Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Artigo do titular deste espaço publicado na Revista Advogados que será lançada hoje, 27:
Além dos dois senadores que estarão finalizando o mandato – Alessandro Vieira e Rogério Carvalho – a disputa para as duas vagas para o Senado Federal em 2026 promete forte emoções. Correm por fora, André Moura, Edvaldo Nogueira, Rodrigo Valadares e Márcio Macêdo.
Aliás, parece que a disputa terá nomes fortes como foi a última para as duas vagas, em 2018, onde se elegeram Alessandro e Rogério. Naquela eleição nomes como Jackson Barreto, Valadares, e pastor Heleno ficaram respectivamente em 4º, 5º e 6º lugares. André Moura, que ficou em 3º, teve uma diferença para o 2º, Rogério, 49 mil votos.
Com certeza, e lamentavelmente, as mentiras e falsidades nas campanhas, sobretudo nas redes sociais, tomarão conta. Estamos vivendo tempos de mentira e falsidade capitaneadas por lideranças de todos os tipos e partidos.
Lembro do grande estadista e professor Marcelo Déda (meu professor de OSPB, matéria da ditadura militar no então Colégio Visão, 1980) que tinha entre seus pensadores favoritos o alemão Artur Schopenhauer, que ao escrever sobre a dialética erística, pouco antes de morrer, discorreu a maldade do gênero humano, da vaidade e da verdade:
“…Mas, à vaidade inata, juntam-se, na maioria das pessoas, a tagarelice e a desonestidade inata. Falam antes de ter pensado e, mesmo que percebam depois que é falsa a afirmação que fizeram e que não têm razão, pretendem que pareça ser o contrário. O interesse pela verdade, que na maioria das vezes por certo foi o único motivo quando da exposição da proposição supostamente verdadeira, cede então completamente ao interesse da vaidade: O VERDADEIRO DEVE PARECER FALSO, E O FALSO VERDADEIRO.
Repito, lamentavelmente essa citação vem sendo levada a cabo por vários candidatos que, na ânsia do poder pelo poder, fazem de tudo para ludibriarem os eleitores com fake News e todas as formas de desmoralização dos adversários.
Blog só será atualizado na segunda-feira, 31 Este blog não será atualizado amanhã, 28. Retorna normalmente na segunda-feira, 31.
Lançamento da mais nova edição da Revista Advogados hoje, 27, na Clinradi em Aracaju Seguindo o conceito de cada edição agregar setores importantes da sociedade a nova edição da revista Advogados – 20ª – será lançada hoje,27, na Clinradi (Radioterapia & Imagem), em Aracaju a partir das 18h30. Editada pela Remacre Comunicação, sob o comando de Clóvis Munaretto, a revista tem edição impressa e digital chegando a todos os estados e hoje é referência na área da advocacia em todo país. A Clinradi hoje é referência no tratamento oncológico no Nordeste e, um dos seus sócios, o médico Nivaldo Vieira, além de um profissional qualificado é um cidadão com uma alma imensa. Uma conversa com ele vale mais do que qualquer curso, um homem de um espírito que transcende essa dimensão.
20ª Edição No editorial, o Publisher Clóvis Munaretto, destaca a chegada ao 20ª edição da Revista, que completou sete anos evoluindo editorialmente e graficamente. “Orgulho-me em dizer que ela tem sido importantíssima e que tem ganhado espaço e força, consolidando-se como relevante veículo a fomentar o segmento jurídico sergipano”, destacou.
Alguns assuntos Nesta edição, além da matéria da capa que aborda o plano de ação da nova gestão da OAB/SE para o triênio 2025/2027 que tem à frente Danniel Alves Costa, a revista aborda a eleição da advogada sergipana Rose Morais, para o CFOAB; a disputa pelo quinto constitucional, entrevistas e artigos de nomes renomados da advocacia sergipana. O artigo de hoje do blog está também na revista onde este jornalista é colaborador. Boa leitura. Aqui a nova edição da revista: Revista Advogados ed. 20 – Web
Saúde Aracaju: reunião com ministro Padilha A secretária de Saúde de Aracaju, Débora Leite, esteve reunida ontem à tarde com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ela estava acompanhada do senador Alessandro Vieira. Na pauta, a restruturação da Atenção Primária de Aracaju, programa Mais Especialidades, entre outras demandas. O objetivo foi mostrar ao ministro a necessidade de firmar uma parceria para incrementar a rede municipal que, ao longo dos anos, não acompanhou na mesma velocidade o crescimento populacional da capital. A construção de novas Unidades de Saúde da Família, bem como a implantação de novas equipes foram apontadas como ações prioritárias. Débora Leite também esteve nos gabinetes dos parlamentares sergipanos para pleitear emendas ao Orçamento da União,
Visitas de ministros a Sergipe Sergipe recebe nesta quinta-feira, 27, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e André de Paula (Pesca). Pela manhã, Rui se reúne com o governador Fábio Mitidieri para discutir o andamento das obras do Novo PAC, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, onde, às 12h recebem a imprensa em coletiva. Já André de Paula participa, à noite, da abertura da Expo Pesca & Aquicultura no Brasil, ao lado de Mitidieri. O evento reúne expositores, pescadores e estudantes.
Visitas de ministros a Sergipe II Na primeira semana de abril, novos ministros do governo Lula devem visitar o estado. A expectativa é a vinda do titular da Educação, Camilo Santana, e o da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, no dia 7, para agenda sobre o programa Pé de Meia. Pelo visto, o menor estado do país, sob a batuta do governador Fábio Mitidieri, tem atraído a atenção do Governo Federal, gostem ou não…
Pelo fim das fake news! Nesta quarta-feira, 26, o COPE realizou uma prisão em flagrante que promete ter desdobramentos importantes. Tratou-se da prisão de Jean Oliveira, que, no ano passado, teve busca e apreensão em sua residência, além de ter seu celular também apreendido, por ameaças de morte que ele fez na internet ao então pré-candidato a prefeito Sérgio Reis, que hoje administra Lagarto. Naquela oportunidade, Jean disse que “descarregaria uma pistola na cara”, se referindo a Sérgio;
Pelo fim das fake news! II Quanto a prisão nesta semana, ainda são aguardadas novas informações por parte da SSP/SE. Mas há claros indícios de que Jean Oliveira trocou mensagens com uma autoridade e também com um ex-presidiário que estariam financiando a produção e o espalhamento de notícias falsas, as fake news, sempre com o intuito de prejudicar Sérgio durante a campanha e que a atividade criminosa prosseguiu até os dias atuais, quando diversas fake news foram espalhadas visando prejudicar a pessoa do prefeito e sua atual gestão em Lagarto. Pesam ainda sobre Jean suspeitas de estelionato e de envolvimento com drogas, mas essas informações ainda não foram confirmadas pela SSP.
Valmir está vivo! Todos os leitores sabem que o posicionamento do blog é que pesquisas só deveriam ser feitas para consumo interno. Mas como mais duas delas, de um mesmo instituto, foram divulgadas esta semana, vamos fazer uma análise breve e direta. É que está claro que o governo de Fábio Mitidieri tem evoluído em aprovação popular. Mas isso não quer dizer que a reeleição dele está ganha. É que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, segue muito forte e lidera a intenção de votos nessas duas últimas pesquisas.
Valmir está vivo! II E ainda que tenha pela frente uma série de batalhas jurídicas para retomar a sua elegibilidade, Valmir de Francisquinho segue vivo e consegue capturar um sentimento popular muito forte que, por sua vez, deixa o prefeito de Itabaiana em posição muito confortável para, em resolvendo as questão jurídicas, encabeçar uma chapa de oposição com chances reais de vitória e, em caso de não ficar elegível, seu apoio para qualquer que seja a candidatura a torna forte e competitiva automaticamente.

Jeferson Andrade recebe a mais alta honraria da Justiça Militar do Brasil O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, foi homenageado ontem, 26 em Brasília pelo Superior Tribunal Militar (STM) com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, a mais alta honraria da Justiça Militar do Brasil, que comemora 217 anos de existência.
Comenda A comenda, criada em 1957, é concedida a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar e ao Brasil. Além de Jeferson Andrade, receberam a honraria o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman Benjamin, ministros de Estado, senadores e deputados, entre outras personalidades.
Honra “Fico muito honrado com essa condecoração, que é um reconhecimento ao nosso trabalho por nosso Estado e por nosso país, feito por uma instituição secular que costuma homenagear personalidades da vida nacional que contribuem para o fortalecimento da Justiça Militar e do Estado Democrático de Direito”, disse Jeferson Andrade. A solenidade também contou com a presença da deputada federal da bancada de Sergipe, Katarina Feitoza, e do deputado estadual Cristiano Cavalcante, que prestigiaram a homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa e acompanharam a cerimônia de outorga da honraria.
Aracaju sedia lançamento do livro “Judicialização Partidária” de Isaac Kofi Medeiros No próximo dia 27 de março, às 18h, o Espaço Alquimia Cultural, em Aracaju, será palco do lançamento do livro Judicialização Partidária – Controle de Constitucionalidade e Conflito Político, de autoria do professor e pesquisador Isaac Kofi Medeiros. A obra, publicada pela Editora Lumen Juris, é baseada na tese de doutorado de Medeiros, defendida na Universidade de São Paulo (USP).
Ações judiciais O livro analisa o impacto das ações judiciais movidas por partidos políticos no Supremo Tribunal Federal (STF) e propõe mudanças significativas no sistema constitucional brasileiro. Atualmente, qualquer partido com representação no Congresso pode acionar o STF para questionar a constitucionalidade de leis, e Medeiros sugere uma reforma nesse modelo para reduzir os efeitos negativos dessa prática. O evento é aberto ao público e representa uma oportunidade única para discutir os desafios do cenário político-jurídico atual, além de promover um diálogo sobre a relação entre partidos políticos e o STF.
Abertura de diálogo entre governo e Sintese O deputado Paulo Júnior (PV), líder da oposição na Assembleia, destacou a retomada de diálogo entre governo e Sintese e cobrou ações efetivas no avanço da carreira do magistério. “Na última semana, o governador do Estado recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese) e reabriu o canal de diálogo com a participação das Secretarias da Fazenda e da Administração. A iniciativa é considerada um passo importante para a reconstrução da carreira do magistério, já que as discussões vinham sendo conduzidas apenas no âmbito da Educação, sem avanços significativos”, comentou Paulo Júnior.
Medidas concretas O parlamentar lembrou que a oposição cobrou essa retomada de negociações em 2024 e reforçou a necessidade de que essa retomada resulte em medidas concretas para os profissionais da educação. “Esperamos que essa retomada produza algo de concreto para os professores e não fique apenas em discursos. Faço esse apelo ao governo, para que o diálogo seja efetivo e resulte em ações concretas”, afirmou.
Seminário Nesta quarta-feira, 27, o Governo de Sergipe promove o Seminário de Mitigação aos Efeitos das Chuvas 2025, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec). O evento, que será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), reunirá secretários e agentes de Defesa Civil dos 75 municípios sergipanos, com o objetivo de planejar ações preventivas e de resposta às chuvas, com destaque para a palestra ‘Prognóstico Meteorológico para a Quadra Chuvosa 2025’, ministrada pela Dra. Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O objetivo é garantir a capacitação e segurança das regiões mais afetadas pela quadra chuvosa.
Moita Bonita O governador Fábio Mitidieri acompanhou, na quarta-feira, 26, o início das obras para melhorar o abastecimento de água no município de Moita Bonita. Esta é a quarta obra emergencial de abastecimento iniciada pela Iguá Sergipe, empresa que está prestes a assumir os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto. Conforme o governador, serão implantados aproximadamente 11 km de tubulações entre os municípios de Moita e Itabaiana. “É um dia histórico, pois trazemos o bem mais precioso que há: saúde, pois água é saúde. Essa adutora era esperada há anos e vai atender 100% da população de Moita.
2º Simpósio Sergipano de Uro-Oncologia eleva o nível científico do estado Na última sexta-feira (21) e sábado (22), Aracaju recebeu o 2º Simpósio Sergipano de Uro-Oncologia, um evento que reuniu especialistas de diversas áreas da saúde para discutir avanços no diagnóstico e tratamento do câncer urológico. A programação contou com palestrantes locais e nacionais. O simpósio foi promovido pela Clinradi em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Sergipe (SBU-SE). “Foi um evento de altíssimo padrão, onde discutimos o que há de mais moderno em diagnóstico e tratamento para o câncer urológico, estamos muito satisfeitos com os resultados”, disse Dr. Nivaldo Farias, oncologista e diretor da Clinradi, que na foto está ao lado de Dr. Lucas Santana, urologista – fellowship em uro-oncologia e Dr. David Márcio de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Sergipe (SBU-SE), ambos organizadores do evento. Sucesso!
NOTA PÚBLICA
A Polícia Civil de Sergipe, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Governo do Estado, segue investindo em infraestrutura e equipamentos como parte do compromisso com a valorização dos profissionais da segurança pública. Estão sendo aplicados R$ 81 milhões em melhorias estruturais, novas obras e reformas em unidades policiais em todo o estado.
Os investimentos contemplam a construção, reforma e reestruturação de delegacias e departamentos, além de unidades compartilhadas entre as Polícias Civil e Militar. Tudo isso vem sendo executado de forma planejada, atendendo às necessidades operacionais das equipes policiais.
Entre as obras em andamento, destaca-se a construção da nova Central de Flagrantes, uma demanda antiga para otimização do atendimento e fortalecimento das forças de segurança. Com a entrega do novo prédio, a 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM) terá sua sede na Avenida Visconde de Maracaju totalmente dedicada às ações de segurança na Zona Norte de Aracaju.
Recentemente, a Polícia Civil também reformou e otimizou o espaço anexo à 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM), onde foi instalada a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e Ordem Econômica (Decon). Além disso, a 10ª Delegacia Metropolitana (10ª DM) foi reativada, junto com a inauguração da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP).
Outras unidades já entregues incluem a Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato (Dercra), a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Lagarto (DAGV) e a nova Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) em Tobias Barreto.
No que se refere às reformas, delegacias dos municípios de Malhador, São Miguel do Aleixo, Carira, Telha e Itaporanga D’Ajuda passaram por melhorias estruturais. Já a 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM) e a Academia de Polícia Civil (Acadepol) receberam manutenções prediais.
Em relação às grandes obras, estão em andamento reformas e ampliações na 4ª Delegacia Metropolitana (4ª DM), no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e na Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
Outro investimento importante ocorre no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que está passando por uma reestruturação completa. A unidade possui dois banheiros no térreo e está sendo readequada com substituição de aparelhos de ar-condicionado, renovação da mobília e outras melhorias solicitadas pela gestão. Com isso, o prédio será reorganizado para otimizar o funcionamento das equipes plantonistas e ampliar os atendimentos.
A Polícia Civil, a SSP e o Governo do Estado reafirmam o compromisso contínuo com a melhoria da segurança pública e a valorização dos profissionais que atuam na proteção dos sergipanos. Essas ações abrangem tanto a modernização da infraestrutura quanto o fortalecimento das condições de trabalho de investigadores, delegados e demais agentes de segurança.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
24 e 25 MAIO 2025 – Faculdade Pio Décimo – Campus Jabotiana
Link para Inscrição:
https://www.sympla.com.br/evento/jornada-espirita-do-gaer/2844610

Convidado: KALINKA NASCIMENTO
Kalinka Nascimento criada no catolicismo, mãe de Helena, garotinha de 9 anos com Diagnóstico de TEA, grau de suporte 2 e espírita em formação. Iniciante na doutrina na cadeira de mãe de autista, após convite para a evangelização infantil. Convite aceito, seguiram na caminhada espírita e 05 anos depois desse começo, com muito estudo e tratamentos para redução dos sintomas do autismo, hoje é estudante do curso de terapia ocupacional e trabalhadora da casa espírita GAER, na função de Evangelizadora e passista. Atualmente, segue na busca do aprofundamento da doutrina, como estudante do MEP, visando contribuir ainda mais no labor em prol do espiritismo.
Edna Cristina Cândia
Jornada Espírita do GAER
Coordenadora
Chico Leite
Jornada Espírita do GAER
Produtor
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
ESPECIAL
Egbé amplia visão do cinema negro trazendo mostras convidadas na sua 8ª edição
Neste mês de março, a EGBÉ – Mostra de Cinema Negro chega à sua oitava edição, após uma prévia realizada em novembro de 2024, na qual foram exibidos os filmes da curadoria oficial de forma presencial e online. Agora, com o objetivo de fortalecer os laços entre mostras de cinema negro parceiras e, igualmente, nordestinas, a EGBÉ se propõe a promover uma janela em Sergipe para o olhar das curadorias da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), assim como do Infinita Festival de Cinemas Negros e Indígenas.
Daiane Rosário, diretora-geral da MIMB, foi a primeira profissional a ministrar uma oficina de audiovisual na programação da EGBÉ. Desde então, os dois festivais realizaram outras parcerias, caminhando juntas. Luciana Oliveira, diretora-geral da EGBÉ, acredita que as mostras de cinema negro, além de importantes, são espelhos para a existência negra. “Fortalecer esses laços é importante para nós e para o próprio cenário do cinema negro brasileiro”, destaca.
De acordo com Julia Moraes, coordenadora de curadoria nacional da MIMB, os filmes selecionados pela mostra dialogam diretamente com o conceito africano Sankofa, tema desta edição da EGBÉ, reforçando a memória como ferramenta de transformação. “A seleção reúne quatro filmes que evidenciam a potência do cinema negro como território de memória e imaginação. São filmes que traçam percursos de afeto e pertencimento, atravessando tempos e espaços para afirmar a centralidade da experiência negra na construção de novas narrativas.”
Além disso, Julia Moraes ressalta que o público pode esperar um conjunto de obras potentes que, no diálogo entre si dentro da sessão, não apenas revisitam o passado, mas o ressignificam para o presente, costurando e fabulando futuros possíveis. Assim como a EGBÉ, a MIMB acredita que parcerias como estas são fundamentais. “A conexão entre a MIMB e a EGBÉ, festival que admiramos e que muito nos inspira desde o nosso início, reafirma o compromisso de ambos os festivais com a construção de um audiovisual negro mais descentralizado”, destaca Julia Moraes.
Em 2018, a EGBÉ participou da programação do Infinita Festival de Cinemas Negros e Indígenas. A partir daí, a aproximação foi se estreitando, seguindo em diálogo sobre o cenário do cinema negro no Nordeste. “É um festival muito especial, realizado no Ceará, com profissionais fantásticos como Clébson Francisco, Leon Reis e Aline Furtado”, afirma Luciana Oliveira, destacando ainda que existem diversas mostras de cinema negro no Nordeste, cada uma com suas particularidades e formatos. “São diversas, belíssimas e fortes. São espaços fundamentais, que tornaram possível a presença e potencialização deste cinema em nosso território”, finaliza.
Sobre a EGBÉ
A EGBÉ – Mostra de Cinema Negro é um evento anual realizado com o objetivo de promover a cultura e o cinema negro no Brasil, além de ser uma plataforma de debate sobre questões raciais e protagonismo no audiovisual. Criada para dar visibilidade ao trabalho de cineastas negros e artistas afro-brasileiros, a Mostra se consolidou como um espaço importante de resistência e afirmação da cultura negra. A 8ª edição se reafirma, assim, como um importante evento de valorização da cultura negra, um espaço de resistência cultural e política, e uma plataforma de formação e fortalecimento da identidade afro-sergipana, promovendo debates essenciais sobre o papel do cinema e da educação na luta contra o racismo e pela valorização da memória negra.
Programação completa
29 março – sábado
Local: Cine Vitória
16h – Mesa: Atravessamentos entre Teatro e Cinema Negro
18h30 – Homenageado com o Troféu In Memoriam: Mariano Antônio Ferreira e Valdice Teles
19h – Exibição do Longa Convidado “Othelo, o Grande” – Dir. Lucas H. Rossi dos Santos (2023)
20h30 – Diálogo com o diretor do filme
31 de março – segunda
Local: Centro de Criatividade
14h às 17h – Oficina “Som e Oralidade” com Edwyn Gomes e Gabriel Muniz
Local: Cine Vitória
15h – Mostra Infantil
19h – Mostra oficial EGBÉ
1 de abril – terça
Local: Centro de Criatividade
14h às 17h – Oficina “Som e Oralidade” com Edwyn Gomes e Gabriel Muniz
Local: Cine Vitória
15h – Mostra convidada – EGBÉ + MIMB: Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba
19h – Mesa (online): Cinema Negro e Educação Antirracista
2 de abril – quarta
Local: Centro de Criatividade
14h às 17h – Oficina “Som e Oralidade” com Edwyn Gomes e Gabriel Muniz
Local: Cine Vitória
15h – Filmes moçambicanos em seguida bate-papo com a curadora Yérsia Assis
19h – Exibição do Longa Convidado “Ginga Reggae na Jamaica do Brasil” – Dir. Nayra Albuquerque (2023)
20h30 – Bate-papo com a diretora do filme
3 de abril – quinta
Local: Centro de Criatividade
14h às 17h – Oficina “Som e Oralidade” com Edwyn Gomes e Gabriel Muniz
Local: Cine Vitória
15h – Mostra Infantil
19h – Filmes angolanos em seguida bate-papo com a curadora Yérsia Assis
4 de abril – sexta
Local: Centro de Criatividade
14h às 17h – Oficina “Som e Oralidade” com Edwyn Gomes e Gabriel Muniz
19h – Mostra convidada – EGBÉ + Infinita: Festival de Cinemas Negros e Indígenas
20h30 – performance “Corpo-Terra” com Jonathan Rodrigues.
5 de abril – sábado
Local: Cine Vitória
15h – Encontro de profissionais do audiovisual negro sergipano (Cine Vitória)
18h – Exibição do filme “Black Rio, Black Power” – Dir. Emílio Domingos
19h30 – Mesa: Diálogos entre História e Audiovisual Negro. Convidados: Dom Filó (CULTNE); Petrônio Domingues (UFS); Mediação: Kênia Freitas (UFS/ FICINE/SANKOFA)
Local: Doca
22h – Show de Encerramento com DJ Rafa Aragão, Rolê DY Negrão (Baile Charme) e Mestre Saci
Locais:
Cine Vitória (Galeria Rua do Turista), bairro Centro.
Centro de Criatividade — Rua Dom Bosco, n.º 119, bairro Cirurgia.
Doca — Desembargador Maynard, n.º 92, bairro Cirurgia.
Mais aqui: https://www.instagram.com/egbecinemanegro/
Frase do Dia
“Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida”. Antonio Candido.