Reunião movimento Carmelitas na Paróquia com Arcebispo Dom Josafá

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

E a reunião do Arcebispo Dom Josafá com a comunidade carmelita sobre o destino da Paroquia Nossa Senhora do Carmo foi proveitosa e cheio de perguntas. Pelo que o blog percebeu – acompanhou tudo via celular de um amigo – Dom Josafá não está renitente, pelo contrário deu vários sinais que pode retroceder na decisão de retirar a Paroquia do comando dos carmelitas. São 25 anos, respaldado pela comunidade católica sergipana. Agora vão esperar a eleição que será realizada na próxima sexta-feira, 23, do novo Prior Geral da Congregação Carmelita que fica em Receife (PE).

Do Instagram Movimento Carmelitas na Paróquia https://www.instagram.com/carmelitasnaparoquia/

“Fomos recebidos por @domjosafams como um filho é recebido na casa de um pai amoroso, de forma muito serena ele nos ouviu por mais de 2 horas, um diálogo franco, direto e objetivo. Ele fez suas anotações, 3 páginas e afirmou de forma muito tranquila que está disposto e aberto a um novo diálogo com os frades carmelitas, na figura do Prior Provincial, para reverem essa decisão e encontrarem uma solução. Confiamos que nossa paróquia pertence a Nossa Senhora do Carmo e a Santa Teresinha, mãe e filha, elas irão conduzir a mente daqueles que tem o poder de decisão. Continuemos em oração pela permanência dos frades carmelitas na Suissa. Agradeçemos a @jacksonbarreto pela presença em nossa reunião.”

  Só um detalhe do blog:

Dom Josafá precisa estender o diálogo para todos os segmentos da igreja e ter muito cuidado com o excesso de “zelo anormal” de alguns que não estão preocupados com o coletivo. Contemple, ouça a todos e seja mais complacente lembrando que o mais importante é a pastoral é fecundar a Igreja Católica de Jesus Cristo para todos os cantos.

As pessoas passam, mas a Igreja é eterna. 

Atenção prefeita Emília: terminal integrado do mercado toda vez que chove usuários passam dificuldades

 

 

 

 

 

As fotos acima mostram como ficou ontem, 20, o Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes localizado ao lado dos mercados centrais. Toda vez que chove alaga em algumas partes sem contar que os usuários em determinados locais não ficam protegidos por conta do vento forte. É preciso que a SMTT faça uma intervenção.

     

Quem tem telhado de vidro não joga pedra no… E o velho ditado precisa ser lembrado estes dias em Sergipe del Rey por conta de uma “otoridade” que está se aproveitando para aconselhar o novo chefe de forma errada e, com isso, jogando a comunidade de encontro do mesmo. Enquanto isso essa “otoridade” –  que fez uma promoção humana digna de reportagem nacional se unindo a ex-morador de rua – quer posar de moralista, mas todos sabem o que ele fez no verão passado e continua fazendo.  Santa Danação…só rezando para Nossa Senhora Menina…

Sergipanos no mundo O governador Fábio Mitidieri anunciou novidades no programa Sergipe no Mundo, com destaque para a inclusão de professores da rede pública estadual. A iniciativa vai garantir a participação de docentes em experiências internacionais, como a imersão em universidades de renome mundial e novos destinos para os alunos, com foco em tecnologia, a exemplo de China, Singapura e o Vale do Silício (EUA). A ampliação reforça o compromisso do governo com a valorização profissional e a inovação educacional.

Shopping Riomar e o desdém com os consumidores Como se não bastasse o valor altíssimo do estacionamento – que deveria ser fracionado – o consumidor que frequenta o Shopping Riomar pagou para não usar nenhum serviço. Das 10h até parte da tarde o shopping estava sem energia na maioria das lojas, inclusive no CEAC que muita gente vai para resolver pendência. Nenhuma nota explicativa e nada sobre o Apagão. Por falar em CEAC o governo deveria deixar o aluguel do Shopping e alugar um galpão na própria avenida. Seria mais barato e o consumidor deixaria de pagar tão caro.

Transformação digital A estratégia de transformação digital do Governo de Sergipe ganha destaque nesta quarta-feira, 21, com a apresentação oficial do Sergipe Digital para Todos. A iniciativa integra a Estratégia Governo Digital e reúne projetos estruturantes voltados à modernização administrativa e à melhoria dos serviços públicos. Entre os destaques, está o Conecta-SE, operação financiada pelo Bird, no valor de US$ 53,6 milhões, com aval da União e da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). O encontro contará ainda com a presença de representantes federais e estaduais e debates sobre inclusão digital, inovação e produtividade no setor público, e será realizado no auditório Padre Arnóbio da Universidade Tiradentes (Unit), a partir das 14h.

Juntos e misturados  A parceria política entre o governador Fábio Mitidieri e o ex-deputado André Moura é firme, sólida e verdadeira. Envolve interesse básico e eleitoral, sim, mas há também fortes sentimentos envolvidos de amizade e gratidão. Nem lideranças poderosas e influentes como o senador Alessandro Vieira (SE) e o ex-governador Anthony Garotinho (RJ), “parceiros” numa comédia dantesca  com denúncias sem documentação contra André, abalam ou desfazem com suas ações esse antigo entendimento politico. Fábio dá um bom exemplo de postura política e mantém com firmeza o compromisso, a moral e o caráter em suas relações.

Outro fato Líder importante na região do Vale Japaratuba, André Moura atraiu para o seu partido (UB) o poderoso e influente prefeito de Carmópolis Edi Leite, um ferrenho adversário da ex-prefeita Esmeralda Cruz, tia de Fábio. O prefeito Edi Leite agora não vota mais em Valmir de Francisquinho e agora vai votar em Fábio, para governador, graças à engenharia política de André. Mas, confiado em suas relações familiares, o ex-vice prefeito Hyago  França, filho de Esmeralda, teria rejeitado publicamente apoiar a candidatura de André Moura ao Senado.

Fábio define o jogo André Moura reclamou ao Fábio, do tratamento desigual recebido e não deu outra. Logo após uma  sorridente reunião entre os novos aliados – governador Fábio Mitidieri e prefeito Edi Leite – veio a sentença: “… meu candidato, nosso candidato a senador em Sergipe, e em Carmópolis também, é claro, é o amigo André Moura e ponto final” – disse Fábio Mitidieri. Agora é assim, todo mundo junto e misturado no palanque de Fábio e André Moura, em Carmópolis. Pelo projeto de reeleição do governador, Fábio, André, Edi e Esmeralda – agora em 2026 – estão alinhados. O futuro, entretanto a Deus pertence.

Saúde de Aracaju reafirma legalidade do Chamamento Público nº001/2026 e confia na revisão da decisão do TCE/SE A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) esclarece que a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe que determinou a suspensão cautelar do Chamamento Público nº 001/2026 possui caráter monocrático, proferido em regime de urgência e durante o período de férias coletivas do Tribunal. A medida foi adotada com base exclusiva nas informações apresentadas pela entidade denunciante, as quais não refletem a realidade dos fatos.

Gestão esclarece que suspensão tem caráter provisório, contesta informações da denúncia e reafirma regularidade do edital Com absoluto respeito ao papel institucional do TCE/SE, a SMS destaca que a decisão cautelar não encerra o mérito do processo e prevê reavaliação, conforme dispõe o Regimento Interno da Corte. Nesse sentido, a Administração Municipal já protocolou todos os documentos e esclarecimentos técnicos necessários, demonstrando a regularidade do edital e buscando corrigir eventuais equívocos decorrentes de informações mais completas.

Princípios O Chamamento Público nº 001/2026 foi estruturado com observância estrita aos princípios da legalidade, transparência, economicidade e continuidade do serviço público, visando assegurar a gestão eficiente e qualificada dos serviços de saúde nos hospitais municipais Hospital Municipal Dr. Nestor Piva e Hospital Municipal Desembargador Fernando Franco, em benefício direto da população. A SMS reafirma sua postura de diálogo institucional, confiança no reexame técnico pelo TCE/SE e compromisso com a celeridade responsável dos procedimentos públicos. A gestão segue à disposição para prestar quaisquer novos esclarecimentos e reitera que atua com seriedade, responsabilidade fiscal e foco na assistência à saúde, preservando o interesse público e a qualidade do atendimento aos cidadãos de Aracaju.

Resultado no campo Sergipe voltou a se destacar no cenário agrícola nacional. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado na terça-feira, 20, aponta crescimento na produção das principais culturas do estado em 2025, com safra recorde de milho. O avanço, que acumula quase 20% nos últimos quatro anos, é atribuído ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao campo, com apoio técnico, distribuição de sementes, crédito rural e garantia de comercialização. No governo, a avaliação é de que os números confirmam um modelo que aposta no produtor e gera impacto direto na economia estadual.

Cinco ordens de serviço para obras importantes na cidade e povoados de Itabaiana serão assinadas amanhã, 22 A Prefeitura de Itabaiana realizará amanhã 22, a assinatura de cinco ordens de serviço, para obras importantes, que serão executadas na cidade e também em povoados itabaianenses. Serão assinadas as ordens para as seguintes obras: reforma e ampliação da UBS José Souto Diniz (postinho da feira das panelas); revitalização da praça na quarta etapa do Bairro Queimadas; pavimentação asfáltica de estradas vicinais dos povoados Matapoã e Cabeça do Russo; manutenção de duas praças: Fausto Cardoso e Maria dos Anjos.

Destaque No total, serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões, na execução das cinco obras, com destaque à pavimentação asfáltica nos povoados. A assinatura das ordens contará com a presença do prefeito Valmir de Francisquinho, da secretária de Obras, Urbanismo, Infraestrutura, dos Serviços Públicos e da Habitação, Deilza de Assis, demais secretários, vereadores e responsáveis pelas empresas que executarão as obras.

Suspensão temporária Mais de mil contribuintes sergipanos tiveram a Inscrição Estadual considerada inapta pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em 2025. A inaptidão é a suspensão temporária do cadastro do contribuinte no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e impacta diretamente o funcionamento das empresas, sendo causada na maioria dos casos por descumprimento de obrigações fiscais e cadastrais. Para verificar se a inscrição foi considerada inapta, os empresários podem acessar o site da Sefaz e clicar no ícone “Acesso”, informando o número da IE e a senha. Outra opção é acessar o site da Sefaz, na seção de “Serviços Online”, e verificar o Diário Eletrônico da Sefaz, digitando o número da inscrição estadual.

Milho bate safra recorde em Sergipe em 2025, aponta IBGE A safra de milho em Sergipe alcançou 1.053.722 tonelada em 2025, configurando-se como a maior já registrada no estado, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo IBGE. Em relação a 2024, quando a produção foi de 1.004.727 toneladas, o crescimento foi de 4,9%. Na comparação com 2023, cuja safra somou 986.951 toneladas, o avanço chega a 6,8%, enquanto frente a 2022, que registrou 887.178 toneladas, o aumento acumulado é de 18,8%, evidenciando a expansão da cultura no estado.
 

Incremento “O aumento da produção de milho, nos anos analisados, decorreu principalmente do incremento da produtividade, e não da expansão de área plantada. Em Sergipe, o nível tecnológico do cultivo já é elevado, sendo as condições climáticas o fator que exerce maior influência sobre os níveis de produtividade e, consequentemente, as variações anuais na produção”, destacou Hellie Mansur, Chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias da superintendência do IBGE em Sergipe.

Outros produtos Além do milho, outros produtos agrícolas também apresentaram desempenho positivo em 2025. A produção de cana-de-açúcar atingiu 2.196.263 toneladas, o que representa a maior safra desde 2016. Em comparação com 2024, quando foram produzidas 2.053.434 toneladas, houve crescimento de 7,0%. A laranja igualmente registrou resultado expressivo, alcançando 401.819 toneladas em 2025, a maior produção desde 2022. Frente a 2024, quando a safra somou 378.462 toneladas, a elevação foi de 6,2%, refletindo melhores condições produtivas. Outro destaque foi o arroz, que apresentou a maior safra desde 2009, com produção estimada em 49.938 toneladas em 2025. Em relação a 2024, quando o volume foi de 41.918 toneladas, o aumento foi significativo, de 19,1%, indicando retomada relevante da cultura no estado.

Mais um Padre Pedro A população do bairro Japãozinho, em Aracaju, já conta com mais uma unidade do Restaurante Popular Padre Pedro, que oferece refeições de qualidade ao valor simbólico de R$ 1,00. Nessa terça-feira, 20, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, e técnicos da pasta realizaram uma visita ao local, para reforçar o compromisso do Governo de Sergipe com a segurança alimentar para quem mais precisa. “Ver essas famílias sendo atendidas, saber que uma refeição de qualidade chega diariamente à mesa do povo sergipano por apenas um real é algo muito significativo. Isso é cuidado, é presença do Estado. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esses espaços e alcançar quem mais precisa”, garantiu.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br                                                                                       

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“A arte desafia a derrota pela sua própria existência, representando a celebração da vida, apesar de todas as tentativas, para degradá-la e destruí-la.” Nadine Gordimer, escritora.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais