Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Praticamente toda semana tem notícia ruim sobre a licitação do transporte urbano da Grande Aracaju. Pelo jeito, a futura prefeita de Aracaju, Emília Corrêa tem que consultar a assessoria jurídica dela para decidir, em um dos primeiros atos, anular a licitação e realizar outra urgentemente
Ontem, 09, um p arecer do MP de Contas apontou irregularidades na concessão do transporte coletivo metropolitano de Aracaju.
No documento, o procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes registrou falhas substanciais no processo licitatório, recomendou aplicação de multa administrativa e encaminhamento do caso para Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Segundo o parecer do MPC-SE, entre as principais irregularidades identificadas está a ausência de previsão orçamentária específica para o pagamento do subsídio tarifário, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a nova Lei de Licitações (nº 14.133/2021). O MPC-SE destaca também que os contratos foram assinados sem a devida indicação dos créditos orçamentários que garantiriam os pagamentos, comprometendo a transparência e o planejamento fiscal dos municípios envolvidos. Aqui toda matéria.
É uma corda de caranguejo que cada vez aumenta o nó. Somente uma nova licitação para desatar a corda.
Fórum de Governadores Nesta terça-feira, 10, o governador Fábio Mitidieri participa do Fórum de Governadores, em Brasília, para participar das discussões que envolvem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, além de assuntos relacionados à Saúde e ao pacote de medidas fiscais. Para o encontro, Fábio convocou os secretários de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, e da Fazenda, Sarah Andreozzi.
Verdade? Secretária da diretoria administrativa de um importante órgão estadual foi presa na Operação Chemical II? A notícia foi publicada pelo G1 SE do dia 05/12/2024 (ultima quinta-feira), da operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (Ficco/SE), para investigar um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas e insumos químicos e lavagem de dinheiro atuante na capital. Segundo a informação a secretária de uma diretoria administrativa de um órgão estadual J. N. S. fazia parte desse grupo. Será que a diretora presidente está sabendo ou a direção administrativa está escondendo? O governador precisa saber dessa notícia porque os gestores estão abafando o caso.
Servidores municipais de Lagarto denunciam atraso de salário Deu no Fan F1: Servidores da prefeitura municipal de Lagarto denunciaram ao Jornal da Fan desta segunda-feira, 9, que não receberam o salário do mês de novembro.“Nós esperamos até sexta-feira, mas até agora nada”, relatou Uilson Bonfim, funcionário da secretaria de Obras do município. O atraso de salários, segundo ele, envolve não somente o setor em que trabalha, como também outras secretarias.
Sem retorno da gestão O entrevistado relatou que ele e outros funcionários procuraram o setor responsável para pedir um esclarecimento, mas não obtiveram retorno da gestão. “Até a própria prefeita não está indo para a prefeitura mais. De vez em quando, chega nas calada, e ninguém sabe quando ela chega e quando ela sai. Até o secretário de Finanças não está indo mais”, afirmou.
Sem expectativas Uilson disse que não há expectativa para receber os vencimentos e pôs em dúvidas os valores referentes ao mês de dezembro. ” Se está atrasado o mês de novembro, imagina o 13° e o salário. Agora como saiu uma nota no Ministério Público de Sergipe, que possa investigar sobre isso também. O MPSE enviou uma nota e até agora [ a prefeitura está descumprindo. Não está em dia o salário do servidor, a grande parte”, reforçou o funcionário.
Geração de empregos O mercado de trabalho em Sergipe segue em crescimento, inclusive com reconhecimento dos órgãos avaliadores de taxas de desempregos do país. Para se ter uma ideia, desde o mês passado, Sergipe conseguiu atrair investimentos de quatro grupos empresariais de diferentes setores com geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. São eles: Mizu, Zagonel, Atakarejo e, nessa segunda-feira, 9, o grupo H. Egidio/Equiplex inaugurou a distribuidora de medicamentos e anunciou aquisição de terreno em Itaporanga d’Ajuda para instalação de fábrica de medicamentos farmacêuticos, com investimento superior a R$ 350 milhões.
Bienal de Design Até o próximo dia 20, Sergipe recebe a 14ª Bienal Brasileira de Design. O evento, aberto na última sexta-feira, 6, acontece no Centro de Convenções de Sergipe AM Malls. Com a participação de designers de todo o Brasil, o evento marca a estreia da Bienal no Nordeste, um grande feito para o estado. A captação da Bienal Brasileira de Design foi uma iniciativa do Governo de Sergipe, iniciada pela Secretaria Especial da Comunicação, com participação efetiva do secretário Cleon Nascimento. Segundo o gestor, essa conquista é reflexo do direcionamento da gestão atual com relação às oportunidades geradas a partir da realização de eventos de reconhecimento nacional no estado, com destaque para o impacto que eles causam de maneira direta na geração de empregos, renda e no estímulo ao turismo e à cultura do estado.
Sindicato dos Comerciários inicia Campanha Salarial 2025 e reafirma luta contra jornada 6×1 e banco de horas Os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e serviços, organizados em suas entidades representativas, deram início à Campanha Salarial 2025. A pauta de reivindicações definida em assembleias da categoria, e já entregue à classe empresarial, reforça, entre outros pontos, a luta da categoria pela redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 e do banco de horas.
Proposta Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse), explica que a proposta apresentada pelos trabalhadores inclui, além de reivindicações voltadas a cláusulas econômicas e sociais, a luta histórica das comerciárias e dos comerciários contra a jornada de trabalho 6 X 1 e o banco de horas.“Essa demanda reflete um anseio coletivo por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Jornadas de trabalho mais adequadas já são aplicadas em várias partes do mundo e é uma discussão que está ocorrendo em todo o Brasil. Atinge diretamente os comerciários e as comerciárias, que, muitas vezes, vivenciam jornadas exaustivas, que afetam o seu dia a dia”, pondera Ronildo Almeida.
Qualidade de vida e produtividade Para o dirigente sindical, mais tempo de descanso significa uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador, maior produtividade e uma redução nos riscos de doenças relacionadas à fadiga. Para os empregadores, colaboradores mais satisfeitos e saudáveis tendem a ser mais engajados e eficientes, o que se traduz em melhores resultados para a empresa.
Qualidade de vida e produtividade II “Estudos demonstram que a satisfação dos trabalhadores está diretamente ligada a um aumento na produtividade e na qualidade do serviço prestado, resultando em benefícios para as empresas. A mudança da jornada pode criar postos de empregos e, consequentemente, contribuir para uma sociedade com menos mazelas e mais desenvolvimento com inclusão”, avalia Ronildo Almeida.
Prejuízos financeiros e sociais O presidente da Fecomse espera agilidade nas negociações para o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho 2025, visto que a maioria dos setores tem data-base em 1º de janeiro.“A situação é bastante crítica, com acúmulo de prejuízos financeiros e sociais nos últimos anos. Esperamos que nossos pleitos e necessidades sejam respeitados, não como um favor, mas como pagamento pelo trabalho efetivo que realizamos. É preciso urgentemente que negociemos nossa pauta, com reajuste salarial e melhores condições de trabalho”, ressalta Ronildo Almeida.
Pauta Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a manutenção de todas as cláusulas das convenções coletivas vigentes, recomposições salariais e discussão de algumas cláusulas novas que se fazem necessárias para que haja avanços para a categoria.
Selo prata Sergipe foi contemplado com o Selo Prata pelo Ministério da Educação no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024. A iniciativa reconhece secretarias da Educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas. O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. Além de Sergipe, na categoria Prata foram contemplados os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. O reconhecimento reflete o esforço conjunto da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa), além do comprometimento e dedicação das gestões estaduais e todos os profissionais envolvidos no processo. Este ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a seleção contou com a participação dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com 4.578 municípios, o que representa mais de 82% do total de todo o país.
ESPECIAL
TCE homenageia personalidades com entrega do Colar do Mérito Gumersindo Bessa Um momento de homenagens a personalidades que prestaram serviços relevantes ao estado de Sergipe. Foi assim a solenidade de outorga do colar e do diploma do Mérito Gumersindo Bessa, que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou hoje, em seu auditório. A mais alta honraria do TCE foi instituída em 19 de outubro de 1989, pelo então presidente do TCE/SE, conselheiro José Carlos de Sousa, e homenageia pessoas que desempenham funções importantes para a sociedade. Dentre os homenageados estão desembargadores, promotores, políticos, médicos e cidadãos que prestam serviços voluntários à sociedade.
Importância dos homenageados A presidente do TCE/SE, Susana Azevedo, abriu o evento com um discurso onde destacou a importância dos homenageados para Sergipe. “Estamos aqui para homenagear personalidades e autoridades cuja dedicação e excelência são como o próprio sol: aquecem, iluminam e transformam a sociedade ao seu redor. O Colar do Mérito Gumersindo Bessa, que entregamos hoje, simboliza esse brilho singular, que inspira e motiva a todos nós. É um reconhecimento àqueles que, como o espírito de Natal, espalham luz e bondade, promovendo impactos positivos em nossa sociedade”, falou a presidente.
Boa governança Ela destacou ainda que com atuações distintas e complementares, os homenageados foram essenciais para o fortalecimento da sociedade, para a promoção da Justiça e para o desenvolvimento de Sergipe. “Neste dia tão especial, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe reafirma seu compromisso com a boa governança, com a transparência e com a valorização de todas as forças que contribuem para o progresso do nosso estado”, disse Susana.
Homenageados O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, foi um dos homenageados. Ele resumiu um pouco da história do sergipano que dá nome à comenda, ressaltando a sua relevância no cenário nacional, e agradeceu a Corte de contas. “Saio daqui com a certeza de que tenho que continuar trabalhando muito pelo Brasil e pelo povo de Sergipe. Como é bom ser de viver em Sergipe, esse estado tão amado e generoso”, registrou o ministro, em seu discurso. Márcio ainda falou sobre a importância dos tribunais de contas e destacou a atuação da presidente do TCE/SE, Susana Azevedo. “É importante ressaltar a condução de Susana no TCE, amparados na sua sensibilidade feminina, no seu compromisso social, e na sua competência de gestão”, disse Márcio.
Homenageados II Em seguida o governador Fábio Mitidieri, que também foi homenageado, destacou que cada um dos que estavam recebendo a comenda, dentro dos seus espaços, têm amado e servido o povo sergipano, da melhor forma. “Que essa honraria seja o combustível necessário para continuar avançando cada vez mais, sem perder o olhar humano, para o social, para termos um governo que olhe por todos e trabalhe para todos. E todos os presentes são responsáveis para que Sergipe seja um estado onde a gente possa sonhar junto um Sergipe cada vez melhor”, afirmou o governador.
Homenageados III Outro homenageado foi Almir do Picolé, que agradeceu a todos que ajudam o seu trabalho. “Sou esse cidadão que inaugurou uma creche com dez crianças, pedindo nos sinais de Aracaju. Hoje atendo 106 crianças, tudo de forma gratuita, com doações de toda a sociedade. Recebo ajuda dos mais humildes aos grandes empresários”, garantiu. A desembargadora Iolanda Guimarães também expressou sua gratidão à Corte de Contas e à presidente Susana Azevedo. “Fico muito grata ao TCE e à presidente, doutora Susana. Essa comenda leva o nome de um sergipano de altíssima estatura intelectual, um jurista, político e jornalista que se destacou. É muito gratificante para mim receber esta comenda ao lado de pessoas ilustres que prestaram serviços à sociedade, fico muito grata e emocionada”, declarou a magistrada.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Hoje, 10 tem ato ‘Sem anistia para golpistas, Bolsonaro na cadeia’. Participe!
Sem anistia para golpistas, Bolsonaro na cadeia é o tema central do dia nacional de luta em defesa da democracia que será realizado hoje, 10, em todas as capitais e várias cidades do Brasil. Em Aracaju, a concentração do ato será na Praça General Valadão, às 14hs. O dia de luta está sendo construído por todas as centrais sindicais, coletivos e movimentos sociais. Toda a população deve participar deste protesto em defesa da democracia e por:
*Bolsonaro na Cadeia,
*Sem anistia para golpistas,
*Fim da escala 6×1, redução da jornada sem redução de salários,
*Não à privatização da Água. Deso para o povo e devolução do confisco dos servidores estaduais aposentados,
*Solidariedade ao Magistério Sergipano, ao SINTESE e ao professor Roberto Silva,
*Contra a violência e o extermínio das Mulheres, do Povo Preto e da Comunidade LGBT,
*Mais e melhores salários e direitos. Políticas públicas e desenvolvimento para o povo trabalhador,
*Taxação de Super ricos,
*Redução da Taxa de Juros,
*Fim da carestia. Moradia, emprego e renda para quem precisa.
A data 10 de dezembro também é Dia dos Direitos Humanos, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Roberto Silva, convoca todas as trabalhadoras e trabalhadores a participar do protesto.
Poço Verde: fim melancólico da gestão Iggor Oliveira De moradores: “São vários desmandos e o MP silenciou. No último sábado ficou assim o mercado da carne aqui em Poço Verde”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“O mundo pode ser um palco. Mas o elenco é um horror.” Oscar Wilde.