O que gerou o pedido MPSE de IP contra o gestor da Adema. Parte II

                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

E o artigo principal do blog de ontem, 13, repercutiu muito, principalmente entre os gestores do governo estadual, do legislativo e do judiciário. A verdade é que todos conhecem a seriedade do MPSE como guardião dos direitos fundamentais e da boa conduta dos homens públicos.

A decisão do MPSE, através da 3ª Promotoria de Justiça Auxiliar de Aracaju, pedindo à Justiça que oficie a superintendência da polícia civil para que instaure Inquérito Policial contra o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, por crimes cometidos contra a Estre Ambiental não foi tomada de surpresa por muitos gestores, já que o próprio MPSE tinha entrado – e obtido êxito – numa Ação Civil Pública para suspender e anular as licenças ambientais dada pelo próprio Gilvan Dias, que, segundo o órgão, foi na contramão da Política Estadual de resíduos sólidos.

Ontem, 13, o blog registrou parte desta ação do MPSE, hoje dá continuidade mostrando que na representação da empresa Estre contra o gestor da Adema é relatado que “a intenção do Sr. Gilvan Dias dos Santos foi deixada clara em 21 de fevereiro de 2022, quando concedeu entrevista no programa de rádio Sergipe Verdade, da Rádio Sim 94,3 FM de Aracaju, afirmando que a Adema iria cassar a licença do CGR (CENTRO DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS) Sergipe, de propriedade da Estre Ambiental.

A representação da empresa deixa claro que “a declaração do diretor-presidente do órgão ambiental no sentido de que a atividade da Estre Ambiental não se mostra regular a ponto de ensejar a cassação da licença ambiental, fornecida em programa de rádio com relevante alcance no Estado de Sergipe e à margem do processo administrativo, ofende a imagem, crédito e boa fama da empresa notificante, violando sua honra objetiva, circunstância que pode configurar em crime de difamação.”

Ou seja, a decisão do MPSE em pedir a Justiça que oficie a Polícia Civil deu-se pelo fato dos fatos narrados acima na representação que mostrou que a entrevista foi dada antes mesmo que a Estre Ambiental recebesse qualquer comunicado da Adema informando sobre a efetiva cassação da licença, ou, ainda, sobre os motivos que ensejariam a adoção de tal providência por parte do órgão ambiental, tendo, portanto, o senhor Gilvan Dias antecipado de culpa à Estre, sem sequer lhe garantir o direito de conhecimento e defesa prévios.

Por isso, a empresa Estre entrou na 3ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju com a representação criminal tendo como base as declarações do gestor da Adema. E o MPSE, através da 3ª Promotoria de Justiça Auxiliar, requereu à Justiça que expedisse ofício a superintendência da PC para instaurar o inquérito policial para comprovar os fatos narrados.



Gararu: pescadores denunciaram no MPE licenças dadas pela Adema para dois bares que invadem o rio São Francisco e prejudica o acesso deles com seus barcos Será que o governador do Estado, Belivaldo Chagas, sabe que em Gararu, no pequeno povoado Lagoa Primeira, uma vila de pescadores, a Adema concedeu duas licenças para bares que construíram estruturas dentro do rio e ainda prejudicaram o acesso dos pescadores com seus barcos? Os pescadores encaminharam denúncia ao MPE, mas não receberam resposta ainda.

Atenção Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do MPSE e também o MPF e a marinha do Brasil É preciso uma somação de forças para salvar os pequenos pescadores do povoado Lagoa Primeira. Além do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do MPSE é preciso que a Ministério Público Federal seja acionado, junto com a Marinha do Brasil que são os responsáveis pelas fiscalizações na Bacia Hidrográfica no Rio São Francisco. Além do dano ao meio ambiente com a construção de alvenaria avançando para o rio, os pescadores estão sendo seriamente prejudicados com o difícil acesso para os seus barcos.

Grupo de apoiadores do Professor Emmanuel Franco  Filho denuncia presidente do PMN Cezar Cardoso a Procuradoria Regional Eleitoral Da denúncia consta a retirada do nome do Professor Emmanuel Franco Filho da pré-candidatura ao governo do estado, sem comunicação prévia, mesmo já tendo feito o lançamento público na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE. O lançamento público da pré-candidatura do professor Emmanuel foi feita pelo presidente do PMN Cezar Cardoso em abril passado. O mais grave, segundo as denúncias, é o valor mensal solicitado por Cezar Cardoso e por Carlos Vilão, além do absurdo condicionamento do pagamento de 560 mil reais para manter a candidatura do professor Emmanuel pelo PMN. Diversos apoiadores fizeram denúncia está semana no MPF. Detalhe: o presidente do PMN é cargo comissionado no gabinete de Rodrigo Valadares, do União Brasil. O blog foi informado que entre os denunciantes está também o próprio Emmanuel Franco Filho. Uma das denúncias: mpf pmn

 

 

 

Reforma da antiga Sarney: difícil de entender uma rodovia estadual com um lado com apenas uma pista, já que o espaço que ficou em determinados trechos com uma largura pequena para dois carros, principalmente onde colocar os concretos que dividem as pistas. O radar com limite de 50 kms e cem metros depois tem uma placa com 60kms. É para deixar o motorista doido. Sem contar com a largura da pista que não dá para dois carros em vários pontos. Os motoristas ficam sem saber o que fazer. Realmente o engenheiro que fez a reforma não teve tempo de verificar a largura da pista. Difícil de entender num dos principais pontos turísticos de Aracaju.

 

 

 

Deputado propõe ao governo a inclusão das quadrilhas juninas nos Jogos da Primavera O deputado estadual Francisco Gualberto (PSD) anunciou na sessão desta quarta-feira, 13, que apresentou ao plenário Indicação no sentido de solicitar ao secretário de Estado da Educação, Josué dos Passos Modesto Subrinho, a inclusão da modalidade Quadrilhas Juninas no rol de competições dos Jogos da Primavera. “Nós temos consciência de que não é uma questão para se resolver imediatamente.

Audiência pública Mas a intenção é abrir uma discussão envolvendo os vários setores interessados, através de uma audiência pública. Nessa indicação não estamos confundindo a cultura com esporte. Não é isso. Mas nossa proposta é bem fundamentada em decisões até internacionais”, disse o deputado.

Cultura popular No seu discurso, ele mostrou que as Olimpíadas de 2024 na França incluíram a dança de rua (Breaking ou break dance) entre as modalidades competitivas. “É um avanço, a nosso ver, porque os jogos que são mostrados para o mundo todo também mostrará um pouco de cultura popular. Então a nossa intenção é que possamos fazer uma grande discussão sobre o tema e que as escolas possam incluir a quadrilha junina nos Jogos da Primavera como representação de um patrimônio cultural de Sergipe para fortalecer essa cultura. Logicamente que a gente sabe que essa discussão deve ser feita de forma ampla, e faremos sem agonia, mas na certeza de que estamos querendo dar uma contribuição para que se estabeleça cada vez mais em Sergipe uma cultura que é forte no Nordeste”.

Jogos Os Jogos da Primavera existem no Estado de Sergipe desde o início dos anos 1980, mas foi oficializado como evento desportivo a ser realizado anualmente através da Lei n° 5.493, de 21 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial nº 24678, do dia 22/12/2004, no governo de João Alves Filho, após aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A lei diz que os jogos devem contar com a participação da juventude, através das Unidades ou Estabelecimentos Escolares da Rede Pública e da Rede Particular de Ensino de Sergipe. Diz também que as normas gerais, o calendário e a estrutura participativa para realização dos Jogos da Primavera devem ser obrigatoriamente estabelecidos, a cada ano, por Decreto do Governador do Estado.

 

 

Hoje, 14, lançamento da 13ª Edição da Revista Advogados Hoje, 14, a partir das 19h, será realizado o lançamento da Edição da Revista Advogados, editado pela Remacre Comunicação que já é uma referência para a advocacia não só em Sergipe, mas em vários estados do país. Nesta nova edição uma matéria especial com as proposituras e ações realizadas no Poder Legislativos nos últimos meses em prol da cidadania e da população.

 


Ricardo Vasconcelos alerta para aumento da violência política no Brasil Ontem (13), durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), utilizou a tribuna durante o pequeno expediente para falar sobre o aumento da violência política no Brasil. O assassinato do guarda municipal e dirigente municipal do PT Marcelo Arruda por um bolsonarista durante uma festa de aniversário com temática pró-Lula que aconteceu no último sábado (09), provocou repúdio entre políticos de diferentes partidos e personalidades públicas do Brasil, o que também foi repudiado pelo parlamentar Ricardo Vasconcelos, “Eu repudio essa barbárie que aconteceu com Marcelo Arruda, a intolerância política que permeia o Brasil atual e nos mostra da pior forma possível, como é viver em país violento”, declarou o vereador.

Estudo: 45 vítimas de violência política Com o exemplo do assassinato de Marcelo Arruda por bolasonarista, Ricardo Vasconcelos alertou para o estudo da UniRio que calcula 1.209 ataques a políticos ocorridos de janeiro de 2019, primeiro mês do governo Bolsonaro, até junho deste ano. Apenas em 2022, 45 lideranças políticas foram vítimas de homicídio, “Vejam esse dado alarmante, são 45 vítimas de violência política, com o período eleitoral que se aproxima as pessoas começam a demonstrar seus posicionamentos políticos e preferências, e com isso, os intolerantes também surgem, com posicionamentos extremistas, que é algo preocupante, pois o embate deve acontecer no campo das ideias e jamais com truculência”, pontuou Ricardo.

Suspensão de consultas e cirurgias eletivas é a medida que menos causa impacto à população, explica diretora do Hospital Santa Isabel O Hospital e Maternidade Santa Isabel, desde a noite da última segunda-feira (11), decidiu pela suspensão das consultas e cirurgias eletivas, buscando esclarecer junto à sociedade as razões que levaram à essa medida. Por meio de nota, foi explicado que por escassez de médicos especialistas, em especial anestesiologistas, e dificuldades financeiras para pagamento dos valores propostos, a unidade de saúde não estava conseguindo fechar as escalas.

Agravantes “Um dos agravantes é uma falta desses profissionais no mercado, pois temos que compreender que não é da noite para o dia que formamos médicos especializados. A situação aqui no Santa Isabel não é diferente das demais unidades de saúde, sendo que a decisão da suspensão dos ambulatórios e das cirurgias eletivas é a que menos gera impacto para a população”, relatou a Diretora Técnica do hospital, Mariela Cometki.

Ofício A nota enviada à imprensa, a direção do HMSI destaca que tanto a Prefeitura de Aracaju quanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) estão cientes da situação. “Encaminhamos ofício ao nosso contratante a PMA, porém ainda não tivemos um posicionamento. Aguardamos alguma posição para essa situação, pensando sempre no melhor aos nossos pacientes e usuários”.

Rede Primavera: Dr. Maurício Resende assume a coordenação de Mastologia O médico Mastologista Dr. Maurício Resende, é o mais novo coordenador da Unidade de Mastologia da Rede Primavera, sendo responsável também pelos laudos de mamografia e realização de exames de ultrassonografias mamárias e biópsias mamárias dirigidas. Ele já está com o seu atendimento regular, tanto no Hospital Primavera, quanto na Clínica Primavera, que funciona na Alameda das Árvores.

Compromisso Dr Maurício assume um novo desafio com o compromisso de buscar crescimento e melhorias dos serviços prestados à população na especialidade de mastologia, tendo à sua disposição, equipamentos de Mamografia de alta resolução, nas unidades do Siqueira Campos, Diagnose da Rua Campos e no Hospital Primavera, onde ele será o responsável pelos laudos, este último dotado de Tomossíntese (ou Mamografia 3D) de última geração, considerado o equipamento mais moderno do mundo, que é fundamental no diagnóstico precoce do câncer de mama, com um aumento de cerca de 30% na identificação de lesões, especialmente em mamas densas e heterogêneas.

Equipe O Dr. Maurício Resende também será coordenador, juntamente com a Dra. Marina de Pádua, da Unidade especializada de atendimento à Mulher, com grande equipe multidisciplinar formada por mastologistas, ginecologistas, cardiologista, endocrinologista, enfermeiras, enfim, um corpo clínico voltado essencialmente para o atendimento diagnóstico e tratamento das mulheres, no mais alto nível de integração e ciência, que funciona no primeiro andar do Hospital Primavera.

Setor de serviços aponta crescimento de 12% em maio O setor de serviços continua sendo o principal motor da economia sergipana, não somente em participação na economia, número de empresas e trabalhadores contratados, bem como no crescimento mensal de sua movimentação. De acordo com informações da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e analisada pela divisão econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, em maio, as empresas do setor elevaram seu volume de negócios em 12,2% diante do mesmo mês do ano passado. A variação mostra a força do setor no estado, que segue em alto nível de crescimento diante do cenário econômico local.

Receita Já a receita nominal das empresas do segmento elevou em 25,4% em maio deste ano, no comparativo com maio de 2021. As empresas do segmento de serviços também se posicionam como as principais fontes de circulação de riquezas no estado. O presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Marcos de Andrade, comentou o resultado apresentado com entusiasmo diante do nível de crescimento do setor de serviços.

Principal atividade “Serviços é a principal atividade econômica de Sergipe, mais da metade do PIB do estado é proveniente do setor de serviços, e quando somamos com o comércio, chega a 75% do PIB estadual e quase 80% dos empregos gerados no estado. O crescimento dos negócios do setor mostra que estamos em uma franca recuperação, elevando a força de nossa economia, aumentando a geração de emprego e renda para os sergipanos. As variações mensais do setor estão em crescimento muito forte há quase dois anos, e isso é muito importante para Sergipe”, comentou Marcos Andrade.

Volume A variação do volume de negócios do setor acumulada no ano de 2022, nos meses de janeiro a maio, aponta crescimento de 12,2%. Já a variação dos últimos 12 meses apresenta elevação de 14,5%. A receita nominal das empresas apresenta crescimento de 23,1% no período de janeiro a maio deste ano e de 23,5% no acumulado dos últimos 12 meses.

Rosário do Catete: Prefeitura inicia distribuição de 1.100 cestas básicas A Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semades), iniciou na manhã da quarta-feira (13), no ginásio de esportes, a entrega de cestas básicas, que deve beneficiar 1.100 famílias rosarenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A distribuição acontecerá até às 12h e retorna às 13h até às 17h.

Organização A fim de evitar aglomeração, a entrega das cestas básicas foi dividida de acordo com as letras iniciais dos nomes dos contemplados. Para a retirada do benefício, faz-se necessária a apresentação do CPF, NIS e RG (ou outro documento oficial com foto como a Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação). Desta vez, a distribuição ocorre apenas nesta quarta-feira, não sendo permitida a retirada da cesta em outros dias.

Critério A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Verônica Menezes, falou sobre o critério adotado na distribuição da cesta básica para as famílias rosarenses. “Com a distribuição das cestas básicas, nosso intuito é ajudar o maior número de famílias, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O cadastro dos beneficiários leva em consideração o Cadastro Único do Governo Federal”, destacou a secretária.

Mentorias da Saese A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) vem realizando semanalmente mentorias para atualizar e preparar os anestesistas sergipanos. De acordo com o presidente da Saese, o anestesista Fabricio Antunes, esse é um novo projeto da atual diretoria da Saese para estimular os anestesistas para realizarem as provas para os Título de Especialista em Anestesiologia (TEA) e Título Superior de Anestesiologia (TSA), ambos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). “Depois que assumi a presidência da Saese, decidi fazer esse projeto de mentoria com o propósito de estimular a revisão de assuntos em anestesiologia. O TSA é uma titulação mais refinada da SBA, mas as duas titulações precisam de uma preparação, pois têm prova teórica e prova oral”, explicou o presidente da Saese.

Mentorias da Saese II Os cursos acontecem de forma online todas as segundas-feiras à noite e em alguns sábados acontecem de forma presencial. “São cursos ministrados por anestesistas ou médicos em especialização sócios da SAESE; uma boa oportunidade de trazer os membros da sociedade de anestesiologia de Sergipe para serem peças fundamentais na construção de todo esse processo. Começamos as atividades em março e estamos a todo vapor com o calendário até novembro deste ano. As aulas presenciais foram realizadas em alguns momentos para ter uma maior interação social entre os anestesistas. Foram dois sábados neste primeiro semestre com as aulas presencias e a proposta é que neste segundo semestre continue com aulas semanais às segundas-feiras e algumas aulas aos sábados”, acrescentou.

Atualização Ainda segundo Dr. Fabricio Antunes, o objetivo é que essa mentoria tenha continuidade. “É um novo projeto que vem trazendo mais uma oportunidade dos anestesistas revisarem os temas na área, falarem um pouco sobre atualizações na anestesiologia e poderem melhorar cada vez mais a assistência médica ao paciente e a sua própria formação”, finalizou.

Temáticas Dentre algumas das temáticas realizadas durante a mentoria estão: Bloqueios periféricos; Anestesia Venosa; Equipamentos em Anestesia; Anestesia para cirurgia torácica; Anestesia e Sistema Cardiovascular; Ética Médica e Bioética – responsabilidade profissional do anestesiologista; Anestesia para cirurgia plástica, dentre outros.



Matricule-se nos Cursos de Francês até 16 de julho com valores promocionais Os cursos de francês da Aliança Francesa estão com Matrículas Abertas, cujas aulas começam no dia 15 de agosto, para os cursos regulares e semi-intensivos, presencialmente ou online. Você escolhe! Matricule-se até o dia 16 de julho e usufrua dos valores promocionais. Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas ou entre em contato pelos números 79 98877-7905 / 7904 / 7906.
Fale conosco pelo WhatsApp e inscreva-se numa aula experimental para conhecer o nosso curso:
https://wa.me/message/M7G4XWD43GCNO1 Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955, O melhor custo-benefício.




PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Uma belíssima homenagem ontem, 13, do cantor e compositor Lula Ribeiro, a um dos bairros mais belos de Aracaju: 13 de Julho.

www.twitter.com/lula_ribeiro Nesse 13 de Julho, data tão importante pra Aracaju e que dá nome a um dos bairros mais nobres da cidade, minha homenagem na música “Praia Formosa”, antigo nome desse ponto especial da minha terra. Música em parceria com @olivaluiz Vídeo completo no meu canal do YouTube


Poço Verde: nas redes sociais descaso com a frota escolar é denunciado. Professores sem o piso do magistério E no município de Poço Verde, a gestão comandada pelo prefeito Igor Oliveira, vem sendo denunciada quase que diariamente nas redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp da região: fotos como as publicadas ao lado e relatos dos professores repudiando o descaso com o transporte escolar e o desrespeito por não cumprir o piso nacional do magistério.




PELO TWITTER

www.twitter.com/zeliaduncan Eles fazem coisas, fazem gestos e sempre se acovardam depois, dão desculpas e fingem que não queriam dizer o que estão dizendo e mostrando que são. Mas é tarde, o Brasil já viu.


www.twitter.com/Rafael_Parente


Só fala em armas
Só arruma brigas
Idolatra torturadores
Emprega milicianos
Ataca a imprensa
Zomba de pessoas sem ar
Ri de mortos

Jair estimula a violência


www.twitter.com/braynerr Candidatos de oposição defendem liberação de recursos do orçamento para compra de votos. Nessa questão ninguém é honesto.

www.twitter.com/MirtiMedeiros Como prometeu, Papa Francisco nomeou 3 mulheres para a Congregação para os bispos:

Ir. Raffaela Petrini, já secretária do Governatorato do Vaticano.

Ir. Yvonne Reungoa.

E uma leiga: Maria Lia Zerfino, presidente da União Mundial das Organizações femininas católicas.

 

 

 




www.twitter.com/marciatiburi O que faremos com a profusão de ameaças de morte que pessoas de esquerda tem recebido? O que faremos com a histeria assassina da extrema-direita no Brasil atual?

www.twitter.com/EspacoMilitar ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU REALIZARÁ SEMINÁRIO SOBRE ELEITORAL – http://espacomilitar.com/2022/07/escola-do-legislativo-da-camara.html

 

 

 

 








Frase do Dia
“Apenas se constrói com solidez sobre o passado.” T. S. Eliot.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais