“Não tive o medo de ir embora”, Tony Ramos. Força e desapego

           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 



A semana que tem o feriado de Corpo Christi começou com uma declaração que deveria servir de reflexão para todos, principalmente para aqueles que pensam que são imortais e têm como marcar registradas a ganância, a soberba, a vaidade e a prepotência.

Em entrevista ao programa Fantástico Tony Ramos falou do episódio que o levou a ser submetido a duas cirurgias na cabeça. “Não vou mudar porque tive esse infortúnio, esse grave problema. Sempre imaginei ser um homem justo, principalmente um homem que acredita na ciência e no próximo. Mesmo com tudo isso, não tive medo de ir embora. Este homem é um homem de força.”

Felizes todos os seres humanos que encaram a morte desta forma. Além da força e do desapego, Tony Ramos tem a certeza do dever cumprido. Fez e faz o que ama e todo sucesso não o levou para o caminho da soberba, da vaidade e da ganância.

A vida – ou o que o ser humano acha que é vida no sentido amplo – é inexplicável e incompreensível. Muitos vivem diariamente de aparências, ilusões e ganâncias. Não se preocupa em realizar com esforços próprios, mas junta todas as forças para a inveja e prejudicar o próximo.

Modéstia e gentileza, sentimentos que Tony Ramos manifestou, hoje em dia são raros na maioria da humanidade. “Não tive o medo de ir embora”, é apenas a única certeza que temos na vida, a morte, mas muitos vivem como se ele nunca chegasse.

Tony apenas revelou algo que já foi dito em algum lugar: “… ou por já saber, àquela altura, que à vida é uma bobagem sem sentido.”

E enquanto ela não chega é caminhar nesta bela e misteriosa jornada. Como bem disse um mago amigo: “Renasça do fogo Alto, não espere virar cinzas.”

Blog só retorna na segunda-feira, 03 de Junho Devido ao feriado de Corpos Christi nesta quinta-feira, 30, o titular deste espaço vai aproveitar para descansar nos próximos dias e o blog retornará a ser atualizado no próximo dia 03 de Junho, segunda-feira.

Canindé: Festa de Lançamento da Pré-Candidatura de Kaká será na próxima sexta-feira, 31 E deu no site do jornalista Dimas Roque, o mais antenado na região de Canindé, Paulo Afonso (BA), Delmiro Gouveia (AL) e Piranhas (AL): A contagem regressiva começou para a festa de lançamento da pré-candidatura de Kaká Andrade e Wilton da Nova Vida à prefeitura da cidade. O evento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 31, às 15h, no Estacionamento do Posto de Luci, na entrada da cidade.

Grandes Lideranças Confirmadas A festa promete ser grandiosa, com a presença de diversas personalidades políticas. Entre os convidados, destacam-se: Governador do Estado, Fábio Mitidieri; Deputados Federais e Estaduais; Ex-prefeitos que apoiam a pré-candidatura de Kaká; Lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Lideranças políticas da região, além dos pré-candidatos a vereadores.

Canindé não pode retroceder Os partidos também estão mobilizando suas bases políticas para o evento. O Partido Social Democrata (PSD), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Federação composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV) prometem fazer uma verdadeira festa da democracia.

Ainda em Canindé: Radialista Wiliame Lima cria barraco no hospital Deu também no blog de Dimas Roque: Na noite de segunda-feira, 27 de maio, em Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, ocorreu um incidente inusitado para a cidade. Um homem procurou a emergência do Hospital Ayde de Carvalho Leite, aparentemente alcoolizado, e solicitou que fizessem um curativo nele. Os profissionais de saúde atenderam ao pedido e realizaram o procedimento. No entanto, segundo relatos de testemunhas, por volta das três horas e quarenta minutos da manhã, o mesmo homem retornou ao hospital acompanhado do radialista Wiliame Lima.

 Ainda em Canindé: Radialista Wiliame Lima cria barraco no hospital II E continua o texto do blog: Ao chegar ao hospital, Lima estava visivelmente alterado, falando alto com os funcionários e alegando que não queriam “atender o amigo dele”. De acordo com os relatos, o incidente envolvia uma suposta “ação política”. Informado de que a pessoa não necessitava de novo atendimento, o radialista teria começado a tumultuar, ameaçando um funcionário e afirmando ser advogado, policial e, posteriormente, radialista.

Ainda em Canindé: Radialista Wiliame Lima cria barraco no hospital III E conclui a matéria: Diante do tumulto e das ameaças percebidas, os funcionários do hospital ligaram para a Polícia Militar, solicitando uma guarnição no local. Surpreendentemente, os policiais optaram por pedir que o radialista e seu amigo se retirassem, apesar das informações sobre a confusão e as ameaças enfrentadas pelos profissionais de saúde. Duas perguntas que ficam são: por que a guarnição policial não deteve o indivíduo que estava perturbando a ordem e fazendo ameaças? e porque as imagens das câmeras de vigilância do hospital ainda não foram disponibilizadas a imprensa e a polícia?

 PEC aprovada Os deputados estaduais aprovaram, em 1º turno, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que foi encaminhada no início deste mês pelo governador Fábio Mitidieri. O texto visa incluir as servidoras públicas estaduais mães adotivas no direito à licença maternidade de 180 dias, sem a perda do vínculo estatutário com o órgão administrativo e nem prejuízo em sua remuneração. Os parlamentares, mesmo da oposição, elogiaram a propositura, enfatizando que ela estabelece igualdade de direitos para as mulheres. O texto vai ser votado em segundo turno.

 

 

 

 

 

 

Pacto Sergipano pela Primeira Infância tem adesão de mais seis municípios Os municípios de Canindé de São Francisco, Capela, Itaporanga d’Ajuda, Santa Rosa de Lima, Simão Dias e Telha se somaram ao Pacto Sergipano pela Primeira Infância, em reunião ocorrida na terça-feira, 28, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), sob a condução da conselheira presidente, Susana Azevedo, e do conselheiro José Carlos Felizola, coordenador da ação que visa unir esforços de administrações publicas e órgãos de controle para fomentar políticas públicas voltadas às crianças com idade de zero a seis anos.

Apenas 7 municípios não aderiram Com as novas adesões, dos 75 municípios sergipanos, apenas sete não integram o Pacto: Ilha das Flores, Poço Redondo, Feira Nova, Cristinápolis, Brejo Grande, Carmópolis e São Domingos. “Estamos empenhados nessa missão e queremos que os municípios sergipanos também se empenhem. Olhar para a primeira infância é acreditar em um futuro promissor, afinal ele acontece por meio das pessoas. A assistência logo no início da vida é fundamental para que essas crianças cresçam e se desenvolvam como adultos capazes de transformar a sua realidade e a do próximo”, afirma a presidente do TCE, Susana Azevedo.

Estímulo a mais O prefeito do município de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo Júnior, conta que já vem implementando políticas voltadas à primeira infância no município e o acordo será um estímulo a mais. “[…] Através dessa parceria junto com o Tribunal de Contas, a gente pretende aprimorar cada vez mais, para que a gente possa valorizar as crianças e as mães do nosso município, dar uma maior qualidade de vida e, com isso, melhorar a educação para que essas crianças possam se tornar adultos competentes, responsáveis e tudo isso começa agora na primeira infância. Então, cada gestor tem a sua responsabilidade, sua missão de poder trabalhar em prol dessa primeira infância que é muito importante e essencial para o nosso país”, ressalta.

 Esforços Instituído em março deste ano, o Pacto representa a somatória de esforços entre o TCE, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), a Assembleia Legislativa (Alese), o Tribunal de Justiça (TJSE), os ministérios públicos do Estado (MPESE) e de Contas (MPCSE), a Defensoria Pública (DPE), e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), além dos vários municípios sergipanos.​

Fomento A iniciativa surgiu da necessidade de fomentar ainda mais as políticas públicas voltadas à Primeira Infância, tendo em vista os índices de mortalidade, violência e analfabetismo infantil. O Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta” foi a primeira ação conjunta realizada por meio da parceria. ​

 OAB Mulher  A advogada América Nejaim, conselheira federal da OAB-SE brilhou ao apresentar em sessão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, essa semana em Brasília, o Protocolo em Defesa da Mulher Advogada. O documento vai servir de base para a elaboração de um protocolo similar da OAB nacional. Ela foi clara, didática e muito comunicativa na apresentação do conteúdo. Acabou sendo elogiada, aplaudida e muito cumprimentada por seus colegas, principalmente por suas colegas de outros estados, também conselheiras federais da OAB.

 OAB Mulher II Outra mulher advogada, a dirigente da seccional OAB, Rosilene Moraes, também brilhou ao ser a mais bem votada candidata ao cargo de Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, pelo Quinto Constitucional. O presidente Lula escolheu, por razões meramente políticas, outro representante da OAB para o elevado cargo. A sergipana Rose Moraes perdeu o título, mas não perdeu a pose. A Dra. Rose ganhou maior e bem merecida respeitabilidade profissional em todo país.

OAB Mulher III Esses dois casos distintos envolvendo duas das mais competentes e conceituadas advogadas sergipanas representam, de alguma forma, o nível de excelência da atual advocacia sergipana presente nos quadros diretivos da seccional da Ordem dia Advogados. Para o presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa, “esses fatos são realmente notáveis escrevem nossa história, é uma honra e um privilégio trabalhar na OAB ao lado de mulheres tão competentes corajosas e honradas como América Najaim. Rose Moraes e tantas outras colegas advogadas que atuam brilhantemente em suas funções sempre em defesa da advocacia e da sociedades. Vamis em frente e viva a mulher advogada”.

Yandra Moura quer construir um novo hospital na Zona de Expansão e destaca ações para acabar com alagamentos em Aracaju A pré-candidata a prefeita de Aracaju, deputada federal Yandra Moura (União), apresentou, durante entrevista de rádio na segunda-feira (27), diversas propostas que está elaborando com os depoimentos que ouviu das pessoas através do projeto “Novos Caminhos para Aracaju’, e que serão apresentadas em seu plano de governo, com destaque para a construção de um novo hospital para atender os moradores da Zona de Expansão, e também para o projeto ‘Cidades Esponjas’ para conter alagamentos nos bairros de Aracaju.

Projeto ‘Cidades Esponjas’ A deputada propôs soluções práticas para os problemas crônicos de alagamento em Aracaju. “Não podemos ficar dando essa desculpa de que Aracaju foi construída abaixo do nível do mar. Tem como resolver os problemas de alagamentos, sim. Iremos apresentar o projeto ‘Cidades Esponjas’, que utiliza de vegetação específica para absorver o excesso de água. Já identificamos 15 locais em Aracaju que podem adotar este projeto. Estamos estudando soluções viáveis já aplicadas em outras cidades para conter os alagamentos que deram certo”, explicou Yandra.

 Hospital 24h Yandra destacou a importância de um hospital que esteja aberto após às 18h para atender os moradores da Zona de Expansão. “As pessoas que moram nos bairros mais afastados não podem nem adoecer depois das 18h, senão tem que pegar um transporte e percorrer até 40 minutos para chegarem aos hospitais das Zonas Sul e Norte. Eu assumo aqui o compromisso de construir um hospital 24h na Zona de Expansão”, garantiu Yandra.

Projeto de lei que tramita na câmara de Aracaju tem preocupado autoridades e ambientalistas O blog se soma aos ambientalistas e aos cidadãos de bem na preocupação no projeto de lei enviado pelo prefeito Edvaldo Nogueira à Câmara Municipal de Aracaju. Já passou da hora dos segmentos organizados da sociedade aracajuana acordarem da letargia em defesa do meio ambiente. Parabéns a TV Atalaia pela matéria abaixo:

 

 

 

 

 

 

“O planejamento urbano de Aracaju está uma negação”, afirma Breno Garibalde O atraso da revisão do Plano Diretor de Aracaju voltou a ser pauta do discurso do vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju na terça-feira, 28. A Justiça Federal determinou que a revisão do Plano Diretor de Aracaju deve ampliar discussão pública antes de ir para a Câmara de Vereadores. A decisão foi tomada pela juíza titular da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, nesta segunda-feira (27).

Levantamento prévio De acordo com a sentença, a Prefeitura da capital deve fazer um levantamento prévio de todas as comunidades tradicionais dentro do território, além de notificar todos os envolvidos para as discussões que devem garantir audiências públicas proporcionais à atual quantidade de bairros em Aracaju.

Participação popular A decisão infelizmente só reforça o que Breno, enquanto urbanista e mestre em Participação, já sabe: fazer qualquer tipo de projeto sem participação das pessoas, não dá certo. A cidade só funciona com ampla discussão sobre tudo, ainda mais sobre a lei mais importante do município, que é o Plano Diretor. “O nosso PDDU é do ano 2000. Era para estarmos discutindo a terceira revisão, mas não passamos nem pela primeira. Revisão essa, que é de extrema importância para que a gente tenha uma cidade que cresça com planejamento, estamos falando da principal lei do município”, alertou o parlamentar.

Referências Ainda segundo Breno, pelo país existem vários exemplos de capitais referência em planejamento urbano, como acontece na cidade de João Pessoa, na Paraíba. “É uma capital similar à Aracaju, mas tem um completo planejamento de crescimento de cidade. Esse tema deve ser levado muito a sério, porque o Plano Diretor é a lei que diz para onde e como a cidade vai crescer. Mas, Aracaju tem um atraso de 24 anos nesse planejamento”, lamenta o vereador.

Prioridade O parlamentar ressalta que, a participação popular já deveria ser tratada como prioridade há muito tempo. “Se lá atrás as comunidades tradicionais já tivessem sido ouvidas, muitos problemas poderiam ser evitados hoje. O PDDU interfere em setores básicos da cidade como saúde, educação e mobilidade urbana, e se não houver uma revisão, não há mudança nenhuma na nossa cidade”, pontuou Breno.

Zona de Expansão sem planejamento Breno citou ainda o exemplo da Zona de Expansão, uma região que está crescendo sem nenhum planejamento urbano, e os impactos disso são muito graves. “A nossa cidade está crescendo sem planejamento, a prova disso é que a Zona de Expansão que está sendo afetada com a ocupação desenfreada. Hoje Aracaju tem 48 bairros e mais 600 mil habitantes. Mas, nosso PDDU foi pensado para uma população de 400 mil, onde a gente não tinha tantos bairros. Até quando vai ser assim?”, questionou o parlamentar.

Cobrança desde o início do mandato  O vereador relembra que desde o início do seu mandato, vem cobrando a atualização do planejamento urbano da capital sergipana, mas na prática, o processo caminha a passos lentos. “Foram várias tentativas de colocar a revisão pra frente, e sempre esbarra em alguma coisa. Eu fui um dos poucos vereadores que participou das audiências públicas, fui nas oito que trataram do assunto, na Justiça Federal para tentar fazer com que o processo andasse mais rápido, mas nada foi feito”.

Indignação Breno finalizou seu discurso demonstrando sua indignação ao caminho que a cidade está tomando. “Não tem como continuar crescendo sem um diagnóstico atualizado diariamente sobre as áreas de risco da nossa cidade. Infelizmente a gente vive as gestões para resolver problemas, e muitos deles poderiam ser evitados com um bom planejamento de cidade”, concluiu o vereador.

Vistoria prévia A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) realizou uma inspeção do Plano de Contingenciamento para o Arraiá do Povo, que vai começar no próximo sábado, dia 1º, na Orla da Atalaia. Representantes de órgãos envolvidos no evento estiveram presentes acompanhando a vistoria prévia. “Estamos focados em organizar um evento seguro para toda a população, e hoje foi uma vistoria prévia com a Polícia Militar e órgãos competentes, antes da vistoria do governador. Essa nova estrutura vai trazer para todos muito conforto e muitas novidades. Vamos mostrar, mais uma vez, por que Sergipe é o país do forró”, informou o secretário Especial de Comunicação, Cleon Nascimento.

Frota ampliada A frota de transporte intermunicipal, durante o feriado de Corpus Christi, vai ser ampliada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE). Serão disponibilizados 30 veículos da frota reserva, a partir das primeiras horas da tarde desta quarta-feira, 29, até segunda-feira, 3. O número de veículos com destino aos 75 municípios sergipanos passará de 597 para 627. O objetivo é atender a alta demanda de passageiros com eficiência e tranquilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede Primavera marca presença na Feira Hospitalar, em São Paulo O diretor executivo da Rede Primavera, Marcelo Vieira e o gerente de Suprimentos, Marcus Monteiro, estiveram presentes na 29ª edição da Feira Hospitalar 2024, que ocorreu na cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 24 de maio. O evento é considerado a principal feira do setor da saúde da América Latina, contou com a presença de aproximadamente 1.200 expositores, de 30 países, e ofereceu uma excelente oportunidade para conhecer as mais recentes inovações tecnológicas na área hospitalar, além de permitir a ampliação do leque de fornecedores de materiais, medicamentos e equipamentos hospitalares.

Conexão  Em meio a essas inovações, eventos especializados como a Feira Hospitalar 2024 destacam-se entre profissionais da área de saúde. “Este evento consolida a conexão entre as diversas comunidades de saúde e serve como uma plataforma para aprimoramento profissional, troca de experiências, e buscar o que há de mais moderno e eficiente no campo da saúde para os nossos pacientes, frisou Marcelo Vieira.

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRONUNCIAMENTO DE APOIO AO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL NA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

 Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Quero expressar meu apoio total ao presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Arquidiocese de Aracaju. Estamos juntos contra o clericalismo que ainda existe na igreja (usando “igreja” com “i” minúsculo para destacar a igualdade e combater o poder e o domínio, sinais do machismo, pois a capelinha do povoado tem a mesma dignidade que a catedral de Roma), tanto entre padres quanto entre leigos.

Eu exerci o ministério sacerdotal por um tempo, mas hoje estou casado, depois de receber a dispensa do Papa. Sinto a importância de combater o machismo em todas as formas. Na minha vida, tanto na família quanto na igreja, vi e vivi as consequências do machismo. Esse problema está enraizado nas nossas instituições e na nossa cultura. Hoje, luto para que essa atitude não afete minha relação com minha esposa, minhas enteadas e todas as mulheres ao meu redor. Cresci em uma cultura machista e essa luta é diária e pessoal.

O machismo muitas vezes anda junto com o clericalismo, pois ambos criam estruturas de poder que oprimem e distorcem a verdadeira essência do Evangelho. O Papa Francisco já falou muito sobre os problemas do clericalismo, dizendo que ele desfigura a igreja e escraviza o povo de Deus. O clericalismo cria uma atitude autoritária, longe dos ensinamentos de Jesus Cristo, e é nosso dever combater isso para restaurar a dignidade e a verdadeira essência da nossa comunidade eclesial. Como Simone de Beauvoir disse: “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.”

Também é importante lembrar que muitas vezes os próprios leigos acabam se beneficiando do clericalismo. Mesmo sendo vistos como a parte mais fraca, alguns leigos mantêm essa estrutura de poder porque se acomodam. Essa visão clericalista não compromete, não engaja, e não incentiva a participação ativa dos leigos. Isso deixa a igreja inerte, onde o clero mantém o poder e os leigos permanecem passivos. Precisamos despertar para o fato de que, se o sacerdócio é serviço, a vida do batizado também deve ser. Tanto o clero quanto os leigos devem ser motivados pelo Espírito, que age através do sacramento do batismo.

O presidente do CONAL fez bem em aproveitar a posse do bispo, diante de toda a igreja reunida, para reforçar a importância de não sermos cúmplices dessas práticas opressoras, convidando toda a igreja a lutar contra elas. Foi o momento certo para fazer essa reivindicação, inspirado pelo que vemos em outras áreas, como no meio jurídico e nas forças policiais, onde a transparência e a mobilização popular são essenciais para combater injustiças.

Como batizados, nossa missão, como Povo de Deus, é trabalhar por uma igreja que seja realmente inclusiva, acolhedora e guiada pelo Evangelho. Precisamos promover uma igreja que não só pregue o amor e a justiça, mas que também viva esses valores em todas as suas ações e relações. Uma igreja onde todos, independentemente da posição hierárquica, tenham voz e possam contribuir para a construção do Reino de Deus.

Reafirmo meu compromisso com uma igreja sinodal, onde o diálogo, a participação e a igualdade de dignidade entre todos são princípios fundamentais. Devemos lutar contra qualquer forma de abuso e discriminação, promovendo uma comunidade que acolha e valorize cada pessoa.

Além disso, é importante lembrar que o Espírito Santo está sempre conosco, atualizando a presença de Cristo na igreja. Como o teólogo Yves Congar nos ensina, é o Espírito Santo que nos guia e renova nossa comunidade de fé. Patriarca Atenágoras também destaca que “sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos.” O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua igreja e garante a ela a vida e a eficácia da missão. Precisamos estar abertos a ouvir o que o Espírito diz, pois Ele nos traz de volta ao verdadeiro caminho do Evangelho.

Assim, me uno ao presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Arquidiocese de Aracaju para declarar nosso compromisso conjunto na luta contra o clericalismo e o machismo. É nosso dever, como seguidores de Cristo, garantir que nossa igreja reflita verdadeiramente o amor, a justiça e a compaixão que são centrais à nossa fé.

 Fraternalmente,

 Geofredes Alves de Oliveira

  

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/padregleiber

 “JESUS RESPONDEU:

‘Se eu quero que ele permaneça

até que eu venha,

o que te importa isso?

Tu, segue-me!’” (Jo 21,22).

OU SEJA, deixe de lado a vida alheia,

por mais bem que você

queira a outra pessoa.

Cuide da sua vida

e trate de seguir o Senhor,

que é o melhor que você faz.

 www.twitter.com/paulobetti3

 As eleições municipais são uma grande oportunidade de transformar o Brasil. Engaje-se nas campanhas de vereadores e prefeitos que se preocupem com meio ambiente e não sejam negacionistas. Não vote em quem apoia o Bolsonario!

 www.twitter.com/pvinisouza

 Cada vez mais entendo a atitude do Belchior de largar tudo, deixar o carro num aeroporto e sumir sem avisar ninguém, rs

  www.twitter.com/DeniseCToledo8

 É triste ver amigos, conhecidos, acreditando em fakenews em vez de informações do jornalismo sério. A polarização acabou c/a capacidade de discernimento de muita gente. Repetem mentiras c/convicção. Isso me tira a esperança de um país mais racional, seja qual for a opção política.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Defende o que é certo, mesmo que isso signifique estar sozinho…” Santa Joana D`Arc faleceu em 30 de maio de 1431.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas intenções de oração para o mês de junho, Francisco reza pelos que fogem de seu país. Através da mensagem em vídeo, confiada à Rede Mundial de Oração do Papa, o Pontífice recorda o “drama que vivem as pessoas forçadas a abandonar sua terra, fugindo de guerras ou da pobreza, se une tantas vezes o sentimento de desenraizamento, de não saber aonde se pertence”. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-05/papa-francisco-video-intencao-de-oracao-junho-2024-migrantes.html

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais