Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A campanha para as duas vagas ao Senado Federal este ano em Sergipe promete. Já são diversos pré-candidatos, inclusive os dois senadores atuais Alessandro Vieira e Rogério Carvalho que disputarão à reeleição. Alessandro ingressou na política em 2018, quando foi eleito pelo REDE, depois passou para o Cidadania, PSDB e agora MDB. Já Rogério tem o PT como único partido desde a militância estudantil na década de 90.
Hoje é para destacar um projeto importante que está beneficiando centenas de brasileiros e foi de autoria do senador Rogério: Lei que considerou os monoculares portadores de necessidades especiais. Decifrando para os leigos: A lei que classificou a cegueira em um dos olho como deficiência sensorial, do tipo visual, assegurando os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência (PcD), é a Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021.
Cotas em concurso e benefícios
Rogério não só apresentou o projeto, mas abraçou a causa fazendo uma mobilização não só no Congresso, mas na sociedade organizada em todo país. : A lei oficializou o entendimento de que a visão monocular é uma deficiência, permitindo acesso a cotas em concursos públicos, vagas em empresas e outros benefícios previdenciários e assistenciais. A lei altera o entendimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), aplicando-o à visão monocular. Impacto no INSS: O reconhecimento como deficiência facilita o acesso a modalidades de aposentadoria da pessoa com deficiência (por idade ou tempo de contribuição).
Inclusão
O forte apelo de Rogério, que também é monocular, foi destacado na imprensa de todo país. “Essa lei coloca luz na cegueira dos direitos dos monoculares do Brasil inteiro. A Constituição agora passa a valer pra milhões de brasileiros, fruto da militância dos monoculares”, disse.
A jornalista mato-grossense que dá nome à lei, Amália Barros, de 35 anos, tinha 20 anos quando acordou sem enxergar com o olho esquerdo, em 2006. Diagnosticada com toxoplasmose, ela passou meses tomando medicação para recuperar a visão, até sofrer uma queda que deslocou sua retina, prejudicando ainda mais sua situação. Até o procedimento cirúrgico para retirada do olho e colocação da prótese, foram doze cirurgias para tentar voltar a enxergar. Amália colocou a prótese no início de abril de 2016.
Ou seja, ao invés de disputas e oportunismo político, Rogério optou pelo caminho de transformar em lei a dor do próximo, com benefícios importantes que transformaram as pessoas com visão monocular, realmente em cidadãos brasileiros com os novos direitos adquiridos.
Ainda da série “Princesinha” cevada pelo “sistema” e a lista do Pé do Viado E pelo jeito o “sistema” da Princesinha quando for desnudado ficará na história. Os que se alvoram “imparciais” em SE e chamam alguns colegas de “chapa branca” precisam explicar porque apareceram seus nomes numa lista numa mesa de Bar no povoado Pé do Veado, em Itabaiana. Não é jogo de quadrinha não: JL, AS, AC, FL, JK, entre outros. Arrepare! A pergunta é: de que cor é essa chapa destes que estão nesta lista? De burro quando foge? Ou do vermelho da vergonha quando saírem seus nomes? A lista tem nomes, sobrenomes e valores.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24:35). Fazendo Justiça contra a Dissimulação e a Pilantragem! t O vendaval que o sistema da “Princesinha” vai causar nos próximos anos vai arrastar com ela muitas reputações. Se realmente o MPSE e a Procuradoria Regional Eleitoral começarem a investigar a denúncia o sistema montado pela “Princesinha” através do “marido” abalará as eleições 2026. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24:35). Como és grande e sábio Mateus…

Energisa é uma Piada! Em plena sexta-feira de Carnaval vai fazer “manutenção e melhoramentos”
Na área dos bares da praia de Aruana, dia 13, das 9h às 14h30. Quando o empresário que vive com a corda no pescoço pode ganhar um dinheiro a Energisa faz uma destas. A quem recorrer? Quem poderá ajudar os donos dos bares?
Falta de energia Em Canindé do São Francisco até ontem, 9, às 15h, estava faltando energia em várias localidades. Cadê a agência reguladora de serviços? Uma piada, um cabide de empregos…
Projetos A agenda do governador Fábio Mitidieri em Brasília, nessa segunda-feira, 9, foi marcada pela articulação. Pela manhã, ao lado do senador Alessandro Vieira, o governador esteve na Casa Civil, onde apresentou projetos considerados prioritários para o desenvolvimento do estado, com destaque para a Adutora do Leite e a segunda ponte Aracaju–Barra. As propostas, segundo o governo, já estão estruturadas tecnicamente e foram bem recebidas pelo ministro Rui Costa.
Projetos II A avaliação é de que o encontro abriu caminho para avanços no Novo PAC e para a confirmação de uma visita do presidente Lula a Sergipe no mês de março. “Levamos pautas importantes para o nosso estado e tivemos uma receptividade muito positiva do Governo Federal”, destacou. No período da tarde, o governador deu continuidade à agenda institucional com visitas ao Senado Federal, reforçando o diálogo político em torno dos interesses de Sergipe.
Atacadão da Avenida Tancredo Neves: calor insuportável continua. Funcionários e clientes não aguentam mais Já são quase dois meses Imagine você chegar num estabelecimento e dá de cara com funcionários se abanando por conta do calor insuportável. É preciso não só Superintendência do Trabalho e Emprego em Sergipe e o Procon, mas também a intervenção da vigilância sanitária, já que, com certeza alguns produtos – mesmo que não sejam refrigerados – devem estar sendo afetados com a alta temperatura. SOS autoridades fiscalizadoras!
Oportunidade As inscrições para diferentes modalidades do programa CMais estão abertas, segundo informou a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). A iniciativa contempla públicos específicos em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo ampliar o acesso à proteção social e à garantia de direitos em todo o estado. No momento, as modalidades disponíveis são: CMais Mãe Sergipana, CMais Cidadania, CMais Vale Gás, CMais Feirante ou Ambulante, CMais Fenilcetonúria (Fenil), CMais Sergipe Acolhe e CMais PVHA. O cadastro deve ser realizado, exclusivamente, de forma on-line, por meio do site cmaisinscricoes.assistenciasocial.se.gov.br.

Lei declara o Cemitério dos Náufragos como patrimônio cultural material de Aracaju. Parabéns professor Iran Barbosa, pela iniciativa Alguns projetos de lei aprovados na Câmara Municipal de Aracaju têm o objetivo de reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial na cidade. Um exemplo é o Projeto de Lei 71/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa (PSOL), que estabelece o Cemitério dos Náufragos, já tombado pelo patrimônio histórico estadual, como patrimônio cultural, de natureza material, da cidade de Aracaju. O projeto foi sancionado pelo Poder Executivo e tornou-se a Lei 6290/2025, passando a vigorar na capital sergipana no final de dezembro de 2025.
Argumentação A lei argumenta que os bens tombados de natureza material podem ser imóveis, como as cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos. Nesse sentido, o Cemitério dos Náufragos, monumento que remete à história de Aracaju e tombado como patrimônio histórico, localizado na Praia do Mosqueiro, foi fundado pelo médico Carlos Moraes de Menezes, na época em que a Segunda Guerra Mundial chegou à costa sergipana deixando mortos, feridos e náufragos dos bombardeios vindos de um submarino alemão. No local, três navios sergipanos afundaram e a âncora de um deles até hoje fica exposta no cemitério como marco simbólico.
Relevância Ainda de acordo com o dispositivo, e segundo o historiador Luiz Antônio Cruz, doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), poucos estados brasileiros sofreram tanto com os eventos militares da Segunda Guerra Mundial quanto Sergipe. Do total das 1.051 pessoas que morreram nos ataques navais no Brasil, 551 perderam a vida na costa sergipana. Dessa forma, a lei considera a relevância histórica do Cemitério dos Náufragos para a cultura local, de modo que o eleva à condição de Patrimônio Cultural Material de Aracaju.
MPC-SE recebe sindicatos para discutir atuação de Organizações Sociais na saúde de Aracaju O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) recebeu ontem, 9, representantes de sindicatos da área da Saúde para discutir o processo de implementação de Organizações Sociais (OS) no serviço público de saúde de Aracaju. O encontro tratou das preocupações relacionadas à terceirização da atenção primária, da rede de urgência e emergência e dos hospitais municipais da capital. Shirley Morales, presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe, destacou a preocupação do movimento sindical com a expansão das OS na capital. “A gente já vinha acompanhando a questão do processo de assunção das OS para atenção primária à saúde, que ficou suspenso, mas a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde avançaram para a rede de urgência e emergência”, afirmou. Toda matéria aqui.
Responsabilidade fiscal Sergipe tem se consolidado nos últimos anos como uma referência na gestão das contas públicas. A prova disso é que por dois anos seguidos o Poder Executivo estadual conseguiu a nota A na classificação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para avaliar a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag). O indicador é o mais importante parâmetro utilizado para analisar a situação fiscal dos entes. A nota atesta a solidez financeira do Estado, sua capacidade de honrar compromissos e de ser considerado um ambiente seguro e confiável para investidores.
Responsabilidade fiscal II A avaliação realizada pelo Tesouro Nacional concede notas que vão de A+ a D. Em 2016, Sergipe recebeu a nota D em relação à sua capacidade de pagamento. No ano seguinte, o Estado melhorou o indicador, sendo avaliado como Capag C, situação que foi mantida até 2020. Em 2021, o Estado avançou na avaliação junto ao Tesouro Nacional e foi reclassificado como Capag B. Já em 2024, pela primeira vez na história, foi conquistada a nota A, situação que se repetiu em 2025. “A implementação de uma política de responsabilidade fiscal é um dos pilares mais importantes do governo, e ao adotarmos esta prática conseguimos honrar nossos compromissos financeiros, além de termos as portas abertas em todas as instituições de crédito”, enfatizou a secretária da Sefaz, Sarah Tarsila.

Evento gratuito leva como proposta a reflexão sobre comunicação, memória e transformação social Organizado por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFS, o evento é um projeto interdisciplinar desenvolvido por alunos do 4º período, com supervisão docente, e se consolidou ao longo dos anos como um espaço de formação crítica, troca de experiências e aproximação entre universidade e mercado. Inspirada nas reflexões do livro Futuro Ancestral, de Ailton Krenak, a edição 2026 — intitulada “Raízes” — propõe discutir como a publicidade e a comunicação podem dialogar com saberes ancestrais, reconhecendo o passado como elemento fundamental para a construção de novos futuros. A proposta reforça o papel social do comunicador como agente de transformação cultural e social.
Programação A programação contará com palestras, oficinas, debates e rodas de conversa, além da ampliação da feira criativa e da presença de atrações culturais e apresentações musicais. A ideia é proporcionar ao público uma experiência que uma teoria, prática e vivência em um mesmo espaço. Gratuito, aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, o Café com Case reafirma a importância da universidade como território de criação, reflexão e diálogo sobre os rumos da comunicação contemporânea. Mais informações sobre a programação completa e os palestrantes podem ser acompanhadas pelo Instagram @cafecomcase ou pelo e-mail ‘cafecomcase2026@gmail.com‘.
Bailinho de Carnaval, hoje, 10: AMO levará alegria para pacientes com câncer A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO – preparou uma tarde de muita cor, música e alegria para esta terça-feira, dia 10 de fevereiro. A instituição realizará mais uma edição do seu tradicional Bailinho de Carnaval “AMO Folia”, a partir das 14h, em sua sede institucional, localizada na Rua Permínio de Souza, 270, bairro Cirurgia.
Resgate Com o objetivo de resgatar a nostalgia e a beleza dos antigos bailes de carnaval que marcaram época, a iniciativa busca ir além da folia, promovendo a humanização do tratamento, colhendo sorrisos e proporcionando momentos de descontração e leveza para os pacientes que lutam contra o câncer. A animação deste ano ficará por conta da Banda Indomada, prometendo um repertório animado para colocar todos os voluntários, colaboradores, amigos e pessoas com câncer assistidas pela Associação no clima carnavalesco.

Do Blog Espaço Militar: A assessoria jurídica da ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), através do advogado Márlio Damasceno, se reuniu com o Coronel Alexsandro Ribeiro, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, cobrando melhorias para a 2ª CIA/3º BPM, sediada em Carira, que é um prédio bastante antigo e com precárias condições de trabalho. O Coronel Ribeiro assumiu o compromisso de implementar melhorias para a citada unidade militar, determinando de imediato que o setor competente da PMSE adotasse providências para os problemas apresentados. A assessoria jurídica da ASPRA/SE mais uma vez agradece ao Coronel Ribeiro pela atenção dispensada e estará acompanhando as medidas que serão tomadas para dar melhores condições de trabalho aos policiais militares que labutam na 2ª CIA/3º BPM. ASPRA/SE, sempre na luta por melhorias para a classe militar.

IPAESE abre matrículas para cursos presenciais de Libras em Aracaju O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), organização sem fins lucrativos dedicada à educação da comunidade surda, está com matrículas abertas para as novas turmas dos Cursos de Libras. As aulas acontecem presencialmente, na sede do instituto, em Aracaju. As novas turmas são ofertadas para todos os níveis: Básico I, Básico II, Intermediário e Avançado; com opções de horários pelas quartas-feiras à noite (18h às 22h) ou aos sábados pela manhã (8h às 12h). Para participar, é necessário realizar um pagamento único de R$ 350, com possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros.
3 meses e grande diferencial Os Cursos de Libras do IPAESE tem duração de três meses, com alunas semanais, e o grande diferencial: todos os cursos têm aulas ministradas por professoras surdas, estabelecendo um contato direto com a comunidade surda e as vivências com quem usa a língua diariamente. As aulas acontecem presencialmente, em Aracaju. As matrículas devem ser feitas na sede do IPAESE, localizada na Rua Tenente Wendel Quaranta dos Santos, nº 1479, no bairro Suíssa, em Aracaju. No ato da inscrição, é necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

Chega um momento em que a empresa precisa parar de “testar” marketing
e começar a gerenciar.
Gestão traz:
✔ clareza
✔ organização
✔ constância
✔ crescimento sustentável
https://www.instagram.com/attitude_comunicacaoofc/
👉 Se sua empresa está nesse momento, a Attitude pode ajudar.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A felicidade da nossa vida depende da serenidade da nossa consciência”. Oliver Goldsmith.