Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
 
O horrível hábito da maledicência. Por padre Zezinho
Maledicência é o sujo hábito de sujar a reputação alheia; de falar mal dos outros. Sempre houve isso e a Bíblia tem mais de 300 passagens nas quais alguém sujou a reputação e o bom nome do outro.
Mas agora, embora haja severas punições para este hábito, até com multas pecuniárias ou meses na prisão, com o advento da internet e da rede social, o diabólico hábito de sujar o bom nome do outro multiplicou-se por milhões. E poucos fofoqueiros são realmente punidos, embora manchem criminosamente a vida de alguém! Até suicídios eles provocam.
Sócrates, Jesus e Paulo morreram por falar bem dos outros, mas os que falaram mal deles venceram . Os juízes puniram quem quis fazer o bem, mas ousou propor mudanças naquela sociedade !…
Ultimamente há políticos e religiosos que não passam um dia sem emporcalhar o bom nome, a religião, a igreja, o partido, o bom nome da CNBB, do Papa, de pregadores e de movimentos religiosos! E muitos se declaram até mais católicos do que os outros ; afinal fazem parte de movimento X, Y ou W e eles agora são influenciadores …
Até ficou chique dizer a coisa em inglês: são “influencers”. Na verdade há os sérios e há os detonadores ! Plantam bombas chamadas Fake News, que nada mais são do que NOTÍCIAS FALSAS. Ultimamente com a IA, inteligência artificial a mentira ficou ainda mais diabólica! Parece verdade mas foi tudo fabricado!
Falam mal do Brasil, dos outros povos, dos artistas, dos famosos, da moça bonita, do sujeito que fez sucesso, do cantor ou pregador que reúne milhões de ouvintes.
Mesmo que fosse verdade, ainda seria diabólico fofocar e sujar o nome dos outros! No Catecismo dos Católicos: usar o nome de Deus sem o devido respeito ou sem nenhuma necessidade, ou por propósitos escusos é um gravíssimo pecado. Está no segundo mandamento. Mas, no oitavo, o mesmo se aplica a qualquer ser humano.
Em Mateus 7,1-6 outra vez está escrito que julgar os outros é emporcalhar o bom nome do vizinho ou de quem quer que seja.
O fofoqueiro, o maledicente, o boca suja, ou o religioso de mente emporcalhada que sobe ao palco, ao púlpito ou agarra um microfone para jogar seus ouvintes contra a outra igreja, todos eles precisam de ajuda. Estão de mente enferma.
Uma coisa é discordar respeitosamente de alguém cujas ideias não seguimos. Outra é querer jogar na lama a reputação do irmão ou irmã que levaram dois, vinte ou sessenta anos para construir uma serena carreira de fraternidade!
É pecado e chega a ser diabólico: assunto de psiquiatria!

Usina Fotovoltaica – TCE-SE A implantação da nossa usina solar está em ritmo acelerado! Já foram finalizados os projetos, a liberação da Energisa e agora está na fase de instalação dos painéis. A previsão de conclusão é até o fim de novembro. Um passo importante rumo à economia de energia, sustentabilidade e gestão moderna. Um exemplo que deveria ser seguido por toda gestão pública, além de energia limpa e mais recursos para aplicação em outras áreas. Aqui: https://www.instagram.com/p/DQZmPJKDlok/
Governo dos concursos Lançado edital o provimento de 300 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva, do concurso público para o Magistério sergipano. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira, 31 de outubro. O certame é fruto de uma promessa do governador Fábio Mitidieri numa das rodadas de negociação com os professores sergipanos. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração(Sead), a gestão pública administra cerca de 30 concursos, o que a caracteriza como o governo dos concursos.

A AMASE recebeu a mais nova magistrada a tomar posse no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, na manhã da quarta-feira, 29 A juíza de Direito Simielle Barros Trandofico é a primeira magistrada a chegar a Sergipe por permuta. Ela estava no Rio Grande do Norte há cerca de cinco anos e vem para sua terra natal, fazendo permuta com o potiguar, magistrado Isaac Soares, que retornou a sua terra natal também.
Caráter nacional da magistratura O presidente da AMASE, Pablo Moreno Carvalho da Luz recepcionou a magistrada mais nova filiada e seus familiares na sede da associação. Ele deu boas-vindas a nova associada e entende que a permuta é um instrumento calcado no não apenas no interesse dos permutantes, mas também da própria sociedade. “A permuta materializa o princípio do caráter nacional da magistratura, permite que um magistrado se movimente de um tribunal para outro porque reconhece que a magistratura é nacional, embora dividida em ramos estaduais, federais, do trabalho e militar. A permuta permite que um magistrado possa migrar de um tribunal para outro, e faz com que o colega que iniciou sua carreira longe de seu lugar de origem, longe de sua família possa continuar a realizar-se profissionalmente conciliando essa realização estando perto dos seus entes queridos e em sua terra natal”, afirmou o presidente da AMASE.
“Porque eu prefiro um homem simples”. Texto do advogado Rivaldo Salvino apoiando Fabiano Feitosa viraliza nas redes sociais nos últimos dias pela autenticidade: “Ele representa a simplicidade que a advocacia precisa! Não precisa mais de um minuto, e notará a essência desse “cabra”. Fabiano Feitosa reúne os atributos de uma pessoa que vejo recebendo muito bem, dos mais jovens aos mais experientes advogados e advogadas. Fez a sua advocacia de forma independente, sem qualquer privilégio, construiu do chão batido nos mais diversos fóruns. Da semeadura ao fruto. Com essência e recepção interiorana, vislumbro Fabiano compreendendo as agruras vivenciadas pelos advogados e advogadas. O jeito simples está em seu DNA. A linguagem franca, direta, verdadeira e técnica me fazem compreender e sentir que Fabiano Feitosa, o 1️5, merece minha confiança e, por oportuno, também rogo pelo seu voto. Não tenho qualquer dúvida, dentre os dignos candidatos e dignas candidatas, o sertanejo, que venceu na advocacia merece a confiança de também nos representar, na condição de Desembargador. Dentre os meus escolhidos, no momento de conferir a esperança em maior respeitabilidade, e por preferir um homem simples, voto 15 – Fabiano Feitosa.”
Adesões e pluralidade de gênero E ontem, 30, a candidata Quinto Constitucional, Clarisse Ribeiro, advogada há mais de 20 anos e ex-juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), recebeu, no almoço, o apoio de diversos colegas da advocacia. Clarisse vem se destacando pela campanha que só cresce com o mote de representar a força feminina no Tribunal de Justiça, visando a igualdade, justiça e gênero e social.
MPC-SE solicita ao TCE edição de resolução que discipline execução de emendas parlamentares estaduais e municipais O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) requereu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a edição de resolução que discipline a execução de emendas parlamentares estaduais e municipais com critérios de transparência e rastreabilidade. A solicitação foi apresentada pelo procurador-geral Eduardo Côrtes durante sessão do colegiado desta quinta-feira, dia 30.
Determinações do STF A solicitação do MPC-SE foi feita para atender as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), que proferiu decisão no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854/DF – sob a relatoria do ministro Flávio Dino. De acordo com o instrumento de constitucionalidade, os entes subnacionais devem adotar o mesmo padrão de transparência e rastreabilidade estabelecido pela União para as emendas parlamentares.
Fiscalização e adequação A determinação do STF estabelece que os Tribunais de Contas devem fiscalizar e promover a adequação dos processos legislativos orçamentários e da execução das emendas parlamentares ao modelo federal, assegurando sua plena observância a partir de 1º de janeiro de 2026.
Execução condicionada Durante a sessão, o procurador-geral ressaltou que um dos pontos centrais da decisão determina que a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares aprovadas por deputados estaduais e vereadores somente poderá iniciar em 2026 após a demonstração, pelos governos estaduais e prefeituras, perante os respectivos Tribunais de Contas, de que estão cumprindo dispositivo da Constituição Federal – artigo 163-A.
Cidadania Sergipe passa a ser um dos primeiros estados do país a emitir, já na maternidade, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para recém-nascidos. É que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), lançou o projeto CIN Neonatal na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Aracaju. A iniciativa garante a emissão do documento de identidade para recém-nascidos e suas mães. O atendimento será feito em cartório interno à unidade. A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, destacou a vanguarda de Sergipe na garantia de direitos desde os primeiros dias de vida. “Queremos que essas crianças saiam da maternidade já com identidade, com sua certidão e carteira de identidade nacional, para que possam acessar políticas públicas, proteção, segurança e cidadania. Esse é um momento histórico para Sergipe”, destacou.
Todas as 45 Unidades de Saúde de Aracaju passam a oferecer atendimento para síndromes gripais A Prefeitura de Aracaju, por meio Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que desde ontem, 31, os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento e Triagem de Síndromes Gripais, o Gripário, passam a ser realizados em todas as 45 Unidades de Saúde de Aracaju. Essas unidades estão devidamente estruturadas para realizar triagem, consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e testagem para Covid-19, garantindo um atendimento completo e mais próximo de cada usuário.
Descentralização A coordenadora da Rede de Vigilância em Saúde, Duanne Marcele, destacou que a descentralização dos atendimentos para síndromes gripais representa um importante avanço para a rede municipal de Saúde. Segundo ela, a partir de agora, as 45 unidades básicas estão estruturadas para acolher, avaliar e tratar pacientes com sintomas respiratórios.
Agilidade e resolutividade “Essa medida amplia o acesso e fortalece a assistência, tornando o cuidado mais ágil e resolutivo. Com os serviços distribuídos por toda a cidade, o usuário passa a ter o atendimento que precisa bem mais perto de casa, sem a necessidade de grandes deslocamentos. É uma mudança que traz mais conforto, rapidez e eficiência para toda a população aracajuana”, ressaltou Duanne. Com essa descentralização do serviço, não será mais necessário se deslocar até o bairro Coroa do Meio para receber atendimento. A partir desta mudança, o Gripário funcionará até às 12h encerrando suas atividades de forma planejada e segura.
Videomonitoramento implantado em Itabaiana auxilia o trabalho da Guarda Municipal, principalmente na identificação de veículos suspeitos O sistema de videomonitoramento que existe na cidade de Itabaiana tem sido peça fundamental de apoio ao trabalho que é desenvolvido pelos agentes da Guarda Municipal (GMI), principalmente, na identificação e localização de veículos suspeitos, que possam ter alguma restrição ou irregularidade.
Pontos estratégicos Neste ano de 2025, a Guarda Municipal conseguiu tirar de circulação, após a identificação por meio das câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos da cidade, quatro veículos clonados e três veículos com restrição de roubo ou furto.
Recuperação de veículos Além disso, a recuperação de vários veículos, por parte de outras forças de segurança de Itabaiana, também teve participação direta da GMI. “A Guarda Municipal reforça seu compromisso com a segurança da população e a prevenção da criminalidade, mantendo o uso estratégico do videomonitoramento como instrumento de apoio às forças de segurança e à proteção dos cidadãos itabaianenses”, destaca Jonathan Mendonça, comandante da GMI.
Fiscalização Ações de combate ao transporte irregular de mercadorias realizadas por auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) nos municípios de Cristinápolis e Propriá resultaram na emissão de cinco autos de infração que garantiram o recolhimento de mais de R$ 104 mil em impostos para os cofres públicos. Em Cristinápolis, no trabalho em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), as equipes fizeram a pesagem de 17 caminhões e observaram que três deles transportavam produtos agrícolas sem nota e outro estava sem o Manifesto de Carga.
Fiscalização II Já em Propriá os auditores constataram irregularidades em um caminhão que transportava parte da mercadoria sem a documentação fiscal de origem e destino. As fiscalizações fazem parte do trabalho realizado pela Sefaz para coibir a concorrência desleal no estado, garantir a legalidade das transações comerciais e combater a sonegação fiscal.
No Programa Sergipe Rural deste sábado, 01 de Novembro: com 36 anos de história Laticínio LacGlória se destaca pela qualidade dos alimentos que já conquistaram o Nordeste e agora chegam a todo o país; Produtores de Malhador participam de encontro promovido pela Coderse e BNB para fortalecer a agricultura familiar; No Agreste de Sergipe, você vai conhecer a história do cirurgião-dentista que encontrou na pecuária outra grande paixão. E ainda: Programa Mão Amiga Bacia Leiteira beneficia produtores de Gararu com apoio técnico e financeiro do governo do Estado. É sábado, 11, às 7h, com reprises no domingo e na quarta-feira, às 8h, na Aperipê TV.
Breno Garibalde cobra atenção ao bairro Aruana Durante pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju na quinta-feira, 30, o vereador Breno Garibalde chamou atenção para a situação do bairro Aruana, na Zona Sul de Aracaju. Após visitar a comunidade, o parlamentar constatou diversos problemas relatados por moradores, como ligações irregulares de esgoto, mau cheiro nos canais e lagoas, além da falta de infraestrutura adequada diante do crescimento acelerado da região. “É necessário olhar para aquela localidade com mais atenção. O bairro Aruana está completamente esquecido”, afirmou.
Planejamento urbano Breno cobrou também maior planejamento urbano para o bairro, citando a Rua Maria Vasconcelos, uma das principais vias da região, que já não comporta o aumento de empreendimentos comerciais. “A população da Aruana não é ouvida. Está sendo escanteada, e o bairro sendo negligenciado porque não tem planejamento”, disse. Ainda em sua fala, o parlamentar afirmou que o problema não se restringe apenas à Aruana, mas se repete em diversos pontos da cidade, evidenciando a necessidade de revisão do Plano Diretor de Aracaju, que está atrasada há décadas.
Caminhos do Sagrado” de Rosi Pimentel chega à Galeria J. Inácio A artista e professora Dra. Rosi Pimentel abre, no dia 7 de novembro, às 14h, a exposição “Caminhos do Sagrado”, na Galeria J. Inácio, situada dentro da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, em Aracaju (SE). A mostra, que segue até 30 de novembro, reúne 25 obras criadas com a técnica do Quilling. A exposição reúne obras produzidas com a técnica artesanal do Quilling, também conhecida como filigrana de papel, que consiste em enrolar e modelar tiras de papel colorido, moldadas à mão, criando formas e texturas tridimensionais. Rosi Pimentel conta que o encontro com o Quilling aconteceu de forma natural, mas transformou-se em uma paixão e um novo caminho de expressão artística.
Descoberta “Eu descobri o Quilling ainda na universidade e me encantei com a possibilidade de transformar algo tão simples quanto o papel em obras que expressam emoção, fé e sensibilidade. O que me atraiu foi a delicadeza do processo e o resultado visual, uma arte que exige paciência, concentração e um olhar afetuoso para o detalhe”, explica a artista. “Caminhos do Sagrado” abre ao público dia 7 às 14h e a visitação segue até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A exposição tem entrada gratuita e foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Não hesitemos em ajudar os falecidos e dedicar-lhes as nossas orações.” São João Crisóstomo.
 
						