Trump, Bolsonaro e a necessidade de fortalecer a democracia

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Quando este espaço escreve sobre Bolsonaro e os golpistas que insistem em apoiá-lo, alguns poucos acham exagerado dizer que teve gente de bem votando no fascista. Ora, bolas! Não teve “inocente” votando em Bolsonaro. A mídia alertou para a índole do fascista e golpista. Se não quisesse votar em Lula por alguma razão, não fosse votar ou anulasse o voto no 2º turno, mas quem se dirigiu às urnas para votar em Bolsonaro tinha consciência que votou num fascista e golpista.

E mais: quem votou em Bolsonaro sabe muito bem que o regime estado democrático de direito e a liberdade estavam sendo abalados no governo dele; e se a reeleição se consumasse, o vento forte de um regime de exceção, que já batia às portas, seria instalado de uma vez no país.

O que vem acontecendo com Trump nos EUA, neste momento, com o fichamento como criminoso por atentar contra a democracia e não reconhecer a derrota eleitoral é o que o pupilo dele fez no Brasil. As provas contra Bolsonaro estão surgindo a todo tempo. Não só contra ele, mas seus familiares e seu séquito eivado de corrupção e fascismo.

Trump e Bolsonaro têm muito em comum. Não são estadistas, mas líderes de uma parcela da população que aplaudem o culto à personalidade e à idolatria.

Cabe às instituições, que foram fortemente atingidas em 08 de janeiro, continuarem unidas no fortalecimento não só delas, mas da democracia, através de campanhas com diversos segmentos esclarecidos da sociedade.

É preciso priorizar o bem comum e o coletivo. Trump, Bolsonaro e diversos outros políticos que surgem por conta da demagogia, da idolatria e, até mesmo, por decepções partidárias, precisam sumir da vida pública.

Ao contrário de Trump, que sabe muito bem que é uma extrema-direita, Bolsonaro é um líder que não sabe ler e a única coisa que sabe sobre a história do Brasil é o do período da ditadura militar.

É preciso fortalecer a democracia para que novos “bolsonaros” não surjam na esteira do sentimento preconceituoso e fascista que estava enraizado e foi “acordado” em muitos brasileiros pelo pior governo da história do Brasil.

3º Episódio da Websérie “Cannabis Medicinal”  “Ela voltou a sorrir”. No  3º episódio da Websérie produzida pelo mandato do professor Bittencourt, a história da pequena Aurora. Os pais contam que a filha passou por algumas interferências neurológicas, e relatam como a criança vem reagindo ao atual tratamento. Assista:

Faleceu a mãe do ex-vereador Max Prejuízo E o blog presta solidariedade ao ex-vereador e amigo de longas datas, Max Prejuízo e todos os familiares, pelo falecimento da mãe dele, a senhora Edite Maria Santos Prejuízo, conhecida como Dona Edite, na madrugada do último sábado, 26, aos 73 anos, de choque séptico. O sepultamento foi realizado ontem, 27, pela manhã, no cemitério das Cruz Vermelha. Dona Edite deixou seis filhos, oito netos, duas irmãs, noras e genros. 

Mensagem do ex-vereador “Seu falecimento deixou nossa família abalada, mas temos a certeza que ela está agora em um bom lugar, ao lado de Deus. Desde já agradecemos todas as orações e mensagens de conforto que recebemos. Isso mostra a pessoa maravilhosa e querida que minha mãe sempre foi e como irá fazer falta para todos nós. Que possamos lembrar dela sempre com alegria e gratidão pelo tempo que passamos juntos”, Max Prejuízo.

Mantendo a tradição O ex-governador Jackson Barreto (ainda no MDB) sempre fez questão de participar de eventos religiosos, principalmente em sua terra natal, Santa Rosa de Lima, município localizado na Região do Vale do Cotinguiba. Na última quarta-feira (23), acompanhou a procissão da Padroeira da comunidade ao lado de amigos e correligionários.

Popularidade Eventos como este sempre são utilizados para analisar o “termômetro eleitoral”. Em sua terra natal, diferente de outras situações, Jackson foi bem recepcionado por parte da população, mas não teve a devida atenção da classe política local, algo que deixa claro que a realidade é outra, diferente daquelas quando tinha a máquina do Estado a seu favor.

Futuro Em rodas de conversa, Jackson já manifestou que tem vontade de deixar o MDB, devido a troca de direção, no qual seu nome e outros membros do partido sequer foram consultados. Em visita à sede do PCdoB, no último dia 18, JB teve uma reunião com a direção do partido, onde o assunto girou em torno das eleições municipais de 2024. Durante a conversa, o ex-governador fez um balanço da conjuntura política em Aracaju e demonstrou disposição para ajudar fortalecer o projeto do presidente Lula no Estado Sergipe.

Portas abertas No PCdoB, Jackson foi bem recepcionado pela direção do partido, na qual fez um convite imediato para que ele se filiasse e fizesse parte da sigla comunista. JB até acenou que poderia integrar o partido, mas ficou de reunir-se com aliados e amigos e que depois voltaria para nova conversa. Ainda no encontro, os membros do PCdoB afirmaram que “os comunistas têm grande respeito e gratidão pela ajuda que sempre deu aos camaradas”. No início da carreira, quando foi eleito pela primeira vez vereador, Jackson teve os votos decisivos dos camaradas do antigo PCB.

André Moura visita amigos em Itaporanga D’Ajuda e Maruim O ex-deputado federal André Moura visitou amigos e lideranças políticas em duas cidades sergipanas ontem, 27. Ele começou na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, onde estava acontecendo o Campeonato Brasileiro de Surf Master Tour 2023, e depois seguiu para o município de Maruim para acompanhar a Cavalgada da Benção dos Vaqueiros.

Itaporanga Em Itaporanga, André estava acompanhado pelo prefeito Otávio Sobral, pelo deputado estadual Marcelo Sobral, por Faustinho Sobral e amigos. “É sempre uma grande satisfação visitar os amigos, especialmente durante um evento tão importante para o esporte sergipano. Este campeonato de surfe reúne mais de 150 atletas, entre sergipanos e de outros estados brasileiros. Isso impulsiona nossa economia, promove nossas belas praias, estimulando o turismo e, é claro, o esporte”, parabenizou André.

Maruim Já na cidade de Maruim, Moura participou da Cavalgada que percorreu várias ruas da cidade ao lado do ex-prefeito Jeferson Santana, vereadores, do secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, e de lideranças. “Faço questão de participar desta cavalgada todos os anos. Maruim é uma cidade que está no meu coração, e é sempre bom voltar aqui”, disse André Moura.

SE: cachoeira de Macambira, localizada numa área privada e péssima estrutura não é atrativo turístico  Infelizmente, o poder público (neste caso a Prefeitura) não pode fazer nada para melhorar a péssima estrutura em torno da cachoeira de Macambira. Uma bela atração, mas por estar em uma área privada e com uma péssima estrutura (um bar caindo aos pedaços e sem higiene) não deveria fazer parte da divulgação da Secretaria Estadual do Turismo como aqui.

Que os gestores do turismo comprovem in loco O blog pede que os gestores da pasta do turismo estadual visitem a cachoeira de Macambira num fim de semana. Poderão comprovar que não é um bom roteiro para o turista de fora, porque a estrutura é mínima, além da mínima condição de acesso, estrutura, coleta de lixo, segurança, entre outros.

Outras opções Como trilheiro, o titular já participou de uma trilha na cachoeira de Macambira e não gostou do que viu, mas já participou de outras bem melhores como a do povoado Ribeira (tem cachoeira), em Itabaiana, tem também roteiros  em Campo do Brito, Lagarto (uma das maiores e mais belas de Sergipe), São Domingos, Canindé, Pirambu e Lurdes. Que os técnicos da Setur olhem para estas opções.

Hoje, 28, ‘Dia de Doar Aracaju’, junto ao Dia Nacional do Voluntariado. Câmara de Aracaju realizará sessão especial  Para celebrar o Dia, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), que é o autor da Lei Municipal que instituiu a data, promove uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), além de apoiar ações realizadas por instituições do terceiro setor em alusão às datas comemorativas.

Terceiro setor “Faz parte do meu mandato todo apoio às pautas do terceiro setor. Convido toda a população aracajuana a comparecer à Câmara de Vereadores na segunda-feira, às 9h, para dialogarmos sobre o assunto e, em seguida, prestigiarmos as ações que acontecerão na Praça Fausto Cardoso”, convidou Byron, que também é o idealizador do projeto social ‘Estrelas do Mar’.

Programação A programação a ser realizada na praça, no centro de Aracaju, conta com ação com foco na saúde, sendo atendimento à saúde bucal, como também aferição de pressão e glicemia, além de incentivo à Campanha de Doação de Sangue. Também serão ofertados serviços de orientações jurídicas e nutricional, sendo realizado, ainda, bate-papo sobre conceito e a importância da Mediação de Conflitos.

Programação II Dentre as instituições envolvidas na programação estão a Ágatha Instituto Social, Ações com Amor, A Chave do Futuro, Casa Santa Zita, Gacc, S.O.S Mediação, além do INDUMAN – Instituto de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente do Nordeste, e do Projeto Estrelas do Mar.

NOTA do Conselho Nacional do Lacaito do Brasil na Arquidiocese de Aracaju – CONAL-AJU, enviada ao Núncio Apostólico no Brasil (O blog não fará considerações, apenas lembra que o Conselho foi cobrado a ter um posicionamento durante o período confuso de dom João, mas preferiu o silêncio). Poderia esmiuçar a nota, mas como já escreveu, neste período de transição, continuará ouvindo muito e refletindo. Parabéns, antes tarde do que nunca e como diz a nota “que venha um Pastor especialmente humano e cristão, com autonomia e autoridade para promover as mudanças necessárias”. Aliás, a nota se coaduna com o pensamento deste espaço manifestado na última segunda-feira, 21, com o título “Aracaju: que venha um novo bispo, coerente, corajoso e fiel ao Papa Francisco”. Como o blog não encontrou a nota na Internet, em forma de texto, recebendo apenas o print pelo celular, publicará desta forma:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Superação: professor e carateca Yoacan Jocélis consegue vice-campeonato mundial karatê SKIF na Hungria. Leia depoimento:  “Meses de treinamento, corrida intensa pra conseguir o aporte financeiro, um sonho e muito amor por uma arte marcial que se tornou minha vida. Não foi fácil, nunca é! Mas é possível! Depois de três dias de viagem, Deus me permitiu mais uma vez sentir essa emoção. Rever os amigos, a adrenalina da competição e o resultado veio: vice campeão mundial de karatê SKIF. Hungria/2023. Obrigado Deus, obrigado a todos que contribuíram com mais esse sonho.”

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 ESPECIAL

 Sergipe busca conhecimento em biotecnologia no Paraná

 O propósito foi conhecer sobre a conversão de dejetos de animais e resíduos de feiras em energia e biometano

 Com o objetivo de conhecer tecnologias para a produção de energia e gás renováveis em Sergipe, o diretor-presidente da Sergipe Gás (Sergas), José Matos, e o diretor-presidente do Sergipe Tec, José Augusto Carvalho, visitaram a Central de Bioenergia de Toledo, cidade localizada a oeste do estado do Paraná. Os diretores conheceram uma unidade de negócios implantada e operada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que produz energia elétrica através de biogás oriundo de dejetos suínos.

A unidade visitada possui um arranjo coletivo que integra 16 produtores parceiros de suínos, 35 mil suínos (em fase de terminação), que disponibilizam 10 mil m³/mês de dejetos e 87 toneladas/mês de carcaças, gerando 324 MWh/mês de energia elétrica e cerca de 10 mil m³/mês de biofertilizantes. O biogás produzido é convertido em energia elétrica utilizando moto-geradores e é suficiente para manter a operação dos geradores de energia por 24 horas/dia. A unidade também tem a perspectiva de coletar carcaças de animais mortos para serem tratadas adequadamente e servirem como insumo.

Negócio sustentável

A geração de energia obtida é equivalente ao consumo médio de 1.500 casas de padrão médio. José Matos e José Augusto conheceram o processo de produção, acompanhados pelo engenheiro eletricista do CIBiogás, Luiz Palma, que apresentou a planta e explicou informações técnicas sobre a operação, participação dos produtores e o meio ambiente.

Segundo Luiz Palma, a unidade já está em tratativas para começar a produzir biometano em um futuro próximo, pois o valor da molécula desse gás está mais atrativo no mercado. A destinação sustentável dos dejetos ou animais mortos beneficia o produtor rural parceiro. “Ele pode ampliar seu negócio sem ampliar os sistemas de tratamento necessários e se beneficiar com uma redução significativa, de até 75% do efluente do biodigestor (digestato)”, destacou Luiz.

 Processo de produção

 Os resíduos chegam à Central e são conduzidos a um sistema de biodigestão, com três reatores de diferentes tecnologias. O primeiro reator opera como um Tanque com Agitação Contínua (CSTR), proporcionando uma mistura completa. Os demais são conhecidos como lagoas otimizadas. Os reatores possuem aquecimento, agitação e dessulfurização biológica. A dessulfurização é essencial para a valorização energética do biogás, pois protege os motores de cogeração da ação corrosiva do ácido sulfídrico. A produtividade de biogás nos reatores é de 6.291 Nm³/h (Normal Metro Cúbico por Hora).

Outra visita técnica importante foi na fazenda de propriedade do agropecuarista Fábio José Padovani, localizada no município de Cascavel (PR). A propriedade trabalha com gado da raça Angus em regime de confinamento aberto e fechado. Atualmente, a fazenda está trabalhando com cerca de 1.300 cabeças/ano e tem o projeto de aumentar a produtividade para 3.000 cabeças de gado a partir de 2024. As novilhas são submetidas a exames e, quando constatada a capacidade de reprodução, são separadas e inseminadas apenas uma vez antes da fase de terminação. O excelente padrão de qualidade da carne é um fator diferenciado no mercado. O gado em confinamento aberto produz cerca de 25 kg/dia de dejetos, enquanto o confinamento fechado produz cerca de 20 kg/dia.

Toda essa gama de resíduos bovinos produzidos, juntamente com o aproveitamento de carcaças de animais, aliados à tecnologia de biodigestores, fazem com que a fazenda produza cerca de 500 m³/dia de biogás e, se necessário, também cerca de 250 m³/dia de biometano.

De acordo com o proprietário Fábio Padovani, o conceito da propriedade é de agropecuária regenerativa para a produção de alimentos para a agropecuária, produzidos na própria fazenda. “O exemplo é uma mudança na dieta animal à base de milho, sorgo e soja, alimentos que são fonte de energia e que aumentam cada vez mais a produção, pois, do ponto de vista nutricional, são uma proteína bypass de degradação intestinal e não degradação ruminal”, explicou.

O engenheiro ambiental Leandro Tonin, que presta assessoria na produção de gás da fazenda, detalha o projeto, onde o resíduo líquido, na separação, vai para o biodigestor para a produção de biogás, e o sólido vai para a compostagem, gerando energia e autossuficiência, além de adubos biológicos para a propriedade, tornando-a mais independente do mercado.

“O modelo utilizado na Central de Bioenergia de Toledo demonstra que é possível aproveitar, de uma nova maneira, os dejetos de propriedades rurais em uma unidade centralizada, que opera um negócio tecnológico e sustentável financeiramente, gerando como resultado a produção de energia elétrica. Caso queiram e se for necessário, podem também produzir o biometano através de pequenas alterações em equipamentos com filtros específicos”, frisou o presidente da Sergas, José Matos.

Sobre a fazenda do agropecuarista Fábio Padovani, Matos declara que é um exemplo da convivência harmônica entre o capital e o meio ambiente. “Todas as ações desenvolvidas na propriedade têm retorno exponencial com aumento da produtividade, deixando a fazenda no caminho da autossustentabilidade”, finalizou Matos.

Para o presidente do SergipeTec, José Augusto Carvalho, as visitas técnicas proporcionaram conhecer “um projeto de grande valor tecnológico, que tem o seu caráter inovador e que atende as necessidades da produção de energia e destinação dos dejetos de forma correta, livrando o meio ambiente de resíduos poluentes”.

Ele ressaltou ainda que a fazenda do pecuarista Fábio Padovani é um verdadeiro exemplo de que a convivência entre a produção, o progresso e o meio ambiente podem conviver de forma harmônica e produtiva. “A produção de carne bovina de primeira qualidade, a geração de energia, a produção de material orgânico para a compostagem retornando a plantação e ao meio ambiente de forma biológica, fecha um círculo virtuoso”, concluiu José Augusto.

CULTURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV Festa Literária de Glória acontecerá no sertão sergipano

O alto sertão sergipano, mais precisamente Nossa Senhora da Glória, será palco da IV Festa Literária de Glória (FLIG) que acontecerá de 29 a 31 de agosto de 2023. O evento é organizado pela Academia Gloriense de Lteras (AGL), com o apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo é propiciar a visitantes e escritores a possibilidade de desfrutarem dos inúmeros benefícios advindos da leitura, num ambiente cultural diversificado, que possa integrar à leitura diversas formas de arte como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro, a contação de história entre outras.

A abertura da festa ocorrerá na noite do dia 29/08/23, no Auditório do SENAC, com a apresentação da Camerata Sergipana, formada por alunos do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe, apresentação de dança com membros do Studium Lizzy Melo e a Conferência “Políticas Culturais: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” com a participação do deputado estadual George Passos e a deputada estadual Linda Brasil, sendo mediada pelo Presidente do Conselho Estadual de Cultura Igor Leonardo Moraes Albuquerque.

 Nos dias 30 e 31, as atividades acontecerão na Praça Filemon Bezerra Lemos no centro da cidade com uma programação plural que ocorrerá nos quatro ambientes da Festa (Estandes, Memorial Padre Leon Gregório, Palco Literário (Coreto), Câmara Municipal e Biblioteca Municipal.

 Nos estandes haverá o espaço dos escritores, livrarias e das editoras para o lançamento de obras, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Educação’09, Instituto Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe Campus Sertão, escolas particulares (Colégio Atena, Colégio Educar, Colégio Rezende e Centro Educacional Santa Sara), artesãos, quiosque educativo, escolas estaduais (Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa e Colégio Estadual Cicero Bezerra), espaço inclusivo (AEE), Elas empreendem, instituições particulares de ensino superior e os clubes de leituras do município.

 O Palco Literário (Coreto) será o espaço das apresentações culturais, através da dança, teatro, contação de história, música e recitações. Vale ressaltar a apresentação da cantora sergipana Joseane dyJosa, Eraldo Alves e o Recital Caçadores de Dragões dirigido pelo poeta Thiago Fragata com a parceria da Trupe da Alegria, Movimento Via Láctea e Caps Luz do Sol.

 Na Câmara Municipal ocorrerão as mesas-redondas “O Protagonismo Feminino na Economia Criativa”, “O Cangaço e a Literatura de Cordel” e “O mundo fascinante da Literatura Fantástica”. Além disso, haverá a palestra “Poesia em tempos de trevas” com o cordelista Aderaldo Luciano.

 A Câmara ainda será palco do IX Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), tendo como tema “Intercâmbio Cultural: Literatura entre irmão”. Esse será o único momento hibrido da FLIG, transmitido através do canal da Academia no youtube no dia 30/08/23, às 19h, com a participação da presidente da Academia Riachãoense de Letras, Artes e Cultura (ARLAC), Edleide Roza, o presidente da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo (AILAP), Charlan Fialho, o acadêmico da Academia de Letras de Aracaju (ALA), Frankly Rolim com mediação da acadêmica da Academia Gloriense de Letras (AGL), Christina Ramalho.

 Na Biblioteca Municipal Professor Manuel Cardoso dos Reis irá ocorrer a contação de história com as tias Edilma Rainha, Nara, Teresa e Viviane. Esse é um dos espaços mais procurado pelos visitantes da FLIG e com muita maestria as contadoras de história realizam um grande espetáculo.

 Uma das novidades deste ano é o I Concurso de Cosplay Literário com o objetivo de incentivar a comunidade no fortalecimento da leitura, utilizando elementos que identifiquem e enriqueçam o conjunto literário na forma escrita ou representada através de personagens de livros ou filmes. O Concurso é gratuito e aberto a todos os presentes no evento, mediante inscrição e será dividido por categorias conforme a idade, permitindo uma avaliação condizente aos personagens melhor caracterizados.

 A FLIG ao longo das edições vem se apresentando como um evento plural por agregar diversas correntes culturais em torno de um só objetivo. Sendo assim, vale a pena conferir esta edição.

 Na capital sergipana do leite … Abra um livro, crie asas!

 Confira a programação e o regulamento do Concurso no site www.academiagloriensedeletras.org e nas redes sociais.

 Carlos Alexandre N. Aragão

Presidente da AGL

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/profanselmo

Onda de calor em pleno inverno. E ainda tem gente postando que não é verdadeiro o problema do superaquecimento do planeta. É preciso ser  imbecil para não perceber que é fake.

www.twitter.com/ayres_britto

Clarice Lispector sempre andou de braço dado com o absoluto. Esse ponto de unidade entre o infinito e a eternidade.

 www.twitter.com/cnbbnordeste2

 Neste domingo (27), recordamos a memória de dois grandes pastores da nossa Igreja do Nordeste 2.

O Servo de Deus dom Helder Camara foi o 6° arcebispo de Olinda e Recife (PE) e um dos fundadores da CNBB. O “Dom da Paz” fez a sua páscoa definitiva em 1999, aos 90 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Uma das lições mais assustadoras do fascismo é que ele não precisou de revoluções ou armas para chegar ao poder: chegou por vias legais, como um movimento moralizador, purificador e salvacionista de classe média.” Luiz Antonio Simas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais