Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O governador Fábio Mitidieri (PSD) terá nos próximos dias uma decisão que levou 27 anos para se repetir, pois o último governador a indicar um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) foi João Alves em 1986, quando foi nomeado Carlos Pinna, falecido na semana passada.
E Déda não indicou?
Sim, indicou Clóvis Barbosa na vaga do então afastado conselheiro Flávio Conceição, com um porém: a vaga não era do governador, mas da Assembleia que poderia mudar o nome indicado por Déda.
Déda também indicou Belivaldo Chagas e a Assembleia (na época com a maioria na oposição comandada por Edivan Amorim) indicou o de Susana Azevedo que venceu a disputa em 2012. A Assembleia indicou Susana porque a vaga era do poder legislativo. São quatro vagas da Assembleia, duas do TCE e uma do governador. Ou seja, a Alese não pode colocar outro nome para concorrer com o do governador, pode rejeitar a indicação para que o governador envie outro nome.
Sem surpresas
Dentre as possibilidades de escolha do governador, o nome de José Carlos Felizola, do Meio Ambiente, é o mais citado. Uma avaliação técnica e política mostra que faz todo sentido que Felizola seja o mais citado, pois cumpre todos os requisitos necessários e demonstra o respeito do governador para seus aliados de todas as horas, como é o caso Felizola e do sogro, ex-governador Belivaldo Chagas (PSD), um dos mais fiéis defensores do nome de Fábio Mitidieri para a disputa pelo governo no ano passado.
Ou seja, Felizola será o indicado ao cargo e não é por um dever de gratidão do governador, mas porque reúne todas as condições técnicas e morais. Neste caso, a gratidão entra como um apêndice de uma via de mão dupla alicerçada nos princípios que norteiam a constitucionalidade do cargo.
2ª Ação por improbidade administrativa do MPE contra o prefeito de Dores, Mário, ex-secretários e sócios da empresa Future Consultoria E continuando a divulgação das três ações por improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público Estadual – e que já tramita na 2ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Nossa Senhora das Dores, o blog divulga hoje a segunda ação: a contratação da empresa Future Consultoria Ltda, por inelegibilidade de licitação com a mesma desculpa da ação divulgada aqui ontem (veja aqui), por ser um “serviço técnico especializado e singular.”
Condenação pela prática de ato doloso Nesta ação, além do prefeito Luiz Mário tem mais os seguintes réus: Alvaro Roberto Brito Buery; Cleverson Vieira da Silva; Maria Lucimara dos Santos Souza (os 3 sócios da empresa Future); a empresa Future Consultoria Ltda, com sede no Bairro Luzia em Aracaju; Silvânia Moura da Rocha Oliveira, ex-secretária municipal de Assistência Social e Diego Santos Santana, ex-secretário de saúde. o MPE pede a condenação dos réus pela prática de ato doloso de improbidade administrativa e das penalidades previstas na legislação.
Laranjeiras passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro O município de Laranjeiras recebeu o certificado e agora é integrante oficial do Mapa do Turismo Brasileiro. Estar no mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, isso porque traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.
Preservação do patrimônio histórico De acordo com o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), com esta conquista, a Prefeitura vai investir ainda mais na preservação do patrimônio histórico e na valorização da cultura local. “Com a inserção de Laranjeiras no Mapa do Turismo Brasileiro, vamos priorizar investimentos para preservação do patrimônio histórico e na valorização da cultura local, uma vez que para o Ministério do Turismo, somos agora oficialmente destino turístico, atraindo mais visitantes e criando oportunidades para a nossa população, através de geração de empregos e incentivo a novos empreendedores locais”, destacou Juca.
Riqueza patrimonial e cultural O gestor municipal enfatizou também que Laranjeiras tem uma vasta riqueza patrimonial e cultural, que precisa ser mais conhecida em todo o Brasil. “Além do patrimônio histórico, nós temos manifestações culturais e religiosas muito ricas e os sergipanos e os visitantes de todo Brasil precisam conhecer melhor. Aqui tem muito folclore, artesanato, igrejas, monumentos, religiosidade, cavernas e o principal, um povo acolhedor que sabe receber bem os turistas. Por este motivo, o Ministério do Turismo nos deu esse certificado. Agora, o lema é trabalhar ainda mais”, frisou Juca.
Sergipe: turismo é discutido pela educação estadual Quando o blog faz criticas a gestão do turismo em Sergipe alguns pensam que é uma mera perseguição. Veja, matéria do próprio governo, a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (SingTur-SE) procurou o vice-governador e secretário da Educação, Zezinho Sobral, para tratar de turismo e geração de emprego para a juventude. Arrepare, amigo Osmário, sei não. A matéria aqui de uma pauta eminentemente turística.
Durante audiência com ministra da Saúde, Yandra leva demandas e pede mais unidades de saúde em Sergipe A deputada federal Yandra Moura (União) esteve na última terça-feira (11) em audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Como deputada municipalista, Yandra tratou sobre o financiamento da atenção primária à saúde para os municípios sergipanos.
Prioridade “O nosso objetivo é priorizar todas as regiões de Sergipe e garantir uma saúde pública operando em condições plenas e com eficiência. Então conversei com a ministra Nísia sobre os credenciamentos e homologações das estratégias de saúde financiadas pelo Governo Federal e também sobre a construção de novas unidades de saúde em diversos municípios”, disse a parlamentar.
Demandas bem recebidas Segundo a deputada, suas demandas foram muito bem recebidas pela ministra da Saúde e deverão ser encaminhadas nos próximos dias. “Agradeço a atenção da ministra pela solicitude e vamos seguir vigilantes em busca de garantir a integralidade dos atendimentos da saúde dos sergipanos”, finalizou Yandra.
Eleições 2024: Em Neópolis, PP trabalha para ter pré-candidato a prefeito Cresce a movimentação de lideranças e partidos em praticamente todos os municípios sergipanos visando a eleição de 2024. Em Neópolis, na região do Baixo São Francisco, o Partido Progressistas (PP), que tem a liderança do Senador Laércio Oliveira, trabalha vários nomes para a disputa majoritária, dentre eles o ex-vereador Augustinho.
Recursos Eleito vereador em 2016, ele tem sido um dos mais importantes aliados do Senador Laércio Oliveira no município, juntamente com seu agrupamento. Mesmo fora do mandato, Augustinho vem trabalhando incansavelmente para buscar recursos em prol do município e da população. “Laércio trabalha pelo desenvolvimento de Neópolis. São mais de sete povoados calçados através de emendas de sua autoria”, disse.
Trabalho realizado Augustinho tem serviços prestados e acompanha o senador desde 2006. Juntamente com sua família, foi um dos responsáveis pelas expressivas votações de Laércio no município. Com o planejamento que o PP pretende fazer para eleger prefeitos e vereadores em todo o estado de Sergipe, inclusive no Baixo São Francisco, o município de Neópolis passa a ter um olhar especial devido ao trabalho realizado por Laércio enquanto deputado federal.
Trabalho realizado II “Me sinto credenciado. Fui vereador em 2016 a 2020, o segundo mais bem votado do município de Neópolis, e continuamos nosso trabalho mesmo sem estar na legislatura. A família PP vem se fortalecendo a cada dia e o nosso projeto é ter pré-candidato a prefeito em 2024. Por tudo que o Senador vem fazendo ao longo desses anos, é justo e a cidade vai sair ganhando”, comentou.
Diálogo aberto Mesmo trabalhando para ter pré-candidato no município, o Progressistas está aberto ao diálogo. “Política é arte e diálogo. Iremos conversar com todos. Adversários ou não. O propósito maior é que Neópolis cresça, prospere com um novo olhar, com a ajuda do senador Laércio Oliveira e do governador Fábio Mitidieri”, finalizou.
E mau mau sumiu? E naquela entidade funcionários questionam nos últimos dias: cadê Mau mau? Sumiu? Pediu para sair ou foi demitido? Os detetives estão em ação.
Somese: nova edição da revista em será lançada hoje, 13 E a edição de número 161, da Revista da Sociedade Médica de Sergipe, produzida pela Remacre Comunicação será lançada hoje, 13, no espaço comercial L’Avenue Mall na Avenida Jorge Amado, em Aracaju. A revista tem na capa a conceituada médica Débora Leite, diretora-geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel, com uma matéria sobre os desafios enfrentados e as mudanças implementadas na gestão dela, nossa últimos dez meses. Confira aqui a revista digital: Revista Somese – #161
Mães Solo terão direito a benefício de 2,4 mil reais por ano Foi aprovado por unanimidade nas Comissões Temáticas e no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 138/2023, de autoria do Poder Executivo, autorizando a instituição do Programa Cartão Mais Inclusão – CMAIS Mães Solo. As beneficiárias irão receber o valor de 2 mil e 400 reais divididos em quatro parcelas de 600 reais. Devem ser contempladas anualmente até 500 mulheres, que tenham mais de dois filhos, com idade até três anos.
Vulnerabilidade Se enquadram no CMAIS Mães Solo, as mulheres em situação de vulnerabilidade social residentes no Estado de Sergipe, que criam seus filhos sozinhas, sem o apoio ou presença de um cônjuge ou companheiro, desde que estejam inscritas no Cadastro Único – CadÚnico e integram o CMais Inclusão – Sergipe pela Infância (SPI). De acordo com a propositura, em Sergipe, muitas mães, além de serem únicas responsáveis por seus filhos, ainda têm que lidar com a problemática do desemprego, da pobreza, da desigualdade e do preconceito.
4 objetivos O CMAIS Mães Solo possui quatro objetivos específicos: prestar assistência social e econômica às mulheres em situação de pobreza ou extrema pobreza, que criam seus filhos sozinhas, sem o apoio ou presença de um cônjuge ou companheiro; promover segurança econômica e alimentar para as mães solo e seus filhos; reduzir a desigualdade de gênero e de oportunidades para as mães solo, incentivando ações que ampliem o acesso a direitos fundamentais dessas mulheres e seus filhos.
Ações A gestão e governança do programa estarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SEASC), por meio da promoção das ações, pagamento do auxílio-financeiro, seleção das beneficiárias e acompanhamento contínuo. As ações do programa consistem na concessão do benefício assistencial às mulheres beneficiárias. na forma definida em regulamento; no encaminhamento da mulher beneficiária ás equipes de assistência social do município em que reside, para que possa usufruir dos serviços públicos disponibilizados, a exemplo de creches; na oferta de vagas em cursos/ou atividades similares de capacitação ou aperfeiçoamento profissional à beneficiária, em especial à inserção da mulher no mercado de trabalho e/ou para o empreendedorismo feminino.
Recursos Os recursos necessários à execução, estão estimados em um milhão e 200 mil reais anuais, para os exercícios de 2023, 2024 e 2025, devendo ser oriundos de dotações orçamentárias da SEASC, do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP), ou de outras fontes regularmente previstas. Ao defender o PL, o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante, afirmou que a propositura é inovadora. “O projeto vai contemplar as mães que possuem dois filhos e estão inscritas no CadÚnico, que realmente necessitam desse auxílio por parte do Governo Estadual. É com um olhar humano e digno, que o governador Fábio Mitidieri faz mais um gol de placa, com o benefício de 2 mil e 400 reais, contemplando mais de 500 mães solo no estado”, ressalta.
Projeto fundamental Segundo a deputada Maisa Mitidieri (PSD), o projeto é muito importante para as mães vulneráveis que não têm ajuda dos companheiros. “Essas mães criam seus filhos sozinhas, se responsabilizando pela educação, pela alimentação e pela saúde; enfim, são guerreiras; é um projeto fundamental, que vai ajudar as mães naquilo que é mais importante pra elas, que é a criação de seus filhos. O Governo de Sergipe está de parabéns com essa iniciativa e eu tenho certeza que vai ser de grande valia para muitas mães solo do nosso estado”, entende.
Prefeitura de Rosário do Catete aumenta valor do benefício do Programa de Inclusão Social (PIS) Com intuito de ampliar o repasse às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e do Desenvolvimento Social, aumentou de R$ 150,00 para R$ 200,00, o benefício mensal do Programa de Inclusão Social (PIS).
800 famílias Resgatado em maio de 2021, o programa beneficia cerca de 800 famílias todo dia 10 de cada mês com o depósito em conta de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Municipal nº 708, de 13 de março de 2015. Em 2021, quando foi retomado, o programa tinha 627 pessoas cadastradas. Além do benefício social, o programa também contribui para o impulsionamento da economia local com o incremento de cerca de R$ 160 mil, que são utilizados no comércio de Rosário do Catete.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
1º Torneio de Novos do Karatê Escolar No próximo sábado, 15, a partir das 10, no Aracaju Parque Shopping será realizado o 1º Torneio de Novos do Karatê Escolar numa realização da Feseke com o próprio shopping e o apoio do Colégio São Lucas referência na educação particular em Nossa Senhora do Socorro.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL
Membros da AGL participarão de evento no Chile
A Academia Gloriense de Letras (AGL) vem ao longo de uma década estreitando laços com escritores (as) de outras nações como ocorrera em Cabo Verde e Cuba.
Desta vez, o presidente Carlos Alexandre, o vice-presidente Lucas Lamonier e a membro honorária Christina Ramalho estarão indo participar do Primeiro Festival Internacional de Poesia, organizado pelo coletivo Poetas do Mar Interior da América e a Sociedade de Escritores do Chile (SECH) em Santiago, Chile, no período de 13 a 14 de abril do corrente ano.
O coletivo Poetas do Mar Interior da América foi fundado há vários anos e busca promover a travessia e o intercâmbio de aprendizagem e informações permanente entre poetas do nosso continente e leitores, apresentando a pluriculturalidade existente nas nações e diminuindo as fronteiras entre elas.
Durante os dois dias ocorrerão conferências, recitações poéticas, lançamento de Antologia e muita troca de saberes.
Os poetas participantes são: Andrea Campos Parra, Leo Lobos, Gabriel de la Isla, Paulina Correa, María Alicia Pino, Juan Cameron, Margarita Bustos, María Eugenia Contreras Tulio Mendoza, Samuel Leal, Cristina Wormull, René Andrés Silva, de Chile; Christina Ramalho, Carlos Alexandre Nascimento Aragao y Lucas Lamonier, Brasil; Gigia Talarico, Homero Carvalho y Lucía Carvalho de Bolivia; Javier Llaxacondor, de Perú.
Além dos membros citados acima, a AGL estará sendo representada também pelo seu membro correspondente da Bolívia, Homero Carvalho, e por Margarita Bustos do Chile.
Assim, a Arcádia Gloriense construirá novos laços e levará a produção literária sergipana para outros nortes.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Pessoas cultas fazem da justiça seu alicerce, e a conduzem de maneira ordenada; promovem-na com humildade e a exercem por serem confiáveis”. Confúcio.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-04/papa-francisco-audiencia-geral-evangelho-escrivaninha-computador.html