Aracaju: Fábio Mitidieri recebe apoio de 19 vereadores

                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O deputado federal e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) esteve na manhã da quarta-feira, 7, com vereadores de Aracaju para conversar sobre o atual momento político do Estado, os avanços conquistados por esta administração e o processo eleitoral que está prestes a começar. Neste encontro os parlamentares presentes declararam apoio, oficialmente, ao nome de Fábio para o Governo de Sergipe.

 A reunião aconteceu em um hotel na Orla da Atalaia, em Aracaju. “O café da manhã de hoje foi ao lado destes vereadores da capital em agradecimento a todo apoio que tenho recebido deles, apoio este que só fortalece a nossa caminhada acreditando que podemos fazer Aracaju e Sergipe avançar ainda mais”, agradeceu Fábio Mitidieri. Na ocasião firmou-se entre os vereadores presentes um pacto para dar suporte à pré-candidatura de Fábio Mitidieri com o objetivo de fazer com que as políticas públicas desenvolvidas até aqui continuem avançando. Dentre os 19 vereadores que declararam apoio a Mitidieri o único que não esteve no encontro de hoje foi o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitalle, o Nitinho, por estar em um compromisso fora do Estado.

“Esse encontro é muito importante porque estabelece um elo direto do pré-candidato Fábio com as demandas de Aracaju. Fábio pode sim ser um instrumento de ampliação de todos os avanços que o Estado de Sergipe precisa ter na garantia de direitos e ampliação da representatividade dos segmentos mais vulneráveis. Fábio representa esse fôlego renovador da esperança de que Sergipe continue avançando nas realizações”, destacou Antônio Bittencourt (PDT), líder do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara de Aracaju.

 O vereador Breno Garibalde (União) também acredita no potencial de Fábio para governar Sergipe. “Dos nomes à disposição, não tenho dúvidas que Fábio seja o mais adequado neste momento. Ele é um cara jovem, com ideias novas e um trabalho no legislativo muito significativo. É um apaixonado por Sergipe, que sempre está aberto para ouvir as opiniões de todos, mesmo que sejam divergentes. Então, acredito que ele seja o mais preparado para assumir o governo”. Marcaram presença no café da manhã em apoio a Fábio os vereadores Breno Garibalde, Fábio Meireles, Pastor Eduardo Lima, Professor Antônio Bittencourt, Sargento Byron, Pastor Diego, Isaac Silveira, Joaquim da Janelinha, Fabiano Oliveira, Vinícius Porto, Paquito de Todos, Binho, Cícero do Santa Maria, Sávio Neto de Vardo da Lotérica, Dr. Manuel Marcos, Ricardo Vasconcelos, Anderson de Tuca e Palhaço Soneca.

Senador Alessandro entrega mais de 1,2 milhões em maquinários para municípios sergipanos O senador Alessandro Vieira (PSDB) participou da entrega de importantes equipamentos para municípios sergipanos, na manhã desta quarta-feira (08), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O maquinário foi adquirido a partir das emendas do senador Alessandro, e os projetos foram escolhidos pelos sergipanos através do Edital de Emendas Participativas. Ao todo foram entregues R$ 1.248.027,87 em material para entidades e órgãos públicos das cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, São Domingos e Umbaúba.

Sérgio Reis homenageia os citricultores sergipanos Ontem, 08, foi comemorado o dia do citricultor. Atento à importância da citricultura no estado de Sergipe, que é o quinto maior produtor de laranja do país, o pré-candidato a deputado estadual, Sérgio Reis (PSD), homenageou esses trabalhadores. Nas suas redes sociais, Reis destacou o trabalho dos citricultores através de um vídeo com o ex-vereador Denilson do 13, atuante no setor.

Trabalho realizado “Sérgio, quando secretário da agricultura, foi um dos caras que mais ajudaram na citricultura em Sergipe. Ele atendia o pequeno agricultor até no meio da rua, não só na secretaria, porque isso ele fez comigo e com vários. Sergipe precisa de pessoas assim”, relembrou Denilson. “No ano passado, a safra da laranja chegou a mais de 371 mil toneladas. Trata-se de uma cultura que merece todo nosso incentivo em virtude da sua importância para a nossa economia, gerando renda e trabalho para milhares de sergipanos”, disse o pré-candidato.

Aracaju em destaque nacional Aracaju é a capital do Brasil mais ágil para a abertura de novas empresas. O dado foi divulgado pelo Ministério da Economia, no Mapa das Empresas do 1º quadrimestre de 2022, publicado na segunda-feira, 6. Para começar um novo negócio na capital sergipana, o empreendedor leva, em média, apenas oito horas. A liderança de Aracaju demonstra a assertividade das medidas tomadas pela administração municipal para melhorar o ambiente de negócios e se reflete no surgimento de novos postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a geração de empregos vem se mantendo positiva há 21 meses na cidade. De acordo com o prefeito, Edvaldo Nogueira, o planejamento para a recuperação da economia, passado o período de maior pico da pandemia, foi um dos principais fatores para que a cidade “alcançasse resultados tão expressivos”.

CRP19 participa de palestra sobre FGTS Digital promovido pelo CRC O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – CRP19, representado pela assessora Contábil, Ideilda Fernandes, participou da palestra “FGTS Digital”. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, aconteceu na quarta-feira, 8, no auditório da autarquia. O encontro técnico, 100% presencial, teve como palestrante o Fiscal do Ministério do Trabalho, Leopoldo Lins, que abordou os novos processos na emissão das guias de pagamento do FGTS.

FGTS Digital Lançado em maio de 2022, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que prevê a desburocratização e aperfeiçoamento nos recolhimentos mensais devidos à Caixa Econômica Federal (FGTS), garantindo a prestação de serviços digitais dos empregadores de modo simples e ágil, o qual é negligenciado por vezes devido à complexidade atual.

Benefícios No portal, é possível conferir os principais benefícios e facilidades do FGTS Digital como emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos, verificação de débitos em aberto e pagamentos via Pix. A plataforma vai utilizar a base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador. Para os empregados, será a garantia de que os valores recolhidos serão efetivamente depositados em suas contas vinculadas. “Essas funcionalidades vêm para transformar e dar maior transparência aos fluxos de pagamentos e recolhimento nas contas da empresa e dos empregados. É assunto que faz parte da rotina de atuação do profissional da contabilidade que precisa estar em constante atualização”, enfatiza Ideilda Fernandes.

São Cristóvão: Veterinários serão obrigados a comunicar indícios de maus tratos O vereador Neto Batalha (PP) apresentou um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade dos veterinários informarem casos de suspeita ou indícios de maus-tratos contra animais em São Cristóvão. Trata-se de uma notificação compulsória, que deve ser feita pelo médico veterinário durante atendimento em serviço público ou privado.

Notificação De acordo com Neto Batalha, a notificação compulsória pode ser feita as polícias militar e civil de São Cristóvão ou ao próprio Ministério Público tão logo seja descoberta a situação de maus-tratos. “Essa notificação deverá conter nome, endereço e contato do acompanhante do animal atendido e de seu proprietário, ou daquele que tiver feito contato com o prestador de serviço, ainda que o animal não tenha sido atendido”, esclareceu. Uma vez aprovada a lei, o descumprimento das medidas é considerada infração administrativa e pode gerar multa entre 500 e 1.000 reais com a possibilidade de suspensão do alvará de localização e funcionamento de atividades. “Precisamos de uma força tarefa para punir quem maltrata os bichos. Por isso, uma lei obrigando a comunicação dos maus-tratos é fundamental”, assegurou.

Hoje, 09, mais um Ceac no interior sergipano O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), irá entregar nesta quinta-feira, 09, no município de Simão Dias, mais uma unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). A inauguração, que contará com a presença do governador Belivaldo Chagas, passa a ser mais um canal de acesso do cidadão aos serviços públicos no interior do estado.

Outras unidades Dernival afirma ainda que até o final do ano o Governo irá viabilizar futuras instalações de outras unidades nos municípios de Estância e Nossa Senhora da Glória. “Simão Dias será o terceiro no interior, vamos para o quarto e quinto. Esse é o nosso projeto”. A diretora da rede Ceac, Ana Paula Menezes, ressalta que foi um longo caminho percorrido para chegar a esse objetivo, que é entregar à população um novo espaço de serviços com atendimento de qualidade, humanizado e com proteção acima de tudo.

Novo Ceac A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com capacidade para realizar 240 atendimentos diários e contará com sete órgãos parceiros: SSP, Detran, Nat, Sead, Procon, Sefaz e Deso. O Ceac da cidade de Simão Dias está instalado na Rua Governador Celso de Carvalho, nº 114, Centro. Atualmente, a rede Ceac conta com seis postos de serviços em funcionamento, sendo quatro na capital e dois no interior.

ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Concurso PC: governador anunciou que convocará apenas 120 aprovados. São 290 aptos e chamar apenas 120 continuará com o déficit atual no órgão De alguns concursados: Na última sexta-feira (03) o @governodesergipe e a @sspsergipe anunciaram que vão convocar apenas 120 aprovados no concurso da @pcsercipe. Apesar desse número ter aumentado, continua completamente desproporcional em relação ao déficit que existe no órgão atualmente. Como se não bastasse, hoje (06) fomos surpreendidos com a publicação dessa Portaria. Nela o @governodesergipe e a @sspsergipe reconhecem a falta de servidores, porém autorizam, ainda que em caráter excepcional, o acesso de estagiários ou servidores não policiais cedidos à @pcsergipe ao Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos – PPE. Mais uma vez os @aprovadospcseoficial vem pedir ao Governador @belivaldochagas sensibilidade para com a carência de pessoal na @pcsergipe. Somos aproximadamente 290 aptos, entre agentes e escrivães de polícia, e esse número ainda não supre a necessidade do órgão. A @acadepolsergipe e seus excelentes professores têm a capacidade de receber todos os aprovados em um único curso de formação. É contraproducente convocar apenas 120 servidores e continuar com o enorme déficit que existe e, ainda, onerar os cofres públicos com a realização de vários cursos posteriores. Por fim, sabemos da responsabilidade dessa gestão e confiamos no trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governador @belivaldochagas no que diz respeito às forças de segurança. Acreditamos e, por isso pedimos, que o @governodesergipe e a @sspsergipe reconsiderem, nomeie e forme todos os @aprovadospcseoficial numa única turma.


Metropolitan Bar  Na próxima sexta-feira, 10 de junho, o Metropolitan Lounge Bar proporcionará mais uma noite com grandes atrações. Os cantores Samuel Silva e João Eduardo prometem sacudir o mais novo point da city. Vale lembrar que abertura da casa será a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos através dos números (79) 99840-7224 / 99861-5283 (whatssap). O Metropolitan fica localizado na Avenida Murilo Dantas, 195 , Farolândia, ponto referência, a rótula do Farol da Unit.

Forró dos Namorados – Icaju, dia 18/06 
Mesas à venda na secretaria do clube:
Até 31/05/22
– Sócios: R$520,00
Convidados: R$620,00
#De 01 a 18/06/22
– Sócios: R$570,00
– Convidados: R$700,00
Até duas vezes no cartão de crédito
Cervejas servidas no Open Bar: Heineken e Original


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

ARTIGO

Devoção a Santo Antônio: A dinâmica na tradição de louvor a santo Antônio na cidade de Santo Amaro das Brotas. Por Lucas Ferreira*

As praticas de devoção e louvações aos santos católicos tem seus primórdios de origem na Europa Medieval, quando o clero viu a necessidade apresentar aos fiéis, histórias sobre pessoas que dedicaram suas vidas ao cristianismo e por isso, foram santificadas, onde por conta de suas condutas e posturas , estes deveriam ser lembrados como modelo a serem seguidos.

Nos contextos históricos que resultaram no processo de colonização dos brasileiros pelos portugueses, além das ações e tramitações comercias idealizada pelos mesmos para gerar e extorquir riquezas, também eram realizados a busca da convenção dos povos nativos, ditos como pagãos, para o cristianismo, tendo assim em uma ligação direta as ações dos missionários e companhias religiosas que junto com os exploradores ocupavam as terras brasileiras e tiveram importe fator de colonização da população nativa brasileira. Compreendendo assim que o inicio da formação católica do Brasil se deu durante o período colonial, podendo esta ser considerada uma extensão dos ideais da Igreja Católica na Europa pré-cristã.

A respeito de como a Igreja católica utilizou mecanismos para manter o povo sob suas regras Edilece Couto, faz a seguinte afirmação:

É verdade que a Igreja Católica teve sempre a intenção de impor suas ideias de cristianismo as populações que desejava converter. Isso é valido para a Europa pré-cristã e para os continentes nos quais as nações europeias desenvolveram a colonização. (COUTO, 2010, p.53)

A devoção a Santo Antônio de Pádua, também chamado de Santo Antônio de Lisboa, cidade onde nasceu, chegou ao Brasil junto aos colonizadores portugueses e da Ordem Franciscana, nascido em 1195, em Lisboa, batizado como Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, Santo Antônio, iniciou sua vida religiosa na Ordem dos Agostinianos aos 15 anos, Onde dez anos depois, já em Coimbra, foi ordenado sacerdote e passou a usar o nome de Antônio ao ingressar na Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, onde viveu de maneira simples entre os frades, após substituir um pregador que faltou numa grande festa e fez a homilia. O Frade Antônio se destacou pela excelente oratória e profundo conhecimento das Sagradas Escrituras, sendo nomeado pregador oficial dos Franciscanos e professor de Teologia, onde ficou conhecido e famoso pelas suas pregações.

Porem, no Brasil foi no século XVIII, que as Trezenas [rezas durante 13 dias, entre 1° e 13 de junho] passaram a acontecer nas casas dos engenhos, distante das práticas litúrgicas das Igrejas. Ocupando as residências particulares, nos séculos que se seguiram o evento adquiriu características próprias, tais como: criação e montagem de altares transitórios, musicalização e teatralização das orações [“rezas cantadas”], inserção de instrumentos musicais, baile e de gastronomia, com elementos da culinária junina, 0riundos de produtos como milho, coco e cachaça, como licor, mingaus e bolos.

Na cidade de Santo Amaro das Brotas, em tempos áureos existia a tradição de novenas e montagem de altares como relata o sociólogo Gilvan Santos:

“…O mês de junho o “catolicismo popular” possuía uma força invejável, onde as trezenas de Santo Antônio, eram de iniciativas das devotas a Santo Antônio, que longe dos altares oficiais, montavam seus próprios altares, rezavam, cantavam e de forma subliminar realizavam uma disputa mesmo que silenciosa. Qual o altar mais bonito? Qual o mais frequentado? E assim, Maria José da Santa Cruz, Dona Nanã e Dunga da” rua da areinha”, mesmo participando de todos os outros “altares”, observavam e incluíam algo novo na noite do dia seguinte, para superar o altar anterior, o mais famoso dos altares era o de Dona Clarinha (que se realizava onde hoje é localizado o Centro Pastoral D. Luciano)…”

É possível notar e observar nesses relatos a relação de intimidade estabelecida entre o homem e o sagrado, e a “presença do sagrado no espaço do privado, no lar”. (MOTT, 1997,p.164), sendo assim, analisando sob a perspectiva de Mott, com relação aos santos da corte celeste lusitana a qual Santo Antônio é considerado campeão de popularidade: “Não há casa que não o venere no seu oratório e não satisfeita ainda com isso, a comum devoção dos fieis, cada um quer ter só pra si o seu santo Antônio” (MOTT,1997, p186).

Muito dessa popularidade se dá a sua fama de Santo casamenteiro , que segundo relatos teria atendido a um pedido de uma moça, que precisaria de um dote para casar, a historia conta que a moça teria recebido de Santo Antônio um bilhete que deveria ser entregue a um comerciante, no bilhete constava que o comerciante deveria entregar a moça a quantidade de moedas de prata semelhante ao peso do papel, pensando que o peso seria pouco o comerciante aceitou, no entanto foram necessários 400 escudos de pratas para que a balança conseguisse chegar ao equilíbrio, o comerciante então lembrou de uma promessa feita a Santo Antônio, no qual não cumpriu, prometia ao santo 400 pratas, a jovem recebeu o valor e pode assim casar-se.

Com o intuito de reviver a tradição de montagens de altares de Santo Antônio o Movimento Cultural da cidade de Santo Amaro das Brotas, o Ciranda Alternativa realizou no ano de 2014, tendo uma pausa nos anos de 2020 e 2021, a exposição de altares ANTÔNIO MEU SANTO, uma ação no sentido mais profano que religioso, onde convida munícipes para realização da montagem de altares, deixando e a cargo de cada expositor a forma que conduz seu altar. A referida exposição era antes de tudo uma forma de mostrar aos mais novos as tradições que se realizava no município, bem como reverenciar esses praticas aos mais velhos.

Outra manifestação presente na cidade de santo Amaro das Brotas é a novena de Santo Antônio, realizada pelo religioso Iran, onde tem seu ápice no dia dedicado ao santo, dia 13 de junho, em sua residência e consiste na reza da ladainha a Santo Antônio, seguidas de orações e finalizando com a distribuição de lanches, geralmente comidas típicas do ciclo junino, além da distribuição de brindes aos presentes.

O ponto auge da noite fica por conta da montagem do altar a Santo Antônio, onde e esperados pelo público presente, este formado em sua maioria por religiosas e comunidade em geral.

Outro ponto marcante no que tange aos louvores a Santo Antônio no município de Santo Amaro das Brotas, são os festejos em homenagem ao santo no povoado Sapé, no qual é padroeiro, onde além de realizar as novenas é entoada a Ladainha a Santo Antônio, rezada, cantada e teatralizada em Latim, as presentes pesquisas detém que essa manifestação só é realizada em dois municípios no estado de Sergipe, em Itabaiana e no Povoado Sapé, em Santo Amaro das Brotas , onde a referida manifestação tornou-se lei sob o Número 15, de 24 de maio de 2022, tornando-se Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de Santo Amaro das Brotas, um projeto do Professor Gilvan Santos, com indicação a Lei da vereadora Sheyla Costa.

Como visto, a dinâmica nas manifestações elas são presentes no que tange as tradições e práticas nos louvores e devoções a Santo Antônio no município de Santo Amaro das Brotas, seja na forma de reinventar e popularizar as montagens de altares, patrimonializar suas praticas, no intuito de que não se perca com o tempo e esquecimento ou na realização de novenas e trezenas nas casas de devotos.

*Lucas Ferreira é Arqueólogo, estudante do PPGCULT – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CULTURAS POPULARES/UFS e membro do Movimento Cultural Ciranda Alternativa.

Este artigo foi realizado em contrapartida ao EDITAL DE PREMIAÇÃO PARA CULTURA POPULAR, ESPAÇOS CULTURAIS, MESTRES POPULARES,ARTISTAS PLÁSTICOS, ARTESÕES,GRUPOS DE CAPOEIRA,BLOCOS CARNAVALESCOS,TEATRO,DANÇA E CANTORES. N 01/2020. – Santo Amaro das Brotas.

Referências:

COUTO, Edilece Souza. Tempo de Festas: homenagem a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940)-Salvador: EDUFBA, 2011.

FERREIRA, Lucas. Os Festejos Juninos em Santo Amaro das Brotas. Publicado em https://infonet.com.br/saojoao/2011/ler.asp-103.html?id=114481&titulo=um_dedo_de_prosa2011
.
MOTT, Luiz. Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão, Novo sobre sacrifício, vol. II, pp. 343.


PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto GOVERNANTES

Estadista é quem tudo faz para elevar a população a povo, populista é quem tudo faz pra reduzir a população a massa.

www.twitter.com/andretrig O Brasil não pode entregar a Amazônia aos criminosos como vem fazendo. No aguardo de providências rápidas e condizentes com a gravidade da situação!

 

 

 

 



www.twitter.com/ProfMedina

Bom dia.

Saúde física e mental é tudo. Cuidem-se. Não tenham medo ou vergonha de pedir ajuda.

A vida não é fácil, nem justa, para a maioria de nós.

www.twitter.com/fotomariosousa Foi – se o tempo do “deixe pra lá”. Não deixo mais não.

www.twitter.com/GugaNoblat Pra se defender e defender o deputado cassado agora no STF, Bolsonaro sai em defesa do direito a mentir, a espalhar fake news, na cara dura. Ele tá indignado com a falta de liberdade para espalhar fake news, mentiras que enganam o eleitor, ou seja fraudam a democracia. Tadinho

www.twitter.com/miriamleitao Como era o tempo da censura na ditadura e como são as novas ameaças. Artigo para
@JornalOGlobo sobre o #Diadaliberdadedeimprensa

 



www.twitter.com/camilabomfim A juíza: “o direito à liberdade de expressão vem sendo utilizado de maneira claramente abusiva pelo réu, de forma absolutamente incompatível com a dignidade do cargo que ocupa”


www.twitter.com/ISMARVIANA “Dias difíceis são dias de formação de caráter, dias bons nos recompensam e os dias ruins nos constroem.” Caio Carneiro.

 

 




Frase do Dia
“Nossos hábitos pressupõem uma maneira de as coisas acontecerem, uma vaga coerência do mundo.” Adolfo Bioy Casares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-06/papa-francisco-audiencia-geral-velhice-rugas-sabedoria-ternura.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais