Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O protagonismo e a dinâmica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe – TCE/SE, na gestão de Susana Azevedo não é surpresa para quem conhece a conselheira há muito como este jornalista que atuava na Assembleia Legislativa quando ela era deputada estadual.
Susana sempre foi dinâmica e inovadora por onde passou, foi assim como secretária de Estado e na Assembleia Legislativa por muitos anos. No TCE, este jornalista tinha a certeza que quando fosse presidente iria fazer uma gestão para marcar a história do órgão, como está fazendo, com o respaldo de todos os outros conselheiros e procuradores do MPC (Ministério Público de Contas). Montou uma equipe técnica digna de primeiro escalão em qualquer governo estadual. Aqui o blog parabeniza toda equipe em nome de Augusto Fábio, atual diretor administrativo e financeiro, técnico de carreira do INSS, que foi galgado pelo eterno professor e governador Marcelo Déda para comandar o então recém Sergipe Previdência e fez história, inclusive pedindo para sair na gestão JB por não aceitar que mexessem nos recursos previdenciários dos servidores.
São diversos eventos realizados na atual gestão com objetivo de aprimorar a fiscalização, através dos servidores de todas esferas com parcerias em todos os níveis governamentais. O ritmo de Susana é impressionante. No início deste mês esteve presente numa visita técnica do TCE, ao lado do MPC e da Emurb, na obra de macrodrenagem Zona de Expansão de Aracaju, que ocorreu na sexta-feira, dia 1 de agosto. Susana, atenta, fez diversos questionamentos ao lado da equipe técnica. Não é comum uma conselheira, principalmente um presidente, colocar os pés literalmente na lama para não só fiscalizar a obra, mas ouvir a comunidade. Aliás, sobre essa visita um relato que diz tudo, postado numa rede social pela diretora de Controle Externo der Obras e Serviços, Roseane Tavares de Oliveira, que é uma síntese do que é a gestão de Susana e a equipe competente montada por ela: “Estar em campo, presente, ouvindo de perto a realidade, é a tradução mais fiel do ofício que escolhi para minha vida: fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e a efetividade das políticas implementadas. Poder contar com uma equipe competente, unida e comprometida, além de ter uma presidente aguerrida, que apoia e fortalece cada uma dessas ações, é profundamente gratificante. Essa união renova nossa esperança e alimenta a vontade de seguir firmes, com empatia, justiça e compromisso com a missão que a vida nos confiou”, relatou a diretora.
Mas tem outro lado que é preciso destacar: Susana nunca ficou em cima do muro e sempre teve posições políticas claríssimas. No último dia 11 de agosto, a presidente do TCE/SE participou da 23ª Semana Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). E ela fez questão de tirar foto e postar nas redes sociais com um dos palestrantes: o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Um ato que passou despercebido para alguns, mas para este jornalista – e com certeza, na firmeza ética da conselheira – foi uma foto que mais uma vez mostrou que ela não fica em cima do muro no momento tão delicado do país. Uma foto que é uma demonstração não só de coragem, mas de firmeza e posicionamento neste momento onde muitos preferem o muro como covardia.
E aí vem o DNA, o legado que ela recebeu do pai, o ex-deputado federal e conselheiro Tertuliano Azevedo (falecido em 2015), que foi do MDB, da resistência e da luta pela redemocratização do país contra a ditadura militar. E de quebra, o legado também do tio, o ex-deputado estadual Guido Azevedo (falecido em 2010) também um defensor da democracia e que abominava a ditadura. Não é preciso escrever mais nada para comprovar como Susana Azevedo foi forjada desde jovem, na luta, na vida política e pública, em defesa da democracia e da liberdade.
Por fim este jornalista – que também nunca ficou em cima do muro – lembra do saudoso Ulisses Guimarães “tenho ódio e nojo à ditadura”, acrescentando também ódio e nojo a genocida, a golpista, a fascista, a extrema-direita e a família bolsonarista.
Missa de 7ª Dia – Euler Tavares Ferreira, amanhã, 22 Será realizada amanhã, 22, às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Aracaju – Avenida Pedro Paes Azevedo, Bairro Grageru – a Missa de 7 Dia do jornalista Euler Tavares Ferreira. A esposa e as filhas agradecem a presença de todos.
Licitação O governador Fábio Mitidieri participou nessa quarta-feira, 20, de mais uma Assembleia Ordinária do Consórcio Metropolitano de Transporte. No encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura de Aracaju, foi apresentada pelo governador a importância de instituir duas frentes: uma diretoria jurídica, para dar segurança às decisões; e um grupo técnico formado pelo estado e pelos municípios. Ficou definido que as equipes técnicas irão se reunir na próxima sexta-feira, 22, para já iniciar a discussão acerca do tema.
Licitação II A opinião do Poder Estadual tem sido a de garantir a máxima segurança técnica e jurídica, acompanhando o entendimento da maioria dentre as prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. “O consórcio tem cinco membros, e hoje aqui não se deliberou no sentido de validar ou não a licitação que já está assinada, mas de continuar a análise de forma mais conjunta. Temos que ter uma preocupação muito grande com o processo, fazendo tudo dentro de um processo legal”, disse Fábio.
Parceria Prefeitura Lagarto e governo estadual A relação entre a Prefeitura de Lagarto e o Governo de Sergipe tem garantido importantes conquistas para a população. Ontem, 20, o prefeito em exercício, Washington da Mariquita, foi recebido pelo governador Fábio Mitidieri no Palácio dos Despachos e saiu de lá com a excelente notícia de autorização para a pavimentação asfáltica da Rua dos Libórios, atendendo a uma solicitação feita pelo prefeito Sérgio Reis.
Mobilidade, conforto e segurança O projeto, que contempla um trecho de 1.125 metros de extensão e 7 metros de largura, vai melhorar a mobilidade e trazer mais conforto e segurança para quem mora e circula na região. “Essa obra é um desejo antigo da comunidade e representa um passo importante para o desenvolvimento de Lagarto. Agradeço ao governador Fábio Mitidieri por atender a esse pedido e por ser um parceiro presente da nossa cidade”, afirmou Washington.
União trouxe avanços para Lagarto A conquista se soma a uma série de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado, como a reforma de escolas, investimentos em pavimentação urbana e a presença do programa Sergipe é Aqui, que tem aproximado os serviços estaduais da população lagartense. Essa união entre município e estado também trouxe avanços em infraestrutura e novos investimentos, fortalecendo o compromisso com a qualidade de vida da nossa gente. Lagarto segue crescendo com diálogo, união e parcerias sólidas.
Portas abertas O Governo do Estado e a Prefeitura reafirmam o compromisso de trabalhar lado a lado, buscando soluções que atendam às necessidades da população e impulsionem o desenvolvimento do município. “O povo de Lagarto pode ter certeza de que seguimos de portas abertas no Governo de Sergipe para apoiar a cidade sempre que necessário”, destacou o governador Fábio Mitidieri.
Dois atletas sergipanos precisam de parceria empresarial para participarem do Campeonato Panamericano de Karate Do de 3 a 5 de outubro em Lima, Peru Ao todo sete atletas passaram na seletiva para o Panamericano, mas dois deles, Caique Gabriel (campeão brasileiro) e Samara Raíssa – tricampeã brasileira, filha do atleta e professor Yoakan, precisam de ajuda de alguns empresários – com investimento através da parceria com divulgação das empresas – para irem ao campeonato que reunirá 7 países com atletas do karate Do. Quem desejar ajudar os dois atletas é só ligar: 79 – 98809-0037.
Amanhã, 22, lançamento do livro Monumentos da Cultura Sergipana Amanhã, 22, das 14h às 17h, o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, será palco do lançamento do livro Monumentos da Cultura Sergipana, uma obra escrita em literatura de cordel pela poeta Izabel Nascimento. O livro retrata, com lirismo e rigor histórico, a trajetória dos nove monumentos (Bacamarteiros; Barco de fogo; Cacumbi; Chegança; Dança de São Gonçalo; Parafusos; Taieira; Reisado e Lambe-Sujo e Caboclinhos), que compõem o Largo da Gente Sergipana, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital.
Pertencimento “Quando o Largo da Gente Sergipana foi inaugurado, senti uma forte sensação de pertencimento. Esse sentimento me acompanha por toda a vida, especialmente por ter nascido no dia 22 de agosto, data em que se celebra a Cultura Popular. Por isso, escrever e publicar o livro Monumentos da Cultura Sergipana vai muito além de uma realização literária e poética: é a concretização do que realmente sinto e vivo, manifestada em versos sobre a cultura da terra onde nasci”, ressalta Izabel Nascimento.
Ilustrações, recital e musical Além de apresentar os versos da autora, a publicação traz ilustrações do renomado xilogravurista Nivaldo Oliveira e artes em Quilling da professora e artista Rosilene Pimentel. O projeto gráfico é assinado por Germana Araújo, resultando em uma obra que une literatura, imagem e memória em profunda harmonia. O lançamento contará com recital poético, sessão de autógrafos e a apresentação musical da Banda de Pífano do Mestre Pedrinho Mendonça. A venda de exemplares se dará no local. O evento é gratuito e aberto ao público, sendo uma oportunidade única para mergulhar na riqueza simbólica e cultural do povo sergipano.
Lei Paulo Gustavo Esta realização é fruto de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Funcaju (Fundação de Cultura e Arte de Aracaju), com apoio cultural do Museu da Gente Sergipana e Instituto Banese. Mais que um livro, Monumentos da Cultura Sergipana é um convite à valorização da identidade nordestina, celebrando a tradição do cordel e a memória viva de um povo que resiste, canta e encanta em cada verso.
Igualdade Racial A V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Sergipe acontece nesta quinta-feira, 21, no Ministério Público de Sergipe. O evento tem a finalidade de discutir políticas públicas que visam enfrentar o racismo, reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais justa. Na oportunidade, serão escolhidos os delegados que representarão Sergipe na etapa nacional. Para observadores, as inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
’Sergipe é aqui’ Mais uma edição do programa ‘Sergipe é aqui’ acontece nesta sexta-feira, 22, no médio sertão sergipano. O município escolhido é Graccho Cardoso e os mais de 160 serviços, entre consultas, exames e emissão de documentos, estarão disponíveis a partir das 8h no entorno do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento. O programa é executado pelo Governo do Estado e busca aproximar a gestão da população, principalmente as que mais precisam dos serviços públicos.
No Sergipe Rural deste sábado, 23: em Lagarto a mandioca movimenta a economia; Crédito que transforma produtores do perímetro Califórnia; do barro nasce a arte! Santana do São Francisco reúne mestres e novos talentos; dia de campo promovido pela Emdagro e UFS reúne produtores e estudantes para fortalecer a criação de galinhas. Sábado às 7 horas com reprises aos domingos e quarta às 8 horas na Aperipê TV.
Aviso A Deso informou que a partir da meia-noite desta quinta-feira, 21, para a sexta, 22, será realizada uma manutenção emergencial na Adutora do São Francisco, devido a um vazamento em uma das tubulações localizadas nas proximidades da BR-101, em Propriá. Durante o período de intervenção, a produção de água tratada ficará interrompida, o que impactará a entrega do insumo à concessionária Iguá Sergipe, responsável pela distribuição nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. A previsão é que o fornecimento comece a ser restabelecido de forma gradual a partir da noite de sexta-feira, 22.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Governador, tem conhecimento que a Adema é o novo condomínio fechado luxo em AJU?
De alguns servidores da Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema, pelo WhatsApp: “A Adema, que faz parte de um complexo composto por vários órgãos do Governo do Estado, decidiu transformar seu prédio em condomínio fechado de luxo: portões trancados, acesso restrito e uma lógica que mais parece capricho pessoal do gestor do que política pública. E não são apenas os cidadãos que sofrem. Os próprios servidores que atuam no complexo estão sendo impedidos de acessar até a lanchonete do órgão, uma necessidade mínima do dia a dia. Parece que, para a Adema, quem mantém o órgão funcionando também precisa pedir licença para entrar. O gestor da pasta precisa entender que prédio público não é sua casa, ou extensão dela, e que decisões como essa demonstram desprezo pela democracia e irresponsabilidade com a função que ocupa. Prédio público não é patrimônio privado: fechar portões contra cidadãos e servidores mostra que a única coisa realmente transparente no órgão é sua incapacidade de respeitar os servidores e a população que deveria atender. E uma pergunta que não quer calar: será que o governador Fábio Mitidieri teria que pular o muro para entrar na ADEMA, caso precisasse acessar o próprio órgão do Estado?”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Deus não nos escolhe por causa da nossa “bravura, mas precisamente porque somos e nos sentimoes pequeninos”. Papa Francisco.
Na conclusão da Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV lançou um apelo aos fiéis, recordando a celebração litúrgica da memória da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, que será comemorada na próxima sexta-feira, 22 de agosto:
“Maria é Mãe dos que acreditam aqui na terra e é invocada também como Rainha da Paz, enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso. Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz.”
Dirigindo-se aos fiéis de língua portuguesa, o Papa Leão, que dedicou sua catequese ao nobre gesto de perdoar, recordou o pressuposto fundamental da convivência pacífica entre os povos e entre as pessoas: “Sem perdão nunca haverá paz!”
Ao saudar os peregrinos poloneses presentes em Roma, bem como aqueles vindos do Santuário de Nossa Senhora de Jasna Góra, na Polônia, onde se conserva o ícone de Nossa Senhora de Częstochowa, pediu-lhes que “incluam em suas intenções a súplica pelo dom da paz – desarmada e desarmante – para todo o mundo, em particular para a Ucrânia e o Oriente Médio