SMTT/Aracaju: quando terá um técnico de verdade para chamar de seu?

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

 

Não dá para escutar o superintendente da SMTT Aracaju, Nelson Felipe, falar da malfadada gestão edvaldiana e ficar calado. Por um simples motivo: Nelson Felipe teve oportunidade na gestão João Alves Filho – 2013 a 2016 –  e fez muito pouco, aliás, fez quase de nada.  

Uma das áreas que a prefeita Emília Corrêa não teve coragem de inovar e colocar uma pessoa nova, um técnico com capacidade na área de engenharia de trânsito e mobilidade urbana. Preferiu retornar com um gestor que não deu certo. Aliás, a prefeita terá a certeza quando ele não cumprir a promessa feita em janeiro que em 6 meses faria a nova licitação para o transporte urbano. O prazo está acabando senhor Nelson Felipe.

Ontem, 21, à tarde, por volta das 15h, no cruzamento das avenidas Anísio Azevedo com Acrísio Cruz o caos estava instalado, um congestionamento quilométrico do Batistão até a avenida Francisco Porto porque um caminhão estava fazendo um serviço num buraco sem um Agente de Trânsito, unzinho para chamar de seu. Um absurdo não ter um agente de trânsito para liberar uma mão e depois a outra.

Se Nelson nunca tivesse assumido a SMTT poderia falar algo, porém, ele tem os mesmos erros e defeitos da gestão edvaldiana. Então, é aquele ditado “o sujo falando do mal lavado.”

E fica a pergunta no ar: quando a SMTT Aracaju terá no comando técnico de verdade na área de trânsito e de mobilidade para chamar de seu?  Chega de lero-lero.

 

 

 

 

 

 

 

Sessão em homenagem aos 50 Anos da TV Atalaia bastante prestigiada em Brasília Sob o comando da deputada federal Yandra Moura – autora do requerimento – foi realizada ontem, 21, a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 50 anos da TV Atalaia. Além de várias lideranças políticas, prefeitos, ex-prefeitos, compuseram a mesa o  governador Fábio Mitidieri, o deputado estadual  Cristiano Cavalcante, o superintendente da TV Atalaia e ex-deputado federal, Augusto Franco Neto, o superintendente da Rede Record, André Dias, a diretoria Executiva da TV Atalaia, Grace Franco e o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Elias.

 “Espelho do nosso povo” “Com muito orgulho, propus e realizamos a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da TV Atalaia. Uma emissora que é mais do que um canal de televisão: é o espelho do nosso povo, da nossa cultura, das nossas lutas e conquistas. Cumprimento com carinho e admiração Grace Franco, Augusto Franco Neto e Dr. Walter Franco — que seguem com competência, visão e compromisso levando adiante o legado iniciado há 50 anos pelo saudoso ex-governador Augusto Franco”, registrou a deputada.

“Todos que fazem e fizeram a TV Atalaia acontecer” Ela lembrou ainda que a história da TV Atalaia também se cruza com a dela. “Meu avô, Reinaldo Moura, ajudou a escrever os primeiros capítulos dessa trajetória. E hoje, sigo seus passos com orgulho, como apresentadora do programa Geração Y, na própria TV Atalaia. Essa homenagem é para todos que fazem e fizeram a TV Atalaia acontecer. Que venham muitos mais anos de sucesso, informação, serviço e conexão com o povo sergipano!  Viva a TV Atalaia! Viva a comunicação que transforma!”, bradou.

Imprensa é fundamental  Já o governador Fábio Mitidier lembrou o quanto a empresa, fundada em 17 de maio de 1975, pelo ex-governador e empresário Augusto Franco, contribui para informar aos sergipanos. “A imprensa é fundamental para o estado democrático de Direito, ainda mais em uma época em que as fakenews têm ganhado força. E a TV Atalaia, ao longo dos seus 50 anos, vem ajudando a formar uma sociedade mais justa e informada em Sergipe”, reforça Mitidieri.

2ª edição do ‘Juntos por Sergipe’ Ainda em  Brasília ontem, 21, o governador Fábio Mitidieri voltou a reunir os prefeitos sergipanos na 2ª edição do ‘Juntos por Sergipe’. Quarenta e cinco prefeitos, além de secretários municipais e auxiliares, participaram do encontro, que teve também a presença da bancada federal sergipana. Oportunidade para, juntos, tratar sobre alinhamento de ações que venham favorecer os municípios. O governador Mitidieri tem se revelado um grande articulador e agregador dos prefeitos sergipanos ao adotar uma postura de buscar sempre o melhor para os municípios, independentemente do viés partidário dos gestores municipais. O encontro com a presença da bancada foi também oportunidade para que o gestor buscasse mais recursos para Sergipe, sempre priorizando investimentos que cheguem para atender as demandas da população sergipana, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança.

Frequentadores do Parque da Sementeira relatam risco de animais peçonhentos nas pistas de caminhada  Frequentadores do Parque da Sementeira têm expressado preocupação com a presença de cobras e outros animais peçonhentos nas faixas destinadas à corrida e caminhada. Segundo os relatos, o mato alto, que ainda não foi capinado, tem favorecido o aparecimento desses animais, especialmente nas pistas mais novas, que são mais estreitas e permanecem quase totalmente cobertas pela vegetação. Diante do risco à segurança dos usuários, solicita-se à Emsurb que realize com urgência a limpeza e a manutenção dessas áreas, garantindo o uso seguro e adequado do parque por toda a população. Ontem, 21, um cachorro de um frequentador quase foi picado por uma cobra.

 

 

 

 

Prefeitura de Lagarto interdita pontes entre os povoados Santo Antônio, Crioulo e Crioulinho A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através das secretarias municipais de Obras (Semob) e da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), a partir da Defesa Civil e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou a interdição de duas pontes que ligam os povoados Santo Antônio, Crioulo e Crioulinho. A medida foi tomada na manhã da quarta-feira, 21, após uma equipe multisetorial da administração municipal verificar o transbordamento nos rios Jacaré e Petinga.

 Risco às pessoas A decisão pela interdição ocorreu após visita aos locais e verificação de danos relevantes de infraestrutura, o que significa risco às pessoas que transitam pela região.  “Nossa equipe está nas ruas desde o início da manhã acompanhando os desdobramentos das últimas chuvas e identificamos esses dois pontos como prioritários. Decidimos pela interdição para evitar acidentes. Vamos fazer um trabalho paliativo para restabelecer a possibilidade de trânsito e vamos preparar um projeto para licitar uma nova estrutura na ponte localizada no Crioulinho, onde o dano foi maior”, aponta o secretário municipal de Obras, Camilo Roriz.

 Chuvas intensas e nova inspeção O trabalho se fez necessário em meio às chuvas intensas que caem sobre Lagarto, mas sobretudo nos municípios vizinhos, como Simão Dias e Riachão do Dantas, uma vez que o volume de água escoado a partir dos afluentes aumentou significativamente. “Fizemos uma interdição desses trechos, porque, com as chuvas das últimas horas, sobretudo no interior do estado, nas cidades vizinhas, houve um volume muito grande de água e o transbordamento nas pontes. A Semob irá fazer um projeto paliativo para permitir a volta do trânsito de veículos até que se tenha uma solução permanente”, explica o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel, Sílvio Prado. Uma nova inspeção será realizada de maneira a verificar a vazão da água e o seu nível em relação a ambas as pontes, e então avaliar a pertinência da continuidade das interdições.

*Chuvas em Sergipe O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), renovou o aviso meteorológico de probabilidade de chuvas moderadas a intensas até as 10h desta quinta-feira, 22. Durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 100 km/h, a depender da região.

 *Chuvas em Sergipe II A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana, explicou o cenário climático: “Esta configuração está sendo favorecida pelo intenso aquecimento e umidade do Oceano Atlântico adjacente. A atmosfera está apresentando umidade e juntamente com as elevadas temperaturas provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, atingindo toda a costa leste do Nordeste do Brasil”.

MPF em Sergipe convida protetores da causa animal para reuniões O Ministério Público Federal em Sergipe convida protetores de animais para reunião presencial no dia 28 de maio, às 15h, na sede do MPF/SE. Para participar, não é necessária inscrição prévia, mas, para fins de organização, pede-se a confirmação de presença, indicando nome e contato dos participantes via e-mail (prse-gabinete3otc@mpf.mp.br), ou pelo telefone WhatsApp 79 3301-3888 (com Assunto Protetores no MPF). A reunião é um desdobramento da audiência pública realizada em 4 de abril sobre os animais de rua em Sergipe.

 UFS – Para o dia 27 de maio às 9h no auditório da reitoria ocorrerá encontro com Protetores nos Campi UFS. Nesse caso, estão convidados exclusivamente os protetores da causa animal dos CAMPI da Universidade Federal de Sergipe. A reunião vai ocorrer na UFS, com a presença do reitor, André Maurício Conceição de Souza. Na pauta, estão a apresentação dos resultados da comissão atual do bem estar animal e escuta de sugestões. Para este encontro, também não é necessário inscrição prévia, mas pede-se que os interessados confirmem presença via e-mail (prse-gabinete3otc@mpf.mp.br), ou pelo telefone WhatsApp 79 3301-3888 (com Assunto Protetores UFS). Será fornecida declaração de comparecimento para quem necessitar do documento.

 

 

 

 

 

 

Sebrae Sergipe anuncia lançamento do Pró-Catadores durante a Marcha dos Prefeitos Durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, anunciou o lançamento oficial do Programa Pró-Catadores Sergipe, que acontecerá no próximo dia 2 de junho, às 8h30, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. O Pró-Catadores é uma iniciativa estratégica que promove a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis. O programa tem como objetivo apoiar a formação e o fortalecimento de cooperativas e associações, além de capacitar profissionais, gerar renda e contribuir para a gestão sustentável dos resíduos sólidos nos municípios.

Apoio para Sergipe O anúncio ganhou ainda mais força após reunião no Palácio do Planalto com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, quando foram definidos os últimos detalhes da programação do evento. Estão confirmadas as presenças de prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público, cooperativas, associações e lideranças ambientais.

Ponte  Além do ministro Márcio Macedo, a equipe do Sebrae/SE esteve com prefeitos, parlamentares e a secretária geral da OAB e advogada Rose Morais. “A missão do Sebrae é ser a ponte entre os catadores e o poder público, gerando mais empregos, mais dignidade e uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável para os municípios”, destacou Priscila Felizola.

Marcha dos Prefeitos Durante a maior mobilização municipalista da América Latina, o Sebrae Sergipe marcou presença com um stand que recebeu gestores de todo o estado. O objetivo foi alinhar estratégias, apresentar soluções e fortalecer parcerias que promovam uma gestão pública mais inovadora e voltada para o empreendedorismo.

 Cidade empreendedora Destaque especial para o Programa Cidade Empreendedora, que já está transformando a realidade de diversos municípios, fortalecendo os pequenos negócios e impulsionando o desenvolvimento local. Na oportunidade, a superintendente Priscila Felizola e equipe ainda se reuniram com o governador Fábio Mitidieri e prefeitos de Sergipe presentes para tratar de temas para o fortalecimento do empreendedorismo no estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Servidores de Aracaju participam de capacitação sobre aplicação prática da IA no Setor Público A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Aracaju realizou, nos dias 20 e 21 de maio, o workshop “Inteligência Artificial no Setor Público – Aplicações Práticas no Dia a Dia”, no Tiradentes Innovation Center. Com carga horária de 8 horas e formato presencial, o curso reuniu servidores públicos de diferentes secretarias e níveis hierárquicos, com o objetivo de introduzir conceitos e ferramentas de Inteligência Artificial aplicáveis à rotina de trabalho na administração pública.

 Exemplo práticos Durante os dois dias de formação, os participantes puderam conhecer exemplos práticos de uso da IA, explorar plataformas como ChatGPT, Google Gemini e Microsoft Copilot, além de discutir os desafios éticos e regulatórios da aplicação dessas tecnologias no setor público. A metodologia combinou teoria, exercícios práticos, oficinas e troca de experiências entre os servidores.

Papel estratégico O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, destacou o papel estratégico da capacitação. “Nosso objetivo com esse workshop foi justamente dar ferramentas concretas aos servidores para que eles possam inovar e otimizar os serviços públicos. A tecnologia precisa estar a serviço da população, e isso começa com a qualificação de quem está na ponta, fazendo a máquina pública funcionar”, afirmou.

Engajamento Responsável por ministrar o curso, o professor Alexandre Meneses Chagas, especialista em tecnologias emergentes, ressaltou o engajamento dos participantes. “A receptividade foi excelente. Muitos já tinham ouvido falar de Inteligência Artificial, mas não sabiam como aplicar isso no dia a dia do serviço público. O que vimos aqui foi uma verdadeira troca de conhecimento e um grande interesse em usar essas ferramentas para melhorar processos e atendimento ao cidadão”, explicou. A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Aracaju voltadas à transformação digital e à qualificação contínua do serviço público, estimulando o uso consciente e estratégico da tecnologia para melhorar a gestão e o atendimento à população.

Vagas de trabalho A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), por meio da plataforma digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) ‘GO Sergipe – Geração de Oportunidade’, divulgou vagas intermediadas em diferentes cidades sergipanas. A ferramenta implementada pelo Governo de Sergipe está aproximando trabalhadores das empresas contratantes, em diversas áreas de trabalho.

 Vagas de trabalho II Para se cadastrar no site GO Sergipe, é preciso ter a senha do portal Gov.br do Governo Federal, por meio do aplicativo para celular. A equipe técnica do NAT também auxilia as pessoas que ainda não têm este acesso com atendimento presencial, na sede do órgão, localizada na rua Santa Luzia, 680, Bairro São José. É preciso levar documentos pessoais.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido

pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

Itabaiana, 350 anos. O Rosário de Antonio.   Por Antonio Samarone*                                

A indústria de carrocerias, em Itabaiana, é parte da cadeia econômica do caminhão. Junta-se a fábrica de Molas, iniciada por Clóvis, em 1957, e as oficinas de lanternagem, que teve Pelé como um dos primeiros. Pelé era o motorista do Padre Arthur e quem guardava o seu revólver.  

Tudo começa em 1961, quando a Indústria de Artefatos de Madeira Nossa Senhora da Conceição, de Antonio Lauro de Moura (Tonho de Rosário), produtora de banco de rodete, cocho e prensa de casa de farinha, e lanterna de caminhão, introduziu o motor elétrico, a serra de toro, a serra de fita e a desengrossadeira, tornando-se uma indústria de fabricação de carroceria de caminhão.            

A energia elétrica de Paulo Afonso, só chegou a Itabaiana em 1955.

Tonho de Rosário foi o pioneiro na fabricação de carrocerias. Pouco tempo depois, Senhor de Nel botou a segunda fábrica. Hoje, Itabaiana possui 14 fábricas de carrocerias, com uma produção média de 50 carrocerias/dia.

Antonio de Rosário nasceu nas Flechas, em 03 de janeiro de 1912. Filho de Maria de Rosário Moura, uma filha de ex-escravizados, que nasceu liberta, pela lei do Ventre Livre, de 1871. As Flechas foi uma comunidade com muitos negros, inclusive o mais famoso, Quintino de Lacerda.

Seu Antonio de Rosário era irmão de Zeca da Tapioca. Não sabiam quem era o pai, e nunca se interessaram em Saber.

A mãe veio morar na Rua Nova, praticamente num estábulo, e trouxe os filhos ainda pequenos. Viviam de patacas. Seu Gumercindo, pai de Chico do Cantagalo, cedeu um pedaço de terra para Dona Maria do Rosário plantar.

Seu Antonio conheceu a pobreza mais extrema. Não pode frequentar a escola. Muito cedo, foi trabalhar de ajudante de pedreiro, para ajudar em casa. Em pouco tempo era oficial pedreiro e mestre de obras. Um homem de talento e disposição para o trabalho.

A vida deu-lhe uma oportunidade. Na gestão de Jason Correia (PSD) na Prefeitura, Itabaiana recebeu várias obras: o matadouro, a delegacia regional, o talho de carne e dez escolas rurais. Manoel Teles, chefe do PSD, entregou a realização das obras aos mestres de obras locais, Tonho de Rosário e José de Severo.

Foi o suficiente, com o dinheiro que ganhou nas obras, comprou um pedaço de terra a Dona Caçula Teixeira, a mãe de Oviedo, na Rua do Pinto (atual Campo do Brito).

Em 1951, montou no local, uma madeireira e serraria. Aqui, ele iniciava a tradição do comércio de madeiras, em Itabaiana. Troncos de Peroba Rosa, Cedro, Jacarandá, vinhático e Cumaru, chegavam do Sul da Bahia, desmatado para a plantação de Cacau.

Ao lado da serraria, construiu uma casa para mãe. A família conta, com uma certa graça, que Dona Maria do Rosário deixou como herança um papagaio e um urinol (penico). Seu Antonio ficou com o papagaio. A mãe morreu com um pequeno maço de dinheiro na mão. A família guarda até hoje, do jeito que tiraram da mão dela.

Eu vi!

Novamente, a frota crescente de caminhões facilitou o negócio. As madeireiras continuam fortes e competitivas, agora com a madeira do Pará.

Os negócios de Seu Antonio de Rosário, prosperaram: lojas de material de construção, de ferragens, vidraçarias. Abriu uma madeireira na Coelho Campos, em Aracaju.

Antonio do Rosário tornou-se um dos ricos e influentes comerciantes em Itabaiana. Contudo, nunca perdeu a simplicidade nem abandonou as raízes.

Ele recitava para os filhos e netos, um mantra que ouviu em uma barbearia no Beco Novo:

“Não se julgue necessário, nem ache que tudo é seu, pois a sorte tem o costume, de lavar de volta o que lhe deu.” Uma grande sabedoria, própria de quem não é escravo do dinheiro.

Seu Antonio de Rosário era um humanista. Os doidos da cidade, Tonho, Zé de Dalina, André, Leônidas e Marly, chegavam sempre na hora do almoço, sentava ao lado da cadeira de balanço de Seu Antonio, e saiam com a barriga cheia.

Eram todos acolhidos, menos Zé Doidinho. Esse tinha família, não precisava, era filho de Dúi do caminhão.

Tonho de Rosário casou para não ser recrutado para a Segunda Guerra. Deu sorte no casamento. Dona Marinete Menezes Moura, natural de Macambira, foi uma mulher ativa, envolvida com os negócios da família. Tiveram dez filhos: cinco Marias (Maria José, Augusta, Bernadete, Isabel e Lourdes); e cinco Josés (José Moura, Augusto, Arnaldo, Rivaldo e Antonio Moura). Dezenas de netos.

Seu Antonio era muito católico, não perdia a missa das seis, aos domingos. Um homem amante da caridade, aliás uma característica do empresariado itabaianense. A religiosidade crava duas marcas em Itabaiana: a caridade e a crença em milagres.

Seu Antonio construiu uma Capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, na Rua Capitão Mendes, próximo a sua primeira residência na cidade.

Antonio Rosário, sem ter ido à escola, foi um empreendedor ético e humano. O fundador de vários negócios, todos bem sucedidos. Mestre da construção civil, serraria, fábrica de carrocerias, loja de material de construção, madeireira, loja de ferragens e vidraçaria.

Um iluminado, que está entre os grandes comerciantes de Sergipe.

Faleceu aos 95 anos, em 07 de agosto de 2007. Morreu em paz, ao lado da família. No final da vida, sofreu de Alzheimer.

Tonho de Rosário é a imagem de um homem probo, que saiu da pobreza, cresceu, ficou rico, sem nunca ter pisado em ninguém.

Venceu pelo trabalho e pelo talento.

“Pode-se vencer na vida pela inteligência, pela sorte e pela habilidade (talento), se for acompanhado pelo trabalho digno e honesto”, dizia Tonho de Rosário.

São as condições que Maquiavel exigia do Príncipe: fortuna (sorte) e virtu (talento).

*Secretário de Cultura de Itabaiana.                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 PELO TWITTER

 www.x.com/pensador

 “Saber o que é justo e não fazê-lo é a pior das covardias.” Confúcio.

 

 

 

 

 

 

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

“A vida é uma linda aventura e um milagre. Estamos concentrados demais na riqueza e não na felicidade. Estamos focados somente em fazer coisas e, quando você percebe, a vida passou em vão.” Pepe Mujica, ao jornal uruguaio Búsqueda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais