Socorro: entre a mesmice e a alternativa de um gestor de verdade

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em Nossa Senhora do Socorro, a população vem cobrando o que está acontecendo na administração do prefeito Padre Inaldo desde o início deste ano. A oposição vai para as redes sociais denunciar que o prefeito, para eleger a esposa, Carminha Paiva, deputada estadual, largou a gestão municipal. O certo é que o blog vem recebendo denúncias de débitos pendentes desde o início do ano, tanto na área de prestação de serviços como de compra de materiais.

Enquanto três assessores próximos brigam pelo espólio eleitoral do padre Inaldo, querendo disputar a prefeitura, a oposição tem nomes já carimbados como o ex-prefeito Fábio Henrique e o deputado Samuel Carvalho. Fala-se também no ex-prefeito José Franco, que hoje tem o filho como vice-prefeito, mas amigos garantem que ele deseja encontrar um nome que seja um gestor de verdade para mudar radicalmente a forma de gestão.

Alternativa à mesmice do “troca-troca”

Desde o ano passado surgiu o nome do empresário Roberto Machado – com atuação forte em Socorro – como pré-candidato a prefeito. Ele não bateu o martelo, nem mesmo definiu filiação partidária, mas vem recebendo apelos de diversas lideranças políticas para que seja uma alternativa real de mudança para a gestão do município. Nas pesquisas, quando colocado o nome dele, Roberto surpreende com percentuais acima de nomes tarimbados. Inclusive possíveis candidatos elogiam Roberto, mas para ser candidato a vice-prefeito.

Parte significativa do eleitorado de Socorro vem dando sinais que está cansada do “troca-troca” de oito em oito anos com as mesmas figurinhas carimbadas no álbum de péssimos gestores. Um dado que reforça este desejo é a alta citação do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, nas pesquisas para prefeito em Socorro, já que ele se notabilizou por ter realizado uma gestão inovadora.

O blog vai se aprofundar neste assunto da eleição em Socorro, inclusive buscando mais informações sobre o empresário Roberto Machado. O certo é que é preciso mudar de verdade. Tomara que ele se junte aos bons, aos que querem quebrar o marasmo do troca-troca e leve uma esperança de desenvolvimento de verdade para Socorro.

 

Corpo do ex-vereador Thiaguinho Batalha está sendo velado no plenário da Câmara de Aracaju Faleceu ontem, 13, em Aracaju, o ex-vereador Thiaguinho Batalha, 35 anos,  filho do radialista e diretor de Radiodifusão da Fundação Aperipê, Carlos Batalha, e chegou a ser vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, quando exerceu mandato entre 2017 e 2020.  O Blog presta condolências e solidariedade ao jornalista Carlos Batalha e toda família. O velório será realizado na Câmara Municipal de Aracaju. O horário será divulgado em breve. O presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, anunciou o velório a partir das 21h de ontem. O horário do sepultamento, como também o local, não foi informado.

Aracaju e a piada da mobilidade urbana O blog vai escrever ainda sobre a piada da mobilidade urbana e o caos instalado pelos corredores pessimamente concebidos pela gestão Edvaldo Nogueira. Lembra também que nos últimos dias foram ressuscitados gestores também incompetentes da gestão João Alves com críticas. Esquecem que anunciaram, entre outros, os chamados semáforos inteligentes, que custaram muito, mas não foram colocados em prática de verdade.

 

Defesa para motoristas de app usarem os corredores E repercutiu a entrevista concedida pelo presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, ao radialista Luiz Carlos Focca, na Transamérica FM, defendendo que os motoristas de app também possam usar os corredores dos ônibus, como os taxistas. “Se for problema por conta da regulamentação o legislativo aprova rapidamente”, disse lembrando que os motoristas dos aplicativos estão fazendo o mesmo papel do transporte urbano. “O que é mobilidade, o trânsito fluindo e não congestionamento”, registrou.

Exemplo de locomoção eficiente O titular deste espaço sempre vai a Salvador onde tem parceria de trabalho e lá, tem uma avenida que é um exemplo de locomoção urbana mais eficiente, entre outras vias: a Avenida Manoel Dias da Silva, no Bairro Pituba, onde foram colocados 15 semáforos com essa tecnologia e o trânsito flui com rapidez. Com os semáforos inteligentes, é possível alterar o tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis. Em Aracaju só ficou no papel e nas palavras vãs.

 

Lula e a força do ministro Márcio Macêdo O ministro Márcio Macêdo conseguiu garantir junto ao presidente Lula que Sergipe esteja entre os maiores beneficiados com recursos do novo PAC. o estado é o quarto do Brasil em investimentos e o número 1 do Nordeste. A parceria com a iniciativa privada, estado e municípios, além do governo federal devem garantir mais moradias para o Minha Casa, Minha Vida, a duplicação de rodovias federais, estações de tratamento de água, melhoria do transporte em Aracaju, escolas, unidades básicas de saúde e muito mais. É o compromisso do governo federal e do ministro de investir na infraestrutura do estado e dar mais dignidade às famílias sergipanas.

 

 

População de Lagarto faz abaixo-assinado contra venda do Parque de Exposições Deu no site “O Bolo é Grande”: A população de Lagarto está unindo forças em uma campanha enérgica para impedir a venda do Parque de Exposições Nicolau Almeida, um importante patrimônio da cidade. Com um abaixo-assinado já em circulação e uma série de manifestações realizadas nas últimas semanas, os cidadãos estão fazendo ouvir suas vozes contra a proposta de venda, encabeçada pelo grupo liderado por Gustinho Ribeiro. As assinaturas já foram coletadas e o documento será apresentado à Câmara de Vereadores como uma demonstração clara do desejo coletivo de preservar esse importante patrimônio.

Local histórico  E finaliza a matéria: O Parque é um local histórico que abrigou inúmeras feiras, exposições agrícolas e eventos culturais ao longo dos anos, e muitos cidadãos acreditam que sua venda seria um golpe para a identidade da cidade, que já perdeu o título de Capital do Interior na gestão da prefeita Hilda Ribeiro. Gustinho, líder do grupo que propôs a venda do parque, ainda não se manifestou publicamente sobre as recentes mobilizações da população. Ainda não está claro quais são os motivos por trás da proposta de venda, mas a pressão popular está empurrando o debate para o centro das atenções.

 

O Plano Diretor precisa chegar na Câmara com urgência”, declara Breno Garibalde Ao participar do 1º Encontro de Obras Públicas e Habitação Social de Sergipe realizado  pela Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, o vereador Breno Garibalde reforçou a importância da revisão do Plano Diretor de Aracaju. “Nossa briga é para que o Plano Diretor chegue na Câmara de Vereadores para que a gente possa fazer as discussões e realizar as audiências públicas amplas, que é uma das reivindicações dos movimentos sociais”, afirma.

Coerência Ainda segundo Breno, a ideia é ampliar as discussões, para que a cidade se desenvolva de forma coerente. “Temos problemas gigantescos na nossa cidade justamente pela falta de revisão do Plano Diretor, o Jabotiana e a Zona de Expansão são exemplos disso. Infelizmente quem sai perdendo com isso é a população”, conclui o parlamentar.

Senador Alessandro solicita informações do Ministério da Fazenda sobre redução dos repasses para os municípios A considerável redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) observada no mês de julho 2023, motivou o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) a enviar ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando informações sobre a situação. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nos primeiros importância para os municípios, não só como garantia de autonomia e de respeito pelo pacto federativo, mas também pelo fato desses recursos serem essenciais para a continuidade das políticas públicas municipais custeadas pelos recursos do FPM. A falta de previsibilidade a respeito do volume e do prazo de repasse dos respectivos recursos acaba por prejudicar o planejamento das prefeituras”, alerta Alessandro Vieira.

Atrasos No documento, o senador Alessandro também solicitou informações sobre os atrasos nos desembolsos dos recursos do FPM ocorrido no mês de julho. Os referidos atrasos podem implicar em prejuízos para as prefeituras e seus fornecedores, já que dificulta que os entes honrem com seus compromissos financeiros na execução de políticas públicas.

Pilar fundamental “O Fundo de Participação dos Municípios representa um pilar fundamental para garantir que as gestões municipais cumpram suas responsabilidades perante seus cidadãos. É nas cidades onde a vida dos brasileiros acontece. São nelas que nossas famílias vivem, trabalham, estudam e constroem suas histórias. No entanto, para que as administrações municipais possam fornecer os serviços essenciais que os cidadãos necessitam, é crucial que tenham acesso a recursos financeiros estáveis e adequados”, ressalta o senador Alessandro.

Medidas No ofício encaminhado ao ministro Haddad, o senador Alessandro solicita, também, informações sobre as medidas que o Ministério da Fazenda vem tomando para que os referidos atrasos não sejam recorrentes. “Com os recursos provenientes desse fundo, os municípios conseguem investir em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura, segurança e saneamento básico. E, ao fortalecer as finanças municipais, também estamos fortalecendo a base do nosso sistema federativo, onde os municípios desempenham um papel de extrema relevância”, destaca Vieira.

Progressistas discutem eleições 2024 Lideranças do Partido Progressistas se reuniram na sexta-feira, 11, para discutir os destinos do partido nestes próximos meses que antecedem o decisivo pleito eleitoral de 2024. A pauta incluiu, ainda, uma avaliação do momento político em Sergipe e no Brasil. O partido está fervilhando de boas ideias e em breve novidades serão divulgadas. Estiveram presentes o Senador Laércio Oliveira, o segundo suplente Fernando Carvalho, o deputado estadual Neto Batalha, os vereadores Fabiano Oliveira e Pastor Diego, os ex-deputados estaduais Armando Batalha e Capitão Samuel, o superintendente executivo da Seteen, Rafael Melo, e o pastor Jalmir Oliveira.

É possível aumentar a arrecadação dos municípios sem a necessidade de reajustar os impostos”, afirma consultora em gestão pública Com mais de 25 anos de experiência, a advogada tributarista Jeanine Benkenstein, afirmou, durante entrevista a uma emissora de rádio em Aracaju, que é possível aumentar a arrecadação dos municípios sem a necessidade de aumento de impostos. “Os problemas das prefeituras são os mesmos. Ontem eu recebi várias mensagens de prefeitos muito preocupados com a queda do ICMS, que nós já antecipávamos”, afirmou a especialista, ao mencionar exemplos de cidades sergipanas que tiveram perdas significativas, uma cidade que deveria ter recebido R$600 mil e recebeu R$100 mil, uma outra, que deveria receber R$100 mil e recebeu R$35 mil, e uma terceira cidade que receberia R$250 mil e recebeu R$50 mil.

Foco na recuperação Com vasta experiência no setor público, Jeanine atua como consultora, com foco na recuperação de receitas, aumentando a capacidade financeira de municípios e propondo maneiras de melhorar a eficiência da cobrança e gestão da dívida ativa, no diagnóstico dos gargalos financeiros e orçamentários, bem como no planejamento administrativo da gestão pública. “Eu já fui secretária da fazenda e sei como é chegar cedinho e não ter caixa para pagar. Chegou um momento que precisamos fazer esse trabalho, que é a receita própria do município, que tem um lastro muito grande para ser buscado e, com eficiência e sem aumentar impostos, você faz o trabalho que precisa ser feito”, explicou, citando exemplos como o ISSQN, voltado para o setor financeiro.

Aumento da arrecadação Segundo a consultora, é possível aumentar a arrecadação sem reajustar os impostos. “É preciso avaliar quais são as fontes inexploradas de recursos, atualizar e capacitar agentes públicos e políticos e tratar a gestão pública de forma eficiente, como procuramos fazer em nossas casas. É um caminho longo e, inicialmente, conturbado, mas que surte resultados efetivos na melhoria da arrecadação”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

II Campanha do Agasalho do Blog Espaço Militar Na manhã do sábado, dia 12, foi realizada a segunda entrega das doações da II Campanha do Agasalho realizada pelo blog Espaço Militar, através do advogado Márlio Damasceno. As doações foram entregues ao Centro Espírita Paz e Luz, situado no município de Riachão do Dantas, e serão destinadas às famílias carentes da Serra de Palmares, também do mesmo município, que é considerado o local mais frio do Estado de Sergipe, cujas pessoas necessitam das doações para enfrentarem o inverno. O magistrado Dr. Manoel Costa Neto, que foi pessoalmente receber as doações, responsável pelo Centro Espírita Paz e Luz, fez questão de agradecer ao blog Espaço Militar pela campanha que está realizando e a todos que fizeram as doações que serão de grande importância para famílias carentes que tanto necessitam de agasalhos, casacos, roupas diversas, cobertores, edredons, lenções e roupas de cama, além de roupas infantis, novas e usadas. O blog Espaço Militar agradece a todos que confiaram e contribuíram para a II Campanha do Agasalho e no próximo ano, com fé em Deus, realizaremos mais uma campanha dessa. (Matéria do blog Espaço Militar)

 

Lençóis, na Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso para quem busca aventura e tranquilidade em meio à natureza. Com suas paisagens exuberantes, cachoeiras cristalinas e trilhas deslumbrantes, farão com que os seus dias sejam inesquecíveis… Confira e faça a sua reserva, porque restam poucas vagas!

PELO TWITTER

www.twitter.com/BlogdoNoblat  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

O Espírito Santo mandou para a arquidiocese de Recife um arcebispo intelectual que; em seus modos de falar, buscará ser herdeiro de Dom vital, dom helder e frei Damião. Para Aracaju, o que Deus estará reservando?

www.twitter.com/ayres_britto

 

“Não sou eu quem me navega,

Quem me navega é o mar”

— Paulinho da Viola.

Se todo governante brasileiro adotasse o lema de que

“Não sou eu quem me navega,

Quem me navega é a Constituição”,

o Brasil seria um mar de águas tão eticamente cristalinas quanto socialmente serenas.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 Frase do Dia

“A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos.” Nelson Mandela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu entrego o timão da minha vida a Jesus? Foi a pergunta que o Papa Francisco fez aos fiéis reunidos na Praça São Pedro para o Angelus dominical. O Pontífice comentou o Evangelho do XIX Domingo do Tempo Comum, que narra um prodígio “especial” de Jesus: Ele, de noite, caminha sobre as águas do lago da Galileia ao encontro dos discípulos que estão realizando a travessia no barco. Ouça a reportagem completa com a voz do Papa Francisco:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/papa-francisco-angelus-13-agosto-evangelho.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais