Professor Marcelo Déda Chagas, eternamente Presente!

                                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Hoje é na primeira pessoa para homenagear o eterno governador de Sergipe, o professor Marcelo Déda Chagas.

Desde 2006, quando este espaço nasceu, nunca fiquei em cima do muro. Perdi amigos e patrocinadores por entender que como um espaço opinativo é preciso ser verdadeiro, sem dissimulação. O fato jornalístico é indestrutível, mas a opinião não.

Sem ressentimentos, mas na certeza que o Brasil viveu uma das eleições mais importantes da sua história. Quem venceu não foi o PT, mas a maioria das lideranças e do eleitorado comprometida com a Democracia.

Se vivo, Déda exaltaria a Democracia e a Constituição como fez em seus memoráveis discursos. Minha geração, assim como a de Déda, é fruto de um período da retomada democrática. Muitos dos jovens que votaram em Bolsonaro, por desinformação, não sabe quantos morreram, foram torturados e presos para que o Brasil retornasse a plenitude da Democracia.

É preciso educar! É preciso despertar boa parte dos brasileiros e, principalmente os jovens, para a importância da democracia e dos valores essenciais à vida.

Com certeza, o percentual de extremistas de direita no Brasil não chega a 10%. Aquela massa que segue o delírio da extrema-direita contra a democracia, a liberdade e sua própria cidadania.

Se a vitória foi apertada é porque nunca se viu num 2º turno eleitoral a compra do voto legalizada, através do auxílio Brasil, com seus consignados e todas as benesses que Bolsonaro resolveu “dar” para “conquistar” parte do eleitorado. A coação foi explicita, mas de nada adiantou.

SERGIPE

Em Sergipe, tenho a certeza que Fábio Mitidieri representou a diferença na comparação com Rogério Carvalho. Nunca vi uma eleição estadual onde vários petistas históricos estavam do outro lado do candidato do partido.

A verdade é que Rogério Carvalho jamais representou o legado deixado pelo professor Marcelo Déda. Aliás, além dos vários problemas que foram mostrados na campanha, Déda jamais votaria a favor do orçamento secreto e muito menos dar um voto decisivo para manutenção do mesmo.

Para quem não sabe nunca fui petista. Fui “Dedista”, ou melhor ainda sou porque o professor é eterno. Conheço as entranhas do PT de Sergipe como poucos. Sei quem pensa no coletivo e quem pensa nos projetos pessoais.

Obrigado, professor Déda! Fui lá, ontem, 31, no Parque da Sementeira. Depois dos 50 a gente começa a se emocionar com tudo. Sentei ao lado dele, conversamos sobre o Flamengo e tirei uma foto com a bandeira do Brasil.

 Sim, a bandeira voltou a ser nossa! Que sejamos fortes e jamais deixe acontecer novamente que qualquer político – de qualquer posicionamento ou partido – sequestre nosso maior símbolo nacional.

 Obrigado Professor! Continuo seguindo suas lições – lógico que errando como qualquer um – mas nos últimos dias tive a certeza que  mais uma vez “atravessei o rio da vida sem perder a minha alma.”

 

Finados Devido ao feriado do Dia de Finados, 02 de novembro, o blog só retorna na próxima quinta-feira, 03. Que cada um reverencie seus entes queridos que já partiram para outras dimensões com pensamentos positivos. Paz e Bem! 

Vitória de Fábio O blog escreverá nos próximos dias um artigo sobre a vitória de Fábio Mitidieri e o fim de um ciclo político em Sergipe iniciado na década de 80 após a redemocratização.

Do protagonismo e da humildade da futura 1ª dama E dentro do marketing da campanha de Fábio Mitidieri muitos colocam como um dado importantíssimo o protagonismo da esposa, Érica Mitidieri que, com humildade percorreu os bairros e os municípios, ao lado de uma equipe que não parou, principalmente no 2º turno. “Obrigada, Sergipe, por acreditar em nosso projeto. Essa vitória é de vocês, que sempre sonharam com um futuro melhor e mais justo. Podem ter certeza de que vamos trabalhar muito para honrar cada um de vocês. Chegou a hora de Sergipe avançar, com trabalho, amor, fé e respeito ao próximo. O trabalho começa agora! Simboooooora!”. Postagem da futura 1ª dama no Instagram.

Comparação E uma das lideranças de Propriá, o ex-vereador João Fernandes, disse tudo em poucas palavras num grupo de WhatsApp na Região Sul: “E essa primeira dama? Arregaçou as mangas, com humildade foi para os bairros pedir e virar votos para o marido. Na minha opinião uma das responsáveis pela virada de Fábio. Prova que política ainda se ganha gastando sola de sapato e olhando para o povo. Esse negócio de ficar só no Zap se expondo e se indispondo ganha eleição não.”

Comparação II A verdade é que dentro da campanha de Rogério, desde os amigos e lideranças mais próximas, até o marketing os problemas eram quase que diários. Muitos não conseguiam nem mesmo falar com o candidato porque uma barreira foi criada pela “cristã nova” que se achava marqueteira, liderança e tudo mais. Amigos de décadas se afastaram enquanto no marketing cabeças rolavam a todo tempo. Foi para uma rádio conceder entrevista se oferecendo para ser secretária de Inclusão Social. Esqueceu de combinar com o Povo! Quem Disse? Humildade sempre é melhor do que a soberba.

Mar de tristeza E um mar de tristeza tomou conta de pessoas próximas ao arcebispo de Aracaju, d. João Costa. Alguns leigos que se acovardaram e se calaram com a situação da arquidiocese desde 2017, juntamente com membros da cúpula, estavam certos da vitória de Rogério Carvalho para o governo do estado. Segundo fontes de dentro da cúpula, o arcebispo, que é natural de Lagarto, ficou abatido com a derrota de Rogério, pois contava com a vitória do seu conterrâneo. Arrepare, Osmário, parece que erraram o cálculo e se esqueceram de combinar com os russos.

Chegou abatido O vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, pe. Genário, que também é pároco da paróquia Jesus Ressuscitado e ocupa o cargo de super 1º ministro, já chegou da viagem que fez com sua mãe e um colega padre à Itália. Uma leiga próxima ao poderoso pe. Genário afirmou que ele chegou abatido e muito preocupado com o que está para acontecer na arquidiocese. Crendeuspai. 

Por onde anda? Por onde anda um membro do conselho da Deso que participou da declaração de apoio de Valmir no 2º turno ao candidato Rogério? Será que já está procurando o governador eleito Fábio para continuar no conselho da Deso? Só rezando pra santa Dulce dos pobres.

Em entrevista, Sérgio Reis destaca vitórias de Lula e Mitidieri Nesta segunda-feira, 31, o ex-deputado Sérgio Reis concedeu entrevista ao programa Sergipe em Destaque, rádio 102.7 FM, apresentação de Aclécio Prata, e comemorou a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como de Fábio Mitidieri ao governo de Sergipe.

Percentual em Lagarto “72% dos lagartenses, inclusive eu, votaram em Lula! Eu fico muito feliz em ver que o presidente Lula, que foi um dos maiores presidente da república, que trouxe a faculdade de medicina para Lagarto, dentre tantos outros progressos para o nosso país, volta ao poder. Só de saber que o povo mais carente terá um presidente com um olhar diferenciado, é uma grande vitória. Também espero que Lula permaneça com algumas políticas do governo Bolsonaro, voltadas para o empresariado, para o agronegócio, que hoje é a maior precursora do nosso país, além de concluir a BR-101 em Sergipe. Tanto eu, como o deputado federal Fábio Reis, estaremos presentes, participando dessa construção para que o país volte a ser destaque a nível internacional”, afirmou o ex-deputado.

Trabalho de André Moura Sobre Fábio Mitidieri, Sérgio disse: “O nosso grupo apoiou Fábio Mitidieri quando o nome dele estava sendo sondado para assumir essa missão. Apesar da divisão de votos criada pelos nossos adversários, entre Fábio e Rogério, conseguimos mais uma grande vitória”. Sérgio esteve na residência de Mitidieri para comemorar o resultado favorável das eleições. “Estive na casa de Fábio Mitidieri, a convite da primeira dama. Encontrei com um dos coordenadores da campanha do nosso governador eleito, o ex-deputado André Moura, que foi uma pessoa que ajudou positivamente no processo de vitória de Mitidieri”. 

Agradecimento Na entrevista, o ex-deputado aproveitou para agradecer aos lagartenses por acreditar e eleger os candidatos do agrupamento Saramandaia. “Eu agradeço o voto dos lagartenses em nossos candidatos, Mitidieri, Fábio Reis e o nosso presidente Lula. Estaremos em Brasília, lutando para trazer desenvolvimento para Lagarto. Também  fico muito feliz por ter sido o mais votado do município de Lagarto para deputado estadual, contra o poderio econômico, contra a máquina pública, contra os poderosos do município”, disse Sérgio, que apesar do excelente número de votos, não foi eleito por questões ligadas a legenda do seu partido, o PSD. 

Mais recursos Por fim, Reis reafirmou o seu compromisso de lutar, junto com o deputado Fábio Reis, para trazer uma UPA 24H para o povoado Colônia Treze, além de recursos para outros povoados de Lagarto. “Vamos trabalhar para iniciar a obra da pista que liga Lagarto até o povoado Olhos D’água, dar ordens de serviço para pavimentações no município, bem como lutar por recursos para construção da UPA 24 horas na Colônia Treze, já que a prefeitura de Lagarto não quis fazer, já que a prefeitura não se preocupa com a saúde do nosso município”, concluiu.

Laércio sobre a vitória de Fábio: “vamos trabalhar muito pelo Estado de Sergipe” O Senador eleito Laércio Oliveira (PP) falou sobre a vitória de Fábio Mitidieri (PSD), que foi eleito no domingo, 30, governador do Estado de Sergipe com 623.851 votos. “Eu quero parabenizar o meu governador pela brilhante vitória e agradecer ao povo sergipano pela escolha. A partir de amanhã não existe mais palanque, agora vamos trabalhar por Sergipe”, pontuou.

Projetos Após o resultado do primeiro turno, Laércio disse que a sua vitória para o Senado só estaria completa com Fábio Mitidieri eleito governador. Com a vitória confirmada, a partir de agora o próximo passo, segundo ele, é discutir a formação do governo e colocar em prática tudo que foi projetado. “Uma das nossas preocupações é a com a geração de empregos e com as pautas que geram desenvolvimento. Nós temos muito o que fazer pelo Estado de Sergipe e vamos trabalhar para isso”, afirmou Laércio.

Missão Laércio também falou sobre a expectativa para o seu mandato de Senador da República que ganha muito mais força com o aliado eleito governador do Estado. “Eu tenho a missão de ser o melhor senador da história de Sergipe e eu vou fazer a minha parte e estarei ao lado do governo que a sociedade escolheu para fazer os avanços e tantas coisas boas que o nosso estado precisa”, finalizou.

 Laranjeiras: Juca comemora vitória de Fábio e agradece às lideranças e ao povo pelo apoio O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) comemorou a vitória de Fábio Mitidieri e agradeceu as lideranças do município, vereadores e aos laranjeirenses, que atenderam ao chamado do gestor e do grupo político que apoiou o candidato do PSD ao governo de Sergipe. Fábio obteve no município, neste segundo turno 8.538 votos, o equivalente a 56,77% do eleitorado local. No 1º turno, o percentual foi o mesmo.

 Vitória de um grupo político “É importante ressaltar que o percentual obtido pelo governador eleito, Fábio Mitidieri, pelos deputados Fábio Reis e Jeferson Andrade, além do senador Laércio Oliveira e do presidente Lula nas urnas em Laranjeiras, representa a vitória de um grupo político, liderado por Marcos Franco, que está ainda mais forte com o resultado final dessas eleições. Por isso, não poderia deixar de agradecer às lideranças políticas e ao meu querido povo de Laranjeiras, que atendeu ao chamado, participou de reuniões, caminhadas, carreatas, levantou as bandeiras dos candidatos e deixou seu voto registrado na urna”, disse Juca.

 Recursos e investimentos O gestor municipal ressaltou ainda que: “com Fábio no governo, vamos continuar com as portas abertas para buscar recursos e investimentos para o povo de Laranjeiras, assim como acontece no governo Belivaldo Chagas, que, nesses últimos meses, firmou uma parceria com a Prefeitura e conseguimos executar mais de 30mil m² de asfalto e 20mil m² de paralelepípedo, tirando diversas famílias da lama e da poeira. O nosso intuito é fazer muito mais. Por isso é que comemoro e agradeço. Vamos seguir no desenvolvimento. É isso que os laranjeirenses e sergipanos escolheram para os próximos quatro anos”, destacou Juca.

Socorro: apoio e o trabalho do Padre Inaldo, foram decisivos para vitória de Fábio Mitidieri A participação do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, no segundo turno das eleições, foi decisiva para vitória de Fábio Mitidieri. O prefeito socorrense lidera o maior grupo político do interior e o manteve unido durante toda campanha, com atividades diárias, incluindo carreatas e caminhadas por todo município. 

Votação expressiva Todos os eventos contaram com a presença da deputada estadual eleita, Carminha Paiva, que também recebeu o apoio do Padre Inaldo. No primeiro turno, Fábio obteve cerca de 11 mil votos em Socorro e agora, com um envolvimento maior do prefeito e do seu grupo, o governador eleito somou mais de 47 mil votos.

 Trabalho intenso de todos do grupo “Trabalhamos duro desde o primeiro turno, pela eleição de Fábio. Entendemos que é o melhor nome para governar Sergipe. No primeiro turno, é claro que as atividades de campanha estavam misturadas com os eventos em prol da eleição de Carminha, Bosco Costa e Laércio Oliveira. Agora, no segundo turno, tivemos condições de fazer um trabalho mais intenso, direcionado apenas para Fábio. Aproveito para agradecer a todos os integrantes do nosso grupo, a exemplo dos vereadores, ex-vereadores e demais lideranças”, a exemplo dos ex-prefeitos Zé Franco e Tonho da Caixa, deputada estadual, Elma Paixão”, disse Padre Inaldo. Em sua primeira entrevista, como governador eleito, Fábio Mitidieri, reconheceu a liderança e o trabalho do Padre Inaldo, Carminha e todo seu grupo, que proporcionaram uma virada sensacional.

Hospital e Maternidade Santa Isabel lança novo site com acesso a serviços aos usuários Na semana passada, em uma reunião com a presença dos associados da Associação Aracajuana de Beneficência (AAB), mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a diretoria apresentou o novo site da instituição de saúde, que agora passa a ter um layout moderno e com serviços para os usuários. A página também mudou de endereço e passa a ser https://aab-se.org.br/

Acesso mais fácil Segundo a presidente da AAB, Débora Leite, o objetivo é tornar o acesso dos usuários e funcionários mais fácil aos serviços ofertados não só pela instituição de saúde, mas também pela Associação. O portal disponibiliza links como Ouvidoria e Pesquisa de Satisfação nos quais as pessoas poderão opinar, dar sugestões, fazer críticas sobre os serviços oferecidos pela Associação ou pelo hospital e maternidade.

Informações atualizadas O site traz também informações sobre todos os setores que compõem o Hospital e Maternidade Santa Isabel, a exemplo dos ambulatórios, centro de estudos, posto de coleta e núcleo de terapia nutricional. As informações atualizadas também ganharam destaque, com um link de notícias e outro espaço com os vídeos institucionais e informativos produzidos pela entidade. “Hoje é mais um dia especial no qual o Santa Isabel mostra seu comprometimento com a transparência e a facilidade na oferta dos seus serviços. Buscaremos avançar cada vez mais com esse mesmo objetivo, vencendo os desafios e alcançando novos benefícios para colaboradores e usuários”, destaca Débora Leite.

Encerramento do Outubro Rosa em Sergipe teve palestra com sucesso de público e emoção Com o tema “Prevenção tem Cor”, o público sergipano recebeu um evento composto por informação e emoção na tarde da última quinta-feira (27) no auditório da Clinradi em Aracaju. A programação contou com palestras de Dra. Gabriella Chagas, médica radio-oncologista do Grupo Clinradi, Dra. Waldhenice Ferreira, médica radioterapeuta do Grupo Clinradi, Camila Santiago, psicóloga hospitalar sênior da Rede Primavera responsável atualmente pelo Centro de Oncologia e Unidades Pediátricas (UTI e internamento), Edilma Maria Santos, uma das participantes do livro Resiliência e Cenira Soy, professora, poetisa e escritora do livro Vida Sim.

Debate As palestrantes debateram sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O evento também contou com a apresentação do Jornalista Rodrigo Alves, coffe break e show da cantora Erica Sá. Os depoimentos de várias mulheres que enfrentaram ou continuam lutando contra o câncer de mama, foi o ponto alto da cerimônia. As histórias de empoderamento resultaram em muita emoção que tomou conta da plateia e das palestrantes. Sem dúvidas, um evento inesquecível, parabéns!

Câncer de próstata tem alta cura O câncer de próstata é o tipo mais incidente no homem, e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência do câncer de próstata no país, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Já em Sergipe, foram registrados em 2020, 1.060 casos de câncer de próstata, segundo dados do InCA. Mas segundo o urologista Breno Amaral, da equipe da Clínica Homo, com o diagnóstico precoce as taxas de cura são em torno de 90%

Museu ficará azul O homem tem que se cuidar, sim! O Museu da Gente Sergipana ficará iluminado de azul, durante todo o mês de novembro, para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, através da Campanha Novembro Azul. Essa é uma parceria firmada entre as clínicas Onco Hematos e Homo /Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia e o Instituto Banese.

Cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha terão programação especial para Dia de Finados Com o objetivo de oferecer o melhor acolhimento a todos que visitarão os cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha para homenagear os que já partiram, foi preparada uma programação de missas para a próxima quarta-feira, 2 de novembro, Dia de Finados.

As cerimônias eucarísticas serão abertas ao público e celebradas pela Arquidiocese, em seis horários diferentes ao longo do dia. Confira. Cemitério Santa Isabel: 7h – Pe. Heyder Vieira; 9h – Pe. Jadson Ramos; 11h – Pe. Flávio Eduardo e 16h – Pe. Ronny Dennyson. Cemitério Cruz Vermelha: 7h – Pe. Roberto Benvindo; 9h – Pe. Anderson Gomes e 15h – Dom José Palmeira Lessa. Os dois cemitérios têm mais de 100 anos de atividade e estão entre os mais tradicionais de Aracaju. Nos últimos meses, o Santa Isabel e o Cruz Vermelha passaram a ser geridos pela empresa Memorial Administração, que iniciou diversos investimentos na restruturação e modernização das duas unidades.

Memória “Os cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha estão na memória dos sergipanos. Neles há muita história, muitas personalidades importantes e conhecidas do nosso Estado estão sepultadas lá. Praticamente todo aracajuano tem algum familiar ou amigo que descansa em um dos dois. A nossa missão é cuidar desses espaços, modernizar, torna-los mais acolhedores e confortáveis para os familiares e visitantes, e também ajudar a resgatar e preservar a história que esses dois cemitérios ajudam a contar”, declarou Ricardo Andrade, representante da Memorial Administração. O Cemitério Santa Isabel fica localizado à Rua Engenheiro Pirro, s/n, bairro Santo Antônio. Já o Cemitério Cruz Vermelha fica situado à Praça Dr. Ranulfo Prata, 38, bairro Getúlio Vargas.

Vacinação antirrábica A Prefeitura de Aracaju prorrogou a vacinação antirrábica no ‘Drive Tudo Pet’, posto que ficará ativo até a próxima sexta-feira (4), exceto no feriado de quarta-feira (2), Dia de Finados. O posto funciona das 8h às 13h, no Parque de Exposições João Cleophas. Até o momento, cerca de 26 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva, na capital sergipana.

FEMINA EXPO acontece nos dias 05 e 06 de novembro Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e possibilitar o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, a FEMINA EXPO acontece nos dias 05 e 06 de novembro, a partir das 15h, no Parque da Sementeira. Durante os dois dias esta primeira edição traz uma grande oportunidade para as pequenas empreendedoras apresentarem seus produtos e serviços, alavancarem suas vendas, ampliarem o networking e fazerem negócios.

Programação Serão mais de cinco horas de programação por dia, que contará com praça de alimentação com pula-pula, apresentação de Fábio Nunes, Coral Vozes de Júbilo e da Orquestra Kadosh, palestras, sorteios, além de massoterapeuta para cuidar dos expositores.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

ASSOCIADO ICAJU, SEU COMPROMISSO INADIÁVEL! ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO DELIBERATIVO TRÊNIO 2023/2025
DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2022, QUINTA-FEIRA – DAS 12:00 ÀS 20:00 HORAS NO SALÃO NOBRE DO IATE CLUBE DE ARACAJU!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

NOTA DE REPÚDIO

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, em consonância com toda a sociedade itabaianense, vem a público externar seu mais absoluto repúdio aos atos terroristas praticados na noite desta segunda-feira, 31 de outubro de 2022, em diversos pontos de nossa cidade.
Os atentados foram realizados, conforme câmeras de vigilância atestam, por um dos filhos do Galeguinho da Roupa – infelizmente uma pessoa que, ao longo do tempo e pelo seu histórico de violência, tem manchado a honra de cidade de gente trabalhadora e respeitosa que tanto prezamos –, conhecido com Franklin, acompanhado por outros comparsas na ação criminosa conhecidos como Jack Bau e Eré.

Dentre as diversas ações delituosas cometidas pelo trio, destacam-se o ataque, sempre com rojões de fogos de artifício, às áreas internas e externas da Auto Escola Itabaiana, fundada pela liderança política Valmir de Francisquinho e administrada por seus filhos, Talysson, deputado estadual, e Ícaro, deputado federal eleito.

Os agressores também atacaram o prédio de apartamentos em que Ícaro e sua mãe, Tatiana, residem, no calçadão ao lado da Matriz de Santo Antônio e Almas, justamente a casa de Valmir, levando terror e pânico para diversos outros moradores do mesmo prédio, inclusive idosos e crianças.

Em um terrível ato contínuo, os meliantes ainda atacaram a casa do prefeito Adailton Sousa que, como é de conhecimento de todos, costuma estar sempre acompanhado de suas duas netas ainda crianças. E, para além desses atos, existem diversos relatos que dão conta de ataques a muitos eleitores e apoiadores de Valmir e de Adailton por todo o município.

Diante da gravidade dos fatos, todas as vítimas dos ataques covardes buscarão a Justiça e pedem atenção máxima da parte das autoridades constituídas, visto que não há a mínima razoabilidade no argumento fantasioso encontrado em narrativas fakes na internet de que esse atentado seria uma “comemoração” por conta de resultados eleitorais.

Quando uma vida é colocada em risco e quando há ataques a propriedade privada, nada é justificável e a lei precisa ser duramente aplicada na punição de quem justamente atenta contra a vida e a propriedade.

Por fim, o prefeito Adailton confirma que estará nesta terça, 1º de novembro de 2022, à partir das 06:00h, na Auto Escola Itabaiana, ao lado de Valmir, Talysson e Ícaro, ficando todos disponíveis para à imprensa no sentido de prestarem maiores esclarecimento e seguirem alertando a toda sociedade sergipana sobre esses lamentáveis episódios de ataques terroristas ocorridos em nossa amada Itabaiana.

Prefeitura de Itabaiana

Secretaria de Comunicação Social

 

 

OPINIÃO

 Miocardite na Covid-19: o vírus é o grande vilão  Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

 Miocardite é uma doença inflamatória que acomete o músculo cardíaco, denominado miocárdio. De acordo com um artigo de revisão, publicado no icônico periódico, New England Journal of Medicine (DOI: 10.1056/NEJMra2114478), sua incidência global variava de 1 a 10 casos em cem mil pessoas por ano, antes da pandemia da Covid-19. Acomete mais adultos jovens, na faixa de 20 a 40 anos de idade, sendo mais frequente no sexo masculino. Todavia, apesar de relativamente rara, tem sido relatada a ocorrência de até 4,1 casos de miocardite para cada 1000 pacientes internados com a referida virose, podendo ocorrer a forma fulminante em aproximadamente 39% daqueles acometidos, podendo causar instabilidade hemodinâmica, necessidade de suporte circulatório mecânico e até morte. Quanto ao diagnóstico, a ressonância nuclear magnética do coração tem sido um armamento valoroso, sobretudo quando realizada dentro de duas a três semanas do início dos sintomas.

As vacinas têm tido papel preponderante no combate ao SARS-Cov-2, sobretudo na redução dos números de casos graves e morte pela doença. Porém, complicações cardíacas, particularmente a miocardite e a pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração) têm sido associadas com vacinas que utilizam o RNA mensageiro (mRNA). Esta complicação é muito rara, ocorrendo mais em homens jovens, alguns dias após a segunda dose e, geralmente, tem um curso benigno, com os sintomas desaparecendo em aproximadamente 90% dos casos. Contudo, o receio de eventos adversos graves, induzido pelos imunizantes e exaltado pelos negacionistas, tem contribuído para a alta taxa de hesitação vacinal.

Com o intuito de dirimir dúvidas foi publicado no final de agosto do corrente ano, na revista Frontiers in Cardiovascular Medicine (DOI: 10.3389/fcvm.2022.951314), o maior estudo do gênero, no qual os investigadores fizeram uma revisão sistemática e meta-análise de 22 estudos publicados em todo o mundo, consistindo de coortes de 55,5 milhões de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus e de 2,5 milhões de pacientes que contraíram a Covid-19. Os autores concluíram que o risco de desenvolver miocardite é sete vezes maior nos infortunados infectados pelo SARS-Cov-2 do que em pessoas que recebem o imunizante.

Na esteira dessa interlocução, participei juntamente com o internacionalmente reconhecido pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS, Prof. Paulo Martins-Filho, da publicação de um manuscrito na revista Enfermidades Infecciosas y Microbiologia Clínica (DOI: 10.1016/j.eimc.2022.09.001), onde concluímos que: “Na pesquisa clínica e epidemiológica, a temporalidade e a força com que um evento observado está associado a uma intervenção são elementos críticos para apoiar a causalidade. Até o momento, não existe nenhuma evidência de um risco aumentado de taquicardia e de outras complicações cardíacas após a vacina Pfizer-BioNTech, contra Covid-19.

Portanto, estas evidências servem de suporte para a continuidade da utilização das vacinas do tipo mRNA, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Finalizo, citando o filósofo escocês David Hume: “O homem sábio ajusta a sua crença à evidência”.

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.

 OPINIÃO

 *A CIDADE EM CENA: por onde andam o processo participativo e a  justiça social? Por Ricardo Mascarello*

 Já vimos este filme antes! Esta peça de teatro já está em cena já faz mais de 20 anos. Parece muito entediante falarmos do mesmo espetáculo, dos mesmos atores e da mesma encenação. Mesmo que estejamos cansados dos ensaios tão exaustivos e desafiadores dos planos diretores é necessário retomarmos este palco, abrirmos a caixa preta e mudarmos o ato em cartaz para estabelecermos um novo espetáculo, ainda que seja o mesmo grupo teatral.

Até o final dos anos 90, tínhamos planos diretores sem construção participativa e com bases conceituais puramente tecnicistas, quando basicamente a lei regia o uso e ocupação do solo a partir do zoneamento urbano e seus respectivos regimes urbanísticos usuais de taxa de ocupação, índice de aproveitamento, altura máxima das edificações, recuos de jardim e o tipo de uso. Estritamente cumpriam a função de disciplinar e regrar as novas edificações nas cidades.

Com a constituição de 1988, em seu capítulo da política urbana, iniciam-se desdobramentos que trilharam os anos 90 e se consolidaram a partir do Estatuto da Cidade, em 2001. Através das diretrizes e instrumentos consolidados pelo Estatuto da Cidade, os novos planos diretores ganharam bases filosóficas e ideológicas em relação ao Direito à Cidade e à Função Social da Propriedade, traduzida pela inserção de instrumentos para o cumprimento da justiça social e de uma construção participativa envolvendo toda a sociedade. Eles se tornaram uma ferramenta de desenvolvimento urbano e social, muito além de uma mera regulamentação. A partir da obrigatoriedade de cidades acima de 20 mil habitantes possuírem seu plano diretor, entre os anos de 2003 a 2010, tivemos uma ampliação significativa do quantitativo de municípios brasileiros que construíram seus planos diretores. Passados 20 anos do Estatuto da Cidade, é importante reavaliarmos a sua implementação, verificando-se as suas potencialidades e fragilidades ao longo de sua trajetória.

 Vivemos um momento de enfraquecimento das políticas urbanas a partir da extinção do Ministério das Cidades, o consequente desmantelamento das políticas urbanas de planejamento e o esvaziamento do cumprimento das diretrizes para a construção de Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, dos Planos de Mobilidade Urbana e dos Planos de Habitação, entre outros. Percebemos que, na última década, a construção participativa, pré-requisito para a constituição das etapas de elaboração dos planos diretores, vem perdendo força, ficando meramente como proforma de cumprimento da obrigatoriedade do processo participativo. Os municípios desenvolvem um número mínimo de audiências sem a efetiva participação, deixando de lado a construção processual e contínua através de oficinas e debates. É preciso urgentemente rever este processo de forma crítica e analítica, a fim de que tenhamos uma nova modelagem contemporânea para a construção dos planos diretores. Destacamos aqui o exemplo marcante e emblemático de participação social nos referindo ao Orçamento Participativo instituído em Porto Alegre no período dos governos democráticos e progressistas, que virou referência para o mundo e foi instituído em diversas cidades, em vários continentes.

Outro ponto significativo está evidenciado na ausência do cumprimento metodológico das etapas de construção, a exemplo de Leitura da Cidade e Diagnóstico Urbano, Pactuação das Propostas, Constituição dos Instrumentos e Estratégias e Projeto de Lei. Temos vários exemplos em todo o país nos quais os interesses econômicos dos grandes grupos, principalmente do mercado imobiliário, instituem uma supremacia de poder convergindo para seus interesses próprios, em detrimento à justiça social e da cidade para todos. As prefeituras municipais muitas vezes passam a ser um mero ator em todo o processo, propiciando a apresentação de projetos de lei já previamente elaborados que privilegiam os interesses econômicos.

 Neste teatro urbano, o palco é constituído por uma encenação na qual o poder econômico é o ator principal, a prefeitura uma coadjuvante e a população uma espectadora de um cenário previamente consolidado e nada animador. O verdadeiro cenário deveria ser composto pela materialidade da cidade, das vidas dos seres que ali habitam, das relações socioespaciais preexistentes, das morfologias urbanas tradicionais e da constituição do ambiente dos patrimônios culturais e naturais. Uma verdadeira caixa preta fechada que contempla apenas os atores principais previamente estabelecidos.

Com todo este teatro assistimos a um espetáculo nada animador, no qual vemos um cenário de edifícios desconfigurando paisagens tradicionais, ocupações em áreas de risco, áreas de preservação ambiental devastadas e, acima de tudo, a cena da exclusão social. Em pleno século XXI, com o avanço das mudanças climáticas, os consequentes desastres urbanos, o aumento da extrema pobreza e de moradores de rua, é preciso revermos nosso papel social e revertermos este contexto, resgatando a ética e a responsabilidade dos compromissos da arquitetura e urbanismo no Brasil. E para completar esta peça urbana, há um novo ator oculto que aparece na última cena atrás das cortinas e se debruça entre as coxias ameaçando o que já vinha antes sendo ameaçado! Mais um coadjuvante, chamado personagem do licenciamento simplificado, que traz uma indumentária de afrontes às legislações municipais, travestido de vestimentas de facilitador, mas de caráter duvidoso, coloca em cena o balcão único e a responsabilidade solidária. Ao tempo que parece ser um mocinho salvador, pode ser perigoso e maquiavélico, se prestando, a qualquer instante, a infringir ao bem social e aliar-se ao poder econômico. O mais tenebroso deste possível tirano é jogar a responsabilidade do Estado para qualquer um. Poderemos ter um crime perfeito na última cena, sem sabermos realmente identificar o criminoso.

 Neste ir e vir do antes, durante e depois, almejamos um porvir dos espaços participativos em uma visão contemporânea. Queremos uma cidade com justiça social e preservação do patrimônio cultural e ambiental. Sabemos que a cidade é um espetáculo de disputa entre vários atores. Neste teatro urbano, continuará a briga constante entre os distintos atores disputando o melhor lugar do palco! Nos interessa abrir um espaço neste picadeiro para toda a sociedade e para o bem comum da cidade, pois apesar das disputas que sempre existirão, as premissas deverão ser voltadas para um espetáculo que satisfaça todo o público pagante, a sociedade.

 Na perspectiva de um porvir frente às cidades mais justas, acreditamos em sensíveis atributos consistentes do ponto de vista técnico e metodológico para a implementação efetiva dos instrumentos urbanísticos nas dimensões de cidades as quais eles se adequam. Continuamos sempre esbarrando nas questões políticas e nos interesses dos que lucram com a cidade, em detrimento aos que necessitam de um habitat mais adequado com moradia, infraestrutura, acesso aos serviços e equipamentos urbanos. É importante ainda o entendimento futuro para um olhar em relação à diversidade das distintas escalas urbanas, atentando para pequenas, médias e grandes cidades e a inter-relação entre o meio urbano e rural. É necessária a articulação de uma forma de governar compartilhada entre governos municipais vizinhos e os diversos entes constituídos pela sociedade civil.

 Finalizo esta breve reflexão analítica referenciando os valores sociais do Estatuto da Cidade e a trajetória de lutas e insucessos no Brasil. Temos o perfeito discernimento entre os atributos constitucionais que sustentam a normatização de ordem pública e interesse social, assim como os esforços colaborativos que devemos imprimir e entrelaçar entre os vários entes institucionais de movimentos sociais, entidades, coletivos, universidades e líderes comunitários para a construção futura na compreensão e constituição das cidades. Uma tríade de governança cidadã conjunta entre a esfera econômica, científica e social. Que sigamos nutridos e sustentados pelo Estatuto da Cidade e pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com olhos em 2030, 2040 e 2050.

 No dia 18 de novembro de 2022, o CAU Brasil, em parceria com o CAU/RS, realiza o Seminário de Urbanismo intitulado Planos Diretores, Processo Participativo e Justiça Social. A pauta consiste em tecermos um olhar para o futuro dos planos diretores municipais, destacando as questões ambientais, o direito à moradia, o direito à cidade e os processos de construção participativa. É fundamental resgatarmos e potencializarmos os principais objetivos dos planos diretores municipais na atual conjuntura brasileira e quais as premissas básicas de conteúdo, assim como a sua construção participativa. Uma visão que retome fortemente as áreas de interesse especiais, como área de interesse social, áreas de interesse ambiental, áreas de interesse cultural e patrimonial e as áreas de risco.

 Se ligue nas redes sociais do CAU e venha participar!

 Dia 18 de novembro ocorre o Seminário, das 9h às13h, e a Oficina para a construção do Manifesto aos Planos Diretores, das 15h às 18h, ambos no Solar do IAB.

 *Arquiteto e Urbanista e Conselheiro Federal do CAU Brasil.

 PELO TWITTER

www.twitter.com/andretrig

Uma nova chance para o único país do mundo c/nome de árvore. Esperança de reencontrar o caminho de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, que entenda a urgência da crise climática e do combate à fome, dos direitos indígenas e da proteção do SUS. Muito por fazer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto

Entre os seres mais agradecidos pela vitória de Lula está a Floresta Amazônica. Está a  Mata Atlântica. Está o Cerrado. Está o Pampa. Estão os índios e os pobres e os negros e sobretudo o coração do Brasil. O coração do Brasil, sim, que já não batia dentro do peito dele.

 www.twitter.com/DomVicenteF

 Que vitória querido Brasil. Povo com o coração a mil. Está viva, nossa democracia. Realmente, Chico, amanhã será um novo dia. Pelos pobres, os negros e indígenas. Pela proteção de nosso meio ambiente. Vamos celebrar, minha gente. Com a convicção de que todos somos irmãs e irmãos.

www.twitter.com/dmauromorelli

Nesta noite saudamos a Luz que afugenta as trevas e faz germinar a vida. Não se trata de triunfo de um partido ou de uma pessoa. Somos um país rachado que abraça a democracia que valoriza as diferenças e abomina as desigualdades.

 

 

 

 

 

Frase do Dia

“Eu atravessei o rio da vida sem perder a minha alma.” Marcelo Déda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-10/papa-francisco-centenario-franciscano-imitar-cristo-amor-pobres.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais