Orçamento Secreto, Segurança Incerta. Déda chamou Eloy para a SSP

                                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Tão logo teve o nome confirmado, em primeiro lugar, para o segundo turno da eleição, Rogério Carvalho (PT) saiu com uma declaração polêmica. Foi durante entrevista concedida à emissora de rádio FAN FM. Ele saiu com a seguinte: se eleito, montará uma nova equipe na SSP. Para começo de conversa, caso seja consagrada sua vitória nas urnas, Rogério Carvalho pode montar a equipe que quiser, na secretaria que desejar, incluída a SSP. À frente da SSP, por exemplo, ele pode nomear um advogado (talvez a escolha mais sensata), um juiz ou promotor aposentados, um delegado, um oficial do exército ou da PM, ou dos bombeiros militares. Aliás, o cargo de secretário da segurança será de sua livre nomeação. Ele pode pôr, na SSP, um artista plástico, um economista, um filósofo, um jornalista, um médico, um padre (melhor não), um pedagogo, um sociólogo. Enfim, poderá nomear até Bolsonaro, após este perder o segundo turno para Lula (assim se espera). Bolsonaro, a propósito, seria um nome adequado, em se tratando de Rogério Carvalho, padrinho do orçamento secreto (aqui o que a imprensa nacional noticiou e a crítica do PT), gestado pelo miliciano, hoje inquilino despótico no palácio do planalto.

O problema na declaração de Rogério Carvalho foi a fundamentação dada para mudar a SSP.

Até porque ele não precisaria, se vitorioso, dar explicações a ninguém. Mas acontece que, precipitadamente, já deu. E nesse caso sua justificativa não foi secreta, como o orçamento secreto, para cuja aprovação ele foi decisivo. Segundo Rogério Carvalho, seria preciso mudar a SSP pura e simplesmente porque ele é oposição e, como oposição, ele não poderia manter os mesmos quadros na cúpula da segurança. Isto é, vai mudar apenas e simplesmente porque a turma que hoje está na SSP foi posta ali por Belivaldo Chagas, a quem Rogério Carvalho diz se contrapor.

Que mancada. Rogério conviveu tanto tempo com o grande e inesquecível professor Marcelo Déda, mas aprendeu pouco com ele. A história, diferentemente do orçamento secreto, não é secreta. Quer relembrar?

João Eloy, antes de a esquerda chegar ao poder, sempre ocupou cargos de chefia e liderança nos governos de Albano Franco e João Alves. Quando Déda assumiu, teve a ideia (que mais tarde se mostrou equivocada) de pôr um delegado da PF como secretário (não deu certo).

Pois bem, quem então Marcelo Déda chamou para dar um norte à SSP? João Eloy. No discurso em que explicou a escolha de João Eloy (este jornalista estava lá), Marcelo Déda disse que alguns se opuseram porque ele tinha servido a João Alves.Aí, Déda respondeu: “Ele serviu ao governo de João. Agora, vai servir ao meu”.

Essas, sim, palavras de um estadista. Reeleito, Marcelo Déda manteve João Eloy. Com a morte de Déda, assume Jackson, que também mantém João Eloy. Depois, o mesmo Jackson tirou Eloy e pôs Mendonça Prado, que sobreviveu pouquíssimo na SSP. Quem Jackson escolheu para o lugar dele? João Baptista, primo de João Eloy e superintendente dele, quando Eloy assumiu a SSP no primeiro mandato de Déda. Aí, cai João Baptista. Quem volta? João Eloy, onde está até hoje. Em resumo, João Eloy começou a se notabilizar como secretário da segurança quando o grupo de Marcelo Déda chegou ao poder (grupo no qual nasceu o político Rogério Carvalho).

Esse blog esclarece, desde logo, que não aprova o estilo bruto de João Eloy. Estilo de fato distanciado de uma linha mais humanista. Estilo nada social-democrata. Estilo meio alinhado com o governo de Bolsonaro. Bem diferente do que seria uma SSP com Clóvis Barbosa ou Wellington Mangueira. Repita-se, entretanto: este blog já disse que, se eleito governador, Rogério Carvalho tem o pleno direito de escolher quem quiser para qualquer secretaria. Mas fundamentar a declaração de que mudará a cúpula da SSP porque ela faz parte de um governo ao qual ele, agora, faz oposição foi o mesmo que dar um tiro no pé.

O time da SSP está lá por causa de Déda. Seria melhor Rogério Carvalho não ter dado explicação nenhuma. Deixava secreto o motivo de sua futura (e hipotética) escolha. Secreto como o orçamento do qual ele é padrinho.


Especial/AJU: Cúpula da Arquidiocese, pare com a briga desenfreada pelo poder

Imperdoável

 O blog mais lido e respeitado de Sergipe del Rey, graças a credibilidade conquistada, recomenda à cúpula da arquidiocese de Aracaju que pare com essa briga desenfreada pelo poder, pois pior do que uma mulher traída é um ex-primeiro-ministro traído e deposto. Ele não brinca em serviço e destronará a todos. Misericórdia. Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós!

 Vazou geral

 Por causa dessa interminável briga pelo poder no bispado de Aracaju, uma parte da cúpula vazou a lista com os nomes dos padres que serão transferidos com as respectivas paróquias que assumirão. A insatisfação com o novo primeiro-ministro e vigário-geral, pe. Genário, e com o chanceler, pe. Everson, que são imaturos e querem manter o controle do arcebispo, cujo estado de saúde é delicado, está colocando a cúpula da arquidiocese em pé de guerra.

 Abaixo, o blog publica a lista atualizada que foi vazada e está viralizando nas redes sociais. Ontem, no Twitter, o blog advertiu que poderia ter alguma mudança por causa da pressão popular. A única coisa certa é que somente os “amigos íntimos” do chanceler e do novo primeiro-ministro irão assumir as paróquias economicamente rentáveis.

 

  1. Pe Alessandro – Moita Bonita
  2. Pe. Edivaldo- Ribeirópolis
  3. Pe. Mardônio – Feira Nova
  4. Pe. Lucas – São Domingos
  5. Pe. Arnaldo- Nossa Senhora do Carmo, em Itabaiana
  6. Pe. Valdson – seminário propedêutico
  7. Pe. Adriano – Conjunto Jardim
  8. Pe. Erivaldo – Piabeta
  9. Pe. Luciano- Bom Parto, em Itabaiana
  10. Pe. Ronaldo – Agamenon
  11. Pe. Fernandes – Pio Décimo
  12. Pe. Valtewan- Santuario Nossa Senhora Menina
  13. Pe. Flávio Roberto – Santa Rita de Cássia
  14. Pe. Jailson – São Rafael
  15. Pe. Renato – vigário na São Pedro e São Paulo
  16. Pe. Antonio da Cunha – Santíssimo Sacramento
  17. Pe. Adilson – Coroa do Meio
  18. Pe. Anderson Pina – Marcos Freire II
  19. Pe. Cristano – Rosa Elze
  20. Pe. Soares – Vigário na São Pedro Pescador
  21. Pe. Manoel Barbosa – Farolândia
  22. Pe. João Cláudio – Robalo
  23. Pe. Valdes – São Domingo Sávio
  24. Pe. David Ângelo – pároco na São Pedro e São Paulo

 Nova lista

 Por causa da repercussão negativa da notícia publicada, ontem, por este espaço, o mais novo primeiro-ministro da arquidiocese, pe. Genário, está preparando uma nova lista para tentar desmentir e desmoralizar o blog. O vigário-geral pode ficar tranquilo, pois todas as listas que forem feitas serão vazadas e divulgadas. O blog não brinca em serviço. Bom final de semana e na segunda-feira tem mais.

 

 

Na foto: Jhonny Yure, Rejane Juliana, Wallace Alejandro e Victor Manoel
Yan Gabriel. Rejane, Wallace e Victor são de projetos de inclusão.

Atenção empresários e gestores públicos: ajuda para atletas de projeto de inclusão social pelo esporte para viajarem para torneio Internacional De 18 a 23 de novembro deste ano será realizado, na cidade de General Picos (província La Pampa), na Argentina o Torneio Internacional de Karate-Do. 10 jovens atletas sergipanos foram selecionados na seletiva realizada no campeonato nacional. Alguns deles são dos projetos sociais Lar Esmeralda e Fumaça Zero e necessitam de ajuda para as passagens e estadia. O blog se soma ao apelo destes jovens para que empresários e gestores públicos possam cooperar. O técnico da seleção brasileira será o experiente professor e campeão internacional Yoacan Jocelis. A inclusão social pelo esporte é uma oportunidade de transformar a mente dos jovens e eles agarram com vigor essas portas abertas. Quem desejar ajudar, qualquer ajuda é bem-vinda: (79) 98809-0037.

 

 

 

NOTA PÚBLICA – A Presidência da Câmara de Rosário do Catete informa que aguardará a publicação do acórdão com a decisão de hoje do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, juntamente com a recontagem dos cálculos do coeficiente eleitoral para adotar as devidas medidas. Até lá, a composição dos vereadores no Legislativo não sofrerá qualquer alteração. A matéria: TSE torna candidatas a vereadoras de Rosário do Catete inelegíveis. Infonet aqui.

Lagarto: Sérgio Reis concede entrevista e comemora vitória nas urnas O ex-deputado federal, Sérgio Reis, PSD, que disputou uma vaga na Alese, não foi eleito por causa do quociente eleitoral do partido. Todavia, o protagonismo de Reis em Lagarto, com quase treze mil votos, somente na região, resultou em um quantitativo de votos bastante superior aos demais candidatos, evidenciando o desejo de mudança dos lagartenses, bem como o desgaste das velhas oligarquias no município.

 Vitória em Lagarto Em entrevista, nesta quinta-feira, 6, ao radialista Aclécio Prata, Programa Sergipe em Destaque, Sérgio disse: “Em Lagarto eu fui muito bem votado, Fábio Reis o mais votado [deputado federal], Danielle Garcia foi a mais votada [ senadora]; o voto de Danielle “casadinho” com Fábio Mitidieri, ou seja, mostrando que os votos do nosso grupo casaram com os majoritários. E, com isso, a gente se sente de alma lavada e dever cumprido. O bom de tudo, é que ganhamos em Lagarto; ganhamos contra a estrutura da prefeitura, ganhamos contra o poderio econômico, contra a arrogância, contra a prepotência, contra aqueles que achavam  são donos de Lagarto. Tenho certeza absoluta que os lagartenses deram um recado claro a quem pensa que com poderio econômico vai convencer o voto do cidadão”.

Agradecimento Sérgio também agradeceu a população sergipana e aos amigos que ajudaram a somar o total de 23.499 mil votos nas urnas. “Sou muito grato aos sergipanos pelas palavras de incentivo e confiança, aos amigos e amigas que estiveram apoiando nossa caminhada nas carreatas e comunidades, enfim, a cada pessoa que saiu de casa e depositou o seu voto na nossa campanha”, disse.

Compromisso com Mitidieri Sobre o segundo turno em Sergipe, o ex-candidato reafirmou sua torcida para Fábio Mitidieri. ” O nosso compromisso é com Fábio Mitidieri, e continuaremos assim. Fomos nós que levantamos primeiro a bandeira para ele no estado, quem brigou, lutou e defendeu nas reuniões. Como vou votar em outro candidato? Não seria justo com os nossos eleitores, aos meus princípios, a minha cidade. Por isso, continuaremos com Mitidieri”, afirmou.

Laranjeiras: neste domingo festa dos lambe-sujos x Caboclinhos Neste domingo, 9, acontece em Laranjeiras o maior espetáculo de teatro à céu-aberto do mundo; a festa dos lambe-sujos x caboclinhos. A programação tem início às 4h, com a alvorada festiva. Às 9h tem a bênção dos grupos, em frente à igreja Matriz e, às 16h, acontece o ponto alto da festa, no campo do Quaresma, com o combate entre os dois grupos. Porém, a festividade cultural dura todo o dia. 

Manifestação histórica A manifestação cultural dos Lambe-Sujos é datada de 1860, bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.

Festividade A festividade acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro. Para dar mais cor à encenação, os Lambe-Sujos se pintam com carvão, mel de cabaú e usam gorro e bermuda vermelha, enquanto os Caboclinhos se pintam com tinta marrom-terra e vestem cocares. Os participantes saem pelas ruas cantando e tocando instrumentos musicais como pandeiro, tamborim e reco-reco. Para quem assiste, é difícil sair da festa sem ser pintado, ao menos uma parte do corpo, pelos Lambe-Sujos. Pela importância histórica, a manifestação cultural faz parte do calendário folclórico de Sergipe.

Aracaju: Projeto de Lei de Breno Garibalde inclui barracas de orgânicos nas feiras Na última quarta-feira (5), em sessão da Câmara de Vereadores de Aracaju, foi aprovado em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 292/2021, de autoria do vereador Breno Garibalde. O PL pede a inclusão de barracas de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos nas feiras livres de Aracaju e tem como objetivo facilitar o acesso a alimentos de qualidade, sem agrotóxicos e que não prejudiquem o meio ambiente. 

Qualidade “Alimentação de qualidade é direito de todas as pessoas. A gente precisa garantir que todos tenham acesso a produtos de qualidade e também devemos fortalecer o trabalho dos produtores e produtoras de orgânicos”, destaca Breno.Para o parlamentar, é inconcebível que somente pessoas com poder aquisitivo mais elevado, tenham acesso a bons alimentos.

Produtores orgânicos “O Brasil voltou ao mapa da fome em 2019, tem muita gente que mal faz uma refeição por dia e isso dialoga muito com o nosso modelo de agronegócio, focado na exportação. Enquanto isso, temos diversos produtores de orgânicos aqui em Sergipe, por exemplo, cultivando alimentos de qualidade, com preço justo e que só precisam de mais incentivo. Somos um dos maiores produtores de alimentos, então essa comida precisa chegar em todos os pratos e com qualidade”, afirma o vereador. O projeto de lei agora será votado em segunda e terceira discussão, depois em redação final e segue para sanção do prefeito.

 Coopanest-SE doa brinquedos para crianças A Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) realizou na tarde desta quarta-feira (5), doações de brinquedos, atividades recreativas e distribuição de lanches para crianças que fazem parte do Projeto Casinha de Jesus, localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju e que faz parte da Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade. A ação foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Ainda durante a ação, foi entregue pela Cooperativa um computador para a instituição, que atende atualmente cerca de 70 crianças nos períodos da manhã e da tarde, com reforço escolar, alimentação, evangelização, curso de informática, além de aulas de balé, artes e outras atividades.

Coopanest-SE doa brinquedos para crianças II De acordo com o anestesiologista e vice-diretor de Gestão, Tecnologia e Inovação, Cárcio Sobral Porto, esse é mais um ano que a cooperativa realiza doações para as crianças deste projeto social. “A gente vem há anos realizando esse evento no Dia das Crianças. Sabemos que passamos por um momento difícil durante a pandemia. Não realizamos presencial, mas enviamos a entrega dos brinquedos e cestas básicas. Agora a gente retorna e é uma satisfação realizar essa ação. É gratificante ver a alegria estampada no rosto das crianças. Gratidão por essa oportunidade que temos, como cooperativa, de vestir essa camisa para levar alegria para essa criançada”, destacou.

Parceria Neli Tavares, pedagoga e uma das coordenadoras da Casinha de Jesus, agradeceu a parceria da Cooperativa com a entrega dos brinquedos e a realização das atividades. “Todo ano a gente já fica esperando essa parceria, que colabora e muito com o nosso projeto. A gente tinha muita ajuda, mas depois da pandemia reduziu bastante e esse ano, só a Coopanest e uma escola, por enquanto, que nos procuraram para realizar essa atividade. A cooperativa é uma parceria muito forte, porque a gente já sabe que todo ano pode contar. E não é só brinquedo, é a recreação, a socialização e isso aqui para essas crianças é tudo. Só temos a agradecer”, destacou.

Casinha de Jesus Ainda segundo a coordenadora, antes da pandemia, a Casinha de Jesus atendia mais de 150 crianças. “Há mais de 20 anos que a Casinha existe e fazemos um trabalho que ajuda no desenvolvimento cognitivo e mental das crianças. Depois da pandemia, a gente fez a opção de atender apenas as crianças menores. Quando a mãe ou a família procura a gente, é realizada uma visita para ver a realidade socioeconômica dela. Muitas vezes as famílias dessas crianças estão desempregadas, passando necessidade ou muitas delas são filhos de pais presos ou pais viciados em drogas e que os filhos são criados pelos avós”, disse, acrescentando ainda que para manter o projeto, a instituição conta com apoio de voluntários e alguns funcionários.

Teste do olfato de Connecticut é implantado em Sergipe e pode ajudar pacientes com sequelas da Covid-19  O auge pandêmico da Covid-19 deixou muitos rastros na população, entre eles as sequelas. Estima-se que 15% dos pacientes não recuperam totalmente o olfato pós-covid e permanecem com alguma sequela após 3 meses. O Teste do Olfato de Connecticut é validado para o Brasil e possui dois tipos de avaliação (quantitativa e qualitativa). Após a avaliação, o paciente já sai com o diagnóstico na hora: olfato normal, perda leve, perda moderada, perda severa e perda total do olfato e está sendo implantado em Sergipe pela Otocenter. O teste foi muito utilizado na pandemia de Covid-19 para diagnosticar o grau da perda e orientar o tratamento eficaz. 

Doenças Outras doenças podem causar perda de olfato a exemplo das infecções como um resfriado, gripe ou sinusite, trauma craniano, alergias, pólipos nasais, envelhecimento, radioterapia, exposição a produtos químicos perigosos, abuso de cocaína e outras drogas, fumar, algumas doenças neurodegenerativas , como Parkinson ou Alzheimer e tumores cerebrais. A perda de olfato é o primeiro sintoma da doença de Alzheimer. 

Inovação Em entrevista, Dra. Ana Taise, otorrinolaringologista da Otocenter Aracaju, especialista em olfatometria, falou sobre essa inovação em Sergipe. “O tratamento precoce é muito importante, aliado a uma avaliação do olfato de forma objetiva por meio do teste. Além disso, outras doenças podem causar perda de olfato e é importante o correto diagnóstico e tratamento”, explica. 

2 etapas O teste consiste em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. “A fase quantitativa consiste no teste de limiar olfatório, e usamos o butanol (álcool butílico) diluído em sete concentrações, em frascos numerados de 1 a 7. Um frasco com água destilada (frasco 8), inodoro, é usado como controle. Na fase qualitativa, é feito o teste de identificação de 8 substâncias: café em pó, canela em pó, talco de bebê, entre outras”, afirma. 

Kit já disponível O escore final do teste é calculado pela média aritmética dos acertos da identificação das substâncias (nota de 0 a 7) com a nota obtida da identificação do limiar do butanol para cada cavidade nasal. A média é definida para cada lado, o limiar olfatório é classificado em normosmia (escore 6 a 7), hiposmia leve (5–5,75), hiposmia moderada (4–4,75), hiposmia grave (2–3,75) e anosmia (0–1,75). O kit para o teste já está disponível na Otocenter Aracaju, para mais informações o público deve entrar em contato através do (79) 3024-8600 e do (79) 9 9636-8919. 

Diagnóstico Após o diagnóstico é recomendado dar início ao tratamento que envolve a identificação da causa da perda e é direcionado para cada paciente. “Um tratamento que se mostrou eficaz para todos os tipos de perda é o treinamento olfatório, nele o olfato será ‘treinado’ a perceber os cheiros novamente. Vale ressaltar que o olfato é um dos nossos sentidos mais importantes, pois interfere na segurança pessoal, ao perceber um alimento estragado ou um vazamento de gás por exemplo”, finaliza.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

OPINIÃO 

DIA DO NORDESTINO

DIA DO PARAÍBA

8 DE OUTUBRO

Eu, Clarkson Ramos Moura, natural de Gararu, cidade-sede do Município de mesmo nome, Estado Sergipe, com orgulho e altivez, declaro-me:

NEGRO, NORDESTINO, ‘PARAÍBA’, SERGIPANO, ‘BAIANO’, CABEÇA-CHATA, ALAGOANO, PERNAMBUCANO, PIAUIENSE, MARANHENSE, POTIGUAR, PAU DE ARARA, BOIA-FRIA, MATUTO, RETIRANTE, SERTANEJO, REGIONALISTA, CIENTIFICISTA, ANTI-IMPERIALISTA, ANTINEOLIBERALISTA, ANTIENTREGUISTA, ANTIGENOCIDA, ANTIRRACISTA, ANTIVACINISTA ANTIFUNDAMENTALISTA, ANTIEUGENISTA, ANTISSUPREMACISTA, ATIVISTA DE DIREITOS HUMANOS, PRÓ-TRANSEXUAL, PRÓ-AMBIENTALISTA, PRÓ-SOBERANIA POPULAR, PRÓ-CIDADANIA, PRÓ-LIBERDADE CONFESSIONAL, PRÓ-LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA, DE OPINIÃO E DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PRÓ-SUPREMACIA POLÍTICO-JURÍDICA, PRÓ-ESTABILIDADE DE FUNÇÕES ESTATAIS INDEPENDENTES (PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO) PRÓ-CONSTITUCIONALISMO, PRÓ-TRANSGÊNERO, PRÓ-NÃO BINÁRIO, PRÓ-LGBTQIA+ ANTIFASCISTA, ANTINAZISTA E ANTIBOLSONARISTA.

A CADA AÇÃO, CORRESPONDE UM REAÇÃO

— PUJANTE NORDESTINIDADE —

De antemão, em oportuna resposta ao acintoso, afrontoso e recorrente “tsunami” de peçonhentas e injuriosas postagens do deseducado, preconceituoso, maledicente, desaforado e inconsequente inquilino do Palácio do Planalto e de sua condizente “horda”, que têm inundado as redes sociais e mídiais digitais, pelos quatro cantos deste País-Continente — à guisa de elucidação, em apertada síntese exemplificativa — adnumero, dentre tantos outros, os seguintes corregionais (paraíbas) ilustres — por razões óbvias, em maioria, de sergipanos — de que muito me orgulho, consagrados regional, nacional e/ou mundialmente, nos mais diversos setores e áreas econômicos, sociais, científicos e culturais:

ARIANO SUASSUNA, GRACILIANO RAMOS, ASSIS CHATEAUBRIAND, PAULO FREIRE, MILTON SANTOS, JOAQUIM NABUCO, AUGUSTO DOS ANJOS, APOLÔNIO SALES, DELMIRO GOUVEIA, JOÃO PESSOA, ÁURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, FAUSTO CARDOSO, PATATIVA DO ASSARÉ, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, ALBERTO NEPOMUCENO, PADRE CÍCERO ROMÃO, LUIZ VIEIRA, JORGE AMADO, JOSÉ DE ALENCAR, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOSÉ LINS DO REGO, JOSUÉ MONTELLO, CARLOS CASTELO BRANCO, BARBOSA LIMA SOBRINHO, GERALDO VANDRÉ, CAPISTRANO DE ABREU, DIAS GOMES, ALDEMIR MARTINS, ANÍSIO TEIXEIRA, EVANILDO BECHARA, ABELARDO BARBOSA, MIGUEL ARRAES, JOSAFÁ MARINHO, JAQUES WAGNER, CARLINHOS BROWN, WALDIR PIRES, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, MARCELO DÉDA CHAGAS, JOSÉ AUGUSTO BARRETO, AUGUSTO LEITE, RAIMUNDO SOUZA DANTAS, GILVAN ROCHA, JOSÉ MACHADO, JOÃO ANDRADE GARCEZ, ZULMIRA FREIRE RESENDE, NESTOR PIVA, EDUARDO CABRAL MENEZES, CARLOS ALBERTO BARRETO DE MENDONÇA, MARCOS RAMOS CARVALHO, FÁBIO DE JESUS MACHADO, JILVAN PINTO MONTEIRO, JOSÉ HAMILTON MACIEL SILVA, ANTÔNIO SAMARONE, JOSÉ DOS SANTOS MENEZES, LUIZ MITIDIERI, FÁBIO MITIDIERI, CÉSAR AUGUSTO PASSOS NASCIMENTO, RINALDO PRADO, COSTA PINTO, LEITE NETO, AUGUSTO DO PRADO FRANCO, MAMEDE PAES MENDONÇA, JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, OVIÊDO TEIXEIRA, MESSIAS PEIXOTO, JERÔNIMO PEIXOTO, LUIZ GARCIA, JOÃO DE SEIXAS DÓREA, LEANDRO MAYNARD MACIEL, ALBANO DO PRADO PIMENTEL FRANCO, WALTER FRANCO, ANTÔNIO CARLOS VALADARES, JOSÉ MATOS VALADARES, ULICES ANDRADE FILHO, JOSÉ ANDRADE, JEFERSON ANDRADE, ANTÔNIO CARLOS PORTO DE ANDRADE, GILTON ANDRADE, ARIVALDO RESENDE, ARÍCIO RESENDE, JORGE SILVEIRA, LUCIANO BISPO, JOÃO ALVES FILHO, PAULO BARRETO DE MENEZES, MANUEL CABRAL MACHADO, REINALDO MOURA, TERTULIANO AZEVEDO, ANTÔNIO CARLOS FRANCO, FRANCISCO MODESTO PASSOS, BELIVALDO CHAGAS, FRANCISCO TELES DE MENDONÇA, CONSTÂNCIO VIEIRA, JOSÉ AUGUSTO VIEIRA, LUCIANO BARRETO, PAULO ROBERTO NUNES, CARLOS WAGNER BRAVO DE OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS SILVA, VALTENO MENEZES, NAIRSON MENEZES, MANUEL AGUIAR MENEZES, HENRIQUE BRANDÃO MENEZES JUNIOR, ALBERTO CARVALHO, SÉRGIO GAMA, MANUEL NUNES DE CARVALHO, JOSÉ NUNES DE CARVALHO, EDUARDO GAMA DA SILVA, ALOÍSIO CAMPOS LIMA, RAIMUNDO JULIANO, JOSÉ BARRETO FONTES, HORÁCIO HORA, ANTÔNIO CARLOS VIANA, LUIZ ANTÔNIO BARRETO, LUCIANO ALVES, LUIZ EDUARDO COSTA, JOSÉ CARLOS MENDONÇA, CÉLIO NUNES, CLÁUDIO NUNES, CLÁUDIO MESSIAS, ELITO VASCONCELOS, CLÁUDIO LEITE, MARCOS CARDOSO, MARCOS SANTANA, AÍDA CAMPOS, ADÉLIA PESSOA, FÁTIMA BARROS, SANTOS MENDONÇA, FLORÊNCIO, JOÃO OLIVA, ROOSEVELT BATISTA DE CARVALHO, GERALDO RESENDE, MARCUS SANTA RITA, CARLOS RÊGO, MARCÉLIO BOMFIM, ROGÉRIO CARVALHO, ANCELMO GOIS, CRISTIAN GÓES, MARCOS MELO, GEORGEO PASSOS, GARIBALDE MENDONÇA, LUIZ ROBERTO, EDVALDO NOGUEIRA, NICODEMOS CORREIA FALCÃO, LINDALVA CARDOSO DANTAS, JOSÉ AUGUSTO DA ROCHA LIMA, JOSÉ CARVALHO, SANTOS SOUZA, DJENAL TAVARES QUEIROZ, JOSÉ ROLLEMBERG LEITE, ANA LÚCIA VIEIRA, CONCEIÇÃO MENDONÇA, MARIA THÉTIS NUNES, JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS, NÚBIA MARQUES, PROF. FRANKLIN, AGLAÉ D’ÁVILA FONTES, ANTÔNIO SARACURA, JOSÉ CARLOS TEIXEIRA, OFENÍSIA FREIRE, CLEOVANSÓSTENES PEREIRA DE AGUIAR, JOTA INÁCIO, PADRE PEDRO, TEREZINHA OLIVA, HUMBERTO COSTA, RENAN CALHEIROS, LUSEILTON SILVA, ZENAIDE MAIA, FÁTIMA BEZERRA, FLÁVIO DINO, ELIZIANE GAMA, OTO ALENCAR, ALCIONE, DANIELA MERCURY, MARGATETH MENEZES, IVETE SANGALO, JAQUELINE GOES DE JESUS, TICIANE SANTA RITA, MARINA CASKEY, LUÍZA ERUNDINA, ANA NÉRI, MARIA QUITÉRIA, FERREIRA GULLAR, LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, JOSÉ ARNOR SILVA, CHIQUINHA GONZAGA, RAQUEL DE QUEIROZ, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, MARGARETH MENEZES, DODÔ, OSMAR, MORAES MOREIRA, CHICO SCIENCE, DJAVAN, HERMETO PASCOAL, NISE DA SILVEIRA, ZÉLIA GATAI, ANA NÉRI, CASTRO ALVES, JOEL SILVEIRA, NELSON RODRIGUES, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, CELSO FURTADO, CLÓVIS BEVILÁQUA, RUY BARBOSA, CASTRO ALVES, MARTA ROCHA, MARTA VASCONCELOS, JOSÉ DE CASTRO MEIRA, CAPIBA, JUNINHO PERNAMBUCANO, RAINHA MARTA, FAUSTO NILO, ZAGALO, ELBA RAMALHO, CAETANO VELOSO, GERALDO AZEVEDO, LENINE, FLÁVIO JOSÉ, BEZERRA DA SILVA, ALCEU VALENÇA, BELCHIOR, MARCOS FREIRE, MARCOS MACIEL, ZÉ RAMALHO, RAIMUNDO FAGNER, BRÁULIO TAVARES, IVANILDO VILA NOVA, BRÁULIO BESSA, NANDO CORDEL, JORGE DE ALTINHO, PONTES DE MIRANDA, RUI BARBOSA, TOBIAS BARRETO, LUIZ BISPO, LUIZ CARLOS FONTES DE ALENCAR, VLADIMIR SOUZA CARVALHO, CARLOS AYRES BRITTO, JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA, EDSON ULISSES DE MELO, MURILO MELLIN, ANTÔNIO SARACURA, ANDERSON NASCIMENTO, NETÔNIO BEZERRA MACHADO, GILBERTO GIL, DORIVAL CAYMMI, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, SIVUCA, JOÃO GILBERTO, GLAUBER ROCHA, GERALDO SARNO, FRANCISCO BRENNAND, EDINARDO, VLADIMIR CARVALHO (cineasta), WAGNER MOURA, CHICO ANYSIO, CHICO CÉSAR, JACKSON DO PANDEIRO, ROSIL CAVALCANTI, ONILDO ALMEIDA, MARINÊS, GLÓRIA GADELHA, FAFÁ DE BELÉM, SANTANA, TARGINO GONDIM, ALMIRA CASTILHO DE ALBUQUERQUE, DOMINGUINHOS, MESTRINHO, JOÃO VENTURA, JOSA (O VAQUEIRO DO SERTÃO), ISMAR BARRETO, GORDURINHA, LINDU, NELSON FERREIRA, LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, VASCONCELOS SOBRINHO, JOSUÉ DE CASTRO, HUMBERTO TEIXEIRA, DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, DOM HÉLDER CÂMARA, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA, DOM ANTÔNIO CABRAL, IRMÃ DULCE, DOM AVELAR BRANDÃO VILELLA, TEOTÔNIO VILELLA, NELSON CARNEIRO, ABDIAS DO NASCIMENTO, CAPINAM, TOM ZÉ, EVANDRO LINS E SILVA, ADRIANO SOARES DA COSTA, LUIZ GAMA, ANDRÉ REBOUÇAS ETC.

Pró-homens esses, que brotaram desta Terra fértil de heroísmo, altruísmo, empatia, genialidade, empreendorismo, bravura e altivez, cujas exuberantes magnitude e amplitude humano-sociais, traduzidas em expressões literária, artística, científica, musical, política, econômica, enfim, de produções culturais, material e imaterial, se esparramaram vertiginosa e diluvianamente, de tal modo a cruzar limites intermunicipais, a transpor divisas interestaduais e ultrapassar fronteiras internacionais.

Portanto, os Estados-Membros da República Federativa do Brasil, localizados na rica e democrática região fisiográfico-administrativa “Nordeste” — vulgo “Paraíba” — são celeiros de próceres de projeção planetária e atemporal.

EM TEMPO, PARA AZADA REFLEXÃO SOBRE O TEMA, SEGUE UM MODESTO ARTÍCULO:

As estiagens periódicas não são, sob a óptica científica, uma falácia, não. A mentira deslavada consiste na deliberada e disseminada noção de que esse fenômeno natural seria responsável pelo miasma social da laboriosa e incansável População nordestina, mistificada pelo alienante discurso da estrutura de poder oligárquico e tradicional, que, ao longo de décadas, tem dissimulado as reais causas dessa persistente, consentida e explícita miséria.

Como é notório, o preconceito antinordestino, enquanto modo de manifestação do desvelado e abominável racismo, é sistêmico, estrutural e secular.

O predomínio dos negros na População do Nordeste, ao contrário da participação majoritária dos brancos na População no Sudeste e, em mais acentuada proporção, na Região Sul, traduz, de maneira inequívoca, a diferenciada história da colonização e imigração europeias no Brasil. Daí afloraram os fundamentos do banal, asqueroso e intérmino preconceito tradicional antinordestino, que se renova graças o “establishment” discriminatório e exploratório da nossa Região.

O crescente movimento migratório dos irmãos nordestinos para São Paulo coincide com o vertiginoso crescimento urbano da Capital paulista durante o século XX, experimentando uma incrementação considerável, a partir dos anos 50 desse mesmo século, por conta da oferta de emprego decorrente do então vertiginoso processo de industrialização do Sudeste, principalmente, da ascendente Metrópolis paulistana.

Com efeito, embora os migrantes nordestinos tenham constituído uma mão de obra relevante para o “boom” econômico do Sudeste, à época, começaram a explodir atitudes ostensivas de preconceito contra os migrantes desta nossa Região, as quais, deplorável e vergonhosamente, persistem até hoje. Em outro falar, a importante migração nordestina, doravante, passou a ser vista como uma invasão de miséria e ociosidade.

Infelizmente, no apagar do século XX, o preconceito antinordestino chegou a assumir, na Região Sul, a absoluta e patente expressão de separatismo, de tal forma que o imigrante europeu, plausivelmente considerado como origem de trabalho e riqueza, e o migrante nordestino, levianamente estigmatizado como fonte de preguiça e pobreza, atestam o inexorável e injusto tratamento discriminatório, dispensado entre nossos coirmãos regionais e os estrangeiros estabelecidos no País, para camuflar as mazelas sociais que coexistem em todas as regiões fisiográficas do Brasil.

A despeito das naturais adversidades climáticas e das ínvidas assacadilhas de preconceituosas de alguns sulistas, sudestinos e centro-oestinos, esta expressiva parcela do Território Nacional tem-se constituído num insopitável celeiro de sumidades de projeção de além-limites, além-divisas e além-fronteiras — próceres esses, que têm emanado desta Terra próspera em genialidade, e cuja exuberância intelectual, transformada em produções literária, artística, científica, folclórica, enfim, multiculturais, difundindo-se velocíssima e planetariamente.

Se não bastassem as abundantes, convincentes e relevantes razões retroexpostas, nossa pujante Região tem-se mostrado, no limiar deste século XXI do Terceiro Milênio da Era Cristã, em pleno curso da Idade Contemporânea, como o terreno mais fecundo e produtivo, de nosso País, para a exuberante, predominante, proveitosa e salutar cultura da “Democracia”, enquanto melhor, mais eficiente e equitativo regime de governo de que, até hoje, têm disposto os Povos, na sua milenar trajetória de fraternal e progressiva convivência civilizatória, conforme está registrado na História Geral da Humanidade. Em outras palavras, após a redemocratização do nosso País, em 1985, e o advento da vigente e moderna ordem político-jurídica, implementada pela Constituição Federal de 1988, a partir das eleições gerais e diretas de 2002 até as atuais, ainda em curso, o Nordeste tem sido a trincheira avançada, ou bastião inabalável, em defesa da conservação, da legitimação, do aperfeiçoamento e da consolidação da nossa ainda jovem, resiliente e benfazeja Democracia, apesar das reiteradas, deliberadas e atemorizantes ameaças e investidas do hodierno e conservador “establisment” nacional, que nos tem deixado transparecer, nos seus arrufos e acenos autoritários, o abominável e desleal desiderato de ruptura da corrente e modelar ordem político-jurídica brasileira, tentado, assim, desestabilizar e, consequentemente, eliminar o eficiente, atuante e indeclinável Estado de Direito e a vicejante e imprescindível Democracia da nossa República Federativa, patrimônio civilizatório de governança, conquistado, à custa do sacrifício de preciosas vidas e da exaustão dos combalidos recursos materiais, pela heroica “Soberania” do bravo, hordeiro e laborioso Povo brasileiro.

Em remate, faz-se imperioso e inadiável homenagear todos os nordestinos, espalhados pelo Território nacional, os quais, com sua força laboral, luminosidade intelectual e invejável cidania, têm representado o Nordeste condignamente, no progresso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de o fazerem de igual modo, aqui, na Região.

COMO PROFUNDO, ABRANGENTE E CATEGÓRICO REFORÇO AO CONTEÚDO APRESSADO E SUCINTO DO MEU MODESTO TEXTO, TRANSCREVO A PÉROLA POÉTICO-MELÓDICA DE DOIS COMPOSITORES PARAÍBAS, COMO EU, CORREGIONAIS PAI D’ÉGUAS:

NORDESTE INDEPENDENTE

Bráulio Tavares (o trapizunga) e Ivanildo Vila Nova (o raio da siribrina)

JÁ QUE EXISTE NO SUL ESSE CONCEITO
QUE O NORDESTE É RUIM, SECO E INGRATO,
JÁ QUE EXISTE A SEPARAÇÃO DE FATO,
É PRECISO TORNÁ-LA DE DIREITO.
QUANDO UM DIA QUALQUER ISSO FOR FEITO
TODOS DOIS VÃO LUCRAR IMENSAMENTE,
COMEÇANDO UMA VIDA DIFERENTE
DA QUE A GENTE ATÉ HOJE TEM VIVIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

DIVIDINDO A PARTIR DE SALVADOR
O NORDESTE SERIA OUTRO PAÍS
VIGOROSO, LEAL, RICO E FELIZ
SEM DEVER A NINGUÉM NO EXTERIOR.
JANGADEIRO SERIA O SENADOR, O CASSACO DA ROÇA ERA O SUPLENTE,
CANTADOR DE VIOLA O PRESIDENTE
E O VAQUEIRO ERA O LÍDER DO PARTIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

EM RECIFE O DISTRITO INDUSTRIAL;
O IDIOMA IA SER “NORDESTINENSE”;
A BANDEIRA, DE RENDA CEARENSE;
“ASA BRANCA” ERA O HINO NACIONAL;
O FOLHETO ERA O SÍMBOLO OFICIAL;
A MOEDA, O TOSTÃO DE ANTIGAMENTE;
CONSELHEIRO SERIA O INCONFIDENTE;
LAMPIÃO, O HERÓI INESQUECIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

O BRASIL VAI TER QUE IMPORTAR
DO NORDESTE ALGODÃO, CANA, CAJU,
CARNAÚBA, LARANJA, BABAÇU,
ABACAXI E O SAL DE COZINHAR.
O ARROZ, O AGAVE DO LUGAR,
A CEBOLA, O PETRÓLEO, O AGUARDENTE.
O NORDESTE É AUTOSSUFICIENTE,
O SEU LUCRO SERIA GARANTIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

SE ISSO AÍ SE TORNAR REALIDADE
E ALGUÉM DO BRASIL NOS VISITAR
NESSE NOSSO PAÍS VAI ENCONTRAR
CONFIANÇA, RESPEITO E AMIZADE.
TEM O PÃO REPARTIDO NA METADE,
TEM O PRATO NA MESA, A CAMA QUENTE.
BRASILEIRO SERÁ IRMÃO DA GENTE;
VAI PRA LÁ QUE SERÁ BEM RECEBIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

EU NÃO QUERO, COM ISSO, QUE VOCÊS
IMAGINEM QUE EU TENTO SER GROSSEIRO,
POIS SE LEMBREM QUE O POVO BRASILEIRO
É AMIGO DO POVO PORTUGUÊS.
SE UM DIA A SEPARAÇÃO SE FEZ,
TODOS DOIS SE RESPEITAM NO PRESENTE;
SE ISSO AÍ JÁ DEU CERTO ANTIGAMENTE,
NESTE EXEMPLO CONCRETO E CONHECIDO.
IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO
E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE.

POVO DO MEU BRASIL.
POLÍTICOS BRASILEIROS.
NÃO PENSEM QUE VOCÊS NOS ENGANAM,
PORQUE NOSSO POVO NÃO É BESTA.

Salve! Orgulhos da NORDESTINIDADE!

Parabéns! “PARAÍBAS”!

“Eita! Povo arretado e PAI D’ÉGUA!”

“Valei-nos, PADIM PADE CIÇO ROMÃO”!

(Por Clarkson Ramos Moura)

PELO TWITTER

www.twitter.com/CFOAB

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da OAB no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, após a divulgação dos resultados das eleições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/frednavarro

 A diferença entre Bolsonaro e os nordestinos analfabetos é que o presidente teve acesso à educação. Ele continua analfabeto pela própria natureza.

 www.twitter.com/GuilhermeBoulos

Temos que perguntar para quem ainda não decidiu o voto:

o que você acha de um presidente que fecha universidades e abre clubes de tiro?

 www.twitter.com/PedroRonchi2

Os pobres já estão sabendo que o governo cortou 97,5% da verba para construção de escolas de criança até 5 anos para bancar o apoio do Centrão?

www.twitter.com/frednavarro

 As agressões e insultos proferidos contra os nordestinos não foram diferentes das recebidas por moradores de outras regiões. A xenofobia é fruto do ressentimento, que é fruto da ignorância. E os três são subprodutos do autoritarismo. #Eleicoes2022

 www.twitter.com/blogdosakamoto

 Burrice não é falta de letramento. Um camponês pode não saber ler, mas duvido que você saiba produzir alimento como ele. Burro é quem cultiva preconceito como sabedoria. Bolsonaro associou analfabetismo no Nordeste à vantagem de Lula. Valida, assim, a violência da extrema direita.

 

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

  

Frase do Dia

“Porque quando perde a credibilidade, quando a vergonha cai da cara, não se compra no supermercado. Eu nunca vi ninguém entrar e dizer: “Me arruma aí quatro quilos de vergonha, eu vou correndo para uma eleição ali e preciso levar lá”. Nunca ouvi falar. Marcelo Déda, eterno governador de Sergipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ouça e compartilhe: 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-10/papa-francisco-convenio-a-santidade-hoje-dicasterio-causa-santos.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais