“Não existe gestão profícua sem diálogo”. Entrevista vereador Camilo

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E o entrevistado desta semana é o vereador de Aracaju, Camilo Daniel (PT), que assumiu no último dia 24, a vaga com o falecimento da professora Ângela Melo. 

O pedido da Professora Ana Lúcia também foi crucial para a decisão, Ana é uma referência e respeito muito”, revelou Camilo ao ser questionado sobre a possibilidade continuar no MDA e não assumir o mandato.  Camilo tem 32 anos, é natural de Dourados (MS), possui bacharelado e licenciatura pela UFS em Ciências Sociais e mestrado em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sobre a gestão Edvaldo Nogueira Camilo disse que “Não existe gestão profícua sem diálogo, essa é a maior marca da gestão, pois os sindicatos, movimentos sociais e lideranças comunitárias não são ouvidas”. Um dos exemplos citados por ele é o caos no sistema de transporte e mobilidade urbana.

Nesta entrevista o vereador fala também do trabalho que realizou este ano como coordenador geral do Escritório Estadual de Desenvolvimento Agrário no Estado de Sergipe (MDA) e da necessidade de revisão do Plano Diretor. São anos e mais anos sem planejar e ouvir a população, deixando a cidade crescer sem nenhum ordenamento.”

 

Blog Cláudio Nunes – O vereador assumiu o mandato por conta do falecimento da vereadora Ângela Melo. De início parte da imprensa ventilou que o senhor poderia optar por continuar como coordenador do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Sergipe. O que pesou? Os pedidos, como da ex-deputada Ana Lúcia ajudaram na sua decisão?

Camilo Daniel: Foi uma decisão difícil porque em nenhum momento duvidamos da plena recuperação da professora Ângela. Acreditávamos sem dúvida alguma que ela retomaria o mandato, recebemos a notícia com muita surpresa. Para tomar a decisão conversei com os movimentos sociais e lideranças populares, porque o MDA tem o compromisso com a reconstrução das políticas públicas no campo e estávamos numa agenda intensa de realizações e atividades que possibilitam essa reconstrução. O pedido da Professora Ana Lúcia também foi crucial para a decisão, Ana é uma referência e respeito muito.

BCN – Como militante e liderança do PT em Aracaju, qual a avaliação que o vereador faz destes quase 7 anos da gestão Edvaldo Nogueira?

Camilo Daniel: Não existe gestão profícua sem diálogo, essa é a maior marca da gestão, pois os sindicatos, movimentos sociais e lideranças comunitárias não são ouvidas.  Além disso, a gestão municipal poderia estar mais preparada para construir a tal cidade do futuro que é tão pregada no seu slogan, no entanto o que vemos é a completa falta de planejamento e organização das ações no município. Um exemplo  disso está estourando agora com o sistema de transporte e a mobilidade urbana. A maior prova do descaso é que não tem ninguém satisfeito, nem os táxis bandeira, nem o transporte alternativo, nem os rodoviários e muito menos os usuários do serviço, que têm um serviço de péssima qualidade e uma passagem caríssima.

BCN – Um dos gargalhos é a revisão do Plano Diretor de Aracaju. O vereador vai lutar para que aconteça essa revisão? 

Camilo Daniel: Não tenha dúvidas disso! Discutir a cidade de Aracaju com seriedade requer pensar exaustivamente sobre o planejamento dessa cidade. Acredito que o último planejamento feito de verdade foi realizado ainda por Marcelo Déda quando foi prefeito. São anos e mais anos sem planejar e ouvir a população, deixando a cidade crescer sem nenhum ordenamento.

BCN – O vereador entende que é preciso salvaguardar algumas áreas de Aracaju, como a Zona de Expansão que é alvo da especulação imobiliária e vem crescendo desordenamente? 

Camilo Daniel: Acredito que está na hora de aprendermos que a crise climática e ambiental é real. Ou aprendemos a conviver com o meio ambiente preservando nossos manguezais, lagoas, reservas e depois pensar um outro modelo de desenvolvimento ou senão vamos ver cada vez mais afundar na crise climática que a natureza está devolvendo como resposta para nossas sociedades. Se uma lagoa foi aterrada para construir um condomínio com toda a certeza essa água não vai evaporar, ela voltará a inundar, em algum momento, as casas da população que já estava ali antes dos grandes empreendimentos. O crescimento desordenado da zona de expansão está afetando diretamente o povo mais pobre e isso é um reflexo direto da omissão que a prefeitura de Aracaju tem com essa região da cidade. E nesse momento me preocupa muito os investimentos que serão feitos na cidade com relação a zona de expansão pelo Banco do BRICS. Da minha parte terá fiscalização efetiva!

BCN – O senhor já passou quase um ano como vereador, quando Bittencourt virou secretário. O que a população aracajuana pode esperar destes 14 meses como vereador?

 Camilo Daniel: Muito enfrentamento, fiscalização e elaboração de leis que melhorem a vida do povo aracajuano. Enfrentamento porque é necessário na atual conjuntura que estejamos firmes na defesa dos interesses dos trabalhadores da cidade. Fiscalização porque a população precisa de um serviço público de qualidade e é esse o papel de quem tem compromisso com o povo e essa cidade. Elaboração de projetos de leis porque acredito que a sociedade e a cidade aracajuana avançaram bastante nos últimos anos com novos debates, a legislação municipal tem que estar atenta a respeito dessas transformações.

BCN – Quais serão seus principais focos de trabalho. Já tem algum projeto pronto para ser apresentado? 

Camilo Daniel: Minha atuação sempre foi pautada na defesa e valorização dos trabalhadores, dos servidores públicos, na luta pela educação de qualidade, pelo direito à moradia, alimentação saudável, acesso à cultura e transporte público de qualidade. Em breve apresentaremos projetos de lei que pretendem melhorar a vida da população aracajuana.

BCN – E no próximo ano? O vereador defende que o PT tem candidato próprio em Aracaju? 

Camilo Daniel: O Partido dos Trabalhadores é o partido do Presidente Lula, possuímos uma grande história política e principalmente com a cidade de Aracaju, tivemos Déda como prefeito e é natural que tenhamos um projeto para o executivo, mas reafirmo aqui o que venho defendendo há algum tempo, muito mais importante que o nome a ser apresentado é o programa político que vamos apresentar. Como já destaquei anteriormente, o nosso foco deve ser em apresentar para a cidade um programa condizente com as reais necessidades do nosso povo.

BCN – Por fim, como o vereador fazia parte do governo Lula, no comando do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar em Sergipe, qual a avaliação destes 10 primeiros meses do mandato dele? E quais as ações que o vereador, como coordenador-geral, conseguiu desenvolver em prol de Sergipe neste curto período de tempo?

Camilo Daniel: Apesar do presidente Lula assumir a gestão num cenário de terra arrasada, nós temos muitos avanços que estão melhorando a vida do nosso povo, como por exemplo uma tendência evidente na retomada de emprego, na geração de renda e na queda do preço da alimentação. A farmácia popular foi retomada, as bolsas para pesquisa tiveram aumento, a faixa de isenção de imposto de renda foi ampliada, ou seja, são ações que impactam diretamente o cotidiano das pessoas.

No período que fiquei no MDA assinamos o primeiro contrato do Brasil do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA que possibilita a inserção no mercado institucional dos pequenos agricultores, sem contar que o alimento produzido pelo programa é destinado a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, totalizando um investimento de R$ mais de 12 milhões de reais só nesse primeiro momento. Também realizamos diversas ações, entre elas, o mutirão de documentação das mulheres trabalhadoras rurais, que possibilitou a emissão de documentos para mais de três mil mulheres do campo sergipano. Além disso, avançamos nos comitês de gerenciamento dos recursos do plano safra da agricultura familiar e do comitê de gerenciamento das compras institucionais da agricultura familiar. Foram muitos avanços importantes para o campo e temos certeza de que as ações terão continuidade.

Frase do Dia

“Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida.” Che Guevara. 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais