Reabertura hoje Banca do Careca que virou Patrimônio Cultural Aracaju

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E hoje, 1º, a partir das 16h30, será reaberta a Banca do Careca ao lado da Catedral Metropolitana, no centro de Aracaju. Esta semana através de projeto de lei do vereador professor Bittencourt, a Banca virou Patrimônio Cultural da Cidade de Aracaju.

Depoimento do titular deste espaço sobre a Banca do Careca:

“A Banca do Careca como patrimônio cultural de Aracaju representa uma homenagem não apenas a Gervásio dos Santos, o Careca e a família dele, mas uma homenagem a uma geração que lutou pela democracia e pela liberdade no Brasil. Meu avô, José Nunes, foi presidente do Centro Operário Sergipano chegando a ser suplente de deputado estadual em 1954 pelo PCB, quando na legalidade. Por conta desta convivência com José Nunes e meu pai, Célio Nunes, tive o prazer, quando jovem estudante secundarista conhecer figuras como Manuel Vicente, o próprio Careca, Gilberto Burguesia, Asclepiades José, o Bengala, Durval Santana e Lídio da Cocada, já falecidos que fizeram parte desta história. Como também os que estão vivos, como Antônio Bittencourt (frequentava a casa do meu avô), Milton Coelho, o itabaianense Faustino Menezes, Marcélio Bomfim, Laura Marques, Wellington Mangueira e tantos outros que foram, perseguidos e torturados pela ditadura militar. É um resgate desta história para as gerações futuras de uma resistência política e cultural que marcou a história de Sergipe e do Brasil.”

Agradecimento do psicólogo e ex-vereador Max Prejuízo a todos os vereadores de Aracaju:

“Gratidão de ser neto de Gervásio dos Santos (Careca). Por diversos anos, tive a felicidade de conviver diariamente com meu avô e hoje eu vejo a Câmara Municipal de Aracaju transformar a banca do Careca como patrimônio cultural da cidade de Aracaju. A emoção é algo muito pessoal, cada um tem sua reação, mas essa conquista também é da família, e nesse momento quero agradecer a minha mãe por ter me dado a oportunidade de ser Neto desse ser humano inesquecível que foi meu avô. Após o falecimento do meu avô, assumir a banca de revista do Careca mantendo a tradição familiar.”

Programação 

Na programação da abertura hoje homenagens aos familiares e personalidades que lutaram em defesa da democracia  e a parte cultural com o Grupo Maracatu Baque Mulher, debate sobre empoderamento feminino, roda de conversa e tradicional o cachorro-quente do Seu João. Lembrando a memória afetiva de gerações e em homenagem à culinária africana, vamos ter, também, o tradicional acarajé.

  

Sinais e reflexos Na posse do novo desembargador Etélio Prado Júnior os olhares e os abraços falaram mais que as palavras. Depois desse, quem será o próximo desembargador? As respostas a essa pergunta eram mais sinais e reflexos que cada interlocutor respondia de acordo com seus conhecimentos, informações, percepções e prognósticos.

 Fabiano Feitosa Simples, cordial, admirado e muito respeitado por seus colegas de profissão, mas também por lideranças dos poderes públicos, o advogado Fabiano Feitosa parecia muito bem posto nesse cenário que precede a escolha do próximo desembargador, agora indicado pela OAB. É de conhecimento público a preferência que o governador Fábio Mitideri tem por seu nome. E isso conta muito a favor.

 Outros nomes Além de Fabiano Feitosa, outros nomes desfilaram em torno das cerimônias de posse do novo desembargador. Um deles, o advogado Marcio Conrado, também muito bem conceituado no ambiente, era um candidato de primeira linha da atual cúpula da seccional à lista sêxtupla. Agora, com antigos apoiadores virando concorrentes, o clima ficou tenso e, por enquanto, ainda indecifrável.

 Jogos de poder É possível que até dezembro deste ano surja a nova vaga no Tribunal de Justiça, com a provável definição do processo judicial que envolve o desembargador Luiz Mendonça. Com a eleição do Quinto antecipada, novas regras eleitorais em implantação, início de pré-campanhas para a presidência da OAB e poderosos jogos de poder em ação, os próximos meses certamente serão de muitas emoções na advocacia sergipana. E de reviravoltas internas também. Os advogados Fabiano Feitosa e Márcio Conrado estão em maior evidência, mas Carlos Augusto Monteiro, Rosilene Moraes e Ana Lúcia Aguiar também estão no páreo.

Termo de Cooperação Durante visita à feira da Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana, o governador Fábio Mitidieri assinou termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura e o estado da Bahia. O objetivo é trocar experiências e alinhar ações de fomento ao setor pesqueiro dos dois estados,como a Expo Pesca,  maior feira de negócios de pesca e aquicultura do Nordeste. “Sergipe é pequeno mas é ousado. Queremos ser o maior produtor de camarão do Nordeste e essa parceria vai nos ajudar por meio de trocas de experiências”, disse Fábio.

 Georlize vereadora? Ainda durante a entrega da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato, Mitidieri cumprimentou a delegada Georlize Teles e brincou a chamando de vereadora. Será um convite?

 Oposição reconhece O trabalho de desenvolvimento social e econômico feito pelo governo do Estado é reconhecido pelos deputados estaduais da oposição. No expediente desta quinta-feira, 30,o deputado Georgeo Passos anunciou  emendas de R$ 400 mil para os programas Prato do Povo,voltado para a segurança alimentar, e para a CNH Social. A destinação de emendas comprova a relevância dos projetos estaduais.

Sergipe del Rey! Terra onde um prefeito não mora no município, mas em outro onde tem uma Mansão, mas que está registrada em cartório como um terreno. Será que tem sonegação fiscal? Será uma bombinha “peido de Veia”, ou uma “Treme-terra”, que abala tudo e todos?

  

 

Lagarto! Prefeitura lança edital de R$ 20,5 milhões. Uma boa pedida para as empresas de engenharia de Sergipe E na última quarta-feira, 20, a Prefeitura de Lagarto, através do edital 003/2023, lançou a concorrência pública para a contratação de uma empresa especializada no ramo de engenharia, para execução dos serviços de manutenção, adaptação e conservação e melhorias de prédios públicos e praças do referido município.

 Critério de menor preço Pelo edital, a referência de preços de todos os serviços será gerado através do critério de menor preço aferido pelo critério de maior desconto ofertado sobre a tabela do Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe – ORSE e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI, e tendo sua referência de data base (junho/2023), de acordo com o projeto básico e especificações apresentadas, convertido em anexo I deste instrumento. O projeto básico tem 23 páginas ( PROJETO BÁSICO), assim como todo o edital aqui.

 

 

Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, hoje, 1º O vereador Professor Antônio Bittencourt (PDT), vai presidir nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 9h, uma Sessão Especial, na Câmara de Vereadores, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que é comemorado no dia 10 de dezembro.

 Anísio Dário A Sessão Especial marca uma homenagem ao sergipano Anísio Dário, um operário negro e comunista que foi  brutalmente assassinado no Centro de Aracaju, no dia 29 de novembro de 1947, pelas forças policiais do Estado de Sergipe. A data deste episódio instituiu o Dia Municipal da Promoção da Democracia dos Direitos Humanos. Os Direitos Humanos são um conjunto de normas e procedimentos que possibilitam qualquer pessoa ter direitos considerados  intransferíveis, como o direito à justiça, à liberdade e à igualdade somente por estar viva e existir.

 Discussão e homenagens Na ocasião, vão ser discutidas políticas públicas sobre o tema, além de homenagens à algumas pessoas que contribuem ou exercem um papel de representatividade dentro do seu segmento ou comunidade, garantindo a seguridade dos Direitos Humanos na nossa sociedade aracajuana.

Sergipe recepciona agentes de viagem em Famtours Entre os meses de outubro e novembro deste ano, a Associação da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) realizou, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju e as operadoras Mondiale, Cativa e Incomum, seis Famtours, que são viagens de familiarização, onde os agentes de viagem são convidados para conhecer os produtos e serviços do destino.

Roteiros Durante esse período, os agentes de viagem tiveram a oportunidade de explorar e conhecer os principais pontos turísticos da capital e de algumas cidades do estado. Os roteiros incluíram visitas aos mercados, o Alto da Colina de Santo Antônio, o Largo da Gente Sergipana e a Orla de Atalaia, além de passeios na Ilha dos Namorados, Croa do Goré, Praia do Saco, Mangue Seco, Rota do Cangaço, Rota do Imperador, Lagoa dos Tambaquis, São Cristóvão e os Cânions de Xingó.

Particularidades da região O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, ressalta que os Famtours proporcionam aos agentes de viagem uma experiência única, permitindo que eles conheçam de perto as particularidades da região. “Essa imersão proporciona um conhecimento mais profundo sobre as atrações, infraestrutura e os serviços turísticos oferecidos, permitindo que os agentes transmitam informações mais precisas e detalhadas aos seus clientes”, pontuou o presidente.

Experiências novas para passar para os clientes A agente de viagem da operadora Mondiale, Regina Casale, de Belo Horizonte/MG, revelou em seu primeiro dia de Famtour as suas expectativas. “A expectativa é conhecer bem o destino e todo o estado, o máximo que a gente puder aproveitar e curtir bastante para termos essa experiência para passar para os nossos clientes que buscam muito esse destino, do Nordeste, praias e essas experiências novas que vem surgindo agora, mais exploradas ultimamente”, declarou a agente.

Expectativas superadas Já o executivo de Contas do Grupo Ancoradouro, de Campinas/SP, que acompanhou os agentes de viagem, disse em seu último dia de Famtour que a experiência superou as expectativas. “A gente gostou muito, superou as expectativas. É um estado maravilhoso e muito acolhedor. Todo o pessoal que está acompanhando o grupo, eles estão entusiasmados, satisfeitos e preparados para vender ainda mais o destino”, relatou o executivo.

Parceria com os governos Antônio Carlos informou ainda, que está prevista, para o mês de dezembro, a realização de mais um Famtour com profissionais do turismo. “Essa ferramenta de promoção do destino, em conjunto com outros investimentos que estão sendo feitos em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, estimulam as vendas de pacotes turísticos para o nosso destino, aumentando o fluxo de turistas e impulsionando a economia do Estado”, frisou o presidente.

Câmara aprova Projeto de Emenda à Lei Orgânica que permite regulamentação do transporte complementar em Aracaju Ontem, 30, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 4/2021, que altera a redação do inciso XII do artigo 234 da Lei Orgânica do município de Aracaju, sobre o serviço de transporte complementar urbano. A matéria foi aprovada por 22 votos a favor e nenhum voto contrário. Houve duas ausências.

Base legal A alteração diz respeito à regulamentação do transporte complementar urbano, no sentido de o Município conceder, permitir ou autorizar esse serviço. A alteração tem como base a lei federal nº 12.587/2012, conhecida como Política Nacional de Mobilidade Urbana. Após essa aprovação, o projeto irá para redação final antes de ser promulgada e publicada pela Mesa Diretora da CMA.

Discussão Antes de iniciada a votação, Anderson de Tuca (PDT) defendeu que a proposta tem um erro material, pois se referiria ao Projeto de Lei nº 42/2021, e não à Lei Orgânica. Por isso, o parlamentar defendeu que a discussão não poderia acontecer, já que a alteração do texto após primeira votação seria intempestivo.

Discussão II Por sua vez, Pastor Diego (PP), autor do projeto, disse que, ao consultar a assessoria jurídica da Casa, não haveria problema em corrigir o termo “emenda à Lei Orgânica”, em redação final. O parlamentar ressaltou também que não há erro na emenda e, sim, um pequeno ajuste que pode ser feito posteriormente. “Não há venda de ilusão para os trabalhadores. Esse é o primeiro passo para que o Poder Executivo possa regulamentar o transporte complementar em Aracaju”, destaca.

Discussão III O vereador Vinicius Porto (PDT) destacou que a proposição foi feita de forma extremamente frágil. “Esse projeto está extremamente frágil e não poderá ser modificado posteriormente”, alertou, defendendo que o projeto não tivesse continuidade. Ele destacou que seria possível o veto do prefeito, mas o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), reforçou que projetos de emenda à Lei Orgânica não passam pela sanção do chefe do executivo.

Discussão IV Elber Batalha (PSB) admitiu que há um erro, mas não há motivos para nulidade, porque o processo legislativo foi respeitado, observou o quórum necessário e os interstícios foram respeitados. Entretanto, por receio de haver eventuais questionamentos, ele sugeriu adiar para ajuste da emenda, mas que votaria a favor por entender que é possível fazer o ajuste em redação final.

Discussão V Emília Corrêa defendeu que o erro material pode ser corrigido na redação final, com base no entendimento do Código de Processo Civil (CPC). Isac Silveira (PDT) ponderou que o erro de fato cabe interpretações diversas, mas como Projeto de Emenda à Lei Orgânica é promulgada pela Casa, o próprio parlamento pode fazer as alterações necessárias. “É do nosso trabalho [do Legislativo], nós temos condições técnicas de resolver essa falha e dar continuidade”, ao lembrar que a votação é polêmica. O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, se pronunciou apontando que esses erros já eram conhecidos, mas que isso não seria considerado um impeditivo para a tramitação do projeto e eventuais erros serão corrigidos em redação final, que será analisada pelo Plenário.

Aprovação O Projeto de Emenda à Lei Orgânica foi aprovado por todos os vereadores presentes e foi bastante comemorado pelos parlamentares da Casa do Povo. O vereador Ricardo Marques (Cidadania) parabenizou a Casa pela condução desse processo. “Esse parlamento tem feito história e resolvido problemas de décadas que o Executivo não tem conseguido resolver”, disse.

Priorizando o povo Zezinho do Bugio (PSB) fez uso da Tribuna para, também, parabenizar a condução da Mesa nos processos de discussão e votação da Câmara. “Parabenizo o presidente [Ricardo Vasconcelos] e a categoria pela conquista”, colocou. Na mesma linha, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) se disse orgulhoso “de estar nesta legislatura e tê-lo como presidente, pois o senhor está priorizando o povo de Aracaju. Esta Casa está fazendo história”, considerou.

Trabalhadores Cícero do Santa Maria (Podemos) lembrou que os trabalhadores ansiavam pelo “sim” e disse que ele e o vereador Bigode (PSD) já se serviram do transporte alternativo na região do Santa Maria. Bigode disse que votou em “sim” e cobrou que as pessoas que fazem o transporte não podem ser penalizadas por realizarem o seu trabalho. “A categoria também está de parabéns pela conquista”, disse.

Ajudando a população Breno Garibalde (União), um dos subscritores do projeto, revelou estar emocionado com a reação dos trabalhadores presentes na Casa. “Parabéns Ricardo [Vasconcelos] por estar fazendo o bem para a população de Aracaju. Vamos abrir os precedentes possíveis para ajudar a população da cidade”. O vereador Miltinho Dantas (PDT) lembrou que as mobilizações são necessárias para a conquista de diretos. “Quem ganha com essa aprovação são os cidadãos”, lembrou. Pastor Diego agradeceu aos pares pelo reconhecimento da importância da pauta, mas lembrou que esse é o primeiro passo para a regulamentação do transporte complementar.

Ipesaúde prioriza a saúde infantil com ampla oferta de vacinas O compromisso do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) com a saúde infantil destaca-se entre os cuidados ofertados à comunidade sergipana. Para atender a essa missão, o Ipesaúde mantém a Sala de Vacina em sua sede, oferecendo uma variedade de imunizantes tanto para seus beneficiários quanto para a população em geral. E as crianças têm acesso as vacinas essenciais desde seu nascimento, garantindo uma imunização abrangente. A Sala de Vacina opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, na sede da autarquia localizada na rua Campos, 177 – no bairro São José, proporcionando comodidade aos interessados.

Importância A técnica de enfermagem da Sala de Vacina do Ipesaúde, Liliane Fagundes, ressalta a importância da vacinação infantil para a saúde pública, destacando que esse cuidado desde a infância contribui significativamente para a proteção da sociedade como um todo. “Ao imunizarmos as crianças desde cedo, estamos prevenindo a propagação de diversas doenças, fortalecendo a saúde coletiva”, afirma. Liliane destaca que desde o nascimento, as crianças precisam receber várias vacinas importantes. Ao nascer, elas recebem a BCG e a Hepatite B. Aos dois meses, são administradas outras quatro vacinas: a Pentavalente, a Rotavírus, a Pneumo10 e a VIP (contra a Paralisia Infantil). Toda matéria aqui.

Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis participa de mais uma campanha de adoção responsável no RioMar Aracaju Dentro da programação socioambiental do RioMar Aracaju, neste sábado, 2 de dezembro, acontece a 33ª Adoção de Estimação. Na última edição do ano, a parceria do shopping segue com a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), entidade que acolhe mais de 900 animais e passa por um momento delicado de superlotação, em decorrência do alto índice de abandono.

Tutores responsáveis “Iremos realizar a última ação do ano no RioMar, com esperança de encontrarmos tutores responsáveis para adoção de mais animais. Para nós, cada cão ou gato adotado é motivo de felicidade, pois sabemos que a adoção é o começo de um novo ciclo de vida para os animais”, ressalta Antônia Teles, presidente da Adasfa.  A Adoção de Estimação acontece no piso E1 do edifício-garagem, próximo ao acesso da Cobasi, das 16 às 19 horas. Caso os animais sejam adotados, o horário de funcionamento da ação poderá ser alterado.

Compromisso O tutor interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade com foto (RG, CNH), CPF, comprovante de residência e assinar termo com o compromisso de não abandonar ou maltratar o animal que está levando para casa. “Sempre ressaltamos que a adoção é um gesto de amor e precisa ser realizada de forma responsável. Adotar um cão ou um gato porque está na moda ou porque o vizinho adotou, não é um ato legal. Muitas vezes, a pessoa leva para casa um animal adulto que passou por grandes traumas ou um filhote que foi encontrado em situação de abandono, e ambos precisam de cuidados, paciência e muito amor”, pontua a presidente.  

Doações No dia da ação, os simpatizantes da causa em defesa dos animais podem ajudar doando ração (cães e gatos, filhotes e adultos), produtos de limpeza e higiene, remédios, toalhas e cobertores, lata de patê, massa para cuscuz de milho ou arroz, proteína (carne ou frango), ração para cães e gatos (filhotes e adultos), botijão de gás para o preparo da alimentação dos animais.  A Adasfa fica localizada na Avenida Canal Santa Maria, 30 – bairro Santa Maria, telefone l79l 99893-8077. As doações podem ser feitas também através da chave pix: 07.173.074/0001-79.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deu Sergipe em Brasília! Os jornalistas Diego Rios e Larissa Gaudêncio trouxeram para Sergipe dois troféus do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que aconteceu em Brasília. O Portal FAN F1 foi anunciado como primeiro lugar na categoria texto e grande prêmio, ou seja, o melhor trabalho do Brasil, com uma linda matéria sobre a batata doce. Parabéns!

 

 Já imaginou passar um dia divertido, passeando pelas águas do Rio Sergipe, em lugares paradisíacos, com banhos deliciosos, descidas de esquibunda e de quebra acompanhar um belíssimo pôr do sol? Pois é, dia 3 de dezembro, próximo domingo, teremos o *PASSEIO DAS 4 ILHAS*… Faça já a sua reserva, porque elas são limitadas!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

OPINIÃO

 https://blogdesamarone.blogspot.com/

 Pensar Itabaiana (2) Por Antonio Samarone, médico sanitarista.

 A historiadora Thetis Nunes, defendia que a virada de Itabaiana de província agrícola para um próspero entreposto comercial, ocorreu no inicio da década de 1950, com a criação do Ginásio Murilo Braga e a chegada da BR – 235.

Antes, de relevante no campo educacional, Itabaiana só possuía o Grupo Escolar Guilhermino Bezerra (1936/37).

 Em 1953, saiu a primeira safra de formados no Ginásio Murilo Braga.

 Em 1950, Itabaiana possuia uma população de 35.987 habitantes, sendo que 80% vivia na zona rural. Na cidade mesmo, moravam um pouco mais de 5 mil habitantes.

 Antes de continuar a leitura, observe o mapa acima, encontrado nas publicações de José de Almeida Bispo.

 O açude da Macela é de 1953.

 O mapa diz quase tudo, da realidade urbana de Itabaiana. Rua estreitas, mal cuidadas, um casario pobre, dominado pelas “casas de rancho”, usadas pelos proprietários apenas nos dias de feiras e nas festas religiosas.

 Somente em 1948, foi criada a Associação Atlética, o primeiro clube social da cidade. Lembro-me do conflito, quando a Atlética implantou os bailes com luz negra. Credo em cruz!

 Em 1949, criou-se um Gremio Literário e Esportivo (GLEI), em Itabaiana.

 A Paróquia de Santo Antonio estava sob o comando, desde 1939, do Padre udenista, Eraldo Barbosa. Ele ficou em Itabaiana até 1954 e iniciou a construção da Maternidade São José e do Cine Teatro Santo Antônio. ( o cinema do Padre).

 Em 1955, assumiu a Paróquia de Itabaiana o Padre Arthur Moura Pereira, um cura de viés iluminista. Que no final, deixou a batina para se casar.

 O envolvimento apaixonado do Padre Eraldo na política local, aliado de primeira hora de Euclídes Paes Mendonça, apressou a sua transferência de Itabaiana.

 O historiador Carlos Mendonça, cita um panfleto distribuído pelo padre Eraldo, dias antes das eleições de 1954, nas missas da igreja de Itabaiana: (o fake news vem de longe).

 “É pecado mortal votar com Jason Correia, Manoel Teles e Edélzio, porque estão com os comunistas e os divorcistas, Partidos condenados pela Igreja.”  (os candidatos citados no panfleto são do PSD, adversários de Euclides em Itabaiana).

 Euclídes Paes Mendonça deve muito, politicamente, a militância do Padre Eraldo.

 No inicio da década de 1950, predominava em Itabaiana a cultura das Sacristias. Fora, só a música, com a centenária Filarmônica e a fotografia de Miguel Teixeira, Joãozinho retratista e Percilio Andrade.

 Em 1950, Itabaiana inaugurou um matadouro e um quartel de polícia. A Urbe começava a se enfeitar. 

 Entretanto, o fato maior foi político:  Euclídes Paes Mendonça assumiu a Prefeitura e iniciou uma grande reforma urbana. Alargou ruas, abriu novas, pissarou as estradas vicinais, aterrou tanques e lagoas, distribuiu lotes para quem quisesse vir morar na cidade.

 Euclídes trouxe postos de gasolina, agências de automóveis e  construiu até um campo de aviação.

 Nesse inicio de 1950, os primeiros caminhões começam a chegar em Itabaiana. A CIBRAZEM é de 1959. Em janeiro de 1957, chegou a luz elétrica de Paulo Afonso. Só sabe a importância, quem viveu no escuro, à luz do candeeiro.

 Nesse períodos os tabaréus de Itabaiana dominaram as redes de supermercados (recém inventados) da Bahia, Paes Mendonça, de Pernambuco, o Bom Preço, e de Sergipe, com o G. Barbosa.

 

Albino Silva da Fonseca, tabaréu do Pé do Veado, montou as primeiras granjas, fogão á gás, água mineral, fábrica de biscoitos e a rádio Liberdade.

 Não esqueci de Oviedo Teixeira, é que o espaço é curto.

 Euclides preparou Itabaiana para a nova realidade econômica: a chegada do capital mercantil. Os artesões (sapateiros, alfaiates, marceneiros) quebraram, com a chegavam dos produtos industrilizados, em oferta na rede de lojas que brotavam.

 A zona urbana, a cidade, dobrou a sua população entre os censos de 1950 e o de 1960. A cidade cresceu para 11 mil habitantes. Uma explosão demográfica.

 No início da década de 1950, o capitalismo, em sua forma mercantil (comércio e transportes), chegaram à Itabaiana.

 Na década de 1950, se deu essa arrancada para a transformação de Itabaiana em polo comercial.

 Euclides trouxe até o macareme (1958), um carnaval fora de época, sob influencia do frevo pernambucano, que depois virou a micarana, festa da música baiana.

 No final de 1950, chegou o futebol de salão, na Praça da Feira.

 Fefi, do Armarinho Tem Tem, trouxe o Papai Noel para Itabaiana.

 Papai Noel era um desconhecido dos meninos do Beco Novo. Eu vi Papai Noel pela primeira vez aos 14 anos, não achei graça.

 O Bar Brasília de Zé de Herminio abriu as suas sete portas, com duas mesas de sinuca. Oferecia vitamina de banana e tody, com sanduíche de queijo do reino, para os remediados.

 O radio sharp a pilha, envolvido em capa de couro, chegou à Itabaiana. Chegaram as calça lee e as de tergal, as camisas balloon e as volta ao mundo. Ainda não tinha os cabeludos.

 O mundo LGBTqmais, limitava-se a João de Felipinho, Cidália e Uago. Depois explodiu.

 Essa Itabaiana, do final da década de 1950, começava a sua modernização mercantil. Os tabaréus foram extintos. A divisão social entre praciantes e tabaréus perdeu o sentido. O capitalismo chega para todos.

 Eu fui tabaréu de tamanco e ceroula. Nasci numa casa de rancho, no Beco do Ouvidor, vizinho tenda de Nivinha.

 A escola pública me deu régua e compasso.

  

Para quem não leu: Pensar Itabaiana (1)

 29 de novembro de 1949, há 74 anos, nasceu o Ginásio Murilo Braga. Nascia uma nova Itabaiana. Essa, que se transformou no maior polo de desenvolvimento de Sergipe.

 O Ginásio Murilo Braga e a BR – 235 (1953), foram as forças motrizes que iniciaram um novo ciclo econômico, onde saímos de uma fase agrícola, para a comercial, puxada pelos caminhões!

 Hoje, Itabaiana pensa novas alternativas!

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ISMARVIANA

 “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade.” Carlos Ayres Britto.

 www.twitter.com/brasil247

 Liberdade seletiva | Por @desenhosdonando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Acho que o mais terrível foi a degradação do caráter. Em relação a duas coisas. Você teve a tortura. Em segundo lugar, a ditadura institucionalizou a corrupção. Hoje, esse mal faz parte dos costumes.” Jorge Amado, em 1992, sobre as consequências da ditadura no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais