Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
(Vídeo de ontem, 11, às 19h50, na antiga Sarney (rodovia SE-100) depois dos bares Parati e Rei Beach)
A cada dia que passa o blog tem certeza que há uma distância enorme do que passa na cabeça do governador Fábio Mitidieri e alguns secretários e presidente de órgãos do segundo escalão, como por exemplo o DER/SE.
Depois da nota sem “pé nem cabeça” do DER/SE publicada ontem neste espaço o blog foi informado que o Ministério Público do Estado de Sergipe vai entrar no TJSE com o pedido de cumprimento de sentença contra o DER pela obrigação de tomar as providências e recolher os animais da antiga Sarney, rodovia SE-100, conforme o acordado.
O órgão já tem fotos recentes – pós assinatura do acordo – e a Ouvidoria do MPSE, através do procurador Eduardo Lima de Matos, encaminhou ofício ao Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente – Depema, informando que: “Chegou ao conhecimento da Ouvidoria, através de denúncia publicada em rede social, que os animais estariam saindo de uma propriedade rural vizinha, sem cercamento adequado, sendo possível identificar a recorrência da situação inclusive durante o período noturno, conforme demonstrado nas imagens fotográficas anexas. Destarte, este Ouvidor, que já atuou como testemunha em procedimento que tramitou perante esta Promotoria, verificou, in loco, a veracidade das informações publicadas, e destaca que a situação não foi resolvida, havendo risco iminente à segurança pública e à integridade física de usuários da via.”
No ofício, o procurador da Ouvidoria do MPSE pede a adoção de medidas investigativas para eventual responsabilização criminal de quem por dever legal deveria impedir tal conduta.
Agora a diretoria do DER/SE pode ser responsabilizada criminalmente porque assinou um acordo com o MPSE, por conta de uma Ação Cívil Pública e não cumpriu a parte dela
Já da parte do governador Mitidieri o blog espera que ele chame seus subordinados para as devidas explicações. Com o blog lembrou ontem: há anos esses animais circulam livremente na Sarney. Reprimir é muito simples, basta seguir os animais no seu retorno, identificar o terreno e punir o proprietário.

Há uma distância enorme do que passa na cabeça do governador Fábio Mitidieri e alguns secretários Outro exemplo que o governador precisa chamar o feito à ordem é uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde, de abril deste ano, onde o secretário Cláudio Mitidieri, renovou uma comissão especial com o pagamento de R$ 800,00 para seis ou sete servidores. E até o presente momento a secretária da Fazenda, Sarah, não autorizou. A pergunta para o governador: será que ela está jogando contra? Ela manda também na saúde? Será que o secretário Cláudio Mitidieri que deixará o cargo no próximo mês para ser candidato tem conhecimento?
Poço Redondo A obra do novo sistema de captação, adutora de água bruta e Estação de Tratamento de Água (ETA) da Deso no Povoado Curralinho, em Poço Redondo, já ultrapassa 95% de execução e está prevista para ser concluída até o final deste mês. Com investimento de R$ 11,1 milhões, a obra é um sonho aguardado há décadas pela população local. “Estamos muito perto de entregar uma obra histórica. Produzir água tratada para o povo do sertão é levar dignidade, saúde e qualidade de vida”, destacou o presidente da Deso, Luciano Goes.
Projeto “Aju é Mangue” Uma das iniciativas neste sentido é o projeto ‘Aju é Mangue’, voltado à recuperação, proteção e manejo do ecossistemas de manguezal em áreas urbanas por meio de uma tecnologia inédita para produção de mudas de três espécies de mangue em ambiente controlado. “O ‘Aju é Mangue’ é um grande plano de ação voltado a restauração dos manguezais da nossa cidade. O projeto envolve diversas frentes como como reflorestamento, educação ambiental e engajamento popular”, explicou Pedro Menezes, gestor de projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto teve seu primeiro reconhecimento nacional em agosto, ao fazer parte da programação do painel “Governo e Sustentabilidade”, no Connected Smart Cities, em São Paulo, maior evento de inovação e sustentabilidade do país.
Resultados parciais O primeiro plantio experimental do projeto aconteceu em julho, no bairro Lamarão, na Zona Norte, quando a equipe técnica do Horto Municipal de Aracaju plantou 100 mudas de Mangue Vermelho. A espécie, que geralmente é encontrada na parte mais frontal do manguezal, em contato com a água, caracteriza-se por suas raízes-escoras que servem para dar sustentação à árvore e para absorver oxigênio. Dois meses após o plantio, a Sema realizou o monitoramento a fim de avaliar a adaptação das mudas, visto que elas foram produzidas em um ambiente controlado e transplantadas na natureza. Esse monitoramento trouxe resultados extremamente positivos: a taxa de sobrevivência das mudas foi de 94%, ou seja, das 100 mudas plantadas, apenas seis não sobreviveram. Em outubro, motivados pelo resultado animador, os técnicos do Horto realizaram a segunda ação de plantio de mangue. Dessa vez, o teste se deu com a espécie de Mangue Branco, e o manguezal escolhido foi o do bairro Coroa do Meio, na Zona Sul da capital. Mais 100 mudas foram plantadas e estão sendo monitoradas para avaliar a taxa de sobrevivência da espécie. Os resultados preliminares serão transformados em um estudo base para o desenvolvimento do primeiro Protocolo Municipal de Produção de Mudas de Mangue, permitindo, assim, que o modelo aracajuano de reflorestamento de manguezal possa ser replicado em outras cidades.
Benefício para as mulheres Com a chegada do mutirão, as mulheres lagartenses não precisam se deslocar para outra cidade para emitir documentos. Para elas, esse é um benefício que gera economia de tempo e de recursos financeiros, já que podem resolver todo o processo dentro da própria cidade, como no caso da agricultora do Assentamento Camilo Torres, Ivone Cardoso Santos, 45. “Estou achando o máximo, porque é uma grande oportunidade para quem precisa fazer ou regularizar um documento. Hoje vim pegar uma declaração que estava pendente no Incra e estou achando ótimo não precisar me locomover daqui para Aracaju, porque ia causar muita burocracia, tem que pegar transporte, aí vem custo financeiro, e resolvendo aqui, facilita”, destaca. A agricultora do povoado Taperinha, Nadriele Rocha, também foi uma das beneficiadas pela ação. “Vim buscar os atendimentos que estão sendo ofertados e aproveitei para dar um up no visual, com o corte de cabelo. Também vou fazer meu RG. Com essa ação, temos uma facilidade maior, porque, além de não precisar ir para outra cidade, a ação também está sendo realizada em dia de feira, quando temos mais acesso ao transporte. Já economizo dinheiro e tempo, porque, de qualquer forma, já viria para a feira”, ressalta. Enquanto emitia a documentação, a lavradora do assentamento Roseli Nunes, Maria de Lourdes Alves Norte, 65, parabenizou as equipes responsáveis pelo evento. “Hoje aproveitei para fazer meu CAF, porque troquei de casa e preciso atualizar, e quero parabenizar a equipe responsável, porque fazer tudo isso aqui em Lagarto é melhor para a gente, já que não temos condições de ir para Aracaju, e, com os serviços vindo até nós, fica melhor. Aprovo demais a ação e dou nota 10”, conclui.

Atenção! O prazo para realizar o licenciamento anual obrigatório de veículos com placa final 0 encerra no dia 28 de novembro. A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) nesta segunda-feira, 10. Para realizar o licenciamento, o proprietário deve quitar o IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento. O DUA (Documento Único de Arrecadação) pode ser emitido pelo site e aplicativo do Detran/SE (www.detran.se.gov.br ), pelo chatbot disponível no portal e, também, nos caixas eletrônicos do Banese, facilitando o acesso e a regularização.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
NO SERGIPE RURAL SABÁDO 15.11, APOSENTADO TRANSFORMA A PROPRIEDADE EM LAGARTO NUM PARAÍSO VERDE E ENCANTA VISITANTES COM AS GALINHAS NAGASAKI. // COM APOIO TÉCNICO DA EMDAGRO E CHUVA NA HORA CERTA, SAFRA DE MILHO SUPERA EXPECTATIVAS E MOVIMENTA AS LAVOURAS DE CARIRA.// EM PROPRIÁ O INCENTIVO, O DESCARTE CORRETO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS FORTALECE A SUSTENTABILIDADE NO BAIXO SÃO FRANCISCO. // E EM SÃO CRISTÓVÃO, SEMANA MUNICIPAL DA AGRICULTURA FAMILIAR VALORIZA PRODUTORES E APROXIMA O CAMPO DA CIDADE.SABÁDO AS 7 HORAS NA APERIPÊ TV E REPRISES DOMINGO E QUARTA AS 8h DA MANHÃ.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“O elogio tem um poder mágico. Se quiser que o outro progrida, felicite-o sinceramente.” Michel Quoist.