Sob o guarda-chuva da verdade, pode chover canivetes q o pano aguenta

                                                                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Inicialmente, o blog agradece aos leitores e amigos que enviaram mensagens e comentários enaltecendo a série de artigos desta semana sobre a barbárie que foi o governo Bolsonaro sob a égide da ultradireita.

Quando se está sob o guarda-chuva da verdade, pode chover canivetes que o pano aguenta.”

A frase acima, usada no artigo de hoje, é do ministro aposentado do STF e poeta sergipano Carlos Ayres Britto. Ela caiu como uma luva para o último artigo de 2022, ano difícil para todos e também para este modesto espaço que enfrentou, nos bastidores da política sergipana, uma perseguição nunca vista capitaneada por um político dito de “esquerda”.

Não precisa citar nomes, mas o leitor sabe como este blog foi baluarte para mostrar a verdade sobre o voto decisivo para a aprovação do orçamento secreto, como também para desnudar o verdadeiro “lobo” travestido de “cordeiro”. O importante é que Sergipe e o Brasil venceram.

O blog continuará, em 2023, empunhando bandeiras que tenham o interesse comum, tendo como norte sempre a Verdade e a Justiça.

Desde 2006, este espaço tem pautado o mesmo caminho reto, às vezes cheios de pedra, mas jamais se deixando enganar ou tendo posição dúbia para os leitores.

O blog deseja que os novos governos federal e estadual tenham sucesso. Enquanto que em Sergipe, Fábio Mitidieri, receberá um legado bem melhor, no Brasil a tarefa será árdua para reconstruir o País, sobretudo em áreas vitais como saúde, educação, meio ambiente e a miséria que atinge 30 milhões de brasileiros.

Aqui, como sempre, as ações positivas serão destacadas, mas os erros não serão jogados para debaixo do tapete. A diferença que aqui não se propaga a falsa ideia de um jornalismo imparcial. O blog é opinativo e, desta forma, a opinião nunca foi e será imparcial. É um ponto de vista!

“Possuis a razão? “Possuo.” Então por que não a utilizas? Afinal, se ela cumpre sua função, o que mais queres?” Marco Aurélio (meditações).

2022 vai embora sem deixar saudades, mas um fica o alerta que é preciso fortalecer a Democracia. Para 2023 apenas muita Saúde, Paz e gratidão a Deus por ter ultrapassado vários obstáculos. Confiante em Deus, confiante no Futuro, que venha 2023.

Saúde e Paz para todos!

Agradecimento O blog agradece e retribui os votos de boas-festas e feliz e próspero ano novo de vários leitores e amigos. Um Feliz Ano Novo para todos!

“Rugido do leão”? Tem gato que é mais valente Enquanto isso, em frente ao quartel do 28º BC, poucos patriotários sobraram. Até ontem, 29, alguns ainda acreditavam no “rugido do leão”, referindo-se ao fascista Bolsonaro. Pelo jeito, após a posse de Lula, a Clinica São Marcelo em Aracaju irá faltar vagas e camisas de força para a internação de muitos… Os vídeos e os memes ficarão para a história, imagine os filhos e netos assistindo essa babaquice anos depois… Que vergonha!

Márcio ministro, Rogério nem liderança conseguiu Veja como o futuro presidente Lula é grato a quem lhe foi grato. Márcio Macedo, que esteve lado a lado nos momentos mais difíceis foi galgado a ministro. Rogério Carvalho, não conseguiu nem mesmo ser líder no Senado. Vai dizer, com certeza, que não queria e prefere a mordomia de primeiro secretário. Jaques Wagner, o futuro líder tem postura e posição correta. É a vida, é a lei do retorno…

Prefeitura de Lagarto vai fechar o ano dando calote Deu no O  Bolo é Grande ( https://www.instagram.com/oboloegrande/ ) Na quarta-feira, 28, de acordo com informações exclusivas do Programa Sergipe em Destaque, na voz do radialista Aclécio Prata, a prefeitura de Lagarto pode fechar 2022 dando calote. É que, segundo consta, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que promove o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência, ainda não recebeu os últimos repasses da gestão da prefeita Hilda Ribeiro.

Lista Além do mais, o Lagarto Futebol Clube, o bolsa Atirador dos jovens do Tiro de Guerra e a ASPLAG – Associação dos Servidores da Prefeitura Municipal de Lagarto também estão na lista de “calotes” da prefeitura. Para piorar, uma denúncia que está indignando os servidores municipais. Segundo um servidor da prefeitura, que participou do programa, a categoria está impedida de conseguir crédito nas instituições bancárias porque os valores descontados dos empréstimos consignados dos servidores junto aos bancos não estão sendo repassados pela prefeitura.

Laboratórios Como se não bastasse, o Sergipe em Destaque ainda recebeu uma denúncia de que laboratórios conveniados com a prefeitura de Lagarto, por falta de pagamento, estão negando a realização de exames. Um pai de família desabafou sobre o descaso da gestão dos Ribeiro. “(…) Fomos ao Posto do Leite marcar os exames, encaminharam para os laboratórios, mas quando a chega nas clínicas falam que tem que pagar pelo exame. Várias pessoas estão passando por essa situação. É um absurdo!”, disse.

Lagarto é a cidade que mais perdeu emprego em Sergipe Fonte: O Bolo é Grande: Dados do Caged, do Ministério da Economia, revelam que Sergipe encerrou o mês de novembro com a abertura de 1.266 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (com ajuste), foram geradas 12.906 vagas. Já os últimos 12 meses (com ajuste) acumulam 12.258 postos gerados. O estoque de empregos no mês ficou em 296.552 postos. Os dados foram analisados e divulgados na quarta-feira, 28, pelo Observatório de Sergipe/ Superplan. Lagarto é a cidade que mais perdeu emprego no estado. Foi o que apontou os dados, revelando que dos 1.266 empregos com carteira assinada gerados no mês de novembro em Sergipe, Lagarto perdeu 65 dos que já tinha, ficando como o município com o pior saldo de todos. Os municípios que mais geraram foram Aracaju (1.020), Estância (116) e Itabaiana (78).

Projeto de Luciano Pimentel concede Título de Cidadania Sergipana a  Juliano Ferraz, diretor-técnico comercial da Energisa Na última sessão plenária deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira, 29, o Projeto de Resolução nº 78/2022. De autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), a propositura concede o Título de Cidadania Sergipana ao diretor-técnico comercial da Energisa em Sergipe, Juliano Ferraz de Paula.

Atuação Com 23 anos de atuação na Energisa, quinto maior grupo distribuidor de energia elétrica do país, Juliano Ferraz é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Natural de Paulo Afonso (Bahia), ele reside em Sergipe desde 2017, auxiliando a empresa na prestação de serviços nos 63 municípios atendidos pela distribuidora no estado.

Qualidade “Juliano Ferraz trabalha na Energisa há mais de 20 anos, sendo 15 deles em Sergipe. Fato que, por si só, reitera o cuidado para com o estado e com o povo sergipano, zelando pela qualidade de um serviço que é vital para sociedade, sendo responsável não só pelo conforto da população, como também pelo desenvolvimento de Sergipe”, destaca Luciano Pimentel na justificativa do projeto.

Laércio realiza encontro com aliados e apresenta balanço do Progressistas O senador eleito Laércio Oliveira (PP) conduziu nesta quinta-feira, 29, dois eventos em Aracaju: o “Encontro com os Progressistas” que reuniu lideranças e filiados para um balanço das atividades políticas e as perspectivas para 2023, além de um encontro com aliados de outras siglas partidárias e a imprensa, onde o mesmo prestou contas do mandato como deputado federal e antecipou algumas propostas para a nova fase que se inicia como Senador da República.

Presenças O encontro contou com a presença do governador eleito, Fábio Mitidieri, do vice-governador, Zezinho Sobral, deputados estaduais Jeferson Andrade, Capitão Samuel e Luciano Pimentel, além de prefeitos, prefeitas, ex-prefeitos, vereadores, secretários e lideranças do partido, e teve como objetivo festejar o evidente crescimento do PP desde que Laércio assumiu a presidência do Diretório Estadual, em 2018.

Conquistas De lá para cá, sua representatividade aumentou em todas as esferas de poder. Nas eleições deste ano, por exemplo, o PP elegeu dois deputados estaduais – Luciano Pimentel e Neto Batalha -, conquistou uma vaga na Câmara Federal, com Thiago de Joaldo, e outra para o Senado, com o agora ex-deputado federal Laercio Oliveira. Além disso, o Partido também elegeu vários prefeitos em 2020, não tinha nenhum vereador em Aracaju e elegeu dois – Fabiano Oliveira e Pastor Diego – além de vários vereadores pelo interior do Estado.

Construção “O Partido só é forte quando ele constrói unidade dentro de si. A figura do senador ou de um deputado, dentro do partido, é apenas um. Se tivermos consciência que a nossa unidade se fortalece a partir do momento que a gente está perto uns dos outros, para fazer desse momento um projeto de futuro, olhando para 2023 e consequentemente para 2024, acho que estamos no caminho, certo, estamos fortalecendo nosso partido”, disse Laércio, que estava ao lado do vice-presidente do PP, o prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza, a primeira suplente eleita, Janier Mota, o presidente do diretório estadual, Adalberto Cardoso, a coordenadora do Progressistas Mulher, Glória Sena, entre outros membros.

Importância O segundo suplente do senador, Fernando Carvalho, comentou que a conquista do cargo na mais alta casa legislativa ajudou a solidificar a imagem do PP. Carvalho registrou ainda a importância dessa vitória em termos da representatividade de Sergipe sobre a conjuntura do cenário da política nacional e destacou que o PP foi o primeiro partido a lançar os pré-candidatos ao pleito deste ano.

Surpresa “Fizemos um evento no Delmar Hotel onde lançamos chapas de deputado federal e estadual, e entregamos os nomes para a sociedade. Fomos o primeiro partido a lançar as chapas para as eleições de 2022 e isso causou surpresa em todos. E os resultados estão aí, são números extremamente positivos, e vamos continuar crescendo, vamos ampliar ainda mais a participação do partido no Estado”, pontuou.

Encontro com a imprensa No segundo evento, no mesmo local, Laércio fez uma retrospectiva do seu mandato como deputado federal e falou sobre diversos temas com representantes da imprensa sergipana, entre jornalistas, radialistas e blogueiros. Os profissionais da mídia puderam realizar perguntas e ao final participaram de um almoço de confraternização.

Encontro com a imprensa II O jornalista Kléber Alves da Rádio Cultura e portal Inove Notícias, elogiou a iniciativa o Senador eleito em reunir a imprensa para apresentar um balanço das ações. “Laércio já começa diferente, trazendo a interação entre a imprensa e os filiados do partido. A imprensa critica quando precisa, mas também elogia quando é necessário, como hoje aqui. Enfim, foi uma dia muito proveitoso. Está de parabéns “, afirmou.

Encontro com a imprensa III “Achei muito interessante a iniciativa dele, que sirva de exemplo para outras lideranças políticas porque na medida que ele convida a imprensa e e se abre para falar sobre o que a gente quer perguntar, isso é muito importante, principalmente porque Laércio tem demonstrado, ao longo de sua carreira, que é um democrata, um político que não se recusa a responder pergunta, isso é muito bom”, ressaltou o jornalista Adiberto Souza do portal Destaque Notícias.

Sede própria do CRESS-SE O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”, comunica que a sede própria deste Regional já foi comprada e é localizada na Rua Maruim, na região Central de Aracaju. O contrato da compra foi assinado na terça-feira (27) pela presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher, pela representante da corretora, Lorena Macedo, e pelas funcionárias do CRESS-SE, Patricia Noia e Lilian da Silva, como testemunhas. “Essa é a principal conquista da categoria de Serviço Social de Sergipe em 2022, que agora tem uma sede própria para chamar de sua, após anos funcionando em local alugado. Conseguimos essa grande conquista através de um efetivo controle de gastos, do combate à inadimplência, da intensificação da fiscalização e com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). É a anuidade dos assistentes sociais de Sergipe sendo bem administrada e valorizada”, ressalta a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa. A sede possui rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência, auditório, sala de projeção e eventos, banheiros masculinos e femininos, copa, recepção e salas de reunião. A gestão informa que a sede própria entrará em processo de adequação e ajustes na estrutura física em 2023.

Treinamento de Reanimação Cardiopulmonar prepara 267 estudantes Em 2022, dentre outras ações, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) iniciou o treinamento de Reanimação Cardiopulmonar nas escolas públicas e particulares de Sergipe. Iniciado em maio, com o treinamento de 120 alunos de Medicina da universidade Federal de Sergipe (UFS) para se tornarem multiplicadores, neste segundo semestre o “Projeto RCP nas escolas” foi levado para seis escolas e treinou 267 estudantes. “Primeiro capacitamos os alunos de Medicina para se tornarem instrutores no treinamento de Reanimação Cardiopulmonar. Depois, eles nos acompanharam para passar as informações para estudantes de ensino médio”, informa o presidente da Saese, Dr. Fabricio Dias Antunes.

Treinamento em 2023 A previsão é que o projeto nos colégios seja retomado a partir de fevereiro de 2023. “Já temos pré-agendadas quatro escolas. A nossa expectativa é levar informações importantes sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar para 400 alunos do ensino médio, para que possam estar aptos a prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas de uma parada cardiorrespiratória”.

 Parada cardiorrespiratória Esse primeiro atendimento, conforme ressalta Dr. Fabrício Antunes, é crucial para um melhor desfecho na abordagem de uma reanimação cardiopulmonar. “Uma vítima em parada cardiorrespiratória sem esse cuidado ou tratamento inicial tem menos chance de retornar à circulação espontânea, do que um paciente que recebeu esse primeiro atendimento”, explica, ressaltado que é um treinamento preventivo. “Não estamos querendo treinar nenhum estudante de escola para ser médico, mas para que possa prestar assistência inicial a uma possível vítima de parada cardiorrespiratória”, acrescentou.

 O projeto Uma iniciativa da Saese, com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o projeto tem a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) “o projeto envolve os alunos de Medicina da UFS e a cooperativa está emprestando os manequins para os treinamentos. Sem essa parceria e esse apoio, seria difícil realizar o projeto que já está dando certo”. Idealizador do projeto em Sergipe, Dr. Fabrício Antunes destaca ainda que todos os alunos e instrutores envolvidos foram e serão certificados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). “Eles se tornarão membros do Projeto Salve uma Vida, que é desenvolvido pela SBA”, finaliza.

 

Curso de Francês para Iniciantes/Intensivo.  Faça um módulo de francês em apenas um mês! Venha participar de uma aula experimental gratuita na segunda-feira, dia 9 de janeiro, às 14h30. Estão abertas as matrículas para o Curso de Francês Intensivo, cujas aulas iniciam no dia 9 de janeiro e seguem até o dia 2 de fevereiro. As aulas acontecem de forma presencial, na Aliança Francesa, ou online, através de uma plataforma interativa. Para se inscrever ou obter mais informações, entre em contato pelos números 79 98877-7904 | 98877-7905 | 98877-7906.Para falar diretamente conosco pelo WhatsApp, utilize o QR-Code que se encontra na imagem ou clique no link abaixo: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5579988777904&text&app_absent=0 O curso é direcionado a alunos totalmente iniciantes. São turmas de 4 encontros semanais com 2h30 de aula, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h ou das 18h30 às 21h. Matricule-se já e garanta um desconto de 10%! Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955. O melhor custo-benefício!

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Homenagem Pelé: “Eu, Dida Araújo, um apaixonado pelo futebol posso me considerar um torcedor privilegiado. No ano de 1969, junto com o meu Pai, vi a seleção brasileira jogar na inauguração do Batistão e ver o Pelé mostrar todo o seu talento. No ano de 1970 a emoção foi ainda maior pois, assisti ao Rei do futebol jogar contra o time do meu coração, o Club Sportivo Sergipe. O placar do jogo foi 9X1 para o Santos. Apesar da goleada eu nem fiquei triste, pelo contrário, virei torcedor Santista e o Rei foi a grande motivação. Nesse jogo ele marcou 4 gols. No ano de 1972 o Club Sportivo Sergipe enfrentou o Santos pela segunda vez e naquela noite o Gipão se comportou com muita raça, o Santos sofreu para vencer o meu time, o placar foi modesto, 1X0, gol marcado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. No ano seguinte, em 1973, o Sergipe jogou outra vez contra o Santos e perdeu por 3X0. O Club Sportivo Sergipe é o único time do estado que tem na sua trajetória esses registros históricos, um orgulho, apesar das derrotas, para todos nós torcedores Colorados. Vai em Paz grande Rei.”

 

 

Turismo abandonado De um leitor: “Acompanho seu blog e sua agonia para melhorar e profissionalizar o turismo em Sergipe. O abandono é em todo canto. O local de embarque para os turistas irem para Mangue Seco em Porto de Nangola, em Estância é horrível. A estrutura para chegar as lanchas é precária e os turistas têm que fazer malabarismo para não caírem vejas as fotos enviadas . Sem condições nenhuma e quem embarca se depara com uma cena triste e uma vergonha para o governo do Estado. Espero que o novo governo se atente para isso com o novo secretário de turismo, colocando técnicos capazes e não por indicação política.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Aonde? Avenida Tancredo Campos ao lado da Igreja Brasil para Cristo e Igreja Assembleia de Deus no bairro industrial em Aracaju. Atenção PMA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 Gente sergipana – Abrahão Crispim (1947 – 2017) Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

 Tudo tem o seu tempo, menos a morte. Morre-se aleatoriamente. Alguns dos que já morreram continuam vivos e existem os ainda vivos que já morreram e se esqueceram de sepultar.

 Existem falecidos que fazem muita falta, outros nem tanto. Como existem os vivos, com o prazo de validade vencido. A morte tem os seus protocolos.

 Dos que fazem falta, acordei-me lembrando de Abrahão Crispim de Souza, isso mesmo, Abrahão de muitas coisas. Passou no vestibular de matemática e formou-se dentista.

 Abrahão levou a civilização urbana para Itabaiana: os bailes, os jornais e os discos.

 Abrahão é de 1947, filho de Zé Crispim e Dona Lourdes. Uma ninhada grande de irmãos (Átalo, Águeda, Ada, Altéia, Amabel, Atenágoras e Grampão). O pai, alfaiate e escritor, da boa cepa do Zanguê.

 Zé Crispim foi dono de “A Sublime”, uma loja de tecidos na Praça da Feira. Um comerciante de palavra, que nunca enricou.

 Abrahão fez o primário no Guilhermino Bezerra e o ginásio no Murilo Braga. Veio para o Atheneu em 1965. Para ajudar nas despesas da família, entrou para trabalhar no BANESE em 1968.

 Abraão foi fundador (junto com meia dúzia de “gatos pingados”) do Jornal o Serrano, que registrou as mudanças culturais de Itabaiana. Uma pena que esse jornal ainda não esteja digitalizado e disponível para os pesquisadores e curiosos.

 O Jornal Serrano circulou entre 1968 e 1977. No Jornal, além de diretor, Abrahão escrevia a coluna social, com os pseudônimos de Francesca, Sissi e Nadja Sampaio. A cada fofoca, a sociedade Itabaianense fervia de curiosidade para saber quem era a ousada escriba.

 Abrahão inventou a festa dos melhores do ano, em Itabaiana. Um grande baile, com os Los Guaranis ou os Nômades, para louvar a vaidade provinciana. Sem querer me gabar, Abrahão realizou até um concurso, para eleger o homem mais bonito da cidade. Quer saber quem ganhou?

 Abrahão foi o eterno presidente do Sindicato dos Bancários, do Centro Acadêmico, fundador do PT e o seu primeiro Vereador. Abrahão esteve presente em todas as lutas e em todos os movimentos (anistia, diretas já, fora Collor, entre outras. Foi Abrahão quem trouxe o PT para Sergipe, desde as primeiras reuniões em São Paulo.

 Se não bastasse, Abrahão disputou a Prefeitura de Itabaiana pelo MDB, em 1976, enfrentando a ARENA I, com o filho de Chico de Miguel e a ARENA II, com Fernando Mendonça. Tempos bicudos, Abrahão teve 105 votos rebeldes. Uma coisa que não mudou em Itabaiana, esse eleitorado cresceu pouco de lá para cá.

 Abrahão foi membro fundador da Academia Itabaianense de Letras.

 Certa feita, no Etelvino Mendonça, diante a rivalidade Itabaiana X Sergipe, onde até a polícia de Barreto Mota tinha lado, Abrahão bradou quase sozinho contra a interferência da força policial. Abrahão sempre foi um homem de muita coragem.

 Abrahão foi casado com a enfermeira Rossilar, deixando uma prole numerosa (Newton, Katiuchas e Abrahãozinho).

 Numa sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017, Abrahão faleceu precocemente, aos 69 anos.

 

PELO TWITTER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/andretrig By @LaerteCoutinho1 na @folha

 

 

 

 

 

www.twitter.com/profanselmo

 A presidência da república acéfala, o Presidente do Congresso deve convocar o vice-presidente para assumir. Caso renuncie ou fuja, deve ser convocado o presidente da Câmara, e se este também fugir, é o presidente do senado. Caso este também fuja, caberá a presidente do STF. Ufa!

 www.twitter.com/FlavioDino

 As ações policiais em curso visam garantir o Estado de Direito, na dimensão fundamental da proteção à vida e ao patrimônio. Motivos políticos não legitimam incêndios criminosos, ataques à sede da Polícia Federal, depredações, bombas. Liberdade de expressão não abrange terrorismo.

www.twitter.com/terrordonordste

Bolsominio confunde Kafka com Kafta, Hegel com Engels, pensa que o Pequeno Príncipe é de Maquiavel e que o Capital é sobre comunismo. R. Ponciano.

 www.twitter.com/frednavarro

 A decepção dos golpistas que ficaram dois meses à frente dos quartéis vai se voltar contra Bolsonaro e os generais que não apoiaram a maluquice. Ao contrário da inteligência, estupidez não tem limite.

 www.twitter.com/freibetto

 Feliz Ano Novo aos que se acobertam sob o telhado de vidro do ano velho e recolhem pedras em suas aljavas. Aos colecionadores de afetos que jamais permitem que suas lagartas se transmutem em borboletas. (http://freibetto.org )

Frase do Dia

“Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça

É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania de ter fé na vida”, Maria, Maria. Milton Nascimento e Fernando Brant.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais