e o tema será “Racismo Religioso e resistências do povo de santo e do nosso sagrado”. A programação cultural acontece mensalmente as quintas-feiras. Nesta edição, contará com a exibição do curta-metragem: ‘’Os caminhos de Xangô – a resistência das religiões afro-brasileiras’’. Já a palestra será ministrada pelo Prof. doutor do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe e Babalorixá, Fernando Aguiar.
Promoção ”A oferta de discussões e debates sobre as questões ético-raciais dentro da Casa Legislativa é uma forma de reconhecimento e promoção de justiça social ,por meio de atividades reflexivas de temas tão atuais que promovem a conscientização da sociedade. O debate inicia a partir da Constituição de 1988, quando se afirma que o Estado Brasileiro é laico, mas as pessoas principalmente, as que seguem as manifestações de matrizes africanas são vítimas do racismo religioso de forma institucional quanto de seguidores de outros credos. O foco é falar sobre o racismo e provocar essas discussões na sociedade”, destacou Fernando Aguiar.
Promoção II O projeto ‘Quintas Negras’ da Alese debate temáticas raciais em espaços públicos. “Ele surgiu em 2019 como forma de aproximar a população sergipana da Casa Legislativa. Sempre trazemos como convidados professores e militantes ligados à temática racial, líderes comunitários, cineastas, artistas, representantes de religiões de matrizes africanas. A ideia é promover a conscientização visando a igualdade racial”, falou a escritora, assessora de Cultura da Escola do Legislativo e responsável pelo projeto Quintas Negras, Vera Vilar.
Debate Além de palestras, o projeto ‘Quintas Negras –Xirê dos Saberes’ conta com debates e roda de conversas com os participantes. O objetivo é ampliar a pauta com diversidade de informações para a população em geral e abordar os temas como promoção da igualdade racial e combate a intolerância racial e religiosa. Nesta edição participam:
Debatedores I Dr. Ilzver Matos, doutor em Direto (PUC-Rio); Diretor da DDH na Secretaria Municipal da Assistência Social (PMAJU); 2º lugar geral no concurso público 2019 para Professor Titular em Direito (UFS). Dra. Ana Paula Miranda, doutora em Antropologia; professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFF/RJ);Pesquisadora do INCT/InEAC.
Debatedores II Martha Sales Costa, Especialista em Antropologia; Graduada/Licenciada em Sociologia; coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró (Casa de Mar); sócia-fundadora e membro da Sociedade Omolàiyé; membro do Conselho da Organização de Mulheres de Axé do Brasil; Yalaxé no Ilê Axé Omin Mafé. Dra. Yérsia Souza de Assis, pós-Doutoranda em História (UFS); doutora em Antropologia Social (UFSC); Professora e Antropóloga; preta nagô do Samba de Aboio de Santa BarbaraEkédjí no Ilê Axé Omin Mafé.
Rede Primavera é representada no 70º Congresso Brasileiro de Coloproctologia O Rio de Janeiro sediou de 15/09 a 19/09, o 70º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, e reuniu palestrantes e médicos de várias partes do Brasil e do mundo. A Rede Primavera foi representada pelos coloproctologistas Dr. Felipe Torres, atual Presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Coloproctologia e o Dr. Jerzey Timóteo, também membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Durante os quatro dias do evento, foram discutidos assuntos relevantes da especialidade médica e cirúrgica sobre as doenças do intestino grosso, do reto e do ânus, além de diagnóstico como, colonoscopia, manometria e ultrassom endorretal, exposição de produtos e medicações.
Diálogo e experiência Dr. Felipe ressaltou a importância da ampliação do diálogo e da troca de experiência com expoentes da especialidade do Brasil e exterior para proporcionar o melhor tratamento para cada paciente. “Entre os temas mais relevantes, demos muita atenção ao tratamento minimante invasivo do câncer de intestino e reto, como a cirurgia videolaparoscópica e a cirurgia Robótica, em franca ascensão no Brasil “, concluiu.
TCE promove debate com órgãos de saúde para ampliar vacinação em Sergipe Com o objetivo de contribuir para que a cobertura vacinal contra a poliomielite atinja números satisfatórios, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) promoveu reunião nesta quarta-feira, 21, com dirigentes das secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju, bem como da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
Processos O encontro foi proposto ao colegiado do TCE em sessão do Pleno pela conselheira Susana Azevedo, que é a relatora dos processos da área da Saúde. Sua A motivação inicial esteve na baixa adesão da população à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mas a procura insuficiente por outros imunizantes fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também entrou em pauta.
Esforço “Marcamos esta reunião para induzir os gestores a fazerem um esforço a mais até que tenhamos uma cobertura vacinal superior aos 90% do público-alvo; os números atuais são ruins e temos que trabalhar juntos para mudar essa situação”, destacou a conselheira Susana Azevedo, lembrando que, até início do mês, conforme o Ministério da Saúde, apenas 34% das crianças de 1 a 4 anos haviam tomado a vacina contra a pólio.
Dados A realidade sergipana foi atualizada pela secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e indica uma cobertura vacinal de 64% contra a poliomielite e de 41% no caso da vacina tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. “Essa junção dos órgãos sugerida pelo TCE será fundamental para atingirmos índices satisfatórios, imprescindível para a segurança da população. Após essa reunião, traçaremos as estratégias para o êxito da campanha, vencendo as dificuldades e organizando datas e toda a estrutura necessária”, comentou a gestora.
Carta compromisso Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, reuniões como esta reforçam que a função do controle externo vai além das auditorias e fiscalizações. “Os Tribunais de Contas de todo país têm trabalhado na função de articulação de políticas públicas e, nesse ponto, identificamos que a política pública de vacinação precisa de uma maior adesão tanto da sociedade quanto dos próprios municípios”, afirmou Bandeira, que ainda sugeriu a elaboração de uma carta compromisso na qual os gestores municipais assegurem seu empenho.
Carta compromisso II A proposta recebeu o apoio da conselheira Susana Azevedo. “Através dessa carta todos assumirão o compromisso de elevar os percentuais de vacinação aos números ideais até o dia 31 de dezembro deste ano; vamos dialogar com os demais conselheiros para que possamos envolver todos os jurisdicionados”, comentou a conselheira.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
CSB-CENTRAL DOS SINDICATOS BRASILEIROS NA LUTA – Paralisação de 24h e mobilização em prol do Piso Nacional da Enfermagem Os servidores da enfermagem começaram na manhã da terça-feira, 21, a paralisação de 24h e se mobilizaram em frente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e nas ruas do em prol do cumprimento do piso nacional da enfermagem. O ato, promovido pelo Sindicatos da Saúde do Estado de Sergipe faz parte da ação nacional seguida pelas as Centrais Sindicais, Federações, Confederações e Sindicatos da Área da Saúde.
Que tal um passeio maravilhoso, com banhos deliciosos nas águas do Rio São Francisco, passeio de catamarã, uma trilha super leve pela verdadeira Rota do Cangaço, onde morreu Lampião e um dia pra lá de agradável no espaço Angicos, com uma estrutura maravilhosa??? Tudo isso e muito mais nesse dia incrível… confira!
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
As qu come to recognize the oneness of humanity, our motivation to find peace will grow stronger. Sisters and brothers must share each other’s suffering. Mutual respect, trust, and concern for one another’s welfare is our best hope for lasting world peace. #PeaceDayChallenge
0 Surpreendente projeção de fundo para a bolsa em caso de vitória de Lula. Pedro Chermont, da Leblon Equities, vê volta do investimento estrangeiro, crescimento de 50% do Ibovespa com melhoria da economia e mudança de governo (Veja)
NUNCA O NUNCA
Nunca fui defensor do voto útil.
Nunca o utilizei como argumento.
Nunca a Constituição de 1988 foi tão ameaçada.
Nunca o fascismo cresceu tanto no Brasil.
Então o meu NUNCA nunca mais será o mesmo: O MEU VOTO SERÁ SUPER ÚTIL
#ForaBolsonaro
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A ingratidão é filha da soberba.” Miguel de Cervantes.
Na audiência geral desta quarta-feira (21/09) o Papa Francisco fez um apelo para recordar o Dia dedicado à conscientização sobre Alzheimer. Estas foram suas palavras:
“Hoje é o Dia Mundial do Alzheimer, uma doença que afeta tantas pessoas que, por causa desta condição, muitas vezes são colocadas às margens da sociedade. Rezemos pelos pacientes de Alzheimer, por suas famílias e pelos que os cuidam amorosamente, para que sejam sempre e cada vez mais apoiados e ajudados. Também associo em oração os homens e mulheres que se submetem a hemodiálise, diálise e transplante, que estão aqui presentes com uma representação”
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-09/papa-francisco-dia-mundial-alzheimer-audiencia-21-setembro.html