“Sempre estive próximo ao prefeito Edvaldo”. Vereador Bittencourt

O blog inicia uma série de entrevistas aos sábados , inicialmente apenas neste espaço, mas em breve em forma de vídeo e disponibilizadas nas redes sociais. O entrevistado é o vereador por Aracaju, Antônio Bittencourt, PDT, que recentemente lançou uma websérie sobre a Cannibis Medicinal para conscientizar a sociedade da importância de alternativa e uma lei que ele apresentou na Câmara Municipal. Bittencourt, que é líder do prefeito Edvaldo no legislativo, também fala sobre as eleições 2024, o desejo do prefeito de indicar um nome a sucessão dele. Questionado – por conta da lealdade e a trajetória política ao lado de Edvaldo – se poderia ser um nome colocado para disputar a prefeitura ele registrou: “nunca tratamos sobre isso, e se por acaso fosse chamado para tratar desse assunto, compreenderia como algo muito natural, dado o reconhecimento do público da nossa aproximação e colaboração política.”

Foto: GIlton Rosas

 

 

 

 

 

 

 

 

Blog Cláudio Nunes –  O senhor recentemente lançou uma Websérie com depoimentos de profissionais especialistas em Cannabis, e pacientes que dependem do tratamento e políticas públicas para o acesso à medicação. Como está sendo a repercussão na sociedade?

Bittencourt – Acho que a recepção tem sido muito positiva, na verdade, extrapolando um pouco as nossas expectativas. Além de uma repercussão muito boa na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, também estamos tendo um apoio de um volume enorme de pessoas, e instituições no Brasil à fora. Reafirmando o quão necessária e justa é uma política voltada para esse tema. Ou seja, a apresentação do nosso projeto foi uma decisão acertada, e que de fato, haverá de colaborar, e muito, para melhoria da saúde de muitas pessoas. Desde já, quero informar, quando aprovado, um valor expressivo da minha emenda parlamentar será direcionada para secretaria municipal de saúde visando a sua execução. É um projeto que não visa apenas a distribuição do medicamento, mas visa também a promoção de campanhas de conscientização, visa ações de qualificação dos técnicos, e dos profissionais de saúde do município. Portanto, a repercussão foi muito boa, estou muito feliz, o projeto está em tramitação na Câmara, e a qualquer momento pode ir para o plenário. Tenho recebido por parte de muita gente uma resposta muito positiva de estímilo e agradecimento, em especial de pessoas que já fazem uso desse medicamento, e sabe da dificuldade do acesso, ou que acompanham pessoas que fazem uso e sabem o quão positiva são as respostas desse medicamento. É claro, que a campanha cumpre o papel de informar da existência do projeto, mas sobretudo, de esclarecer, de quebrar uma série de preconceitos, de descontruir uma série de desinformações que, infelizmente, ainda permeiam a nossa sociedade.

BCN – E o apoio dos colegas vereadores a este projeto de lei apresentado? O senhor acredita na aprovação?

Bittencourt – Todos os vereadores que eu tenho conversado, têm recebido com muita positividade, portanto, eu acho que a aprovação do projeto é algo muito real, muito possível e provável. Os vereadores me parabenizam pela apresentação do projeto, e têm sim, se comprometido em votar em favor. A intenção nossa, é que essa campanha também sirva para que os vereadores tenham informações, para que possa qualificar ainda mais o debate, que tenho certeza que será muito positivo.

BCN –   O senhor é líder do prefeito Edvaldo Nogueira e é do PDT como ele. Ele já anunciou que vai escolher um nome para disputar a sucessão dele. Qual a sua avaliação como filiado ao PDT?

Bittencourt – Eu acho que é natural que o prefeito, Edvaldo Nogueira, seja o coordenador de todo esse processo que culminará na eleição do seu sucessor. É a sucessão do mandato dele, portanto, é esperado que ele seja a figura que lidere o nosso grupo nessa discussão. Ele tem dito publicamente, que faz questão de cumprir esse papel, óbvio, como ele mesmo tem dito, não é um papel de imposição, mas de coordenação, ouvindo os demais atores de toda essa composição muito ampla, que é essa base, que é a base de sustentação municipal e estadual. Mas, com muita naturalidade, vejo a necessidade que Edvaldo seja o coordenador deste projeto. E sei da preocupação dele neste sentido, porque diz respeito a sua sucessão. Tal qual, Belivaldo coordenou a própria sucessão estadual. Eu costumo dizer que a prefeitura de Aracaju é o segundo mais importante cargo político do estado de Sergipe, ser prefeito de Aracaju é uma honra política sem igual, mas também uma responsabilidade da mesma dimensão. E uma gestão dessa, que vem com muitos avanços, com muitos ganhos reais para a população de Aracaju, e um volume de investimentos em infraestrutura sem precedentes, em nossa cidade, é natural que o prefeito se preocupe com a continuidade deste projeto exitoso, e que para isso ele reúna força eleitoral e capacidade política para coordenar esse projeto. E por fim, o governador Fábio Mitidieri, tem dito, sempre que questionado, que Edvaldo será o timoneiro de todo esse processo.

BCN – Quando se cogita nomes que Edvaldo Nogueira pode indicar para a sucessão citam Luiz Roberto, hoje secretário estadual e a atual secretária da saúde de Aracaju, Waneska Barboza. E o senhor? Chegou a colocar seu nome a disposição do partido? Com sua experiência e fidelidade ao prefeito Edvaldo por qual motivo nunca teve o nome citado? Ou ele já cogitou isso internamente?

Bittencourt – É natural que o prefeito, que tem construído um viés muito técnico na sua administração, acabe também olhando de um modo mais destacado a esse corpo técnico que estar mais próximo dele, e vejo isso com muita naturalidade. Nunca houve entre nós nenhuma discussão no sentido de elencar meu nome entre os possíveis candidatos. Mas sei, que tem pessoas próximas a ele, até mesmo o povo nas ruas, que vendo a aproximação política que nós temos, o questiona sobre a possibilidade do meu nome ser apresentado. Desde o início da minha vida política, no movimento estudantil, até os dias atuais, sempre estive próximo ao prefeito Edvaldo Nogueira. Sou líder dele pela segunda legislatura na Câmara de Vereadores. Já fui secretário de educação, secretário de assistência social em gestões do prefeito, e todo mundo que acompanha a cena política de Aracaju, acaba percebendo essa aproximação, e talvez por isso, muitas pessoas fazem esse questionamento da possibilidade de uma candidatura minha para sucedê-lo. Mas de fato, nunca tratamos sobre isso, e se por acaso fosse chamado para tratar desse assunto, compreenderia como algo muito natural, dado o reconhecimento do público da nossa aproximação e colaboração política.

BCN – Um grupo grande, com tantos interesses de lideranças envolvidos, o senhor acha que o grupo governista comandado pelo governador Fábio Mitidieri pode encontrar um nome de consenso para a sucessão em Aracaju?

Bittencourt – Eu acho que um dos caminhos prioritários da política é construir consensos. É natural que neste momento, todos se apresentem, coloquem o nome à disposição, façam discussões políticas, até mesmo que façam provocações, é natural, acho que o momento é esse, mas a política haverá de se encaminhar, num devido tempo, para construção de consenso, um consenso que reafirme, sobretudo, a necessidade de unidade desse grupo. Acho que a força da administração do prefeito Edvado Nogueira que é amparada na qualidade dos serviços entregues à população de Aracaju, no reconhecimento da população da sua capacidade administrativa, no reconhecimento da população da sua disposição para melhorar sempre a qualidade de vida da população, a gente deve caminhar para a apresentação de um nome para dar continuidade a essa tarefa. Portanto, a construção do consenso e a reafirmação da unidade são pressupostos fundamentais para garantir, via eleição, a manutenção deste projeto que tem mudado positivamente a cidade de Aracaju. Contudo, respeito a todos que apresentam seu nome dentro do nosso agrupamento, respeito todos que fazem um embate político respeitoso, sem desqualificar quem quer que seja, e muito menos desmerecer a atual gestão, porque aí seria uma contradição de difícil resolução, o sujeito querer suceder o prefeito, tentar desqualifica-lo, para amanhã buscar seu apoio. O caminho desse grupo, é o entendimento liderado pelo prefeito e pelo governador, que una o grupo em torno de alguém que dê conta de vencer, mas que sobretudo, dê conta, da continuidade deste projeto tão vitorioso da nossa administração.

BCN – Um dos gargalhos da atual gestão é a demora para entrega de obras. Duas delas são exemplos cujas críticas são muitas como os corredores do transporte urbano que ficaram prontos e demoraram para serem inaugurados e a morosidade para uma simples ampliação da ponte do rio Poxim que já passou dos dois anos. Falta planejamento e mais empenho na área de obras da Prefeitura?

Bittencourt – Na verdade, a marca da gestão é a existência de um volume expressivo de obras importantes para nossa cidade. Talvez, na história da cidade de Aracaju, muito dificilmente, nós encontraremos algo similar no volume de obras em execução e entregues, e digamos assim, na consistência do papel social dessas obras. Essas duas em particular, de fato sim, quando você fala de corredor de transporte urbano e a ponte do Rio Poxim. Mas, em ambas não houve atraso por problemas de planejamento ou gerenciamento da prefeitura, e sim, por problemas exclusivos das diversas empresas contratadas. Para você ter uma ideia, da capacidade técnica e planejamento da nossa gestão, nós tivemos agora recursos do Brics, algo da ordem de R$ 500 milhões de reais, e elaboração do projeto que foi feita, integralmente, pelos técnicos da prefeitura. Esse é o primeiro projeto do Brics liberando recursos para as cidades, não foi uma consultoria paga com experiência de captação de recurso internacional, que consumiria um valor expressivo do financiamento apenas para elaboração do projeto, mas foi um projeto feito pelos técnicos da prefeitura, em especial, os técnicos da secretaria da fazenda e da secretaria de planejamento. Portanto, planejamento a prefeitura tem, e técnicos empenhados tem, obviamente, os contratempos acontecem e não dá para você pegar um contratempo e resolver de forma açodado, uma obra não pode ser tomada pelo açodamento, ela precisa ser executada com qualidade, com segurança, com respeito aos recursos públicos. Portanto, essas são marcas muito presentes na administração do prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Frase do Dia hoje é uma homenagem Dia 02 de Setembro  – Dia do Repórter Cinematográfico e Fotográfico.  A foto da semana é uma homenagem ao repórter fotográfico César de Oliveira: Super lua no final da tarde da última quarta-feira, 30, na praia da Coroa do Meio, em Aracaju. Mais uma foto fantástica do repórter fotográfico César de Oliveira, que na carreira, se notabilizou por fotos políticas captadas com muita perspicácia.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais