Toda unanimidade é burra! Público e Privado no turismo sergipano

                                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Repercutiu muito o artigo de ontem, 13, com o título O mundo precisa conhecer Sergipe. Chega de mesmice na Setur e Cia”. O blog recebeu o parabéns de muita gente, principalmente da área de turismo de todos os segmentos, e um detalhe: até mesmo de pessoas ligadas ao governo estadual e que não entendem porque a pasta não fica sob o comando de técnicos mudando a “panelinha” que se reveza no poder por governos e governos, com dirigentes de poucos segmentos que olham apenas para seus umbigos privados. Com diz um técnico da área turística é preciso romper com o que se chama de marketing dos 4 F:Folheterias, Feiras, Fotos e Festas.

Aliás, por falar em privado, o blog nunca foi, e nunca será contra o Pré-Caju. Porém, critica muito a relação público-privada no evento. Por exemplo: recentemente o presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira concedeu uma entrevista a uma emissora por quase uma hora e só falou do Pré-caju, a festa que ele criou. Mas a culpa não é dele: é do governador que se submete a extrema-direita bolsonarista numa indicação do senador Laércio Oliveira um dos maiores adoradores de Bolsonaro em Sergipe.

Aliás, o blog espera 2026 para saber se Fábio Mitidieri, que já anunciou apoio à reeleição de Lula vai querer montar um palanque com a extrema-direita. Pode isso Arnaldo? Ou melhor: pode isso governador?

E lembre governador quando bem disse Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra!

FM e Emília O governador Fábio Mitidieri reforça que o diálogo é um dos pilares de sua gestão. Em reunião na tarde de ontem, 13, com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, o governador apresentou propostas para a capital, com destaque para ações voltadas para o fortalecimento do turismo. O encontro também teve como objetivo alinhar iniciativas conjuntas entre Estado e Município em benefício da cidade e da população aracajuana.

Fiscalização A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, por meio da Rede de Vigilância Sanitária (REVISA), está intensificando a fiscalização de produtos utilizados na esmaltação em gel, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir o uso das substâncias TPO e DMPT em cosméticos. A decisão tem caráter preventivo e visa proteger a saúde de profissionais e consumidores que utilizam esses produtos com frequência. A REVISA orienta os estabelecimentos de estética e salões de beleza de Aracaju a verificarem a composição dos produtos utilizados e a retirarem de uso qualquer item que contenha TPO ou DMPT.

Combate ao crime organizado Ontem, 13, nas redes sociais, o senador Rogério Carvalho, reforçou a importância da aprovação da PEC da Segurança Pública . O governo Lula já mostrou como se combate o crime organizado, atingindo o coração econômico da maior facção do país. Essa foi a maior derrota para os criminosos. Agora, com a PEC da Segurança Pública, ações como essas serão mais frequentes. Enquanto Líder do PT no Senado, não descansarei até aprovarmos esse projeto, garantindo mais segurança e tranquilidade aos brasileiros”, disse.

Prefeito de Lagarto autoriza mais de 14 mil m² de pavimentação asfáltica em oito ruas do povoado Colônia 13 A transformação segue em ritmo acelerado em Lagarto. Com mais de 55 ruas já pavimentadas em diferentes localidades, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, anunciou, na manhã desta quinta-feira, 13, mais um importante investimento em mobilidade urbana: a pavimentação asfáltica de oito ruas no povoado Colônia 13, consolidando o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e rural do município. A obra, que abrange uma área superior a 14 mil metros quadrados, será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com investimento de R$ 1.091.637,75, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis.

Trabalho não para: chegará em outros povoados Durante a entrega da pavimentação da via na Colônia 13, o prefeito Sérgio Reis destacou a importância da obra para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida dos moradores da localidade. “Os moradores da Colônia 13 enfrentavam muitas dificuldades para se deslocar e ver agora essas ruas pavimentadas me enche de alegria. É mais conforto, mais acessibilidade, mais dignidade para cada família. A gente está trazendo o asfalto, mas também está levando esperança, porque obra é isso, é transformar o dia a dia das pessoas. Depois do Juerana e do povoado Jenipapo, chegou a vez da Colônia 13, e o trabalho não para. Vêm aí novas pavimentações em Brasília, Crioulo, Mariquita, Barro Vermelho e em vários bairros da cidade. É obra por todo lado, é obra a todo momento, com a Prefeitura de Lagarto presente onde o povo mais precisa”, afirmou.

 Planejamento O gestor também reforçou que a pavimentação faz parte de um planejamento mais amplo de fortalecimento da infraestrutura urbana e rural de Lagarto, resultante do trabalho da atual administração, que tem buscado diversas parcerias. “Ser prefeito é cuidar de cada detalhe, é estar atento aos problemas e cobrar soluções. A pavimentação que estamos fazendo aqui na Colônia 13 se soma a outras ações estruturantes, como reformas de escolas, investimentos em saúde, em calçamento e também na futura indústria do mel, que vai gerar emprego e renda para a comunidade. Tudo isso faz parte do nosso compromisso com uma Lagarto que cresce com planejamento e respeito ao dinheiro público. A gente trabalha com verdade, com responsabilidade e com o olhar voltado para o futuro, garantindo que o desenvolvimento chegue tanto à cidade quanto aos povoados”, frisou.

 Ação conjunta Presente no ato, o deputado federal Fábio Reis enfatizou que a ação integra um conjunto de investimentos conquistados em parceria com a Prefeitura de Lagarto e que continuará beneficiando outras comunidades do município. “A pavimentação que iniciamos hoje no povoado Colônia 13 é mais uma prova de que o trabalho conjunto dá resultado. Assim como estamos fazendo aqui, também já garantimos recursos para o povoado Brasília, para o Crioulo, entre outros. As empresas já estão contratadas e os projetos prontos para seguir avançando. Nosso compromisso é continuar levando infraestrutura para onde o povo mais precisa, porque cada rua asfaltada representa mais dignidade, mobilidade e desenvolvimento para Lagarto”, garantiu.

 Mudança de cenário A pavimentação asfáltica beneficiará as ruas São Cosme, Antônio Martins de Menezes, Manoel Messias do Nascimento, Rua da Quadra e as ruas A, B, C e D, garantindo mais mobilidade, conforto e qualidade de vida para a população local, que há anos convivia com poeira e lama em períodos de chuva.Com essa nova etapa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura da cidade, consolidando o maior programa de pavimentação da história do município. Ao todo, 55 ruas já foram concluídas e outras 15 estão em execução, transformando a vida das pessoas e garantindo mais desenvolvimento para todas as regiões de Lagarto. Além disso, estão previstas para serem iniciadas, em breve, mais 44 ruas.

Calendário O Governo de Sergipe inicia o pagamento dos salários de novembro dos servidores estaduais no dia 27, contemplando aposentados e pensionistas, e segue no dia 28 com os demais servidores. Os aniversariantes do mês também receberão a primeira parcela do 13º salário, enquanto a segunda parcela para todos os servidores será creditada nos dias 18 e 19 de dezembro. O governo informou ainda que a folha de dezembro será paga nos dias 29 e 30, respectivamente para aposentados e ativos, demonstrando uma organização das contas públicas e fortalecendo a economia local com a circulação de mais de R$ 1,4 bilhão.

Aprovação de PL A Prefeitura de Aracaju obteve nesta quinta-feira, 13, a aprovação de dois projetos de lei na Câmara Municipal de Vereadores para uma estratégica reformulação nas áreas de segurança e cidadania da capital.  O Projeto de Lei Complementar nº 16.2025 dispõe sobre a transformação da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM/AJU), enquanto o Projeto de Lei nº 460.2025 versa sobre a organização da proposta secretaria. Também ficará sob a tutela da pasta a superintendência da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Programa Raízes Dorenses Na última terça-feira, 11 de novembro, no povoado Borda da Mata, o Governo Municipal de Nossa Senhora das Dores, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou o lançamento do Programa Raízes Dorenses. Essa iniciativa tem como propósito apoiar os agricultores dorenses na participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo a agricultura familiar e promovendo o desenvolvimento econômico local. Com o programa, a gestão reafirma o compromisso de valorizar a produção dos nossos agricultores e produtores rurais, garantindo que o alimento que chega às escolas seja cultivado por mãos dorenses.

Deputada Linda Brasil destaca mobilização contra a precarização de serviços públicos A deputada estadual Linda Brasil (Psol) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para destacar o ato público realizado ontem,13, em conjunto com a Frente Ampla em Defesa do Serviço Público. A mobilização teve como objetivo defender os direitos da categoria e se posicionar contra a privatização dos serviços públicos.

Riscos Durante o pronunciamento, a parlamentar alertou para os riscos da transferência de responsabilidades do Estado para as Organizações Sociais (OSs), citando casos que envolvem fraudes e prejuízos ao atendimento da população. A manifestação ocorreu em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde foi protocolado um dossiê com denúncias de irregularidades relacionadas a contratos com essas empresas terceirizadas.  “O documento reúne evidências e relatos que apontam para o mau uso de recursos públicos e para a precarização das condições de trabalho e do atendimento à população, consequências diretas do avanço da terceirização e da entrega de setores estratégicos à gestão privada”, destacou Linda Brasil.

Papel A deputada reforçou a necessidade de investimentos que fortaleçam o serviço público e garantam estabilidade aos servidores e o acesso universal a direitos fundamentais.
“Espero que o Tribunal de Contas possa cumprir seu papel de fiscalizar as irregularidades cometidas pelo Poder Executivo, que vem promovendo um verdadeiro projeto de sucateamento dos serviços públicos”, declarou.

Huse O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recebeu do Governo do Estado um novo microscópio cirúrgico, equipamento de alta tecnologia e mais moderno da categoria. Com investimento superior a R$1,7 milhão, o aparelho conta com diversos recursos robóticos, com visualização avançada para cirurgias complexas. Recentemente, o Huse foi contemplado com três aparelhos de tomografia para fortalecer ainda mais a assistência à população sergipana.

Huse II “Estamos buscando fortalecer ainda mais a assistência da rede estadual de saúde. Uma evolução que vem garantindo mais conforto, dignidade, celeridade nos atendimentos e ainda reforça a qualidade e o cuidado dos serviços ofertados pela unidade hospitalar. São ganhos significativos para a nossa população que busca atendimento no hospital em diversas especialidades”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.

COP 30 Durante as discussões do dia dedicado à educação na COP 30, a Prefeitura de Aracaju deu um passo para garantir o direito à natureza e ao meio ambiente saudável para crianças e adolescentes ao assinar a declaração “Crianças no centro da ação climática: um compromisso político para a COP 30”. A iniciativa é do Instituto Alana e propõe um compromisso conjunto entre legisladores e autoridades do poder Executivo em prol da promoção e proteção dos direitos das crianças e dos jovens, possibilitando justiça climática por meios de políticas públicas e investimentos diante das emergências climáticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista Rodrigo Alves apresenta cobertura do Pré-Caju através do Alô Alô Sergipe Band Contagem regressiva para o Pré-Caju 2025, que acontece de 14 a 16 de novembro, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O jornalista, repórter e CEO da RA Assessoria de Imprensa e Marketing, Rodrigo Alves, esteve na sede dos estúdios da Band Bahia, em Salvador, onde produziu uma matéria especial mostrando os bastidores da emissora. Durante a visita, ele realizou uma entrevista exclusiva com o apresentador do Brasil Urgente BA/SE, Uziel Bueno, que estará ao vivo no comando da transmissão do Pré-Caju pela Band Bahia e Sergipe. Na ocasião, Rodrigo Alves anunciou que será apresentador na cobertura da maior prévia carnavalesca do Brasil para o Alô Alô Sergipe Band, registrando os bastidores em uma proposta 360°, com entrevistas e reportagens em formato vertical — tendência que vem ganhando destaque no eixo Rio–São Paulo e que ele, ao lado de Maurício Quintella, diretor do Alô Alô Sergipe Band, tem difundido em Sergipe. A cobertura poderá ser acompanhada pelos perfis oficiais no Instagram: @sitealoalosergipe e @rodrigoalvestv.

 

 

 

 

 

 

Filme sergipano Melodia abre seleção para teste de elenco Estão abertas as inscrições para o teste de elenco do curta-metragem Melodia, com direção de Jéssica Maria Araújo e Luciana Oliveira Vieira. O prazo segue até 20 de novembro, por meio de formulário online. A chamada é voltada a pessoas negras e brancas residentes em Sergipe, com ou sem experiência em atuação. Podem participar mulheres de 20 a 70 anos e homens entre 35 e 50 anos. Para alguns papéis, fluência em Libras será considerada um diferencial. Inscrições: https://forms.gle/7wr4FywoyEdWWK3S8

Enredo O filme acompanha Liz, menina surda de 11 anos que adora desenhar e vive com a mãe e a avó em uma região periférica da cidade. Quando a escola anuncia um evento, ela cria um plano para surpreender quem ama. Inspirada por uma visita ao teatro, decide montar uma apresentação feita de gestos, sons e afeto. Com olhar voltado às relações familiares, à infância e às formas de expressão artística, Melodia busca refletir sobre criação, pertencimento e vínculos afetivos, valorizando o cotidiano e as experiências das mulheres negras que compõem o núcleo central da narrativa.

 Parceria com o IPAESE O projeto é desenvolvido em parceria com o IPAESE — Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe, referência estadual em práticas pedagógicas inclusivas e bilíngues. O Instituto, além de prestar consultoria nas fases de desenvolvimento e preparação, também auxilia na construção do casting infantil, envolvendo os estudantes no processo seletivo. A colaboração reforça o compromisso com uma produção ética, participativa e que represente a comunidade surda em todas as etapas do processo.

Realização O curta é uma realização da Rolimã Filmes, produtora independente sediada em Aracaju, reconhecida por obras que fortalecem o audiovisual sergipano. A produção conta com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 — Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital nº 06/2023 — Tarcísio Duarte, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE).

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

OPINIÃO

TURISMO: QUAL É O NOSSO DESTINO?  Por Carlos Nascimento*

 “Gatinho de Cheshire (…) Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
— Isso depende muito de para onde quer ir — respondeu o Gato.
— Para mim, acho que tanto faz… — disse a menina.
— Nesse caso, qualquer caminho serve — afirmou o Gato.”
CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas, 1865.

Cláudio Nunes foi assertivo ao escrever ontem que falta tudo ao turismo sergipano, pois nos falta o essencial: planejamento — um plano claro, objetivo, de longa duração e, acima de tudo, participativo. Como expressou Lewis Carroll no diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire, quando não se sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve, e qualquer lugar onde se chegue já é satisfatório.

Na base do planejamento turístico estão os dados e sua análise cuidadosa. Posso apresentar os números de crescimento de passageiros no aeroporto, mas de nada adianta se não os cruzamos com outras informações. Para ficar neste exemplo: analisar o fluxo de passageiros — que implica embarques e desembarques — sem que tenhamos pesquisas que meçam quantos desses passageiros são turistas e quantos são residentes, distorce os dados. Do mesmo modo, não podemos tratar esses dados isoladamente, sem compará-los com o movimento aeroportuário do Brasil e de outros aeroportos.

Outro dado importante é o da ocupação hoteleira. Apesar de ser uma obrigação legal, estabelecida na Lei Geral do Turismo (Lei nº 11.771/2008), a maior parte dos estabelecimentos hoteleiros deixa de enviar os Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH), impossibilitando uma consolidação fidedigna das informações. Se antes ouvíamos constantes reclamações do setor hoteleiro sobre as taxas de ocupação, hoje não se fala mais sobre elas, ainda que os dados sigam inacessíveis. Recentemente, a SETUR de Aracaju divulgou o Boletim de Dados do Turismo de Aracaju referente ao primeiro semestre de 2025, e nele não consta nenhuma informação sobre a ocupação hoteleira.

Um exemplo da importância de ter dados corretos para embasar o planejamento está em duas notícias que, apesar de otimistas, à primeira vista se contradizem. Em uma, com dados da Fecomércio-SE, afirma-se que Sergipe é o terceiro estado do Brasil e o segundo do Nordeste com melhor desempenho turístico em 2024. Já em outra, com dados do IBGE, por meio da PNAD Contínua, apontou-se que Sergipe foi o 9º do Brasil e o 4º do Nordeste no crescimento do número de viajantes recebidos. Ambas as notícias foram divulgadas como crescimento do turismo, sem, entretanto, esclarecer de maneira contundente que uma se referia ao crescimento da economia do turismo, enquanto a outra tratava do número de viajantes. Um dado não anula o outro — eles se complementam — e a pesquisa do IBGE fornece informações ainda mais completas para embasar o planejamento turístico.

Estudar nossos dados turísticos e compará-los com as métricas de outros destinos é o básico a se fazer para elaborar outro instrumento essencial: o plano de marketing turístico.

O estudo das métricas e a comparação com outros destinos contribuirão para implementarmos ações que aumentem nossa competitividade turística. E aqui temos outra chave: a competitividade. Como conseguir um melhor posicionamento entre os milhares de destinos? Aqui entra a mudança de modelo da própria gestão do turismo: é preciso redesenhá-la, torná-la um órgão gestor do destino turístico, profissionalizado, que compreenda o destino como um produto competitivo.

Uma gestão eficaz dos destinos turísticos não apenas permite maximizar a experiência dos visitantes, mas também garantir aos moradores benefícios a longo prazo.

 

*Mestre em Gestão de Políticas Culturais e Desenvolvimento.

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Miséria, fome e privações não fazem parte do mundo de Deus.” Lauro Trevisan.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais