Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
É preciso reforçar para todos sergipanos o papel do sistema associativo que, além de ser legal, vem gerando milhares de empregos, impostos e ajudando no desenvolvimento de Sergipe. Até agora são 52 empreendimentos e 3.392 unidades somente em Aracaju. O jornalista Anderson Christian postou a relação de todos aqui.
No sistema associativo, os gestores e sócios prezam pela qualidade não só da mão de obra, mas de todos os fornecedores. A diferença é clara para o sistema de incorporação imobiliária onde tem uma concentração, sem distribuição. Já no sistema associativo a administração tem uma média de 12% e, por isso, este sistema também complementa o PIB de Sergipe já que prioriza a mão de obra local e os fornecedores.
No sistema associativo tem todo recolhimento de imposto, tem todas as licenças, aprovação do CREA, da Emurb e todos os outros necessários. É inegável que a garantia construtiva com o produto final é altíssimo, já que o sócio tem acompanhamento constante no sistema associativo. Nos últimos 30 anos vários cidadãos como, por exemplo, da Sefaz, da Petrobras, entre outros, se juntaram no sistema associativo e fizeram empreendimentos que são referência para os novos.
Outro reconhecimento do sistema associativo no Brasil e em Aracaju são os exemplos dos proprietários de incorporadoras que já aderiram ao sistema. A Santa Maria, construtora genuinamente sergipana, há 35 anos no mercado, e a Moura Dobeux, construtora que atua também há mais de 30 anos no Nordeste e chegou a Aracaju. As duas têm que já têm vários empreendimentos a preço de custo.
Um dado para o leitor refletir: a valorização do empreendimento executado pelo sistema associativo. A perspectiva de liquidez do empreendimento é satisfatória. No sistema quem fica com o lucro é o sócio que investiu suas economias tendo uma liquidez superior, já que a união associativa gerou um produto de qualidade altamente rentável.
O blog continuará com este diálogo com o leitor mostrando dois pilares do sistema associativo: a legalidade e a verdade.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“A missão do HAM é garantir assistência digna à população, o que há anos não era possível oferecer”, afirma Max Carvalho
“O diretor Geral do Hospital Amparo de Maria, Max Carvalho, responde surpreso à postagem do jornalista Claudio Nunes, em seu blog pessoal. Uma nota divulgada sugerindo uma eventual influência da atual gestão do HAM na unidade hospitalar de Itabaianinha. Informações irresponsáveis, desprovidas de qualquer confirmação. É preciso deixar claro que nunca houve nenhum tipo de tratativa com nenhum representante de Itabaianinha ou diálogo da direção do Amparo de Maria e de nenhum gestor da instituição com a unidade hospitalar. Em relação à formação do novo corpo de associados do hospital e o fim da intervenção, todos os trâmites foram discutidos com os membros do Ministério Púbico e homologados pelo Poder Judiciário, tendo sido apresentado todo o processo de eleição, inexistindo loteamento. Vale lembrar que o HAM viveu por mais de 18 anos em intervenção judicial, com a situação fiscal comprometida, altos débitos e hoje atua, mesmo com toda dificuldade, garantindo uma assistência eficiente, com qualidade e conseguindo reorganizar toda a parte administrativa da associação, com um novo corpo de associados formado por enfermeiros, médicos, advogados, empresários da região e diversas pessoas com condição para tocar a unidade hospitalar, que oferece o parto humanizado e respeitoso, realizando todo um trabalho de apoio à mulher através do Projeto Amparo Mulher, com uma maternidade porta aberta e ainda ofertando atendimento de qualidade em diversas áreas de saúde. É preciso respeitar uma instituição centenária que vem superando dificuldades históricas, se tornando referência de bom atendimento para todo o Estado. Por todas essas razões, o responsável pela matéria deve se retratar oficialmente e procurar confirmar a realidade dos fatos antes de divulgar qualquer nota. A equipe atuante no hospital tem trabalhado duro para oferecer um serviço digno à população, com qualidade, de forma segura, com respeito, hospitalidade, prezando pelo nome que carrega, que é de amparar pessoas. A única política que o Amparo de Maria preconiza é a política pública de saúde e suas políticas internas no serviço de saúde, o que logicamente no grau de dependência da instituição, de recursos públicos, tem a obrigação de buscar um diálogo frequente com todos os parlamentares, independente de bandeiras e ideologias partidárias, apresentando os projetos de futuro e perspectivas de assistência, tanto que obteve, no ano de 2022, emendas das mais diversas bandeiras partidárias, pouco importando se é de direita ou esquerda. A missão do HAM é garantir uma assistência digna a população.”
NOTAS
Fecomércio/SE: presidente Marcos Andrade retira homenagem a Walker Carvalho do prédio. Injustificável e feio. Coisas da pequenez em Sergipe Injustificável, feio e perseguidor. O presidente da Fecomércio/SE, Marcos Andrade, retirou a homenagem feita no prédio da sede da federação (Avenida Ivo do Prado a um dos maiores dirigentes do comércio no Estado, Walker Carvalho, e colocou o nome de Hilton José Ribeiro. Como não é um prédio público não tem proibição alguma e a justa homenagem a Walker foi retirada porque hoje ele faz oposição à diretoria que deixa a desejar na Fecomércio/SE. Uma pequenez enorme de um dirigente que foi colocado pelo grupo do senador Laércio Oliveira, que, com certeza, já deve ter se arrependido.
Coisas de Sergipe! O blog recebeu diversas mensagens de empresários repudiando a atitude e vai pedir a autorização para publicar, mesmo sem citá-los, se desejarem. Todos foram unanimes afirmando que a mudança do nome do prédio foi porque Walker Carvalho faz parte do grupo que entrou com uma ação na Justiça pedindo a anulação do pleito. Essa mudança vai gerar mais um problema enorme para o atual gestor.
Por iniciativa de Professora Ângela Melo, Milton Coelho receberá título de cidadania aracajuana amanhã, 28 “Quem sempre lutou por Aracaju merece ser cidadão desta terra. E a vida de Milton Coelho é uma vida de dedicação não apenas a Aracaju, mas a Sergipe e ao Brasil. Por isso, nada mais justo que conceder o título de cidadania aracajuana”, disse a vereadora Professora Ângela Melo (PT).
Reconhecimento Esse reconhecimento histórico mencionado pela parlamentar acontecerá na tarde da próxima terça-feira, 28/03, às 16h, na Câmara Municipal de Aracaju. A concessão do título de cidadania foi uma iniciativa de Professora Ângela Melo, aprovada pelos vereadores e vereadoras da capital sergipana.
Areia Branca: ausência do prefeito E o blog vem recebendo diversas reclamações de moradores de que o prefeito de Areia Branca, Alan Agripino, pouco aparece no município e a prefeitura é administrada por auxiliares. Informam que ele é visto mais em Itabaiana do que no próprio município. Já tem vereador da oposição querendo fazer a reclamação ao MP para pedir apoio para um possível pedido de impeachment.
E a construção civil? Muitas queixas dos empresários do setor da construção civil da morosidade do novo governo estadual na respectiva área. Passados 60 dias nada de novo foi apresentado. Segundo informações o sistema Orse, de preços, está defasado desde novembro de 2022. Entre os servidores da secretaria da área a insatisfação é enorme. Os comissionados foram exonerados e retornou apenas o mínimo, mesmo assim com corte gradual dos salários. Com a palavra a Sedurbs e a sua vinculada, a Cehop.
Ainda repercute posse do ex-governador Belivaldo na presidência do PSD Além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o governador Fábio
Mitidieri e diversas autoridades, lideranças de diversos partidos prestigiaram a posse do ex-governador Belivaldo Chagas na presidência do PSD/SE, na última sexta-feira, em Aracaju.
Acolhimento Em sua rede social, o ex-governador destacou a satisfação em assumir a presidência de um partido que o acolheu muito bem. “Um partido que, com cerca de 12 anos de existência, já tem hoje a maior bancada na Câmara dos Deputados, da Alese e a maioria dos prefeitos de Sergipe. Mais do que isso, um local onde fui muito bem acolhido desde a minha chegada, em 2018, sempre cercado de amigos. E que têm nos seus quadros políticos que já mostraram que conseguem fazer a diferença em prol de Sergipe e do Brasil”, afirma Belivaldo em uma publicação. (Com Infonet).
Planejamento Estratégico Antes da posse, também na sexta-feira, pela manhã, Sergipe sediou, a reunião nacional da bancada do PSD para discutir o Planejamento Estratégico desse primeiro semestre. O encontro reuniu, além dos deputados, ministros e líderes do partido. Uma das anfitriãs do evento foi a deputada Delegada Katarina, PSD, que em um dos painéis do evento, a deputada defendeu que toda a bancada busque a ampliação de espaços e dos direitos delas. “Tenho certeza de que nenhum de vocês é contra a pauta feminina, que nenhum de vocês compactua com a violência, então peço que se unam a nós nessa pauta que é importante não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade”, ressaltou.
Laércio participa de encontro do PSD Apesar de não ser do partido, o governador Fábio Mitidieri fez questão da presença do senador Laércio Oliveira na reunião e reforçou a parceria entre ambos pelo desenvolvimento de Sergipe. “Durante a campanha nós estivemos em lados opostos a nível nacional e eu sempre dizia para pessoas: a cola que nos une é Sergipe. E Laércio tem demonstrado uma preocupação enorme para que as coisas aconteçam e tem nos ajudado bastante “, disse Fábio.
Aliança PSD com o PP Em sua fala, Laércio desejou as boas vindas aos parlamentares e lembrou da aliança do PSD com o PP. “Ele (Fábio Mitidieri) tem demonstrado, em todos os momentos, desde a sua posse, uma obstinação para trazer desenvolvimento e empregos para nosso estado. Eu sempre digo que ele parece ainda estar em campanha. Fábio é um governador jovem, competente, dinâmico e trabalhador e que quer trazer de volta o que aconteceu na década de 70, quando o Estado foi pujante e em desenvolvimento”, lembrou.
Yandra Moura participa de capacitação do RenovaBR A deputada federal Yandra Moura (União) foi uma das convidadas do RenovaBR para a primeira edição da plenária “Formação para Mandatos”, iniciativa que visa oferecer cursos de temas estratégicos para parlamentares de primeiro mandato e reeleitos. Na quinta-feira, 23, a parlamentar conferiu palestras com temas relacionados a emendas parlamentares e ao orçamento público de 2023, em uma parceria com o Instituto Nacional de Orçamento Público (INOP).
Debate “É uma honra participar desse debate tão fundamental para os parlamentares de primeiro mandato. Aqui ampliamos o conhecimento sobre o orçamento, como ele funciona e de que maneira podemos fazer ele chegar a quem mais precisa, além de auxiliar a desenvolver as políticas públicas nos estados”, disse Yandra.
Nova fase Segundo os organizadores do RenovaBR, a iniciativa faz parte de uma nova fase a fim de ampliar o espaço no Congresso Nacional e em Brasília. Em parceria com outras instituições, a organização espera capacitar quem já está nos espaços do poder para que seja possível fortalecer a construção de políticas públicas voltadas para as reais necessidades brasileiras.
Nova Lei de Licitações: PMA capacita servidores Vários O Servidores da Prefeitura de Aracaju participaram durante toda a semana passada na Escola de Governo e Administração Pública (ESGAP), do curso de “Capacitação na nova Lei de Licitações e Contratos” (Lei nº 14.133/2021), que estabelece normas gerais de contratação para a administração pública direta, autarquias e fundações da união Estados, Distrito Federal e municípios.
Parceria Promovido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG), em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), Escola de Governo e Administração Pública (ESGAP), e apoio da faculdade Estácio. O objetivo é atualizar os profissionais que desempenham suas atividades no setor de contratações ou em diretoria administrativa e financeira, sobre as alterações trazidas pela nova Lei que entra em vigor integralmente a partir de 1º de abril deste ano. As aulas foram ministradas pelos advogados Karina Kalasans do Nascimento, Isabela Menezes e Marcos Dias.
Modernização e inovação Segundo Karina Kalasans do Nascimento, a nova lei consolida práticas de diplomas licitatórios específicos, e que busca modernizar e inovar a celebração de processos licitatórios, com a garantia de mais agilidade e transparência nos procedimentos de compras e licitações realizados pelo município. “Neste treinamento os servidores municipais puderam ver alguns exemplos práticos que serviram para sanar dúvidas existentes e proporcionar uma visualização mais ampla das disposições da nova Lei, através de forma participativa e condizente com o dia a dia de cada um”, explicou.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
NOTA DE REPÚDIO
A Federação Sergipana de Futsal, repudia as falas proferidas pelo secretário de esportes do município de Simão Dias, bem como as palavras de baixo calão proferidas pelo mesmo nos minutos finais da partida da grande final da Taça Sergipe entre a equipe de Simão Dias x Lagarto Futsal, direcionadas a nossa arbitragem e entidade.
Onde posteriormente continuou, seus ataques ao conceder entrevista ao veículo responsável pela transmissão ao vivo do jogo, onde o secretário em questão, desqualifica nosso quadro de arbitragem.
Faz-se necessário enfatizar, que Sergipe possui uma das melhores arbitragens da região nordeste, e, anualmente, realiza qualificação dos oficiais e TAF (Teste de Aptidão Física) com seus árbitros, inclusive tendo membros do seu quadro, arbitrando competições regionais e nacionais, inclusive, apitando finais de alto nível, a exemplo da última edição da Copa Nordeste, realizada no Estado do Ceará.
Entendemos que é natural que se fale ou exploda no calor do jogo ou até mesmo após, mas ataques aos nossos oficiais jamais serão tolerados e sob nenhuma hipótese passarão despercebidos.
Aracaju – Sergipe, 25 de março/2023.
JOSUÉ DOS SANTOS
PRESIDENTE DA FSFS
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Desemprego na pandemia. Pior para os deficientes Por Antônio Carlos Sobral Sousa*
A Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) foi promulgada há três décadas para assegurar a inclusão no mercado de trabalho brasileiro. Ela estabelece que empresas com cem ou mais empregados devem preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência. Todavia, ainda enfrenta desafios para ser amplamente cumprida. Nos municípios pequenos, por exemplo, as chances de postos formais são mais reduzidas, porque os pequenos negócios da economia local não estão sujeitos à obrigatoriedade de reserva de vagas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 28,3% dos deficientes brasileiros estão trabalhando. Taxa significativamente inferior à daqueles sem deficiência, 66,3%. Além disso, os deficientes exibem rendimento médio mensal também inferior. Ainda, segundo o referido Órgão Federal, a taxa de participação no mercado de trabalho varia de acordo com o tipo de deficiência apresentada: visual 37%; auditiva 28%; física (membros superiores) 17,9%; física (membros inferiores) 16,9%; mental 5,3% e, mais de uma deficiência 12,9%.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, realizada durante a pandemia, evidenciou que 13,2% dos brasileiros estavam desempregados no ano de 2021, caindo para 9,3% no ano seguinte. Estes dados refletem uma tendência mundial, contudo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a recuperação na América Latina tem sido mais lenta do que o restante do mundo, refletindo, provavelmente, a continuidade da virose, agora protagonizada pela variante Ômicron do SARS-Cov-2.
Foi recém-publicada, no prestigiado periódico JAMA (DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.3364), uma pesquisa que visou avaliar a perda de emprego e a dificuldade financeira de portadores de deficiência, durante a Covid-19 nos Estados Unidos. Em uma amostra de, aproximadamente, 223 milhões de adultos (mulheres 51,4% e hispânicos ou latinos 16,9%), 10,9% apresenta algum grau de deficiência: visual, auditiva, física ou cognitiva. Destes, 17,1% relataram perda do emprego e 26,1% admitiram dificuldade financeira doméstica. Após os ajustes adequados, os autores concluíram que os portadores de deficiência, sobretudo múltiplas, apresentavam quase duas vezes mais chance de perder o emprego e eram mais propensos a relatar dificuldades financeiras em comparação com aqueles sem deficiência.
Portanto, a Covid-19 além da perda de vidas preciosas, trouxe inúmeras consequências negativas para a população, sendo mais impiedosa com as classes menos favorecidas, como a dos deficientes. Cabe aos gestores públicos lançarem mão de artifícios para ajudar as pessoas com deficiência a recuperar e manter seus empregos, como mecanismo para reduzir as dificuldades financeiras dessa população.
Finalizo citando o icônico cantor e compositor britânico, John Lennon: “É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós”.
*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/publicado no JC do fim de semana.
PELO TWITTER
O tornado com ventos de 300 km e a devastação de cidades nos USA; as enchentes no Acre, em Manaus e Maranhão devem ser interpretadas como consequência do novo regime climático. Devemos aprender a fazer a conexão entre os fatos e as mudanças que estão ocorrendo na Terra.
Para melhorar sua redação, leia mais.
Para melhorar seu raciocínio, escreva mais.
Para melhorar sua narrativa, apresente mais.
Para melhorar sua energia, descanse mais.
Para melhorar sua compreensão, ensine mais.
Para melhorar sua rede, dê mais.
Para melhorar sua felicidade, aprecie mais.
www.twitter.com/cristianosaodom
Em resposta a @BlogClaudioNun O que se faz em Aju com os sergipanos é algo surreal, assim como em outros estados brasileiros! Uma fábrica de multas e pouco se ver algo educativo para a população! Lastimável essa tal de SMTT uma vergonha!
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Há sempre duas coisas a esquecer, o bem que você fez pelos outros e os males que os outros lhe fizeram.” Padre Dalmário.
Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-03/papa-angelus-quaresma-evangelho.html