Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Este jornalista, assim que se formou, foi um dos primeiros que começou a cobrir as sessões e as pautas tanto do TCE/SE como do MPE/SE, nos anos 90. O Tribunal de Contas era no Palácio Fausto Cardoso (no centro, na praça do mesmo nome), hoje Escola do Legislativo estadual. Já o MPSE ficava no Edifício Walter Franco (início do calçadão da Rua João Pessoa/com a Praça Fausto Cardoso). No TCE, este jornalista teve a ajuda do ex-conselheiro e professor José Carlos de Sousa, que abriu as portas do então “fechado” órgão para que as decisões fossem divulgadas. Já no MPSE, quem abriu as portas foi o procurador José Carlos de Oliveira Filho. Com certeza os familiares de José Carlos de Sousa e de José Carlos de Oliveira Filho (ambos falecidos) têm orgulho do legado e de como exerceram com ética suas profissões.
Essa pequena lembrança é para lembrar que é preciso homenagear as pessoas que fazem de suas profissões um exercício da ética e do bem comum. Num tempo de gestões desastrosas, de escândalos, da ganância e da vaidade política, é preciso destacar sempre que faz da regra uma exceção.
Por isso, não só por dever de Justiça, mas por conhecer a trajetória da sempre inquieta e contestadora deputada estadual e hoje conselheira do TCE/SE que deixa o cargo em dezembro, que este jornalista faz um pequeno relato dos últimos dois anos do órgão que ficarão na história. Aliás, em 21 de agosto deste ano, este jornalista escreveu sobre o protagonismo e a dinâmica do TCE/SE na gestão de Susana Azevedo, lembrando do legado recebido do pai, o ex-conselheiro Tertuliano Azevedo e do tio o ex-deputado Guido Azevedo.
Por ter sido forjada na luta democrática e na defesa do bem estar do próximo Susana deixará um legado enorme no órgão. Logo de cara os servidores efetivos nunca receberam tanta atenção em suas demandas. Porém, ela olhou para um setor esquecido: os terceirizados. Eles tiveram incentivos nunca dados, como a oportunidade de completar seus estudos e avançar profissionalmente. Uma valorização para todos os que fazem o TCE/SE, sem distinção.
A modernização da sede, com a revitalização de diversos espaços e da infraestrutura interna, trouxeram mais conforto e eficiência estrutural para todos. Antes de sair vai inaugurar o Memorial do TCE, um espaço para resgatar e valorizar a história da instituição. Porém duas áreas são destaques: a sustentabilidade, com a energia limpa como a implantação da energia solar no estacionamento, como a mudança na utilização de matérias nocivos ao meio ambiente.
E algo principal que atinge diretamente o cidadão sergipano: o controle social. Somente essa ferramenta garante uma gestão.
Este jornalista teve a oportunidade de acompanhar no site do TCE o link: observatório. Lá o cidadão e toda imprensa tem um “banquete” de informações disponíveis da gestão estadual e das gestões municipais. Painéis como: obras e serviços; painel de eventos; pacto nacional de retorno das obras na área educacional; mapa da mulher sergipana, emenda parlamentares, receitas e despesas, entre outros.
E tem mais: automação e IA no controle externo com o uso de robôs e ferramentas de inteligência artificial para otimizar auditorias e análises, aumentando a eficiência e agilidade dos processos. Por exemplo, um destes robôs, começa a acompanhar as licitações deste que são lançadas e acompanha todas etapas. Se detectar algo errado o TCE faz uma chamada antes mesmo da licitação acabar. Ou seja, prevenção, para não terem desculpas do erro depois.
Na comunicação, principalmente nas redes sociais o trabalho do TCE/SE ganhou uma nova visibilidade nos últimos dois anos, com novos conteúdos, formatos inovadores e maior inserção nas plataformas digitais. Com isso o TCE/SE consolidou-se entre os Top 5 Tribunais de Contas do país com maior engajamento nas redes sociais, entre os 33 TCs brasileiros.
Por tudo isso e muito mais, com eventos e discussões técnicas, inclusive em nível internacional, o blog faz justiça em destacar os dois anos da gestão da conselheira Susana Azevedo. Um legado marcado pela sustentabilidade e o controle social com um avanço que é exemplo para todo país. Resta ao blog torcer para que o TCE/SE continue avançando em todos os sentidos.
Eleição amanhã, 19, Quinto Constitucional TJSE E amanhã, 19, os advogados escolherão 6 nomes que irão compor a lista sêxtupla a ser enviada ao TJSE, que por sua vez, escolherá 3, para enviar ao governador para a escolha final. Nos último dias alguns nomes, inclusive algumas surpresas nas rodas: Kleidson Nascimento, Mauricio Gentil, Cícero Dantas e Fabiano Feitosa (PCD). No lado das mulheres Clarisse Ribeiro, America Nejaim e Gilvanete Barbosa (cota racial).
Disparidade das carreiras de nível superior no governo estadual O blog recebeu ontem uma tabela com os salários dos funcionários do governo estadual de nível superior em diversas esferas. Chamou à atenção a disparidade de carreiras técnicas importantes como engenheiros em todas as área, além de médicos, para o que recebem os delegados. Se todos são de nível superior cadê a tal de paridade salarial? Será que o governador Fábio Mitidieri tem conhecimento desta estúpida diferença?
Enquanto isso naquela eleição esquenta o caldeirão de vaidades… Após o recuo, para não passar vexames, com as decisões judiciais, o gênio encastelado em um poder criou 3 MM numa tentativa desesperada de retirar da disputa alguns candidatos. Só que o 3 MM enfraqueceu e desprezou outros 8 candidatos do mesmo grupo criando uma debandada e um sentimento de traição. O resultado? É só aguardar.

Salvar-SE mantém atendimento a pessoas carentes A Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa da Cannabis Medicinal, Salvar-SE, segue com o trabalho de atendimento a todos os associados. Em contínua renovação em seu plantio, o objetivo é não permitir que o tratamento falte para quem precisa. “Nossos lotes, que eram de 400 plantas, conseguimos ampliar para 800 a mil e podemos ampliar ainda mais. Para a nossa demanda conseguimos, manter com uma colheita e dispensar durante seis meses”, explicou o presidente da Salvar-SE, Paulo Reis. Quase três mil associados recebem os produtos necessários para manter o controle seja em caso de doenças, condições ou deficiências. A ciência já comprovou a eficácia no uso da Cannabis para diversas formas de melhorar a qualidade de vida, assim, os pacientes atendidos têm as mais variadas utilizações do medicamento.
Tratamento individualizado Os produtos se distinguem em concentração e forma. Desta forma, o tratamento é individualizado, por este motivo, é preciso acompanhamento médico e a Salvar-SE pode ajudar a encontrar o profissional da saúde que melhor poderá atender. Quem procura por uma indicação de um especialista médico pode entrar em contato com o Acolhimento da Associação. Existe uma lista de profissionais conhecedores dos efeitos da Cannabis e que podem atender e auxiliar nesta busca pela saúde mental, física ou psicológica.Além disso, o Acolhimento da Salvar-SE pode receber as prescrições médicas e, caso o paciente não tenha condições financeiras de arcar com o tratamento, é possível entrar no grupo de trabalho social mantido.
População de baixa renda “Nós atendemos uma população de baixa renda. Comprovando que recebe algum auxílio do Governo, a Salvar fornece o acesso ao medicamento até quando for necessário para seu tratamento”, falou a vice-presidente da Associação, Taciany Feitosa.Atualmente, mais de 200 famílias recebem de graça o medicamento. Quando se fala neste tipo de tratamento, a família é abraçada, já que os efeitos causados pela falta do produto atingem a todos os familiares. Para receber as indicações médicas e para buscar pelo atendimento no grupo de trabalho social, basta entrar em contato através do número do Acolhimento: (79) 99970-6426. Os interessados podem morar em qualquer parte do Brasil.
Lagarto: Prefeitura realizará hoje, 18, audiência pública para debater PPP que viabilizará operação de Usina Termoquímica de geração elétrica na cidade A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (Semdu), realizará, na próxima terça-feira, 18, a partir das 14h, no auditório do Colégio Estadual Sílvio Romero, uma audiência pública para debater a Parceria Público-Privada (PPP) que visa a instalação e operação de uma Usina Termoquímica de Geração Elétrica, a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por processo de gaseificação. O objetivo é receber contribuições, sugestões e questionamentos em relação à modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica da PPP, na modalidade concessão pública, assim como cumprir as exigências legais, em especial a Lei Federal n 11.079/2004 e Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Transparência “Queremos garantir transparência, participação popular e dos especialistas, para que a melhor formação possível para a PPP seja estabelecida e a gente consiga entregar à população lagartense o manejo dos resíduos com a melhor qualidade e pautada na sustentabilidade”, explica o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Carlos Chaves.
Documentos disponíveis Os documentos referentes aos estudos estão disponíveis para consulta prévia no seguinte endereço eletrônico: https://lagarto.se.gov.br/consulta-p%C3%BAblica E ainda na sede da Semdu, localizada na Rua Major Mizael Vieira, nº 125, Centro, Lagarto, entre 8h e 14h. Será possível verificar as informações até o dia cinco de dezembro.
Destinação e tratamento adequado Uma vez em funcionamento, a usina assegurará a destinação e tratamento adequados ao RSU municipal, com recepção, triagem e tratamento, mediante redução térmica de volume, e disposição ambientalmente adequadas dos Resíduos de Construção Civil e Resíduos Verdes, estabelecendo um novo marco ambiental e tornando o município ainda mais sustentável.
Itabaiana: Prefeitura fará grande ação voltada à saúde do homem amanhã, 19 A Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará amanhã, 19, uma grande ação, voltada à saúde do homem, com a oferta gratuita de vários serviços, como vacinação, consultas e exames.
Conscientização O objetivo com essa ação é conscientizar o público masculino sobre a importância de cuidar da saúde, aproveitando o Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata. A ação acontecerá no Espaço Jovem, onde toda quarta-feira acontece tradicionalmente a Feira das Trocas, que costuma reunir um grande público masculino. As equipes estarão concentradas ao lado da Casa de Farinha, com os atendimentos das 06h às 16h.
Serão ofertados os seguintes serviços: Aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Vacinação; Consulta com urologista, dentista e oftalmologista; Realização de ultrassonografia das vias urinárias e da próstata; Exames de próstata; Testes rápido de ISTs: HIV, Sífilis e Hepatite; Massagem.
Projeto de Lei busca barrar planos de saúde que negam atendimento a pessoas com autismo Em uma iniciativa que reforça a luta pela inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou um projeto de lei que proíbe empresas de planos de saúde de recusarem, suspenderem ou cancelarem atendimentos a esse público.
Negação de direitos A proposta surge como uma resposta firme às recentes tentativas de negar direitos já assegurados por lei. Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir que nenhuma operadora coloque o lucro acima da dignidade humana. “É inaceitável que, em pleno século XXI, famílias ainda precisem lutar para ter acesso a tratamentos essenciais. O cuidado com as pessoas autistas deve ser uma prioridade, não uma escolha comercial”, afirmou o senador, que é médico de formação.
Obrigatoriedade reforçada para pessoas com TEA Se aprovado, o projeto representará um novo marco na defesa dos direitos das pessoas com TEA, reforçando a obrigatoriedade dos planos de saúde em oferecer o atendimento contínuo e integral. A proposta também reforça a importância da inclusão e do respeito à diversidade, ampliando a rede de proteção a milhares de brasileiros que dependem desses serviços para garantir qualidade de vida e desenvolvimento. Com essa iniciativa, o Senado reacende o debate sobre o papel social das empresas e a urgência de colocar a dignidade humana acima do lucro.
Barricada Zero é lançado no RJ com presença do secretário André Moura O governador Cláudio Castro lançou ontem, 17, o programa Barricada Zero, iniciativa criada para remover bloqueios instalados por grupos criminosos e restabelecer a circulação de moradores, comércio e serviços nas comunidades da capital fluminense. O secretário de Governo do Rio de Janeiro e pré-candidato ao Senado, André Moura, acompanhou o anúncio a prefeitos e parlamentares estaduais e federais. No programa, o Estado do Rio de Janeiro entra com forças de segurança, maquinário e coordenação, e as prefeituras ajudam com o conhecimento do território e o monitoramento para impedir que as barricadas voltem. Uma ação conjunta para recuperar espaços públicos, restabelecer serviços essenciais e garantir a presença permanente do poder público onde o crime tentou dominar.
Cidadão recuperando seu espaço O governador Cláudio Castro destacou que o programa nasce para dar resposta rápida e constante às demandas das comunidades. “O Estado não pode aceitar que uma rua seja tomada e que a população fique refém de bloqueios. O Barricada Zero vai atuar sempre que uma barricada aparecer, sem hesitação”, afirmou. Ele disse ainda que a medida será integrada às demais ações de segurança pública já em andamento. O Barricada Zero será parte de iniciativas como o Segurança Presente e André acredita que a “atuação integrada é o único caminho possível para enfrentar o crime organizado de forma duradoura. Remover barricadas libera ruas e reconstrói vínculos, garante circulação, permite que serviços voltem a funcionar e que o cidadão recupere seu espaço”, defendeu. Ao final, André ressaltou que a intenção do governo é garantir o básico, “que é ir, vir, trabalhar, circular. Não existe vida comunitária possível com ruas fechadas por criminosos. Esse trabalho chega para devolver rotina às famílias e permitir que os serviços consigam chegar sem serem travados por barreiras ilegais”, concluiu.
Censo do Centro de Aracaju demonstra relevância da região como polo de empregos e desenvolvimento Um dos compromissos firmados pela nova gestão municipal de Aracaju é a região do bairro Centro. Algumas ações como, recapeamento asfáltico das ruas e avenidas da região, bem como novo local para feirantes, já estão sendo executadas pela Prefeitura, a fim de garantir maior mobilidade urbana, qualidade de vida dos trabalhadores locais, e bem-estar para a população. O Censo Comercial do Centro de Aracaju, levantamento realizado por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), apresenta um panorama detalhado com dados estratégicos que irão subsidiar a tomada de decisões para a requalificação do berço histórico da capital sergipana.
Resultados Lançado no mês de outubro, o Censo traz informações sobre a situação dos imóveis comerciais na região central da cidade, além do número de funcionários em atividade. Os resultados também refletem as prioridades apontadas pelo setor empresarial para fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Quase 20 mil trabalhadores no Centro Evidenciando a importância do Centro como polo de geração de empregos, o levantamento demonstrou que a região concentra 18.269 trabalhadores, o que representa 9,31% do total de empregos formais da capital, considerando o estoque total registrado pelo novo Caged no mês de julho, que chegou a 196.193 vínculos. Para compor o Censo, foram realizadas entrevistas estruturadas e registros fotográficos, abrangendo 7.489 imóveis distribuídos em seis setores do centro comercial, contemplando 83 quadras e as principais vias. A segmentação possibilitou um diagnóstico mais detalhado das dinâmicas comerciais locais.
Tomada de decisões Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, o Censo do Centro Comercial de Aracaju irá auxiliar a gestão na tomada de decisões para a requalificação, ao apresentar as necessidades de cada setor. “Mais do que nunca, isso prova como a gente tem que tratar de formas diferentes os setores. Em um, a gente precisa concentrar segurança. No outro, a gente precisa de pavimentação. Em outro, é preciso trocar o calçadão, enfim, fazer todo um trabalho que não está sendo feito, então a gente precisa impactar”, destacou.
80 dos imóveis ativos no Centro A pesquisa analisou aspectos como a situação dos imóveis no Centro, estado de conservação, tipo de ocupação, segmento empresarial, número de funcionários e necessidades de melhorias. O Censo constatou que 80% dos imóveis na região central estão ativos, indicando um alto índice de ocupação comercial. Já os 20% de imóveis inativos representam oportunidades para novos empreendimentos e iniciativas de revitalização urbana.
Dados e percentuais Dentre os imóveis inativos, 25% estão em bom estado de conservação, o que sinaliza potencial para rápida reocupação. Já os imóveis em estado péssimo (14%) e ruim (14%) foram identificados como áreas prioritárias para ações de requalificação urbana. O levantamento também demonstrou que o comércio é responsável por 52% da ocupação do Centro de Aracaju, seguido por galerias e prédios comerciais (23%) e uso residencial (18%). A baixa presença de uso misto (5%) aponta uma oportunidade para políticas públicas que incentivem a ocupação diversificada. A pesquisa também revelou os principais pontos de melhoria indicados pelos empresários locais. Entre os temas mais mencionados estão Infraestrutura (10,45%) e Segurança (9,35%), consideradas demandas prioritárias.
Prioridades com base nos dados Ainda segundo o secretário Dilermando, com base nesses dados, será possível definir prioridades de intervenção, elaborar um plano de ação integrado com as secretarias municipais e desenvolver indicadores de acompanhamento para monitorar os avanços a partir das ações implementadas. “Foi identificado que quase 10% da população empregada na cidade de Aracaju pela CLT se concentra no Centro da cidade. Então, a gente tem que aproveitar essa vida que existe ali e fazer com que a gente consiga trazer cada vez mais pessoas, empresas, residências, para que o Centro continue cada vez mais vivo, porque esse é o lema da nossa prefeitura, Centro vivo”, completou.

Bricio Luis da Anunciação Melo é promovido como procurador do MPC-SE Nesta segunda-feira, dia 17, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou o ato de promoção de Bricio Luis da Anunciação Melo como procurador do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE). O evento aconteceu no gabinete da presidência e contou com presença da conselheira presidente Susana Azevedo, do procurador-geral do órgão ministerial, Eduardo Côrtes, do procurador João Augusto Bandeira de Mello, além dos conselheiros Flávio Conceição, Luiz Augusto Ribeiro e Luis Alberto Meneses. A promoção representa um importante reconhecimento da trajetória e atuação de Bricio Melo no Ministério Público de Contas, fortalecendo a capacidade da instituição na defesa da ordem jurídica e na fiscalização do uso correto dos recursos públicos.
Fortalecimento institucional A ampliação do quadro de membros representa um ganho significativo para o órgão responsável por atuar junto ao Tribunal de Contas do Estado. O procurador-geral Eduardo Côrtes destacou a importância deste momento para a instituição e para o controle externo em Sergipe. “A promoção atende uma necessidade do MP de Contas de recompor seu quadro, de retomar com força a nossa atuação em todos os processos, dando uma efetividade maior na atuação do próprio TCE. Então, a nossa expectativa é que, com essa recomposição do quadro, nós possamos aumentar a nossa produtividade e garantir que o Tribunal possa dar uma resposta mais rápida à sociedade”, afirmou o procurador-geral.
Compromisso com o controle Durante a cerimônia de posse, Bricio Luis da Anunciação Melo manifestou sua visão sobre o papel do Ministério Público de Contas e seu compromisso com a missão institucional. “É um momento de muita alegria essa promoção para o cargo final da carreira, mas essa alegria traz muitas responsabilidades. Quando chega no último nível da carreira, a gente começa a atuar no Pleno e também na atuação extraprocessual. Então, o Tribunal pode contar comigo para uma atuação responsável e de indução de políticas públicas porque acredito que é o principal fim do MP de Contas. É induzir políticas públicas para uma maior eficiência, eficácia e efetividade no serviço público”, declarou o novo procurador.
Concurso público e seleção A nomeação de Bricio Melo é resultado de concurso público realizado após mais de 20 anos, demonstrando o compromisso do MPC-SE com a modernização e o aprimoramento institucional. O procurador João Augusto Bandeira de Mello, que presidiu a Comissão do concurso, ressaltou a seriedade do certame. “Esse é um momento importantíssimo. Vamos chegando a recomposição, da força de trabalho do Ministério Público de Contas. Ele ser promovido de subprocurador para procurador agrega novas competências a atuação dele. Competências que o MPC estava precisando, e também abre a possibilidade, ficando vago cargo de subprocurador, de ser nomeado mais um aprovado no concurso. É um momento histórico, da afirmação da força de trabalho, da importância do MPC”, destacou o procurador Bandeira de Mello. O reforço no quadro de membros permitirá uma atuação mais ampla e efetiva do MPC-SE nas diversas demandas que envolvem o controle externo da administração pública estadual e municipal, fortalecendo o papel constitucional da instituição na defesa do patrimônio público e no combate a irregularidades na gestão dos recursos do Estado e dos municípios sergipanos.

Jornalista e escritor Fredson Navarro lança livro ‘O Vagalume’ em Itaberaba O jornalista e escritor Fredson Navarro retornou a sua cidade natal, Itaberaba (BA) e fez o lançamento do livro ‘O Vagalume’ – 20 anos de entrevistas e memórias do menino que virou jornalista- na última sexta-feira, 14 de novembro, na Discultura. A obra é da Editora Dika Publicações Exclusivas, do Grupo Infographics. O comunicador morou no município até 2001, quando passou no vestibular e foi cursar Jornalismo em Aracaju, onde construiu a sua carreira consolidada. “Foi emocionante retornar a Itaberaba, reencontrar com tanta gente importante que faz parte da minha vida e que eu não tinha notícias há muito tempo. Reencontrei colegas do ensino fundamental que não tinha contato há quase 30 anos além de familiares, amigos de infância e vizinhos. Fiquei muito feliz com esse lançamento e bateu uma saudade grande da cidade. Agradeço a todos que prestigiaram, a imprensa local e a Discultura”, vibra.
“Tudo começou em Itaberaba” A obra teve pré-lançamento na Bienal do Livro em Itabaiana e lançamento oficial no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e agora chegou a Itaberaba.”Tudo começou em Itaberaba. O menino começou a sonhar com o jornalismo e precisou se mudar para Aracaju para estudar e concretizar o sonho. Retornar a Itaberaba para lançar ‘O Vagalume’ foi muito especial. É olhar para trás e recordar a minha trajetória. Tenho muitos amigos e familiares na cidade e este lançamento foi um grande reencontro”, comemora o escritor. O prefácio do livro é assinado pelo cantor baiano, Netinho. A obra conta ainda com uma entrevista exclusiva com a diretora de TV, Marlene Mattos. “Trago no livro registros de bastidores das entrevistas mais marcantes nestas duas décadas de jornalismo. Narro detalhes, sensações e curiosidades das minhas experiências com cada personalidade. O livro continua sendo vendido na Discultura e pode ser adquirido. É uma boa opção para presente de Nata”, sugere o jornalista
Sinopse Aos 12 anos, em Itaberaba (BA), Fredson Navarro descobriu que tinha nascido para o jornalismo. Criou seu primeiro jornal, O Vagalume, inspirado nos insetos luminosos que iluminavam a infância dele e, desde então, nunca deixou de observar o mundo com olhos atentos de repórter. De pequenos jornais escolares e comunitários a entrevistas com artistas consagrados, Fredson segue percorrendo uma trajetória marcada por ousadia, paixão e dedicação. Incentivado desde cedo, trocou a Bahia por Sergipe para cursar Jornalismo em Aracaju, onde construiu uma carreira sólida e reconhecida. Em ‘O Vagalume – 20 anos de entrevistas e memórias do menino que virou jornalista’, o autor reúne histórias inesquecíveis de personalidades que marcam a trajetória dele, revelando bastidores, aprendizados e encontros. Mais que memórias, este livro é um convite para acompanhar o brilho de um menino que ousou sonhar — e fez da palavra o seu farol. Com uma trajetória marcada por dedicação, versatilidade e reconhecimento, Fredson Navarro consolidou-se como uma das principais referências do jornalismo em Sergipe. Escritor e jornalista, ele nasceu em Itaberaba, no portal da Chapada Diamantina, na Bahia, mas escolheu Aracaju como morada desde 2001.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Homenagem ao Banese Por Jorge Araújo, ex-deputado estadual e ex-vereador por Aracaju:
“O Banco do Estado de Sergipe foi criado em 1961, no Governo Luiz Garcia, completando e comemorando agora 64 anos de existência e de bons serviços prestados ao povo sergipano. O nosso reconhecimento e cumprimento a todos os dirigentes que passaram pelo Banese e a todos os governantes que ao longo dos anos mantiveram e garantiram o Banese servindo ao Estado. É importante relembrar a participação decisiva do ex-Governador Albano Franco, que ao assumir o governo em 1995, o Banese se encontrava sob intervenção branca do Banco Central, inclusive com um interventor nomeado pelo BC. O Governo de Albano não só o recuperou como permaneceu com o Banese sob o comando do Estado, merecendo assim o reconhecimento dos sergipanos. Ao ex-Governador Albano Franco e aos funcionários do Banese os meus cumprimentos.”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Nota PMA – Semfas
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), esclarece que acompanha integralmente a situação das famílias da ocupação Alto da Bela Vista, no bairro Santa Maria. A demanda decorre de um processo judicial movido pelo proprietário do terreno onde as famílias estão instaladas, e todas as ações da gestão municipal seguem estritamente as determinações legais e o compromisso permanente com a proteção social.
A Semfas mantém atuação contínua junto às famílias, conduzindo todas as etapas necessárias para assegurar dignidade, acolhimento e acesso aos direitos socioassistenciais. Em alinhamento às decisões judiciais, foi elaborado um plano de ação que inclui o levantamento cadastral, a análise do perfil socioeconômico, o diagnóstico da área e o encaminhamento das famílias que se enquadram nos critérios para o Auxílio Moradia.
Na quinta-feira, 13, a secretária Simone Valadares e diretores da Semfas receberam representantes da ocupação. Na ocasião, o grupo solicitou que todas as famílias fossem incluídas no Auxílio Moradia; contudo, a concessão do benefício segue critérios legais, como: residir no município de Aracaju; possuir renda per capita de até R$ 170; e manter o Cadastro Único atualizado. Até o momento, 18 famílias já foram identificadas como aptas ao benefício e orientadas a buscar imóvel para locação.
Na manhã desta segunda-feira, 17, a prefeita Emília Corrêa e a secretária Simone Valadares realizam uma reunião previamente agendada para tratar desta e de outras ocupações do município.
A Prefeitura informa ainda que a manifestação organizada pelos moradores ocorre de forma pacífica no entorno do Centro Administrativo Aloísio Campos. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) acompanha o ato desde o início da manhã desta segunda-feira, 17, com a finalidade de orientar a movimentação no local, apoiar a organização do fluxo de pessoas e veículos e assegurar que os serviços públicos funcionem normalmente. A presença da GMA é preventiva e de apoio, mantendo um ambiente tranquilo para todos.
Em razão da mobilização, houve ajustes provisórios no trânsito:
Bloqueio 1: Rua Acre com Rua Frei Luiz Canolo de Noronha — Desvio pela Avenida Presidente Tancredo Neves;
Bloqueio 2: Rua Acre com Rua Jurandi Gomes de Santana — Desvio pela Avenida São João Batista.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Não pode existir tristeza para sempre, e disto é prova que até mesmo a natureza na primavera se inova.” Maria Thereza Cavalheiro.