Para manter coerência Mitidieri terá que apoiar Lula e André

               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 Na última terça-feira, 28, a Itabaiana TV, noticiou que “cresce a especulação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só admitirá uma composição com o governador Fábio Mitidieri (PSD) nas eleições de 2026 se houver o compromisso de apoio ao senador Rogério Carvalho (PT) em sua tentativa de reeleição.”

 Por outro lado Fábio Mitidieri, mantendo a coerência, já disse que vota na reeleição de Lula. Aliás, o governador não tem o que reclamar das parcerias com o Governo Federal nos últimos três anos e, não será nenhuma surpresa costurar o palanque eleitoral ao lado do PT. Seria uma reciprocidade alicerçada na tendência política do próprio governador.

Fábio Mitidieri não cansa de anuncia quase que semanalmente que já tem um Senador: André Moura. Na última semana chegou a postar numa rede social “Meu senador André Moura, vamos à luta. Sergipe precisa de você em Brasília. Conte comigo”.

 Porém, tem indigestão também, e ela se chama o senhor incoerência Alessandro Vieira, que ao invés de costurar um espaço num grupo que chegou depois, quando tem oportunidade caí de pau no pré-candidato André Moura. Ou seja, ele não quer estar no palanque com Fábio e André. E o pior: com o desempenho para o governo em 2022 e na Prefeitura em 2024, com a candidata dele derrotada fragorosamente, Alessandro é que precisa de Fábio e não o contrário.  É preciso lembrar que a onda que elegeu Alessandro e outros membros da segurança pública em todo país, da antipolítica evaporou-se com a extrema-direita bolsonarista. Aliás, no dia que Fábio decidir não apoiar Alessandro, se prepare governador…

 Aliás, André Moura, na entrevista a Luiz Carlos ele deu “a deixa” ao governador quando questionado sobre o companheiro de chapa: “Estou à disposição de Fábio, mas entendo que tem que ser alguém que tenha interlocução com os municípios, que consiga trazer verbas e não fique apenas na conversa, nos discursos de plenário, mas que efetivamente trabalhe para trazer verbas para os municípios”, disse, mas não respondeu quem seria o candidato ideal. Porém, mas claro impossível né Rogério?

 Ao desagregar e não tentar unir, Alessandro Vieira mostra que não é homem de grupo e não está preocupado com à reeleição de Fábio. Quer apenas o espaço dele na chapa majoritária. E olhe que quando disputou em 2018 prometeu que se fosse eleito não seria candidato novamente, mas essa gravação fica para o próximo ano…

Na FAN FM, Narcizo Machado revela detalhes exclusivos e “coincidências” a respeito da denúncia na CPMI do INSS envolvendo André Moura  E ontem, na FAN FM, Narcizo Machado fez uma reflexão sobre a denúncia envolvendo o nome do pré-candidato ao Senado, André Moura na CPI do INSS e avaliou que da forma que o nome dele foi colocado foi mais uma estratégia da narrativa política do palco que se tornou a comissão, do que uma forma contundente que ele tenha algum envolvimento, porque por infeliz coincidência não tem prova alguma da vinculação dele com este escândalo.

“Parem de ser maldosos” Narcizo entende que esta citação será usada pelos opositores de André, como vem sendo usada pelos aliados de Lula e Bolsonaro e vice-versa, um atacando os outros. Um dado interessante levantado por Narcizo é que a CPI está trabalhando há muito tempo e os investigados e acusados da oposição e situação já foram chamados. Narcizo destacou com exclusividade que 3 requerimentos foram apresentados desde agosto pedindo a presença de André Moura e não foram aprovados. Ele lembrou que não tem proteção politica já que dos dois lados (oposição e situação) todos foram convocados. “Se André fosse o ator principal já teria sido convocado”, disse lembrando que chama a atenção que a CPI descobriu em Sergipe uma relação de André com a investigação e que os requerimentos foram apresentados por parlamentares do PT. “Parem de ser maldosos”, disse Narcizo aos leitores…Do blog: este assunto será aprofundado nos próximos dias com dados recebidos por este espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Somese será lançada hoje, 30. 167ª Edição Hoje, 30, a partir das 18h, será lançada a 167ª edição da Revista da Sociedade Médica de Sergipe –  Somese, uma referência na área médica em todo país. A revista é produzida pela Remacre Comunicação, comandada pelo Publisher Clóvis Remacre Munaretto, com vasta experiência no mercado publicitário sergipano e hoje é referencial outra referência na área de publicação de revistas de qualidade na região Nordeste. O lançamento será na sede da A.G. Holding S/A, na Avenida Jorge Amado, 839, no Bairro Jardins.

 Revista Somese é porta-voz de boas notícias No editorial, o presidente da Somese, o renomado médico Dr. Raimundo Sotero, lembra que a missão da revista é bem informar o leitor, ou seja, o associado da Somese, seja ele médico ou não. “Nesse sentido, a publicação representativa da Somese vem cumprindo seu papel com qualidade e verdade a cada edição”, refletiu acrescentando que nesta nova edição, além da apresentação de assuntos de grande relevância para o universo médico, com a devida ética jornalística, a publicação traz ótimas notícias, frutos de ações de profissionais da medicina e de outras searas, que demonstram competência, dedicação e perseverança.

 Capa com a Unimed Sergipe Na capa, Raimundo Sotero, destaca um caso de sucesso, que é a nova era de expansão, humanização e inovação da Unimed Sergipe, capitaneada pelo médico neurocirurgião, Dr. Augusto Esmeraldo. “Ele possibilitou uma transformação estrutural e cultural para a cooperativa médica mais tradicional do estado. E os resultados têm sido excelentes, visto que a instituição voltou a crescer”, explica o editorial. Dr. Augusto Esmeraldo é também o entrevistado da nova edição.

 Boas notícias Continuando as boas notícias, Dr. Raimundo Sotero, anuncia que a Somese  e a Fecomércio/SE, iniciaram as tratativas para implantar um restaurante Sesc na sede da entidade médica. Segundo Sotero, a proposta prevê a criação de uma estrutura que atenda, prioritariamente, médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes e demais profissionais que atuam na área da saúde, oferecendo alimentação balanceada, com subsídio do Sesc, a preços acessíveis.

 Boas notícias II A revista tem matéria sobre a Sobrames – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/Regional Sergipe, que está com nova direção sob o comando do médico Paulo Amado de Oliveira. Ainda na edição da revista diversos artigos com mais diversos assuntos assinados por profissionais de diversas áreas, como por exemplo, os médicos Marcos,  Masayuki, Antônio Cláudio Neves e José Aderval Aragão, além do magistrado José Anselmo Oliveira, a nutricionista Ticiane Monaretto, entre outros.

Redução Como resultado da atuação integrada entre as polícias Civil e Militar na região centro-sul do estado, o município de Simão Dias alcançou o marco positivo de 365 dias sem o registro de homicídios. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe. A redução de homicídios, segundo o delegado Arthur Vieira, é fruto da cooperação entre as forças de segurança pública por meio de estratégias como o reforço das investigações e do policiamento ostensivo, o monitoramento preventivo, o fortalecimento da inteligência policial, a resposta imediata às ocorrências e a aproximação com a comunidade local.

Itabaiana ganha pasta dedicada à Habitação. Projeto do Poder Executivo foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e dos Serviços Públicos de Itabaiana, comandada pela Secretária Deilza de Assis Santos, passa a ter agora mais uma especificidade em sua estrutura: o serviço de Habitação. O projeto de lei que inclui a Habitação na pasta – de autoria do Poder Executivo – foi aprovado na Câmara de Vereadores de Itabaiana, sancionado pelo prefeito Valmir de Francisquinho e publicado no Diário Oficial do Município.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

 

 

 

 

 

 

 

Personalidades são homenageadas com a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”

Ontem,29, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concedeu a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora” a diversas personalidades sergipanas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à promoção e à defesa dos direitos humanos no Estado. A honraria foi instituída pela Resolução nº 35/2010, com o objetivo de valorizar o trabalho de militantes e defensores dos direitos humanos em Sergipe. Embora a entrega ocorra tradicionalmente em 10 de dezembro, data em que se celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a cerimônia pode ser realizada em outra data próxima, conforme deliberação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese. Conforme a Resolução, a escolha dos homenageados é realizada por meio de propostas apresentadas pelos deputados estaduais, que devem acompanhar a indicação com justificativa e currículo do indicado.

 Compromisso com os direitos humanos Para o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), esta honraria reflete o compromisso da Assembleia Legislativa com a valorização da cidadania e a defesa dos direitos humanos. “Hoje é um dia importante para falarmos daqueles que são mais esquecidos pela sociedade, para que possam ser ouvidos. Com seus representantes legais aqui, homenageados hoje, tivemos discursos importantíssimos, destacando principalmente questões econômicas e sociais, de pessoas que são marginalizadas, que ficam à margem da sociedade. Então, é um dia importante para que tenhamos olhos mais bondosos, principalmente para essa população e, aqui na Casa do Povo, possamos criar leis que beneficiem essa parte mais vulnerável da sociedade”, afirmou.

Diploma A Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora” é acompanhada por um diploma assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa e pela presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a deputada Linda Brasil (Psol), que destacou que esta “é uma medalha muito importante, que prestigia pessoas que lutam em defesa da dignidade humana, principalmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social”. Toda matéria e a relação dos homenageados aqui.

 Estímulo A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lança, na próxima sexta-feira, 31, o Programa Centelha III. A iniciativa visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. Nesta edição, serão destinados em apoio às propostas aprovadas um valor global de R$ 3,76 milhões, sendo R$ 3,08 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e R$ 752.000,00, provenientes da contrapartida estadual. O evento será realizado às 8h30, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), em Aracaju.

 CPI das multas O vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) tem conduzido a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Aracaju, que apura as diretrizes na aplicação dos recursos arrecadados por meio de multas de trânsito, entre os anos de 2017 e 2024, pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) da Capital. A CPI tem sido referência quando o assunto é colaboração, imparcialidade e ética. Os demais membros da comissão, os vereadores Pastor Diego, Fábio Meireles, Sonia Meire e Lúcio Flávio, têm participado ativamente das reuniões, junto aos membros técnicos. Na próxima segunda-feira, dia 03/11, acontece a 9ª reunião na Casa.

Vagas de emprego A plataforma GO Sergipe, do Governo do Estado, está oferecendo 936 vagas de emprego em diferentes áreas e municípios nesta quarta-feira, 29. Há oportunidades para funções como vendedor, auxiliar de logística, pedreiro, analista administrativo e recepcionista, além de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). As inscrições devem ser feitas pelo site gosergipe.se.gov.br, utilizando o login do gov.br. Quem não tiver acesso à internet ou precisar de ajuda com o cadastro pode procurar o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), na avenida Barão de Maruim, 305, em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sergipe recebeu mais de mil estrangeiros para residir no Estado entre 2020 e 2025 A publicação, pelo Governo Federal, do Decreto nº 12.657/2025, que institui a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (PNMRA), marca um novo capítulo nas ações de acolhimento, integração e proteção de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas no Brasil. A medida, publicada no Diário Oficial da União em 8 de outubro, estabelece diretrizes que reforçam o compromisso do país com uma migração segura, ordenada e solidária, articulando a atuação entre União, Estados e Municípios.

Fluxo De acordo com o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade de Brasília em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública , Sergipe recebeu 1.105 estrangeiros entre 2020 e 2025 que solicitaram autorização para residir no país. A maioria dos pedidos foi registrada em Aracaju e na região metropolitana, com destaque para cidadãos colombianos, que lideram o número de imigrantes no Estado. Lagarto e Tobias Barreto também receberam relevante fluxo de estrangeiros.

Inclusão social  Os dados reforçam a importância de políticas públicas voltadas à inclusão social e produtiva de migrantes, garantindo integração segura ao mercado de trabalho e convivência harmoniosa, sem prejuízo aos direitos dos brasileiros. A nova Política publicada pelo Governo Federal prevê ações voltadas à educação intercultural, ao ensino do português como língua de acolhimento, ao acesso ao trabalho decente e à proteção social, além de instituir um Plano Nacional quadrienal com metas e instâncias de controle social. A governança será coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), em parceria com outros ministérios e com participação social paritária.

Papel ativo no processo A construção da PNMRA contou com a participação de diversos setores da sociedade civil e da advocacia. O advogado sergipano Alex Daniel Barreto Ferreira, presidente da Comissão Especial de Direito Imigratório do Conselho Federal da OAB, sócio do escritório Cândido Dortas Sociedade de Advogados, teve papel ativo no processo, contribuindo tecnicamente nas discussões que antecederam o decreto e participando da 2ª Conferência de Apoio às Políticas Públicas de Imigração (COMIGRAR), realizada em 2024. “Essa é uma conquista coletiva que fortalece o papel do Brasil na gestão humanitária da migração. Reconhecer migrantes, refugiados e apátridas como sujeitos de direitos é reafirmar nosso compromisso com a inclusão, a justiça social e os valores democráticos”, destacou Alex Daniel.

Elogios A iniciativa também recebeu elogios do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que classificou a medida como um “marco histórico” na ampliação dos mecanismos de acolhimento e integração, reconhecendo o Brasil como referência regional na proteção de pessoas em mobilidade. Com a nova política, o país fortalece o papel da migração como vetor de desenvolvimento social e econômico, e Estados como Sergipe passam a contar com instrumentos mais robustos para planejar ações locais voltadas ao acolhimento e à integração de estrangeiros — realidade já presente no cotidiano sergipano. Crédito: reportagem construída com base em informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB, da Agência Brasil e do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).

 

 

 

 

 

 

 

Crea-SE e Vigilância Sanitária de Aracaju promovem debate sobre qualidade do ar e lança selo inédito de reconhecimento a boas práticas em climatização Nesta sexta-feira (31), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), em parceria com a Rede de Vigilância Sanitária de Aracaju, realiza o encontro “Ambientes Saudáveis, Cidade Saudável: PMOC e Qualidade do Ar em Ambientes Climatizados”, ocasião em que será lançado o Selo de Qualidade do Ar em Ambientes Climatizados — uma iniciativa inédita que reconhece e incentiva as boas práticas de manutenção, operação e controle de sistemas de climatização.

 Pautas de saúde pública A ação reúne profissionais e empresas da área de climatização, além de representantes e fiscais dos mais diversos órgãos, para discutir um tema de crescente relevância nas pautas de saúde pública, engenharia e qualidade de vida: a garantia de um ar limpo e seguro em espaços de uso coletivo. A programação será aberta às 8h, na sede do Crea-SE, com um treinamento voltado para fiscais e profissionais da área, abordando os principais itens de fiscalização do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), conforme a Portaria 3.523.

Pontos Entre os pontos tratados estão a regularidade do responsável técnico, a limpeza e manutenção dos sistemas, o controle de temperatura e umidade, e a análise microbiológica do ar — fatores essenciais para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e a saúde dos usuários. No período da tarde, a partir das 14h, a programação segue na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE). Um dos temas em destaque será a atuação do Crea-SE na garantia da responsabilidade técnica e na fiscalização contínua do PMOC, assegurando que as atividades de manutenção e monitoramento da qualidade do ar sejam realizadas por profissionais habilitados e com ARTs devidamente registradas.

Segurança e confiança Essa ação reforça a segurança dos ambientes climatizados e a confiança nos serviços prestados à sociedade. A programação também inclui debates sobre “A importância do PMOC e seus itens obrigatórios”, “Monitoramento da qualidade do ar e seus impactos na saúde da população” e “O papel da REVISA no controle da qualidade do ar”, abordando as boas práticas e as responsabilidades técnicas envolvidas no cumprimento das normas que regem os sistemas de climatização.

  Selo de Qualidade do Ar A programação também será marcada pelo lançamento do Selo de Qualidade do Ar em Ambientes Climatizados, que representa um marco na promoção de ambientes seguros e saudáveis em Sergipe. “Ao reconhecer empresas e profissionais que adotam as melhores práticas de manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização, o selo incentiva a responsabilidade técnica e a conformidade com normas e legislações vigentes”, explica o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz de Jesus Silva. O presidente reforça que o Selo fortalece a credibilidade das empresas do setor, valorizando o profissionalismo e a ética na prestação de serviços.

Qualifica Sergipe O Governo de Sergipe abriu 320 vagas gratuitas para seis cursos de qualificação profissional voltados à construção civil, com pagamento de auxílio financeiro de R$ 500 para os participantes. A iniciativa faz parte do programa Qualifica Sergipe, realizado pelas secretarias do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e busca atender à demanda do setor por mão de obra qualificada.

Oportunidade As oportunidades incluem cursos de pintor de obras imobiliárias, eletricista instalador predial, assentador de revestimento cerâmico, pedreiro polivalente e instalador hidráulico, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições estão abertas pelo site gosergipe.se.gov.br ou de forma presencial no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e nos espaços Cuidar dos bairros Bugio e Santa Maria, em Aracaju.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

 

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Muitos jovens se desencaminham porque nunca souberam o caminho certo”. Frei Anselmo Fracasso.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais