Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O senador Alessandro Vieira apresentou um projeto de lei para alterar os limites da Reserva Biológica (Rebio) de Santa Isabel que abrange os municípios de Pirambu e Pacatuba, cerca de 45 quilômetros de praia. Na justificativa o senador explica que “há um sério problema na definição dos limites da Reserva Biológica de Santa Isabel. Existe uma falha técnica no registro dos azimutes de alguns pontos do memorial descritivo do decreto de criação da unidade que não condiz com os limites reconhecidos da reserva por conta da deficiência das técnicas e instrumentos utilizados na época em que foi criada Unidade de conservação.
Se a intenção do senador Alessandro Vieira era apenas assegurar perante a lei os limites atuais, o que aconteceu foi que com a apresentação do projeto ele levantou a bola para quem deseja minimizar a proteção integral da área. Ontem, 17, o projeto estava na pauta da aprovada na CCJ uma emenda do senador Laércio Oliveira – também relator – que “Recategoriza a Reserva Biológica de Santa Isabel como Parque Nacional de Santa Isabel”. A justificativa de Laércio é transformar o local em área de visitação pública.
A matéria seria aprovada na Comissão, mas o senador Rogério Carvalho, através da liderança do PT, senador Fabiano Contarato, pedido reforçado por outros senadores.
Qual a diferença de reserva biológica para parque nacional?
Com a mudança a reserva deixará de ter proteção integral da natureza. Ou seja, como Parque Nacional também tem a proteção, porém a área terá mais acessibilidade e uso público. Será o início do fim para a ecossistema com praias, dunas, restingas, manguezais e lagoas, que abriga remanescentes da Mata Atlântica sendo crucial para a desova de tartarugas marinhas (como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-oliva) e a conservação de espécies ameaçadas, sendo um importante santuário para a fauna local e a biodiversidade brasileira.

Ontem o artigo principal do blog mostrou mais uma lixeira aberta em um terreno particular no Bairro 13 de Julho. O caminhão da empresa que trabalha para a Prefeitura vem tirando os entulhos e o lixo já que o morador não murou o terreno. O MPSE deve autuar o dono para que mure e faça como o outro terreno próximo que acabou a lixeira após dois anos de luta do blog. Era fumaça e fedor diariamente num claro problema de saúde pública. Agora o problema se repete bem próximo do outro lado, no terreno do antigo Studium Danças Lu Spinelli vizinho ao Posto Petrox 13 de Julho.
Abastecimento O governador em exercício, Zezinho Sobral, participou da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Estância, entregue pela Iguá Sergipe. A obra amplia de forma expressiva a capacidade de produção de água tratada no município, garantindo cerca de 1,6 milhão de litros adicionais por dia e beneficiando 20 mil famílias do bairro Cidade Nova. Para Zezinho, o investimento representa mais dignidade, saúde pública e qualidade de vida para a população.
Adutora do Leite Foi publicado o edital de licitação para contratação do projeto executivo e realização da obra da Adutora do Leite, situada no alto sertão sergipano. Os 123 quilômetros de adutoras, percorrendo cinco municípios, e toda uma infraestrutura hídrica instalada, atenderão, principalmente, à dessedentação dos rebanhos na região de maior produção leiteira do estado, beneficiando aproximadamente 23 mil famílias que vivem da pecuária e da agroindústria. O investimento da obra, conforme o Governo do Estado, é de R$ 618,2 milhões.

Prefeitura consolida avanços no funcionalismo público com projetos que reestruturam carreiras Em uma demonstração de compromisso com a valorização do servidor público, a Prefeitura de Aracaju obteve, nesta quarta-feira, 17, a aprovação da Câmara Municipal para um pacote de projetos que reestruturam carreiras e promovem a atualização remuneratória de diversas categorias estratégicas para o funcionamento da capital. As propostas abrangem desde profissionais do magistério até guardas auxiliares, agentes de trânsito, auxiliares de enfermagem e trabalhadores da saúde, e foram construídas no âmbito da mesa de negociação permanente com os sindicatos, corrigindo distorções históricas acumuladas ao longo dos anos.
Planejamento e respeito às carreiras A prefeita Emília Corrêa celebrou a aprovação dos projetos e destacou que a luta de profissionais de diversas categorias irá avançar com planejamento e respeito às carreiras. “Esse pacote de projetos muda, de verdade, a vida de quem constrói Aracaju todos os dias. Estamos reorganizando vencimentos, corrigindo distorções históricas e estruturando carreiras que ficaram esquecidas por anos: administração geral, saúde, agentes comunitários, de combate às endemias, agentes de trânsito, Guarda Municipal, procuradores e previdência. Tudo construído com diálogo real. Mesa de negociação funcionando e responsabilidade com o futuro do município. Aqui não tem improviso, tem decisão, tem pulso e tem gestão”, afirmou.
Avanços históricos Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernando, o conjunto de medidas representa uma mudança estrutural na relação entre a gestão municipal e o funcionalismo. “Eu avalio que é uma revolução. Uma revolução a começar com a implantação e implementação da mesa de negociação, que outrora era uma simulação, sentava-se para nada resolver. A prefeita Emília, dentro de menos de um ano, deu voz, fez com que nós saíssemos da escuridão, das trevas, e viéssemos para a luz, porque esses projetos resgatam a dignidade, não somente salarial, mas humana do servidor e de sua família”, destacou. Leia aqui toda matéria com mais dados e depoimentos de servidores e sindicalistas.

Desde o último dia 10 sergipano expõe no Rio de Janeiro na 14ª Exposição Arte em Foco O aracajuano Waldir Argolo vem se destacando em todo país com suas pinceladas em óleo e tela, no estilo fauvista, que se baseia no uso intenso de cores brilhantes e puras, acreditando na influência das cores na sociedade e no comportamento das pessoas com base na correlação entre a teoria dos arquétipos de Jung e a linguagem visual, que despertam no inconsciente coletivo do ser emoções e reações primitivas, diante das simbologias presentes nas obras artísticas. Ele, ao lado de diversos outros artistas, está expondo até o dia 30 de dezembro 14ª Exposição Arte em Foco na Galeria Via Parque, localizada no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Para quem gosta de cultura e arte neste edição do blog mais sobre o artista sergipano publicado na Revista Carioca. Waldir Argolo: O Fauvismo que Encanta o Brasil e o Mundo Seguidor do estilo Fauvista, que em francês significa feras selvagens, o artista plástico Waldir Argolo vem conquistando cada vez mais o seu espaço no mundo das artes. Participante ativo de exposições de artes pelo Brasil e exterior, suas pinceladas em óleo sobre tela apresentam fatos do dia a dia, em cores quentes e vibrantes atraindo a atenção dos apreciadores das artes plásticas. Uma das obras do artista que tem feito muito sucesso é a Maria de Araújo, figura importante dentro do contexto religioso e cultural de Juazeiro do Norte. A beata teria recebido do padre Cícero, uma hóstia que se transformou em sangue dentro de sua boca. Sergipano, natural de Aracaju, Waldir Argolo estará participando da décima terceira edição da revista Internacional Arte & Estilo que será lançada em 31 de maio na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, e também tem projetos audaciosos no campo das artes para o decorrer de 2024. Mais sobre o artista:https://www.instagram.com/waldirargolo/
1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028 é realizado em Itabaiana, com discussão de políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes A Prefeitura de Itabaiana, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou na última sexta-feira, 12, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028. O evento aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes Campus Itabaiana, sendo um momento importante de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade, sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes itabaianenses.
Situação Os presentes analisaram a situação local das crianças e dos adolescentes e a partir disso, foram definidas ações que visam a garantia dos direitos da infância e adolescência e que monitoram e avaliam o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. O fórum foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e contou com a participação de crianças e adolescentes que integram projetos desenvolvidos pela gestão, membros do Conselho e algumas autoridades da cidade de Itabaiana.

Jeferson Andrade acompanha obras de ampliação da sede da Alese Na manhã de ontem (17), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), realizou uma visita técnica ao canteiro de obras da primeira etapa da extensão da sede do Poder Legislativo. Acompanhado pela equipe de engenharia da Casa, o parlamentar verificou o andamento dos serviços, que seguem dentro do cronograma estabelecido e têm previsão de entrega para maio de 2026.
Transparência e responsabilidade Durante a visita, o presidente destacou a importância do acompanhamento permanente da obra e ressaltou o compromisso da Alese com a transparência, a responsabilidade e a boa aplicação dos recursos públicos. “Estamos acompanhando de perto cada etapa dessa obra tão importante para o Legislativo sergipano. O nosso objetivo é garantir que tudo seja executado dentro do prazo, com qualidade e respeito ao dinheiro público, oferecendo uma estrutura moderna e funcional para deputados, servidores e para a população sergipana”, afirmou Jeferson Andrade.
Marco necessário e histórico Para o diretor-geral da Alese, Ricardo Garcez, a execução da obra representa um marco necessário e histórico para a Casa Legislativa. “Essa obra simboliza um avanço fundamental para a Assembleia Legislativa de Sergipe. Estamos investindo em uma estrutura moderna, segura e eficiente, que vai proporcionar melhores condições de trabalho para deputados e servidores, além de melhorar o atendimento ao cidadão. É um passo importante para o fortalecimento institucional da Alese”, destacou. O engenheiro responsável pela obra, Leonardo Costa, também ressaltou o andamento positivo dos serviços e o cumprimento das etapas previstas. “Todas as fases da obra estão sendo executadas conforme o planejamento técnico estabelecido. Temos uma equipe comprometida e um acompanhamento constante, o que garante a qualidade dos serviços e o cumprimento dos prazos definidos para a entrega da primeira etapa”, afirmou. Também participaram da visita o empresário Francisco Costa, da Diretoria da Teccol Engenharia.
Prorrogado A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) prorrogou até o dia 30 de dezembro o prazo para adesão do Programa de Renegociação de Débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os contribuintes contam com condições especiais, como a possibilidade de parcelamento das dívidas em até 60 vezes e descontos de até 95% nas multas e juros. A adesão ao programa pode ser realizada pelo Portal de Autorregularização, disponível no site da Sefaz (sefaz.se.gov.br). Até o dia 16 de dezembro, foram realizados 1.974 parcelamentos do ICMS, resultando na renegociação de mais de R$ 223 milhões em débitos.
Vice-prefeito Ricardo Marques participa de entrega de obra na Zona Norte e reafirma compromisso com região onde nasceu O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou da cerimônia de entrega da obra de requalificação da Avenida Visconde Maracaju, localizada na Zona Norte da capital sergipana. A obra, que liga os bairros Santo Antônio, Cidade Nova, 18 do Forte, Santos Dumont, Soledade e Lamarão, representa um antigo anseio da comunidade local e foi viabilizada pela gestão atual gestão municipal. “Aqui é a Zona Norte, a região onde eu nasci e cresci. Eu não podia deixar de estar presente nesse momento muito especial para os moradores. A gente lutou muito, enquanto vereador, para que essa obra acontecesse aqui”, declarou Ricardo Marques.
Obras A requalificação da Avenida Visconde Maracaju inclui pavimentação, drenagem, calçadas acessíveis e sinalização. A via é estratégica por conectar diversos bairros da Zona Norte e facilitar o acesso de moradores a serviços públicos, comércio e transporte coletivo. Ricardo Marques ressaltou que a obra é fruto de uma luta antiga da comunidade. “Essa obra liga todos esses bairros. Então, eu estou muito feliz. Estou aqui me fazendo presente, até porque sou vice-prefeito. Foi o povo que me colocou aqui ao lado da prefeita Emília Corrêa”, afirmou.
Produção pecuária A produção pecuária sergipana registrou crescimento no 3º trimestre deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados publicados demonstram avanços significativos no abate bovino, na produção de leite e na de ovos, que tiveram o maior volume da série histórica. “Sergipe vive um momento histórico, graças a um trabalho abnegado dos produtores, integrado com os municípios e os incentivos do Governo do Estado, que reúne apoio técnico, ações de inseminação artificial, sanidade animal, incentivo à produção e beneficiamento do leite e ao escoamento, com a melhoria das estradas e compra de alimentos da agricultura familiar, além de crédito rural via Banese’, avaliou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva.

Atenção SMTT Aracaju. As fotos acima foram enviadas por moradores e usuários do sistema integrado tiradas em frente a Unidade de Saúde – UB, Dona Sinhazinha na Avenida Hermes Fontes. O ponto de ônibus está com grandes arrancadas, parafusos expostos, proposionando perigo aos aos usuários, e principalmente aos idosos, quando se dirigem para pegar ônibus ou passarem pelo local. Outros pontos de ônibus na mesma avenida estão neste péssimo estado de conservação.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

Atenção SMTT Aracaju: espetinho ocupando calçadas e via De um morador da região: “o trânsito para quem vai pegar a ponte Aracaju/Barra fica insuportável no fim da tarde/início da noite quando começa a funcionar o point do espetinho na Rua Belém, no Bairro Industrial ocupando as calçadas dos dois lados com cadeiras também nas ruas. A SMTT não anunciou que iria proibir essas invasões? Não passa por aqui não?”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OS AGRADÁVEIS BANHOS NO RIO PIAUÍTINGA E SUAS CONSEQUÊNCIAS Por Carlos Modesto
Assistindo no programa de rádio de J. AUGUSTO, “Frente a Frente” houve um momento em que o apresentador e o entrevistado José Cruz dialogaram sobre a baixa estatura de alguns estancianos do passado.
Lembrei-me então, da minha baixa estatura em referência aos meus irmãos que são mais altos do que eu. Devo dizer que um fator decisivo no meu caso se deve ao uso demasiado que tive nos banhos no rio Piauítinga. Aprendi a nadar aos quatro anos de idade, continuando a frequentar os diversos trechos existentes nele até os dez anos de idade, deixando depois Estância para morar na Bahia.
Muitos jovens nordestinos quando emigravam para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo para viverem nelas, logo que se apresentavam para trabalhar em alguma empresa de porte eram examinados, e no resultado dos exames de fezes eram eles surpreendidos com o resultado de sofrerem de esquistossomose, uma doença causada por uma verminose dificilmente de ser tratada naquele tempo. A verminose em questão é o schistosoma Mansoni que infestava quase todos os rios e lagoas do Brasil. O hospedeiro dessa verminose é o caramujo “planorbis bahiense” que infesta esses locais e é responsável pela circulação do ciclo do schistosoma.
No caso de Estância, alguns locais do rio Piauítinga eram infestados por esse tipo de caramujo que se encontrava em quase todas suas águas. Naquele tempo por falta de conhecimento eram poucos os que sabiam do perigo que estavam vivendo em tomar aqueles banhos refrescantes em alguns dos memoráveis poços do Piauítinga. Muitas vezes sentíamos umas picadas na pele onde nós a atribuímos as piabas e que na verdade eram as cercárias da verminose entrando pelos poros da pele para se alojarem no interior do nosso organismo. Os locais preferidos dessas cercárias eram as águas paradas, não gostavam das correntezas nem das águas frias. Portanto, quem tomasse banho na Bacia (local muito usado por muitos antigos estancianos) naturalmente ficava isento de adquirir a doença.
Os portadores da esquistossomose em alguns casos morriam da popular barriga d’água ou aumento do baço. Mas o mais comum era sofrer de alguns sintomas como ao correr sentia umas pontadas no hipocrôndio esquerdo (baço), e em algumas vezes surgia uma desinteria, magreza e o mais importante na maioria dos casos o adolescente parava de crescer aos quinze anos de idade, em vez de continuar crescendo até os vinte e um anos. Isto foi o que aconteceu comigo.
Acredito que tais fatores foram responsáveis pela baixa estatura dos jovens estancianos. Não conheço nenhum estudo médico relacionado ao que aqui escrevo. O interessante é que a verminose se aloja na veia porta do fígado e ela primeiro se aproveita do nutritivo sangue para depois mandar o resto para a corrente sanguínea do doente.
O schistosoma Mansoni foi descoberto no começo do Século XX pelo médico baiano de descendência portuguesa, Pirajá da Silva. No seu tempo a ciência médica conhecia apenas o schistosoma africano, depois veio o schistosoma Mansoni já citado acima, e depois em ordem numérica o schistosoma japonês. Atualmente, existem uma variedade de espécies encontradas em algumas partes do mundo, principalmente no Vietnã as mais perigosas.
Assim caro leitor, aqueles prazerosos banhos do passado deixaram sequelas em muitos estancianos que se trataram com os medicamentos usuais da época: fuadina, tártaro emético e outros tipos de remédios que causavam efeitos colaterais no corpo humano promovendo em alguns casos a tuberculose, e outros tipos de doenças. Atualmente a esquistossomose é facilmente curada com os novos medicamentos encontrados nas farmácias e drogarias.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A sociedade é feita para o homem e não o contrário.” Papa Leão XIII.