Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Neste sábado, 21, a Ordem dos Advogados (SE) realiza a sua já famosa e concorrida feijoada. Um encontro festivo de advogados e advogadas que, além da sua natureza original de pura e sincera confraternização, também carrega o ambiente com novas e tensas sinalizações políticas. Estão vindo aí, em 2024, duas importantíssimas eleições diretas. Uma para a renovação da diretoria seccional e outra para a composição da lista sêxtupla dos candidatos da advocacia ao cargo de desembargador do estado.
Mais que as tradicionais caipirinhas e caipiroscas dessas ocasiões, as pré-composições das chapas devem esquentar o clima e os ânimos no saudável ambiente.
Nova diretoria
Não dá mais para esconder movimentos e articulações já em curso sobre os assuntos. Bem situado entre os advogados mais jovens e visto com reservas por grande parte do eleitorado, o atual presidente Danniel Alves Costa aparece como favorito para a reeleição. Mas terá um adversário forte e muito competitivo pela frente, garantem seus animados opositores.
Quinto constitucional
A composição da lista sêxtupla do quinto constitucional para a indicação dos 6 nomes da advocacia, ao TJ e em seguida ao Governador do estado, também vai pegar fogo. Com histórias e currículos respeitáveis, os nomes dos advogados Fabiano Feitosa, Carlos Augusto Monteiro, Ana Lúcia Aguiar, Aurélio Belém e Márcio Conrado aparecem em destaque na mídia e até largam na dianteira das preferências de seus próprios colegas.
A feijoada da OAB abre a temporada de eventos estratégicos e certamente será um grande sucesso.
Museu da Bandeira E o abandono total do Museu da Bandeira, construído na praça do mesmo nome é um dos muitos gargalhos da péssima gestão de Edvaldo Nogueira. Prestes a completar 7 anos como prefeito, passou dois anos para “construir” um mero corredor de ônibus e recuperar uma pequena ponte. Nestes 7 anos o Museu da Bandeira está lá se acabando, nem mesmo coragem para derrubar o local abandonado a Prefeitura teve coragem. Agora, segundo moradores da área, nem mesmo os viciados aguentam o local. Essa é a cidade da qualidade de vida, a cidade do futuro, que Edvaldo quer indicar um sucessor…
Nota Energisa A Energisa informa que houve interrupção no fornecimento de energia no INCRA por conta de problemas internos nas instalações do órgão. O fornecimento de energia foi restabelecido no mesmo dia da ocorrência.
INCRA esclarece atendimento A assessoria do INCRA em Sergipe enviou um print para o blog onde foo informado que, desde o dia 10 de outubro, os serviços de atendimento ao público passaram a serem realizados, de forma temporária, na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), localizado na Avenida João Ribeiro, 428, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju.
Descaso, desrespeito e abandono. Esse é o cenário da Praia do Abaís, em Estância Deu SE Notícias: A outrora charmosa Praia do Abaís, ou mais formalmente chamada Santa Cruz dos Abaís, se tornou referência em Sergipe como uma praia de veranistas em meados dos anos 80. Hoje, está completamente abandonada e enfrentando uma série de problemas, principalmente relacionados ao cuidado urbano e ao trânsito.
Depoimentos A reportagem do Portal SE Notícias circulou pela praia e ouviu depoimentos de moradores e diversas reclamações de banhistas e turistas que frequentam a Praia do Abaís, localizada no município de Estância, a cerca de 70 Km da capital Aracaju.
Depoimentos II A reportagem do SE Notícias constatou-se, em relatos colhidos de quem vive e usufrui da beleza litorânea do sul sergipano, que a indignação está presente em seus testemunhos, a exemplo do ex-vereador e presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Estância, José Domingos Machado Soares, o Dominguinhos, 50 anos, que relata: “No início dos anos 2000, o município de Estância foi premiado pela descoberta da reserva de petróleo em PIRANEMA, de cujo projeto jorraram milhões em royalties e os gestores não tiveram uma visão estratégica e não realizaram um devido investimento, gastando os recursos com setores secundários”, ressalta. Confira matéria na íntegra aqui.
Redução de homicídios O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou no antigo Twitter, atual X, que Sergipe, Goiás e Paraíba foram os estados do país que tiveram maiores reduções no número de homicídios entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. A queda revelada pelo ministro pode ser verificada em análise dos dados reunidos pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP. Segundo a CEACrim, entre janeiro e setembro de 2022 e igual período 2023, a redução foi de 16,3%. “Nossos dados já apontavam para a efetividade das nossas ações de fortalecimento das ações de segurança pública visando o bem-estar da nossa população e a garantia dos direitos do nosso povo”, disse o secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes.
Inovações na saúde O senador Laércio Oliveira (PP-SE) compôs, na quarta, 18, a mesa de abertura do encontro mais relevante da saúde suplementar no país, o Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) que tem como objetivo fomentar o debate entre todos os players do setor em busca de soluções para as principais questões que impactam a saúde brasileira. Realizado anualmente pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), o evento prossegue até o dia 19 no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Desafios Contando com a presença de lideranças de hospitais, operadoras de planos de saúde, médicos, indústria, governo, agências reguladoras, startups e empresas que atuam no ecossistema da saúde, a programação do Conahp 2023 conta com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, que abordam os desafios para o enfrentamento de uma das maiores crises do setor, buscando soluções que visam a retomada da sustentabilidade financeira do sistema de saúde suplementar. Além do palco principal, evento contará com os palcos estratégicos de IA, o papel do médico, VBHC e ESG.
Futuro De acordo com o senador Laércio, um dos temas discutidos tem sido o olhar para o futuro considerando as mudanças no perfil da população brasileira. O questionamento é como arcar com os custos de cuidar e promover qualidade de vida de um número cada vez maior de pessoas. “Outra importante discussão é a de tecnologia e inovação. Especialistas falaram sobre a importância dos hospitais se reinventarem por meio da transformação digital”, observou o parlamentar.
Itabaiana: inaugurado Centro Municipal de Artesanato A Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou na manhã da segunda-feira (16), o Centro Municipal Itabaianense de Artesanato. O Centro Municipal Itabaianense de Artesanato está localizado no Shopping Peixoto. De acordo com a Secretaria de Cultura, o espaço será cuidado e administrado pelos próprios artesãos e artesãs.
Oportunidade para artesãos e artesãs O Prefeito Adailton Sousa falou da importância do Centro de Artesanato, “é uma grande iniciativa que vai melhorar e muito as oportunidades para os nossos artesãos e artesãs. Inclusive, quero destacar que o espaço é exclusivamente para quem produz artesanato. É um espaço para que a nossa gente itabaianense possa criar e comercializar sua arte aqui”, ressaltou Adailton.
A banca de revista do Careca irá reabrir no dia 1 de dezembro, exatamente quando faz o 28 anos da morte de Gervásio dos Santos (Careca), a banca de revista da Catedral Careca foi preso político durante a ditadura militar, perdeu seu emprego nos Correios e sem renda começou a vender jornais pelas ruas da cidade de Aracaju e teve uma das bancas de jornais mais movimentada da cidade que reunia intelectuais e defensores da democracia tornado um ponto de referência em defesa da democracia na década de 70/80/90/2000/2010 até 2020. Com a pandemia ficou impossível a família manter esse espaço histórico de nossa querida Aracaju, agora seu neto , o psicólogo Max Prejuízo, irá reabrir com uma grande função salvar vidas, lá na banca, vai funcionar o clube de doador de sangue Edite Maria Santos Prejuízo, cujo o objetivo é a captação de pessoas para doarem sangue. Na banca as pessoas farão seu cadastro e optarem a se colocar a disposição para quando necessário doar sangue, Esse cadastro será essencial principalmente para quem possui o fator RH negativo, por conta da dificuldade de identificar doadores. Maiores informações pelo @clubededoadordesangue @maxprejuizopsicologo ou pelo ZAP 9 88729529,
Zona de Expansão: Breno Garibalde expõe preocupação na execução das obras de macrodrenagem Em pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju na quarta-feira (18), o vereador Breno Garibalde parabenizou os investimentos que estão chegando para a Zona de Expansão da capital sergipana, mas externou algumas preocupações nos aspectos ambientais e sociais.
Planejamento para a macrodrenagem Para o parlamentar, é necessário que haja um planejamento adequado para que o serviço de macrodrenagem seja realizado da forma correta, sem prejudicar os recursos naturais da região. “Esses investimentos que estão chegando para a Zona de Expansão são importantes, porque vão ajudar a resolver os problemas de drenagem daquela população. Mas me preocupa a forma como serão feitas essas obras de canalização e macrodrenagem, se esses serviços não forem realizados com cautela podemos perder o único rio limpo que temos, que é o Vaza-Barris”, relata Breno.
Fiscalização conjunta Deso e Emurb Outra preocupação do parlamentar, é para que haja uma fiscalização conjunta da Deso e Emurb para impedir as ligações clandestinas na rede de esgoto da localidade. “Que essas obras venham com uma estação de tratamento, que inclusive foi prometido. Aracaju é uma cidade cheia de canais, então toda rede pluvial vai migrando para os canais, que vão para nossos rios. Se fizerem ligações clandestinas de esgoto nessa rede, vamos repetir o que aconteceu com os rios Sergipe e Poxim, por exemplo. Isso me preocupa muito!”, ressalta o vereador.
Exemplos Breno citou ainda o exemplo de cidades que estão resolvendo problemas do despejo de esgoto em canais. “Em Maceió, estão ligando alguns canais existentes diretamente para a estação elevatória, em seguida, vai para a estação de tratamento e só depois essa água é despejada nos rios. Infelizmente aqui a ligação é feita diretamente nos canais e vão direto pros rios, sem tratamento. Espero que a gente possa seguir bons exemplos como esse e também conscientizar cada vez mais a nossa população sobre a importância do nosso meio ambiente”, declara o parlamentar.
Especulação imobiliária Já no aspecto social, o fator mais preocupante é o avanço da especulação imobiliária que acaba expulsando os moradores tradicionais. “Não podemos continuar com a cidade crescendo sem planejamento e ao toque somente das construtoras. Existe uma comunidade ali há muitos anos, que precisa e deve ser respeitada. Esse fenômeno conhecido como gentrificação pode causar problemas sociais gravíssimos a uma comunidade que já sofre bastante”, finaliza Breno.
Sindicalistas de Sergipe se preparam para 14º Congresso Nacional da CUT Levando o tema ‘CUT 40 Anos: luta, direitos e democracia que transformam vidas!’, o 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT) vai acontecer na cidade de São Paulo, de hoje, 19, a domingo, 22 de outubro. Para a vice-presidenta da CUT/SE, Caroline dos Santos, os cenários nacional e internacional exigem diálogo e união da classe trabalhadora em defesa da dignidade humana, contra o retrocesso antidemocrático, as privatizações e a perda de direitos conquistados a duras penas.
Delegados O Estado de Sergipe estará presente no 14º CONCUT representado por 25 delegados: dirigentes sindicais do SINTESE (Professores da Rede Estadual), SINDIPEMA (Professores de Aracaju), SINDIJUS (Servidores do Judiciário), SINDISAN (Urbanitários), SINDISOCORRO (Servidores Municipais de N. Sra. Do Socorro), SINDSEMB (Servidores Municipais de Boquim), SINDIJOR (Jornalistas), STTR Aquidabã (Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar) e SINDTIC (Tecnologia da Informação).
Programação Junto à comemoração dos 40 anos da CUT, o Congresso Nacional da central fará a Premiação do Festival de Cultura da CUT com o tema ‘Democracia e Liberdade Sempre’. Momento decisivo do 14° CONCUT será a eleição e posse da Direção Executiva Nacional da CUT e do Conselho Fiscal, além da Aprovação do Plano de Lutas da CUT e Moções. Logo no dia 19 de outubro, data da abertura do Congresso, estão previstos: Seminário Internacional; reunião dos Coletivos da CUT e Sessão Paralela sobre a Parceria EUA-Brasil pelos Direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.
Ato Público Em meio à programação do 14º CONCUT, está previsto um Ato Público sobre as Eleições da Argentina, às 14h do dia 20 de outubro. Além da discussão e aprovação do Estatuto, as Mesas Temáticas do Congresso Nacional da CUT vão tratar dos assuntos: Desenvolvimento Econômico Sustentável e Combate à Desigualdade; Reconstrução do Brasil, da Democracia, dos Direitos e da Soberania; Fortalecimento do Sindicalismo CUTista; Valorização da Negociação Coletiva e Atualização da Organização Sindical; Conjuntura e Desafios do Sindicalismo.
Vereador Pastor Diego defende que haja transporte complementar na Zona de Expansão O vereador Pastor Diego (PP) apresentou uma Emenda à Lei Orgânica que tem potencial para promover avanços significativos no que se refere à mobilidade na Zona de Expansão de Aracaju. A medida visa conceder, permitir ou autorizar serviços de transporte complementar urbano. Essa alteração abre caminho para que o sistema se torne mais eficiente, melhore a dinâmica e o fluxo local.
Marco inicial O parlamentar frisa que a emenda representa o marco inicial de uma questão maior que merece ser tratada com mais responsabilidade: o transporte clandestino. “Essa emenda é o primeiro passo para tirar os condutores da clandestinidade. A regulamentação de como vai funcionar, o itinerário, quantidade de carros e afins, será debatido em outra ocasião. Junto com a Prefeitura de Aracaju, órgãos de trânsito e representantes da sociedade civil. O que pretendemos no momento é ter uma previsão legal que dê segurança a estes trabalhadores”, explicou.
Solução do problema A Emenda à Lei Orgânica apresentada pelo vereador é um primeiro passo significativo em direção à solução desse problema. A inclusão do transporte complementar pode proporcionar uma alternativa viável ao transporte público convencional, aliviando a pressão sobre as vias e contribuindo para um fluxo mais eficiente. A mobilidade urbana é uma questão crítica em qualquer cidade, e a Zona de Expansão de Aracaju não é exceção.
Votação A emenda foi votada nesta quarta-feira, 18, em caráter de urgência e foi aprovada com 20 votos favoráveis. Voltará a ser discutida com mais profundidade na quinta-feira, 19. A previsão é de que os vereadores avaliem a viabilidade, o impacto e os benefícios que podem resultar na região para que votem o mérito da propositura até se chegar ao desfecho da situação.
Sergas alcança marca de 300Km de gasodutos A Sergipe Gás S/A (Sergas) atingiu a marca de 300 km de gasodutos construídos no estado, 10% dessa extensão implantadas este ano. Nesta terça-feira, 17, o governador Fábio Mitidieri visitou a obra de perfuração de rede de gás, realizada na Aruana, ao lado do diretor-presidente da empresa, José Matos. A expansão da rede de gás é fundamental para acompanhar o crescimento da Grande Aracaju, ao atender os bairros de Aruana, Bairro Industrial, Atalaia, São José, Farolândia, Capucho e Rosa Elze, no município de São Cristóvão.
Marco histórico Fábio Mitidieri ressaltou que o marco histórico conquistado pela Sergas nos seus 30 anos reflete diretamente no desenvolvimento estadual. “Hoje estamos comemorando 300Km de tubulações da Sergas, alcançados ao longo dos seus 30 anos em Sergipe. Somente na nossa gestão, em 10 meses, foram 26 km já implantados de dutos que levam desenvolvimento, oportunidade e geram progresso para o nosso estado. Junto com o gás vem indústria, vem emprego e esse é o trabalho que queremos, um Sergipe que não para de crescer, porque transformamos momentos assim em oportunidades para empreendedores e trabalhadores”, ressaltou.
Investimento de R$ 13,5 milhões De acordo com o diretor-presidente da Sergas, José Matos, o investimento de R$13.509.516,89 reforça a capacidade operacional e o comprometimento da Sergas em atender as crescentes demandas por gás natural, contribuindo para o desenvolvimento econômico, conforto e segurança dos moradores e empresas locais. “Estamos exatamente no quilômetro de número 300, que fica aqui, na ligação de um condomínio da rodovia Inácio Barbosa, e a poucos metros, também, de um posto de combustível, que também será ligado com gás natural. Em janeiro, tínhamos 274 km de rede instalados dentro do estado de Sergipe e tivemos um crescimento de quase 10% em 2023, e estamos, hoje, aqui, para poder celebrar esse marco muito importante para gente, dos 300 km de rede, nos 30 anos da Sergas, que será completado em 27 de dezembro”, pontuou Matos.
Expansão Dos 26 km ampliados, 3,3 km de rede de tubulação de gás beneficiam diretamente a população do bairro de Rosa Elze, em São Cristóvão. Na região, a expansão da Sergas atende um grande número de pessoas, o que inclui sete condomínios residenciais, totalizando 1.648 apartamentos, que agora desfrutam de comodidade, segurança e economia devido ao acesso ao gás natural canalizado. Este projeto representou um investimento de R$ 1.015.732,09.
Oito fases Já o projeto do Ramal Aruana, um investimento plurianual dividido em oito fases, conta até o momento, com sete fases concluídas. O projeto visa a expansão da rede para atender clientes residenciais e comerciais, bem como disponibilizar gás natural veicular (GNV) em um posto de combustíveis no bairro Aruana. O investimento total nesse empreendimento é de R$ 9.321.471,83, resultando em 23 km de rede de gás natural e atendimento de aproximadamente 110 novos clientes, além de um incremento na vazão de 5.470 metros cúbicos diários.
Turismo Segundo José Matos, as obras impactam diretamente no turismo e geração de emprego ao beneficiar os bares da Orla Sul, assim como ao levar estrutura ao crescimento imobiliário naquela região. “Neste local que estamos, aqui na Aruana, ainda temos mais 5 km de rede na fase 8 desse projeto. Já foram feitas sete fases, aqui estamos ao final da fase 7, que fizemos neste ano junto com a fase 6, a partir de um investimento de pouco mais de R$ 2,9 milhões em 6,6 Km, fazendo a ligação de todos esses bares da Aruana e todos esses condomínios, que atualmente estão ligados com gás natural”, disse o diretor-presidente da Sergas.
Geração de emprego Além dos moradores e comércios já atendidos nas regiões, os investimentos permitem a geração de emprego também para os trabalhadores empregados nas obras de ampliação da rede, como é o caso do jovem Jhon Ícaro, de 26 anos. “Sou de Japaratuba, mas consegui esse trabalho aqui e é muito bom. É importante essa obra, pois gera mais oportunidade de emprego para todos nós, dá uma chance àqueles que estavam desempregados, do ajudante ao profissional, e nos ensina também. Tem vários colegas aqui que estavam parados e tiveram oportunidade com essa obra”, contou o operador de retroescavadeira.
Importância estratégica O diretor Técnico e Comercial da Sergas, Álvaro Maraes, enfatizou a importância estratégica da expansão da rede de gás e falou das expectativas de crescimento para os próximos anos. “A Sergas, hoje, distribui cerca de 289 mil m³/dia com previsão de fechamento até dezembro de 2023, de 307 mil m³/dia. Temos certeza de que, se mantivermos essa tendência de crescimento, aliada a todas as expectativas positivas, a partir de 2028, a expansão poderá ser muito maior, elevando em muito o crescimento da companhia”, revelou.
Seminário de Karatê Yakusoku Kumite – Shiai Kumite O Clube Karatê União de Sergipe mais uma vez propicia para os amantes do karatê em Sergipe um evento único: o Seminário de Karatê Yakusoku – Shiai Kumite, ministrado por Shian Yoakan no próximo dia 28, um sábado, das 15h30 às 17h30, no Aracaju Parque Shopping, no valor de R$ 75,00, até o dia 25. O Clube explica que é uma oportunidade única de troca experiência com um mestre de renome internacional que poderá ajudar na evolução do karatê sergipano. O seminário tem o apoio das óticas Carol e da Infonet, através deste pequeno espaço.
CBKO poderá realizar campeonato brasileiro em Aracaju Já o professor e carateca Jadson Macedo, informou pelas redes sociais, que esteve com o proprietário do Colégio Purificação, Joaquim Macedo, primo dele, que colocou à disposição o ginásio do colégio para sedir o Campeonato Brasileiro de Karatê CBKO, que deve ser realizado em Aracaju no próximo ano. A Macedo Dojô está com as matriculas abertas para o projeto karatê gratuitamente – a partir do dia 23 de outubro – para crianças e jovens dos 7 aos 17 anos, na região do Bairro Santos Dumont e adjacências. Veja no print ao lado mais informações.
Apoio a todos esportes O blog volta a informar que este espaço está à disposição de todos os esportes, sem discriminação. Quem desejar divulgar seus eventos é só passar pelo e-mail: claudionunes@infonet.com.br
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Bairro Ponto Novo, Aracaju. Moradores pedem a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT e da Emsurb que providencie a remoção de um reboque que está estacionando há mais de 6 meses na Rua São João Batista, Bairro Ponto Novo, prejudica a mobilidade urbana.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
O jornalista David Leite destacou ontem e o blog republica: “Texto do sergipano João Augusto Botto Nascimento publicado nesta quarta-feira na edição impressa do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina, no qual o secretário-geral do Fórum Brasileiro de Direito Humanos faz um apelo pela paz, em meio aos conflitos bélicos que afetam a civilização humana em várias partes do mundo neste exato momento, com perdas expressivas de vidas humanas.”
Guerras x Vidas: Um basta à violência Por João Augusto Botto Nascimento
Neste exato momento, enquanto o mundo observa com espanto e justa apreensão o conflito entre Israel e o Hamas, é imperativo reafirmar a primazia do respeito à vida humana em qualquer contexto bélico. O Direito Internacional Humanitário (DIH), baluarte dos princípios de humanidade e solidariedade, propõe uma ética que transcende fronteiras, exigindo que a dignidade e integridade de todos os seres viventes sejam protegidas, mesmo nos momentos mais críticos.
Em sua essência, o DIH é um conjunto de normas que busca limitar os efeitos dos conflitos armados. Protege as pessoas que não participam ou já não participam direta ou ativamente das hostilidades e impõe limites aos meios e métodos de guerra. Apoia-se, portanto, nos princípios de humanidade e solidariedade. Documentos como a Convenção de Genebra e seus Protocolos Adicionais representam um marco nesse sentido, estabelecendo regras que regulamentam o tratamento de civis, prisioneiros de guerra e feridos em combate.
A invasão da Ucrânia pela Rússia e, agora, a guerra entre Israel e o Hamas, um conflito marcado por décadas de desentendimentos mútuos, demonstram a urgência de se buscar soluções pacíficas e duradouras. À medida que os russos intensificam sua invasão no país vizinho e em meio à resposta brutal de Israel na caça aos terroristas do Hamas, numa destruída Faixa de Gaza, em um momento de avanço das comunicações pela internet, o mundo é confrontado em tempo real com imagens chocantes de mais um capítulo sombrio na história dos conflitos contemporâneos.
A população civil, parte mais vulnerável nesse contexto, merece proteção especial. Milhares de pessoas inocentes e desprovidas de escolha, veem-se subitamente envolvidas nesse quadro de violência e incertezas, gerando sofrimento e perdas irreparáveis. É crucial que os combatentes em conflito, sejam eles estatais ou não, respeitem os limites impostos pelo DIH, garantindo a segurança e bem-estar dos não combatentes. A proteção da vida e dignidade humanas deve ser o farol que guia os esforços para aliviar a pressão sobre esses indivíduos, independente de sua nacionalidade.
É imperativo que as partes envolvidas considerem não apenas suas reivindicações políticas, mas também o impacto direto de suas ações sobre a população civil e sobre o tecido social das regiões afetadas. No cenário geopolítico atual, é fundamental que a comunidade internacional exerça sua influência de maneira construtiva e impositiva, exigindo o diálogo e mediando soluções que levem à paz. Organismos internacionais, como as Nações Unidas, são cruciais ao emprego do DIH e ao buscar a reconciliação entre partes em conflito, mas isso não afasta a responsabilidade de todos nós.
Devemos usar as oportunidades que tivermos – no contato com amigos, nas postagens e comentários que fazemos nas redes sociais, e através de orações – para encorajar o diálogo entre as partes envolvidas e promover soluções que respeitem a soberania e a integridade territorial da Palestina, de Israel e da Ucrânia, e os direitos dos cidadãos. Mais do que nunca, é fundamental que levantemos a voz em nome da solidariedade humana, apelando pelo fim da violência e o estabelecimento de condições para um futuro de paz e prosperidade para todos.
Nenhuma vida humana pode ser subjugada em prol de interesses políticos ou territoriais. Em tempos como os que vivemos, onde conflitos e atos terroristas desafiam a nossa compreensão do status civilizatório, faz-se necessário que reafirmemos o valor inestimável de cada vida. O Direito Internacional Humanitário não é uma mera formalidade legal, mas uma bússola moral que nos encaminha na preservação da dignidade e dos direitos fundamentais de todos os seres humanos, independentemente de sua nacionalidade, religião ou ideologia política.
Que este momento crítico nos inspire a redobrar nossos esforços na busca pela paz, cooperação mútua e no respeito irrestrito à vida, consolidando um futuro onde o diálogo e a união dos povos superem as adversidades e os conflitos que hoje afligem nossa civilização e, em última instância, a própria existência das sociedades humanas.
PELO TWITTER
Não confudir o povo Judeu com os Sionistas Assassinos. netanyahu assassino de crianças.
A Prefeitura de Aracaju anuncia 500 milhões de obras mas não consegue aprovar um Plano Diretor decente para ordenar o planejamento e crescimento da cidade.
Não sou contra empréstimos e tão pouco contra obras. Mas esse anúncio do empréstimo de 500 milhões de reais pela prefeitura de Aju chamou minha atenção. Das 11 primeiras obras anunciadas, 10 delas terminarão durante o período eleitoral do próximo ano.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.” Johann Goethe.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-10/sala-imprensa-santa-se-dicasterio-cultura-encontro-criancas.html