Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Não é de hoje que o titular deste espaço vem recebendo reclamações dos usuários da Unimed Sergipe. São várias e desta vez aconteceu no próprio plano familiar deste jornalista que é Unimed Nacional.
Depois de esperar por vários dias que a Unimed Sergipe aprovasse uma simples tomografia de abdome total através de um hospital particular, a pessoa responsável no hospital particular informou que a Unimed SE não autorizou o exame. Ontem, 22, foi tentado por duas vezes – cerca de 20 minutos de espera – um contato através do serviço de agendamento. E na segunda vez, depois de várias tentativas a ligação caiu quando a pessoa disse que iria marcar o exame na própria Unimed.
Conversando com alguns médicos que fazem parte da Unimed os mesmos disseram que não entendem porque estão centralizando tudo, diminuindo os convênios, quando não têm equipes suficientes para atender todos os usuários.
Chegou o momento de uma auditoria na Unimed Sergipe. Este espaço fará a sua parte enviando uma reclamação para Agência Nacional de Saúde Suplementar e pede a ajuda do MPE e do MPF para abrirem procedimentos investigativos contra a Unimed Sergipe.
É notória a dificuldade na marcação de consultas e tempo de espera para atendimento que se assemelha aos problemas existentes na rede pública de saúde. Situação ruim para um plano que já foi “objeto de desejo” de quem pretendia ter um atendimento médico de qualidade.
Faleceu o médico José Carlos Pinheiro Faleceu ontem, 22, em São Paulo o médico sergipano José Carlos Pinheiro que estava se submetendo a tratamento na capital paulista. José Carlos era irmão do desembargador Rui Pinheiro e da desembargadora aposentada Célia Pinheiro. O local do velório, assim como o horário do sepultamento ainda não foram divulgados.
Poço verde não merece : vexame protagonizado por prefeito e cantor Iggor Oliveira, prefeito X Igor Kannário, “cantor”. Não caro leitor os nomes Ao lado não são de um dupla sertaneja ou algo parecido. Poderia ser cômico, se não envolvesse dinheiro público. Um vexame no último domingo protagonizado na cidade de Poço Verde pelo prefeito Iggor Oliveira e o “cantor Igor Kanário.
Dilapidando caixa de som Ao realizar um arrastão, o polêmico Kanário, resolveu subir e pular numa caixa de som do trio elétrico. O dono pediu para ele parar e, com raiva, o cantor disse que pagaria a caixa e jogou a mesma para cima. O trio foi desligado e a confusão começou. Sobre a índole do Igor Kanário e a aversão a PM o blog já analisou aqui. Aliás, está esperando uma lista com outras prefeituras que resolveram contratar o digníssimo cantor.
Prefeito transtornado Já o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, estava transtornado. Sem camisa tentou subir através de uma faixa que estava estendida no trio elétrico, já que inicialmente tinha sido barrado. Depois conseguiu subir e as cenas abaixo falam por si.
De tudo isso fica a certeza: Poço Verde e seus cidadãos ordeiros e pacatos não merecem nenhum dos dois: nem o “cantor” Igor, e muito menos o prefeito Iggor.
Será um “teste do sofá” na Grande Aracaju? E não é que o blog recebeu informações de que uma profissional recém formada se habilitou para um cargo vago numa Prefeitura. Após trabalhar algumas horas para provar que tem competência foi informada que era para aguardar a decisão. A noite recebeu um Zap do responsável pela contratação chamando para um jantar. Será um crime de assédio explicito? O blog aguarda as provas…
Marcio Macedo assegura que Cozinhas Solidárias vão se tornar política pública no Brasil O ministro Marcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, reafirmou esta semana, em Brasília, que o projeto das Cozinhas Solidárias, muito em breve, vai se tornar política pública no Brasil. As Cozinhas Solidárias também incentivam o cultivo de hortas urbanas comunitárias nos arredores de onde são servidas as refeições. É mais uma forma de garantir segurança e soberania alimentar nas periferias.
Temas e projetos O sergipano visitou uma das 47 unidades do país, coordenadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Foi na comunidade Sol Nascente, no Distrito Federal. Além de oferecer alimentação de qualidade para moradores da região – que abriga mais de 90 mil habitantes – a Cozinha Solidária da comunidade Sol Nascente trabalha temas e projetos nas áreas de agroecologia, educação popular e bioconstrução. No espaço há também a escolinha Formigueiro. É um projeto apoiado pela UNICEF, com reforço escolar, apoio às mães, acompanhamento do peso, por exemplo.
Ação coletiva O ministro foi conhecer a estrutura da Cozinha, no Sol Nascente, a convite do MTST. Foi na hora do almoço e o cardápio servido para todos, comunidade e ministro, foi estrogonofe de frango, arroz, batata palha e feijão. Macedo viu de perto como, além de combater a fome, o projeto se concretiza como uma ação coletiva de transformação social e contribui para a reconstrução do país.
Decreto “Vou voltar para o Palácio do Planalto satisfeito com o que eu vi aqui e vou pedir para nossa equipe acelerar a redação do decreto para que as Cozinhas Solidárias virem política pública em todo o Brasil. O compromisso assumido pelo Presidente Lula, de ter o combate a fome como uma prioridade de governo, segue direcionando os nossos trabalhos”, afirmou Marcio Macedo.
Lagarto: Moradores do povoado Pururuca asfaltam estrada negligenciada pela prefeitura Deu no site “O Bolo é Grande”: “Moradores do povoado Pururuca decidiram tomar uma atitude diante da negligência da prefeitura de Lagarto em relação à estrada principal da região. No último domingo, cansados da inércia da gestão da prefeita Hilda Ribeiro, eles se mobilizaram para realizar o asfaltamento por conta própria.”
Abandono do poder público E prossegue a matéria: “O trabalho, que deveria ser de responsabilidade da administração municipal, foi assumido pelos munícipes, uma vez que o poder público os abandonou. Nas imagens registradas, é possível observar os residentes sob o escaldante sol, protestando contra a falta de ações do secretário de obras, Igor Batata. Os moradores não hesitaram em enviar mensagens diretas ao secretário, instigando-o a desempenhar suas funções de forma efetiva.”
Em meio às críticas, um morador questionou: “Como um secretário não conhece o município? Como pode deixar Pururuca nessa situação? Asfaltou algumas partes e deixou outras sem fazer. Vá trabalhar!”. As duras críticas refletem a insatisfação dos moradores com a administração municipal e a necessidade urgente de atenção para resolver a situação da estrada. Toda matéria aqui com um vídeo dos moradores: https://www.oboloegrande.com.br/moradores-do-povoado-pururuca-asfaltam-estrada-negligenciada-pela-prefeitura-de-lagarto/
“Adotita”: Plataforma facilita a adoção de cães e gatos em Itabaiana Tem vontade de adotar um animalzinho? A Prefeitura de Itabaiana facilita esse processo para você. Está em fase de formatação a plataforma de adoção online “Adotita”, do programa Adote Itabaiana. Com a plataforma, as pessoas poderão conhecer os animaizinhos que estão disponíveis para a adoção na Casa de Passagem Animal por meio de vídeo chamada e até agendar uma visita para conhecer o seu novo pet.
Serviço já disponível online Enquanto a plataforma é concluída, o serviço de adoção online já está disponível no instagram https://www.instagram.com/adotita_prefeitura/ Os animais lá publicados possuem um número de matrícula que servirá de identificação. Após a escolha do pet, o futuro tutor deverá preencher um formulário de cadastro e solicitar a adoção. É nesse momento que a pessoa também poderá solicitar uma chamada de vídeo ou agendar uma visita. Após uma entrevista para definir se o cidadão está apto ou não para adotar o animal, formaliza-se a ação por meio de um Termo de Responsabilidade e o animal finalmente poderá ter um lar. Todos os animais disponíveis para adoção recebem os cuidados necessários: estão vermifugados, vacinados, negativados para doenças transmissíveis e possuem plenas condições de saúde. Ao total, 14 cachorros e 5 gatos estão disponíveis para a adoção.
Inscrições abertas Desde ontem, 22, foram abertas as inscrições para os novos cursos de qualificação destinados à população do município de Santana do São Francisco, na região do baixo São Francisco. A ação é resultado da parceria intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE) e a prefeitura. São cursos na área de mecânico de manutenção de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal. Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal da Mulher e do Idoso, localizada no Conjunto Murilo Honorato de Lima, Rua A – n°30.79, na cidade de Santana do São Francisco, das 8h às 14h, para realizar o procedimento. É obrigatório levar uma cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência.
Mais uma obra O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entrega, nesta terça-feira, 23, a quadra poliesportiva coberta e os avanços de acessibilidade do Colégio Estadual 24 de Outubro, no bairro 18 do Forte, em Aracaju. A obra foi executada em apenas oito meses e contou com investimento de R$ 1,3 milhão. Vale destacar que a quadra é multiesportiva, que será utilizada tanto pela comunidade escolar quanto pela população do bairro, como um espaço de lazer, pedagógico e para campeonatos e treinos.
Em Defesa da Liberdade Religiosa Dos organizadores:” A Caminhada para Oxalá é uma manifestação cultural em defesa de uma agenda civil que é o Estado Democrático de Direito, as liberdades, a democracia, a diversidade e mais ainda os Direitos Humanos. Nosso objetivo é fomentar ações que visem a reflexão, formação política e o combate à intolerância religiosa. Agora, é um momento crucial para nos encontrarmos e dialogarmos sobre a importância da liberdade religiosa em nossa sociedade. Junte-se a nós: Dia 25/01 – Diálogo sobre Liberdade Religiosa às 18h30 – Centro de Criatividade – com o Babalawô, Professor e Pós-Doutor Ivanir dos Santos – UFRJ – Dia 26/01 – Caminhada para Oxalá – 16h30 – Praça do Mini Golf.”
Apoio na Câmara de Aracaju “Essa é uma manifestação de natureza religiosa, mas que reafirma, sobretudo, o princípio do respeito a essa diversidade religiosa. Fico muito feliz em poder, mais uma vez, firmar parcerias como essas, tão importantes, que marcam a diversidade do povo de Aracaju” destacou ontem, 22, o vereador Bittencourt.
Reflexão, formação e combate a intolerância religiosa O objetivo do evento é fomentar ações que visem a reflexão, formação política e combate à intolerância religiosa. “Apesar de essa caminhada ser em alusão a uma entidade religiosa de matriz africana, esse é um movimento que tem apoio de outras searas religiosas, como os cristãos, os judeus, e vem reforçando e englobando o combate à intolerância religiosa, de forma geral. A caminhada já está dentro do calendário estadual, e acontece neste mês, como um gancho ao dia 21 de janeiro, que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, disse Bárbara Lima, Secretária-Geral da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SE.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Parabéns à Magistratura Sergipana De Roberto Alcântara: O STJ divulgou Bibliografia Selecionada sobre o tema “Direitos do Animais”, na qual consta artigo da autoria do Des. João Hora. O objetivo de tal publicação do STJ é disponibilizar aos ministros, magistrados convocados e servidores do Tribunal da Cidadania, estudantes e operadores do Direito, fontes de informação que contribuam para a ampliação dos conhecimentos a respeito de temas atuais. Parabéns ao Des. João Hora. Parabéns à Magistratura Sergipana.” Aqui: Revista Magister – Civil e Processual Civil – O Direito Animal e a Doutrina Sentimental
E a bibliografia: bibliografia_direitos_animais
Do secretário municipal de Cultura de Itabaiana, Antônio Samarone: “Hoje (ontem, 22), é um dia histórico: o cinema de rua renascerá em Itabaiana. Em 22 de fevereiro estaremos no Bairro São Cristóvão, exibindo um grande filme. Tudo foi acertado nessa reunião da foto!”
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br
ESPECIAL
“A lenda do boi que desnuda a identidade de um povo”, é o título do documentário que será exibido dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 19H, no auditório do Colégio Purificação, localizado na rua Nestor Sampaio, 370, bairro Luzia, em Aracaju.
O documentário conta a história do boi Zepelim, o boi que deu origem à maior festa do gibão do Brasil, a Festa do Vaqueiro de Porto da Folha, no sertão de Sergipe.
O documentário faz uma viagem ao passado para contar a história dos vaqueiros pioneiros que, incentivado pelo Frei Angelino, um frade Franciscano, filho de Porto da Folha, viu a necessidade de mostrar para a sociedade que aquele vaqueiro que vivia escondido nas fazendas da região era “gente” como qualquer uma pessoa.
A ideia foi abraçada pelos vaqueiros que fundaram a Sociedade Nilo dos Santos e deram início a festa do vaqueiro no ano de mil novecentos e sessenta e nove.
Durante os oitenta e cinco minutos, o documentário exibe imagens de rara beleza do sertão, mostra depoimentos dos grandes vaqueiros e também a lida diária do personagem principal da festa, o vaqueiro.
Os depoimentos inéditos dos fundadores, pesquisadores e vaqueiros enriquecem a narrativa que exalta a história do boi que deu origem à festa que é patrimônio material e imaterial do Estado de Sergipe.
A direção do documentário é dos cineastas Dida Araújo e Cleynan Lima.
OPINIÃO – POR CLARKSON RAMOS MOURA
VALE A PENA VER DE NOVO
“UM POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ FADADO A REPETI-LA.”
Edmund Burke, sábio irlandês
“AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM LEMBRAR O PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LO.”
George Santayana, sábio espanhol
Em 23 de janeiro de 2023, ou seja, há 1 ano, escrevi o texto reproduzido “in verbis”, adiante:
“*CLARA CONIVÊNCIA COM A ‘BOLSO-HORDA’*
‘A bajulação produz amigos; a verdade, o ódio.’
‘Obsequium amicos, veritas odium parit.’
Terêncio, antigo sábio romano
‘As FF.AA. do Brasil, afora raras ações, ainda, não defenderam a Pátria nem garantiram os Poderes da República, mas apoiaram golpes e prodigalizam o Erário.’ Clarkson Ramos Moura
Pela sua nobre função exclusivamente estatal, prevista na ‘Constituição Cidadã’ (art. 142, ‘caput’), as Forças Armadas (FF.AA.) não podem ser confundidas com grupos paramilitares ou milícias, a serviço e à disposição de governos totalitários (tal qual o foi o elucidativo desgovervo da fujona ‘Besta-Fera’ deste País), para lhes apoiarem e lhes legitimarem golpes de Estado de qualquer natureza, com o objetivo espúrio e arbitrário de inviabilizar a salutar e imperativa regra da alternância de poder, enquanto postulado cardeal do Estado Democrático de Direito.
Como é consabido, elas são, sim, instituição de estado — e não de governo — numa república federativa, como é o caso da República Federativa do Brasil, constituída em Estado Democrático de Direito (art.1°, ‘caput’, da CF/88).
Portanto, sem o mais tênue assomo de dúvidas, resta comprovado que as FF.AA. têm função apolítica, ou seja, sua atribuição institucional é exclusivamente estatal e se acha insculpida na Lei Fundamental da nossa República.
A esse respeito, passados mais de cinco meses da, até então, inusitada, trágica e reprovável invasão do Capitólio (sede do Congresso norte-americano, em 6/1/2019) com um saldo negativo de seis vítimas letais e dezenas de feridos, isto é, em 12 de junho de 2020, Sua Excelência, o Comandante-Geral do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos da América (EUA), gal. Mark Milley, não titubeou em pedir, de público, à População estadunidense desculpa por ter participado, equivocadamente, de um ato político, promovido pelo ultradireitista Donald Trump, à época, Presidente em fim de mandato (que, diga-se de passagem, não tinha sido reeleito ao quadriênio subsequente); deixando o mesmo agente militar, bem explícito ao Mundo, que a função dessa nobre Instituição estatal (FF.AA.) é apolítica.
Com seu nobre gesto, o general Mark Milley acabou por dirimir qualquer e eventual dúvida sobre a sublime função das Forças Armadas numa república federativa, consistente num estado democrático de direito, a exemplo dos Estados Unidos da América (United States of America) e do Brasil.
Por outro lado, ‘in casu concretu’, recém-ocorrido no Brasil, na melhor das hipóteses, a postura do gal. Júlio César de Arruda, ex-Comandante do Exército, se revelou de conivência com os golpistas acampados em frente ao Quartel-General da correspondente Força, em Brasília, DF, donde sairiam, em turba, para promoverem, no fatídico 8 de janeiro do corrente ano (2023), a mais violenta invasão, o mais destrutivo quebra-quebra e a mais indiscriminada e voraz depredação dos edifícios-sedes (Patrimônio Arquitetônico da Humanidade) e dos respectivos acervos e mobiliários, seja históricos, culturais e artísticos, seja contemporâneos, dos três Poderes da República, situados no epicentro político-administrativo da Capital Federal, caracterizando-se, entre outros delitos, tentados e/ou consumados, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado.
Se não bastasse o que já ficou fartamente esclarecido, as FF.AA. não são poder e, muito menos, ‘poder moderador’, de acordo com a Organização Político-Administrativa, contemplada na Constituição da República Federativa do Brasil.
A propósito, faz-se oportuno perguntar: Onde ficam os princípios imanestes à organização, ao comando e à atuação institucionais dessas forças, a exemplo dos postulados da hierarquia, subordinação e disciplina?
Pois bem, na indouta intelecção do anônimo autor deste sóbrio escrito, modesto operário do Direito — respeitado o erudito, autorizado e divergente entendimento dos renomados expertos da matéria — agentes estatais das FF.AA. — sobretudo, os membros do Alto-Comando delas — imprescindem de ter o mínimo de saber jurídico-constitucional.
Aliás, sem inúteis delongas, diante das evidências fáticas que lhe estribaram a oportuna e razoável convicção de condescendência e/ou desídia da parte do nominado e faltoso agente estatal brasileiro, em face da ‘Bolso-horda’, o Presidente Lula não hesitou em exonerá-lo sumariamente, no último sábado (21).
Em remate, ressalte-se, são imperiosamente vedados o conluio, a omissão e a complacência da autoridade suprema das FF.AA. — o Presidente da República — em relação aos seus subordinados militares, os comandantes do Estado-Maior das três Forças, ante condutas ostensivamente indisciplinares e de indubitável configuração de infrações de desobediência e prevaricação funcional dessas autoridades apolíticas.
Valeu, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva!
Viva! nossa ‘Lex Fundamentalis’.
Viva! o Estado Democrático de Direito.
Em síntese didática, indaga-se-lhes: Entenderam, apressados e tendenciosos intérpretes da ‘Carta Magna’ brasileira?!”
(Por Clarkson Ramos Moura)
PELO TWITTER
www.twitter.com/Rafael_Salomao
O tempo é constante. Na verdade, quem passa pelo tempo somos nós. Pois, a cada dia. Você gasta mais tempo para andar nessa linha atemporal. Quem está em movimento é você. A pergunta é. Quanto tempo vc tem para gastar tão pouco tempo assim?
Condomínio e hotel da Barra dos Coqueiros (SE) firmam acordo para adaptar iluminação noturna e proteger tartarugas marinhas.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector. Dia Mundial da Liberdade, 23 de Janeiro.
“O amor é a principal razão da existência da Igreja”. É assim que o Papa Francisco inicia sua carta “A senha da alegria”, publicada nesta segunda-feira pelo jornal italiano “La Stampa” e destinada aos jovens. O Pontífice esclarece que o amor do qual se refere é aquele que Deus Pai nutre por cada ser humano e que revelou ao mundo por meio de Jesus, mas há também outra forma de amor da qual deseja falar: aquela que nós, como cristãos, nutrimos por Jesus: “Ele é o centro do nosso coração. Como, de fato, não sentir sentimentos de verdadeira afeição por Aquele que nos tornou participantes desse amor, do Pai, do qual é impossível imaginar algo maior”, escreve o Papa, “A pessoa que crê é, portanto, sempre alguém apaixonado por Jesus. Assim entendemos a razão pela qual a forma adequada de se tornar cristão é por meio de um encontro”.