Não imponha aos outros aquilo que você não deseja para si próprio

            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Neste período em que o filósofo Confúcio foi exaltado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que ao visitar o templo dele em Qufu (China), o blog aproveita para lembrar ao prefeito de Aracaju e outros gestores palavras proferidas por Confúcio que viveu  entre 551- 479 a.C. e ainda hoje servem de reflexão.

Nos “Anacletos”, uma espécie de livro doutrinal onde tem diálogos de Confúcio e também de alguns discípulos, que leu sabe como o filósofo chinês abordou com maestria as virtudes e uma visão de vida onde o ponto central é o homem moralmente ideal.

Não basta visitar o tempo como um mero turista se, na verdade, não estudou e muito menos assimilou no seu cotidiano as virtudes e visão de homem deixada pelo filósofo. Como por exemplo, a citação  “se  você tem consciência das próprias palavras,  e é coerente com elas, e se é determinado  e reverente ao agir, então até mesmo em terras dos bárbaros você progredirá…”

Imposição de candidato

O sábio Confúcio ainda tem uma reflexão sobre a imposição, onde disse que “não imponha aos outros aquilo que você não deseja para si próprio.” Ou seja, se não quer que os outros lhe imponham, tampouco queira impor aos outros.

Aliás, por qual motivo que Edvaldo Nogueira foi rifado pela maioria das lideranças do grupo dele como candidato ao governo em 2022? Confiança e palavra dada. Como confiar em alguém que não é coerente com as próprias palavras?

Respeito, consciência, coerência com as próprias palavras e generosidade são ensinamentos de Confúcio que passam longe do turista que apenas tirou foto no templo de Confúcio para mostrar nas redes sociais.

 

Atualização do blog Amanhã, 06, o blog não será atualizado. Retornará no sábado, 07, com a entrevista do espaço “Sabadão com Cláudio Nunes.” Saúde e Paz para todos.

 

Amanhã, 06, audiência pública sobre desafios da causa animal e situação de protetores e instituições Os problemas e desafios de protetoras e protetores dos animais serão temas de debate amanhã, 6 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju. As dificuldades das instituições também serão discutidas. A sugestão da sessão especial foi do vereador Ricardo Marques (Cidadania), um dos parlamentares mais preocupados com a causa.  A audiência será aberta ao público. Foram convidados também representantes de órgãos públicos que protegem e cuidam dos animais.

 Projetos O vereador Ricardo Marques já aprovou dois projetos relacionados à causa animal. Um deles cria o ”Selo Amigo dos Animais”, para empresas que têm iniciativas na defesa e proteção dos animais na cidade de Aracaju. O vereador também destinou emenda impositiva em prol de uma instituição que cuida de animais de rua.

Plano Diretor de Aracaju: EMURB tem recurso rejeitado na Sexta Turma do TRF-5 A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região, sediado em Recife, por unanimidade, nega provimento à EMURB, que visava ser excluída do polo passivo da ação que proíbe a Prefeitura Municipal de Aracaju de enviar o projeto de revisão do Plano Diretor à Câmara Municipal até decisão final da Justiça Federal.

Foto/drone: Cadu Moraes

Determinações A EMURB apresentou agravo de instrumento sobre decisão proferida pela juíza federal da 1ª Vara de Sergipe, Dra. Telma Maria, que concedeu, em parte, a tutela de urgência ao Ministério Público Federal, com as seguintes determinações para o Município de Aracaju e para a EMURB: abster-se de enviar à Câmara de Vereadores o novo projeto do Plano Diretor do Município de Aracaju, até o julgamento do mérito da ação; publicar em seu site e entregar ao Juízo, no prazo de 20 dias, os documentos referentes ao PDDU, para permitir a adequada análise do projeto do Plano Diretor de Aracaju; garantir o prazo de 30 dias para que as entidades, comunidades e qualquer cidadão, querendo, manifestem-se perante ao Município de Aracaju e à EMURB, apresentando suas contribuições para o PDDU, sem limitação de caracteres em seus textos.

Associação faz parte da ação Além do Ministério Público Federal, fazem parte da ação, denunciando a Prefeitura de Aracaju, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a Associação do Território da Comunidade Maloca e a Associação Padre Luiz Lemper, representante da comunidade tradicional Catadoras de Mangaba.

Polo passivo No julgamento do recurso da EMURB, a Sexta Turma do TRF-5, acompanhou, por unanimidade, o relator, desembargador federal Rodrigo Antonio Tenório Correia da Silva, que entendeu que a EMURB deve ser mantida no polo passivo da ação e que a decisão originária, na Justiça Federal de Sergipe, se encontra alinhada aos valores protegidos pelos princípios da prevenção e da gestão democrática do meio ambiente.

Líder comunitário destaca decisão Segundo José Firmo, do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a decisão da Sexta Turma do TRF-5, demonstra, mais uma vez, que a tentativa de revisão, em 2021, em pleno auge da pandemia e com somente sete audiências presenciais realizadas, estava eivada de ilegalidades e que, de fato, a EMURB participou diretamente de todo o processo. Firmo fala ainda que a demora para revisar o Plano Diretor de Aracaju é preocupante, mas que muita pressa, dificultando a participação popular também é prejudicial à cidade. “O Plano Diretor não pode sair dos gabinetes, nem de poucas cabeças. O Plano Diretor, como um grande pacto urbano, precisa sair de audiências públicas livres, abertas e democráticas. Uma cidade planejada a quatro mãos é bem melhor do que uma cidade pensada por poucas cabeças,” afirma.

 

 

É hoje,  05, lançamento do Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo O lançamento do Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo acontece hoje, 05, às 19h30, na Casa Cultural Careca e Camaradas. O objetivo do clube é incentivar a doação de sangue através de campanhas, eventos educativos, sociais e esportivos, esclarecendo sempre sobre a importância da regularidade das doações. Durante o lançamento será feita uma homenagem póstuma a Paula Regina dos Santos, uma jovem que lutou contra a leucemia e esteve engajada até o fim realizando campanhas de doação de sangue. Outras informações: Max Prejuízo, 79)98872-9529.

 

 

Yandra Moura destaca importância dos Agentes Comunitários de Saúde e lembra trajetória de André Moura na aprovação do piso da categoria Durante a realização da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, destacou que a data é uma oportunidade de reconhecer e destacar a sua importância para a saúde pública brasileira. Yandra falou da importância do trabalho realizado pelos agentes. “São responsáveis pelas visitas domiciliares, promover ações de educação em saúde e identificar os problemas da população. São verdadeiros guerreiros que estão nas ruas e nos lares da nossa gente todos os dias”, disse.

400 mil agentes Segundo Yandra, estima-se que hoje, no Brasil, existam mais de 400 mil agentes comunitários de saúde. “Tenho um grande exemplo de respeito a esta categoria com o ex-deputado federal André Moura, que lutou incessantemente em defesa dos Agentes, apresentou à época várias proposições e travou vários embates em prol de vocês, agentes”, enalteceu.

Projeto de André A parlamentar lembrou do Projeto de Lei 13.342/16, que tem André Moura como autor. A propositura regulamentou a atividade, proporcionou melhores condições de trabalho e direitos previdenciários a todos os agentes comunitários e construiu o texto que criou o piso nacional desta categoria.

Luta árdua “Uma luta árdua que colocou o ex-deputado André Moura, à época líder do Governo, momentaneamente em lado oposto ao Governo, quando ele trabalhou para derrubar o veto presidencial e colocar esta legislação tão justa e tão importante em prática,” lembrou Yandra. A deputada finalizou sua fala dizendo que é “uma responsabilidade herdada e levada muito a sério. Contem comigo sempre e, em nome de todos os brasileiros, quero agradecer a cada um de vocês”.

No Sergipe rural deste sábado Emdagro e Mapa realizam treinamento técnico para evitar que praga do citros cheguem a Sergipe, cultivo do cacau ganha força no estado, faese e embrapa promovem evento dedicado a sustentabilidade na agropecuária, renda irlandesa de Divina Pastora atrai olhares internacionais da embaixada do país, capital sergipana do leite se prepara para expoglória. Sábado as 7 horas e transmissão simultaneamente no YouTube e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipê.

 

ACI alerta que problemas com a infraestrutura em N. Sra. do Socorro dificultam a venda de imóveis na região A falta de infraestrutura urbana básica em alguns loteamentos da área de expansão de Nossa Senhora do Socorro tem causado dificuldades na hora de vender imóveis. O problema afeta diversas localidades, entre elas, os loteamentos Guajará, Pai André, Santa Cecília e Jardim Rosa de Maio. Conforme a Associação de Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE), os problemas ganharam maior proporção e tem levado os bancos a se negarem a financiar imóveis nessas regiões.

Corretores O presidente da ACI/SE, Anderson Ramos, explica que diversos corretores de imóveis têm buscado a entidade para relatar as dificuldades. O cenário envolve diversos loteamentos, nos quais há novos empreendimentos imobiliários em construção e até 100% concluídos, porém dificuldades para financiamento junto aos bancos, pois não há infraestrutura urbana adequada na região.

Pré-requisitos “Para que o financiamento imobiliário se concretize há uma série de pré-requisitos, entre elas, a existência de infraestrutura urbana. E o que tem acontecido é que os bancos têm se negado a conceder financiamentos envolvendo imóveis em certas localidades de Socorro porque ao redor não há infraestrutura básica para abastecimento de água e energia elétrica, pavimentação definitiva com vias de acesso adequadas, iluminação pública, esgotamento sanitário. Is só tem sido motivo de queixas para os cidadãos que desejam comprar a casa própria, mas também para os corretores, que comercializam os imóveis, fecham negócio, mas se embarram no travamento processo de compra ou venda em virtude da falta de infraestrutura básica”, explica.

Localidades com maiores problemas Os problemas com infraestrutura são maiores no Guajará, mas também atingem localidades como Pai André, Santa Cecília e Jardim Rosa de Maio, Boa Viagem, Jardim Manguinhos e Parque São José. “A ACI/SE faz um apelo à Prefeitura de Socorro para que busque investir na infraestrutura desses locais, não só pelo bem-estar da população, mas pelo avanço da região. A melhoria desses locais impulsiona a expansão imobiliária e também gera, por meio dos impostos, arrecadação para o município”, destaca Anderson Ramos.

 ITBI Anderson Ramos acrescenta que outra dificuldade na venda de imóveis em Nossa Senhora do Socorro está relacionada ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). No município, a alíquota é de 2,5% do valor do imóvel, enquanto nos demais municípios sergipanos é de 2%. “Um imóvel de R$ 100 mil, por exemplo, teria ITBI nos demais municípios de R$ 2000, mas em Socorro, esse valor sobe para R$ 2.500. Esse fator pesa para as construtoras que, muitas vezes, assumem as despesas de diversos imóveis, e também para os possíveis compradores, que podem acabar escolhendo moradia em regiões com taxas menores”, alerta o presidente da ACI/SE.

 Sobre a ACI/SE A Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE) foi fundada em novembro de 2019 e atua na valorização dos profissionais do estado. Atualmente, a instituição conta com cerca de 200 corretores associados e mantém um calendário anual de ações voltado para a categoria e para comunidade em geral.

 

Neste sábado, 07, Primeiro Aracuipe Reggae Music A Fazenda Aracuipe, localizada no Povoado Santa Isabel, em Pirambu será palco do Primeiro Aracuipe Reggae Music. Além da beleza exuberante do local que é conhecida como Lençóis Sergipanos, os visitantes terão a oportunidade de assistir a dois shows de reggae com Junior Mozian, vocalista da Banda Reação e o cantor José Semeador. Além do  DJ Toni Espigão. O evento acontece dia 07 de outubro, a partir das 22h.

Espaço Na festa será permitido a entrada de comidas e bebidas. Tráfego da área externa disponível (com limite até as delimitações no respectivo dia). Além de ter espaço disponível para camping é só trazer sua barraca. No domingo, 08 de outubro, os foliões ainda terão direito a uma Trilha aos lençóis sergipanos, começando às 11h, com direito a guia.

Ingressos Os ingressos estão sendo vendidos a valor promocional de 50 reais que podem ser adquiridos pelo link do Sympla: https://www.sympla.com.br/aracuipe-reggae-music__2148960  ou pelo instagram @fazendaaracuipe. Maiores informações pelo telefone: 79 981027213. Não perca essa oportunidade de escutar música boa, numa noite especial em um paraíso repleto de belezas naturais.

 

União dos clubes Segundo o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kennedy Fonseca, o evento tem por objetivo celebrar a união dos clubes sergipanos. “A exposição de carros antigos vai atrair expositores de várias cidades do estado com verdadeiras raridades”, afirma. “A expectativa é que o evento reúna cerca de 100 veículos antigos”, acrescenta.

Décadas O Interclubes Antigos de Sergipe contará com ícones do design automobilístico das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90. Entre os modelos de carros expostos estarão Fuscas, Cadillac, Opalas, Dodge Dart, Chevette, Gol, Voyage, Passat, Brasília, Variante, Maverick e Ranger. Aberta ao público, a exposição irá reunir carros nacionais e importados, dos esportivos aos utilitários. A realização é da Federação Sergipana de Automobilismo, Clubes Antigos de Sergipe e Mauí Food Park, que fica localizado na Avenida Gov. Paulo Barreto de Menezes, 613, no bairro Farolândia, em Aracaju (SE).

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Dia 7 de Outubro está chegando! Lançamento da chapa para eleições do CREA/SE e MUTUA

Dos integrantes da chapa:

Está chegando o dia do lançamento oficial da nossa candidatura, e queremos contar com a sua presença para conhecer as nossas propostas, mas também trazer as suas ideias para construirmos juntos o futuro das engenharias, agronomia e geociências.

Afinal, é a nossa voz que moldará os rumos das nossas áreas de atuação.Contamos com a sua presença e engajamento.

Por você, Juntos_Faremos_Mais

Data: 7 de outubro de 2023

Horário: 10h30

Local: Clube de Engenharia

Fique ligado e bora para este encontro!

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 ODE AO QUATRO DE OUTUBRO Por Ailton Rocha*

 A povoação de Cedro de São João iniciou-se com a fazenda Cedro, montada no século XVIII por Antônio Nunes, exatamente no local onde está localizada a Igreja Matriz.

 O nome do município originou-se do Cedro, árvore encontrada em grande quantidade na localidade, usada para cercar a primeira fazenda.

 Já em 1834, além da casa do fazendeiro, havia nos arredores cerca de 20 casas de taipas construídas para os vaqueiros.

 O ilustre professor Valdemar Nunes, argumentava que Cedro de São João teve sua origem em ciganos, oriundos do estado de Minas Gerais, que no começo do século XIX chegaram e se fixaram nas terras cedrenses. Leituras realizadas das obras de autores como Câmara Cascudo e Felte Bezerra, apontam indícios sobre marranos em Cedro de São João. Apesar destes dois estudiosos não detalharem os aspectos da cultura local, ambos inserem a cidade na rota da colonização marrana no Brasil.

 Felte Bezerra cita no seu livro Etnias Sergipanas “A nosso ver, algum resíduo de sangue flamengo que se encontrou em Sergipe estará, antes de tudo, na margem franciscana ou, mui salpicamente, em outros pontos do interior do Estado. O reduto de alourados de Cedro, que é particularmente notável, contém um tipo de braquicéfalos, de olhos azuis ou esverdeados, que praticam quase que verdadeira endogamia e gozam a fama de uma origem cigana. Ali talvez haja, mesmo, resíduo judaico, de mistura com esses alourados, quer portugueses, quer flamengos. Entre eles há homens de compleição forte e avermelhados, embora de estatura média ou mesmo baixa, em muitos casos. As mulheres são prolíferas. Há um grande número de crianças em Cedro. O povo é longevo; lá é fácil atingir os 80 anos até mesmo os 100”.

 Pela Lei Provincial de 5 de março de 1835, o proprietário da Fazenda Cedro, Antônio Nunes, criou uma escola, posteriormente fechada, e que voltou a funcionar em 9 de Julho de 1872, sob a direção da professora Carolina Leopoldina Regina de Sá.

 A partir do ano de 1894, passou a haver uma organização para separação política de Propriá. Surgiram três engenhos no Vale do rio jacaré: Imbira, de Antônio Santana ; Poço dos Bois, de Antônio Soares, e o da Lagoa Seca de Antônio Baptista Nascimento, que colaboraram na formação da estrutura econômica.

Em 29 de outubro de 1901, Cedro retornou à condição de Povoado, pela Lei nº 422. Pouco depois, iniciava-se um movimento pela restauração do Município, tendo como principais líderes, Antônio Batista do Nascimento, João de Deus da Rocha, Manoel da Rocha e Antônio Santana.

A Lei nº 1.015 de 4 de outubro de 1928, sancionada pelo Governador Manoel Dantas, elevou Cedro à Categoria de Vila e Sede do Município, desmembrado de Propriá, sendo instalada a Vila à 1º de Janeiro de 1929. O decreto nº 69 de 26 de março de 1938, anexou o termo à Comarca de Propriá. Pelo Decreto-Lei nº 533, de 7 de dezembro de 1944, o Município passa a ter o nome de “Darcilena”, mudando para Cedro de São João em 6 de Fevereiro de 1954, pela Lei Estadual nº 554, passando a contar com mais um Distrito de Paz, o de São Francisco. Depois, o Distrito de São Francisco foi desmembrado, tornando-se Município.

 Atualmente, o município pertence judicialmente a sua própria comarca, formado pelos povoados Bananeiras, Batinga, Piçarreira, Cruzes e Poço dos Bois.

 Circundado por rios, riachos, lagoas e várzeas neste lugar a água beija as casas.

 *Engenheiro Agrônomo, Advogado e Escritor.

PELO TWITTER

 www.twitter.com/lula_ribeiro

 Outubro é um mês importante pra mim, de muita celebração. Essa semana, fazem 5 anos que apresento o “E aí, Lula Ribeiro?”, na @aperipesergipe. Nesse mês destaco três amigos da música a cada sexta, e na última, uma  comemoração especial, por ser o dia do meu aniversário. Aguarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/frednavarro

 A política no Brasil é tão previsível que dá até para prever o futuro. Por exemplo, daqui a cem anos nossos descendentes estarão ferrados.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Lavar as mãos do conflito entre os poderosos e os impotentes significa ficar do lado dos poderosos, não ser neutro. O educador tem o dever de não ser neutro.” Paulo Freire, o educador brasileiro mais conhecido em todo o Mundo. 05 de Outubro, Dia Mundial do Professor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-10/laudate-deum-grito-papa-uma-resposta-crise-climatica.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais