Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Os 10 prefeitos com maiores percentuais eleitorais eleitos este ano:
Assisinho, Malhador (PSD), 87,01%;
Dr. Fábio (PT), Arauá, 86,21%;
Diogo Machado (PSD), Carira, 82,60%;
Luana Oliveira (PSD), N. Sra. da Glória, 76,84%;
Chrystophe Divino (União),Canhoba, 76,51%;
Dr. Wagner (PP), Moita Bonita, 71,64%;
Robson Martins (União), Ilha das Flores, 71,39%
Lucas de Flávio (PSD), Telha, 71,36%;
Neudo Alves (União), Cedro de São João, 70,53%;
Juca (MDB), Laranjeiras, 70,20%.
Partidos com prefeitos eleitos em Sergipe:
PSD, 26 prefeitos – Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Carira, Estância, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, General Maynard, Indiaroba; Lagarto, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Pedra Mole, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Telha, Tobias Barreto, Tomar do Geru.
União Brasil, 23 votos – Aquidabã (Sub Judice), Canhoba, Canindé do São Francisco, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaianinha, Itaporanga D`Ajuda, Japaratuba, Macambira, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Poço Verde, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristovão, São Domingos, São Francisco, São Miguel do Aleixo.
PT, 6 prefeitos – Arauá, Cristinápolis, Maruim, Nossa Senhora de Lourdes, Salgado, Simão Dias.
PL, 5 prefeitos – Areia Branca, Carmópolis, Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão.
Progressistas, 5 prefeitos – Campo do Brito, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Propriá.
MDB, 3 prefeitos – Capela, Laranjeiras, Riachuelo.
Republicanos, 2 prefeitos – Amparo do São Francisco, Umbaúba.
Cidadania, 1 prefeito – Nossa Senhora do Socorro.
Podemos, 1 prefeito – Siriri.
PSB , 1 prefeito – Ribeirópolis.
PDT, 1 prefeito – Japoatã.
Partidos com vice-prefeitos eleitos em Sergipe:
Progressistas, 15 vices – Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Carira, Cedro de São João, Gararu, Ilha das Flores, Indiaroba, Nossa Senhora da Glória, Pedra Mole, Pinhão, Santana do São Francisco, Santo Amaro das Brotas, Simão Dias, Tobias Barreto, Umbaúba.
União Brasil , 14 vices – Capela, Cumbe, Estância, Feira Nova, Frei Paulo, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhador, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Propriá, São Miguel do Aleixo (única município com apenas uma candidata, União Brasil Cleane de Everton), Telha.
PSD, 13 vices – Boquim, Brejo Grande, Campo do Brito, Itabi, Itabaianinha, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Pirambu, Riachão do Dantas, São Domingos.
Republicanos, 4 vices – Amparo do São Francisco, Arauá, Divina Pastora, Riachuelo.
PSB, 7 vices – Itabaianinha, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pedrinhas, Ribeirópolis, Siriri, Tomar do Geru.
PT, 6 vices – Canhoba, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Porto da Folha, Salgado, São Cristovão,
PL, 3 vices – Carmópolis, Itabaiana, Macambira.
PSDB, 3 vices – Areia Branca, Canindé, Rosário do Catete.
PV, 3 vices – Cristinápolis, Maruim, Salgado.
MDB, 2 vices – Lagarto, Santa Luzia do Itanhy.
Cidadania, 2 vices – Nossa Senhora Aparecida, Santa Rosa de Lima.
Solidariedade, 2 vices – Nossa Senhora de Lourdes, Poço Verde.
Blog Opinativo que Nunca ficou em cima do Muro desde 2006, quando nasceu: até sexta-feira, 11, o blog Anunciará a Posição sobre o 2º turno em Aracaju. Tomar posição numa terra carcomida pelo Tráfico de influência precisa ter irrequietude, coragem e Fé.
Yandra se Reúne com Seus Vereadores para Avaliar Primeiro Turno e Definir Posição para o Segundo Turno Ontem, 07, os vereadores eleitos que apoiam Yandra se reuniram pela primeira vez na sede do União Brasil para discutir os resultados do primeiro turno das eleições em Aracaju. O encontro, coordenado por Yandra, serviu para avaliar a votação de 6 de outubro e traçar os caminhos para o segundo turno, com decisão prevista até a próxima sexta-feira. O evento contou também com a presença do presidente estadual do União Brasil, André Moura. Estiveram presentes Ricardo Vasconcelos e Nitinho (PSD), Isac Silveira, Anderson de Tuca, Pastor Diego e Maurício Maravilha (União Brasil), Binho e Sárvio de Vardo (Podemos), Pastor Alex Melo (PRD) e Thannata da Ecoterapia (Mobiliza). Durante a semana, ocorrerão encontros com os presidentes dos partidos e demais candidatos de cada agremiação, garantindo que a decisão final seja compartilhada e decidida de forma colegiada.
O pior governador da história de Sergipe, JB, não conseguiu, mais uma vez eleger o pai do “neto” dele. “Bateu na trave novamente” E nas redes sociais, Jackson Barreto, o pior governador que Sergipe já teve faz questão destacar e chamar o jovem Gustavo, filho de Everton Souza como neto e vice-versa. “Parabéns vovô por sua sensibilidade declarando amor pelo seu pai, e reconhecendo nele toda a sua potencialidade. Acreditem em Gustavo ele sabe o tesouro que tem”, escreveu. Everton Souza, foi candidato pelo PV e obteve 2.183 votos ficando na suplência. Jackson não consegue eleger nem um vereador em Aracaju.
O primo de JB, Almeida Lima, solidário, teve uma votação humilhante em Nossa Senhora das Dores: 260 votos como candidato a prefeito. Arrepare, eterno Osmário, estes primos brigam até para saber quem vai ser o mais humilhado eleitoralmente.
Os candidatos que amargam eternas suplências Everton Souza, Daniela Fortes, Max Prejuizo, Adriano Bandeira, Bertulino Menezes, Augusto do Japãozinho, Adriano Taxista, Sargento Vieira, Batatinha…
Solidariedade ao professor Bittencourt Gratidão é um sentimento nobre, não é para qualquer ser humano como, por exemplo, o prefeito Edvaldo Nogueira. O que Edvaldo fez nas últimas semanas para eleger a ex-secretária da saúde, Waneska Barbosa – teve 2.502 votos e ficou como suplente – não foi brincadeira. Amigos servidores de várias pastas relataram a este jornalista as pressões. Waneska não entrou porque na própria saúde, não é querida. Mas o blog quer prestar solidariedade ao professor Bittencourt, este sim merecia um tratamento respeitoso do prefeito, ou melhor, gratidão por tudo que ele fez estes anos, sendo o líder dele no legislativo e dando “a cara para bater”. Bittencourt teve 1.673 votos.
Atenção Justiça Eleitoral Aracaju: das últimas colocações para a disputa da Câmara Municipal, por pura coincidência as últimas 11 são Mulheres. Ainda bem que ninguém quer ludibriar a Justiça Eleitoral com as cotas laranjas para mulheres. Os nomes delatados pelo X-9 sergipano Flávio da “Direita Sergipana” na PF. Pelo jeito a “direita sergipana” não confia nele e foi defenestrado eleitoralmente
Força política Entre os aliados do governador Fábio Mitidieri ao analisarem o resultado do 1º turno em Aracaju que levou Luiz Roberto (PDT) para o segundo turno, citam como uma verdade a entrada do deputado Jorginho Araujo (PSD) para a coordenação da campanha de Luiz. Foi notório o crescimento do candidato e uma ordenada mudança de estratégia. O deputado tem um forte poder de articulação e de agregar. Com isso, os aliados não têm dúvida que Jorginho não só reafirmou a liderança, mas Fábio Mitidieri tem uma carta nas mangas, com uma nova potência política no estado de Sergipe.
Rodrigo fontes, eleito pelo PSB e o DNA da família Azevedo E muita gente perguntando ao titular deste espaço quem é Rodrigo Fontes, eleito pelo PSB. Ele obteve 2.496 votos e foi eleito pela média. Além do parentesco com o ex-deputado João Fontes, Rodrigo é sogro de Rafael Azevedo, filho da ex-deputada Susana Azevedo, hoje conselheira do TCE/SE. Só para lembrar Susana tem o DNA na política herdado do pai Tertuliano Azevedo, que foi deputado federal e do tio, Guido Azevedo. Homens de uma época que política era feita com “P” maiúsculo, não como hoje, que virou para muitos uma forma de vida. Ninguém se surpreenda se o Rafael Azevedo resolver ingressar na política partidária.
Os nomes delatados pelo X-9 sergipano Flávio da “Direita Sergipana” na PF. Pelo jeito a “direita sergipana” não confia nele e foi defenestrado eleitoralmente Acima parte do depoimento do candidato a vereador pelo PL em Aracaju – OS: O golpista X-9 que vai responder criminalmente |(atropelou um militante petista na semana passada) pelo que fez teve apenas 1.252 votos. Pelo jeito nem a própria direitona confia nele – em depoimento a PF entregou os fascistas bolsonaristas que estavam com ele em frente 28º BC em defesa do Golpe: Peter Costa, Neilton Marreta, Tenente Menezes, Constantino Uber, Alan Xavier, que tem o perfil no Instagram Old West Hambugueria, segundo delatou o X-9. Coisa feia “Curió”: além de Fascista, Cagueta!
Poço Verde: fênix, Toinho de Dorinha elege Roberto Barracão Aliada a uma desastrosa gestão do prefeito Iggor Oliveira, após à reeleição em 2020, a população de Poço Verde com o apoio decisivo do líder Toinho de Dorinha, que indicou a esposa como vice-prefeita, Edna, derrotou o candidato da situação. E olhe quem em Poço Verde foi instalado o terror com compra de votos e pesquisas manipuladas de todos os cantos. Até obra de asfalto às vésperas da eleição teve. De nada adiantou. Que a Prefeitura retorne a trabalhar para o povo poçoverdense, principalmente os mais carentes que precisam de uma atenção especial.
Valmir de Francisquinho fez barba, cabelo e bigode em Itabaiana e além fronteiras E Valmir de Francisquinho retornará a Prefeitura de Itabaiana após uma vitória com cerca de 10 mil votos à frente de Edson Passos. De quebra elegeu o filho, o ex-deputado Talysson de Valmir como prefeito de Areia Branca. Valmir ainda elegeu a maioria na Câmara com 10 vereadores. Diferente de 2013, quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, toda sucateada e com dívidas com servidores e fornecedores Valmir receberá uma Prefeitura enxuta fruto de uma gestão vitoriosa – que ajudou no desempenho de Valmir nas urnas – do aliado Adailton Sousa.
Em Lagarto, eleitorado disse não a Gustinho Ribeiro. Um não tão forte que se estendeu até Salgado sepultando eleitoralmente o candidato de Gustinho também lá Uma vitória dupla para ficar na história de Lagarto. Sérgio Reis obteve uma vitória nas urnas acabando com um esquema político que prejudica Lagarto há muito tempo. De quebra os ventos da mudança levaram o “Não” para Gustinho Ribeiro também para Salgado onde o cunhado dele perdeu feito. O blog tem a certeza que Sérgio Reis montará uma equipe técnica de primeira, para implementar uma gestão moderna e sensível ao povo carente. E de quebra uma auditoria externa as contas faria bem para a saúde financeira da Prefeitura.
Maranhão: o “mar que corre” O “Mar que corre” Um dos significados que os historiadores entendem para a palavra Maranhão é o “mar que corre”. Arrepare, caro leitor, o que o Maranhão tem com as eleições em Sergipe? Parece que tem gente que tem muita terra por lá e laranjais de cavalos de raça caríssimos. Então tá, se o politico correu pra lá, para descansar a forte dor de cabeça fruto da ressaca moral e eleitoral ninguém sabe, mas que vou móveis em uma determinada mansão no último domingo pelas bandas lagartense isso sim ocorreu….
Trabalho integrado As eleições municipais de 2024 em Sergipe foram marcadas pela atuação firme da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que conseguiu mitigar irregularidades. Com 330 ocorrências registradas pela Polícia Militar, a maioria relacionada à compra de votos e boca de urna, as forças de segurança estavam mobilizadas e prontas para coibir práticas ilegais. O planejamento operacional envolveu a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, resultando em 330 ocorrências atendidas pela Polícia Militar e 56 boletins de ocorrência registrados.
2º turno Com o bom desempenho consolidado no último domingo, 6, a SSP já se prepara para o 2º turno em Aracaju. As equipes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas, demonstrando um compromisso contínuo com a segurança dos sergipanos, para garantir que o pleito repita o mesmo sucesso, assegurando que todos os aracajuanos possam exercer seu direito ao voto em segurança.
Deputado Georgeo Passos perdeu feio em Ribeirópolis E o deputado estadual Georgeo Passos perdeu feito a disputa pela Prefeitura de Ribeirópolis: quase 2,5 mil a menos do primeiro colocado Rogério Sobral. A família Passos, avô já falecido, Chico Passos, e os pais Antônio e Fátima Passos já comandaram a Prefeitura.
Capela: vitória de Júnior de Dr. Carlos Milton consolida fim da era negativa de Sukita Com uma votação histórica, Júnior de Dr. Carlos Milton (MDB) foi eleito prefeito do município de Capela. Ele obteve 53,73% dos votos válidos derrotando a candidata de oposição, Isadora Sukita (PT) que teve 46, 21%. Ao lado do vice-prefeito eleito, Alexsandro Nascimento (União Brasil), Júnior irá suceder, a partir de 1° de janeiro de 2025, a atual prefeita, Silvany Mamlak (União Brasil). Muito emocionado, Júnior agradeceu e reafirmou que honrará o legado da prefeita Silvany. “Tenham certeza que honrarei cada voto que a mim foi confiado, assim como honrarei o legado da nossa prefeita Silvany. Capela é Júnior, e Júnior é Capela! Com certeza, vamos continuar em boas mãos”, afirmou. O grupo ainda elegeu 11 vereadores. A era Sukita foi sepultada só ele que ainda não percebeu.
Tribunal de Contas consulta população sobre auditorias que devem ser priorizadas O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) disponibilizou em seu site ontem, 7, formulário que visa estimular o controle social na elaboração do Plano Anual de Auditoria (PAA) para o ano de 2025. A iniciativa, que é uma novidade na Corte, dará ao cidadão a oportunidade de participar da elaboração do documento.
Opinião da população “Estamos comprometidos em tornar o Tribunal de Contas cada vez mais próximo da sociedade. Ao ouvir a opinião da população sobre as áreas que devem ser priorizadas nas auditorias, garantimos que nossas ações estejam alinhadas com as reais necessidades dos cidadãos, promovendo transparência, eficiência e controle social”, afirma a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.
Formulário A participação cidadã será somada ao processo de elaboração já executado pelo TCE, que se dá através da opinião de seus setores técnicos e aprovação do colegiado em sessão plenária. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível na página inicial do site oficial do TCE (www.tce.se.gov.br ) até o dia 15 deste mês. No formulário, o cidadão irá se identificar, selecionar o seu município e as áreas que precisam de maior atenção do TCE, em sua opinião.
Mais indústrias Os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Nossa Senhora Aparecida receberão, nos próximos meses, seis novas indústrias. A chegada dessas fábricas, que devem investir mais de R$ 13 milhões e gerar 195 novos postos de trabalho, é resultado da concessão de incentivos fiscais e locacionais do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) da gestão Mitidieri.
Mais indústrias II As concessões dos incentivos foram aprovadas em reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e presidente do CDI em exercício, Valmor Barbosa, afirmou que “o desenvolvimento da política industrial é essencial para atrair novos empreendimentos e gerar mais emprego e renda em todo o estado. Esse conselho desempenha um papel crucial tanto para o empresário que está chegando ao estado pela primeira vez quanto para aqueles que buscam expandir seus negócios”.
O PAA O Plano Anual de Auditoria (PAA) é o principal instrumento de consolidação e transparência das fiscalizações realizadas pelo Tribunal. As ações previstas são selecionadas por meio de critérios técnicos e voltadas às áreas que envolvem maior quantidade de recursos e atendem a objetivos mais relevantes para a sociedade. A definição de cada área prioritária leva em consideração critérios como materialidade, relevância e risco. O primeiro está relacionado ao valor estipulado a partir do qual as distorções são evidentes. O segundo, observa se as auditorias selecionadas estão situadas em áreas de interesse da sociedade. E o último trata das áreas em que há maior probabilidade de falhas, irregularidades, desperdícios ou mau uso de recursos públicos.
Sergipe participa de evento da CNSeg e SindSeg A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em parceria com o Sindicato das Seguradoras nos estados da Bahia, Sergipe e do Tocantins (SindSeg BA/TO/SE), realizou em Salvador (BA) o Encontro Setorial das Seguradoras. Esta foi a segunda edição do evento voltado para profissionais seguradores, assessores e líderes do mercado de seguros. O encontro contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre eles, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, Cybele Neumman, representante do Sindicato das Seguradoras em Sergipe e Paulo Cézar Souza Martins, presidente do Sindseg BA/TO/SE. Foi apresentado um panorama do mercado baiano e sergipano da região sindical, com dados, projeção de mercado e perspectivas da indústria regional e nacional.
Jogos dos Servidores O governador Fábio Mitidieri retomou, após 14 anos, os Jogos dos Servidores, uma iniciativa que promete fortalecer a integração e a convivência entre os trabalhadores do serviço público. O evento, além de ser um grande acerto da gestão, visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes. Ao reunir servidores de diferentes áreas, os jogos incentivam práticas saudáveis e ajudam a combater o sedentarismo, proporcionando uma experiência que vai além do ambiente de trabalho.
Jogos dos Servidores II Entre os benefícios esperados estão o desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe, o fortalecimento do espírito de competição saudável e a melhoria da comunicação interpessoal. O evento também pode reduzir o estresse, aumentar a motivação e promover hábitos de vida mais saudáveis, impactando diretamente na produtividade e na saúde dos servidores. Além disso, é uma oportunidade para descobrir novos talentos esportivos e incentivar a prática do esporte amador no Estado.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
DENÚNCIA
MATÉRIA DO BLOG ESPAÇO MILITAR
O blog Espaço Militar vem denunciar um caso vergonhoso que teve conhecimento na manhã desta segunda-feira, dia 07, onde a segurada do Ipesaúde, a Sra. Maria Margarida, professora aposentada do estado, a qual possui problemas de coração, rim, pressão alta e diabetes, procurou a urgência do Ipesaúde para buscar atendimento médico em virtude de um cansaço constante que está sentindo, acreditando ser coração, por já ter feito procedimentos.
Inicialmente a segurada foi atendida pelas técnicas de enfermagem que aferiram a pressão e a glicemia, e obtiveram as primeiras informações. Depois foi repassada para estagiárias de medicina e posteriormente para um médico clínico geral, o qual informou que a urgência do Ipesaúde não dispõe de cardiologista, o que é estarrecedor, visto que inúmeras pessoas têm morrido de infarto ultimamente e possuem problemas cardíacos, encaminhando a D. Margarida para a sede do Ipesaúde na Rua Campos, onde a mesma compareceu, onde foi informada que daqui a 7 dias úteis, dariam uma informação por SMS, quando a segurada seria atendida por um cardiologista. Desse jeito a paciente morre esperando atendimento que não tem, mas todo mês o desconto do Ipesaúde vem no contracheque.
É inadmissível uma situação desta, pois com o aumento na contribuição do Ipesaúde, foi propalado de que o atendimento melhoraria, porém não é isso que estamos vendo, como é o caso que estamos aqui relatando.
Com a palavra a direção do Ipesaúde e o Governo do Estado, podendo se manifestar acerca da presente denúncia através do e-mail: espacomilitar@hotmail.com
Matéria do blog Espaço Militar
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
DIA DO PARAÍBA 8 DE OUTUBRO
“O Nordestino é, antes e acima de tudo, um antibolsonazifascista confesso.” Por Clarkson Moura
DESAGRAVO À NORDESTINIDADE
“Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste.” Des. Mário Helton Jorge, antinordestino
“Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade…Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito.” Romeu Zema, antinordestino
“Pior Região [Nordeste] do País em todos os aspectos.” Jair Messias Bolsonaro
De início, se bem que eu seja inevitalmente suspeito e inegavelmente possuidor de parcialidade, passionalidade, sergipanidade e nordestinidade justificáveis, atrevo-me a sustentar, sem qualquer sentimento de melindre e/ou revide em relação aos demais compatrícios, que o Nordeste ou “Paraíba” — sempre, laudatoriamente chamado de “A Atenas Brasileira” — tem dado, ao longo de sua coexistência institucional, um relevante contributo à imensurável e preciosa produção cultural, principalmente imaterial, do próspero, progressivo e inesgotável universo intelectual e cultural da Região Nordeste, e, por extensão, deste País.
Segundo é notório, o predomínio dos negros na População do Nordeste, ao contrário da participação majoritária dos brancos na População no Sudeste e, em mais acentuada proporção, na Região Sul, traduz, de maneira inequívoca, a diferenciada história da colonização e imigração europeias no Brasil. Daí afloraram os fundamentos do banal, asqueroso e intérmino preconceito tradicional antinordestino, que se renova graças ao “establishment” discriminatório e exploratório da nossa Região.
Ademais, o crescente movimento migratório dos irmãos nordestinos para São Paulo coincide com o vertiginoso crescimento urbano da Capital paulista durante o século XX, experimentando uma incrementação considerável, a partir dos anos 50 desse mesmo século, por conta da oferta de emprego decorrente do então vertiginoso processo de industrialização do Sudeste, principalmente, da ascendente Metrópolis paulistana.
Com efeito, embora os migrantes nordestinos tenham constituído uma mão de obra relevante para o “boom” econômico do Sudeste, à época, começaram a explodir atitudes ostensivas de preconceito contra os migrantes desta nossa Região, as quais, deplorável e vergonhosamente, persistem até hoje. Em outro falar, a importante migração nordestina, doravante, passou a ser vista como uma invasão de miséria e ociosidade.
Infelizmente, no apagar do século XX, o preconceito antinordestino chegou a assumir, na Região Sul, a absoluta e patente expressão de separatismo, de tal forma que o imigrante europeu, plausivelmente considerado como origem de trabalho e riqueza, e o migrante nordestino, levianamente estigmatizado como fonte de preguiça e pobreza, atestam o inexorável e injusto tratamento discriminatório, dispensado entre nossos coirmãos regionais e os estrangeiros estabelecidos no País, para camuflar as mazelas sociais que coexistem em todas as regiões fisiográficas do Brasil.
Falando-se com exatidão, resultou comprovado que o preconceito antinordestino, enquanto modo de manifestação dos desvelados e abomináveis racismo e xenofobia, é sistêmico, estrutural e secular.
Tão é assim, que, sinceramente, não me causou a mais tênue surpresa o mais recente dos reiterados, abjetos e asquerosos ataques contra o Nordeste, inescrupulosa e acintosamente desferidos pela “Besta-Mor” da “Bolsomanada”, em 26 de julho deste ano (2024), em entrevista à TV Pampa, afiliada da Rede TV no Rio Grande do Sul.
Aliás, em legítimo, inevitável, conveniente e condizente reação às recorrentes acintosas, peçonhentas e injuriosas avalanches de postagens feitas por ignorantes, estúpidos, alienados, fanáticos, preconceituosos, maledicentes, desaforados, inconsequentes e assumidos asseclas da “Bolso-horda”, as quais terminam por viralizar nas redes sociais e mídiais digitais, pelos quatro cantos do Brasil, não me acorreu ao imanente instinto de defesa, enquanto nordestino, outro gesto efetivo de desafronta a mim mesmo e a meus corregionais (ofendidos que fomos indistintamente), que não a emissão e divulgação deste curial e desagravante texto.
Para tanto, ainda que sob pena de ter de incorrer em lapso de escrita, “lapsus scribendi”, decorrente de lapso de memória, “lapsus memoriae” — até porque a memória humana é frágil, “memoria hominis fragilis est” — conforme oraculavam os antigos sábios latinos, eu, enquanto ser humano e, por isso, falível, na azáfama de refratar, de imediato, os ensurdecedores “relinchos” antinordestinos (cujos extratos estão transcritos alhures) de exemplares “PO” de “Besta-Fera”; como “Sua Onisciência”, a BESTA-MOR, em entrevista de 7 de agosto de 2024, “Sua Sapiência”, o desembagador, ou desembestador, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), MÁRIO HELTON JORGE, em postagem de 15 de abril de 2023; e de “Sua Onipotência Zenobiana (Divinal)”, ROMEU ZEMA, governador de Minas Gerais, em discurso de 7 de agosto de 2923, acabei, consoante não poderia ser diferente, por omitir nomes de estrelas de primeira grandeza da reconhecida e vasta constelação humana, na plausível, justa, exemplificativa e subsequente enumeração das incontáveis mentes privilegiadas e inatas da nossa querida Região,
Ei-la:
ARIANO SUASSUNA, GRACILIANO RAMOS, ASSIS CHATEAUBRIAND, PAULO FREIRE, MILTON SANTOS, JOAQUIM NABUCO, AUGUSTO DOS ANJOS, APOLÔNIO SALES, DELMIRO GOUVEIA, JOÃO PESSOA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, FAUSTO CARDOSO, PATATIVA DO ASSARÉ, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, ALBERTO NEPOMUCENO, PADRE CÍCERO ROMÃO, LUIZ VIEIRA, JORGE AMADO, GILBERTO AMADO, ANÍBAL FREIRE DA FONSECA, LAUDELINO FREIRE, JOSÉ COELHO E CAMPOS, JOÃO RIBEIRO, SÍLVIO ROMERO, LOURIVAL FONTES, MANUEL BANDEIRA, DIAS GOMES, JOSÉ WILKER, JOSÉ DE ALENCAR, ADERBAL FREIRE FILHO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOSÉ LINS DO REGO, JOSUÉ MONTELLO, ALOÍSIO AZEVEDO, TORQUATO NETO, ANTÔNIO FRANCISCO DA COSTA E SILVA, CARLOS CASTELO BRANCO, GONÇALVES DIAS, BARBOSA LIMA SOBRINHO, JOSÉ LOUZEIRO, H. DOBAL, GERALDO VANDRÉ, EMILIANO QUEIROZ, CAPISTRANO DE ABREU, MAURO FAUSTINO, DIAS GOMES, O. G. REGO DE CARVALHO, ALDEMIR MARTINS, ANÍSIO TEIXEIRA, EVANILDO BECHARA, ABELARDO BARBOSA (CHACRINHA), MIGUEL ARRAES, SÍLVIO MEIRA, JOSAFÁ MARINHO, WALDIR PIRES, JOSÉ DE CASTRO MEIRA, ITAMAR VIEIRA JUNIOR, FERREIRA GULLAR, FLÁVIO DINO, LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, RAQUEL DE QUEIROZ, DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, DOM HÉLDER CÂMARA, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA, DOM ANTÔNIO CABRAL, IRMÃ DULCE, DOM AVELAR BRANDÃO VILELLA, TEOTÔNIO VILELLA, NELSON CARNEIRO, NISE DA SILVEIRA, ZÉLIA GATAI, ANA NÉRI, CASTRO ALVES, JOEL SILVEIRA, NELSON RODRIGUES, MAURO SALLES, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, CELSO FURTADO, JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO, CLÓVIS BEVILÁQUA, PONTES DE MIRANDA, RUY BARBOSA, TOBIAS BARRETO, GUMERSINDO BESSA, LUIZ BISPO, LUIZ CARLOS FONTES DE ALENCAR, CONSTÂNCIO VIEIRA, CASTRO ALVES, MARCOS FREIRE, MARCOS MACIEL, DIVALDO SURUAGY, JOAQUIM CARDOZO, HÉLIO SANTOS, MARCOS NANINI, VASCONCELOS SOBRINHO, JOSUÉ DE CASTRO, EVANDRO LINS E SILVA, LUIZ GAMA, ANDRÉ REBOUÇAS, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, MARCELO DÉDA CHAGAS, CARLOS AYRES BRITTO, JOSÉ AUGUSTO BARRETO, AUGUSTO LEITE, RAIMUNDO SOUZA DANTAS, GILVAN ROCHA, JOSÉ MACHADO, JOÃO ANDRADE GARCEZ, AUGUSTO FRANCO, WALTER FRANCO, LEANDRO MACIEL, JOSÉ QUEIROZ DA COSTA, NESTOR PIVA, COSTA PINTO, LEITE NETO, JOÃO DE SEIXAS DÓREA, JOÃO ALVES FILHO, MANUEL CABRAL MACHADO, CLEOVANSÓSTENES PEREIRA DE AGUIAR, ALOÍSIO CAMPOS LIMA, JOSÉ BARRETO FONTES, ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, HORÁCIO HORA, ANTÔNIO CARLOS VIANA, MANOEL BOMFIM, LUIZ ANTÔNIO BARRETO, LUCIANO ALVES, LUCIANO BARRETO, MAMEDE PAES MENDONÇA, GENTIL BARBOSA, ALBANO DO PRADO PIMENTEL FRANCO, JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, OVIEDO TEIXEIRA, JOSÉ CARLOS TEIXEIRA, TERTULIANO AZEVEDO, JOÃO OLIVA, ANCELMO GOIS, VLADIMIR SOUZA CARVALHO, MARCOS MELO, ANTÔNIO SARACURA, NICODEMOS FALCÃO, GENTIL BARBOSA, JOSÉ CARLOS MENDONÇA, PASSOS PORTO, ORLANDO DANTAS, LINDALVA CARDOSO DANTAS, JOSÉ AUGUSTO DA ROCHA LIMA, TOBIAS RABELO LEITE, SANTOS SOUZA, CÉLIO NUNES, DJENAL TAVARES QUEIROZ, MARIA THÉTIS NUNES, ALINA PAIM, JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS, NÚBIA MARQUES, PROF. FRANKLIN, OFENÍSIA FREIRE, TEREZINHA OLIVA, ZULMIRA FREIRE REZENDE JOTA INÁCIO, JAQUELINE GOES DE JESUS, TICIANE SANTA RITA, MARINA CASKEY, LUÍZA ERUNDINA, ELIZIANE GAMA, REINALDO MOURA, JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA, JOSÉ TELES DE MENDONÇA, TÂNIA BACELAR, MARIA QUITÉRIA, JOTA BORGES, ANTÔNIO MENESES, LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, HUMBERTO TEIXEIRA, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, MARGARETH MENEZES, DODÔ, OSMAR, CARLINHOS BROWN, MORAES MOREIRA, CHICO SCIENCE, CHICO CÉSAR, DJAVAN, HERMETO PASCOAL, CAPIBA, ALCIONE, DANIELA MERCURY, ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, MARGATETH MENEZES, IVETE SANGALO, JUNINHO PERNAMBUCANO, GENETON MORAES NETO, JÚNIOR, RAINHA MARTA, FAUSTO NILO, ZAGALO, CACÁ DIEGUES, ELBA RAMALHO, SOLANGE ALMEIDA, RITA DE CÁSSIA, CAETANO VELOSO, GERALDO AZEVEDO, LENINE, FLÁVIO JOSÉ, BEZERRA DA SILVA, ALCEU VALENÇA, BELCHIOR, ZÉ RAMALHO, RAIMUNDO FAGNER, BRÁULIO TAVARES, IVANILDO VILA NOVA, BRÁULIO, BESSA, NANDO CORDEL, JORGE DE ALTINHO, GILBERTO GIL, DORIVAL CAYMMI, LUIZ GALVÃO, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, SIVUCA, JOÃO GILBERTO, GLAUBER ROCHA, GERALDO SARNO, FRANCISCO BRENNAND, EDINARDO, VLADIMIR CARVALHO (cineasta), WAGNER MOURA, CHICO ANYSIO, TOM CAVALCANTE, LÁZARO RAMOS, JACKSON DO PANDEIRO, ROSIL CAVALCANTI, ONILDO ALMEIDA, MARINÊS, CLEMILDA, GLÓRIA GADELHA, FAFÁ DE BELÉM, SANTANA, TARGINO GONDIM, GERSON FILHO, DORGIVAL DANTAS, ALMIRA CASTILHO DE ALBUQUERQUE, DOMINGUINHOS, MESTRINHO, JOÃO VENTURA, JOSA (O VAQUEIRO DO SERTÃO), ISMAR BARRETO, GORDURINHA, LINDU, GENIVAL LACERDA, ZINHO, KARA VEIA, NELSON FERREIRA, CLAUDIONOR GERMANO, CAPINAM, TOM ZÉ, ADRIANO SOARES DA COSTA, RENAN CALHEIROS, JOSÉ HAMILTON MACIEL, DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA ETC.
Ícones esses, que germinaram dessas terras férteis de genialidade, e cuja exuberância intelectual, traduzida em expressões literária, artística, científica e cultural, se esparramou vertiginosa e diluvianamente, de tal modo a cruzar limites intermunicipais, a transpor divisas interestaduais e ultrapassar fronteiras internacionais.
Ora, conforme consabido, o legado politemático e multissetorial, material e imaterial, gerado por esses seres predestinados, traduz-se numa obra-prima colossal, que — tenho certeza absoluta — a voracidade do tempo histórico não conseguirá destruir, nem a falibilidade cognitiva da Humanidade logrará apagar..
Portanto, o Nordeste, ou a “Paraíba”, constituído de nove estados-membros da República Federativa do Brasil, enquanto prendada, dadivosa e democrática região fisiográfico-administrativa de mesmo nome — é e, “ad aeternum”, continuará sendo — à símile de cada um de seus entes federados componentes, um inesgotável e caudaloso manancial de sumidades de propagação universal, a despeito das naturais adversidades climáticas e das ínvidas assacadilhas preconceituosas de alguns sulistas, sudestinos e centro-oestinos.
Se não bastassem as abundantes, convincentes e relevantes razões retroexpostas, nossa pujante Região tem-se mostrado, no limiar deste século XXI do Terceiro Milênio da Era Cristã, em pleno curso da Idade Contemporânea, como o terreno mais fecundo e produtivo, de nosso País, para a exuberante, predominante, proveitosa e salutar cultura da “Democracia”, enquanto melhor, mais eficiente e equitativo regime de governo de que, até hoje, têm disposto os povos, na sua milenar trajetória de fraternal e progressiva convivência civilizatória, conforme está registrado na História Geral da Humanidade.
Em outras palavras, após a redemocratização do nosso País, em 1985, e o advento da vigente e moderna ordem político-jurídica, implementada pela Constituição Federal de 1988 (36 anos), a partir das eleições gerais e diretas de 2002, de 2022, até os mais recentes pleitos municipais, conclusas e correntes, o Nordeste tem sido a trincheira avançada, ou bastião inabalável, em defesa da conservação, da legitimação, do aperfeiçoamento e da consolidação da nossa ainda jovem, resiliente e benfazeja “Democracia”.
De bom alvitre, recordemo-nos, reflexiva e reciprocamente, dos reiterados, aberrantes e atrevidos “zurros” da “Besta-Fera”, ex-inquilino do Palácio do Planalto, diuturnamente desferidos contra a imparcial “Imprensa” deste País, o invejável, ultramoderno, seguro, célere e atestado “Sistema Eleitoral Eletrônico”, as confiáveis e invioláveis urnas respectivas, bem como contra a Constituição, a Ordem Político-Jurídica e o Estado Democrático de Direito, a Suprema Corte de Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral e alguns de seus membros, desta — ouso continuar a crê-lo — “República Federativa do Brasil”, em explícita e inescusável afronta à nossa “Magna Carta”, ultimamente tão desnaturada, com vistas a atender a interesses escusos e eleitoreiros de politiqueiros e dilapidadores do Erário federal.
Em sã consciência, desde então em diante, mais do que nunca, passou a nos assistir — a nós, brasileiros, concidadãos conscientes, bem-informados e bem-intencionados — mantermo-nos em estado de permanente vigilância, de sorte que possamos sair, de imediato, de uma tradicional zona de acomodação ou indiferença: indignando-nos, reunindo-nos publicamente, organizando-nos reagindo, indo às ruas em chusma, protestando, debatendo, reivindicando, etc.; enfim, contribuindo de modo civilizado, lícito e urbano — sempre que isso se fizer imprescindível — para que não se repitam os reprováveis, truculentos, asquerosos, nocivos, vergonhosos, vandálicos e/ou barbarescos cenários das abjetas datas históricas de 12 de Dezembro de 2022, 24 de Dezembro de 2023 e 8 de Janeiro de 2023″, na Capital Federal, tal qual o anunciado, sugerido, previsível, vexatório e desastroso “replay” ou “repeteco” capitolino no nosso País.
Em remate, faz-se imperioso e inadiável homenagear a todos os nordestinos, espalhados pelo Território nacional, os quais, com sua força laboral, luminosidade intelectual e invejável cidadania, têm representado o Nordeste condignamente, no progresso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de o fazerem de igual modo, aqui, na Região.
Salve! Orgulhos da NORDESTINIDADE.
“Valei-nos, PADIM PADE CIÇO ROMÃO”!
(Por Clarkson Ramos Moura)
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Nos livros, procuramos Deus; na oração encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus.” Santo Padre Pio. E pela fé ele sempre aceitava a vontade misteriosa de Deus.
“Estou com vocês…”. Com os habitantes de Gaza, com os deslocados, com aqueles que fugiram das bombas, com as mães que choram seus filhos mortos, com as crianças que tiveram a infância roubada, com todos aqueles que não têm voz e que sofrem as consequências dos conflitos “que os poderosos fazem com os outros”. O Papa repete sete vezes sua expressão de proximidade (“Estou com vocês…”) na carta que quis enviar hoje, 7 de outubro, dia em que há um ano “o estopim do ódio” foi aceso com o brutal ataque do Hamas contra Israel, a todos os católicos do Oriente Médio. Um povo martirizado, exausto, ferido por uma guerra que nem a comunidade internacional nem os países mais poderosos, com uma “vergonhosa incapacidade”, conseguiram terminar.
Aqui toda matéria: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/papa-aos-catolicos-do-oriente-medio-estou-com-voces-07-10-24.html