Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Há alguns setores da política e da mídia sergipana que tratam Edvaldo Nogueira como líder. Porém, há de se perguntar, o que é ser um líder? Segundo o léxico, líder é o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. Pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
Dito isto, será que Edvaldo reúne tais características? Primeiramente, é importante verificar se Edvaldo, desde quando ingressou na política partidária, liderou um grande projeto no qual ele fosse o expoente, ou se liderava um pequeno grupo de estudantes e/ou militantes de um partido político, no caso o recém criado PC do B. De fato, naquele período, não se poderia dizer que Edvaldo se projetou como líder.
Na verdade, líder naquela época, no campo da esquerda ampliada, diga-se assim, eram Jackson Barreto e Marcelo Déda. Certamente que pode-se pensar em outros nomes, mas não na dimensão desses dois. De lá para cá, Edvaldo se tornou Vereador e depois Prefeito de Aracaju. Como Prefeito, herdou a gestão municipal de Déda, de quem era o vice. Depois, já no exercício do mandato, foi disputar a própria eleição e venceu, ajudado por Déda (já Governador) e por um fecho de alianças.
Mas ainda que eleito, não se via em Edvaldo a figura do líder. Ele não é aquele político que coordene as ações de outros políticos e nem é tampouco o agente que move paixões da população. É verdade que tempo depois voltou a se eleger Prefeito e depois se reeleger contando novamente com um agrupamento forte em torno do seu nome.
Mas o blog toca no teste de fogo. Edvaldo quando pretendeu se eleger para outro cargo ou apoiar algum candidato para deputado estadual ou federal não conseguiu eleger nem a si e nem ao indicado. Portanto, pergunta-se: que líder é este? Governou Aracaju por 14 anos, e fez muito pouco, considerando o longo tempo à frente da gestão. E mais, para aqueles que dizem que quando Edvaldo vence, ele só se ocupa de administrar e não de praticar política, precisa então dizer ao alcaide que quando ele estiver em campanha, que também não se preocupe com política e nem com os políticos, já que é atrás deles que ele vai com promessas e juras de amor, para depois de eleito e empossado relegar-lhes o desprezo, o menoscabo e a desatenção.
Não é por outro motivo que a frase que mais se ouve nas rodas e ambientes da política sergipana é a que diz: “Edvaldo só pensa nele e no seu pequeno séquito de meia dúzia de pessoas.” Pois é!
Nem Cauê, em final de carreira dará jeito E um detalhe: o jornalista e marqueteiro Carlos Cauê – aquele que antes da definição do candidato governista no ano passado – escreveu artigos defendendo o nome de Edvaldo e depois sucumbiu a candidatura de Fábio Mitidieri, não dará jeito no futuro político de Edvaldo. Nem com Luiz Roberto Dantas, nem Waneska Barbosa, nomes fracos para a disputa em Aracaju. Mais uma prova que Edvaldo não é líder e não soube em 14 anos como prefeito construir um grupo político.
E por falar em Aracaju e Edvaldo Nogueira, para não dizer que o blog não falou das flores, digo do milho: em plena Rua Laura Fontes (foto acima), no Bairro Treze de Julho, um dos metros quadrados mais caros do IPTU. A foto mostra que Edvaldo cuida da cidade e da gente! No meio do mato que cresce entre o asfalto e a calçada além do pé de milho, grande quantidade de capim, em uma das áreas mais caras de Aracaju. Será que o capim nas calçadas está na cota de preservação ambiental da prefeitura? Outubro vem aí com milho para todos kkk…
E em pleno centro de Aracaju um exemplo da mobilidade cantada em prosa e verso pelo prefeito na foto acima. Os pedestres sem acesso a calçada em um trecho com grande circulação de veículos Rua de Arauá e Estância. O leitor pode ver que a calçada está tomada ao lado da faixa de pedestre e da rampa de acesso. Imagine os idosos e pessoas portadoras de deficiência. É um belo exemplo do legado dos 14 anos de Edvaldo…
Resultado diretoria interina sistema Fecomércio/SE O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe comunica a eleição do empresário Fernando Carvalho como presidente interino da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe, até que seja realizado o novo processo eleitoral. Carvalho foi eleito por 7×0, com cinco votos nulos, em um processo eleitoral acompanhado pelo representante do Ministério Público do Trabalho, que validou a eleição. O empresário Sandro Moura foi eleito secretário interino e o empresário Petrúcio da Silva foi eleito tesoureiro interino.
Rodovia das Indústrias em Socorro A rodovia estadual SE-090, que liga o Distrito Industrial de Socorro(DIS) – localizado vizinho ao Conjunto João Alves Filho – à sede do município está perigosíssimo trafegar por ela devido aos buracos abertos no asfalto. Ontem, precisamente às 13h22 estavam caídos na pista duas pessoas acidentadas, motos e carros parados e pessoas, logo vindo o veículo do SAMU. Urge o DER/SE agir consertando de imediato tal rodovia. O trecho mais danificado é entre o posto de combustível Geração e a distribuidora Petrox.
Márcio Macêdo destaca lançamento do Plano Brasil Sem Fome E ontem, 28, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, participou de uma reunião com a CAISAN (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional), às vésperas do lançamento do Plano Brasil Sem Fome, para finalizar o plano, como também a construção das caravanas que serão mobilizadas pelo Ministério que ele comanda.
Combate à fome, dever do Estado Nas redes sociais, Márcio Macêdo destacou que o combate à fome é um dever do Estado e também compromisso da sociedade. “São 24 ministérios trabalhando para a implementação mais aprofundada disso. As políticas públicas já estão em andamento com o Bolsa Família e terá continuidade, paralelamente, com o Brasil Sem Fome”, explicou. Participaram da reunião o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e os ministros Welligton Dias (Desenvolvimento Social), Nísia Trindade (Saúde), Anielle Franco (Igualdade Social), Ester Dweck (Gestão e inovação), além dos representantes dos 24 ministérios.
Presidente da Alese recebe representantes do Sebrae-SE O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), recebeu ontem, 28, a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola. A visita foi motivada por perspectiva de parceria entre o Sebrae, a Alese e as prefeituras municipais de Sergipe com o objetivo de instalar Salas do Empreendedor nos 75 municípios, já que atualmente existe este tipo de investimento apenas em 43 cidades.
Atendimento As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
Convênio Durante apresentação do projeto, a superintendente do Sebrae destacou que está sendo vista a possibilidade de um convênio para fazer ações conjuntas entre a Alese e o Sebrae, desenvolvendo o estado como um todo. “A gente tem como objetivo aproximar cada vez mais o Poder Público da nossa instituição; e fazer uma parceria com a Alese é de fundamental importância para que a gente leve o empreendedorismo a todo o estado e Sergipe, gerando emprego e renda para toda a população”, afirmou. Essa mesma iniciativa já ocorre entre o Sebrae, prefeituras municipais e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Apoio aos pequenos negócios A apresentação da Sala do Empreendedor foi realizada pela técnica do Sebrae, Marianita Mendonça. Ela disse que será possível ajudar os moradores a realizar o sonho de ter a sua empresa aberta formalmente para garantir o trabalho para quem precisa. “A missão do Sebrae é apoiar os pequenos negócios e as pessoas que têm o sonho de empreender. Então a proposta da Sala do Empreendedor é esse equipamento público em cada município para que as pessoas que ali estão em vez de ir a um banco ou ao Sebrae da regional, se sintam acolhidas na própria prefeitura municipal que tem essa política de fomentar o empreendedorismo local”, acrescentou. A proposta será avaliada pelo setor jurídico da Alese para encontrar uma forma de realizar esta parceria. Também estiveram participando do encontro, o gerente de comunicação e marketing, Givaldo Ricardo e o assessor técnico, Fausto Dorea.
Corretores de Imóveis são homenageados em sessão na Alese Como parte da programação de ações em reconhecimento aos 61 anos de regulamentação da profissão de corretores de imóveis, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE) foi honrado com uma Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), manhã da última sexta-feira (25). A homenagem, proposta pelo deputado estadual Neto Batalha, reuniu conselheiros, diretores, corretores de imóveis e convidados.
Serviços prestados Fazendo o uso da palavra no plenário, o presidente do Creci-SE, André Cardoso, destacou a importância de contar com os serviços prestados por um profissional devidamente habilitado. E reforçou orientações de como as pessoas podem garantir que estão sendo atendidas por corretores de imóveis de fato.O gestor aproveitou a ocasião para frisar que, mesmo com todas as inovações tecnológicas, nada substitui o corretor de imóveis.
Registros Também fizeram uso da palavra: Waldson Silva (diretor parlamentar do Creci-SE), Nilson Araújo (presidente do Creci-BA) e Ricardo Fontes (diretor de evento da Associação de Corretores de Imóveis). O deputado Neto Batalha, autor da proposição – e que tem registro como corretor de imóveis, falou da relevância daquele momento, como uma oportunidade de debater alguns assuntos, conversar com a classe e mostrar à sociedade a profissão que realiza o sonho da casa própria.
FAMES promoverá amanhã, 30, coletiva de imprensa sobre a Mobilização Municipalista “Sem FPM não dá” A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) promoverá, nesta quarta-feira, 30, às 7h, na sede da entidade, uma coletiva de imprensa durante um café da manhã, como parte da Mobilização Municipalista intitulada “Sem FPM não dá”. O evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o desenvolvimento e funcionamento das cidades.
Fontes O FPM é uma das principais fontes de recursos financeiros para os municípios brasileiros. Ele é composto por uma parcela do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) arrecadados pelo governo federal. Esses recursos são distribuídos entre os municípios de acordo com critérios como o tamanho da população e a renda per capita do Estado.
Dificuldades No entanto, os municípios têm enfrentado dificuldades financeiras devido à queda na arrecadação do FPM. Isso impacta diretamente a capacidade dos municípios de oferecer serviços essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura.
Garantia Diante desse cenário, a FAMES se soma à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e às demais entidades estaduais municipalistas para sensibilizar o governo federal e a sociedade sobre a importância de garantir uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso. A mobilização “Sem FPM não dá” foi adotada por vários estados e prefeituras do país, para chamar a atenção para essa questão e pressionar por medidas que fortaleçam financeiramente os municípios.
Dados Durante a coletiva de imprensa, representantes da FAMES irão apresentar dados e informações sobre a situação financeira dos municípios sergipanos e as consequências da queda na arrecadação do FPM. “É fundamental que a sociedade esteja atenta a essa questão e apoie as ações promovidas pela FAMES em prol dos municípios sergipanos. O fortalecimento das finanças municipais é essencial para garantir o desenvolvimento e o bem-estar de toda a população”, declarou o presidente da FAMES, Alan Andrelino.
Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza 447 procedimentos cirúrgicos em um mês do Opera Sergipe Unidade de saúde habilitada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para receber pacientes do Projeto ‘Opera Sergipe’, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Lagarto, já realizou 447 procedimentos cirúrgicos em um mês de atendimento.
Procedimentos O HNSC já realiza 15 tipos de procedimentos do ‘Opera Sergipe’, como histerectomia, colecistectomia e hérnia. O Hospital Nossa Senhora da Conceição é administrado pela Associação Hospitalar de Sergipe (AHS), sendo referência em toda a região Centro-Sul de Sergipe. Possui credenciamento com a Secretaria Estadual da Saúde.
10 mil cirurgias O ‘Opera Sergipe’ prevê, inicialmente, a execução de dez mil cirurgias eletivas em diversas especificidades, com o objetivo de agilizar as filas de espera por esses procedimentos em todo o território sergipano. O investimento previsto é de mais de R$ 56 milhões, provenientes de verba do Estado, da bancada sergipana e da União.
Acesso Para ter acesso ao Opera Sergipe, basta ir a um desses hospitais ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a consulta na UBS ou nos hospitais, o paciente será encaminhado para consulta com um cirurgião, que irá cadastrar, caso necessário, o usuário no programa. Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas IOS e Android.
Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Primavera realiza com sucesso I Congresso Alagipe de Câncer de Pulmão Durante os dias 25/08 e 26/08, foi realizado no Hotel Del Mar, em Aracaju, o I Congresso Alagipe de Câncer de Pulmão, através de uma união entre os estados de Sergipe e Alagoas, e iniciativa do CEP – Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Primavera. Palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles, o renomado Dr. J.J. Camargo, discutiram o que há de melhor em evidência científica para o tratamento da doença, que permanece sendo o tipo de câncer mais letal no mundo. De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer, são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025, e o de pulmão ocupa o terceiro lugar, com uma estimativa de 32 mil novos casos por ano . Também fizeram parte do evento oncologistas, radiologista, pneumologistas, radioterapeutas, patologistas, cirurgiões torácicos, residentes, fisioterapeutas, enfermeiros e acadêmicos, que tiveram a oportunidade de ter contato com diversas modalidades cirúrgicas, tecnologias para radioterapia, avanços da Terapia-alvo e da imunoterapia, além da apresentação das principais inovações no tratamento.
Avaliação de nódulo pulmonar incidental O pneumologista e coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, Dr. Gustavo Faibischew, foi um dos palestrantes e abordou sobre a avaliação de nódulo pulmonar incidental. Segundo ele, a investigação desta entidade permanece complexa, uma vez que existem sobreposições entre as características dos processos benignos e malignos no seu diagnóstico diferencial. “O esforço, o comprometimento, o avanço e a implantação de novos recursos no tratamento, desmestificam a imagem que o câncer de pulmão é uma sentença de morte. É uma oportunidade que o paciente se cuide, tenha um tratamento de qualidade, e com isso, tenha uma garantia da manutenção da qualidade de vida por mais tempo”, finalizou.
Avanços Os avanços na patologia pulmonar e como funciona na prática a medicina de precisão na região, também foram debatidos no Congresso. A especialista em Oncologia Clínica pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Dra, Gabriela Monte, falou que um dos maiores desafios da medicina moderna é mover-se em direção ao estabelecimento da chamada medicina de precisão, definida como uma abordagem emergente para tratamento e prevenção de doenças que leva em conta a variabilidade individual de genes, ambiente e estilo de vida para cada pessoa.
Avanços II O objetivo da abordagem é, dentre outros, aumentar a especificidade do paciente para que o tratamento correto seja administrado ao paciente certo, na hora certa, na dose certa. Na ocasião, a também vice-presidente do Congresso, parabenizou a iniciativa da Rede Primavera em ter a consciência de promover um evento multidisciplinar, com temas relevantes, com a participação de profissionais renomados, e levar à população que o diagnóstico precoce do câncer de pulmão é pontapé inicial para o tratamento mais direcionado, com métodos de investigação mais adequado, exames específicos e acompanhamento humanizado para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
Transplante de pulmão Uma das palestras mais esperada foi do cirurgião torácio e escritor, Dr. J.J. Camargo, pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, em 1989, tendo realizado cerca de 700 transplantes de pulmão e sendo o único a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos. Foi o idealizador e hoje dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, e é Diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho, também da Santa Casa, tendo realizado mais de 30.000 cirurgias de tórax. Por causa uma hora, os participantes ficaram atentos ao tema abordado por Dr. J.J. Camargo, sobre a visão mais integrativa do paciente e o exercício da medicina.
Conscientização Bastante satisfeito com o resultado do evento, o presidente do Congresso e liderança médica do Centro de Oncologia da Rede Primavera, Dr. Michel Fabiano Alves, reforçou a importância da conscientização da população em procurar o médico, fazer o rastreio, e principalmente aos pacientes fumantes e que tem histórico de tabagismo na família. “Nós, enquanto Rede Primavera, temos todos o arsenal em um só lugar, com uma equipe preparada desde a consulta médica, diagnóstico, tratamento e todo acompanhamento multidisciplinar, com a finalidade de aumentar as chances de cura do paciente”, destacou Dr. Michel.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
ESQUISITO é alguém dizer que acredita em Jesus e não saber quem é ele. Nunca leu os quatro Evangelhos. Não participa da Igreja. Tem nenhuma vida de intimidade e aconchego com Jesus, nem tem certeza de que Ele está vivo… mas se acha uma referência teológica. Busquemos Jesus!
Mais padres Júlios e menos bolsonaristas! Força @pejulio
“A Administração Pública vale exatamente o quanto valem os homens que a compõem.”m Pierre Escoube
www.twitter.com/brenogaribalde
Continuo na luta para que a revisão do Plano Diretor saia.
Na audiência realizada na sexta-feira, 25, foram ouvidos vários movimentos sociais e esperamos que nos próximos 30 dias a juíza federal Thelma Maria dê uma decisão favorável ao andamento da revisão do PDDU. #Entrevista
Um dos problemas causados pela falta de revisão do Plano Diretor são os impactos no transporte público. Precisamos repensar o modelo de mobilidade urbana de Aracaju, integrando todos os modais.
Mobilidade não é só asfalto! É ciclovia, é calçada de qualidade, ônibus adequados. Tudo precisa ser pensado de forma conectada. #EntrevistaLiberdadeFM
www.twitter.com/andrecarvalhose
Tem coisas que só acontece na política. Acabei de passar por uma deputada, que na campanha só tinha ‘dente’ de tão carismática, e agora só passa olhando pra baixo.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
Palavras bonitas e ações atrasadas não concertam falta de atitude na hora “que se esperava… tem atitudes que não se pode deixar para o dia seguinte. O velho “depois eu faço” revela muitas coisas…” Padre Dalmário.
“Todos, todos, todos”. O apelo lançado e relançado ao longo da JMJ de Lisboa por uma Igreja acolhedora, onde haja espaço para “todos, todos, todos”, incluindo pessoas homossexuais e transexuais, o Papa Francisco reiterou e aprofundou em sua conversa com os jesuítas de Portugal. O Papa se reuniu com seus confrades em 5 de agosto no Colégio de São João de Brito, uma escola dirigida pela Companhia de Jesus, durante sua viagem à capital lusitana para a Jornada Mundial da Juventude. Ouça e compartilhe: