P/ o pecador há esperança redenção;p/ o corrupto é muito mais difícil

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Para o pecador há sempre esperança de redenção; para o corrupto, porém, é muito mais difícil”, destacou o Papa Francisco durante o Angelus ontem, 01 de outubro.

O Pontífice refletiu a passagem do evangelho que fala de dois filhos, aos quais o pai pede que vão trabalhar na vinha. Um deles responde imediatamente “sim”, mas depois não vai. O outro, recusa no momento, mas depois reconsidera e vai.

“O que dizer sobre esses dois comportamentos?”, questionou o Papa, “imediatamente vem à mente que ir trabalhar na vinha exige sacrifício e que sacrificar custa, não acontece espontaneamente, apesar da beleza de reconhecer-se filhos e herdeiros”.

Segundo Francisco, o dilema contado não é tanto a resistência em ir trabalhar na vinha, mas a sinceridade, ou a falta dela, diante do pai e diante de si mesmo: “na verdade, nenhum dos dois filhos se comporta de maneira impecável, um deles mente, enquanto o outro erra, mas permanece sincero”.

O comportamento corrupto

Ao deter-se sobre o filho que diz sim, mas depois não vai, o Papa destacou que ele “não quer fazer a vontade do pai, mas também não quer discutir ou falar sobre isso”. E por este motivo ele se esconde atrás de um “sim”, atrás de um consentimento falso, que encobre sua preguiça somente para salvar sua pele. E deste modo, consegue sobreviver sem conflitos, mas engana e decepciona o pai, desrespeitando-o de uma forma pior do que teria feito com um “não” direto.

“O problema com um homem que se comporta dessa maneira é que ele não é apenas um pecador, mas um corrupto, porque mente suavemente para cobrir e disfarçar sua desobediência, sem aceitar qualquer diálogo ou confronto honesto.”

Para o pecador há sempre esperança

“O outro filho”, continuou Francisco, “aquele que diz não, mas depois vai, é sincero. Não é perfeito, mas é sincero”, e manifestar sua relutância corajosa, “ele assume a responsabilidade por seu comportamento e age abertamente”.

O Santo Padre sublinhou, que através da sua atitude honesta como filho, aquele homem “acaba se questionando, chegando à conclusão de que estava errado e refazendo seus passos”.

“Ele é, poderíamos dizer, um pecador, mas não um corrupto. E para o pecador há sempre esperança de redenção; para o corrupto, porém, é muito mais difícil. Na verdade, o seu falso “sim”, suas aparências elegantes, mas hipócritas, e suas ficções que se tornaram hábitos são como uma espessa “parede de borracha”, atrás da qual ele se protege dos apelos da consciência.”

“Esses hipócritas fazem muito mal”, enfatizou o Papa, pedindo aos fiéis para não se esquecerem deste ensinamento: “pecadores sim, corruptos não”.

Transcrito Vatican News aqui.

 

Tem prefeito baiano comprando tudo pelas bandas do Vale do Cotinguiba E não é que um prefeito baiano, com raízes sergipanas, resolveu investir pesado na região do Vale do Cotinguiba? Tá comprando muitas terras e tem gente já apostando que pela fome vai chegar até a oferecer dinheiro pela Usina Pinheiros? Será?

 

 

 

Gustinho Ribeiro está entre os deputados mais faltosos Deu no site Destaque Notícias com informação do site Metrópoles: O deputado federal Gustinho Rieiro (Republicanos) está entre os cinco deputados federais que mais faltaram às sessões sem justificativas. Desde que tomou posse, no início deste ano, o parlamentar sergipano esteve ausente do plenário 13 vezes, ou 16,25% das sessões legislativas. Reportagem publicada pelo portal de notícias Metrópoles, revela que o campeão de faltas sem justificativas é o deputado Junior Lourenço (PL-MA), com 23 ausências. Aqui a matéria do Metrópoles.

 

 

 

Uma ação importante para a cultura sergipana: Alese reabre Espaço Djenal Queiroz Depois de três anos com atividades suspensas, sobretudo em decorrência das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), foi reaberto na noite da quinta-feira (28), o Espaço Cultural Djenal Queiroz, localizado no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Após ter sido deliberado pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), e sob a coordenação do Jornalista e produtor cultural, Beneti Nascimento, o a retomada das atividades passou a acumular votos de felicitações emitidos por músicos, artistas plásticos, gestores culturais, grupos folclóricos e comunicadores.

Espaço que ajudará também na ascensão dos jovens artistas Sem dúvida, uma ação importantíssima para a cultura sergipana que mostra que a atual Mesa Diretora da Assembleia, sob o comando do presidente Jeferson Andrade está disposta a contribuir também com o fortalecimento da cultura reabrindo o espaço para todos os artistas sergipanos que, com certeza, ajudará não só na divulgação dos trabalho de todos, mas na ascensão profissional dos jovens artistas que surgem em todas as áreas.

Artistas nacionais e locais reverenciam reabertura Nascido em Aracaju, no ano de 1960, o cantor, compositor, violonista e arranjador sergipano Lula Ribeiro, avaliou a medida administrativa como uma referência a ser adotada por outras casas legislativas, órgãos pertencentes ao Poder Executivo, e empresas da iniciativa particular. “Olha o exemplo que a Alese está apresentando para todos. Fico realmente bastante lisonjeado em poder assistir ao reinicio tão aguardado pelos artistas sergipanos deste espaço representativo. Espero que daqui em diante as movimentações culturais neste local sejam gigantes, assim como é o artista sergipano. Parabéns à Alese por este ato importante e que contribui bastante para o fortalecimento das nossas raízes”, afirmou.

Legado de Ilma Fontes Mesmo com as atividades inviabilizadas até o mês de abril de 2021, a curadoria do Espaço permaneceu sendo administrada pela Jornalista e cineasta Ilma Mendes Fontes. Para Terezinha Oliveira, escritora e historiadora, reiniciar as atividades no hall da Alese representa, de igual modo, reverenciar as pessoas que sempre se doaram à Cultura regional. “Tenho certeza que a querida Ilma está muito feliz com esta medida. Estávamos sentindo muita falta do funcionamento deste espaço, e posso garantir que os artistas sergipanos, a população em geral e a história de Sergipe ganham muito com a volta do Espaço Cultural Djenal Queiroz”, avaliou. Ilma Fontes faleceu no dia 03 de abril de 2021 vítima de câncer.

Multiplicação das atividades culturais Compartilhando com o depoimento de Terezinha, o cantor e compositor cearense Santana – o cantador –, destacou que a abertura da Alese para a multiplicação das atividades culturais permite que o progresso do estado de Sergipe esteja em ampla sintonia com o desejo de todos os nordestinos. “Não nasci em Sergipe, mas como bom filho do Nordeste, fico bastante feliz com esta medida. Entendo esta postura da Assembleia Legislativa como uma valorização da nossa cultura popular, e com o fortalecimento das tradições do nosso povo. Parabenizo a Alese por esta iniciativa”, disse. A retomada destas iniciativas teve como temática: ‘Tempo de Flores e Paisagem’.

Senso de identidade reforçado “Quanto mais espaços culturais sendo abertos e expandidos, melhor para todos. Este tipo de medida permite que o nosso senso de identidade seja reforçado; que os nossos artistas, nas mais variadas áreas de atuação, possam apresentar seus produtos. A nossa sergipanidade está mais fortalecida com a retomada do Espaço Djenal Queiroz. Parabéns, e obrigado a todos que contribuíram para esta nova realidade”, declarou o maestro ítalo-brasileiro, Guilherme Mannis. Por vídeo, também parabenizaram a Alese: Antônia Amorosa – presidente da Funcap; Antônio Porfírio – escritor; Antônio Cruz – artista visual; Sérgio Teles – maestro; Adalto Machado – artista plástico; Marcelo Melo – músico; e os jornalistas: Gilson Souza e Nestor Amazonas.

Autoridades e programação A retomada das atividades teve por temática “Tempo de Flores e Paisagem”, e logo na abertura foi apresentado um vídeo com Cordel declamado pela cordelista e escritora Izabel. Em seguida, por meio de vídeo em telas, artistas sergipanos declararam a importância  de a Assembleia Legislativa reabrir o Espaço Cultural. Entre os artistas,  a cantora Amorosa, o cantor Sergival, entre tantos outros que expressaram contentamento com a volta do espaço da cultura na Casa.  A noite de reabertura contou com a apresentação do Grupo Parafusos de Lagarto, do Grupo Brasileiríssimo de Chorinho, e  com a Exposição ‘Silêncios Gritados’, obras da artista plástica Márcia Guimarães.

TCE abre inscrições para Seminário Gestão de Resíduos Sólidos Com a perspectiva de conscientizar agentes públicos e a sociedade como um todo sobre a temática do meio ambiente, será realizado no próximo dia 9, a partir das 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o Seminário Gestão de Resíduos Sólidos. A ação foi elaborada de forma conjunta pelo TCE e os ministérios públicos de Contas (MPC/SE), do Estado (MPSE) e do Trabalho (MPT/SE). As inscrições já estão disponíveis por meio do site da Escola de Contas (Ecojan).

 Discussão “Será uma oportunidade de discutir não só a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas diversos aspectos relacionados à sustentabilidade financeira e econômica da gestão, a questão das cooperativas e outros mecanismos previstos na Lei”, destaca o procurador do MPC e um dos palestrantes do evento, Eduardo Côrtes.

Público alvo Segundo ele, o Seminário é voltado, sobretudo, aos gestores e técnicos responsáveis pela área ambiental no Estado e municípios, além dos vereadores, “já que muitos temas relacionados precisam ser debatidos no legislativo”, comentou. 

Programação A programação terá início com o promotor de Justiça Sandro Costa, que irá abordar a “Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos sob a ótica da Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos”. Na sequência, a promotora de Justiça Aldeleine Melhor Barbosa apresentará os resultados do projeto “Lixão Mais Não! Por um Sergipe Sustentável”, que tem como objetivo a erradicação dos lixões em Sergipe. Já o procurador Eduardo Côrtes falará sobre “Sustentabilidade econômico-financeira da gestão de resíduos”, enquanto o procurador do Trabalho, Emerson Albuquerque Resende, discorrerá acerca da atuação do MPT na defesa dos direitos das catadoras e catadores. Por fim, o auditor do TCE de Pernambuco, Pedro Teixeira, vai apresentar a experiência pernambucana na gestão de resíduos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Você já ouviu falar na praia do COQUEIRINHO? Considerada por muitos, como a mais bonita do nosso Estado. É a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe… Um dia de pura diversão e muitaaaaaa aventura! Uma trilha suave pra toda a família.

Domingo, dia 8 de outubro. Não perca, garanta a sua vaga! Confira!

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/freilorrane

 O Sínodo sobre a Sinodalidade é um antídoto contra o clericalismo. Os reacionários estão furiosos com o Papa Francisco, porque esse movimento quer acabar com esse sistema de poder que se utiliza do sagrado para excluir, silenciar, ignorar e desorganizar o Povo de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/profanselmo

 É preciso acabar com a cultura do ódio que infesta a nossa sociedade. Não ao preconceito. Não à violência.  Extremismos só levam à dor.

 www.twitter.com/gilbertotv

 Diz Ciro Nogueira, ex chefe da Casa Civil de Bolsonaro:

“Tarcísio pode ser candidato até mais forte que Bolsonaro”

Essa frase me fez lembrar a velha máxima: “Rei morto, Rei posto”

 www.twitter.com/Pimenta13Br

 Tanto a psicologia como a filosofia ensinam que quando alguém fala de outra pessoa revela muito mais sobre si mesmo do que do outro. Quando fala mal, ofende, agride, etc, transmite o sentimento que carrega. As tristezas, frustrações, desejos reprimidos, inseguranças, inveja e recalques se traduzem em manifestações de ódio e ressentimentos, que afloram diante da impossibilidade do ser humano ofender a si mesmo diante do espelho que enxerga sua própria alma.

 www.twitter.com/ayres_britto

 Pensamento cortante nada tem a ver com língua afiada.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão.” Máximo Gorki.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais