SE:casal golpista preso lavava dinheiro através franquia Fast Escova?

                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A imprensa, em todo país, vem repercutindo a prisão do casal Henrick Cunha e Gabrielle Santana em Sergipe, sob suspeita de aplicar golpes milionários vendendo cursos online sobre investimentos de apostas e convencendo as vítimas a aplicar dinheiro. Outras quatro pessoas parentes do casal foram indiciadas pela Polícia Civil também acusadas de praticar golpes milionários. As quatro são de outros estados e estão sendo procuradas pela PCSE.

O estranho é que não há menção mais detalhada das atividades que eles exerciam, como também os cursos oferecidos. Porém, o blog teve uma informação que o casal usava uma franquia a “Fast Escova” para lavar o dinheiro fruto dos golpes da pirâmide. Será verdade? E se for, certamente a PCSE, no decorrer do processo, pedira uma auditoria na franquia? Já que a mesma recebe 7% de tudo arrecadado e, com certeza, deveria saber que algo estranho estava acontecendo com o volume alto de dinheiro que estava entrando. Ou os responsáveis pela franquia não se preocupam com a origem do dinheiro que entra? No site “Reclame Aqui” a empresa Fast Escova tem uma reputação “Não Recomendada”.

O certo é que o casal já foi indiciado por crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Com certeza, a PC de Sergipe está verificando a possível ligação do casal com essa franquia.

Pelo que vem sendo divulgado, a cada dia aparecendo vítimas em quase todos os estados do país, com certeza o golpe foi muito mais do que R$ 1 milhão e precisa ser desnudado totalmente. E se tiver “peixe” grande na história a PC de Sergipe vai fisgar e mostrar para toda sociedade.

 

Detran-SE: ao revogar portaria e anunciar pagamento de taxas médicas por PIX e cartão de crédito, governador mostra postura de quem deseja acertar. Feedback de quem sabe liderar!  O governador Fábio Mitidieri anunciou ontem a revogação da portaria 446/2023 do Detran, que regulamenta valores mínimo e máximo de taxa de autoescola. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, após reunião com diretoria do órgão de Trânsito. Blog cobrou em 23/11. Mitidieri também anunciou programa Rode Bem, isenção do IPVA para motos de até 150 cc e pagamento de taxas médicas do Detran também por Pix e cartão de crédito.

SE, agricultura: governo está se preparando para o “Super El Niño” em 2024 E o blog foi informado ontem, 29, que o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, já está se preparando para enfrentar a seca que promete se dura em 2024, por conta do “Super El Niño”, que vem sendo divulgado pelos especialistas da área. O secretário da pasta, Zeca da Silva, já vem estudando com toda equipe para se antecipar ao fenômeno com ações para ajudar os pequenos agricultores familiares de todo o estado.

 Feira da Reforma Agrária e Agroecologia e a satisfação de Fábio Mitidieri E ontem, 29, foi aberta Feira da Reforma Agrária e Agroecologia no Parque de Exposições João Cleófas, que vai até o sábado,  com farta programação cultural palestras e participação de inúmeros feirantes. O blog foi informado que o governador pensa mesmo em realizar uma minirreforma no início do ano, mas na área da agricultura Fábio Mitidieri está satisfeito com o desempenho de Zeca da Silva, principalmente porque está realizando ações não só do governo estadual, mas em parceria com o governo federal, como por exemplo, a Feira da Reforma Agrária e Agroecologia através de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Estado da Agricultura.

Expectativa A expectativa com a realização da feira é de que sejam beneficiadas diretamente mil pessoas, e outras 10 mil famílias, de forma indireta, de todas as regiões sergipanas, representando todas as categorias de agricultores camponeses do estado, a exemplo de indígenas, quilombolas, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos ciganos, pescadores e extrativistas, como as catadoras de mangaba.

25º núcleos Os feirantes estarão organizados em 250 núcleos de comercialização, oferecendo produtos agrícolas in natura de origem animal e vegetal, produtos de base agroecológica, agroindustrializados, minimamente processados e artesanato. “Os participantes, também, terão acesso a palestras sobre temas relacionados ao dia a dia no campo, como ‘agricultura familiar e cooperativismo’, ‘perdas e desperdícios de alimentos’, ‘manejo integrado e pragas na agricultura’ e sobre ‘segurança alimentar, nutrição e saúde’”, divulgou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gilson dos Anjos, ao destacar que os temas serão abordados pela equipe de técnicos da empresa.

 Programação cultural Além de promover a comercialização de produtos alimentícios e artesanais, difundir a cultura camponesa e integrar culturalmente as populações urbanas e do campo, a Feira da Reforma Agrária e da Agroecologia Sergipana vai contar com uma programação cultural, durante os quatro dias de evento, sempre no período da tarde. No local, serão realizadas apresentações artísticas com o grupo Renovação, Mimi do Acordeon, banda Quixaba do Nordeste, Batuque das Mulheres do Assentamento Cruiri e Fabinho Forrozão.

 

Lagarto: Permuta do Parque de Exposições: “Gustinho e Hilda fizeram de tudo”, polemiza vereador Deu no site “O Bolo é Grande”: Na manhã da terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Lagarto aprovou, por 12 votos a 5, a permuta do Parque de Exposições Nicolau Almeida. O líder da base aliada do deputado Gustinho Ribeiro e da prefeita do município, Hilda Ribeiro, na Câmara, o vereador Vilânio do Treze, ao votar a favor da permuta do parque, afirmou que “Gustinho e Hilda fizeram de tudo” para conseguir o feito.

Declaração polêmica Continua o site: “A declaração gerou polêmica e dúvidas quanto ao significado de “fizeram de tudo”, pois no contexto em que foi proferida, supõe-se que houve influência direta de Gustinho e Hilda na decisão favorável dos vereadores, principalmente porque a prefeita chegou a solicitar urgência na votação.”

Cédulas de dinheiro E acrescenta o site: “Além disso, depois que Vilânio concluiu sua justificativa conveniente ao projeto, populares  atiraram cédulas de dinheiro cenográfico nele, fazendo alusão ao verdadeiro motivo por trás do voto. Portanto, espera-se explicações do vereador Vilânio do Treze, assim como do deputado Gustinho Ribeiro e da prefeita Hilda Ribeiro, para esclarecer os detalhes do processo.” Toda matéria com vídeo aqui. Obs: O Conselho Seccional da OAB Sergipe está analisando a legalidade do projeto.

 

 

 

 

Itabaiana: alunos do Murilo Braga conquistam 1º lugar Prêmio de Jovem Pesquisador do Ensino Médio E o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa recebeu ontem, 29, os alunos do Colégio Estadual Murilo Braga (CEMB), localizado no município.  O CEMB participou do XXV Simpósio Nacional de Recursos Hídricos e conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Jovem Pesquisador do Ensino Médio. “Eles não só representaram com excelência o nosso estado, mas também foram os únicos finalistas de Sergipe e saíram vitoriosos. Parabéns aos jovens pesquisadores pelo comprometimento e dedicação!  É um orgulho para nossa cidade contar com talentos tão promissores. Que essa vitória inspire muitos outros estudantes a perseguirem seus sonhos e contribuírem para o avanço do conhecimento”, destacou o prefeito.

 

 

 

Agenda cheia O governador Fábio Mitidieri cumpre agenda intensa de entrega de investimentos e de obras esta semana. Hoje, 30, serão entregues novos equipamentos para a Segurança Pública e nova sede do Batalhão de Policiamento Turístico. Amanhã, dia 1, o governador entrega mais uma reforma de quadra de esportes, desta vez na escola estadual Petrônio Portela e reestruturações de trechos de  rodovias nos municípios Riachuelo, Moita Bonita e Malhador.

Cannabis Também na sexta, Mitidieri visita o Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas. Voltado para orientações técnicas para a condução terapêutica à base de Cannabis na Rede Estadual de Saúde, o espaço funcionará no Ambulatório de Retorno do Huse. O governador é defensor do uso medicinal de cannabis desde a Câmara federal, quando apresentou projeto de Lei 399/2015 com o intuito de viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis Sativa em sua formulação. Este ano, ele sancionou a lei estadual de nº 9.178, implantando a Política Estadual de Cannabis.

Cannabis II Inicialmente,  os pacientes beneficiados por esses protocolos de tratamento com produtos de Cannabis serão aqueles com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).  Para ter acesso aos produtos de Cannabis padronizados na Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, os pacientes precisarão estar cadastrados no Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) e no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Na unidade, será realizado o cadastro do paciente, análise técnica da solicitação e renovação da continuidade do tratamento prescrito.

Ricardo Vasconcelos anuncia para hoje, 30, a votação de projetos sobre mobilidade urbana O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (Rede), disse que a Casa irá apreciar, amanhã, o requerimento de urgência para aprovação do Projeto de Lei nº 415/2023, de iniciativa do Poder Executivo municipal, que concede subsídio aos serviços de transporte coletivo urbano. A urgência foi proposta pelo Professor Bittencourt (PDT), e, caso aprovada, permitirá que o Parlamento discuta em primeira e segunda votação o PL ainda hoje, 30.

Modalidades Outra proposição a ser pautada nesta quinta é o Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria de Pastor Diego (PP), subscrita pelo vereador Breno Garibalde (União Brasil), que altera o inciso XII do Art. 234 da referida Lei e a atualiza conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012). Caso seja aprovada, o Município terá competência para conceder, permitir ou autorizar, além dos serviços de transportes coletivos, escolares, táxis e fretamento, os serviços de transporte complementar urbano. Nessa modalidade estão inclusos o transporte por aplicativos, mototáxis e os chamados táxis-lotação.

Em defesa dos municípios Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu em Brasília ontem, 29, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Na pauta do encontro, os principais temas de interesses dos municípios brasileiros, assuntos que estiveram em evidência durante a 85ª Reunião Geral da FNP, realizada entre terça e quarta na capital do país, sob a liderança do gestor da capital sergipana.

Perdas do ICMS “Aproveitei para agradecer pela aprovação da lei para recomposição das perdas do ICMS para estados e municípios, repasse que começa a ser feito pelo Governo Federal nesta quinta-feira”, destacou Edvaldo. Também participaram da reunião o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, e o deputado federal Doutor Luizinho, líder do PP na Câmara.

No Sergipe rural deste sábado produtor rural de boquim reverte prejuízos com apoio da Emdagro, fazenda União adquire lacticínio em Itaporanga,reservatório de sergipe revela crescimento na produção da cana-de -açúcar, Bnb premia empreendedores, e ainda Ranch Sporting chega a Sergipe para agitar o mundo dos cavalos. Sábado as 7 da manhã com reprises aos domingos e quarta às 8 horas na TV Aperipê. E aqui: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE

 

 

Vem aí o XI Fórum da Justiça Eleitoral! No dia 15 de dezembro de 2023, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promoverá o XI Fórum da Justiça Eleitoral. O evento acontecerá presencialmente, a partir das 9h30, no auditório anexo do edifício-sede. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do seguinte link (para quem deseja receber o certificado do evento): Inscrição – XI Fórum da Justiça Eleitoral.

Confira a programação e as(os) palestrantes Panorama da Democracia no Mundo Contemporâneo: ministrado pela professora Cláudia Toriz Ramos, doutora em Estudos Políticos pela Universidade de Aberdeen (UK), mestra em História Medieval pela Universidade do Porto, professora associada da Universidade Fernando Pessoa e coordenadora de pesquisa do CEPESE – Portugal.

Confira a programação e as(os) palestrantes II Governança Global: da Democracia Liberal à Nova Ordem: professor Me. Marcelo Gerard, doutorando em Estudos Políticos e Humanitários (UFP), mestre em Direito Internacional (Unisantos), especialista em Gestão de Crises em Relações Internacionais (UGF), membro do CEPESE – Portugal. Conjuntura do Planejamento Estratégico do TRE-SE: Marcelo Barreto Filho, chefe da Seção de Gestão de Processos do TRE-SE.Apresentação da Revista Democracia e Sociedade: Ada Cristiane Campos, chefe da Seção de Otimização de Processos Organizacionais do TRE-SE. O evento também será transmitido pelo YouTube, por meio do canal oficial do TRE-SE: https://www.youtube.com/@tribunalregionaleleitorald8940

III Semana de Engenharia de Sergipe de 11 a 14 de dezembro Será realizada no auditório do SEBRAE-SE, de 11 a 14 de dezembro a III Semana de Engenharia de Sergipe, com uma vasta programação sobre temas atuais e importantes para a categoria. Entre os temas que serão debatidos, o cenário de energias em Sergipe; as normas de garantia de desempenho, ESG e governança, entre outros. Inscrições pelo site Sympla aqui e informações pelo (79) 9 8117 – 1522.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 Sergipe e Aracaju representam uma esperança no presente que se conecta com o passado, tendo em vista um futuro de possibilidades Por Luiz Eduardo Oliveira*

 

Sergipe tem um significado especial para todos nós que tivemos o privilégio de aqui nascer ou para aqueles que escolheram esse lugar para viver. Por aqui, segundo o IBGE, vivem aproximadamente 2.369 mil pessoas e temos uma população composta por homens (47,4%) e mulheres 52,6%)1 . Esse lugar acolhe a todos e todas.

 Para manter essa população, segundo a Assembleia Legislativa de Sergipe, com apoio da Fundação Dom Cabral, é necessário o desenvolvimento sustentável do nosso Estado e para isso acontecer passa pela premissa da integração entre o desenvolvimento econômico e social, bem como pela desconcentração do desenvolvimento para as mais variadas regiões e, necessariamente, pelo respeito das cadeias produtivas e pelas vocações do nosso povo2. Esse estudo resultou no Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe3 que ainda clama por implementação.

 Para pensar nesse possível desenvolvimento sustentável, precisamos seguir a estrutura de um Estado Democrático de Direito, através do planejamento governamental que deve estar baseado no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), de competência do Congresso Nacional, após sanção presidencial (art. 165, c/c art. 48, Constituição Federal (1988).

 Para o nosso Estado, na luta pelo desenvolvimento e utilizando a história, vale destacar o papel desenvolvido pela SUDENE (1959), instalação da Petrobrás (1963) e do II Plano Nacional de Desenvolvimento de 1974-1978. Desde então, não houve aperfeiçoamentos significativos na política de atração de indústrias e mantivemos os setores de serviços como uma alternativa de sustentar a economia. Uma parcela considerável dos cidadãos vive dos empregos gerados pelo Estado ou de empresas que realizam contratos com o Leviatã.

 Relevante ressaltar que o Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, após realização de diagnóstico estratégico, das análises nas contas públicas e da situação socioeconômica, concluiu que, para voltarmos a crescer, é preciso investir no saneamento das finanças públicas, disponibilidade de serviços públicos de qualidade e impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico sustentável. Parece que não aprendemos a lição.

 Partindo da premissa que é imprescindível o desenvolvimento, cabe-nos o reconhecimento de nossas principais potencialidades, de nossas habilidades intrínsecas, com a capacitação e incentivo ao empreendedorismo, para atravessarmos esse momento da humanidade pautado por guerras entre Estados soberanos que buscam o controle pelo poder político, poder econômico ou pelo poder geopolítico.

 Para mantermos o Estado de Sergipe como um destino capaz de manter seus habitantes, com emprego, e apto a atrair investidores e novos empreendimentos, precisamos trabalhar pensando na capacitação de nossos cidadãos.

 Temos vocação para o ecoturismo, mas é premente preservarmos nossos mangues, rios e dunas. Temos também uma inclinação natural para o turismo, muito além de praias e festas, então devemos conhecer nossos museus, nossos grupos folclóricos, nossas igrejas e nossos monumentos históricos. Nossos valores artísticos devem ser preservados e estimulados.

 Somos portadores de uma considerável matriz energética (gás, eólica e solar) e precisamos otimizar isso para baratear os custos para as empresas, grandes, médias e pequenas.

 Temos que pensar no nosso desenvolvimento industrial, observar nossas habilidades na produção de cerâmica, de camarão, na exploração de minérios.

 São muitos os tipos de atividades que podem retirar os sergipanos do ciclo de vulnerabilidade, para tanto precisamos investir na conclusão da duplicação da BR 101, BR 235 e outras. Precisamos fomentar um ambiente de negócios, com viabilização de PPP’s.

 Necessariamente temos que pensar em Aracaju, enquanto capital e celeiro de oportunidades, como uma cidade capaz de mostrar aos demais municípios que podemos manter os serviços de transporte público pautados na eficiência, no uso de tecnologias, seguros e ecologicamente sustentáveis, climatizados, sem, contudo, repassar para os usuários tarifas exorbitantes.

 Precisamos investir no uso de transportes alternativos facilitando a utilização de ciclovias, desde que interligadas, seguras e arborizadas. Hidrovias poderiam ser viabilizadas utilizando os rios do Sal, Poxim e Vaza-barris conectadas com o Rio Sergipe. Além de contribuir para a diminuição do gargalos e engarrafamentos, ainda seriam ofertados novos ambientes de trabalho. Nossos rios e mangues são essenciais para o nosso crescimento, em muitos sentidos.

 Analisando nossa capital, devemos trabalhar pela implementação de ciclovias interligando os bairros Mosqueiro (passando pela avenida Melício Machado – duplicada e com corredor exclusivo), Santa Maria, Orlando Dantas (percorrendo a avenida Augusto Franco), Siqueira Campos, Cirurgia (desta vez transitando pela avenida Desembargador Maynard e Barão de Maruim – reestruturadas), até alcançar o centro da cidade (seguindo pela avenida Ivo do Prado). Ciclovias conectando os bairros Bugio, Olaria, Jardim Centenário (através da avenida Santa Gleide), Santos Dumont e Dezoito do Forte (utilizando a avenida Maranhão), Getúlio Vargas (através das avenidas Maranhão ou São Paulo), chegando ao centro da cidade, mais precisamente nos mercados municipais.

 Reconhecer os problemas de nossa Aracaju e apresentar possíveis soluções, viáveis, requer a participação da sociedade é essencial para impulsionar o nosso crescimento.

*Doutor em Saúde e Ambiente.

 1 Fonte: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/

2 Fonte: https://al.se.leg.br/arq_transparencia/arq_planoeconomico/Relatorio%20PDES%202020-2030.pdf

 3 Idem.

OPINIÃO

DIA NACIONAL DO ESTATUTO DA TERRA


— 30 DE NOVEMBRO —

O ESTATUTO DA TERRA FAZ 59 ANOS

Lei n° 4.504, de 30 de novembro de 1964

“Toda atividade humana, com fins lícitos e utilidade social, é digna de respeito, proteção, reconhecimento e justa remuneração”. Clarkson Ramos Moura.

Minha singela homenagem aos camponeses, campesinos, rurícolas, boias-frias, em suma, aos trabalhadores rurais deste país, tão imprescindíveis a nossa sobrevivência, ao provimento de alimentos nas nossas mesas, isto é, ao vital combustível da máquina humana, quanto esquecidos e subvalorizados pelo poder público, bem como sub-remunerados pelo patronato agropecuário do Brasil, Celeiro Agropastoril do Mundo.

Nessa linha de pensamento, injunge-se-nos perguntar:

O que seria de nós, urbícolas, e dos mais diversos aglomerados urbanos e urbano-rurais, a saber: aldeias, povoados, vilas, cidades, metrópoles, megalópoles, regiões metropolitanas e cidades-estado — enfim, dos “habitats” da Humanidade — esparramados por este planeta Terra, caso, neles, não houvesse o provimento dos alimentos de origens vegetal e animal?

Por conseguinte, a exemplo do que tenho feito com as demais atividades humanas, por essas e tantas outras relevantes razões, resolvi rabiscar este breve e reticente escrito, à guisa de modesta, mas sincera, lembrança da passagem desta importante data, em que se celebra o “Dia do Estatuto da Terra”, devido à Lei n° 4.504, de 30 de novembro de 1964.

Salve! MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra!

Viva! a “Reforma Agrária”, ampla, total e progressiva!
 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ClatksonM

 Em resposta a @BlogClaudioNun A EXEMPLIFICATIVA “FARRA DE GASTANÇA DE DINHEIRO PÚBLICO” COM TURISMO GRACIOSO E OFICIAL, TRAVESTIDO DE EVENTO DE INTERCÂMBIO DE COGNIÇÃO ESPECIALIZADA.

INDECÊNCIA!

 www.twitter.com/aracaju_ricardo

 Muito feliz com o nome de Dr. Etélio Prado para os quadros do Tribunal de Justiça. Tenho certeza de que ele desempenhará com maestria as suas funções. Quem ganha é toda a sociedade sergipana, que terá um desembargador extremamente preparado e voltado para as questões sociais.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Dentre os sentimentos humanos, o mais desumano

que existe é a INGRATIDÃO!”  Dom Marcolino Dantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça com a voz do Papa e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-11/papa-francisco-audiencia-geral-29-novembro-2023.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais