“Tratar com problemas de frente é uma marca nossa”. Dilson Luiz

                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em agosto deste ano, o titular deste espaço se posicionou em defesa da candidatura de Dilson Luiz a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – CREA/SE, como também de toda chapa que concorre ao Confea/Mútua. A eleição será realizada na próxima sexta-feira, 17. Nesta entrevista Dilson Luiz destaca as propostas do grupo e o motivo que o levou a ser candidato a presidente do CREA/SE. “Nosso Conselho, antes desta gestão se restringiu a ser um reduto de apaniguados. Tudo para os mesmos em detrimento de todos os demais profissionais, o que já começou a mudar”. Dilson fala também da valorização profissional da categoria, do incentivo para os jovens engenheiros e da participação do CREA/SE em temas que envolvam a sociedade como o Plano Diretor. Dilson Luiz é engenheiro Civil, de Segurança do Trabalho e de Saneamento Básico e Ambiental; Perito, Auditor e Gestor Ambiental: BIM Manager e professor de engenharia.

 

Blog Cláudio Nunes – O que motivou Dilson Luiz a disputar a presidência do CREA/SE?

Dilson Luiz –  Muito obrigado pelo espaço, Claudio. Desta vez fui motivado pelo atual presidente, Engenheiro e Professor Jorge Silveira, quando ele decidiu não concorrer à reeleição, mesmo diante da brilhante gestão ainda em andamento. A preocupação sempre foi não deixar o Crea voltar ao passado, onde não se tinha compartilhamento da gestão, onde ninguém era ouvido e faltava até dinheiro para honrar os direitos dos colaboradores. Precisamos de um Crea que seja próximo dos profissionais, das empresas privadas e públicas, das instituições de ensino, e claro dos colaboradores. Para mim foi uma grata satisfação vê que o Crea começou trilhar estes caminhos e mais ainda a sugestão do meu nome para continuar transformado o nosso Conselho em prol de todos que dele participa. Por isso estou candidato, para representar a todos como profissional, como empresário, como professor, como gestor e como amigo, sempre no estrito cumprimento das nossas legislações.

BCN – Dentre suas propostas qual você entende como principal para mudar o futuro do CREA/SE?

DL – As nossas propostas, inclusive do nosso grupo de candidatos a Mutua/SE, Luiz Diego, Flávio Goes e André Araújo, são pautadas em eixos temáticos, porém todos se baseiam no princípio da Valorização Profissional. Valorizar os profissionais começa com a atenção para ouvi-los, entender as aflições, buscar as soluções para os seus problemas, incentivar a participação deles no Conselho como tomadores de decisão. Tratar com problemas de frente é uma marca nossa. Não prometemos fazer o que não é factível, pois estudamos e muito as nossas legislações e regulamentações, assim estando pronto para gerir com todos este sistema que tanto me orgulha de participar.

BCN – Na sua campanha você vem batendo muito na questão do Conselho ser mais ativo e não servir a intentos pessoais. É um problema recorrente nos últimos anos?

DL – Isso. Nosso Conselho, antes desta gestão se restringiu a ser um reduto de apaniguados. Tudo para os mesmos em detrimento de todos os demais profissionais, o que já começou a mudar. Sempre o Conselho foi pejorativamente chamado de Creatur, devido as beneficies constantemente adquiridas pelas mesmas pessoas. Hoje para os eventos nacionais e regionais já está em curso a escolha por sorteio via internet, onde todos os registrados e em dia com as suas obrigações, que demonstrem interesse, podem se cadastrar, participar e ser escolhido de forma justa e igualitária. Cláudio o nosso Conselho tem uma legislação arcaica, onde as duas leis de maior impacto são de 1966 e de 1977. Tem uma obrigação insculpida que obriga uma reunião anual dos profissionais indicado pelos Creas de todo o país. Eu entendo ser desnecessário nos tempos de transformações de hoje, mas é dever legal, todavia não é admissível sempre só os mesmos fazerem este network se pagam as mesmas taxas e anuidades dos demais profissionais. Isso já começou a mudar e vamos intensificar e incentivar os profissionais a participarem do nosso Crea, ele é nosso, não tem escritura ou carteira de identidade em nome de ninguém. Para fazer uma comparação rápida o meu concorrente ao Crea, segundo o currículo que ele mesmo enviou e está disposto no site do conselho, teve quase todos os anos, de 2010 para cá, dentro do Crea assumindo vários cargos e funções como seu grande feito. O Crea passou a ser isto. Vê onde chegamos. Em janeiro nós vamos continuar a trazer o Crea para os moldes de gestão que todos merecem, não só para alguns.

BCN – O que os profissionais podem esperar com sua eleição? Já existe algum plano de gestão para fortalecer a atuação não só do CREA/SE, mas também da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – em Sergipe?

 DL – Sim. O nosso Plano de Gestão, assim como o dos nossos concorrentes foram apresentados no Conselho ao Plenário e de imediato disponibilizamos nas redes sociais. Nos preparamos para trazer o melhor. Nos nossos eixos temáticos abrangemos, com base na Valorização Profissional. O nosso tema e foco da nossa força maior será a jovem engenharia: os novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho sem sequer saber o que é, o que ele cobra, como se posicionar nele, a entrada e permanência dele no sistema. Este é um tema no qual tenho me debruçado até por ter ensinado a vários destes jovens. As relações institucionais serão intensificadas, visando parcerias que fortaleçam as nossas profissões e o nosso Conselho, assim como os parceiros. A fiscalização é outro tema de grande relevância. Hoje temos uma equipe fantástica, referência nacional em fiscalização, mas que como tudo precisamos transformar com o uso de tecnologia e processos. A fiscalização é a função precípua de todos os Conselhos e visa proteger a sociedade. Outro tema importante são as entidades de classe que, salvo raras exceções, passaram a viver apenas de ter cadeiras de conselheiros no plenário para barganhar por associação de profissionais. Isso fragmenta o sistema profissional. Vamos trabalhar pela união das profissões, dos profissionais e logo das entidades de classe, que entendo serem compostas por pessoas de bem, porém precisam se ater a um sistema de gestão que proporcione lisura par os seus entes. Isso só tende a valorizá-las. A equidade de gênero vamos incentivar sempre, como faço em nossa empresa. Porém vai ser preciso um trabalho de conscientização para as mulheres profissionais de colocarem a disposição para somar e contribuir com o nosso Conselho. Mas para isso a escolha sempre será dela, não podemos, até por respeito, querer forçá-las fazer nada, más vamos apoiar a chegada delas. Temos exemplos excelentes em nosso plenário atual com a representatividade feminina. O último tema é sobre Gestão propriamente dita. Pretendo implantar os princípios de ESG em nosso Conselho. Hoje nenhuma gestão pode dar certo sem a governança, a sustentabilidade e o desenvolvimento social. Este sistema de gestão vai preparar o Conselho para que no futuro ninguém mais possa se achar dono dele.

BCN – Existe uma queixa que os jovens engenheiros não têm um estímulo para se associarem ao CREA. E você tem alguma proposta específica para os jovens engenheiros?

DL – Isso mesmo. Por conhecer de perto esta realidade nos comprometemos a pautar no Confea a Anuidade Gradativa. A jovem engenharia precisa de incentivo inicial para se manter na profissão e a anuidade já no ano após ser diplomado pagar igual a quem já está há anos no mercado afasta estes novos profissionais do Conselho por questão financeira mesmo. A anuidade gradativa em nosso projeto prevê manter o desconto de 90% de desconto na primeira anuidade, 75% de desconto na segunda, 50% de desconto na terceira, 25% de desconto na quarta e pagamento integral na quinta. Nós queremos acolher cada vez mais os novos profissionais. Sabemos da dificuldade de harmonização entre a ementa do curso e a necessidade do mercado. As evoluções tecnológicas deixam o nosso currículo escolar aquém do necessário para inicialmente se firmar nas profissões. E a manutenção e incrementação do Programa Jovem Engenheiro vai ter este viés de apoio a nossa jovem engenharia. E a nossa jovem engenharia não se relaciona com idade do profissional, mas sim a entrada dele no mercado. Isso não quer dizer que os profissionais experientes serão esquecidos, vamos ampliar o Qualifica Crea também para eles.

BCN – Qual o quadro hoje de associados, de engenheiros como um todo em Sergipe e o percentual dos que não têm registro? Este diagnóstico já foi feito?

 DL – Este é um número que não sei te precisar porque com o advento da Lei LGPD várias informações tiveram sua divulgação restrita, mas creio que em dia temos algo em torno de 6.400 profissionais de um total de aproximadamente 13.000. Queremos trazer estes profissionais para o Conselho, mas de forma lícita, não vamos liberar no sistema, mas sim vamos propor um Refiz no Confea para que nos autorize e possamos regularizar estes profissionais que por algum motivo tiveram que optar em pagar outras demandas e deixar de pagar o Conselho. Precisamos ser plural e entender os momentos de cada um dentro do que a legislação nos permite.

BCN – Na sua proposta tem também algo voltado para que o CREA participe mais ativamente nas discussões da revisão do Plano Diretor de Aracaju, junto à Câmara Municipal?

DL – Perfeitamente. Junto com outros Conselhos como o Cau e a OAB o Crea vai ser incisivo na propositura e na regulamentação do nosso Plano |Diretor, que entendo hoje ser o grande gargalo de desenvolvimento sustentável da nossa capital. O nosso Plano Diretor em Vigor é de 2000. O meu filho nasceu em 2004 e tudo de lá para cá não é mais o mesmo. O plano Diretor é um instrumento legal trazido inclusive dentro do Estatuto da Cidade que também é de 2000. A nossa construção civil, e o mercado imobiliário está ficando para traz e podemos perder empresas e competitividade. Com o metro quadrado em áreas urbanizadas nos valores que estão inviabilizando projetos por conta do gabarito de altura. A sustentabilidade é agredida quando precisamos usar mais área de terreno para atender a um mesmo número de moradias que um gabarito mais alto pode proporcionar. O crescimento de aterro nas lagoas da Melício Machado é outra agressão legal que poderia já estar melhor disciplinado. A nossa Aracaju tem tido um crescimento administrativo muito bom, contudo continua com esta dívida para com a sociedade, e o nosso Conselho deve ser partícipe nesta construção do PDDU. Mas não vamos nos restringir a Aracaju, vamos incentivar e participar em todos os Municípios Sergipanos.

BCN – Conversando com alguns engenheiros muitos criticam a falta de uma aproximação maior do CREA/SE com a sociedade. Não apenas em participar de debates de temas importantes, mas também de ações que podem ser voltadas para os mais carentes, como assistência técnica gratuita para quem precisa construir e reformar, mas não tem condições de pedir a licença no órgão responsável?

DL – A assistência Técnica gratuita é uma Lei federal que depende dos Municípios para que seja efetivada nos entes federativos. Hoje em Sergipe sei do Município de São Cristóvão que tem esta Lei em andamento. Vamos conversar com os órgãos públicos gestores para buscar viabilizar a implantação eficaz desta proteção a sociedade. Precisamos avançar neste sentido.

BCN – E sobre os seus colegas que são candidatos ao Confea e a Mútua. Você acredita que a chapa pode ser toda eleita?

DL – Acredito sim. Uma das nossas premissas é a legalidade, sou intransigente neste quesito. A Mutua é o nosso braço forte, a nossa caixa de assistência que nesta última gestão também desempenhou um trabalho muito competente e dedicado aos profissionais. A Mutua atingiu a mais profissionais e elevou em 50% o seu número de associados. O associado Mutua desfruta de vários benefícios desde a sua associatividade, com o plano de previdência privada Tecnoprev, com benefícios reembolsáveis para montar ou melhorar o escritório, comprar equipamentos para o trabalho, aquisição de veículo, pecúlio, o que dá tranquilidade a família em caso de perda, mas também produtos não reembolsáveis como o auxílio assistencial em caso de perda da renda por desemprego. Enfim, só tem vantagens e este grupo se comprometeu em incrementar no tocante a aproximação com os profissionais apresentando o que é e o que pode ter quando o profissional passa a ter a grife de ser sócio da Mutua.

BCN – Qual a mensagem que você deixa para seus colegas que ainda não definiram o voto para a próxima sexta-feira, 17?

 DL – Definimos a nossa marca de campanha em “PorVocê”. O nosso slogan é “Juntos_Faremos Mais”. Por você o nosso sistema precisa avançar, conceituar maior representatividade e atender aos anseios das nossas profissões. Por você o nosso sistema precisa ser unificado para assim trabalhar em melhor harmonia e obter melhores resultados para o coletivo e não só para alguns. E é por isso que: Por Você já fazemos esforços individuais porquê “Juntos_Faremos_Mais”.

 

Frase do Dia

“A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida.” Arthur Schopenhauer.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais