Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
A disputa eleitoral na OAB/SE sempre foi através de debate democrático e exemplo de uma moralidade alicerçada em torno de ideias e propostas. Este ano, lamentavelmente, alguns – que se escondem no anonimato – resolveram propagar Fake News de uma forma nunca vista.
Uma baixaria explícita que só pode estar sendo patrocinada por alguns poucos que usam do artifício das Fake News porque não têm o que argumentar, ou até mesmo apresentar na disputa democrática. Preferem a velha tática – usada pelos ultrapassados políticos – de inventar uma mentira e repeti-la várias vezes na tentativa de confundir a todos. Os velhos canalhas são experts nesta tática de retorcer a verdade para tentar ludibriar alguns e para servir de argumentos para outros tolos.
As vezes é preciso bater os pés na água para atrair os tubarões da hipocrisia e soberba. O blog repete notas publicadas na sexta-feira:
As eleições na Ordem dos Advogados do Brasil nunca tiveram nível moral tão baixo quanto esse. O vídeo que foi disparado para os 13 mil advogados sergipanos acusa a atual gestão da Ordem de promover a implantação do novo sistema voto eletrônico para as eleições de 19 de novembro com a finalidade de manipular o resultado final das urnas em seu favor. O vídeo também acusa a OAB de estar cogitando criar um colégio eleitoral para, em lugar das eleições diretas previstas para escolher a lista sêxtupla do Quinto Constitucional, escolher sob controle pessoal os nomes da advocacia que serão indicados futuramente ao cargo de desembargador estadual.
Vídeo denunciado à Comissão Eleitoral da OAB, bem como à Polícia Federal.
Tudo mentira e pura má fé. São muitas as desinformações contidas nessas peças publicitárias anônimas da oposição para combater eleitoralmente a chapa da situação na OAB. A eleição eletrônica está aprovada pelo Conselho Federal da Ordem, ocorre também em outras seccionais do país e, mesmo depois de questionada na justiça, foi considerada correta, confiável e legal pelo juiz federal Edmilson Pimenta. Esse vídeo assacando contra a honra da instituição e contra a imagem publica do presidente Danniel Alves Costa acaba de ser denunciado à Comissão Eleitoral da OAB, bem como à Polícia Federal. Algumas pegadas digitais já estão ficando claras e logo os autores desses vídeos sombrios, grosseiros e mentirosos serão identificados e punidos na forma da lei.
Desde a publicação das notas na sexta-feira, o blog vem recebendo diversas mensagens de advogados que estão indignados com as Fakes News manchando uma eleição que sempre foi democrática e plural.
O blog defende a sobriedade neste momento e acredita que a PF vai conseguir desmascarar os responsáveis pelas Fakes News. E estará na linha de frente em defesa da verdade e contra essa maléfica cruzada obscurantista que tenta macular não só uma eleição, mas o debate de ideias numa entidade que foi forjada na luta pela democracia no Brasil.
Interesses partidários E o mais grave nesta eleição da OABSE é que alguns passam por salvadores da pátria e dizem que não têm ligações partidárias, mas tropeçam numa simples verificação no TSE, onde as filiações partidárias desnudam todos os interesses políticos eleitorais. O blog recebeu duas certidões de filiações partidárias recentes retiradas do TSE, de duas pessoas que são candidatas no pleito da OAB/SE este ano.
Errata I Este espaço tem o histórico de primar pela boa informação sempre, mas equivocou-se quando reproduziu uma nota emitida pela Coligação do candidato e agora prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), fazendo duros e indevidos ataques ao Instituto de Pesquisas DATAFORM/ECM, vinculado ao Cinform On Line, a respeito de uma pesquisa para prefeito daquele município. A nota coloca em questionamento, inclusive, a credibilidade do veículo de comunicação e, consequentemente, dos profissionais responsáveis pelos conteúdos produzidos.
Errata II Este espaço lembra ainda que as pesquisas de intenção de votos fazem recortes de cenários políticos momentâneos, que podem mudar de acordo com o comportamento dos candidatos, independente de serem de situação ou oposição. A coluna reconhece o equívoco por não ter verificado a versão do instituto de pesquisa assim que tomou conhecimento da nota emitida pela Coligação de Sérgio Reis. Este colunista reforça o respeito pela empresa Cinform On Line e seus profissionais, como também ao Instituto DATAFORM/ECM, que se sentiu prejudicado mediante a nota da Coligação.
Obras avançam no Centro Municipal de Convenções em Itabaiana A obra de construção do Centro Municipal de Convenções segue avançando! Anunciado em abril deste ano, o Centro de Convenções será um marco para a cidade. Com localização estratégica, o centro está sendo construído na entrada da cidade, na Avenida Dr. Luiz Magalhães, onde ficava localizada a antiga rodoviária.
Estrutura moderna Com estrutura moderna, o espaço contará com pavimento térreo e superior, com área administrativa, salas de reunião, arena de eventos e dois auditórios com capacidade para 600 pessoas. O espaço receberá eventos corporativos, conferências, feiras, exposições e muito mais.
Crescimento e inovação “Itabaiana se posiciona como uma cidade em constante crescimento e inovação, pronta para receber eventos de destaque e se consolida como um polo de turismo e negócios na região. Esse será o primeiro centro de convenções municipal do estado de Sergipe”, disse Adailton Sousa, prefeito do município.
Lagarto: Sérgio sai em defesa do Parque de Exposição e pela manutenção da equoterapia O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio (PSD), comunicou à população, na sexta-feira, 1, durante uma live em seu perfil no Instagram, que está acompanhando os últimos acontecimentos relacionados à permuta do Parque de Exposição Paulo Nicolau de Almeida. Ele se posicionou em defesa do parque e pela manutenção das atividades de equoterapia no local.
Compromisso “Entre os interesses políticos de quem quer que seja e os interesses do povo, eu sempre vou ficar ao lado do povo”, afirmou o prefeito eleito, reforçando o compromisso com mães atípicas que dependem do espaço para que seus filhos façam terapias com a utilização de cavalos. “Ali existe uma associação que há muito tempo vem prestando serviço social essencial à comunidade porque o município de Lagarto não disponibiliza, que é a equoterapia [para crianças autistas]”, disse Sérgio.
Alternativas Na live, Sérgio defendeu alternativas para a instalação de empreendimentos empresariais em outras áreas do município de Lagarto para evitar que o patrimônio histórico e que atividades terapêuticas para pessoas neuroatípicas sejam afetadas. Ele colocou sua gestão à frente da prefeitura, a partir de 2025, à disposição para que se estude novos espaços, amplos e bem localizados, que possam ser concedidos para a criação de lojas comerciais.
Trâmite jurídico Nos últimos dias, uma liminar que impedia intervenção no Parque de Exposição por se tratar de um patrimônio histórico foi derrubada, o que permitiu à prefeita Hilda Ribeiro (REPUBLICANOS) dar seguimento à permuta de concessão do espaço público para a iniciativa privada. No entanto, a decisão não é de caráter definitivo, visto que o processo em defesa da manutenção do parque está em andamento.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
ESPECIAL
Instituto São Peregrino: Um Abraço Solidário no Coração do Baixo São Francisco*
O Instituto São Peregrino, localizado em Propriá, é mais que uma instituição de caridade – é um verdadeiro ponto de apoio para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade na região do Baixo São Francisco.
Todos os dias, a instituição serve 120 refeições na Creche da Vó Lídia e presta auxílio a mais de 150 famílias, com a doação de cestas básicas, fraldas geriátricas e atendimentos psicológico e social.
É um trabalho de formiguinha que faz toda diferença para quem mais precisa, levando dignidade e esperança à população mais carente da região onde se concentra o maior bolsão de pobreza do Estado.
Agora, o Instituto se prepara para dar um passo ainda maior com a inauguração do Mirante do Padre Cícero. Em final de construção, essa estátua de 15 metros do “Padim” será a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da de Juazeiro do Norte.
Mais que uma homenagem ao santo mais popular no Nordeste, o Mirante do Padre Cícero promete se tornar ponto de encontro para romeiros e devotos, com praça de alimentação, museu, e espaço assistencial. Sem dúvida alguma, será um novo atrativo turístico para Propriá e uma maneira de expandir as ações solidárias do Instituto.
O Instituto São Peregrino é um braço amigo para quem mais precisa, levando ajuda e carinho para os mais vulneráveis. Numa região onde a população sofre com a ausência da assistência do Poder Público, essa iniciativa prova que a solidariedade é um bálsamo que transforma vidas.
*Por Thiago Reis.
ESPECIAL
Itabaiana – 350 anos. José Queiroz da Costa*
O desenvolvimento de Itabaiana teve a participação de Zé Queiroz.
Na década de 1960, uma nuvem de pessimismo cobriu Itabaiana: a luta política pelo controle do comércio atacadista, terminou em um banho de sangue. As paixões foram estremecidas.
A passagem de uma economia centrada na agricultura, para um polo comercial, foi traumática, seguiu o “vale tudo” da acumulação primitiva.
A cidade ganhou a fama de violenta e estava dividida pelo ódio e pelo ressentimento. Muitas famílias migraram para Aracaju. Nada unia os itabaianenses.
Um grupo, liderado por Zé Queiroz, Dr. Pedro, Mozart, Resende, Zé de Gentil, Pedro Goes, Alemãozinho, Fefi, Faustino, Tonho de Dóci, entre outros, investiram no futebol. Encontrou-se um caminho de reunificação: Somos Itabaiana, “Cidade Celeiro”, diz o hino.
Zé Queiroz liderou uma revolução cultural, através do futebol, ajudando na reunificação da sociedade civil itabaianense.
Infelizmente, a luta política continuou nos moldes coronelísticos. A modernização política, esperou pelo século XXI, com a chegada do grupo político liderado por Valmir de Francisquinho.
Em 10 de janeiro de 1960, Zé Queiroz casou-se com Maria do Carmo Monteiro, filha de Juca Monteiro, descendentes de Nicolau, um judeu russo, plantador de fumo. Carminha e Zé Queiroz tiveram seis filhos: Carmen, Zezinho, Norma, Ivan, Nana e Rui.
A partir de 1968, Queiroz passou a contribuir com a Associação Olímpica de Itabaiana, levando a conquista de vários títulos estaduais. Inclusive, o penta campeonato de 1978-1982, e um título de campeão do Nordeste, em 1971.
Queiroz realizou um sonho: a construção da Vila Olímpica, que levou o seu nome. Por tudo isso passou a ser conhecido como o “Patrono” da Associação Olímpica de Itabaiana.
José Queiroz da Costa, nasceu em 14 de julho de 1936, em Itabaiana. Filho único de Antônio Sacristão e Dona Rosinha.
Zé participou de todas as traquinagens permitidas, naquele tempo, aos meninos do interior. No futebol, foi ponta esquerda do Cantagalo. Não chegou a ser um craque. Foi um ponta arisco, como se dizia.
O avô de Zé Queiroz, José dos Santos Queiroz (Cazuza), foi Prefeito de Itabaiana entre 1926/29. Seu Cazuza, um homem de posses, foi assassinado às pauladas, em frente a sua loja de tecidos, num sábado, as 10 horas da noite, no centro de Itabaiana.
Nessa trágica noite, a Orquestra “Almas Latinas Marimbas Mexicanas”, animava um baile na Associação Atlética. Esse crime brutal nunca foi esclarecido. As fundadas suspeitas circulam a boca miúda. Todos sabem, mas ninguém comenta publicamente.
Queiroz passou pelo Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. Fez o curso ginasial na primeira turma do Murilo Braga, sendo o orador na festa de formatura. Serviu ao Exército Brasileiro no Tiro de Guerra, em Itabaiana. Ao lado de familiares, trabalhou no comércio, na loja do avô, herdada por sua mãe, na venda de tecidos e produtos para vestuário.
Queiroz é a encarnação da alma itabaianense. Competitivo, inteligente, irônico, prático, só entra numa disputa para vencer. Se quiser responder rapidamente, qual a natureza do itabaianense, pode dizer: do jeito de Zé Queiroz.
Zé Queiroz envolveu-se muito cedo com a vida social em Itabaiana. Participou, como tesoureiro, do Centro de Ação Social Católica de Itabaiana, na paróquia de Santo Antônio e Almas, onde participou ativamente da Construção da Maternidade São José e do Colégio Dom Bosco.
Foi funcionário do Banco do Brasil (1955), em Itabaiana, depois transferido para a capital sergipana, onde completou tempo de serviço para aposentadoria.
Outra grande contribuição de Zé Queiroz: em 13 de junho de 1978, criou a Rádio Princesa da Serra, a segunda do Interior sergipano. A emissora deu voz a Itabaiana. Levou a nossa versão, a nossa narrativa e os nossos valores. Antes, a Capital falava sozinha.
A importância da Rádio Princesa da Serra para o desenvolvimento de Itabaiana, precisa ser estudada.
Queiroz foi o distribuidor exclusivo, em Sergipe, da Editora Abril, empresa que tinha como produto de livros e revistas. Tendo sido premiado como destaque na área de vendas. Foi representante do Baú da Felicidade, empresa do Grupo Sílvio Santos.
Queiroz se meteu com cinemas, chegando a controlar 15 cinemas simultaneamente, incluindo Cine Rio Branco e Cine Palace em Aracaju, Trianon em São Cristóvão, São José em Itaporanga D’Ajuda, etc.
Iniciou as atividades com o Cinema Santo Antônio, em prédio de propriedade da Paróquia de Santo e Almas de Itabaiana, localizado na Praça João Pessoa, onde hoje funciona o Supermercado Nunes Peixoto.
Posteriormente adquiriu o Cinema Popular, de Zeca Mesquita, que após fechar as portas, passou a funcionar os estúdios da Rádio Princesa da Serra FM e AM. Em Aracaju, adquiriu o Cine Aracaju, e construiu o Cinema Plaza, com 1.250 lugares.
Na política, o neto de Cazuza Queiroz, foi eleito em 1986, Deputado Federal Constituinte, com maioria dos votos dos filhos de Itabaiana. Representou o Estado de Sergipe na elaboração da nossa Constituição, promulgada em 05 de outubro de 1988.
Queiroz participou ativamente da política municipal, chegando a ser eleito em 1996, vice-prefeito.
Pela atuação na Constituinte, como destaque, além de diversos projetos sociais, recebeu o Diploma “Palavra de Honra” concedido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, em defesa dos interesses dos trabalhadores, e a “Medalha do Mérito Desportivo” concedido pelo Ministério da Educação, pela atuação em defesa do esporte.
Teve vida curta na política. A sua personalidade era incompatível com as virtudes políticas: conciliações, conchavos, composições, transigências, jeitinhos e fidelidade ao grupo. Sempre foi ele, depois ele, e, finalmente ele. Queiroz era a verdade.
Entretanto, a maior contribuição de Zé Queiroz para Itabaiana foi imaterial. O seu sucesso e a sua autoestima servem de exemplo. A alma itabaianense foi reforçada: gente empreendedora, esperta no comércio, independente e cheia de ironias e narrativas. E mais, o nosso bairrismo passou a fazer sentido, se aproximou da realidade.
O Itabaianense tem orgulho até das fragilidades. Como diz Fernando Pessoa: “o rio da minha Aldeia, (jacarecica) é maior que o Tejo.”
Zé Queiroz foi um intransigente. Nunca tergiversou. Nunca cedeu, com ou sem razão. “Nunca deu o braço a torcer”! Mesmo assim, foi um vitorioso. O verso de Gonzaguinha: “vence na vida quem diz sim”, não orientou Queiroz.
Ele venceu, dizendo “NÃO”.
*Antonio Samarone – Secretário de Cultura.
PELO TWITTER
ANDRÉ TRIGUEIRO: HUMANIDADE E AMOR À NATUREZA
André Trigueiro é o melhor repórter ambiental do Brasil. Há mais de 25 anos edita o incrível programa Cidades e Soluções. Ao menos cinco das leis que eu aprovei foram inspiradas nesse programa.
Ele conhece o assunto, participa de reuniões internacionais, estuda, vai para o campo e pesquisa alternativas. Há muitos ambientalistas que só criticam, mas o André, além de criticar, propõe as soluções.
Expõe questões da agricultura, do tratamento de esgoto, dos aterros, dos painéis solares, e mostra como tudo funciona, por que motivo em certas situações os processos estão atrasados, quais os países que estão mais avançados, etc.
Além disso, é um professor de mão cheia, formou gerações de jornalistas ambientais na PUC-RJ, e pelo menos dois desses integram atualmente a nossa equipe.
O André não tem só conhecimento e profissionalismo, tem paixão e uma dimensão espiritual muito grande e solidária, apoiando inclusive, há mais de 20 anos, um programa de prevenção ao suicídio.
É alguém que tem uma enorme carga de humanidade, de civilidade e de amor à natureza e às pessoas. Portanto, merece todas as homenagens!
Em “O Caso da Vara”, Machado de Assis utiliza humor e sarcasmo de forma brilhante, expondo as falhas profundas da sociedade e das instituições. A narrativa revela a hipocrisia, a opressão e a falta de compaixão da época, deixando o leitor frente a frente com um retrato desconcertante da realidade social. Por meio de ironia e humor negro, o autor conduz o leitor a um convite irresistível: refletir sobre os valores vigentes, questionar as relações de poder e confrontar a própria ética. Ao mergulhar nesta obra os leitores serão desafiados pela crítica afiada de Machado sobre a sociedade – uma leitura que provocará uma nova visão sobre justiça e moralidade.
Enquanto o tema da redação do ENEM é ‘Os desafios da valorização da cultura africana no Brasil’, ainda escuto colegas da Filosofia afirmando que Filosofia Africana é modismo.
O tema da redação do Enem é uma tema sobre ações afirmativas para a correção de desigualdades históricas
Políticas publicas governamentais que são criadas para essa correção com o objetivo de possibilitar minorias sociais possam ter acesso pleno aos seus direitos civis
Conteúdos que fazem referência a isso:
Racismo estrutural- sociologia
Desigualdades sociais históricas- sociologia
Ações afirmativas – sociologia
Descolonização – sociologia
Contratualismo – filosofia
Teoria do agir comunicativo – Habermas – ciências sociais/ filosofia
Democracia deliberativa e liberalismo social – ciência política.
Excelente o tema da redação do Enem deste ano: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. É importante termos consciência de que precisamos ativamente valorizar e resguardar nossas raízes.
Infelizmente existe o apagamento da história e da cultura negra no nosso país. Até hoje, o que se estuda é uma narrativa contada majoritariamente por brancos, herdeiros das elites e por visões completamente eurocêntricas.
Nossos jovens precisam ter ciência da trajetória de luta e resistência dos povos oprimidos e marginalizados do nosso Brasil. Quem conhece a própria história sabe quem se é.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Gosto de palavras na cara. De frases que doem. De verdade ditas (benditas!). Sou prática em determinadas questões: ou você quer ou não.” Rachel de Queiroz, morreu 04 de Novembro de 2003.