Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“…se nós não ganharmos no primeiro turno, algo de anormal aconteceu dentro do TSE.” Bolsonaro ao conceder entrevista a SBT, em Londres.
É caso de internação psiquiátrica? Não. É caso de prisão? Sim. Bolsonaro volta a desafiar a Justiça Eleitoral e faz uma ameaça velada que não aceitará outro resultado senão a vitória dele nas eleições deste ano.
Já em Nova York, Bolsonaro transformou o discurso na ONU em um palanque eleitoral voltando a afrontar as instituições democráticas e envergonha a maioria dos brasileiros diante da comunidade internacional.
Ontem o Estadão mostrou que nos grupos do Telegram, Bolsonaristas incentivam que o presidente será reeleito no 1º turno e, em caso, contrário, é fraude eleitoral. Dois parágrafos da matéria do Estadão:
FORÇAS ARMADAS. O teor das mensagens pede que os seguidores “não aceitem passivamente” o resultado da eleição e instiguem as Forças Armadas a atuar em caso de derrota de Bolsonaro. Usuários afirmam que o atual presidente vai vencer Lula com mais de 60% dos votos válidos. Pesquisas eleitorais, no entanto, mostram que o petista está à frente, com possibilidade de ser eleito no primeiro turno.
“Não somos os seguidores de Trump. Eles que não se atrevam a roubar os votos do presidente Bolsonaro, que já está reeleito no primeiro turno”, diz uma mensagem, em circulação em um grupo com mais de 60 mil membros no Telegram. O texto afirma que, se o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, disser em rede nacional que Bolsonaro não saiu vencedor no dia 2 de outubro, ele terá de morar em Cuba.
Este blog avalia que a viagem de Bolsonaro a Londres, para o velório da rainha e para a reunião da ONU, mostrou mais uma vez ao mundo que o Brasil tem um presidente embusteiro, de extrema-direita, que precisa ser defenestrado do cargo imediatamente. É doído para virar um ditador, mas os setores organizados da sociedade e a própria Forças Armadas não apoiam a insanidade do presidente embusteiro que incentiva seus seguidores a desmoralizar às urnas eletrônicas sem prova alguma.
Bolsonaro quase toda semana deixa claro que não aceitará o resultado das urnas. Não aceitará a derrota e, mesmo com a tentativa frustrada de desmoralizar o sistema eleitoral, Bolsonaro insiste em atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a democracia brasileira.
Inconformado, e com medo de pagar pelas suas omissões com as vidas de milhares de brasileiros, Bolsonaro tem medo de ser preso quando perder a imunidade. O desespero é tão grande que diz que o Brasil vai mergulhar no comunismo se Lula ganhar. Os governos de Lula nunca foram de esquerda de verdade, quanto mais agora.
Estes últimos dias da campanha eleitoral são temerosos para os pacíficos. O gado, incentivado pelo embusteiro vai tentar de tudo para tumultuar e causar pânico.
O Brasil assiste as últimas cenas eleitorais do desesperado embusteiro “imbrochável” da extrema-direita.
Nota de Esclarecimento enviada pela assessoria do senador Alessandro Vieira O desespero do candidato Rogério é cada vez maior, pois os sergipanos já sabem que ele traiu Lula e o PT votando no Orçamento Secreto do Centrão. Como a mentira é a sua prática habitual, agora tenta criar polêmica do a autodeclaração do Delegado Alessandro como homem pardo.
Nota de Esclarecimento enviada pela assessoria do senador Alessandro Vieira II O próprio Alessandro esclarece o fato: “assim como a maioria da população eu sempre me identifiquei como pardo e tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso País. Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade. Mentira tem perna curta e o candidato Rogério segue passando vergonha.”
São Lucas deixará de atender clientes Unimed a partir desta sexta Os atendimentos dos pacientes da Unimed em Sergipe no Hospital São Lucas, em Aracaju, serão interrompidos de forma definitiva nesta sexta-feira, 23. A informação foi divulgada pela operadora de saúde. Em comunicado enviado à imprensa, a Unimed SE disse que apesar da interrupção dos atendimentos, os usuários internados até 22 de setembro de 2022, permanecerão cobertos pelo plano de saúde até o final da internação. Toda matéria aqui: https://infonet.com.br/noticias/saude/sao-lucas-deixara-de-atender-clientes-unimed-a-partir-desta-sexta/ Do blog: Até quando? O que está acontecendo com a Unimed Sergipe?
Você sabia disso? Lembrança do jornalista Dida Araújo: Hoje a seleção brasileira vai enfrentar a seleção de Gana como preparativo para a copa do mundo. Pouca gente sabe que no dia 26 de novembro de 1969 o Club Sportivo Sergipe disputou uma partida amistosa contra a seleção de Gana no estádio Lourival Baptista. O placar foi 5 X 1 para os Africanos. O gol do Sergipe foi marcado pelo ponta direita Duda, um ídolo do Gipão. O Sergipe é o único clube do estado que disputou jogos contra equipes internacionais.
Jorginho fortalece candidatura em Aracaju A candidatura de Jorginho Araujo (PSD) a deputado estadual se fortalece em Aracaju com o apoio de mais um vereador, desta vez, Soneca (PSD), um parlamentar com grande atuação na Zona Norte da capital. Os vereadores Sargento Byron Estrelas do Mar, Ricardo Vasconcelos e Nitinho já haviam declarado apoio recentemente.
Excelente parceria: estudantes da UFS terão oportunidade de estágio no Ibama O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu na manhã da quarta-feira, 21, a presença do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fausto Leite, para assinatura de um convênio entre as duas instituições, para a execução de um programa de estágio curricular obrigatório.
Convênio permitirá execução de programa de estágio curricular obrigatório Com a parceria, os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFS poderão realizar estágio curricular obrigatório nas dependências do Ibama, assim como em seus programas, projetos e atividades, atendendo às necessidades e especialidades do seu campo de ação.
Estrutura “Nossos alunos vão ter condições de utilizar a estrutura que hoje o Ibama tem aqui em Sergipe, aperfeiçoar ainda mais o conhecimento que eles estão aprendendo na universidade. E, em contrapartida, alunos e professores vão contribuir com as ações do dia-a-dia do instituto”, afirma Valter.
Confiança “A gente só consegue oferecer isso aos alunos com a confiança dos parceiros. Então sempre agradecemos aos parceiros que confiam na universidade, que abrem suas portas para que nossos alunos possam aprender e contribuir com a execução, dentro do seu processo de formação”, acrescenta o reitor.
União “Só tenho a agradecer a Universidade Federal de Sergipe, esse local tão querido, pela parceria. Nós somos também um órgão federal, é interessante essa união. Nós temos as superintendências todas juntas, dos órgãos federais, e vindo a UFS fazer parte dessa união com a força federal demonstra muito carinho”, diz Fausto Leite.
Defesa do meio-ambiente “O Ibama não é só fiscalizador, é um órgão de proteção ao meio ambiente, então essa parceria que o Ibama procura na UFS, e vice-versa, é uma parceria em defesa do meio ambiente, porque é melhor preservar, conscientizar, do que multar as pessoas”, completa o superintendente.
Áreas Segundo a pró-reitora de extensão, Sueli Pereira, serão beneficiadas diversas áreas de formação da UFS: Geografia, Administração, Direito, Biologia, Contabilidade, Jornalismo, Ciência da Computação, Biologia, Engenharia florestal e Veterinária.
Fortalecimento “A ideia é fortalecer com essa parceria a participação dos discentes, fazendo os estágios obrigatórios nos espaços do Ibama, onde são oferecidas várias oportunidades, em diversas áreas. O aluno tem então essa possibilidade de ampliar conhecimento de forma prática, convivendo com as realidades de sua própria área na lida do estágio em seu dia-a-dia”, diz Sueli.
Moradores fazem manifestação contra agrupamento dos Ribeiro; veja o vídeo Deu no site “O Bolo é Grande”: “Prefeita Hilda Ribeiro e aliados foram surpreendidos com uma manifestação feita por moradores, na quarta-feira, 21, no povoado Luiz Freire, em Lagarto, enquanto tentavam conseguir votos para Áurea Ribeiro e para o deputado Gustinho Ribeiro. Populares interditaram algumas vias de acesso ao povoado, no intuito de expulsar o agrupamento, que logo foi à procura de outro povoado. A comunidade do Luiz Freire reclama um posto de saúde e a pavimentação das ruas, bem como outras demandas que ficaram apenas nas promessas da prefeita. A manifestação foi mais uma clara rejeição contra o agrupamento dos Ribeiro, em detrimento dos problemas em diversos setores do município, principalmente na saúde, educação e infraestrutura.” O vídeo aqui.
Tenho projetos específicos para atender às demandas das mulheres”, garante Yandra Uma caminhada composta principalmente por mulheres, tomou conta das ruas do Centro de Aracaju na quarta-feira, 21. Liderada pela candidata a deputada federal, Yandra de André (União), a caravana ‘Força da Mulher’, se uniu ao movimento ‘Elas com Fábio’, para mostrar o potencial político das mulheres.
Participação feminina Yandra falou da importância da participação feminina na política. “Mais da metade da população é formada por mulheres, porém, ainda somos pouco representadas na política. Hoje, apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres. Precisamos mudar este cenário para equilibrar e assegurar a paridade de gênero do Congresso Nacional”, destacou a candidata.
Demandas Ao longo das visitas feitas a cada canto do estado em sua campanha, Yandra abraçou demandas populares e femininas. Mesmo antes de ser eleita, Yandra já tem em mente projetos que irá desenvolver no Congresso Federal, para beneficiar mulheres. “Irei lutar pela Casa da Mulher Sergipana, um projeto nosso que tem a intenção de atender e acolher as vítimas de violência doméstica. Tem o Programa Marias que visa facilitar a capacitação e a liberação de crédito para mães empreendedoras. Outra necessidade que notei e vou lutar é a criação de creches em tempo integral”, detalhou.
Mercado de trabalho Outras medidas também foram citadas por Yandra e dizem respeito à relação das mulheres e o mercado de trabalho. “A luta pela igualdade de gênero e a paridade salarial estão entre minhas bandeiras. Além disso, vou viabilizar a criação do Espaço Sergipe Mais Jovem, um ambiente inovador que estimula o aprendizado e a capacitação técnica de nossa juventude”, acrescentou.
Importância da mulher A futura primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, idealizadora do evento e, engajada em promover a transformação social no estado, falou do projeto de seu esposo, o candidato a governador, Fábio Mitidieri, alegando que ele reconhecerá a importância da mulher e suas demandas específicas. “Conheço de perto a preocupação de Fábio com as necessidades das mulheres sergipanas, sejam na área da saúde, emprego e renda ou na busca por igualdade. Com o apoio de todas e todos aqui, iremos fazer um governo mais sensível às causas femininas. É com vocês que construiremos uma nova realidade”, disse.
Protagonismo Entusiasmadas, diversas mulheres se uniram pelo protagonismo feminino, evidenciando sua força e importância na sociedade. Bárbara Ismerim veio de Pirambu para prestigiar o ato e disse que “essa caminhada representa a força da mulher sergipana e a esperança de que dias melhores virão”.
Propostas O desejo de novas conquistas é o que motivou Natália Vicente. Ela disse que, entre tantas personalidades públicas que concorrem a uma vaga no legislativo, a que mais cativou foi Yandra de André, pelas propostas apresentadas. “Estou com ela pela geração de empregos, pelas mães que não têm onde deixar seus filhos. Ela tem proposta para creches em tempo integral e rede de apoio para nós”, disse.
Trabalho diferenciado Em sintonia, Maria Sônia, falou que Yandra carrega e emana a energia feminina da mãe, a prefeita de Japaratuba, Lara Moura. “Ela é uma mulher jovem, uma pessoa conhecida. A mãe é uma pessoa que fez muito por nossa cidade e eu sei que Yandra também vai desenvolver um trabalho excelente e diferenciado”, falou. Teresinha do Nascimento disse que está certa da vitória de Yandra. “Ela vai ser a vencedora, ela é uma mulher guerreira, uma mulher que não vai deixar o estado sem amparo”.
São Domingos: Laércio recebe apoio do prefeito Binho O candidato ao Senado Federal Laércio Oliveira (PP) continua ampliando seus apoios em busca da vitória no pleito deste ano. Quem também declarou adesão ao seu projeto político foi o prefeito de São Domingos, Binho. Segundo ele, Laércio é o mais preparado para representar Sergipe em Brasília. “Ele tem experiência e trabalho comprovado”, disse o prefeito.
Apoio em Brasília Segundo Binho, a vitória de Laércio significará que o município terá um importante apoio em Brasília para a liberação de recursos. “Eu como prefeito estou aqui para garantir que, junto com nosso senador Laércio, buscarei muito mais recursos para nosso município, porque entendo e sei que nós teremos mais um gabinete portas abertas para São Domingos”, disse Binho.
Preparado “São Domingos já escolheu nosso senador, que é Laércio Oliveira, porque entendemos que é o mais preparado para nos representar lá em Brasília. Como deputado federal, ele ajudou muito nosso estado diminuindo o desemprego e tenho certeza que, como senador da república, ele fará muito mais pelo estado e pelo nosso município de São Domingos”, concluiu o gestor.
Laranjeiras: Prefeitura entrega Odontomóvel e Centro de Especialidades Médicas A Prefeitura inaugurou na manhã de ontem, 22, o CEM – Centro de Especialidades Médicas. Assim como, entregou à população, a unidade móvel odontológica (odontomóvel). O CEM está instalado em um espaço amplo, confortável e climatizado, com recepção, sala de regulação, consultórios, banheiros adaptados e muito mais.
Equipamentos modernos A unidade móvel odontológica foi completamente reformada e conta com equipamentos novinhos para atender, principalmente, os pacientes em locais mais distantes e que residem na zona rural do município. Atualmente, os atendimentos odontológicos são realizados em 9 unidades básicas de saúde. “Apesar de já realizarmos os atendimentos em diversas UBS’s, a Prefeitura vai disponibilizar o odontomóvel para facilitar ainda mais o acesso ao tratamento odontológico nas comunidades mais distantes. É com eficiência que fazemos a saúde em Laranjeiras”, disse a coordenadora municipal de Odontologia, Iara Maia.
Espaço amplo e confortável A secretária municipal de Saúde, Gabriela Carvalho, destacou que o Centro de Especialidades Médicas vai reduzir consideravelmente a espera de pacientes por consultas com profissionais especialistas. O município já vem realizando essas consultas, mas, agora disponibiliza um espaço amplo e confortável. É importante ressaltar que os pacientes atendidos no CEM são encaminhados pelos médicos generalistas, que atendem nas unidades básicas”, ressaltou.
Investimentos No discurso de inauguração, o prefeito Juca frisou que os investimentos estão em todas as secretarias. “Aos poucos, estamos reconstruindo Laranjeiras. Hoje, através de um esforço diário da secretaria de Saúde, entregamos o Centro de Especialidades Médicas e o OdontoMóvel. São dois serviços de extrema importância e o nosso povo merece. Já entregamos o novo centro de fisioterapia, reformamos UBS’s, temos o Melhor em Casa, entrega gratuita de fraldas, suplementos alimentares e remédios, entre tantas outras coisas. Nunca na história de Laranjeiras vimos tantos investimentos. Laranjeiras vive um novo tempo”, destacou Juca.
Auditora fiscal do trabalho lança novo livro neste sábado Amanhã, 24, às 16h, na Livraria Leitura (Shopping RioMar), acontece o lançamento do novo livro de Roseniura Santos, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, doutora em Políticas Sociais e Cidadania. A obra “A Reforma Trabalhista Brasileira e o Projeto Doing Business – Influências do Banco Mundial” demonstra a influência direta das diretrizes do Banco Mundial no processo de reforma trabalhista brasileiro pela análise da metodologia e relatórios produzidos no âmbito do Projeto Doing Business.
Pontos em comum “Trabalhei para investigar o tema com isenção e busquei pontos em comum em diversos países. A minha experiência enquanto auditora fiscal, bem como na área de mediação, serviram para que eu pudesse me colocar no lugar das partes e também para que eu buscasse ao máximo a isenção. Para que foi feita a Reforma Trabalhista? Quais as influências do Banco Mundial? O livro, fruto da minha Tese de doutorado, tem ainda um olhar para a regulação do ambiente de negócios e mudanças nos paradigmas regulatórios da reformas trabalhistas”, informa Roseniura Santos.
Regulação No que tange ao Doing Business a autora pontua que o mesmo é um Projeto que visa monitorar os países quanto à regulação do mercado de trabalho. “Já são 190 países que aderiram ao Projeto, que busca influenciar a regulação do mercado de trabalho. De forma sucinta posso dizer que neste novo livro traço a trajetória da Reforma Trabalhista, a metodologia e os dados do Doing Business e quais as influências do Banco Mundial”, pontua a autora.
Roseniura Santos Auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, doutora em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2019), especialista em Design Instrucional para EAD pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel), bacharela em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Professora do Curso de Direito da Pio Décimo – Campus III e em pós-graduações. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, auditoria fiscal do trabalho, competência e legislação trabalhista e previdenciária.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
E no fim de semana o Boteco Aruana é a opção para quem deseja cerveja super gelada e uma comida com qualidade e preço justo. Neste fim de semana confira os destaques: https://www.instagram.com/botecoaruana/ Reservas e delivery: 79 99912 – 25-25.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL
Conselho Escolar do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa realiza caminhada para fechamento da campanha Setembro Amarelo, na próxima quinta-feira (29).
Na quinta-feira (29), às 8h, o Conselho Escolar do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa juntamente com a equipe diretiva, professores e funcionários da unidade promove uma caminhada com foco na conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês alunos e professores realizaram diversas atividades relacionadas ao tema.
A caminhada, aberta para toda comunidade participar, terá início na frente do colégio, às 8h, com trajeto em algumas ruas do conjunto Bugio. Os participantes também terão a oportunidade de trocar informações com alunos e professores, com o objetivo de se conscientizarem e, também, levar conhecimentos sobre o tema para as famílias e amigos. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local e participar desta caminhada.
A gestora do colégio, Deise Nascimento, destaca a importância desta ação e de outras que foram realizadas. “Foi muito bonito ver o envolvimento dos alunos, junto com os professores, nas atividades de conscientização que realizamos aqui. Tivemos uma repercussão excelente e o envolvimento da comunidade. Para fechar a campanha faremos esta caminhada, na quinta-feira, como forma de levar este movimento de conscientização também para as ruas da cidade. Esperamos todos por lá”, afirmou a Deise, convidando toda a comunidade.
O suicídio é uma grande questão de saúde pública em todos os países. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2014), é possível preveni-lo, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, a fim de determinarem medidas para reduzir tal risco.
“Precisamos ajudar a população com prevenção, informar que é fundamental tratar todas as doenças mentais, o suicídio é uma emergência médica e na maioria das vezes está relacionada a ansiedade e depressão e, por isso, é fundamental o papel de todos nós nessa campanha, com ações efetivas de orientação sobre o risco, de informação sobre como preveni-lo. Momento também de chamar atenção de nossos governantes para que olhe por nossas crianças, adolescentes e servidores públicos, pois se faz necessário e é possível sim preveni-lo, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde, aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes estejam no dia a dia de nossas escolas, como por exemplo a implantação de psicologia atuante nas unidades escolares”, relata Claudivan Vieira, representante de pais no Conselho Escolar.
“Precisamos estar sempre atentos a cada detalhe, cada comportamento da comunidade escolar para identificar e determinar medidas para reduzir tal risco, e por isso precisamos muito da ajuda e envolvimento de todos neste trabalho, Escola, família, comunidade e estado”, afirma Fernando, representante da comunidade no conselho escolar.
Por Conselho Escolar
OPINIÃO
Coação na democracia é escatologia Por Lenin Romanov*
Em 2016 a candidata do partido democrata Hillary Clinton declarou que a metade dos eleitores de Trump eram pessoas deploráveis, usando o mesmo argumento o ex-presidente Lula classificou o comício de Bolsonaro como uma reunião da Ku Klux Klan. Os bolsonaristas assumiram a carapuça no Nordeste e lançaram a cuscuz klan, numa jogada de marketing no mínimo indigesta até para quem gosta de cuscuz. Tanto Hillary quanto Lula disseram uma verdade incontestável mas, do ponto de vista do marketing político foi um erro, já que os eleitores devem ser cooptados e não estigmatizados pelo discurso político. Mas como manter um diálogo construtivo e democrático em contraposição ao discurso de ódio e intolerância praticado por Trump e Bolsonaro? Mesmo porque tanto Trump quanto Bolsonaro se elegeram exatamente com discursos de ódio e intolerância e, no caso de Bolsonaro, com quase cinquenta e oito milhões de votos. Será que o Brasil tem sessenta milhões de fascistas?
Para uma grande maioria da população brasileira conceitos como democracia soam quase como uma quimera, numa realidade desigual, desumana e aviltante pela qual vive essa parte da população. Para outra parte da população brasileira, que ainda não se desvinculou do passado do engenho, a Ágora é a sala de casa ou os grupos de whatsApp e a democracia é somente para os “homens de bem”. No Brasil a Ágora grega virou banco de investimentos e tem sob custódia sessenta e cinco bilhões de reais, um verdadeiro “Titã” da elite financeira nacional. E são essas e outras Ágoras similares que, infelizmente, decidem os destinos de nossa nação. Essas Ágoras financeiras doaram milhões para as campanhas dos candidatos e, mais consistentemente para Bolsonaro, PT, Psol, NOVO e MDB. No caso do PT a doação foi tão somente para as candidaturas de negros, indígenas e mulheres pois Lula não compactua com esses acordos “espúrios”. E Sofia Manzano obviamente não recebeu por ser “linha auxiliar do Fascismo” e comunista nas horas vagas.
Além dos discursos de ódio e intolerância há outro componente que em nada favorece o debate democrático, a desinformação ou a falácia histórica. Desde Tales de Mileto que a história da humanidade deixou de ser contada através de mitos para ser racional e empírica, mas aqui no Brasil os mitos ainda são referência. Distorcer fatos e gerar heróis sem o mínimo de racionalidade para tal é um processo de degeneração de uma sociedade, e aqui tanto a esquerda quanto a direita no Brasil foram pródigas nesse quesito.
Zumbi dos Palmares virou socialista na visão marxista, colocando o quilombo da Serra da Barriga como a primeira experiência de coletivismo. Zumbi dialogou com Saint Simon e Proudhon antes de Marx, e inaugurou o Sainsimonismo bem antes do nascimento de Saint Simon. Por essa tese absurda Zumbi teria sido educado em Lisboa para só depois fundar o quilombo na Serra da Barriga, nem se deram conta que estavam europeizando a figura de Zumbi.
Nas Àgoras dos grupos de whatsApp dos “homens de bem”, que compram mansões de milhões de reais em dinheiro vivo, um vídeo circulou convocando os verdadeiros cristãos para uma vigília no sete de setembro. Nele a atriz Cassia Kis afirma que o país foi construído somente pelos católicos a exemplo do Padre José de Anchieta, Padre Antonio Vieira, Cardeal Leme, Dom Vital e Princesa Isabel. Do ponto de vista histórico os argumentos da atriz não valem meia pataca, entretanto deveriam ter extraído do Padre Vieira o “Sermão do bom ladrão” para ao menos justificar os roubos de “pouca monta”.
Com a aproximação do primeiro turno das eleições e com o cenário ainda incerto sobre a possibilidade de um segundo turno, os “democratas” do partido dos trabalhadores querem assegurar a vitória no primeiro turno. Alegam que a única forma de expurgar o fascismo no Brasil é a vitória no primeiro turno das eleições, num argumento pueril de que o fascismo escolhe hora e data marcada para desaparecer. O que escondem de fato é que a tal frente ampla do PT é igual uma caixa d’água que já está cheia e, se houver segundo turno, e a consequente adesão de uma parte do centrão, vai vazar água pelo ladrão.
Para os “democratas” do PT todo argumento e todo conchavo é justificado na luta contra o fascismo, até o argumento escatológico do voto “útil, e voto útil entenda-se como o voto no PT, sem discussão de propostas e sem maiores ponderações críticas. Não tentam conquistar o voto, tentam coagir o indivíduo a embarcar nesse argumento escatológico de luta contra o fascismo, e aqueles que não embarcam nesse projeto são a linha auxiliar do fascismo. Isso é a mais pura coação psicológica e numa democracia é de fato uma escatologia pois, se um indivíduo é coagido a votar sem liberdade de escolha, é a morte da própria democracia.
Alguém com um mínimo de racionalidade acha de fato que o ódio e a intolerância serão extintos no Brasil com a derrota de Bolsonaro no primeiro ou segundo turnos das eleições, e que o país amanhecerá mais tolerante no dia três de outubro. Só na cabeça da esquerda Leblon e dos Che Guevara de condomínio que acham de fato que a Ku Klux Klan brasileira vai voltar aos esgotos, esquecendo-se que esse ódio já vem de priscas eras e agora vem requentado com dois novos componentes de alta octanagem: O antipetismo e os “golpistas” de outrora dentro do próprio governo. Com a eleição de Lula, e num futuro não muito distante, ouviremos a esquerda Leblon teorizar novamente sobre as gradações do fascismo e suas nuances, e teremos o fascismo radical (Bolsonaro e cia ltda) e o fascismo brando (Alckmin e cia ltda). Mas por hora nada mais adequado do que relembrar uma letra de Jorge Ben Jor.
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas
Eles são discretos e silenciosos
Moram bem longe dos homens
Escolhem com carinho a hora e o tempo
Do seu precioso trabalho
PELO TWITTER
O povo que dizia nunca ter sido entrevistado por instituto de pesquisa eleitoral agora está agredindo trabalhadores dessas empresas.
www.twitter.com/blogdosakamoto
As pernas e os braços que espancaram um pesquisador do Datafolha, no interior de São Paulo, foram de um bolsonarista violento. Mas quem incitou o crime mora no Palácio do Alvorada, em Brasília. Sim, a agressão está, politicamente, na conta de Jair.
As pernas e os braços que espancaram um pesquisador do Datafolha, no interior de São Paulo, foram de um bolsonarista violento. Mas quem incitou o crime mora no Palácio do Alvorada, em Brasília. Sim, a agressão está, politicamente, na conta de Jair. https://t.co/fKRnFzsY3o
— Leonardo Sakamoto (@blogdosakamoto) September 21, 2022
Ataques violentos ao Papa Francisco, feitos por pessoas aparentemente ignorantes em relação à qualquer tema relacionado a Vaticano (e há muitos) também é um método. “O comunismo invadiu tudo e a gente precisa salvar a Igreja do Papa”. Megalomaníacos. Não há outra definição.
Bom dia com uma notícia maravilhosa! Assim como foi defendido pelo nosso corpo jurídico, a Procuradoria Geral Eleitoral, órgão do Ministério Público Federal, emitiu um parecer dizendo que o pedido de impugnação que tentam realizar contra a minha candidatura é improcedente.
Frase do Dia
“Na boca do mentiroso, até a verdade é suspeita. Jacinto Benavente y Martinez. Perfeita para este período nebuloso do Brasil com um presidente embusteiro e de extrema-direita.
Trata-se de refletir sobre um mestre, não sobre um intelectual como tantos outros. Assim disse o Papa dirigindo-se espontaneamente, ou seja, sem o texto preparado para a ocasião, aos participantes do XI Congresso Internacional Tomista sobre o tema “Vetera novis augere. Os recursos da tradição tomista no contexto atual”, reunidos na Sala Clementina, no Vaticano, após a entrega do texto do referido discurso ao presidente da Pontifícia Academia de Santo Tomás de Aquino.
Ouça e compartilhe a reportagem com a voz do Papa Francisco: