Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.” Mateus 10:26.
É com esse versículo bíblico que o blog inicia o artigo de hoje, falando sobre a dubiedade do senador sergipano Rogério Carvalho, mais conhecido como o senador do Orçamento Secreto de Bolsonaro.
O Dr. Rogério, (assim ele gosta de ser chamado) é uma espécie rara (sa) da política sergipana. Quem não se recorda das inúmeras polêmicas que o senador se envolveu durante sua trajetória política? A primeira delas em 2013 no PED, desafiando a tudo e a todos, aos berros, mostrou a face oculta e secreta que possui atacando membros do próprio partido, apenas pela ânsia de poder. Já em 2014, o sonho de tornar-se senador o fez passar como um trator por cima da recente viúva Eliane Aquino, perdendo a eleição e precisando de “emprego”, passa a tratar o governador Jackson Barreto como “amigo” e ganha um cargo em Sergipe como assessor especial.
Em 2018 o jogo vira, pensando em si próprio, estreita relações com Belivaldo Chagas e passa a atacar o ex-amigo Jackson que também concorria ao senado, e só para lembrar, eram duas vagas existentes, mas a sede de poder falou mais alto. Eleito, passou a mostrar que Maquiavel tinha razão quando disse: “Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é”.
Alinhadíssimo com o Clã Bolsonarista, o senador que deu a vitória do Orçamento Secreto a Bolsonaro, procura romper com o grupo, pensando maquiavelicamente em 2022, mas antes precisava de um pretexto para rachar, criando a primeira cisão em 2020, do sempre fiel e leal aliado a Déda, Edvaldo Nogueira, mostrando que os planos do Dr. para chegar ao Palácio dos Despachos estavam a pleno vapor.
Chegamos em 2021, dois fatos preponderantes iniciam a derrocada dos “Rogeristas”. Primeiro o senador rompe com o agora ex-aliado e amigo Belivaldo e passa a atacar a sua gestão, mostrando que queria ser o candidato ao governo de goela abaixo, o grupo não topou a ousadia destemperada e o senador parte para agressão. Já no dia 29/11/2021, Rogério sela o seu destino e com o voto de minerva, garante a aprovação do obscuro Orçamento Secreto de Bolsonaro. Com isso, passou a receber críticas diretas do partido nacionalmente e do próprio presidente Lula, que afirmou: “Se o Orçamento é Secreto, é porque tem Safadeza.”
2022, apesar dos ataques diretos a Jackson Barreto, o senador precisa do seu apoio para tentar alavancar sua campanha e volta a “amizade” com o ex-governador. Tudo pelo poder, mas os sergipanos não se deixaram enganar. Com uma eleição perdida, Lula presidente, parece não ter esquecido dos arroubos secretos e claramente ignora Rogério Carvalho, afinal de contas, até hoje o senador sequer conseguiu uma audiência com o presidente do país.
Acuado, e visivelmente isolado partidariamente e politicamente, fontes do blog informam que o senador pediu “penico” e deseja ter uma conversa com o governo do estado, leia-se, Fábio Mitidieri. Qual será o plano da vez? Fábio será mais uma vítima secreta de Rogério?
Resta esperar as cenas dos próximos capítulos e torcer que em 2026 os sergipanos compreendam as traições, agressões verbais e destemperos do senador e façam como o presidente Lula: Não receba ele na sua casa. Mande-o para casa. “A política ama a traição e odeia o traidor” Leonel Brizola.
Isolado? A autoexclusão de “Rogerinho” Em mais uma atitude de birra, o senador petista Rogério Carvalho não pisou os pés no camarote do Arraiá do Povo durante esses 30 dias de festejos. Ele chegou a ir ao evento, mas ficou apenas na Vila do Forró, não tendo a decência de cumprimentar os amigos e colegas da política, adversário ou não, em atitude republicana.
Isolado? A autoexclusão de “Rogerinho” II Para se ter uma ideia, nos últimos dias políticos como Márcio Macedo, Eliane Aquino, Jackson Barreto, Alessandro Vieira, Belivaldo Chagas, entre outros, passaram no camarote interagindo, obviamente, com o governador Fábio Mitidieri, reafirmando que a rivalidade política ficou na campanha eleitoral do ano passado.
Isolado? A autoexclusão de “Rogerinho” III O senador petista também não fez questão de cumprimentar o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante os dias do Forró Caju. Até o ex-senador da República Antônio Carlos Valadares, que apoiou a candidatura de Rogério na última eleição, compareceu por lá e conversou com o prefeito e diversos nomes do cenário político sergipano. É o isolamento cada vez maior do “Rogerinho”, que tem optado por se autoexcluir.
Festejos juninos E o artigo da última sexta-feira, 30, com o título “Arraiá do Povo à beira mar: praia é o diferencial para Caruaru e Campina Grande”, teve uma excelente repercussão, principalmente no segmento ligado a área turística. A maioria entende que o Arraiá do Povo, foi organizado, com início e término dentro dos horários previstos (cedo), com infraestrutura turística, mas necessita de maior divulgação antecipada.
Festejos juninos II Com certeza, o governador Fábio Mitidieri, fará o planejamento necessário, já que foi o primeiro ano e deu para conhecer melhor o novo modelo da festa e os ajustes que serão necessários. AA divulgação antecipada é um ponto relevante, já a partir do Pré-Caju e durante o verão, com isso a possibilidade de atrair centenas de turistas é uma realidade mostrando também o diferencial das praias, o que não tem em Caruaru e Campina Grande.
Vila do Forró: era 30 e já virou 60 dias Pra quem achava que o período das festas de forró em Sergipe tinha acabado, Fábio Mitidieri já mandou avisar: vem aí mais 30 dias de festa na Vila do Forró. A atração faz parte do Arraiá do Povo, encerrado no último dia 1° de julho, na Orla da Atalaia. Segundo o governador, a vila será mantida de terça a domingo, das 17h às 23h, com artistas sergipanos no comando. A decoração cênica será mantida, assim como o Barracão e o Coreto da Marluce. A ideia, de acordo com Fábio, é continuar apresentando os bons resultados que o Arraiá já registrou: foram mais de 500 mil pessoas na programação, que superou as expectativas do público e da organização.
AJU: o Bairro Ponto Novo boca de fumo e furtos realizados pelos drogados. Atravessadores compram alumínio e cobre Em 12 de janeiro deste ano o blog, através do artigo “AJU cracolândia: No Bairro Ponto Novo boca de fumo, drogados e furtos”, alertou a SSP para o problema que comerciantes e moradores da região do Bairro Ponto novo estavam enfrentando. A SSP fez uma varredura no local e chegou a fechar um boca de fumo, mas tudo retornou.
Alumínio e cobre O problema maior é que os drogados ficam perambulando pelas ruas – com carrinhos de supermercados – e, principalmente a noite, roubam grades, fiação elétrica e tudo que podem vender nas sucatas da região (tem no mínimo duas). É preciso que a SSP chame alguns donos de sucatas, responsáveis por comprar os produtos dos furtos. Aliás, há pouco meses a SSP prendeu uma pessoa que fazia utensílios domésticos, como panelas, usando os produtos dos furtos na região. Em 25 de abril um pequeno empresário teve a fiação elétrica de duas caixas de energia elétrica levada pelos malandros. No último dia 25 de junho, não satisfeitos retornaram para levar a fiação da caixa que restou (print ao lado). É preciso que a SSP tome as devidas providencias começando pelos atravessadores que estão lá, a olho nu.
Mãe denuncia falta de profissionais, leite suplementar e medicamentos para crianças neuroatípicas em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”:“Denúncia feita por uma mãe revela a persistente ausência de profissionais, oferta de leite suplementar e medicamentos para ansiedade destinados a crianças neuroatípicas no município de Lagarto. A denunciante enviou áudios ao radialista Aclécio Prata, que relatou os fatos durante o programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, na sexta-feira, dia 30.”
Alimento essencial E continua a matéria: “A mãe relatou ter ido a Secretaria Municipal de Saúde, onde tentaram justificar que a responsabilidade pela falta recai sobre a empresa fornecedora do leite suplementar. Sendo que, segundo ela, durante todo o mês de junho não houve oferta do alimento. Caso a empresa não entregue o leite até o dia 4 de julho, será necessário realizar outra licitação. Isso significa que as crianças ficarão mais tempo sem acesso ao alimento essencial.” Toda matéria com os áudios aqui.
Itabaiana: visita técnica às obras do Centro de Equoterapia, hoje, 03 O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, realizará uma visita técnica às obras de construção do Centro de Equoterapia, espaço que utiliza o cavalo dentro de uma metodologia interdisciplinar na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. A visita acontecerá, hoje, 03, às 07h.
Tratamento humanizado Para Adailton, esse será um importante passo na humanização do tratamento destas pessoas. “Essa é a obra de maior cunho social da nossa gestão, pois vai transformar várias vidas. A obra está em ritmo acelerado e promete ser um importante marco para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Adailton”. A visita contará com a presença de autoridades locais, imprensa e a população de um modo geral, e será uma oportunidade de conhecer um pouco mais desse projeto.
Atenção vigilância sanitária de AJU! Perguntar não ofende Qual o verdadeiro motivo de uma licença da vigilância sanitária de Aracaju demorar mais de 3 anos para liberar uma autorização de funcionamento de uma empresa? O empresário está disposto a mudar de endereço para Socorro, com certeza as “exigências ” serão menores.
Gigante russa paga R$ 800 milhões e se torna dona de 80% da Heringer. A produtora de fertilizantes tem uma unidade em Rosário do Catete A EuroChem – um dos principais produtores de fertilizantes minerais do mundo, fornecendo toda a gama de nutrientes e impulsionado pela crescente necessidade mundial de alimentos – concluiu na terça-feira, 27, o leilão de compra de um novo lote de ações da Fertilizantes Heringer, da qual detém agora uma fatia de cerca de 80%. A Heringer opera em território nacional, exercendo suas atividades por meio de 14 unidades de produção, comercialização e distribuição de fertilizantes, entre elas uma em Sergipe, no município de Rosário do Catete que atende parte das regiões Nordeste e Norte. A multinacional, que é de origem russa e tem sede na Suíça, está em processo de fechamento do capital da companhia brasileira. Leia mais em: https://www.comprerural.com/gigante-russa-paga-r-800-milhoes-e-se-torna-dona-de-80-da-heringer/
SPU de Novo Superintendente Nesta segunda feira, 03 de julho de 2023, Sergipe recebe o Secretário do Patrimônio da União, Lúcio Geraldo de Andrade, com a missão de dar posse ao novo Superintendente da SPU em Sergipe, Waldoilson dos Santos Leite. A solenidade será realizada às 14h no auditório da sede da SPU/SE, Rua de Pacatuba, centro de Aracaju.
Gestor experiente Waldoilson Leite é Administrador de formação Especialista em Gestão de Empresas. Ele carrega consigo uma farta experiência na administração pública Municipal, Estadual e Federal há mais de 35 anos. Liderando sempre com competência, ética, empatia e respeito, é a indicação do Governador Fabio Mitidieri.
Missão Atualmente no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a SPU foi a primeira repartição pública do país responsável por gerenciar questões fundiárias. Criada no art. 21, da Repartição Geral de Terras Públicas e regulamentada pelo Decreto nº 1.318, de 30 de janeiro de 1854, a mais de 160 anos. Em Sergipe, a SPU não é diferente, com a missão de conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a arrecadação patrimonial, e subsidiando programas estratégicos para o Brasil e Sergipe. Trabalhando em conjunto com o Estado, as Prefeituras e os órgãos federais, para melhor utilização do patrimônio imobiliário da União e atendimento ao cidadão.
Prefeitura lança auxílio municipal “Macambira Solidária” A Prefeitura de Macambira, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, acaba de lançar o Programa de Inclusão Social “Macambira Solidária”, um feito inédito que consiste na concessão de benefício financeiro às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Renda e emprego Na semana passada foram distribuídos 74 cartões no valor de R$ 100,00 (cem reais). “Além de ser mais uma renda para essas famílias, irá movimentar o comércio local e, consequentemente, pode gerar mais emprego para o nosso povo. Esse é o nosso objetivo, assistir os mais necessitados e fazer Macambira progredir”, comenta o prefeito Carivaldo Souza.
Recursos próprios Vale destacar que as despesas decorrentes da aplicabilidade da Lei n° 636 de 17 de maio de 2021 correrão por conta de recursos próprios. “Inicialmente, realizamos o cadastro dos comerciantes interessados e, hoje, com um esforço muito grande da gestão Carivaldo e Toinho conseguimos entregar esses cartões nas mãos de quem realmente necessita. Iniciamos com este valor, mas a tendência é que aumente conforme a disponibilidade financeira do município. Reforçamos que o uso dever ser para a aquisição de gêneros alimentícios e farmacêuticos, a serem adquiridos diretamente em estabelecimentos comerciais do município; em caso de compra de bebida alcoólica, o benefício pode ser cancelado”, reitera o secretário de Planejamento, Administração e da Fazenda, Breno Souza.
Cadastramento O cadastramento de famílias para integrar o Macambira Solidária deve ser realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e será necessário comprovar possuir renda per capta familiar não superior a 1/2 (meio) salário-mínimo e residir no município de Macambira a pelo menos 01 (um) ano. Também fizeram parte da mesa de abertura do lançamento do cartão, o vice-prefeito Toinho do Trator, a secretária de Gabinete, Lenilde Meireles, o secretário de Assuntos Jurídicos, Wesley Andrade, a secretária municipal da Assistência Social, Anamira Souza, e sua adjunta Andréia Andrade, e o secretário municipal de Comunicação, Ita Anderson.
Em novo endereço, humorista Yuri Marçal se apresenta no Metropolitan Lounge Bar na próxima quarta-feira, 5 Com irreverência e piadas sobre a própria vida, o humorista Yuri Marçal se apresenta em Aracaju, no dia 5 de julho, às 21 horas. O artista sobe ao palco do Metropolitan Lounge Bar com seu stand up comedy “Nem se minha vida dependesse disso”. Durante a apresentação, Yuri promete arrancar muitas risadas e emocionar a plateia contando as dificuldades de se relacionar com outras pessoas desde a infância até a fase adulta.
Trajetória Criado na Carobinha, no Rio de Janeiro, Yuri Marçal começou sua trajetória aos 19 anos, quando se inscreveu no curso de Teatro e TV da Escola de Atores Wolf Maya. Em 2016, o artista já estava inserido com sucesso no universo da comédia e do stand-up, no qual começou abrindo shows para nomes como Djonga e Whindersson Nunes. Em 2021, estrelou seu show de humor chamado “Acendam as Luzes”.
Projetos Hoje, o ator acumula variados projetos entre teatro, cinema e streaming. Nas telas, está no filme “Barraco de Família”. No Amazon Prime Video, Yuri faz parte da série “Desajuntados” (2021), direção de Anne e Olívia Guimarães; de um dos episódios da série “5x Comédia” (2021), produção da Dueto e esteve no reality “LOL: Se Rir, Já Era” (2021). Marçal também está na série “Homens” (2019), criada e estrelada por Fábio Porchat. Online, o ator apresentou o talk show “Cá Entre Nós”, pela Uol. Yuri também faz parte do coletivo Guetto, junto com Romarinho Ferreira, Jhordan Matheus e Felipe Kot.
Ingressos Os ingressos custam R$ 70,00 (ingresso social +1kg de alimento), 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia) e estão à venda no link (http://www.outgo.com.br ) e na oficina do Smartphone (Jardins). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 99861-5283. O evento é uma realização da Star Entretenimento Artísticos, Pl4yce e Curtta Events. O Metropolitan localiza-se na Avenida Murilo Dantas, 195 , Farolândia, ponto referência, a rótula do Farol da Unit.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Fotografia: Ícone Camponês —— A Foice Bolchevique
Fotógrafo —— Wanderson Bastos
AQUIDABÃ
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Uso estratégico de máscara. Proteção para pacientes vulneráveis! Por Antônio Carlos Sobral Sousa
A pandemia da Covid-19, mediante suas sucessivas ondas devastadoras, matou milhões de pessoas em todo o mundo, impactou negativamente na economia, sobretudo dos países de baixa renda, transformou a vida de muitos e alterou, radicalmente, a assistência médica. Uma das mudanças mais visíveis (porque estava na cara), no enfrentamento da virose, foi o uso universal de máscara facial, visando reduzir a transmissão do novo coronavírus, sobretudo em ambientes fechados, conferindo proteção de exposição para todos do ambiente. Com o fim da emergência em saúde pública, o uso de máscaras, mesmo em centros de saúde e hospitais, passou a ser exigido apenas em circunstâncias limitadas, como, por exemplo, quando os profissionais estão cuidando de infecções respiratórias potencialmente contagiosas. A interrupção do uso de máscaras em ambientes externos, se justifica em razão da imunidade adquirida por infecções e, sobretudo, por meio da vacinação, que reduziram, drasticamente, a morbimortalidade da Covid-19. Assim, a maioria das infecções causadas pelos SARS-Cov-2 não são mais graves do que as causadas pela influenza ou outros vírus respiratórios, que a maioria das pessoas toleram há muito tempo, sem que se sintam compelidos a usar máscara.
Todavia, foi recentemente publicado no prestigiado periódico, New England Journal of Medicine (DOI: 10.1056/NEJMp2306223), um artigo que alerta para a necessidade de rever a não obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos de saúde. Segundo os autores, existem duas razões para isto. Primeiro, os pacientes hospitalizados têm características diferentes dos não hospitalizados, sendo, geralmente, mais vulneráveis. As vacinas reduziram a morbidade e mortalidade associadas a infecções por Covid-19, para a maioria da população, todavia, existem subgrupos que continuam em risco elevado de complicações graves e de morte, incluindo idosos, imunocomprometidos e aqueles portadores de comorbidades graves, como certas doenças pulmonares e cardíacas. Integrantes desses grupos constituem uma grande parcela de pacientes frequentemente internados e, muitos deles, também buscam, regularmente, serviços de saúde ambulatoriais. Segundo, infecções nosocomiais causadas por outros vírus, como a influenza e o sincicial respiratório, ocorrem com uma frequência surpreendente. Um quinto ou mais dos casos de pneumonia adquirida em hospital, pode ser causada por vírus e não por bactérias. Além disso, a morbidade associada aos vírus respiratórios vai além da pneumonia, já que os mesmos podem exacerbar condições subjacentes. Assim, infecções virais respiratórias agudas constituem gatilhos bem estabelecidos para exacerbações de doenças pulmonares obstrutivas, insuficiência cardíaca, arritmias, eventos isquêmicos, eventos neurológicos e morte. Somente a gripe é responsável por aproximadamente 50.000 mortes por ano nos Estados Unidos. Vale ressaltar, ainda, que as medidas destinadas a mitigar os danos associados à gripe, como vacinação, estão associadas, também, a taxas reduzidas de eventos isquêmicos, arritmias, exacerbações da insuficiência cardíaca e mortes em pacientes de alto risco.
Portanto, o uso de máscaras por profissionais de saúde, em unidades de atendimentos, continua a fazer sentido. A referida proteção, reduz a propagação de vírus respiratórios de pessoas com infecções reconhecidas ou não reconhecidas, já que muitas viroses se apresentam com poucos sintomas ou mesmo, de formas assintomáticas. Estudos realizados antes e durante a pandemia sugerem que a utilização de máscaras faciais, por profissionais de saúde, pode reduzir infecções virais respiratórias nosocomiais em, aproximadamente, 60%. Apesar de muitos argumentarem fadiga, desconforto e prejuízo na comunicação com a utilização generalizada do referido utensílio de proteção, o seu uso criterioso pode salvar vidas. Finalizo, citando o “Pai da Medicina Moderna”, Sir William Osler: “Todo paciente que você vê é uma lição muito maior do que a doença da qual ele sofre”.
*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.
OPINIÃO
PREVARICADORES-GERAIS DA BOLSO-HORDA
PARELHA DE MUARES DA BOLSOMANADA
SOMOS A LEI!
“SUMUS LEX!”
AS BESTAS SE ADORAM
“BESTIA BESTIAM GAUDET” Por Clarkson Ramos Moura
A PROCURADORA LINDORA,
POR SER PREVARICADORA,
BEM, SE DEVERIA CHAMAR:
DE NOVA DOUTORA FEIORA.
A PREVARICADORA FEIORA
E DR. ARAS SÃO DE H’ARAS,
ALÉM DE ENGAVETADORES,
BOLSO-HORDA, TÁ NA CARA!
AS COTAS E OS PARECERES
DOS TAIS SUPERDOUTORES
NÃO PASSAM DE ABSURDO.
ARREDA! DUO DE ILUSORES.
ESSES BOLSONAZIFASCISTAS
SÃO TERRIVELMENTE IGUAIS,
TÊM FEITO, ATÉ, ASSADILHAS,
AO ALEXANDRE DE MORAES!
PELO TWITTER
Bolsonarismo é uma seita fascista, racista, homofóbica, misógina, machista, de mentiras, intolerância, ódio, violência e morte. Pela criminalização do bolsonarismo. @AndreJanonesAdv
BOLSONARO INELEGÍVEL. BOLSONARO NA CADEIA.
Nunca esquecer, nunca normalizar, nunca perdoar.
Com Impunidade, a Democracia é vulnerável!
Nunca esquecer, nunca normalizar, nunca perdoar.
— Carlos Minc (@minc_rj) July 2, 2023
Com Impunidade, a Democracia é vulnerável! https://t.co/8jmbV2JW0Y
www.twitter.com/jorginhoaraujo5
Inadmissível e intolerável as ameaças sofridas pela colega deputada @lindabrasilse. Transfobia é crime! Deixo aqui meu abraço de solidariedade a vc, minha amiga. Vc foi eleita democraticamente e seu compromisso é com o povo de Sergipe! Siga em frente!
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Se uma pessoa fizer o bem, deixe-a fazê-lo repetidamente. Deixe-a encontrar prazer nisso, pois, bem-aventurado é o acúmulo de bem.” Buda.
“Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta”». Com esta frase de Jesus que fala sobre o profeta, extraída do capítulo 10, versículo 41 do Evangelho de Mateus, o Papa Francisco iniciou a alocução do Angelus do domingo, 2 de julho. Ouça e compartilhe: