Parque Tramandaí: sociedade começa a se mobilizar. Atenção MPE/SE!

                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

“Socorro Ibama”, “Socorro Prefeita” e “Socorro Governador”, assinado “O Manguezal!” As faixas com este pedido de socorro foram colocadas esta semana na cerca do Parque Ecológico do Tramandaí, no Bairro Jardins na tentativa de despertar o interesse da sociedade para o local que está a cada dia mais contaminado e com o mangue morrendo com total omissão de todos.

No dia 01 deste mês, no artigo principal o blog lembrou que em 17 de fevereiro, o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques – juntamente com a secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio – esteve na área e constataram a degradação e a poluição no local. Na ocasião os dois secretários destacaram que a intenção da prefeita Emília Corrêa é devolver a vida ao Tramandaí e torná-lo novamente um ponto de visitação para a população. A secretária Emília Golzio chegou a anunciar que após a avaliação técnica o projeto de revitalização seria de transformar o Parque do Tramandaí em um verdadeiro museu vivo, onde a população possa aprender sobre o funcionamento dos manguezais, conhecer espécies nativas e entender os ciclos das marés, tudo isso dentro do espaço. “Queremos que o Tramandaí seja reconhecido como um símbolo da nossa história natural”, explicou a secretária naquele momento.

 No mesmo artigo, o blog fez questionamentos sobre a avaliação técnica e o projeto de revitalização. Parece que agora a sociedade começa a se mobilizar. É preciso uma somação do governo do estado, da prefeitura e dos órgãos ambientais para resolver o problema.

O blog torce também que a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Sergipe que sempre teve preocupação com aquela área volte a cobrar das autoridades uma solução urgente de revitalização do Parque  Ecológico.

Enquanto isso, aqueles tubarões do cimento – que nunca ficam totalmente saciados com a destruição dos manguezais e do ecossistema na Grande Aracaju – já estão a espreita esperando com ansiedade o “atestado de óbito” do mangue para brigarem pelo espólio do falecido parque ecológico.

 

Sergipe Oil & Gas 2025 Na abertura do Sergipe Oil & Gas 2025 ontem, 23, o governador Fábio Mitidieri destacou o papel do estado no cenário energético nacional. Ele comentou a transferência do leilão do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) para setembro, reforçando a expectativa da sociedade sergipana em relação à exploração do gás natural. O evento, que ampliou seu formato para incluir feira de negócios, movimenta o setor com expectativa de R$ 200 milhões em negócios. Durante o evento, Fábio Mitidieri também assinou dois contratos com a FGV para estudos técnicos voltados à infraestrutura portuária e ao descomissionamento de plataformas.

Detalhamento à vista Ainda na abertura do Sergipe Oil & Gas 2025 uma boa notícia anunciada: a diretora da Petrobras, Sílvia Anjos, virá a Sergipe na sexta-feira, 25, para apresentar o detalhamento do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap). O anúncio foi feito pelo gerente-executivo de Terra e Águas Rasas da estatal, Stênio Jaime Galvão, que representou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no evento. A visita reforça o amadurecimento do projeto, que é visto com grande otimismo pela Petrobras. O governador Fábio Mitidieri também destacou a relevância da iniciativa, e que o adiamento do leilão para setembro amplia as oportunidades de propostas. Outro ponto animador citado por Stênio foi a previsão de reativação da Fafen ainda este ano, com a geração de 1.500 empregos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da vida, da passagem e do anjo chamado Nivaldo Vieira. Hoje é na primeira pessoa para homenagear um Amigo Dizem que amigo mesmo de verdade você não precisa conversar diariamente, mas quando se encontra basta uma palavra, um olhar para sentir que é uma amizade verdadeira. Feliz quem nesta passagem pela terra teve a oportunidade de conhecer o médico oncológico, Nivaldo Vieira. Conheci Nivaldo há alguns anos, por conta do falecimento prematuro de um filho de um amigo/irmão que foi acometido por um câncer que rapidamente o levou na juventude. Na missa de 7º dia deste jovem, conheci Nivaldo, que falou para os colegas do falecido presentes da passagem do jovem. Fo um testemunho espiritual referendado por toda família do jovem. De lá para cá, tive a oportunidade de conversar várias vezes com Nivaldo. Um anjo, um verdadeiro guia espiritual na essência da palavras, com humildade, desapego, sensibilidade, respeito e amor intenso para todos, que muitas vezes só precisam (e querem) ouvir uma palavra amiga diante de uma verdade absoluta.

Quem é Nivaldo Vieira? Referência na oncologia sergipana e nacional, o médico oncologista Dr. Nivaldo Vieira celebrou mais um ano de vida ontem, 23,, reafirmando uma trajetória marcada pela dedicação à ciência, ao cuidado com o próximo e à busca contínua por inovação. Filho de Nivaldo e Marilene, esposo de Célia e pai orgulhoso de Clara e Eduarda, Dr. Nivaldo construiu ao longo de 35 anos uma carreira sólida e admirada na Medicina. É especialista em Clínica Médica, Hematologia e Oncologia Clínica, e possui o título de Doutor em Medicina pela renomada Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto (USP-RP).

Prestígio internacional Sua inquietude intelectual e visão de futuro o levaram a buscar formações complementares em instituições de prestígio internacional. Entre elas, destacam-se os cursos em Saúde Baseada em Valor (INSPER), Arquitetura da Transformação Digital (MIT/Harvard) e Inteligência Artificial para Líderes (Universidade de Chicago). Em maio de 2025, Dr. Nivaldo esteve na China para uma imersão em inovação e tecnologia médica, passando por Beijing, Guangzhou e Shanghai. E, já em outubro, representará o Brasil no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica (ESMO), da qual é membro ativo, em Berlim, na Alemanha.

Policiais penais Dezessete novos policiais penais aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado serão oficialmente empossados em cerimônia nesta quinta-feira, 24, às 8h, no auditório do Museu da Gente Sergipana. Com essa posse, o Estado nomeia todos os candidatos aprovados no concurso, inclusive em lista de reserva. O concurso público que habilitou os novos servidores foi organizado em conjunto pelas Secretarias de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e da Administração (Sead) em 2018. Ao todo foram ofertadas 100 vagas, e formação de cadastro de reserva com 404 candidatos habilitados. 

Policiais penais II Além da posse, será realizada a promoção por antiguidade de 38 policiais penais, um pleito que aguardava solução há 13 anos. A atual gestão viabilizou o processo e garantiu os direitos dos servidores. Outro anúncio relevante é a entrega de quatro solários no Complexo Penitenciário Manoel Jacinto Filho (Compajaf), fruto de um investimento de R$ 4 milhões do Governo Federal. A cerimônia contará com a presença do governador Fábio Mitidieri, do secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André de Albuquerque Garcia, dentre outras autoridades.

Dados Ibope Saiu o novo Ibope de rádio em Sergipe com algumas novidades nas audiências: a FM Sergipe distanciou ainda mais da segunda colocada chegando a mais de 14.000 ouvinte por minutos. Já a segunda colocada pouco mais de 5.000 ouvintes por minutos, uma diferença muito grande que jamais teve isso na história do rádio sergipano. Apareceram muito bem as duas rádios:  Cultura de Sergipe e Jornal Fm, chegando mais de 4.000 ouvintes por minutos para cada uma, rádios com perfis de ouvintes fiéis aos seus programas. Os restantes das Fms ficaram abaixo dos 3.000 ouvintes por minuto. Para chegar perto da primeira colocada tem que juntar a segunda, a terceira e a quarta colocada.Com isso a Fm Sergipe consolidou a maior audiência de rádio de Sergipe. Pelo jeito tem donos de rádios coçando a cabeça, será que vão manter as mesmas programações? A rádio cultura e a rádio jornal fazendo o simples e bem feito.

Lagarto: Prefeito Sérgio Reis visita o CER III e reforça compromisso com ampliação e reestruturação dos serviços O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, esteve ontem, 23, no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Maroca, no bairro Estação, para avaliar de perto os avanços no atendimento e identificar os pontos que ainda precisam de melhorias. Acompanhado pela diretora da unidade, Cátia Soane Benevides, o gestor ouviu relatos, conversou com usuários e reforçou o compromisso da gestão com a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência.

Demandas Durante a visita, o prefeito percorreu as instalações, escutou as demandas dos profissionais e destacou a importância de garantir o atendimento digno às famílias lagartenses. Segundo ele, ainda há gargalos herdados da gestão anterior, mas que já estão sendo enfrentados com seriedade e transparência. 

“Estou aqui com a diretora, e conversamos sobre os problemas que ainda persistem em alguns casos, outros já conseguimos avançar. A situação é fruto do descaso da antiga gestão, que não deu a atenção devida a este CER III. Nós já identificamos os gargalos, e a Secretaria de Saúde, através da secretária Goretti Reis, está tomando as providências necessárias. Todos sabem do meu compromisso com essas mães e com essas crianças. Não temos que esconder os problemas. Eles existem, mas com esforço, parceria e planejamento, vamos consertar e garantir que essas famílias tenham o atendimento assegurado no tempo certo e com o menor tempo de espera possível”, destacou o prefeito.

Reativação Desde sua reativação, o CER III tem desempenhado um papel essencial na reabilitação física, auditiva e psicossocial dos pacientes atendidos, oferecendo serviços como fisioterapia, terapia ocupacional e acompanhamento multiprofissional. Atualmente, já são quase 510 atendimentos registrados. “Estamos fazendo as triagens e chamando os pacientes para fazer o cadastro. A cada mês, a pretensão é acolher ainda mais. Pegamos uma lista de espera desde 2023 e já estamos atendendo essas pessoas. Com a reforma que será feita, o fluxo vai melhorar ainda mais”, afirmou a diretora do CER III. Para os usuários, os resultados já começam a aparecer. A moradora Maria Karina dos Santos relatou sua experiência. “Meu filho machucou o pé e eu consegui as 10 sessões de fisioterapia aqui no CER III, graças a Deus. Agora estamos aguardando para conseguir o psicólogo. Com fé em Deus vamos conseguir, porque tudo está fluindo melhor aqui”, disse, esperançosa.

Lançamento do livro “O Homem das Diretas” resgata legado de Walter Franco na redemocratização do Brasil Nesta quinta-feira, 24, o LIDE Sergipe, grupo de líderes empresariais, promove o lançamento do livro “O Homem das Diretas”, uma narrativa que resgata a trajetória política, intelectual e humana de Walter Franco, um dos nomes mais influentes da redemocratização brasileira. O evento será realizado a partir das 12h, no restaurante La Távola, em Aracaju, com a presença de autoridades, empresários, intelectuais e convidados.

Vida Escrita pelo doutor em Sociologia Igor Salmeron, a obra reconstrói a vida de Walter Franco — ex-deputado estadual, empresário e presidente do Grupo Atalaia de Comunicação — com base em dois anos e meio de pesquisa em acervos públicos, arquivos familiares e jornais da década de 1980. A iniciativa foi proposta por Carlos Eduardo Marques, diretor de Novos Negócios da TV Atalaia, e conta com a publicação da Editora Colosso.

Símbolo Conhecido como “Senhor Diretas” em Sergipe, Walter teve papel decisivo na organização do comício pró-Diretas no estado e se tornou símbolo da luta pela abertura política no país. Sua firme defesa da cidadania, da justiça social e da liberdade marcou não apenas sua atuação parlamentar, mas também sua liderança empresarial, à frente de um dos principais sistemas de comunicação do Nordeste.A biografia apresenta um panorama abrangente e documentado do personagem público e do homem por trás do político, reunindo fotos inéditas e depoimentos de familiares, amigos, colegas de trabalho e lideranças que conviveram com ele. Mais do que reconstituir fatos, a narrativa oferece um testemunho sobre o valor da democracia em um período-chave da história nacional.

Projeto Almir do Picolé Durante o evento de lançamento, que é exclusivo para convidados, toda a renda obtida com a venda dos exemplares será doada ao projeto social Almir do Picolé. As contribuições poderão ser feitas diretamente para a conta da instituição, por meio de um QR Code disponível no local. Além disso, parte dos livros será destinada por Walter Franco a bibliotecas universitárias, com o objetivo de incentivar estudantes e pesquisadores a conhecerem e se inspirarem com esse capítulo essencial da história democrática brasileira.

Emprego
Cerca de 1.500 alunos da rede estadual de ensino participarão de um evento voltado para eles, ligando juventude e tecnologia ao mundo do trabalho. O ‘Futuro do Emprego – Jovens preparados: Sergipe mais forte’ acontece nesta quinta-feira, 24, às 14h, no Teatro Tobias Barreto, e é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

Emprego II Durante o evento, os estudantes participarão de painéis temáticos com especialistas dos setores de petróleo e gás, tecnologia e agricultura, além de vivenciarem experiências interativas no foyer do teatro. O objetivo do encontro é participar da construção do projeto de vida e carreira dos jovens sergipanos, reconhecendo suas potencialidades no presente e traçando caminhos possíveis para o futuro.

No Sergipe rural deste sábado, 26: Emdagro intensifica uma campanha para erradicar a Murta; Em Porto da Folha a produção de leite muda a vida de pequeno produtor;  Produtores de manga recuperam plantações com uso da Calda Sufocálcica e Banco do Brasil lança plano Safra 2025/2026. É sábado às 7 da manhã com reprises domingo e quarta feira às 8 horas na Aperipê TV.

 

 

 

 

 

 

 

Reunião em Arauá Uma comunidade só se desenvolve quando o debate político envolve pessoas sérias e comprometidas com as verdadeiras necessidades da população. Pensando nisso, lideranças do município de Arauá, localizado na região do Centro Sul sergipano, reuniram-se na noite do último dia 21 para elaborar pautas que abordem assuntos relevantes, que estão sendo cobrados pela população local.

 A Oposição vive  Lideranças contrárias a atual administração municipal, como o ex-prefeito Ranulfo e ex-vice-prefeito Zé Grande, além da vereadora Catherinne Oliveira – única representante da Oposição no parlamento municipal – discutiram projetos e estratégias a serem utilizadas no cenário político para os próximos anos. Também estiveram presentes Elielson Gato, Thiago Ferreira, Professora Adriana, Dr. Jailton, Edivan Carpina, João Luiz, Januário Neto e as ex-vereadoras Aldira e Ninha.

AjuPrev inicia capacitação de servidores da autarquia sobre a Reforma Previdenciária O Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) deu início ontem, 23, à capacitação interna sobre a Reforma Previdenciária, voltada aos servidores do órgão. A ação, coordenada pelo Núcleo Psicossocial, tem como objetivo esclarecer as novas regras estabelecidas pela Lei Complementar nº 214, de 11 de julho de 2025, promovendo orientação técnica e alinhamento institucional diante das mudanças no regime previdenciário municipal.

Durante a abertura do encontro, o diretor-presidente do AjuPrev, Luciano Paz, apresentou ainda o projeto de reforma estrutural das instalações da autarquia, destacando a importância de unir o cuidado com o espaço físico ao acolhimento humano no atendimento ao público. “Estamos construindo um ambiente mais acolhedor para os servidores que atendem diariamente aposentados e pensionistas. Por isso, é essencial que todos estejam bem preparados, tanto em relação à legislação quanto aos valores e à cultura institucional do AjuPrev”, afirmou o gestor.

Mudanças e dúvidas No primeiro dia de capacitação, a assistente social Ana Carolina Trindade abordou o histórico da política previdenciária no Brasil e suas interações com as relações institucionais contemporâneas. “O AjuPrev é um espelho para os servidores municipais. Com as mudanças trazidas pela reforma, surgem muitas dúvidas. Essa capacitação vem justamente para compartilhar conhecimentos e facilitar a adaptação de todos os profissionais envolvidos”, explicou. A técnica previdenciária Helena Santana tratou da reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, apresentando normas e legislações que orientam a reforma. “Esse é um momento estratégico para que os servidores do AjuPrev estejam plenamente informados sobre os dispositivos legais, garantindo um atendimento seguro e qualificado aos aposentados e aos que estão em processo de aposentadoria”, destacou.

Formação técnica A capacitação continua hoje, 24, e amanhã, 25 , no Centro de Educação Permanente (Ceps), localizado no Bairro Siqueira Campos. Uma nova turma inicia na próxima segunda-feira, 28, com término previsto para quarta-feira, 30. As atividades incluem palestras e aulas práticas sobre temas como Legislação previdenciária, Averbação automática, Incorporação de vantagens, Prescrição e decadência, Planos de carreira, Tipos de aposentadoria e Simulação de atendimento ao público. A ação integra o conjunto de iniciativas do AjuPrev para fortalecer a atuação técnica dos seus servidores, garantindo informação, segurança jurídica e um atendimento cada vez mais humanizado aos segurados do município.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O momento mais esperado” do Ano Santo, que verá Roma se abrir “ao mundo”, mesmo às zonas tragicamente marcadas por conflitos. Para que cada jovem, ao se confrontar com seus coetâneos, possa sentir “um abraço” e manter a fé naquele apelo de ser “sentinelas da manhã” que o Papa João Paulo II havia relançado há 25 anos. Sob esses auspícios, foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, na Sala de Imprensa da Santa Sé, os eventos do próximo Jubileu dos Jovens, programado de 28 de julho a 3 de agosto. Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-07/jubileu-dos-jovens-coletiva-de-imprensa-23-julho-2025.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais