Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O papel transformador dos tribunais de contas na melhoria da qualidade dos serviços públicos
Por Carlos Augusto Meneses Marçal*
Os Tribunais de Contas têm um papel importante na integra de serviços públicos de qualidade pela administração pública, definido no art. 70 da CF, cabendo-lhe a prerrogativa da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, “operacional” e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade. Neste contexto, os Tribunais de Contas fiscalizam também a qualidade dos serviços públicos, avaliando a eficiência, eficácia e efetividade da prestação de serviços, verificando se os objetivos são alcançados com os meios adequados e no menor custo possível. Tal atuação deve envolver a satisfação do cidadão e a conformidade dos serviços com os padrões técnicos, visando garantir que a gestão dos recursos públicos resulte em serviços públicos de melhor qualidade, e atenda ao interesse público.
Em um país com profundas desigualdades, a oferta e melhoria dos serviços públicos vão além, e garante que o Estado possa disponibilizar recursos adequados para proteger o meio ambiente, gerar emprego e renda, infraestrutura, assistência social, cultura, segurança, saúde, educação e inúmeras outras ações. Portanto, se faz necessário que os Tribunais de Contas tenham uma maior capacidade técnica e operacional, objetivando inclusive, a melhoria dos seus processos de controle. Ademais, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que deu relevante ênfase à responsabilidade na gestão fiscal, possibilitou um maior rigor no controle das contas públicas a cargo dos Tribunais de Contas.
Por outro lado, observamos na prática, que pelo menos em tese, as ações de uma grande parte dos Tribunais de Contas não têm obtido uma melhoria adequada na qualidade dos serviços prestados pelo Estado, em função da sua fiscalização, apesar do altíssimo custo de manutenção dos Tribunais de Contas (custo benefício). Ademais, temos também observado que muitos Tribunais de Contas têm dado ênfase na análise focada exclusivamente sobre o aspecto quantitativo (conformidade) das Contas, sem uma aferição qualitativa dos programas de governo (ações finalísticas). Não basta a aferição do cumprimento dos limites estabelecidos pela Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, apresentado nas referidas contas, como de fato ocorre. Neste contexto, infelizmente, não podemos deixar inserir o nosso Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Mais importante quanto apurar esses limites, é também verificar a qualidade dos mesmos, aferindo de que forma foram utilizados os recursos, e a satisfação dos usuários.
A ideia do Estado gerencial, direcionado pela atenção focado ao cidadão e a busca da boa-eficiência da gestão pública, tem se revestido de materialidade e relevância na medida que a atividade do controle, exercida pelos Tribunais de Contas, não deve se limitar ao exame do cumprimento da legalidade, mas, também, na verificação da legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública. O papel indutor dos Tribunais de Contas vai além da fiscalização do uso dos recursos públicos, mas, também, como agentes que estimulam e promovem a melhoria da gestão pública, a efetividade das políticas públicas e a transparência. Portanto, a atividade de controle externo exercida pelos Tribunais de Contas, deve demandar um olhar mais apurado para a qualidade do gasto público, que envolve não só o cumprimento dos limites mínimos de gastos estabelecidos em normativos (que já são mínimos), mas, também, a satisfação do cidadão em virtude do recebimento de um serviço público de boa qualidade.
Em síntese, se faz necessário que os Tribunais de Contas, como indutor de transformação, assumam o papel de protagonistas, aferindo de forma mais qualitativa (voltada para resultados) e não apenas quantitativa (conformidade), as contas de governo da administração pública. A qualidade da gestão pública, caracterizada pela legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas, deve ser sempre perseguida pelo gestor público, e fiscalizada pelos Tribunais Contas. Portanto, os Tribunais de Contas quando da análise das contas de governo, devem dedicar atenção à avaliação da qualidade da gestão pública, desde o planejamento até o controle, e à percepção social sobre a mesma pelos cidadãos (controle social). Contribuindo assim, para um Estado bem mais justo de políticas públicas de boa qualidade. MUDA TRIBUNAIS DE CONTAS!
Trecho adaptado da música “Até quando – Gabriel o Pensador”: Não adianta olhar pro céu (contas)/Com muita fé e ver pouco resultado/Não adianta olhar pro chão (políticas públicas sem qualidade)/Virar a cara pra não ver/Até quando vai ficar usando rédea/Rindo da própria ineficiência/Até quando o povo vai ficar sem um serviço público de qualidade?/Até quando vai ficar sem fazer nada?/Muda Tribunal de Contas, que quando a gente muda a satisfação dos cidadãos muda com a gente/E quando a mente muda, o Tribunal de Contas e o cidadão andam pra frente/Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura/Até quando vai ficar sem fazer nada? MUDA TRIBUNAIS DE CONTAS!!
*Auditor de Controle Externo e Professor.
Universidade Estadual A primeira Universidade Estadual em Sergipe está ganhando forma. Foi o que disse o governador Fábio Mitidieri ontem, 7, em entrevista ao Jornal da Fan, da Fan FM. Segundo ele, até o fim do ano, o projeto deverá ser apresentado à sociedade. “É um projeto que me anima muito. Contratamos a FGV para fazer uma modelagem, tivemos uma primeira apresentação, gostei do que vi, e até o final de 2025 devemos apresentar à sociedade sergipana o projeto com todos os detalhes e planejamento. Está mais perto do que se imagina”, acrescentou.
Rio O governador Fábio Mitidieri participará da Abav Expo 2025, um dos maiores eventos do setor turístico da América Latina, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Rio de Janeiro. Sergipe marca presença com um espaço projetado para destacar as experiências únicas que fazem do estado um destino diferenciado e competitivo no cenário nacional. A participação sergipana demonstra, mais uma vez, o compromisso do governador em fortalecer cada vez mais o turismo sergipano como vetor de desenvolvimento.
Atenção Iguá! Socorro duplo para moradores do Parque dos Faróis Há sete dias que moradores da chamada fim de linha do conjunto Parque dos Faróis, no município de Nossa Senhora do Socorro estão sem água. Na rua 70, a população já fez inúmeros chamados através de protocolos na Iguá e nada da água voltar.
Empreendedorismo e inovação do grupo Margon está chegando em Sergipe para transformar o modo de viver Este espaço já anunciou que o grupo Margon com uma tradição histórica iniciada no Espírito Santo através da cerâmica e, inclusive em Sergipe, em Estância em 2009, está chegando para os sergipanos desta vez no ramo do empreendimento imobiliário que já é referência em diversos estados. Em muito breve um grande anúncio para Sergipe acontecerá.
Um exemplo para os sergipanos do novo conceito de viver bem implantado pelo grupo Margon: Brisa da Cachoeira: em Itambacuri/MG O município de Itambacuri, em Minas Gerais, acaba de ganhar um empreendimento que promete transformar o modo de viver e investir na região. O Condomínio de Lotes Brisa da Cachoeira, desenvolvido pelo Grupo Margon, reúne conforto, segurança e qualidade de vida em um só lugar, e já está com 80% das obras realizadas. Com 51 lotes que variam de 320 a 532 metros quadrados, o Brisa da Cachoeira oferece infraestrutura completa e uma área de lazer pensada para toda a família.
Infraestrutura planejada O condomínio conta com portaria, piscina semiolímpica, playground, espaço gourmet, área paisagística e muito mais — tudo planejado para proporcionar bem-estar, praticidade e valorização do investimento. Reconhecido por sua tradição e solidez no mercado imobiliário, o Grupo Margon leva para Itambacuri sua experiência de mais de quatro décadas em empreendimentos de alto padrão, sempre com foco na excelência e na valorização das cidades onde atua. Para quem busca morar com tranquilidade ou investir em um futuro promissor, o Brisa da Cachoeira é a escolha certa. Saiba mais em: www.margonconstrutora.com.br
Gestão de Sérgio Reis é aprovada por 64,26% dos lagartenses, aponta pesquisa da Lobby e Assessoria Estatística O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, está próximo de concluir o primeiro ano do seu mandato no comando da cidade com 64,26% de aprovação entre os lagartenses, de acordo com levantamento realizado pela Lobby Pesquisa e Assessoria Estatística. O resultado da análise feita pelo instituto, com sede em Salvador (BA), reflete o reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pela atual gestão à frente do município.
Dados A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro, ouvindo 596 entrevistados. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo os dados, apenas 17,45% desaprovam a administração municipal, enquanto 18,29% não souberam ou preferiram não responder.
Aprovação O levantamento também analisou o desempenho da gestão a partir de diferentes perfis da população. Entre os entrevistados com ensino fundamental completo ou menor escolaridade, o índice de aprovação foi de 64,86%. Já entre aqueles com ensino médio, a taxa chegou a 65,26%, e entre os que possuem ensino superior, 58,90%.
Aprovação II Por faixa etária, o maior índice de aprovação está entre os cidadãos de 25 a 34 anos (69,29%) e 60 anos ou mais (68,85%), seguidos por 16 a 24 anos (67,44%), 35 a 44 anos (63,20%) e 45 a 59 anos (54,41%). Entre as mulheres, a aprovação é de 64,33%, e entre os homens, 64,18%. O levantamento também fez uma comparação entre a atual administração e a gestão anterior. Para 48,32% dos entrevistados, o governo de Sérgio Reis é melhor do que o da sua antecessora. Além disso, 26,17% consideram igual e somente 18,12% avaliam como pior.
Gratidão e senso de responsabilidade “Recebo esses números com muita gratidão e senso de responsabilidade. Eles mostram que estamos no caminho certo, trabalhando todos os dias para cuidar das pessoas, melhorar os serviços e transformar Lagarto em uma cidade mais justa, acolhedora e desenvolvida. Essa aprovação é um incentivo para continuarmos avançando com seriedade, transparência e amor por nosso município”, afirmou o prefeito Sérgio Reis.
Seed Itinerante Nesta quarta-feira, 8, acontece mais uma edição do projeto ‘Seed Itinerante’. Desta vez, o evento será na sede da Diretoria Regional de Educação 3, em Itabaiana, que abrange também Ribeirópolis, São Domingos, Malhador, Campo do Brito, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Areia Branca, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita, Pinhão e Macambira. O evento visa reunir gestores das escolas públicas estaduais para discutir sobre avaliação, gestão pedagógica, formação continuada e investimentos na alfabetização em regime de colaboração com os municípios.
MPF requer suspensão imediata de demissões na FHS, em Sergipe, até substituição por profissionais concursados Ministério Público Federal (MPF) apresentou novo pedido de urgência para que a Justiça Federal de Sergipe determine a suspensão imediata de demissões de profissionais contratados temporariamente pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) até que sejam substituídos por servidores concursados. A atuação do MPF ocorre após a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e a FHS emitirem um ofício circular convocando os profissionais temporários para se apresentar ao setor de Recursos Humanos no dia 2 de outubro. De acordo com o documento, o objetivo é receber “orientações e encaminhamentos relacionados à transição”, indicando o encerramento dos contratos em razão da transferência da gestão de unidades estaduais de saúde para organizações sociais (OS). Entenda todo histórico aqui.
Yandra Moura propõe criação da Política Nacional de Prevenção à Violência no Trabalho em Saúde A deputada federal Yandra Moura (União/SE), presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (Cindre), apresentou o Projeto de Lei 4.857/2025, que institui a Política Nacional de Prevenção à Violência e Promoção da Segurança no Ambiente de Trabalho em Saúde. A proposta busca proteger médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor diante do aumento de agressões registradas em hospitais e unidades de saúde em todo o país.
Medidas O texto estabelece medidas de prevenção, suporte e responsabilização para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores. Entre as ações previstas estão a instalação de câmeras de monitoramento, botões de pânico, controle de acesso em áreas restritas e a criação de Núcleos de Apoio à Segurança do Trabalhador da Saúde (NAST-Saúde), responsáveis por registrar ocorrências e oferecer suporte psicológico e jurídico às vítimas.
Prevenção e punição Yandra Moura defende que o projeto vai além da punição. “Não basta reagir à violência depois que ela acontece. Precisamos prevenir. A segurança dos profissionais é condição essencial para um atendimento digno à população”, afirmou a parlamentar. Segundo ela, o objetivo é “transferir a obrigação de garantir um ambiente seguro das pessoas para as instituições”, tornando a proteção uma política de Estado e não apenas uma iniciativa pontual.
Escalada de casos de violência A iniciativa surge em meio a uma escalada de ataques relatada por sindicatos e conselhos profissionais. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) indicam 4.562 casos de violência contra médicos apenas em 2024, uma média de 12 agressões por dia. Já o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aponta que mais da metade dos profissionais de enfermagem já sofreram algum tipo de agressão. Casos recentes, como os exibidos em reportagem do Fantástico, mostram que a violência no ambiente hospitalar se tornou uma rotina marcada por xingamentos, agressões físicas e ameaças de morte. O problema, segundo Yandra, “é estrutural e precisa ser enfrentado com medidas práticas, planejamento e responsabilização”.
Multas O PL também prevê multas de até R$ 300 mil para estabelecimentos que descumprirem as normas de segurança, e determina que os valores arrecadados sejam destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) para financiar ações de proteção no setor. “Proteger quem cuida é garantir que o sistema de saúde continue funcionando. É preciso que médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários exerçam suas funções sem medo”, reforçou Yandra Moura.
Aumento O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) intensifica a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia mamária para atender a maior demanda durante esse mês de outubro. Segundo o governo, a unidade aumentou em 25% a oferta de exames de mamografia, passando de 60 para 80 atendimentos por dia, o que representa cerca de 400 exames semanais. Os serviços são disponibilizados por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. Para o acesso, a usuária deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja procedida a solicitação do agendamento de consultas e procedimentos.
Iniciada Campanha de Multivacinação 2025 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju desde a última segunda-feira, 06, iniciou a Campanha de Multivacinação 2025. A iniciativa tem como objetivo atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A mobilização segue até o dia 31 de outubro, ofertando todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação 2025. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
45 unidades Durante o período, todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão com vacinas disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Dentre elas, 16 unidades estão com o horário estendido até as 18h: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto.
Doses disponíveis Entre os imunizantes disponíveis, estão as doses contra Covid-19, HPV, Pneumocócica 10 e 23, Meningocócica C, Febre Amarela, VIP (vacina inativada e vacina oral poliomielite), Hepatite B, Penta, Rotavírus, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetraviral, Dupla adulto, DTP e Meningo ACWY. Os imunizantes ofertados protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, febre amarela, varicela, rotavírus, difteria, tétano, entre outras. A campanha também contempla jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal contra o HPV.
Cuidado De acordo com Aizla Carolainy Santos, gerente de imunização da SMS, o momento é de intensificar o cuidado e recuperar possíveis atrasos no calendário vacinal. “A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade para que as famílias regularizem a situação vacinal dos filhos. A vacina está disponível e é fundamental para proteger a vida e evitar o retorno de doenças que já foram controladas”, destaca.
Dia D no sábado, 18 Dentro da estratégia de imunização, está o Dia D nacional de mobilização que será realizado no sábado, 18 de outubro. Na ocasião, todas as USFs estarão abertas das 8h às 16h, exclusivamente para vacinação. “No entanto, é importante destacar que as vacinas da dengue e BCG não serão aplicadas no Dia D, devido a particularidades técnicas e de manejo com situações específicas que possam ocorrer após a aplicação. Fora desse contexto, esses imunizantes continuam disponíveis normalmente durante a semana, nas unidades de saúde, dentro do horário regular de funcionamento”, ressaltou Aizla. Além do atendimento nas unidades, a SMS realiza ações itinerantes e busca ativa em escolas e bairros, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal.
“Sua Dor é Vista” – MP de Sergipe e UFS lançam edital para mostra fotográfica sobre violência e dignidade humana O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria de Apoio às Vítimas (Coavit), em parceria com o Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lançou ontem, 7, o edital de convocatória para a mostra fotográfica “Sua Dor é Vista”. O evento de lançamento foi realizado no auditório do Departamento de Comunicação Social da UFS, com a presença do Promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva, Diretor da Coavit.
Sensibilização A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sergipana sobre diferentes formas de violência através da fotografia. O diferencial do projeto está no compromisso ético: as fotografias devem ser produzidas em diálogo com as pessoas retratadas, respeitando sempre sua dignidade e agência. O projeto busca refletir sobre como representar situações de vulnerabilidade sem reproduzir violências através das próprias imagens.
Valorização da vítima Para o Promotor de Justiça Rogério Ferreira, o edital representa um passo importante na valorização da vítima, tanto no campo social quanto jurídico. “Pensamos em construir uma mostra fotográfica que representasse as diversas vítimas que temos hoje na sociedade, sejam elas vítimas diretas ou indiretas, de crimes, da omissão do poder público ou de desastres ambientais. A ideia é, através da fotografia, chamar atenção para a valorização da vítima, elevando seu patamar dentro de uma relação processual e na sociedade, como sujeito de direitos”, destacou.
Educativo e transformador Ele reforçou ainda o caráter educativo e transformador da iniciativa. “Queremos sensibilizar a sociedade para valorizar cada vez mais a figura da vítima. E esse momento é simbólico, porque estamos prestes a ver o Estatuto da Vítima ser aprovado no Senado Federal, transformando em lei uma série de direitos já reconhecidos internacionalmente”, completou o Diretor da Coavit.
Comissão A comissão de seleção e curadoria será formada pelas professoras da UFS, Greice Schneider e Erna Barros, ambas do Departamento de Comunicação Social, e pelo fotógrafo Marcelinho Hora, do Projeto Rebobina. A professora Greice Schneider destacou a importância da parceria entre o Ministério Público e a universidade como uma forma de promover um diálogo mais amplo com a sociedade. “O edital Sua Dor é Vista nasce dessa parceria entre a Coavit e a Universidade Federal de Sergipe. É uma oportunidade de sairmos um pouco dos muros da universidade, estabelecendo um diálogo efetivo e sensível com a sociedade sobre a vulnerabilidade das vítimas”, afirmou.
Caráter formativo Segundo ela, o caráter formativo também é central no projeto. “A mostra será composta por imagens feitas por alunos e alunas da UFS, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e refletir sobre a responsabilidade de representar a dor do outro com respeito e empatia”, acrescentou. As fotografias selecionadas irão compor uma mostra itinerante, que percorrerá pontos de grande circulação em Sergipe. Estudantes regularmente matriculados na UFS podem inscrever até três fotografias até 10 de novembro de 2025.
Linda Brasil propõe medidas para prevenir e combater a adulteração de bebidas em Sergipe Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) ontem, 7, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) demonstrou preocupação com os recentes casos de adulteração de bebidas que resultaram na intoxicação de consumidores por metanol em diversos estados brasileiros. Diante dos riscos evidenciados, a parlamentar apresentou um conjunto de propostas para fortalecer o combate à adulteração desses produtos em Sergipe e proporcionar segurança à população.
Operação Embora Sergipe ainda não registre casos confirmados ou suspeitos, uma operação da Polícia Militar, realizada em Nossa Senhora do Socorro, apreendeu 124 garrafas de bebidas suspeitas de adulteração, além de materiais utilizados na falsificação. O conteúdo foi encaminhado à perícia para investigação. De acordo com o boletim nacional do Ministério da Saúde, divulgado no último domingo (5), foram registrados 209 casos em investigação e 16 confirmações de intoxicação no país.“Essa não é uma questão pontual. Precisamos de uma atuação consistente que proporcione um controle maior e promova maior segurança à saúde da população”, declarou a parlamentar.
Lei de combate à adulteração Entre as propostas apresentadas está a criação da Lei Estadual de Prevenção e Combate à Adulteração de Bebidas, com previsão de sanções administrativas severas, como multas, cassação de alvará e interdição de estabelecimentos envolvidos na adulteração. A lei também incluiria a rastreabilidade das bebidas e a responsabilização de fabricantes, distribuidores e comerciantes.
Campanhas Além disso, Linda destacou a necessidade de realização de campanhas permanentes de informação e prevenção, da criação de um canal estadual de denúncias, integrado ao Procon, à Polícia Civil e à Vigilância Sanitária, para receber e apurar suspeitas de adulteração, e da adoção de ações interinstitucionais com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Fazenda, Procon e Ministério Público Estadual, garantindo uma atuação conjunta e eficiente.
Rotulagem e tecnologia de rastreamento “Propomos ainda o incentivo à rotulagem segura e à tecnologia de rastreamento, com o uso de selos de autenticidade com QR Code, sistemas digitais de origem e certificação estadual ‘Produto Verificado Sergipe’, que assegure ao consumidor a procedência e a segurança da bebida. Essas são medidas que contribuem para evitar que esse tipo de situação grave chegue a Sergipe”, acrescentou a parlamentar.
Filial em Brasília Quem tem sido visto com frequência em Brasília é o advogado Cândido Dortas. Entre uma reunião e outra nos Tribunais Superiores, o sergipano, que acaba de inaugurar filial no Setor Hoteleiro Sul, na Capital Federal, tem se feito cada vez mais presente nos corredores jurídicos da cidade. Discreto, mas sempre articulando projetos institucionais e causas de alcance nacional, Dortas vem consolidando seu espaço na cena jurídica de Brasília.
Primeiro Campeonato da Memória de Aracaju faz sucesso com o público 60+ Aracaju foi palco de um evento inédito voltado ao público 60+, à promoção da saúde, do bem-estar e do estímulo cognitivo. O Primeiro Campeonato da Memória de Aracaju, realizado pelo Espaço Ativo Geriatria Integrada, foi um verdadeiro sucesso e uniu diversão, socialização e incentivo à longevidade saudável. “A programação contou com cinco equipes disputando atividades que estimularam o corpo e mente, entre elas: circuito de exercícios físicos, partidas de videogame, a tradicional brincadeira ‘Qual é a música?’, além das provas ‘Bom da Cuca’ e ‘Quiz de memória’, disse a geriatra e uma das organizadoras do evento, Dra. Luana Brandão. A proposta foi muito além de uma disputa. “Provamos que a memória não tem relação com a idade. Nosso objetivo foi promover a integração, o bem-estar e reforçar a importância de manter a mente ativa em todas as fases da vida. Mais que provas, incentivamos o convívio, a alegria e a longevidade ativa”, celebrou a médica. Na foto está a equipe realizadora do evento. Sucesso total!
No Programa Sergipe Rural do próximo sábado, 11 de outubro: 2ª Fesafes destaca na capital a força da agricultura familiar e da economia solidária; De Sergipe para o Brasil: estudantes de Escola Pública estadual transformam cascas de caranguejo em biocerâmica e garantem premiação nacional; Em Salgado o empreendedorismo feminino ganha espaço com a produção de sabonetes medicinais; No Alto Sertão, o melhoramento genético impulsiona a caprinocultura e mostra resultados positivos. Sábado, às 7h, com reprises no domingo e na quarta-feira, às 8h, na Aperipê TV.
Aracaju sedia maior Encontro Associativista do país a partir de hoje, 8 O Encontro Nacional de Redes (ENARE) marca o calendário nacional do business com sua 30ª edição e movimenta setores como turismo e comércio Evento promovido pela Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (FEBRAMAT), em parceria com a Rede Oxente, acontecerá de hoje, 8 até a sexta-feira, 10, e reunirá 28 redes que representam mais de 1500 lojistas associados, além de 34 indústrias fornecedoras, consultores e prestadores de serviço.
Programação Por conta de sua hospitalidade e belezas naturais, a capital sergipana foi escolhida para receber esta edição comemorativa, que acontecerá no Centro de Convenções AM Malls. Na programação do evento estão temas como Reforma Tributária no segmento de materiais de construção, o uso de inteligência artificial nas mídias sociais, além de um case de sucesso da associada do Rio Grande do Sul, Redemac.
Painel de mulheres Outro destaque dessa edição é o inédito Painel de Mulheres, que dará visibilidade ao protagonismo feminino no setor, promovendo inclusão e aprendizado.A anfitriã Rede Oxente é sergipana e foi fundada em 2018, com objetivo de desenvolvimento do comércio local. Baseada em princípio associativista, em 2024 despontou como 4ª potência no estado, crescendo torno de 44% em 1 ano. Para o vice-presidente da Rede Oxente, José Ailton Oliveira, a expectativa para o evento é de excelentes negócios. “Um evento dessa magnitude nos lança no cenário nacional como grande player do mercado”, projeta o empresário.
ESPAÇO VII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ITABAIANA
A Bienal do Livro de Itabaiana vem aí!A Infographics e o autor @antonio_saracura vão estar lá te esperando. De 23 a 26/10, venha visitar nosso estande no Shopping Peixoto: https://www.instagram.com/reel/DPXBX_Cj5GV/?igsh=NnBjb2diYWs0bXRm
De 23 a 26 de Outubro deste ano será realizada a VII Bienal Internacional do Livro de Itabaiana. Um evento consolidado da cultura sergipana que celebra a literatura e o poder da leitura em transformar vidas. De hoje até a realização do evento o blog divulgará diariamente informações e convites dos escritores. Serão 4 dias intensos dedicados à literatura, à troca de ideias e ao fortalecimento da nossa identidade cultural. Além da presença de escritores e expositores, o público poderá vivenciar apresentações.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Conheça o Lions, o maior clube de serviço do mundo!
Neste Ano Leonístico de 2025-2026, o lema da gestão da DG Rosineide Lins, Distrito LA-3, é: “Amor ao Voluntariado.” Lions Clube Aracaju Praia Formosa, há 48 anos, presta serviços à comunidades carentes, com ações humanitárias. Comprometido com o bem estar, promove ações de combate à fome, prevenção e tratamento do câncer infantil e juvenil e da diabetes, orienta sobre cegueira evitável e faz campanhas de cuidados com o meio ambiente e aproveitamento de resíduos descartados, além de outras ações. Preocupada com a inclusão dos idosos da comunidade São José, oferece alfabetização de adultos, presta acompanhamento em consultas oftalmológicas e apoia instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade. Para esse trabalho o Lions Praia Formosa conta com voluntários que, desinteressadamente , contribuem com a força de trabalho, na coleta, seleção e entrega de donativos. É preciso aumentar o número de voluntários! Na área de saúde, e empresarial da indústria e do comércio, para que o trabalho em prol dos necessitados, continue. A messe é grande e os operários são poucos! Para informações: (79)99191-9506 – Stelamaris Melo/ Presidente do LC Aracaju Praia Formosa.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
Carmelita Fontes deixa legado eterno na educação e cultura sergipana
Professora, escritora e referência intelectual, Carmelita Fontes faleceu aos 92 anos em Aracaju. Sua trajetória é marcada por dedicação à formação de gerações e à valorização da cultura local.
Por Pascoal Maynard – Aracaju, 7 de outubro de 2025*
A manhã desta terça-feira trouxe uma notícia que entristeceu profundamente o meio acadêmico e cultural de Sergipe: faleceu, aos 92 anos, a professora Carmelita Fontes, uma das mais respeitadas educadoras e intelectuais do estado.
Nascida em Laranjeiras, em 1º de fevereiro de 1933, Carmelita Pinto Fontes formou-se em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe em 1957. Iniciou sua carreira docente em 1962, lecionando na mesma instituição e, posteriormente, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde permaneceu até sua aposentadoria em 1991.
Com pós-graduação em Linguística, Literatura Francesa e Literatura Hispano-Americana, Carmelita se destacou como educadora, pensadora e defensora da cultura regional. Foi cofundadora da Academia Sergipana de Jovens Escritores e atuou em conselhos estaduais de Cultura e Educação.
Sob o pseudônimo Gratia Montal, escreveu para jornais como A Cruzada, Diário de Aracaju e República de Lisboa. Produziu quase 20 peças de teatro infantil e publicou o livro de poemas Tempo de Dezembro (1982), considerado um marco da poesia sergipana.
Em 1984, foi eleita para a Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira nº 38. Sua atuação como educadora foi tema de dissertações acadêmicas e homenagens públicas. Entre seus ex-alunos, destaca-se o ex-governador Marcelo Déda, que sempre reconheceu sua influência formadora.
O programa “Expressão” exibira nesta sexta-feira, dia 10, o documentário “Carmelita Fontes” que tive a honra e o privilégio de produzir e dirigir.
*Pascoal Maynard é jornalista, documentarista e produtor cultural. Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial da Funcap, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e apresentador do programa Expressão na Aperipê TV.
OPINIÃO
DIA DO NORDESTINO
DIA DO PARAÍBA
8 DE OUTUBRO
“O Nordestino é, antes e acima de tudo, um antibolsonazifascista confesso.” Clarkson Moura
DESAGRAVO À NORDESTINIDADE
“Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste.”
Des. Mário Helton Jorge, antinordestino
“Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade…Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito.”
Romeu Zema, antinordestino
“Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”
Jorginho Mello, gov. de SC
“Pior Região [Nordeste] do País em todos os aspectos.”
Jair Messias Bolsonaro
De início, se bem que eu seja inevitavelmente suspeito e inegavelmente possuidor de parcialidade, passionalidade, sergipanidade e nordestinidade justificáveis, atrevo-me a sustentar, sem qualquer sentimento de melindre e/ou revide em relação aos demais compatrícios, que o Nordeste ou “Paraíba” — sempre, laudatoriamente chamado de “A Atenas Brasileira” — tem dado, ao longo de sua coexistência institucional, um relevante contributo à imensurável e preciosa produção cultural, principalmente imaterial, do próspero, progressivo e inesgotável universo intelectual e cultural da Região Nordeste, e, por extensão, deste País.
Segundo é notório, o predomínio dos negros na População do Nordeste, ao contrário da participação majoritária dos brancos na População no Sudeste e, em mais acentuada proporção, na Região Sul, traduz, de maneira inequívoca, a diferenciada história da colonização e imigração europeias no Brasil. Daí afloraram os fundamentos do banal, asqueroso e intérmino preconceito tradicional antinordestino, que se renova graças ao “establishment” discriminatório e exploratório da nossa Região.
Ademais, o crescente movimento migratório dos irmãos nordestinos para São Paulo coincide com o vertiginoso crescimento urbano da Capital paulista durante o século XX, experimentando uma incrementação considerável, a partir dos anos 50 desse mesmo século, por conta da oferta de emprego decorrente do então vertiginoso processo de industrialização do Sudeste, principalmente, da ascendente Metrópolis paulistana.
Com efeito, embora os migrantes nordestinos tenham constituído uma mão de obra relevante para o “boom” econômico do Sudeste, à época, começaram a explodir atitudes ostensivas de preconceito contra os migrantes desta nossa Região, as quais, deplorável e vergonhosamente, persistem até hoje. Em outro falar, a importante migração nordestina, doravante, passou a ser vista como uma invasão de miséria e ociosidade.
Infelizmente, no apagar do século XX, o preconceito antinordestino chegou a assumir, na Região Sul, a absoluta e patente expressão de separatismo, de tal forma que o imigrante europeu, plausivelmente considerado como origem de trabalho e riqueza, e o migrante nordestino, levianamente estigmatizado como fonte de preguiça e pobreza, atestam o inexorável e injusto tratamento discriminatório, dispensado entre nossos coirmãos regionais e os estrangeiros estabelecidos no País, para camuflar as mazelas sociais que coexistem em todas as regiões fisiográficas do Brasil.
Falando-se com exatidão, resultou comprovado que o preconceito antinordestino, enquanto modo de manifestação dos desvelados e abomináveis racismo e xenofobia, é sistêmico, estrutural e secular.
Tão é assim, que, sinceramente, não me causou a mais tênue surpresa o mais recente dos reiterados, abjetos e asquerosos ataques contra o Nordeste, inescrupulosa e acintosamente desferidos pela “Besta-Mor” da “Bolsomanada”, em 26 de julho deste ano (2024), em entrevista à TV Pampa, afiliada da Rede TV no Rio Grande do Sul.
Aliás, em legítimo, inevitável, conveniente e condizente reação às recorrentes acintosas, peçonhentas e injuriosas avalanches de postagens feitas por ignorantes, estúpidos, alienados, fanáticos, preconceituosos, maledicentes, desaforados, inconsequentes e assumidos asseclas da “Bolso-horda”, as quais terminam por viralizar nas redes sociais e mídiais digitais, pelos quatro cantos do Brasil, não me acorreu ao imanente instinto de defesa, enquanto nordestino, outro gesto efetivo de desafronta a mim mesmo e a meus corregionais (ofendidos que fomos indistintamente), que não a emissão e divulgação deste curial e desagravante texto.
Para tanto, ainda que sob pena de ter de incorrer em lapso de escrita, “lapsus scribendi”, decorrente de lapso de memória, “lapsus memoriae” — até porque a memória humana é frágil, “memoria hominis fragilis est” — conforme oraculavam os antigos sábios latinos, eu, enquanto ser humano e, por isso, falível, na azáfama de refratar, de imediato, os ensurdecedores “relinchos” antinordestinos (cujos extratos estão transcritos alhures) de exemplares “PO” de “Besta-Fera”; como “Sua Onisciência”, a BESTA-MOR, em entrevista de 7 de agosto de 2024, “Sua Sapiência”, o desembagador, ou desembestador, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), MÁRIO HELTON JORGE, em postagem de 15 de abril de 2023; de “Sua Onipotência Zenobiana (Divinal)”, ROMEU ZEMA, governador de Minas Gerais, em discurso de 7 de agosto de 2923; assim como de “Sua Bestialidade”, Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, em “turpilóquio”; acabei, consoante não poderia ser diferente, por omitir nomes de estrelas de primeira grandeza da reconhecida e vasta constelação humana, na plausível, justa, exemplificativa e subsequente enumeração das incontáveis mentes privilegiadas e inatas da nossa querida Região,
Ei-la:
ARIANO SUASSUNA, GRACILIANO RAMOS, ASSIS CHATEAUBRIAND, PAULO FREIRE, MILTON SANTOS, JOAQUIM NABUCO, AUGUSTO DOS ANJOS, APOLÔNIO SALES, DELMIRO GOUVEIA, JOÃO PESSOA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, FAUSTO CARDOSO, PATATIVA DO ASSARÉ, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, ALBERTO NEPOMUCENO, PADRE CÍCERO ROMÃO, LUIZ VIEIRA, JORGE AMADO, GILBERTO AMADO, ANÍBAL FREIRE DA FONSECA, LAUDELINO FREIRE, JOSÉ COELHO E CAMPOS, JOÃO RIBEIRO, SÍLVIO ROMERO, LOURIVAL FONTES, MANUEL BANDEIRA, DIAS GOMES, JOSÉ WILKER, JOSÉ DE ALENCAR, ADERBAL FREIRE FILHO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOSÉ LINS DO REGO, JOSUÉ MONTELLO, ALOÍSIO AZEVEDO, TORQUATO NETO, ANTÔNIO FRANCISCO DA COSTA E SILVA, CARLOS CASTELO BRANCO, GONÇALVES DIAS, BARBOSA LIMA SOBRINHO, JOSÉ LOUZEIRO, H. DOBAL, GERALDO VANDRÉ, EMILIANO QUEIROZ, CAPISTRANO DE ABREU, MAURO FAUSTINO, DIAS GOMES, O. G. REGO DE CARVALHO, ALDEMIR MARTINS, ANÍSIO TEIXEIRA, EVANILDO BECHARA, ABELARDO BARBOSA (CHACRINHA), MIGUEL ARRAES, SÍLVIO MEIRA, JOSAFÁ MARINHO, WALDIR PIRES, JOSÉ DE CASTRO MEIRA, ITAMAR VIEIRA JUNIOR, FERREIRA GULLAR, FLÁVIO DINO, LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, RAQUEL DE QUEIROZ, DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, DOM HÉLDER CÂMARA, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA, DOM ANTÔNIO CABRAL, IRMÃ DULCE, DOM AVELAR BRANDÃO VILELLA, TEOTÔNIO VILELLA, NELSON CARNEIRO, NISE DA SILVEIRA, ZÉLIA GATAI, ANA NÉRI, CASTRO ALVES, JOEL SILVEIRA, NELSON RODRIGUES, MAURO SALLES, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, CELSO FURTADO, JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO, CLÓVIS BEVILÁQUA, PONTES DE MIRANDA, RUY BARBOSA, TOBIAS BARRETO, GUMERSINDO BESSA, LUIZ BISPO, LUIZ CARLOS FONTES DE ALENCAR, CONSTÂNCIO VIEIRA, CASTRO ALVES, MARCOS FREIRE, MARCOS MACIEL, DIVALDO SURUAGY, JOAQUIM CARDOZO, HÉLIO SANTOS, MARCOS NANINI, VASCONCELOS SOBRINHO, JOSUÉ DE CASTRO, EVANDRO LINS E SILVA, LUIZ GAMA, ANDRÉ REBOUÇAS, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, MARCELO DÉDA CHAGAS, CARLOS AYRES BRITTO, JOSÉ AUGUSTO BARRETO, AUGUSTO LEITE, RAIMUNDO SOUZA DANTAS, GILVAN ROCHA, JOSÉ MACHADO, JOÃO ANDRADE GARCEZ, AUGUSTO FRANCO, WALTER FRANCO, LEANDRO MACIEL, JOSÉ QUEIROZ DA COSTA, NESTOR PIVA, COSTA PINTO, LEITE NETO, JOÃO DE SEIXAS DÓREA, JOÃO ALVES FILHO, MANUEL CABRAL MACHADO, CLEOVANSÓSTENES PEREIRA DE AGUIAR, ALOÍSIO CAMPOS LIMA, JOSÉ BARRETO FONTES, ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, HORÁCIO HORA, ANTÔNIO CARLOS VIANA, MANOEL BOMFIM, LUIZ ANTÔNIO BARRETO, LUCIANO ALVES, LUCIANO BARRETO, MAMEDE PAES MENDONÇA, GENTIL BARBOSA, ALBANO DO PRADO PIMENTEL FRANCO, JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, OVIEDO TEIXEIRA, JOSÉ CARLOS TEIXEIRA, TERTULIANO AZEVEDO, JOÃO OLIVA, ANCELMO GOIS, VLADIMIR SOUZA CARVALHO, MARCOS MELO, ANTÔNIO SARACURA, NICODEMOS FALCÃO, GENTIL BARBOSA, JOSÉ CARLOS MENDONÇA, PASSOS PORTO, ORLANDO DANTAS, LINDALVA CARDOSO DANTAS, JOSÉ AUGUSTO DA ROCHA LIMA, TOBIAS RABELO LEITE, SANTOS SOUZA, CÉLIO NUNES, DJENAL TAVARES QUEIROZ, MARIA THÉTIS NUNES, ALINA PAIM, JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS, NÚBIA MARQUES, PROF. FRANKLIN, OFENÍSIA FREIRE, TEREZINHA OLIVA, ZULMIRA FREIRE REZENDE JOTA INÁCIO, JAQUELINE GOES DE JESUS, TICIANE SANTA RITA, MARINA CASKEY, LUÍZA ERUNDINA, ELIZIANE GAMA, REINALDO MOURA, JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA, JOSÉ TELES DE MENDONÇA, TÂNIA BACELAR, MARIA QUITÉRIA, JOTA BORGES, ANTÔNIO MENESES, LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, HUMBERTO TEIXEIRA, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, MARGARETH MENEZES, DODÔ, OSMAR, CARLINHOS BROWN, MORAES MOREIRA, CHICO SCIENCE, CHICO CÉSAR, DJAVAN, HERMETO PASCOAL, CAPIBA, ALCIONE, DANIELA MERCURY, ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, MARGATETH MENEZES, IVETE SANGALO, JUNINHO PERNAMBUCANO, GENETON MORAES NETO, JÚNIOR, RAINHA MARTA, FAUSTO NILO, ZAGALO, CACÁ DIEGUES, ELBA RAMALHO, SOLANGE ALMEIDA, RITA DE CÁSSIA, CAETANO VELOSO, GERALDO AZEVEDO, LENINE, FLÁVIO JOSÉ, BEZERRA DA SILVA, ALCEU VALENÇA, BELCHIOR, ZÉ RAMALHO, RAIMUNDO FAGNER, BRÁULIO TAVARES, IVANILDO VILA NOVA, BRÁULIO, BESSA, NANDO CORDEL, JORGE DE ALTINHO, GILBERTO GIL, DORIVAL CAYMMI, LUIZ GALVÃO, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, SIVUCA, JOÃO GILBERTO, GLAUBER ROCHA, GERALDO SARNO, FRANCISCO BRENNAND, EDINARDO, VLADIMIR CARVALHO (cineasta), WAGNER MOURA, DANIEL BOAVENTURA, CHICO ANYSIO, TOM CAVALCANTE, LÁZARO RAMOS, JACKSON DO PANDEIRO, ROSIL CAVALCANTI, ONILDO ALMEIDA, MARINÊS, CLEMILDA, GLÓRIA GADELHA, FAFÁ DE BELÉM, SANTANA, TARGINO GONDIM, GERSON FILHO, DORGIVAL DANTAS, ALMIRA CASTILHO DE ALBUQUERQUE, DOMINGUINHOS, MESTRINHO, JOÃO VENTURA, ORLANDO VIEIRA, JOSA (O VAQUEIRO DO SERTÃO), ISMAR BARRETO, ZÉ AMÉRICO, ERIVALDO DE CARIRA, GORDURINHA, LINDU, GENIVAL LACERDA, ZINHO, KARA VEIA, NELSON FERREIRA, CLAUDIONOR GERMANO, CAPINAM, TOM ZÉ, ADRIANO SOARES DA COSTA, RENAN CALHEIROS, JOSÉ HAMILTON MACIEL, DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA ETC.
Ícones esses, que germinaram dessas terras férteis de genialidade, e cuja exuberância intelectual, traduzida em expressões literária, artística, científica e cultural, se esparramou vertiginosa e diluvianamente, de tal modo a cruzar limites intermunicipais, a transpor divisas interestaduais e ultrapassar fronteiras internacionais.
Ora, conforme consabido, o legado politemático e multissetorial, material e imaterial, gerado por esses seres predestinados, traduz-se numa obra-prima colossal, que — tenho certeza absoluta — a voracidade do tempo histórico não conseguirá destruir, nem a falibilidade cognitiva da Humanidade logrará apagar..
Portanto, o Nordeste, ou a “Paraíba”, constituído de nove estados-membros da República Federativa do Brasil, enquanto prendada, dadivosa e democrática região fisiográfico-administrativa de mesmo nome — é e, “ad aeternum”, continuará sendo — à símile de cada um de seus entes federados componentes, um inesgotável e caudaloso manancial de sumidades de propagação universal, a despeito das naturais adversidades climáticas e das ínvidas assacadilhas preconceituosas de alguns sulistas, sudestinos e centro-oestinos.
Se não bastassem as abundantes, convincentes e relevantes razões retroexpostas, nossa pujante Região tem-se mostrado, no limiar deste século XXI do Terceiro Milênio da Era Cristã, em pleno curso da Idade Contemporânea, como o terreno mais fecundo e produtivo, de nosso País, para a exuberante, predominante, proveitosa e salutar cultura da “Democracia”, enquanto melhor, mais eficiente e equitativo regime de governo de que, até hoje, têm disposto os povos, na sua milenar trajetória de fraternal e progressiva convivência civilizatória, conforme está registrado na História Geral da Humanidade.
Em outras palavras, após a redemocratização do nosso País, em 1985, e o advento da vigente e moderna ordem político-jurídica, implementada pela Constituição Federal de 1988 (36 anos), a partir das eleições gerais e diretas de 2002, de 2022, até os mais recentes pleitos municipais, conclusas e correntes, o Nordeste tem sido a trincheira avançada, ou bastião inabalável, em defesa da conservação, da legitimação, do aperfeiçoamento e da consolidação da nossa ainda jovem, resiliente e benfazeja “Democracia”.
De bom alvitre, recordemo-nos, reflexiva e reciprocamente, dos reiterados, aberrantes e atrevidos “zurros” da “Besta-Fera”, ex-inquilino do Palácio do Planalto, diuturnamente desferidos contra a imparcial “Imprensa” deste País, o invejável, ultramoderno, seguro, célere e atestado “Sistema Eleitoral Eletrônico”, as confiáveis e invioláveis urnas respectivas, bem como contra a Constituição, a Ordem Jurídico-política e o Estado Democrático de Direito, a Suprema Corte de Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral e alguns de seus membros, desta — ouso continuar a crê-lo — “República Federativa do Brasil”, em explícita e inescusável afronta à nossa “Magna Carta”, ultimamente tão desnaturada, com vistas a atender a interesses escusos e eleitoreiros de politiqueiros e dilapidadores do Erário federal.
Em sã consciência, desde então em diante, mais do que nunca, passou a nos assistir — a nós, brasileiros, concidadãos conscientes, bem-informados e bem-intencionados — mantermo-nos em estado de permanente vigilância, de sorte que possamos sair, de imediato, de uma tradicional zona de acomodação ou indiferença: indignando-nos, reunindo-nos publicamente, organizando-nos reagindo, indo às ruas em chusma, protestando, debatendo, reivindicando, etc.; enfim, contribuindo de modo civilizado, lícito e urbano — sempre que isso se fizer imprescindível — para que não se repitam os reprováveis, truculentos, asquerosos, nocivos, vergonhosos, vandálicos e/ou barbarescos cenários das abjetas datas históricas de 12 de Dezembro de 2022, 24 de Dezembro de 2023 e 8 de Janeiro de 2023″, na Capital Federal, tal qual o anunciado, sugerido, previsível, vexatório e desastroso “replay” ou “repeteco” capitolino no nosso País.
Em remate, faz-se imperioso e inadiável homenagear a todos os nordestinos, espalhados pelo Território nacional, os quais, com sua força laboral, luminosidade intelectual e invejável cidadania, têm representado o Nordeste condignamente, no progresso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de o fazerem de igual modo, aqui, na Região.
Salve! Orgulhos da NORDESTINIDADE.
Parabéns! “PARAÍBAS”.
“Eita! Povo arretado e PAI D’ÉGUA”.
“Valei-nos, PADIM PADE CIÇO ROMÃO”!
(Por Clarkson Ramos Moura)
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A esperança não morre. Mas ela se afasta tanto que fica difícil de encontrá-la no dia a dia.” Cláudio Nunes.